Bate-papo sobre "Aleluia, Gretchen" | Pontos MIS

Ойын-сауық

O Bate-papo de Cinema Pontos MIS realiza exibições de filmes acompanhados de debate, buscando trazer membros da equipe dos filmes, pesquisadores da área, críticos de cinema e jornalistas para discutir sobre a obra e apresentar curiosidades sobre a produção. 
 Em agosto, o projeto exibe, on-line, o clássico filme “Aleluia, Gretchen” (dir. Sylvio Back, Brasil, 1976, 118 min, 14 anos). O bate-papo tem participação do diretor, Sylvio Back, com mediação da diretora e roteirista Giuliana Monteiro.  
Sobre o filme
Saga de uma família de imigrantes alemães que, fugindo do nazismo, vem se radicar numa cidade do Sul do Brasil, por volta de 1937. Às vésperas e durante a II Grande Guerra, membros da família se envolvem com a Quinta Coluna e o Integralismo. Na década de 50, graças a ligações perigosas com o rescaldo da guerra, os Kranz são visitados por ex-oficiais da SS em trân­sito para o Cone Sul. A trama se estende aos dias de hoje.
Sobre o convidado
Sylvio Back é um cineasta, poeta, roteirista e escritor. Filho de imigrante húngaro e imigrante alemã, nascido em Blumenau (SC), detém o título de “Doutor Honoris Causa” pela UFSC. É ex-jornalista, crítico de cinema e realizou e produziu 38 filmes. Tem publicados 25 livros, incluindo poesia, contos, ensaios e roteiros. Com uma centena de prêmios nacionais e internacionais, é um dos autores mais laureados do Brasil.
Sobre a mediadora 
Giuliana Monteiro é roteirista, diretora e mestre em produção de filmes pela faculdade de Nova York Tisch School of the Arts, onde dirigiu e roteirizou diferentes projetos audiovisuais. Atualmente, trabalha no seu primeiro longa-metragem ficcional, “Estrada para livramento”, que tem o apoio do fundo Spike Lee para desenvolvimento e da fundação San Francisco Film Society. A cineasta também atua na finalização do longa-metragem documental “Loucos pelo Bento”.

Пікірлер: 7

  • 4 ай бұрын

    Quero reassistir. Anos e anos e anos atrás, eu era pré-adolescente, assisti esse filme numa pequena sala de cinema na Universidade Santa Cecília, em Santos, com minha querida prima Vera, professora de História, já aposentada. Certas cenas me marcaram até hoje -- a abertura com uma fotografia da família, a voz e a atuação/presença esguia e arrepiante da Miriam Pires, a juventude hitlerista treinando, o ator negro "se branqueando" a gargalhar... De repente, filme acabado, entra um homem muito alto e rosado, que chamava a atenção por onde passava pelo tipo estrangeiro. Ninguém esperava que o cineasta surgisse após a exibição do filme, ninguém se preparou para perguntas. Diante de tal silêncio, Sylvio Back fez um pequeno grande comentário que alivia aqueles que dizem não entender muito e que explica sobre a obra, "quebrando o gelo" da sala: "É um filme meio ambíguo, não é?" Já no elevador, um dos espectadores arriscou perguntar se a Gretchen realmente adotou tal nome a partir do filme, ao que Sylvio respondeu que chegou a ouvir ou saber que ela havia visto um cartaz do filme à época.

  • @rkvj1972
    @rkvj1972 Жыл бұрын

    Gostei muito da história de vida e história da obra do Sylvio Back. Parabéns aos organizadores pela oportunidade .

  • @helgadottaviano5106
    @helgadottaviano5106 Жыл бұрын

    Elenco maravilhoso, filme importante pra nossa história. Obrigada, Silvio 👏👏

  • @Mysticraven100
    @Mysticraven100 Жыл бұрын

    Boa noite!

  • Ай бұрын

    Convida-o novamente para falar sobre o filme Lance Maior.

  • Ай бұрын

    Acabei de ver o filme.

  • @suelifernandes5713
    @suelifernandes571310 ай бұрын

    Bacana!!!

Келесі