No video

Bate-papo sobre Vidas passadas | Ciclo de Cinema e Psicanálise

Debate gravado no auditório MIS no dia 16 de abril. O filme está disponível no Now e para aluguel na Apple TV
A cada edição, o Ciclo de Cinema e Psicanálise apresenta um filme no Auditório MIS, seguido de debate mediado por Luciana Saddi, coordenadora de cinema e psicanálise da Diretoria de Cultura e Comunidade da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Em seguida, o público pode participar com perguntas, integrando novas perspectivas sobre a obra discutida.
Em parceria com a California Filmes e com o Centro Cultural da Coreia, a edição de abril do programa apresenta o longa-metragem “Vidas passadas”, primeira produção da cineasta Celine Song. O filme foi o grande vencedor do Independent Spirit Awards, uma das maiores premiações do cinema independente, além de ter sido indicado em duas categorias do Oscar 2024, Roteiro Original e Melhor Filme.
Após a sessão, haverá um debate com as psicanalistas Beatriz Stucchi e Vera Iaconeli, com mediação de Luciana Saddi.
Sobre as debatedoras
Beatriz Stucchi é membro efetivo da Sociedade Brasileira de Psicanálise seção São Paulo (SBPSP). Docente do Instituto Durval Marcondes da SBPSP e coautora do livro “A psicanálise nas tramas da cidade”, lançado em 2009 pela Editora Casa do Psicólogo.
Vera Iaconelli é psicanalista, mestre e doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP), autora dos livros “Mal-estar na maternidade” (Zagodoni, 2020), “Criar filhos no século XXI” (Contexto, 2019), “Manifesto antimaternalista” (Zahar, 2023) e uma das organizadoras da coleção “Psicanálise & parentalidade” (Autêntica, 2020). É colunista da Folha de S.Paulo e diretora do Instituto Gerar de Psicanálise.
Sobre a mediadora
Luciana Saddi é psicanalista e escritora, membro efetivo e docente da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP), mestre em Psicologia pela PUC-SP e diretora de Cultura e Comunidade da SBPSP (2017/2020). É autora de “Educação para a morte” (Ed. Patuá), coautora dos livros “Alcoolismo - série o que fazer?” (Ed. Blucher) e “Maconha: os diversos aspectos, da história ao uso”. Além disso, Saddi é fundadora do Grupo Corpo e Cultura e coordenadora do Programa de Cinema e Psicanálise da Diretoria de Cultura e Comunidade da SBPSP em parceria com o MIS e a Folha de S.Paulo.
Imagem: frame do filme

Пікірлер: 5

  • @marceloaraujo5978
    @marceloaraujo59782 ай бұрын

    Olá, Acompanho o MIS, Ciclo de Cinema e Psicanálise a um bom tempo. Os debates são sempre muito bons, esclarecedores, faz a gente refletir. Porém senti que esse debate não foi muito bem, para mim muito vago, um pouco prolixo e não me pareceu a altura do filme. Por ser um filme tão bonito e tão cheio de significados, seria possível repetir a dose com outros convidados e termos então a oportunidade de termos outras analises e pontos de vista? Abraço!

  • @lucianamendonca3252
    @lucianamendonca32523 ай бұрын

    Acho que alguém deveria avisar....que está sem som no KZread...que pena.

  • @lucianamendonca3252
    @lucianamendonca32523 ай бұрын

    Está sem som

  • @lucianamendonca3252
    @lucianamendonca32523 ай бұрын

    Oba, agora ficou ok

  • @lucianamendonca3252
    @lucianamendonca32523 ай бұрын

    Ou muito baixo