Bate-papo sobre Zona da interesse | Ciclo de Cinema e Psicanálise

Ойын-сауық

Essa edição foi gravada no auditório MIS no dia 20 de fevereiro. O filme pode ser visto nas salas de cinema.
A cada edição, o Ciclo de Cinema e Psicanálise apresenta um filme no Auditório MIS, seguido de debate mediado por Luciana Saddi, coordenadora de cinema e psicanálise da Diretoria de Cultura e Comunidade da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Em seguida, o público pode participar com perguntas, integrando novas perspectivas sobre a obra discutida.
Em parceria com a Diamond Films, a primeira edição de 2024 do Ciclo de Cinema e Psicanálise apresenta o premiado filme “Zona de Interesse”. Dirigido por Jonathan Glazer, o longa-metragem está em cartaz nas salas de cinema. A produção ganhou o prêmio do júri na última edição do Festival de Cannes e foi indicada a cinco categorias do Oscar 2024, incluindo Melhor Filme. Após a sessão, haverá um debate com a psicanalista Luciana Saddi e com o jornalista Moises Rabinovici. Nesta edição, a mediação da conversa fica por conta da psicanalista Raya Angel Zonana.
Sobre o filme
Zona de interesse
(dir. Jonathan Glazer, EUA/Polônia/Reino Unido/Irlanda do Norte, 2023, 105 min, 14 anos)
O comandante de Auschwitz Rudolf Höss e sua esposa Hedwig se esforçam para construir a vida dos sonhos para sua família em uma casa com jardim ao lado do campo.
Sobre os debatedores
Luciana Saddi é psicanalista e escritora, membro efetivo e docente da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP), mestre em Psicologia pela PUC-SP e diretora de Cultura e Comunidade da SBPSP (2017/2020). É autora de “Educação para a morte” (Ed. Patuá), coautora dos livros “Alcoolismo - série o que fazer?” (Ed. Blucher) e “Maconha: os diversos aspectos, da história ao uso”. Além disso, Saddi é fundadora do Grupo Corpo e Cultura e coordenadora do Programa de Cinema e Psicanálise da Diretoria de Cultura e Comunidade da SBPSP em parceria com o MIS e a Folha de S.Paulo.
Moises Rabinovici é cofundador do Jornal da Tarde, correspondente em Israel e nos EUA para o grupo Estado, correspondente na França para a revista Época, editor-chefe do portal da Agência Estado, diretor do jornal Diário do Comércio e comentarista internacional da TV Bandeirantes. Autor do livro "Escritos com a pele" e coautor do livro "Jerusalém".
Sobre a mediadora
Raya Angel Zonana é médica psiquiatra pela Faculdade de Medicina da USP, psicanalista, membro efetivo e docente pela Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo. É editora-chefe de Calibán, Revista Latino-Americana de Psicanálise (2017/2022). Representante pela América Latina do Comitê de Preconceito, Discriminação e Racismo da Associação Psicanalítica Internacional.

Пікірлер: 14

  • @oliviaborges9454
    @oliviaborges94545 ай бұрын

    Há “zonas de interesse “ na nossa sociedade. Estamos aqui vivendo nos nossos condomínios, frequentando shoppings. Nas comunidades há morte, guerra, violência.

  • @marcotulio5858

    @marcotulio5858

    5 ай бұрын

    Pronto, surgiu a primeira pessoa (sempre tem alguém). Mas, sim, você disse bem: "estamos". Isso inclui você. Outra coisa: sem o capitalismo, este mundo estaria ainda na idade da pedra.

  • @franciscoadelsonmarquesade8603
    @franciscoadelsonmarquesade8603Ай бұрын

    Belo filme, um bom retrato que ficará marcado pro mundo ver!

  • @mariaceciliafallani2819
    @mariaceciliafallani28195 ай бұрын

    " esse não é um filme sobre o passado, é sobre o presente!"

  • @sorayanunes1
    @sorayanunes13 ай бұрын

    Debate muito bom !

  • @oliviaborges9454
    @oliviaborges94545 ай бұрын

    Vivemos um “Mal Estar nessa Civilização.”

  • @ivanaalegria9658
    @ivanaalegria96584 ай бұрын

    Todos nós, em algum momento das nossas milhares de vidas em Aprendizagem Divina, passamos por situações desastrosas, atraídas por nossas próprias mas escolhas. Estamos, agora, neste Planeta Escola de terceira dimensão APRENDENDO MAIS AINDA A AMAR. Porque as partículas energéticas do todo Universal É PURO AMOR!!!

  • @anarita2879
    @anarita28794 ай бұрын

    E daí não sou coveiro ,disse o inelegível!!!

  • @taisbaldon
    @taisbaldon4 ай бұрын

    Fiquei pensando nas inúmeras famílias em Israel , assim como as inúmeras outras judias fora do país mas com as cabeças afundadas no buraco do passado, normalizando a situação palestina.

  • @LeticiaFernadaRodrigues
    @LeticiaFernadaRodrigues4 ай бұрын

    Como sociologa acho interessantíssimo a analise dos palestrantes... mas com relação ao conflito Israel e Palestina creio que não devemos ter análisis de valor por enquanto

  • @ManseboArte
    @ManseboArte21 күн бұрын

    Essa conversa do "lembrar para não repetir" já deu o que tinha que dar. Temos HOJE exemplos tão similares, como Putin e Kin Jong-un - isso para citar os mais "populares" e midiáticos - e nem por isso "alguém" faz ou é capaz de fazer alguma coisa.A banalidade do mal e os holocaustos seguem vivíssimos mundo à fora e a nossa impotência permanece estática diante da memória, de memoriais e citações que vão do nada a coisa nenhuma, infelizmente !!

Келесі