Bate-papo sobre Anatomia de uma queda | Ciclo de Cinema e Psicanálise

Ойын-сауық

Edição Gravada no Auditório MIS no dia 12 de março.
A cada edição, o Ciclo de Cinema e Psicanálise apresenta um filme no Auditório MIS, seguido de debate mediado por Luciana Saddi, coordenadora de cinema e psicanálise da Diretoria de Cultura e Comunidade da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Em seguida, o público pode participar com perguntas, integrando novas perspectivas sobre a obra discutida.
Em parceria com a Diamond Films, a edição de março do programa apresenta o premiado filme “Anatomia de uma queda”, que está em cartaz nas salas de cinemas. Dirigido por Justine Triet, o longa está indicado em cinco categorias do Oscar 2024, incluindo Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Atriz, pela performance de Sandra Hüller. Além disso, a produção ganhou o Palma de Ouro na última edição do Festival de Cannes e segue colecionando prêmios nos principais festivais de cinema da temporada de premiações, como o BAFTA (7 indicações e uma vitória) e o Globo de Ouro (4 indicações e 2 vitórias).
Após a sessão, haverá um debate com a psicanalista Rosemary de Fátima Bulgarão e a jornalista Isabella Faria, com mediação de Luciana Saddi.
Sobre o filme
Anatomia de uma queda
(dir. Justine Triet, França, 2023, 151 min, 16 anos)
Sandra, Samuel e seu filho deficiente visual Daniel moram em um local remoto nas montanhas há um ano. Quando Samuel é encontrado morto fora de casa, inicia-se uma investigação de morte em circunstâncias suspeitas. Em meio à incerteza, Sandra é indiciada: foi suicídio ou homicídio? Um ano depois, Daniel assiste ao julgamento de sua mãe, uma verdadeira dissecação do relacionamento de seus pais.
Sobre as debatedoras
Rosemary de Fátima Bulgarão é psicanalista e membro efetivo e docente da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP), onde foi representante da seção Regional e fez parte do Conselho Consultivo. Durante vinte anos, atuou como coordenadora de cursos e supervisora clínica do Crescendo Instituto, que atende crianças e adolescentes em situação de desamparo econômico, social e familiar.
Isabella Faria é repórter e apresentadora da Folha de São Paulo. Jornalista pela Cásper Líbero e pós-graduada em cinema pela FAAP, Isabella escreve e grava vídeos para as redes sociais falando sobre as estreias da semana.
Sobre a mediadora
Luciana Saddi é psicanalista e escritora, membro efetivo e docente da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP), mestre em Psicologia pela PUC-SP e diretora de Cultura e Comunidade da SBPSP (2017/2020). É autora de “Educação para a morte” (Ed. Patuá), coautora dos livros “Alcoolismo - série o que fazer?” (Ed. Blucher) e “Maconha: os diversos aspectos, da história ao uso”. Além disso, Saddi é fundadora do Grupo Corpo e Cultura e coordenadora do Programa de Cinema e Psicanálise da Diretoria de Cultura e Comunidade da SBPSP em parceria com o MIS e a Folha de São Paulo.

Пікірлер: 25

  • @MonalisaCerrutti
    @MonalisaCerrutti2 ай бұрын

    Em minha concepção, o diálogo final entre Sandra e o advogado de defesa dela é a parte mais importante do filme, onde ela fala que teria que estar aliviada, mas não está, que perder é melhor do que ganhar, pois quando você perde, você perde, mas quando você ganha, deveria haver algum prêmio, mas não há. É o fim da linha. No final, há uma sensação de mal estar que paira no ar para a protagonista e para nós, espectadores. No final, quando o ser humano falha, só resta o acalento de um animal. Haja vista, o adorável cão Snoopy tentando consolar a Sandra. Filme irrepreensível!

  • @alexiamoreirasales6241
    @alexiamoreirasales62412 ай бұрын

    O ator que fez o Daniel tinha de ter sido escalado para concorrer ao Oscar 2024 de melhor ator coadjuvante.

  • @taniagostkorzewicz7266
    @taniagostkorzewicz72662 ай бұрын

    O comentário do participante final foi um encerramento perfeito. A criança analisou e passou a ter convicção.

  • @rosangelafolchini8618
    @rosangelafolchini86182 ай бұрын

    Sobre o luto, eu entendi que a Sandra inicia esta dor e solidão na cena final e ai o Snoopy se junta a ela para consola-la.

  • @rosebulgarao6337

    @rosebulgarao6337

    2 ай бұрын

    Snoop como objeto transicional.

  • @paulofabreuf9345
    @paulofabreuf93452 ай бұрын

    "Anatomia das quedas" Muito boa essa colocação. Que análise espetacular. Parabéns 👏👏👏👏👏

  • @angelastocklervilela8900
    @angelastocklervilela89002 ай бұрын

    Excelente! Obrigada. Esse debate enriqueceu muito, minhas reflexões sobre esse filme tão impactante. Morte/ Vida, qualidade do viver, relacionamentos, justiça, escolhas, infância, pré-adolescência, luto, seguir em frente, enfim... ❤❤❤

  • @MonalisaCerrutti
    @MonalisaCerrutti2 ай бұрын

    Milo Machado, que interpretou Daniel, é uma força da natureza! Que venham muitos mais ótimos filmes para ele fazer! Ele atua com a alma!

  • @gloriagean2861
    @gloriagean2861Ай бұрын

    Excelente o debate. Parabéns as palestrantes e a plateia que participou. As contribuições foram ótimas.

  • @TheEugenio54
    @TheEugenio54Ай бұрын

    O cachorro tb merecia oscar

  • @miriamsantos1263
    @miriamsantos12632 ай бұрын

    Penso que este filme traz muitas questões interessantíssimas para analisar, e ter um filtro único feminista empobrece a análise que pode ser mais abrangente e humana. A questão que a participante colocou sobre a criança ser menina ou menino limita a análise e a torce de um modo forçado para inserir a pauta feminista menosprezando vários outros itens que podem ser explorados ricamente neste filme.

  • @juzweifel
    @juzweifelАй бұрын

    excelente a participação da jornalista!

  • @teresacristinapereira7611
    @teresacristinapereira76112 ай бұрын

    Podia ser até o cachorro...

  • @lilikogan
    @lilikogan2 ай бұрын

    A decisão do menino, a convicção o tempo de analisar sozinho. Perfeito esse último comentário do senhora na plateia. Parabéns a todas que são incríveis.

  • @lilikogan

    @lilikogan

    2 ай бұрын

    *Do senhor na plateia…

  • @sofiaoliveira3739
    @sofiaoliveira37392 ай бұрын

    Romerary de Fátima, maravilhosa. Obrigada todas.

  • @rosebulgarao6337
    @rosebulgarao63372 ай бұрын

    Agora que já passou ponto crítico de influenciar, estou pensando em postar aqui, um resumo dos meus comentários.

  • @gloriagomide
    @gloriagomide2 ай бұрын

    perfeita as comparações com capitu e tirésias. e convenhamos, o teria matado na altura da música irritante para atrapalhar a mulher. cara chato e mal.

  • @meirivambatista6660

    @meirivambatista6660

    2 ай бұрын

    Samuel, em queda masculina/patriarcal estava com muita inveja.

  • @rosemerecardoso6378
    @rosemerecardoso63782 ай бұрын

    que horror ....que nojo....

  • @danilakochenborger5239

    @danilakochenborger5239

    2 ай бұрын

    Ahn?

  • @pmamdesign
    @pmamdesign2 ай бұрын

    Ótimo debate com áudio de merda.

  • @danilakochenborger5239

    @danilakochenborger5239

    2 ай бұрын

    Por aqui foi ótimo

  • @ruthbrayner9714

    @ruthbrayner9714

    2 ай бұрын

    Deve ser o seu áudio.

  • @alexiamoreirasales6241
    @alexiamoreirasales62412 ай бұрын

    O ator que fez o Daniel tinha de ter sido escalado para concorrer ao Oscar 2024 de melhor ator coadjuvante.

Келесі