SÍTIO ARQUEOLÓGICO CEMITÉRIO DOS AFLITOS - Território Negro-Indígena

Neste vídeo, Abilio Ferreira e Casé Angatu falam sobre o Sítio Arqueológico do Cemitério dos Aflitos como um território Negro-Indígena da cidade de São Paulo:
“Existem algumas pistas na paisagem da cidade, que não são necessariamente evidências históricas, que atestam a presença dos povos indígenas e negros na cidade, os chamados “negros da terra” e “negros da Guiné”. (...) Nós estamos à margem de um riacho, o Lavapés, e o Itororó, que é um rio com um nome indígena, então a gente tem essas presenças muito fortes aqui.” (Abílio Ferreira)
“Quem fez São Paulo? Não foram as elites paulistanas. Quem fez São Paulo foram as mãos, as almas e os corpos indígenas e negros. Nós também éramos chamados de “pretos da terra”, de “negros da terra”. Por isso que a gente é irmanado, entre povo negro e povo indígena. Nós somos aqueles que foram excluídos, chibatados e enterrados nessa capela. A Capela dos Aflitos é um patrimônio indígena e negro e das camadas populares dessa cidade.” (Casé Angatu)
Realização: Movimento dos Aflitos, Instituto Tebas de Educação e Cultura e Esquisito Filmes Imagens: Alexandre Kishimoto; Som: Vera Longo; Edição e finalização: Alexandre Kishimoto.

Пікірлер: 1

  • @MariaAparecida-hk1hh
    @MariaAparecida-hk1hh Жыл бұрын

    Muito obrigado pela fala de vcs como esclarecimento nossa história não pode mais ser esquecida. Muito Axé