GRANDES MUSAS DA HISTORIA DA ARTE

Simonetta Cattaneo Vespúcio (ou Vespucci, em italiano) (1453 - 26 de abril de 1476) foi uma nobre italiana que serviu de modelo para as obras O Nascimento de Vênus e A Primavera, ambas de Botticelli.Ficou conhecida como a mulher mais bela do Renascentismo. Viveu em Portovenere, uma cidadela italiana à beira-mar.
Era casada com Marco Vespucci, primo distante do navegador Américo Vespúcio e foi amante de Juliano de Médici, irmão mais novo de Lourenço de Médici.
Foi eleita a "Rainha da Beleza" de Florença. Morreu de tuberculose aos 23 anos. Depois de sua morte, Botticelli continuou a utilizar o seu rosto como modelo para pinturas.
Jeanne Hébuterne nasceu em 6 de abril de 1898 em Meaux,em Sena e Marne na Ilha de França, .Quando Jeanne seguiu seu irmão nas trilhas da arte, escolheu estudar na Academia Colarossi, na rua Grande Chaumière, desde pequena mostrou aptidão para a pintura e para o desenho. Possuía estilo próprio e criava suas próprias roupas.
Jeanne Hébuterne, filha de Achilles Casimir Hébuterne, um contador e exímio funcionário da Bon Marché, e Anaïs Tellier Hébuterne, uma dona de casa católica, era uma moça tímida de 18 anos na época.
Ela frequentava a Academie Colarossi, uma escola de artes famosa em Paris, que funcionou de 1915 a meados da década de 30. Tudo isso escondida dos pais e incentivada por seu irmão André, que também era pintor.
Dona de um talento ímpar e com grande visão para arte e moda, Jeanne também desenhava suas roupas e acessórios, customizando.
Como a vida sempre nos reserva surpresas, um belo dia, conheceu o pintor italiano Amedeo Modigliani.
O rapaz não tinha muito dinheiro no bolso, mas era talentoso e cheio de charme, logo conquistou Jeanne.Jeanne Hébuterne, ou Noix de Coco, como também a chamavam, devido aos cabelos muito pretos e a pele muito branca, morreu aos 21 anos. grávida do segundo filho, num ato desesperado ao se atirar do 5 andar da casa dos pais
Gala Dali Nascida em Cazã, na Rússia, em 1984, seu nome de batismo era Elena Ivanovna Diakonova. Na adolescência, foi enviada para um sanatório na Suíça para o tratamento da tuberculose. Lá, conheceu Paul Éluard, poeta francês que participou do movimento dadaísta, um dos pilares do surrealismo. Foi através dele que conheceu Salvador, por quem se apaixonou e com quem se casou. s cerca de 315 peças da exposição tentam reconstruir a história por trás de Gala. “A verdade é que ela era uma mulher muito criativa que escrevia, lia e desenhava suas próprias roupas, assim como sua própria imagem para ser retratada por Salvador Dalí. Ela foi coautora de muitos trabalhos dele, ao ponto de que no fim da vida ele começou a assinar suas obras com o nome Gala-Salvador Dalí”,
Saskia van Uylenburgh foi filha do prefeito de Amsterdã e casada com Rembrandt, o mestre da arte barroca. Seu pai era um burgomestre à época, pertencente à nata da sociedade local. Foi a mais jovem entre os nove filhos de Rombertus van Uylenborch.Perdeu a mãe aos 7 anos e seu pai aos 12, tendo sido criada por sua irmã mais velha. Se mudou para Amsterdã com uma prima, e através de um outro primo, Hendrick van Uylenborch, conheceu o pintor Rembrandt. Rembrandt desenhou Saskia pela primeira vez três dias depois de seu noivado, no verão de 1633, quando ele tinha 28 anos. Em 1639 se mudaram para uma casa própria, onde hoje funciona um museu em homenagem ao pintor. Os dois juntos tiveram quatro filhos. Rombertus, que morreu no parto; Duas meninas, que viveram poucos dias; E Titus, o quarto filho nasceu 1641.
Em 1642.Poucos meses depois de dar a luz, Saskia faleceu de tuberculose ou da peste, aos 29 anos
Emilie Louise Flöge (Viena, 30 de agosto de 1874 - 26 de maio de 1952) foi uma estilista e empresária austríaca, conhecida por suas criações em tecidos, onde fundiu arte e moda na criação de longas túnicas e capas com padrões intrincados, eternizados nas telas de Gustav Klimt.Emilie nasceu em Viena, ainda parte do Império Áustro-Húngaro, em 1874. Era a quarta filha de Hermann Flöge (1837-1897), carpinteiro e fabricante de cachimbos e de Barbara Flöge. Emilie tinha ainda duas irmãs, Pauline e Helene, e um irmão, Hermann. Começou a costurar em 1895 junto da irmã Pauline, mais velha, que tinha uma escola de costura, aberta um ano antes. Ao participar de um concurso na oficina, Emilie teve que, como prêmio, confeccionar um vestido de linho, próprio para batizados, para uma exposição.Em parceria com sua irmã Helene, Emilie se estabeleceu como uma bem-sucedida empresária da alta-costura a partir de 1904. Era dona de um ateliê chamado Schwestern Flöge (Irmãs Flöge), na maior avenida de Viena, a Mariahilfer Strasse. No ateliê, cujo design Art nouveau foi feito pelo arquiteto Josef Hoffmann, Emilie criava peças no estilo da Wiener Werkstätte. Suas criações envolviam vestidos soltos, com tecidos de padrões intrincados e delicados, pertencentes a um movimento de reforma das peças de vestuário vitorianas.

Пікірлер: 11

  • @taniacozzi2258
    @taniacozzi22589 ай бұрын

    Adorei!!!!!!! Maravilhoso saber dessas mulheres fantásticas!!! Parabéns!!!!!

  • @arteparavoce

    @arteparavoce

    9 ай бұрын

    São mesmo

  • @Jorge_Lima_
    @Jorge_Lima_9 ай бұрын

    Grande musa da especialização em arte👆

  • @adrianaribeiro3435
    @adrianaribeiro34359 ай бұрын

    Vídeo delicioso. Amei! Interessantíssimo!!! Parabéns!!

  • @arteparavoce

    @arteparavoce

    8 ай бұрын

    Muito obrigada 😃

  • @anacaraibeira
    @anacaraibeira9 ай бұрын

    Adorei!

  • @arteparavoce

    @arteparavoce

    9 ай бұрын

    Obrigada!!!!

  • @marciacozzilopespontes3156
    @marciacozzilopespontes31568 ай бұрын

    Muito lindo! Saber quem é quem!!!!❤

  • @arteparavoce

    @arteparavoce

    8 ай бұрын

    Legal né?

  • @DEARIBEIRO2804
    @DEARIBEIRO28049 ай бұрын

    Arrasou, amiga!

  • @arteparavoce

    @arteparavoce

    9 ай бұрын

    olha vc aqui!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!