No video

ARTEMISIA GENTILESCHI E O FEMINISMO EM 4 OBRAS

Nascida em Roma, em 1593, Artemisia era a primogênita e a única mulher entre os quatro filhos de Orazio Gentileschi.
Artemisia nasceu em Roma, em 8 de julho de 1593, filha do pintor Orazio Gentileschi. Desde cedo, demonstrou um talento excepcional para a pintura, e seu pai a instruiu nas técnicas artísticas. Com apenas 17 anos, ela produziu uma de suas obras mais icônicas, “Susanna e i vecchioni” (Susana e os Velhos), que tornou logo incontestável sua habilidade em representar homens e mulheres de forma realista e emocional.
Aprendeu a pintar no ateliê do pai, influenciada pelo naturalismo de Caravaggio (a quem, dizem, teria conhecido pessoalmente), em especial sua dramaticidade e seus fortes contrastes cromáticos.
Artemisia já tinha começado a pintar figuras femininas fortes, inspirada tanto pela Bíblia quanto pela mitologia, mas com uma nova perspectiva: a feminina.
Em 1610, por exemplo, pintara Susana e os Anciãos, quadro que se baseia no relato da parábola de Susana - uma mulher casada com um rico morador da Babilônia, assediada sexualmente por dois juízes que frequentavam sua casa. Ao recusar as investidas dos dois, foi falsamente acusada de adultério.
Segundo a Bíblia, Susana só escapou da morte por apedrejamento por intervenção do profeta Daniel. Ele teria sugerido que os dois fossem interrogados separadamente e questionados sobre em que árvore do jardim teriam visto a consumação do adultério. Como não haviam combinado os detalhes da história, caíram em contradição e Susana foi inocentada da acusação.
A beleza do quadro fez com que muitos considerassem que a artista, então com 17 anos, não o teria pintado sozinha, e sim orientada pelo pai.
Já em Florença, pintou outra cena bíblica, Judite decapitando Holofernes.
Trata-se de seu quadro mais famoso e mostra o momento em que a viúva Judite, com ajuda de uma serva, corta a cabeça de um general que a havia assediado.
A passagem bíblica já havia sido levada às telas por inúmeros pintores desde o Renascimento e era considerada uma alegoria do triunfo feminino sobre os homens.
Mas, nas mãos de Artemísia, a cena ganhou novos contornos - vários especialistas interpretam sua abordagem como um desejo de vingança pela agressão sofrida.
'Judite' foi um tema que Artemísia pintou outras duas vezes, algo também feito com 'Susana'.
Passou a vida pintando e chegou a ter certa fama, mas caiu em profundo e longo esquecimento após sua morte, em 1654, em Nápoles.
Foi apenas na segunda metade do século 20 que sua arte começou a ser novamente apreciada por alguns críticos e seu nome, desenterrado. Mas sua "ressurreição" mesmo ocorreu com sua conversão em ícone do movimento pela igualdade de direitos entre homens e mulheres.
As pinturas de Artemisia Gentileschi são notáveis pela naturalidade da sua representação realista. Em suas pinceladas é possível encontrar influências do realismo de Caravaggio (com o uso dramático da técnica chamada chiaroscuro, caracterizada pelo jogo de contrastes na utilização de cores claras e escuras). Ao mesmo tempo, não abriu mão da linguagem de cores do barroco, muito difundida na Escola de Bolonha, de onde destacou-se principalmente Annibale Carracci.
As obras de Artemisia muitas vezes apresentam heroínas bíblicas e mitológicas que demonstram força, coragem e resiliência. Um exemplo notável é “Judite decapitando Holofernes”, uma das obras mais famosas de Artemisia, que retrata a heroína bíblica Judite em um ato de coragem ao enfrentar o general assírio para libertar seu povo.
A característica dramática do contraste entre luz e sombra, aliada à visão de mundo que, como mulher, lhe era pessoal, conferia às suas pinturas uma leitura diferente das expressões e dos significados das cenas retratadas e, por consequência, uma qualidade teatral e intensa que a tornou uma das figuras mais importantes do movimento barroco.
Reconhecimento e legado
Ao longo de sua carreira, Artemisia Gentileschi enfrentou desafios extraordinários, mas sua paixão pela arte a impulsionou a continuar pintando. Ela eventualmente conquistou reconhecimento e renome, tornando-se a primeira mulher a ser admitida na Academia de Artes de Florença.
Até os dias de hoje, o legado de Artemisia continua a inspirar artistas, e mesmo mulheres não envolvidas com a arte. Sua habilidade em dar voz e poder às mulheres em suas pinturas desafiou as convenções de sua época e continua a ressoar com o público contemporâneo. Museus e galerias de todo o mundo exibem suas obras, e suas pinturas são frequentemente estudadas como exemplos de empoderamento feminino na arte.
O legado de Artemisia continua a brilhar como um farol para artistas e defensores de uma sociedade justa, lembrando-nos da importância de desafiar as normas e expressar a própria voz. Suas obras não apenas resistem à passagem do tempo, mas também continuam a influenciar e inspirar gerações futuras de artistas e admiradores da arte.

Пікірлер: 14

  • @beatrizmoreira6960
    @beatrizmoreira6960Ай бұрын

    Artemísia é minha artista favorita 💞💞💞💞

  • @arteparavoce

    @arteparavoce

    Ай бұрын

    Que bom!! Vou fazer um video mais completo sobre a vida dela. Obrigada pelo comentário.

  • @mmguerreiradaluz
    @mmguerreiradaluzАй бұрын

    Magnifica! Artemísia foi uma rainha é uma inspiração para mim, na Arte e na Vida! O Caravaggio é um Mestre entanto! A D O R E I!

  • @arteparavoce

    @arteparavoce

    Ай бұрын

    Obrigada

  • @adrianaribeiro3435
    @adrianaribeiro3435Ай бұрын

    Artemisia foi incrível de muitas maneiras. A simbologia de suas obras é maravilhosa. Sou muito fã de sua vida e obra. Video impecável. Parabéns!!!!

  • @arteparavoce

    @arteparavoce

    Ай бұрын

    Muitíssimo obrigada. Vou fazer um mais completo sobre a vida dela.

  • @jonathancarvalho6954
    @jonathancarvalho6954Ай бұрын

    Ótimo conteúdo. Como sugestão: Seria interessante saber mais sobre a Forte influência da Pintura na Fotografia. Talvez sobre tipos de iluminação (como a famosa Luz de Rembrandt por exemplo) e a interferência das cores sofridas pela luzes ambiente.

  • @arteparavoce

    @arteparavoce

    Ай бұрын

    Ótima sugestão!

  • @taniacozzi2258
    @taniacozzi2258Ай бұрын

    Mto interessante até trazê-la nesse momento que aqui no nosso país....

  • @arteparavoce

    @arteparavoce

    Ай бұрын

    Sem duvida.

  • @matheusnakano9540
    @matheusnakano9540Ай бұрын

    amo a técnica da Artemísia ❤

  • @arteparavoce

    @arteparavoce

    26 күн бұрын

    Justissimo. Ela tinha uma técnica impecavel.

  • @marciacozzilopespontes3156
    @marciacozzilopespontes3156Ай бұрын

    Interessante para mim é a pessoa e sua importância no movimento feminista❤

  • @arteparavoce

    @arteparavoce

    Ай бұрын

    Sempre

Келесі