O NEOCLASSICISMO

O Neoclassicismo (novo classicismo) representa um movimento artístico e cultural que envolveu a literatura, a pintura, a escultura e a arquitetura.
Surgiu no século XVIII na Europa, se espalhando pelo mundo e permanecendo até meados do século XIX.
Recebe esse nome uma vez que esteve baseado nos ideais clássicos. Trata-se de um movimento de oposição aos exagero, rebuscamento e complexidades do Barroco.
Ele surge após a Revolução Francesa (1789), o início da Revolução Industrial e no contexto do Iluminismo chamado de “Era da Razão”.
Características do Neoclassicismo
Valorização do passado histórico
Influência da arte clássica (greco-romana)
Baseado nos ideais iluministas
Oposição ao Barroco e ao Rococó
Temas mitológicos e cotidianos
Racionalismo, academicismo e idealismo
Harmonia e beleza estética
Simplicidade e equilíbrio das formas
Uso da Proporção e da clareza
Imitação da natureza
A pintura apresenta diversas características desse período, o qual buscava a pureza e a harmonia das formas.
Inspirados na arte greco-romana e renascentista, o realismo, racionalismo e o equilíbrio das cores foram essenciais para disseminar esse estilo nas artes plásticas.
Merecem destaque os pintores neoclássicos franceses: Jacques-Louis David (1748-1825) e Jean Auguste Dominique Ingres (1780-1867).
"O neoclassicismo foi um estilo de época nascido no século XVIII. Ele influenciou artistas de todo o Ocidente. As principais características neoclássicas são a racionalidade, a objetividade e o equilíbrio. As obras da arquitetura neoclássica apresentam harmonia geométrica. Na pintura e na escultura, ficam em evidência a beleza e a nudez. Já a literatura é marcada pela valorização da vida campestre e do amor idealizado."
O Neoclassicismo foi um movimento artístico-cultural que surgiu na Europa no século XVIII, por volta de 1750, com características que marcaram as diversas manifestações artísticas, como a pintura, escultura, literatura e arquitetura.
Foi um movimento influenciado pelo contexto do Iluminismo, da Revolução Francesa e da Revolução Industrial, retomando a tendência estética da Antiguidade Clássica, marcada pela ascensão da arte e cultura greco-romana.
A estética neoclássica se espalhou por todo o mundo e se estendeu até meados do século XIX, com expressões artísticas que reagem contra as formas exageradas e excessivas do Barroco.
O que é Neoclassicismo?
Como o próprio nome indica (neo = novo), o Neoclassicismo é um movimento cultural que retoma os padrões estéticos do Classicismo, constituição artística que vigorou durante o período do Renascimento (entre os séculos XIV e XVI).
Trata-se de uma tendência estética que valoriza a pureza formal, a clareza, a simplicidade, o equilíbrio e o predomínio da razão. Esse movimento foi amplamente influenciado pelas ideias iluministas em ascensão no século XVIII, o "século das luzes", que defendiam a disseminação do conhecimento como forma de enaltecer a razão, em detrimento do pensamento religioso.
As obras artísticas com temáticas religiosas dão lugar ao historicismo e à representação de cenas da antiguidade ou de alegorias da mitologia, tornando a arte neoclássica um ícone da tradição acadêmica, embasada por técnicas refinadas e pelo rigor formal.
Outros eventos históricos que influenciaram o movimento neoclássico foram a Revolução Francesa e a Revolução Industrial, que levaram a uma necessidade geral de ruptura com o passado próximo e com a sua estética associada, o Barroco.
Sendo assim, a arte neoclássica rompe com o exagero, rebuscamento e as complexidades do Barroco, trazendo um estilo mais sóbrio, marcado pelo uso de cores frias na pintura, pela utilização do mármore na escultura, pela representação da mitologia, do cotidiano e natureza, e pela harmonia e beleza estética.
O Neoclassicismo também expressava os valores e interesses da burguesia em ascensão na sociedade europeia no contexto pós-revolucionário, representando em manifestações artísticas símbolos de autoridade e poder, bem como o refinamento estético e a valorização de materiais nobres.

Пікірлер: 7

  • @lulapalomanes7313
    @lulapalomanes73135 ай бұрын

    o Ingres é um pintor maravilhoso e um grandíssimo retratista. obrigado pelo vídeo.

  • @arteparavoce

    @arteparavoce

    5 ай бұрын

    Eu que agradeço. Vou fazer um vídeo só sobre ele logo logo.

  • @lulapalomanes7313

    @lulapalomanes7313

    5 ай бұрын

    @@arteparavoce oba....!

  • @arteparavoce

    @arteparavoce

    5 ай бұрын

    já já.

  • @marciacozzilopespontes3156
    @marciacozzilopespontes31565 ай бұрын

    👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

  • @taniacozzi2258
    @taniacozzi22585 ай бұрын

    Adorei, Amanda! Confesso que não tinha "intimidade" com esse movimento. Obrigada!

  • @arteparavoce

    @arteparavoce

    5 ай бұрын

    Que ótimo! Nem todo mundo gosta mas sempre vale conhecer, né?