No video

Bate-papo sobre o filme A noite do dia 12 | Ciclo de Cinema e Psicanálise

Debate gravado no Auditório MIS em 08 de agosto.
A cada edição, o Ciclo de Cinema e Psicanálise apresenta um filme no Auditório MIS, seguido de debate mediado por Luciana Saddi, coordenadora de cinema e psicanálise da Diretoria de Cultura e Comunidade da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Em seguida, o público pode participar com perguntas, integrando novas perspectivas sobre a obra discutida.
Nesta edição, o MIS exibe o filme “A noite do dia 12”, dirigido pelo francês Dominik Moll. O longa-metragem venceu o Prêmio César 2023 em 6 categorias, incluindo o Prêmio de Melhor Filme e Melhor Diretor. Após a sessão, a psicanalista Luciana Saddi conversa com a jornalista Fernanda Mena e com a psicanalista Renata Zambonelli.
Sobre o filme
A noite do dia 12
(dir. Dominik Moll, França, 2022, 114 min, 16 anos)
Diz-se que todo investigador tem um crime que o persegue, um caso que o machuca mais do que os outros, sem que ele necessariamente saiba o porquê. Para Yohan, esse caso é o assassinato de Clara.
Sobre as debatedoras
Renata Zambonelli é psiquiatra, psicanalista e mãe. Atualmente, é membro filiado da SBPSP e curadora do Observatório Psicanalítico da FEBRAPSI.
Fernanda Mena é mestre em Sociologia e Direitos Humanos pela LSE (London School of Economics) e doutora em Relações Internacionais pela USP (Universidade de São Paulo). É autora de pesquisas sobre política de drogas e de reportagens sobre temas ligados a direitos humanos, como segurança pública, desigualdade e diversidade. Foi editora da Ilustrada e do suplemento jovem Folhateen (1991-2011). Integrou equipes da revista piauí, do Fantástico, da TV Globo, e do UOL.
Sobre a mediadora
Luciana Saddi é psicanalista e escritora, membro efetivo e docente da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, mestre em Psicologia pela PUC-SP e diretora de cultura e comunidade da SBPSP (2017/2020). É autora de “Educação para a morte” (Ed. Patuá), coautora dos livros “Alcoolismo - série o que fazer?” (Ed. Blucher) e “Maconha: os diversos aspectos, da história ao uso”. Além disso, Saddi é fundadora do Grupo Corpo e Cultura e coordenadora do programa de cinema e psicanálise da diretoria de cultura e comunidade da SBPSP em parceria com o MIS e a Folha de S.Paulo.

Пікірлер: 1

  • @evelisegolubicik7450
    @evelisegolubicik745011 ай бұрын

    Adoro esse evento❤