RICKY GERVAIS: ARMAGEDDON: Quando a raiva mata a comédia

Ойын-сауық

O crítico Pablo Villaça fala sobre "Ricky Gervais: Armageddon", novo especial de stand-up estrelado por Gervais e dirigido por John L. Spencer.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
✔ Instagram ► / pablovillaca
✔ Twitter ► / pablovillaca
✔ Facebook ► / pablovillaca01
✔ Blog ►pablovillaca.substack.com
© 2023 Cinema em Cena - www.cinemaemcena.com.br
#comédia #standupcomedy #standup #netflix #crítica #lançamento

Пікірлер: 195

  • @Shaktar
    @Shaktar6 ай бұрын

    Eu acho que foi o Chapelle que começou isso. Quando ele começou a criticar a comunidade trans e deu aquele babafá todo e ele conseguiu sair dessa sem ser cancelado e ainda fechando outros acordos com a Netflix, eu notei que os outros comediantes americanos começaram a ficar menos moderados. E nessa acho que ainda há um ressentimento que faz com que eles mantenham o foco no conteúdo 'anti-woke'. Acho que uma grande parcela do público está cansada dessa briga e da geração cancelamento e por isso os comediantes sabem que falar merda não tem mais o mesmo impacto negativo de dois anos atrás.

  • @victorausgusto
    @victorausgusto6 ай бұрын

    Este vídeo casa perfeitamente bem com o último vídeo que o Normose soltou, lá no canal dele, sobre os inimigos do humor - que, a propósito, é magistral. Lá, ele destrincha mais essa questão dos comediantes que só se focam em produzir um tipo de humor puramente rasteiro, preconceituoso e ultra-reacionário. É muito bom e bastante informativo e elucidativo. Quem quiser ver, recomendo.

  • @marinacastelini6955
    @marinacastelini69556 ай бұрын

    ACABEI de assistir e seu vídeo surgiu aqui no timing perfeito. Eu ri UMA vez. E foi doído pq a acidez dele, antigamente, mesmo se discordasse, me causava algum riso, uma mínima catarse. Foi triste.

  • @thehavocmiranda
    @thehavocmiranda6 ай бұрын

    Eu crio conteúdo unicamente sobre história da comédia/ stand up americano aqui no KZread. Falei desde a época da máfia da comédia até sobre a briga pelo tonight show. Então adoro ver esse tipo de conteúdo. Mas eu meio que discordo de você nesse vídeo pela questão da "razão" desse conservadorismo atual na comédia. Eu acho que o que aconteceu com esses nomes ( Gervais & Chappelle principalmente ) é um fator da comédia em si, históricamente essa arte age nos pontos de tensão da sociedade. Lenny Bruce/Carlins zombavam de pontos de tensão, seja a guerra do vietnã, religião, ou palavras proibidas. Atualmente, o momento de tensão acaba sendo essas pautas em que as pessoas falam " Você não pode brincar com isso. Você não deve fazer piada com isso ", e a galera enchendo o saco buscando cancelamento de personalidades, tentando derrubar nomes e tals. Então, eles acabam batendo muito nesses temas "proibidos", exatamente porque sabem que por ser um ponto de tensão o riso é maior. Obviamente, concordo contigo que a qualidade desses shows caíram muito, e muito por conta disso. Por baterem tanto nessa tecla ao ponto de ficar chato. Porque ficou chato mesmo. Tipo " mano, DE NOVO NESSE TEMA? SERIO, CHAPPELLE? TRÊS ESPECIAIS SEGUIDOS?", porém eu entendo o fato da gente que faz stand-up sentir uma raiva quando querem "proibir" se falar em certos assuntos. Coloquei entre aspas porque não é uma proibição jurídica real, mas sim chatos que nem consomem a arte falando. Porém, são chatos que se juntam em manadas e conseguem coisas. Vide Kevin Hart, que pegaram tweets dele mais de dez anos atrás, com comportamentos que não se repetiram, e encheram ate ele desistir de apresentar o Oscar. Então esse lance de buscar cabeças por falar coisas proibidas em piadas é algo que existe, e sinto que isso que eles "combatem". PS: E você ter citado Chris Rock no vídeo achei errado, visto que o Rock nunca reclamou de cancelamento na vida. Literalmente no show apos o tapa, ele fala que não é o coitadinho da história. Inclusive fez um set incrível exatamente por mostrar que ele mesmo apanhando não é quem mais se machucou. PS2: A piada do gervais sobre o cachorro você contou, literalmente falando que esse foi o começo, meio e fim dela. E não foi. Essa piada é um trecho de um set inteiro sobre um site que você pesquisa o nome de um filme e aparece se o cachorro do filme viveu ou morreu no final. É uma piada zoando a fragilidade das pessoas que desistem de ver um filme por conta de um animal fictício, e ele zomba da próxima familia ( a esposa ) que usou a premissa desse site com ele, e ai ele faz a piada. Você quebrando a lógica e distorcendo a piada dessa forma meio que destruiu a piada e o sentido dela cara.

  • @renatan9568

    @renatan9568

    6 ай бұрын

    Boa! Gostei da sua análise e muito bom que você esclareceu sobre a piada com o Old Yeller.

  • @talesusde

    @talesusde

    6 ай бұрын

    Boa, tambem acho que é por aí. O problema maior não acho que seja uma "agenda woke", sendo que essencialmente uma "agenda woke" trata de direitos humanos basicos, e ou vc é a favor de deitos iguais pra todos, ou vc é supremacista e acha que tudo bem certas pessoas nao terem os mesmos direitos. O problema, o verdadeiro câncer, é a dinâmica da internet que incentiva essa lógica totalizante de comportamento de manada, moralismo e linchamento. As redes deliberadamente incentivam isso com seus algoritmos e como resultado temos esse estado deplorável da discussão pública em grande parte do mundo.

  • @ligadanet

    @ligadanet

    5 ай бұрын

    Rapaz, foi a primeira vez que li um textão nos comentários. Muito bem embasado, ao contrário do Zé problematizador do vídeo.

  • @brunomiranda1661
    @brunomiranda16616 ай бұрын

    Esse vídeo foi um presente! Nunca imaginei que o Pablo gostava de stand up, ainda mais com tantas referências e aprofundamento sobre a essência do humor em si. Adorei! Ansioso para assistir ao novo especial do RG e, de fato, percebi no último essa tendência dele a atacar mais do que fazer humor, porém ainda consegui rir bastante desse especial. Humanidade ainda segue como o meu preferido.

  • @pablovillaca

    @pablovillaca

    6 ай бұрын

    Um dia ainda gravo falando um pouquinho sobre os grandes do gênero: Mitch Hedberg, Pryor, Carlin, Joan Rivers, Steven Wright, Bill Hicks, Eddies Murphy/Izzard, etc. Aliás, quando falei sobre stand-ups que saem da estrutura convencional, eu deveria ter mencionado Steve Martin e Andy Kaufman também.

  • @mateusssssss567
    @mateusssssss5676 ай бұрын

    Fala, Pablão. Vai ter vídeo com ranking de melhores do ano aqui no canal?

  • @pablovillaca

    @pablovillaca

    6 ай бұрын

    Sim, amanhã!

  • @dinei2582
    @dinei25826 ай бұрын

    Ver o Pablo falando bem de alguma coisa é bom. Mas as vezes quando ele fala mal de algo é melhor ainda.

  • @pablovillaca

    @pablovillaca

    6 ай бұрын

    Meu sofrimento é divertido?!?! 😜

  • @gapag2023

    @gapag2023

    6 ай бұрын

    Há dias que eu retorno ao seu texto e/ou ao seu vídeo sobre Transformers 4 e fico rindo sozinho. 🤣 @@pablovillaca

  • @brunosa3366

    @brunosa3366

    6 ай бұрын

    Sobretudo quando o mal se dirige a algo que lhe incomoda, né, alecrim? Gentinha perigosa, vocês são.

  • @clauhma
    @clauhma6 ай бұрын

    Algumas pessoas esquecem que se deve continuar amadurecendo depoisdemais velhos... Mesmo depois de certa idade as pessoas em condições de trabalho, como está a cada geração mais comum, devemos ter o senso de mudar de atividade para que a exaustão dos temas ou do próprio meio não contamine quem nos move. No caso, o público desses antigos comediantes. Tô gostando de suas análises aqui Pablo

  • @luisdias4806
    @luisdias48066 ай бұрын

    Bom ano 2024 Pablo Não vi o novo espectáculo mas adoro o Ricky. Obrigado pelo video

  • @ThallVic
    @ThallVic6 ай бұрын

    Confesso que não conheço o trabalho de Dave Chapelle. E depois de saber que, recentemente, ele convidou o Elon Musk pro palco em um dos seus shows (e, de quebra, o Musk foi tão vaiado que desistiu de falar e saiu do palco), meu interesse diminuiu mais ainda.

  • @Sauloms
    @Sauloms6 ай бұрын

    🎉 que bom acompanhar vc nesse formato. Saudades da sua sabedoria.

  • @paulopereira79
    @paulopereira796 ай бұрын

    Parabéns Pablo, esse retorno ao KZread está bem legal. Os vídeos estão ótimos.

  • @JulianaCalligaris
    @JulianaCalligaris6 ай бұрын

    Vou até repassar esse vídeo, pq tenho um conhecido que gostou um.pouco, mas acho que ele não ponderou bem, como você. Muito obrigada pela análise.

  • @luansalim3110
    @luansalim31106 ай бұрын

    Fiquei curioso para ver uma crítica do Pablo sobre o cenário do Stand Up brasileiro...

  • @rayangelo5567

    @rayangelo5567

    5 ай бұрын

    AÍ é só tragédia!

  • @allanbhrock
    @allanbhrock6 ай бұрын

    Uma sugestão: o Pablo indicar 3 espetáculos de stand up nacional e 3 internacional. Seria enriquecedor.

  • @fredericob2577
    @fredericob25776 ай бұрын

    Que homem culto. Que homem sensato. Que homem sofisticado que é Pablo Villaça ❤

  • @nanico929
    @nanico9296 ай бұрын

    Pablo Villaça em mais uma excelente análise. Na minha humilde opinião o melhor crítico de cinema em atividade atualmente.

  • @paulasouza3493

    @paulasouza3493

    6 ай бұрын

    O melhor sem dúvida ! Ele é muito transparente e nos representa muito quando algo aborrece

  • @nanico929

    @nanico929

    6 ай бұрын

    @@paulasouza3493 As críticas e análises do Villaça são sempre muito bem embasadas e consistentes, seguindo a mesma linha/método dos igualmente brilhantes críticos Rubens Edwald Filho,Leon Cakoff.

  • @raphaelmedeiros2826
    @raphaelmedeiros28266 ай бұрын

    Excelente, Pablo.

  • @paulopapel
    @paulopapel6 ай бұрын

    O ultimo especial de Marc Maron eh um primor pq ele fala de coisas pesadas sem ficar apelando pra essas ondas. Outro que ta mandando especial bom atras de outro eh Mike Birbiglia

  • @Pauloamaralf
    @Pauloamaralf6 ай бұрын

    Perfeita analise

  • @marcelodutra4753
    @marcelodutra47536 ай бұрын

    Oi, Pablo, sua postura é excelente, parabéns 😊

  • @rgfelippe
    @rgfelippe6 ай бұрын

    Concordo completamente com sua análise. E o Chappelle é um caso ainda mais emblemático dessa degradação. Pablo, já viu algum especial do Jim Jefferies?

  • @pablovillaca

    @pablovillaca

    6 ай бұрын

    Adoro Jim Jefferies. O mais recente dele não é tão bom quanto os anteriores, mas ainda assim vale.

  • @airtonwazlawick8739

    @airtonwazlawick8739

    6 ай бұрын

    Eu acho que você não entendeu as piadas 😂😂😂😂

  • @Batutas7
    @Batutas76 ай бұрын

    Por muito tempo tinha orgulho em dizer q Gervais era meu comediante preferido, mas infelizmente ele se perdeu no caminho, se tornou um cara desconexo da própria realidade

  • @carennrodrigues7631

    @carennrodrigues7631

    6 ай бұрын

    Eu o acho inteligente mas não engraçado

  • @endersonnobre6972
    @endersonnobre69726 ай бұрын

    Gostei, mas suas pontuações me fizeram refletir sobre algumas questões. É pra isso que a crítica serve.

  • @anavrogers5132
    @anavrogers51326 ай бұрын

    Eu era muito fã dele e tive a mesma sensação neste último especial.

  • @liviaschutz
    @liviaschutz6 ай бұрын

    O título do especial poderia ser "Armagedon ou Como o mundo vai ser continuamente ser destruído por pessoas poderosas que nao se importam com nada, e estou sendo criticado pelo público que deveria me idolatrar, vou falar os maiores absurdos para ao mesmo tempo que irrito os críticos tirar uma grana dos poderosos pq ja passei da meia idade e preciso garantir sentar na mesa com eles até o fim da minha vida". É uma tendencia das redes sociais alguns atores ou comediantes estarem confundindo destilar seus ódios com serem engraçados. No Shorts do KZread ou Instagram tem a baldes. Só é triste mesmo.

  • @vinnybastos
    @vinnybastos6 ай бұрын

    Ver o Dave Chappelle passar de filósofo da comédia pra mais um Tiozão do Zap foi uma das maiores decepções desses últimos anos

  • @niviamaria6208

    @niviamaria6208

    6 ай бұрын

    Nossa, o Dave Chappelle é o melhor dentre os melhores da atualizade. Não acho nada que ele.seja um tiozão do.zap, aliás, ele é o contrário.disso, passa muitíssimo longe

  • @LatveriaCinema

    @LatveriaCinema

    6 ай бұрын

    Talvez o problema não esteja nele...

  • @Litervil

    @Litervil

    6 ай бұрын

    Eu ainda acho o Chapelle bom mas o Gervais foi perdendo o gás com o tempo mesmo

  • @barbaraaraujo9343

    @barbaraaraujo9343

    6 ай бұрын

    Tem um especial que ele tá bem reaça mesmo. Insinuando até que não existem pessoas trans, que isso é invenção das elites para tapear o povo.

  • @antonnyosalles

    @antonnyosalles

    6 ай бұрын

    ​@@barbaraaraujo9343 é, claramente você está deixando suas convicções políticas falarem mais alto, o Chapelle fala explicitamente que apoia todo movimento LGBT

  • @jamesrinley
    @jamesrinley6 ай бұрын

    Eu queria ter vivido o resto da minha vida sem saber que existe um especial de stand-up do Rob Schneider...

  • @filipefaria4777

    @filipefaria4777

    6 ай бұрын

    Por qual motivo?

  • @carloslbf
    @carloslbf6 ай бұрын

    Tenho assistido o "Comedians in Cars getting Coffee" do Seinfeld, e acho brilhante

  • @anavrogers5132

    @anavrogers5132

    6 ай бұрын

    Adoro

  • @TheCarlosALR
    @TheCarlosALR6 ай бұрын

    Achei o Supernature muito bom, apesar de momentos fracos. Tava empolgado com o Armageddon. Vou ver, mas menos animado.

  • @gupeterman
    @gupeterman6 ай бұрын

    Salve Pablo, excelente análise. Tendo você mencionado seu interesse por standup, queria recomendar - caso você ainda não tenha visto - um de 2021, de um comediante sul-africano, Loyiso Gola: Unlearning, está na Netflix também, eu particularmente adorei o texto, há tempos não via um tão bem montado. Abraço.

  • @mom4makeup
    @mom4makeup6 ай бұрын

    Nossa, eu assisti hoje após ver a sua crítica e achei o stand up impecável, bem melhor que o anterior dele. As piadas são muito pesadas, mas o Rick Gervais tem cacife e talento para contá-las. Em geral, comediantes “politicamente incorretos” me soam forçados, mas ele deu conta do show dele muito bem.

  • @sillassantana3651

    @sillassantana3651

    6 ай бұрын

    Vilhaca fez algumas críticas parecendo que n entendeu certas piadas. A piada q ele interpreta Deus criando o universo e falando sobre dois sexos, não foi uma crítica a comunidade trans. Ele fez oq sempre fez, se retratando como o deus dos cristãos americanos. Outra é quando ele chama o Gervais de hipócrita por ter dito que a piada veio na mente dele na hora. Hipócrita? Haha, quando assisti não pensei se ele de fato tava pensando na hora ou não, provavelmente não, pois aquilo claramente foi falado p fazer paralelo ao q ele disse sobre vir coisas na mente de repente. Vilaça reclamou como um magoado, parece q se ofendeu pelos outros e generalizou, como realmente tivesse sido ofensivo

  • @Rodflu

    @Rodflu

    6 ай бұрын

    ​@@sillassantana3651 concordo, não foi hipócrita, apenas mentiroso.

  • @Pensadordosceus
    @Pensadordosceus6 ай бұрын

    Mto interessante. O especial supernature (ou superhuman) achei mto bom. Esse ainda n vi.

  • @MarceloHamdan
    @MarceloHamdan6 ай бұрын

    Uma fórmula clássica que me parece ser o caso do Gervais: uma pessoa que perde o passo e o compasso do movimento dos tempos, não acompanha, acha ruim quando percebe e vira um reacionário. Pq é isso que o Gervais é nesse especial e é esse descompasso que gera maioria dos reacionários.

  • @rubensrodrigodiniz1961
    @rubensrodrigodiniz19616 ай бұрын

    Seu conhecimento na área e gratificante. E sua consciência de mundo e magnífica.

  • @pablovillaca

    @pablovillaca

    6 ай бұрын

    ❤️

  • @aquilessempre
    @aquilessempre6 ай бұрын

    Bom ver o canal mais ativo novamente e com o Pablo FULL pistola.

  • @thehotel9300
    @thehotel93006 ай бұрын

    Godzilla Minus One, Pablo... vai ter crítica escrita/vídeo? (ou num mundo perfeito com os 2 formatos rs)

  • @marciamariadeandrade2726
    @marciamariadeandrade27266 ай бұрын

    ❤❤

  • @carlosmagno6489
    @carlosmagno64896 ай бұрын

    👏👏👏👏👏👏👏

  • @leandroandersongomesdelima6370
    @leandroandersongomesdelima63706 ай бұрын

    👏👏👏👏👏

  • @andrejosepires6370
    @andrejosepires63706 ай бұрын

    O sr. Pablo Vilaça parece um dos protagonistas vampiros da série O que fazemos nas sombras. Sempre que assisto lembro do crítico. Apenas uma constatação.

  • @pablovillaca

    @pablovillaca

    6 ай бұрын

    😂 já me falaram isso.

  • @jesselimasilverio1922
    @jesselimasilverio19226 ай бұрын

    Pablo considera fazer um vídeo sobre o recém falecido William Freedkim? Rick Gervais fez recentemente uma doação milionária para a causa dos animais

  • @AyrtonSennadoSul
    @AyrtonSennadoSul3 ай бұрын

    Você não entendeu Pablito, isso porque ARMAGEDDON é o que ele está fazendo com a carreira. Kkkk

  • @cavalca
    @cavalca6 ай бұрын

    Existe algum especial de comédia do Seinfeld que seja BOM de verdade? Os da Netflix são bem Caça Níqueis. (Embora o que tenha piadas antigas tenha lá o seu valor histórico). Ele tem um da HBO do início dos anos 90 que eu nunca vi. E o I’m Telling You for The Last Time tem o ônus de ser repeteco do material que ele usou na série. Ele é o que é pois ele fundiu o estilo de observação mais pueril dele com a visão de mundo não-ortodoxa do Larry David.

  • @figueiredista
    @figueiredista6 ай бұрын

    É. Até George Carlin, que considero um dos maiores, errou a mão gradualmente depois do "Back in Town". O ápice da decaída foi "Life Is Worth Losing", cujo especial nada mais é que um senhor magoado reclamando. A raiva e indignação são boas para a comédia, mas quando não são bem polidas, lapidadas e esculpidas, e expostas em sua forma bruta, brotam extratos lamentáveis, como "Armageddon".

  • @pablovillaca

    @pablovillaca

    6 ай бұрын

    Exato. Chegou um momento em que Carlin pareceu desistir de fazer piada e se contentou em fazer discurso. Dito isso, ainda era fascinante porque ele tinha uma retórica e um dom para construir frases elegantes que poucos têm.

  • @charlittto
    @charlittto6 ай бұрын

    Pablo, o que você acha de family guy? Seth mcfarlane sempre fala que o seriado é uma maneira de dizer como os estados unidos é um país feio, o que justificaria o peso de muitas piadas. Eu particularmente sou fã dele, além de ser um ativista. Mas sempre fiquei pensativo em relação a isso, não sei se é uma muleta que ele se ampara pra falar sobre tudo com a mesma justificativa.

  • @RigatoFilho
    @RigatoFilho6 ай бұрын

    no ponto!

  • @Sobriinho
    @Sobriinho6 ай бұрын

    "existe graça no que ele tá dizendo porque existe uma estrutura" é isso. Toda vez que critico o Léo Lins, os puxa sacos acham que é pq ele é contra o Politicamente Correto, no caso é pq ele é sem graça mesmo, as "piadas" são todas gratuitas pra chocar e viralizar.

  • @walfredossg

    @walfredossg

    6 ай бұрын

    Nossa, esse Léo Linz é muito ruim. Ele é um militante falando barbaridades para militantes fascistas e só.

  • @alanrezende9744
    @alanrezende97446 ай бұрын

    Louis CK tbm é bastante consistente!

  • @pablovillaca

    @pablovillaca

    6 ай бұрын

    Sem dúvida.

  • @AbnerHenrique
    @AbnerHenrique6 ай бұрын

    Sou comediante de Stand Up e senti a mesma coisa quando assisti esse especial, o Gervais não construiu um show com piadas, construiu um show de opiniões

  • @MiltonAmaral-eh2rd
    @MiltonAmaral-eh2rd6 ай бұрын

    Queria muito saber a opinião do Pablo sobre o estandape brasileiro.

  • @joaovreisc
    @joaovreisc6 ай бұрын

    O cara tirou todas as piadas de contexto e ta falando que são ruins kkkkkk lágrimas e mais lágrimas.

  • @aspenbh
    @aspenbh6 ай бұрын

    Infelizmente Bill Maher também está passando por isso. A reação dessa gente a regras de comportamento sugeridas pela civilidade é desproporcional, comparando com sua reação a regras de comportamento impostas aos berros por pastores e ultraconservadores com a bíblia na mão.

  • @talesusde

    @talesusde

    6 ай бұрын

    pois é, chega a ser patético o vitimismo e a empáfia do bill maher.. ate curtia o programa dele mas hj parece um velho ressentido com a juventude. Ainda por cima é antivacina o idiota, o que corrobora que muito da essencia do movimento antivax é uma ideia supremacista

  • @luiscarlosdeoliveira7638
    @luiscarlosdeoliveira76386 ай бұрын

    Gosto muito do Trevor Noah

  • @evertonlima27
    @evertonlima276 ай бұрын

    Já viu os especiais da Taylor Tomlinson? Acho ela uma das comediantes mais talentosas da nova geração

  • @talesusde
    @talesusde6 ай бұрын

    Otima analise. É realmente patético ver um milionario de meia idade se fazendo de vitima pq criticam as piadas transfobicas dele

  • @PedroSilvahf
    @PedroSilvahf6 ай бұрын

    Nesse assunto assisti pouca coisa e no momento sou um grande fã do bill burr, não vejo no momento ninguém que chegue perto dele. Nesse mundo não consigo acreditar que certas pessoas tem seus especiais, como o rob schneider e o david spade ou mesmo o joe rogan que vi uns 2 minutos e só teve gritaria. O Ricky Gervais meio que tem um histórico de uma hora fazer um negócio diferente mas meio deliberado que foda-se o resultado, como maior exemplo cito o final do the office britânico que resolveu ser um episódio extremamente dramático que seria interessante mas era muito ruim. O primeiro que vi dele, pode acreditar, foi no GTA 4 que podemos entrar num clube de comédia e de repente aparece ele ou o red foxx (e algum outro que não lembro mais) e ele fazia boas piadas. O que ele virou hoje parece até que foi entrar numa dessas mas em algum momento se perdeu no personagem defensor da liberdade de expressão a qualquer custo. Essa parte da "piada" com a esposa é meio que um negócio recorrente também que deve ser pra ver quem é fã, quando seguia ele tinha sempre a hora de zoar com ela e uma favorita era mostrar uma foto dela fazendo alguma coisa sozinha e falar que ela tá recebendo todos os amigos de uma vez só.

  • @rodrigodelarocha7127
    @rodrigodelarocha71275 ай бұрын

    Você já viu a Taylor Tomlinson? Gosto muito dela

  • @Teodoroviski
    @Teodoroviski6 ай бұрын

    Eu sei que a palavra método é um pouco pesada e muito racional pra tratar dessa questão. Mas eu gostaria de pensar o termo "método" como um conhecimento orgânico/estrutural com características específicas daquilo que você propõe a fazer, seja na arte ou em discursos essencialmente racionais. É preciso ter método até pra contar uma piada, ainda que esse método seja semiconsciente, ou que seja "sem gravatas nem suspensórios", como disse um narrador de Machado de Assis. Sem método, piadas se tornam puros causos, filosofias se tornam implicância, ressentimento ou capricho, e ficção a pura representação de idiossincrasias do escritor. Me lembro de um chamado filósofo que insiste em falar "da gente inteligente dos jantares", se referindo pejorativamente à esquerda. Sem uma formulação conceitual ou a construção formal de uma ironia (do que seja essa "gente inteligente"), isso é apenas implicância. E desde quando implicância é método filosófico? Desde que ela, por si só, não reformule ou desconstrua nada, é só implicância. Assim acontece com as piadas

  • @hugo_hp
    @hugo_hp6 ай бұрын

    Parabéns Pablo! Tá aí um vídeo necessário! Excelente ponto de vista. Também acho que o stand up perde a graça quando ele se resume a ofensas gratuitas. Uma pena, pois gostava muito do tipo de humor do Gervais. Mais uma vez parabéns pelo conteúdo!

  • @BodeFuceta
    @BodeFuceta6 ай бұрын

    mt triste ele ter virado o leo lins

  • @calabriageo
    @calabriageo6 ай бұрын

    Valeu pela análise e pelas referências. Tenho tentado garimpar mais os brasileiros, onde tmb tem essa onda contra avanços sociais. Aqui também tem alguns que se salvam como João Pimenta, Rodrigo Marques e ate Fernando Pedrosa, mas tem os Gentilis e Lins

  • @ninobatista6776
    @ninobatista67766 ай бұрын

    Conseguiu assistir os últimos do C.K, Pablo? Lembro que era muito fã dele.

  • @pablovillaca

    @pablovillaca

    6 ай бұрын

    Ainda admiro demais a comédia dele. Não tanto como pessoa, porém. 😞

  • @essapessoanaoexiste5434
    @essapessoanaoexiste54345 ай бұрын

    Gervais fala desse tipo de gente no Armageddon: o cara q chora por palavras, a geração q é capaz de cobrar do Anthony Hopkins por ter sido muito convincente no papel de Hannibal ( por isso, deve ser mesmo um canibal). É muita chacota sentimentalóide

  • @liviobrunoaraujo8697
    @liviobrunoaraujo86976 ай бұрын

    É muito difícil standpeiros não perderem a mão

  • @simonejansen7916
    @simonejansen79166 ай бұрын

    Perfeita sua colocação 👏🏻👏👏🏻👏. Rick Gervais completamente chato.

  • @azmmnr
    @azmmnr6 ай бұрын

    The old Ricky Gervais would despise the current one. If anyone wants to see some good stand up, check out James Acaster: Repertoire.

  • @renanfcorrea
    @renanfcorrea6 ай бұрын

    essa batida de microfone na perna do chapelle me fez odiar ele

  • @caahsartor
    @caahsartor6 ай бұрын

    Só de ver o Pablo Villaça descrevendo as ''piadas'' já senti vergonha alheia, imagina vendo o especial em si...

  • @ednirmatias
    @ednirmatias6 ай бұрын

    "É óbvio" que o cara é bom sim e o especial ficou muito bom também. O Chappelle bate microfone na perna pra marcar o punch e é chato mesmo

  • @AyrtonSennadoSul
    @AyrtonSennadoSul3 ай бұрын

    Ricky Gervais é mais um que perdeu o contato com a torre de controle!

  • @danielvalimduartedaniew2203
    @danielvalimduartedaniew22036 ай бұрын

    eu ri

  • @lucasalbuquerque6653
    @lucasalbuquerque66536 ай бұрын

    Oi Pablo, queria acrescentar que a análise psicológica de autores da indústria audiovisual é importante mas é insuficiente. Esses comediantes que vem se tornando reacionários estão, em primeiro lugar, atendendo demanda de mercado. O mundo ruma ao colapso com ascensão neonazi, mudanças climáticas, intensificação do neoliberalismo etc. Esse espírito do tempo se reflete nas obras até de autores que tinham outra visão. Somos só pessoas. Por isso é importante construirmos essa "posição sólida" que você falou mas enquanto sujeito político coletivo, englobar seu trabalho nisso. E quando falo coletividade não tô falando do twitter. To falando de seguir sua carreira se conectando com algo que é maior do que ela. Isso é tudo que hollywood, por exemplo, luta contra. Porque até filmes com teor revolucionário como Parasita e Judas e o Messias Negro alimentam uma impotência e melancolia que faz com que a gente saia da sala de cinema como um mini mártir com a migalha da razão

  • @helderibanez6915
    @helderibanez69156 ай бұрын

    Eu acho que o Marcelo Adnet tá na mesma vibe

  • @renatocosta5878
    @renatocosta58786 ай бұрын

    Não cheguei a ver o especial dele e nem pretendo, pela piada que você citou no vídeo achei irônico que um cara que sempre se vendeu como anti religião, sempre citou livros sagrados pra zoar o absurdo deles, agora usa eles pra direcionar a minorias invés das religiões que sempre foram o alvo dele (mesmo eu sendo ateu e concordando com ele, muitas vezes achava o ateísmo dele bem nível adolescente que segue a ATEA, um sentimento de superioridade com pessoas que tenham alguma fé que achava um pouco bobo) Mais um comediante que gostava que não soube acompanhar o tempo e agora é só um reacionário

  • 6 ай бұрын

    Já q vc falou q não é comum vc fazer resenha de especiais de stand up, ... então faça uma resenha de algum do Louie C.K.

  • @alanrezende9744
    @alanrezende97446 ай бұрын

    Gervais é um comediante sensacional! Assim como Chappelle! Ambos são homens de esquerda, com suas limitações. Ambos perderam a mão no seus últimos especiais. Gostei demais de vc ter lembrado do genial Norm McDonald. Esse é um cara que faz falta. Único!

  • @pablovillaca

    @pablovillaca

    6 ай бұрын

    Norm era meu comediante favorito. Disparado. Ainda é.

  • @alanrezende9744

    @alanrezende9744

    6 ай бұрын

    @@pablovillaca As inserções dele em programas de auditório, como no Conan O'Brien, são das coisas mais finas que a comédia produziu. Tanto aquele episódio com a Courtney Thorne-Smith, mostrando a velocidade de raciocínio cômico e o timing dele, quanto a "The Moth Joke", onde ele faz render um bloco de programa contando a piada mais simples do mundo, e enchendo linguiça com referências (engraçadas, não pedantes) de literatura russa. Aquilo ali é brilhante demais! E, é bom lembrar, Norm era um homem de direita. Tbm é meu favorito. Toda essa discussão da gente criticar a obra pelo viés político (que tá rolando nesse momento no seu Twitter) é tão superficial e mentirosa.

  • @guilhermeschenkel8669
    @guilhermeschenkel86696 ай бұрын

    ARMAGEDDON é maravilhoso do início ao fim. Vida longa e próspera a RICKY GERVAIS

  • @mattlow8074
    @mattlow80746 ай бұрын

    Do latim "Castigat Ridendo Mores" castiga os costumes os ridicularizando, acima de tudo eu acredito que o humor deve sim ser uma ferramenta de critica social, inclusive acho que quando ele o é, é onde ele brilha verdadeiramente, quando o humor ataca o oprimido apenas pelo choque, é apenas por views, por estar na mídia, e ser só mais um medíocre que se vale da indignação alheia para lucrar, é patético.

  • @ThallVic
    @ThallVic6 ай бұрын

    Eu já notava esses sentimentos de amargura e ressentimento no Gervais desde aquela época que ele apresentou os Globos de Ouro e viralizou só por falar mal de vários famosos, presentes ali na cerimônia ou não. Por mais que a intenção fosse criticar (merecidamente) várias problemáticas de Hollywood e alguns de seus nomes famosos, a impressão que ele me passou foi só a de um cara numa crise de meia-idade reclamando de tudo e falando ofensas, em sua maioria, puramente gratuitas.

  • @cavalca
    @cavalca6 ай бұрын

    Chegaste a assistir os últimos especiais do Louis CK? O que achou deles ?

  • @pablovillaca

    @pablovillaca

    6 ай бұрын

    Bem bons.

  • @cavalca

    @cavalca

    6 ай бұрын

    @@pablovillaca acho que valeria a pena fazer um vídeo sobre esses últimos especiais dele , discutindo inclusive o conceito de cancelamento. (O Gervais pode estar chorando, mas foi o Louie que de fato perdeu contratos e se tornou persona non grata em Hollywood). Claro que vai ter o carinho da torcida nos seus comentários.

  • @sillassantana3651
    @sillassantana36516 ай бұрын

    "Ok, Masters of comedy" Scott, Michael.

  • @ariamas8045
    @ariamas80456 ай бұрын

    Ricky está se tornando o tio das piadas do pavê... piada besta aquela do filme do cachorro...

  • @vamoarriba8281
    @vamoarriba82816 ай бұрын

    Insuportável esse humorista e stand up só tem reaça e gente tóxica

  • @TheGilzera
    @TheGilzera6 ай бұрын

    Cara...comecei a te seguir por esse video. Vi o especial pra puvir tia opiniao pq sempre achei ele um dos melhores. Vi, te ouvi, concordo em todas as criticas mas achei que voce explicou dimais algo que é só ruim. Comedia barata estilo danilo gentilli, pessimo. Dave chaple vale uma critica sua pq ele de fato me faz pensar e tira um riso sombrio de mim.o do rick eh tipo ver o bolsonaro no superpop. Valeu, novo seguidor aqui no youtube mas no insta te sigo faz tempo.

  • @richard6869
    @richard68696 ай бұрын

    Concordo muito com o que você disse mas o Bill Burr faz exatamente a mesma coisa kkkkk

  • @talesusde

    @talesusde

    6 ай бұрын

    comecei a ver um dos especiais do bill burr da netflix (o tiger alguma coisa)... até a parte que eu vi foi ele só criticando o feminismo. Eu tava achando sem graça e de mau gosto, dai parei de ver

  • @renatomism
    @renatomism6 ай бұрын

    Eu acho que fazer humor é uma profissão como qualquer outra. Se você é um segurança de supermercado e comete um abuso de força contra outra pessoa, deve ser punido de acordo. Da mesma forma, se você faz humor abertamente racista (pra dar um exemplo) que nem o racista Leo Lins, deve ser mesmo processado, preso etc conforme a lei. É muito ignorante e absurda a idéia de que alguém pode falar o que quiser por ser "humor" como se humoristas de stand-up estivessem acima do bem e do mal.

  • @renatosiqueira1834

    @renatosiqueira1834

    6 ай бұрын

    Ah, cara, não...

  • @paulocarvalheira8694
    @paulocarvalheira86946 ай бұрын

    É muita presunção

  • @aliceanp6
    @aliceanp66 ай бұрын

    Já viu os da Hannah Gadsby? São muito melhores que qualquer um do Gervais

  • @paulordrg

    @paulordrg

    6 ай бұрын

    Eu não li isso, não é possível hahahahahahahahahahhahaa que surreal!!!!!

  • @rickplay8234

    @rickplay8234

    6 ай бұрын

    ​@@paulordrgsurreal isso né ? 😂😂😂

  • @paulordrg

    @paulordrg

    6 ай бұрын

    @@rickplay8234 gosto é gosto, mas achar Hannah Gadsby melhor que Ricky Gervais é complicado!

  • @professorderoteiro
    @professorderoteiro6 ай бұрын

    Tanto o Ricky quanto o Chris Rock erraram ao usar referências muito antigas: Old Yeller e aquele filme (Até o limite da Honra) da Demi Moore respectivamente. Comediantes precisam estar antenados. Por isso curto o Bill Maher mais nesse quesito. Dificilmente ele pega algo antigo para criar comparações cômicas ou servir como referência na construção de uma piada.

  • @homerojunior871
    @homerojunior871Ай бұрын

    11:40 ... Pablo, só um adendo, a comunidade trans não trabalha em cima do conceito de sexo, mas sim Gêneros. Desde Margareth Mead e Simone de Beauvoir esse conceito é trabalhado. Sexo são três na verdade, é feminino (XX) e masculino (XY) e o intersexo (todos os que não são XX ou XY.) ou seja, um conceito especificadamente biológico.

  • @dalsonhelton
    @dalsonhelton6 ай бұрын

    Parecem umas crianças mimadas que batem o pezinho quando são contrariadas. Uma pena. Abraços, Mestre.

  • @feliperochafel
    @feliperochafel6 ай бұрын

    Eu adorei o especial, ri pra caramba e lamentei que humoristas não tenham essa liberdade no Brasil.

  • @marianasimal
    @marianasimal6 ай бұрын

    Eu amo o Ricky variando entre o humor depressivo e o roasted típico americano. Achei ótimo quando em um especial ele brincou com a plateia falando sobre como naquela noite todo mundo riu de todas as coisas "erradas" do mundo, pq entenderam que era piada e não precisava se ofender. Devia ter ficado por ali. Me dá alívio ver alguém falando a mesma coisa. Independente de ter graça ou não, é cansativo, repetitivo, desnecessário. Já tinha passado a mensagem antes. Podia ter focado nas piadas sobre ele ser "minoria" (milionario) ou em coisas de Hollywood... até as histórias de família dele são ótimas. Mas não acho que ele seja burro. Não surgiu do nada. Fez o que fez como estratégia pra alguma coisa. Nem que seja pra sair de cena.

  • @robertoratautas2171
    @robertoratautas21716 ай бұрын

    Eu adoro o Ricky Gervais, acho que este especial é inferior aos demais , porém não concordo com a sua opinião. Para ser engraçado ele deveria ser pobre?

  • @faaug
    @faaug6 ай бұрын

    Nossa, tive a mesma impressão Pablo….. Sempre confiei em tudo que o Gervais fazia, mas esse me forcei a terminar, incrédulo com o que tava vendo. Que morte horrorosa a do Gervais. 🤦🏽‍♂️

  • @joao_opassaro

    @joao_opassaro

    6 ай бұрын

    Nossa, eu nem terminei de assistir de tão ruim kkkkkk

  • @ericopires9133
    @ericopires91334 ай бұрын

    Esse negocio final explicado ja ta um saco

  • @walfredossg
    @walfredossg6 ай бұрын

    O cara virou simplesmente um militante.

  • @regisviegas5257
    @regisviegas52576 ай бұрын

    Pode ter certeza que daqui a pouco vai aparecer falando que se converteu, encontrou Jesus

  • @ampdtbaqf330
    @ampdtbaqf330Ай бұрын

    Vídeo totalmente voltado para a turminha woke. Só vai atrair aplausos de sua turminha organizada.

Келесі