Plano de saúde deve cobrir o rituximabe para tratar a miopatia inflamatória mesmo sendo off label?

Pacientes com miopatia inflamatória têm como opção de tratamento o rituximabe, porém os planos de saúde costumam recusar o custeio do medicamento.
A principal alegação das operadoras é de que este é um tratamento experimental, já que não há indicação em bula, e, portanto, sem cobertura obrigatória. Mas esta é uma recusa indevida, já que tratamento fora da bula (off label) nada tem a ver com tratamento experimental, que é aquele para o qual não se tem qualquer evidência científica de sua eficácia.
A bula do rituximabe não prevê o tratamento das miopatias inflamatórias, mas há vários estudos cientificos que atestam a eficácia do uso do medicamento nestes casos.
As miopatias inflamatórias, como a dermatomiosite e a polimiosite, são doenças autoimunes caracterizadas por inflamação e debilidade muscular. Elas são geralmente tratadas com corticosteroides e imunossupressores.
O rituximabe tem mostrado eficácia em alguns estudos para o tratamento de miopatias inflamatórias, especialmente em pacientes que não respondem bem a outros tratamentos. Ele é um anticorpo monoclonal que é direcionado contra a proteína CD20, presente na superfície das células B. E acredita-se que o benefício do rituximabe no tratamento das miopatias inflamatórias seja por meio da depleção de células B, que desempenham um papel na resposta imunológica que conduz à inflamação muscular.
Portanto, mesmo sendo off-label e, até mesmo, um tratamento não listado no Rol de Procedimentos e Eventos da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), é possível buscar a cobertura do rituximabe para miopatia inflamatória pelo plano de saúde, conforme determina a Lei dos Planos de Saúde.
E é sobre isto que o professor de Direito Médico e Hospitalar da pós-graduação da USP de Ribeirão Preto e advogado especialista em ação contra planos de saúde, Elton Fernandes, fala neste vídeo. Assista e entenda o que fazer caso a operadora se recuse a fornecer o rituximabe para o tratamento da miopatia inflamatória.
Não importa o nome do plano de saúde, tampouco se é um plano empresarial, individual, coletivo por adesão como os planos da Qualicorp, se é um plano familiar ou autogestão, tampouco se a operadora de saúde é a Bradesco, Sul América, Unimed, Cassi, Cabesp, Notredame, Intermédica, Allianz, Porto Seguro, Amil, Marítima Sompo, São Cristóvão, Prevent Senior, Hap Vida ou qualquer outra, pois havendo indicação médica será possível lutar pela cobertura do rituximabe mesmo fora das situações elencadas pela ANS, se a recomendação médica estiver baseada em ciência.
Quer saber mais sobre a cobertura do rituximabe pelo plano de saúde? Leia também este artigo em nosso blog: www.eltonfernandes.com.br/pla...
#rituximabe #planodesaude #miopatia #roldaans #medicamento #advogadoespecialista #eltonfernandes
Siga nossas redes sociais e visite nosso site:
▷ Facebook: / eltonfernandesadvocacia
▷ Instagram: / eltonfernandesadvogados
▷ Site: www.eltonfernandes.com.br
Entre em contato:
▷ E-mail: contato@eltonfernandes.com.br
▷ Telefone: (11) 3141-0440
▷ WhatsApp: (11) 97751-4087
O escritório do advogado Elton Fernandes é inscrito na OAB/SP sob n.º 16.616, é especialista em ações contra planos de saúde, SUS, Direito Médico e Hospitalar, seguros etc.

Пікірлер: 18

  • @marcelorodriguesdacosta8688
    @marcelorodriguesdacosta86885 ай бұрын

    Como o Dr. disse: "Experimental é aquilo que não tem qualquer evidência científica. "

  • @terezinhafernandespereira1606
    @terezinhafernandespereira16068 ай бұрын

    Boa tarde, eu preciso tratar a fibromialgia severa que tenho com canabidiol. Quero saber se u unimed campinas e Obrigada a cobrir,?

  • @concurseira
    @concurseira9 ай бұрын

    O que o senhor poderia dizer sobre o Rituximabe para GESF?

  • @Simone3013
    @Simone30136 ай бұрын

    DR Poderia fazer um vídeo sobre o reajuste no plano de saúde para 2024?

  • @EltonFernandesAdvogados

    @EltonFernandesAdvogados

    6 ай бұрын

    Faremos

  • @siliovieira9736
    @siliovieira97366 ай бұрын

    Dr. Elton, parabéns pelo profissional e excelente trabalho de esclarecimento acerca das nuances que envolvem os Planos de Saúde, importantíssimo e angustiante problema que aflige os segurados, em especial, os idosos e possuidores de doenças preexistente. Assim, gostaria de perguntar se posso pleitear na Justiça, mesmo tendo um plano coletivo, revisão dos reajustes anuais que venho sofrendo, os quais, nos últimos dois anos, ficaram em torno de 40%?

  • @EltonFernandesAdvogados

    @EltonFernandesAdvogados

    6 ай бұрын

    Tem que procurar advogado pra rever esse aumento. Uma análise profissional pode dar jeito. E, sim, isso não impede a liberação de tratamento

  • @siliovieira9736

    @siliovieira9736

    5 ай бұрын

    Sou de Recife-PE. O Sr. poderia indicar algum Advogado especialista nesse tipo de ação judicial

  • @EltonFernandesAdvogados

    @EltonFernandesAdvogados

    5 ай бұрын

    @@siliovieira9736 o processo é on line em todo país. Qualquer advogado especialista pode ajudar. Mas eu tenho bons alunos aí como Luciano Gomes ou a Marília Carvalheira, por exemplo

  • @dannybrito959
    @dannybrito9598 ай бұрын

    Dr. Tenho uma dúvida: possuo um plano de saúde individual a mais de duas décadas e ao contrata-lo optei a pagar um aditivo de obstetrícia. O tempo passou e eu não tenho mais idade e nem quero ter mais filhos, quero saber se é possível retirar esse adicional do meu plano de saúde por via judicial . liguei para operadora e ela disse que como não comercializa mais planos individuais não tem como retirar esse adicional.

  • @camiladacostaferreira5509
    @camiladacostaferreira55096 ай бұрын

    Meu esposo me incluiu no convênio da empresa que ele trabalha e entrei com carência, convenio notredame, meu parto esta para o mês 8, e a carência de parto é mês 9, é possivel eles aceitar fazer o parto ? Quebrar a carência

  • @neiltonalves3150
    @neiltonalves31506 ай бұрын

    Boa tarde, Dr. A empresa onde eu trabalho iniciou o processo de renegociação para o reajuste anual do plano odontológico em setembro de 2023 e só finalizando em dezembro de 2023, tendo um reajuste de 78,87%. Agora eles estão querendo cobrar esse retroativo dos colaboradores desses 3 meses que gastaram de renegociação! Isso é juridicamente correto? Desde já, muito obrigado!

  • @EltonFernandesAdvogados

    @EltonFernandesAdvogados

    6 ай бұрын

    Se foi convencionado que os empregados pagam o plano, pode ocorrer

  • @Geovanemelo944
    @Geovanemelo9446 ай бұрын

    Dr atualmente o rol de procedimentos da ans é taxativo ou exemplificativo?

  • @EltonFernandesAdvogados

    @EltonFernandesAdvogados

    6 ай бұрын

    Exemplificativo

  • @TheDraggneeel
    @TheDraggneeel7 ай бұрын

    Olá, cancelei hoje meu plano dia 12/12/23 e o boleto do mês anterior tem vencimento dia 15/12/23, devo pagar esse boleto ou não? tem risco de não pagar e a empresa me processar? obrigado!

  • @EltonFernandesAdvogados

    @EltonFernandesAdvogados

    7 ай бұрын

    Depende do tipo de plano de saúde. Se for empresarial irão cobrar

  • @TheDraggneeel

    @TheDraggneeel

    7 ай бұрын

    @@EltonFernandesAdvogados É plano familiar