Patrimônio Mundial / World Heritage in Brazil: Paisagens cariocas do Rio de Janeiro

Paisagens cariocas do Rio de Janeiro
Uma natureza exuberante e deslumbrante foi o que os europeus encontraram quando, no século XVI, avistaram a Baía de Guanabara e fundaram a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.
A cidade se estende desde as montanhas do Parque Nacional da Tijuca até o oceano Atlantico, com montanhas arborizadas e formações geológicas, como o Pão de Açúcar, característica de esta paisagem espetacular. Os jardins botânicos de 1808 e as paisagens de Copacabana exemplificam a cultura da vida ao ar livre.
Além da sua beleza natural, Rio se destaca pela sua riqueza cultural com sítios e monumentos de exceção, tais como o Cristo Redentor, escultura monumental que domina a cidade, o Teatro municipal ou o Museu Nacional. Ao longo dos anos, o Rio de Janeiro foi uma fonte de inspiração para muitos artistas, que fazem da cidade tema de suas obras não apenas na pintura, mas também na música ou na poesia.
A cidade do Rio de Janeiro passou, em 1o. de julho de 2012, a ser a primeira área urbana no mundo a ter reconhecido o valor universal da sua paisagem urbana. Sua inscrição na categoria de Paisagem Cultural, pelo valor universal excepcional, foi um passo importante para consolidar as ações de proteção e preservação de uma interação única entre a cultura e a natura, em uma metrópole densamente ocupada.
Fonte e mais informações: portal.iphan.gov.br/pagina/det...
Informations en Français: whc.unesco.org/fr/list/1100

Пікірлер