O engenheiro que virou Uber no Brasil

Em nosso curso percorremos a história das ideias econômicas sobre a riqueza “invisível” das nações: o conhecimento. O incrível avanço da ciência e da tecnologia nos levou do motor a vapor à eletricidade, do transístor aos semicondutores e do computador à inteligência artificial. A humanidade sempre dependeu do conhecimento para dar saltos qualitativos na organização econômica. A história econômica das nações é a própria evolução do conhecimento aplicado à produção, ao comércio e às finanças. Neste sentido, aprender significa assimilar as forças da realidade e submetê-las ao domínio da razão humana. Para o bem ou para o mal, o conhecimento é o motor invisível da prosperidade econômica. Na marcha do desenvolvimento das nações, é preciso correr muito para manter a sua posição. Quem custa a aprender, fica para trás. O Brasil deixou de aprender a partir dos anos 1980 e, desde então, vem “esquecendo” as competências produtivas que lhe garantiriam um destaque proporcional às suas grandeza territorial e riqueza natural. A partir de experiências internacionais de sucesso de políticas industriais e de pesquisa e desenvolvimento, o curso aponta os erros que o Brasil cometeu, bem como os acertos que não prosperaram e por quê. Fugindo de polarizações ideológicas simplistas, argumentamos que uma combinação dinâmica entre mercado, Estado e sociedade civil é fundamental para canalizar a energia social rumo à expansão das capacidades tecnológicas do país. Uma estrutura produtiva mais sofisticada gerará empregos de melhor qualidade, capazes de aproveitar os investimentos em educação que os cidadãos tão arduamente fizeram. O resultado é maior bem-estar com menor desigualdade e mais oportunidades para todos os que cooperam pela prosperidade coletiva.
Curso EAD Online Brasil não aprende: www.paulogala.com.br/novo-cur...

Пікірлер: 300

  • @caiopi1732
    @caiopi17323 жыл бұрын

    Esse título é pra mim kkkkk... Sou engenheiro civil formado, AutoCad, Excel avançado, falo inglês fluente ( faço curso há 4 anos ) e não consegui entrar na área. Não trabalho no Uber mas trabalho em uma área totalmente diferente da construção civil. Ganho cerca de 3 mil por mês. Creio que pra minha formação é um salário baixo mas levando em consideração a atual conjuntura kkkk... Sinceramente só não meto o pé do Brasil porque minha esposa não quer , se ela topasse, eu já tinha ido embora.

  • @eric18993

    @eric18993

    3 жыл бұрын

    Você trabalha no que? O diploma de engenharia civil te ajudou de alguma forma?

  • @caiopi1732

    @caiopi1732

    3 жыл бұрын

    @@eric18993 a mim até o momento não ajudou de nada . Me formei em 2017. Há quase quatro anos não colhi os quase 100 mil reais gastos na faculdade. Se soubesse que seria assim tinha feito um curso mais barato e mais fácil só pra ter o ensino superior mesmo rs

  • @douglasgiarletti7910

    @douglasgiarletti7910

    3 жыл бұрын

    Sou formado em design, mas pego muito trabalho pra fora do país, se dependesse do país eu estaria ferrado, mas se pudesse voltar no tempo nunca teria feito faculdade pois não faz a menor diferença. Só perdi tempo.

  • @caiopi1732

    @caiopi1732

    3 жыл бұрын

    @@nc4717 não troco não. Essa mulher salvou minha vida e outra , não sou seu amigo !

  • @nathanneiman

    @nathanneiman

    3 жыл бұрын

    @@caiopi1732 O cara está com ciúmes da tua mulher...deve ser Bolsominion.

  • @robsonlalunadicola7473
    @robsonlalunadicola74733 жыл бұрын

    Sou Engenheiro aposentado. Trabalhei durante décadas no setor de Papel e Celulose. Ultimamente, algumas grandes empresas foram vendidas para corporações estrangeiras. E algumas fecharam. Com isso, cargos altamente qualificados deixam de existir, ou serão ocupados por estrangeiros! Em breve, seremos o país de vendedores de água de coco e varredores de rua!

  • @diegosantosmoto

    @diegosantosmoto

    3 жыл бұрын

    Falou tudo!!!

  • @nathanneiman

    @nathanneiman

    3 жыл бұрын

    Estamos trocando bolo de pote por corte de cabelo, pastel, hambúrguer e coxinhas. É o fim do mundo. A extrema-direita brasileira é uma merda.

  • @alexandrecosta5982

    @alexandrecosta5982

    3 жыл бұрын

    Lamentável um país com potencial do Brasil não investindo no conhecimento e a tecnologia . Isso é ruim estamos ficando para trás não produzimos nenhuma tecnologia nacional e depender da tecnologia de outros países e ficar na eterna pobreza.

  • @PAVLVS81

    @PAVLVS81

    3 жыл бұрын

    Mas o povão tá preocupado com comunistas e fascistas, né? Os nobres do congresso das câmaras estão ganhando muito bem independente do partido político. A tendência para a próxima década é o povo ser semelhante aos dalits indianos governados por um punhado de corruptos que seguem as ordens de meia dúzia de "iluminados". Não queriam liberdade? Democracia? Agora aguentem as consequências.

  • @PAVLVS81

    @PAVLVS81

    3 жыл бұрын

    Só Boulos e seus híbridos da iniciativa privada salva! Só a pelegada rato de laboratório dos imperialistas malvadões para fazer do Brasil uma versão tropical da Dinamarca. Quem manda o populacho não "saber" votar.

  • @alexandrefrias2147
    @alexandrefrias21473 жыл бұрын

    Outro dia peguei um Uber com um cara com 15 anos de experiência no setor de semicondutores. Bizarro.

  • @tygoufaynanchal3903

    @tygoufaynanchal3903

    Жыл бұрын

    Meu chapa que absurdo. Um sujeito com experiência em um setor desses dirigindo Uber no Brasil. Esse país é uma podridão sem fim.

  • @redpillscholar560
    @redpillscholar5603 жыл бұрын

    Moro no exterior desde 1989, mas tenho muitos familares desde engenheiros, quimicos, biologos e geologos que agora viraram todos motorists de Uber. E mesmo assim estão passando necessidades. Tambem tenho dois primos que só conseguiram seguir as suas carreiras saindo do Brasil.

  • @andregorzizailjuszyk3167

    @andregorzizailjuszyk3167

    3 жыл бұрын

    Aqui tá complicado, muito complicado.

  • @anselmobatista4864
    @anselmobatista48643 жыл бұрын

    Não sou formado em engenharia, mas me formei em Gestão Financeira, curso completamente inútil que nem edital de concurso nenhum pede, deveria ser até proibido oferecer esse tipo de curso se bem mesmo os concursos públicos aceitam ele em seus editais, por sorte que não paguei nenhum centavo para me formar nessa bagaça pois era bolsista na universidade que cursei, por essas e outras consegui emprego nenhum com esse curso e nem procuro mais nessa área pois perdi qualquer perspectiva de conseguir. Agora recém terminei minha segunda graduação , fiz um concurso ainda no 6 semestre e fui aprovado para professor de uma cidade perto aqui, salário muito baixo e minha colocação não ficou das melhores, o negócio é seguir tentando nessa outra área, agora trabalhar de Uber no Brasil é algo que eu não tenho coragem e nem quero, entendo quem trabalha e gosta, mas eu entraria em depressão, acho uma tremenda exploração essas áreas, tanto que até conceito sociológico viraram como símbolo da precarização do trabalho, "uberizacao do trabalho", além dos trabalhadores serem super explorados, arriscam suas vidas diante das cidades violentas que temos, a situação está cada vez pior para as pessoas no sistema capitalista.

  • @hipocritabr7640

    @hipocritabr7640

    3 жыл бұрын

    vc notou que o concurso hj em dia ta super valorizado, somente os melhores estão entrando, justamente porque a iniciativa privada no Brasil ta falida. Mesmo fazendo um concurso que ganha menos ainda sim a concorrência ainda é alta

  • @agt3996

    @agt3996

    3 жыл бұрын

    Amigo concursos da area fiscal aceitam gestão financeira sim. Pois é um curso tecnológico

  • @MatheusFinanci

    @MatheusFinanci

    4 ай бұрын

    Amigo me desculpa sério, mas achei mt engraçado o seu relato 😂😂😂.

  • @Rein270
    @Rein2703 жыл бұрын

    Show de aula, explicou de maneira simples e clara todo o problema dos empregos no pais. Enquanto o governo esperar que o mercado resolva isso o desemprego cresce.

  • @artefalada1968
    @artefalada19683 жыл бұрын

    Um curiosidade aleatória, esse termo x que virou suco vem do nome de um filme brasileiro O Homem que virou suco (João Batista de Andrade 1981), que basicamente retrata um nordestino que é tragado pela cidade de São Paulo.

  • @vitoramorim9641

    @vitoramorim9641

    3 жыл бұрын

    Que legal. Valeu 👏🏻

  • @nalnaldi5237

    @nalnaldi5237

    3 жыл бұрын

    E sustenta toda a família lá no NE

  • @anselmobatista4864

    @anselmobatista4864

    3 жыл бұрын

    Baita filme! Representa muito a questão da exploração e desumanização a que são submetidos os trabalhadores nordestinos que migram para grandes cidades

  • @silasemerichfuser5153
    @silasemerichfuser51533 жыл бұрын

    Um vídeo que amplia o entendimento em relação aos caminhos para o desenvolvimento do país. Como professor achava que era só prover uma educação de qualidade que resolveria nosso problema. Faz muito sentido o que vc diz!!! 👏👏👏

  • @denilson131
    @denilson1313 жыл бұрын

    Ficou vendo esses vídeos, me dá uma tremenda depressão!!!! Infelizmente estamos nessa bipolarização obtusa; do esse rouba, do aquele não rouba! Triste realidade! Como diz a piada: o Brasil no passado era o país do futuro; Hoje o Brasil é o país do futuro; E no futuro, o Brasil continuará sendo o país do futuro!!!!

  • @andrehoffman6887
    @andrehoffman68873 жыл бұрын

    Ainda seremos colônia por longas décadas

  • @slffeliciano773
    @slffeliciano7733 жыл бұрын

    Anos 90: fechou a indústria, desempregou...mas para o governo/empresários o desempregado era alguém desatualizado, que não estudou, não se especialuzou...logo, era culpado. E agora, em plena pandemia/2021, resurge essa explicação para o desenprego.

  • @diegosantosmoto
    @diegosantosmoto3 жыл бұрын

    Excelente explicação, excelente vídeo! Fica mais interessante quando a gente mescla esse conhecimento de economia com a geopolítica. Existe um esforço enorme em impedir que países como o Brasil se desenvolvam e criem suas próprias empresas, vimos a sabotagem contra a gurgel, vimos a lava jato, comandada pelos eua, para destruir as empresas de engenharia nacional. Henry Kissinger uma vez disse algo assim: não podemos permitir um novo Japão na América do Sul. De fato, sempre que o Brasil mostra a cara, mesmo timidamente, uma instabilidade política enorme destrói tudo q estava sendo feito. Assim foi com Getúlio, com Geisel, até mesmo com o Lula, o mais tímido de todos em termos desenvolvimentista.

  • @epilpstd1

    @epilpstd1

    3 жыл бұрын

    Não querendo politizar e sim entender melhor. Me parece que casos recentes como o lava jato foram fruto do comportamento dos envolvidos e não de interferência estrangeira. Se houve interesse de poderes externos em nos prejudicar, bastava um empurrãozinho de leve visto que o estrago todo foi feito por brasileiros. A corrupção brasileira nos torna um alvo fácil. A acrescento que isso vale para todos os espectros políticos, direita ou esquerda.

  • @Maneca471

    @Maneca471

    3 жыл бұрын

    @@epilpstd1 Daniel, tb sem entrar em partidarismos, mas a corrupção sempre existiu em todos os governos, assim como nos diversos países. A meu ver, houve foi uma instrumentalização do combate ã corrupção visando colocar no poder jm segmento político submetido completamente à hegemonia (decadente) dos EUA. Essa estratégia de utilizar o judiciário para derrubar governos que nao interessam ao império tem sido muito utilizada ultimamente, em diversos países do mundo, e sempre a favor de facções que se submetem servilmente a Washington, como tem sido o caso no Brasil com Temer e agora com Bolsonaro.

  • @diegosantosmoto

    @diegosantosmoto

    3 жыл бұрын

    @@panxd26 com certeza

  • @baiano7410

    @baiano7410

    3 жыл бұрын

    Lula era mais um liberal, só teve êxito,por causa Do boom das coomodites

  • @rickdl5022

    @rickdl5022

    2 жыл бұрын

    Alto lá q essa crise começou com Dilmanta q quebrou o Brasil de tanto tirar dinheiro daqui pra mandar pra Cuba e Venezuela, foi ali q a indústria brasileira começou a desmoronar.

  • @RyanGregorio8
    @RyanGregorio83 жыл бұрын

    Paulo Gala é sensacional, parabéns pelo seu trabalho!

  • @isaqueferreira3405

    @isaqueferreira3405

    3 жыл бұрын

    Avante nacionalismo... Dr Enéas alguem se lembra!!

  • @robertosousa1037
    @robertosousa10373 жыл бұрын

    Estou formando em contabilidade e já tenho medo de virar um "auxiliar administrativo" que é um cargo para nível médio. Com todo respeito a área, mas o medo é de não atuar na área que estudei.

  • @Glazica

    @Glazica

    3 жыл бұрын

    Ola3 sou contadora e a unica chance de vc nao ser um auxiliar adm é concurso publico ou montar seu escritório, o q fiz mas resolvi sair da area pq pedem tanta especializaçao do contador mas nao querem pagar um preço justo. Contabilizei ta ai pra ferrar com a gente.

  • @PATRICIA-dy8rx

    @PATRICIA-dy8rx

    3 жыл бұрын

    @@Glazica Sempre que vejo comerciais da Contabilizei e penso: ' que solução prática ', em seguida lembro dos contadores profissionais e me arrependo de ter achado legal.

  • @costasouza4341

    @costasouza4341

    3 жыл бұрын

    Sou formado em contábeis. Lembre que ao se graduar em ciências contábeis existe um leque de opção muito variado para direcionar sua carreira. Ao contrário do que muita gente fala na Net você pode atuar em vários tipos de empresa e em várias funções diferentes, não apenas como contador. Eu por exemplo atuo com consultoria em uma multinacional. Lembre-se que a graduação é apenas o começo, continue investindo na sua formação com pós graduações etc... O conhecimento em idiomas pode levar a sua carreira pra outro patamar e lhe abrir portas em grandes empresas. Agora se vc formar e parar no tempo realmente vai ser auxiliar administrativo... Espero ter ajudado.

  • @wallassemonteiro3244
    @wallassemonteiro32443 жыл бұрын

    Estou na metade do curso de Engenharia Mecânica, e por esses e outros fatores às vezes me pergunto se vale a pena terminar... Brasil me desanima...

  • @edgardealmeidacabral3383

    @edgardealmeidacabral3383

    3 жыл бұрын

    Termine. Pode ser que as coisas melhorem mais a frente.

  • @wallassemonteiro3244

    @wallassemonteiro3244

    3 жыл бұрын

    Só não sai ainda pq é pública, e deu trabalho pra passar kkk

  • @gustavobenetti8952

    @gustavobenetti8952

    3 жыл бұрын

    Cara, eu fiz engenharia civil em pública e me arrependi...hoje trabalho dando aula na mesma universidade. Comecei licenciatura em matemática. Pelo menos dar aula eu sei kkkk

  • @wallassemonteiro3244

    @wallassemonteiro3244

    3 жыл бұрын

    @@gustavobenetti8952 Top kra... Q bom q vc encontrou uma alternativa!

  • @renankm5933

    @renankm5933

    3 жыл бұрын

    @@gustavobenetti8952 Cara, meu amigo fez o mesmo que você. Ele se formou na UTFPR em engenharia civil, mas não achava nenhuma vaga na área dele. Aí engatou um mestrado e começou a dar aula e ao mesmo tempo fazia curso de matemática. Mesmo assim, ele ganha pouco. Não é à toa que ele não quer mais saber de engenharia e agora está estudando para concurso.

  • @alexandreaugusto839
    @alexandreaugusto8392 жыл бұрын

    O sonho desse governo incompetente. Todo mundo sub empregado, sem proteção social e sem carteira de trabalho. Ganhando mal para caramba, trabalhando 20 horas por dias. E na sua folga você vai para uma igreja dar seu dízimo. Isso é o sonho desse governo.

  • @juliolana6074

    @juliolana6074

    3 ай бұрын

    Melhorou muito com o Lule da picanha né

  • @denisbezerra4867
    @denisbezerra48673 жыл бұрын

    A nossa economia é assim pq a elite economica do pais assim deseja. Não interressa a industrialização do pais. Não fazemos por falta de conhecimento, incapacidade intelectual ou o quer q seja. As coisas são assim pq quem nos governa assim deseja. Dito isso fica a pergunta. É possivel criar um país mais desenvolvido e com melhor distribuição de renda pelo trabalho com esa elite q temos? Teremos q repetir o Getulio Vargas ou na era contemporânea é possivel uma revolução social, nunca vista na historia humana, atraves do debate?

  • @sarafantucci8792

    @sarafantucci8792

    3 жыл бұрын

    Acho que é possível sim, só que trabalhadores estão do lado da Elite do Atraso ou seja vai levar tempo até essa onda de reacionarismo passe.

  • @yagodias5628

    @yagodias5628

    3 жыл бұрын

    @@sarafantucci8792 Kkkk o problema ta longe de ser a elite

  • @drifernandes600

    @drifernandes600

    3 жыл бұрын

    @@sarafantucci8792 verdade

  • @silva7206

    @silva7206

    Жыл бұрын

    É impossível. A elite América vive nos EUA, enquanto a do Brasil sonha em ganhar dinheiro aqui para morar lá, ou seja, quanto mais rápido eles poderem sugar da gente melhor.

  • @trmiranda2041
    @trmiranda2041 Жыл бұрын

    Sou técnico em uma grande empresa americana que trabalha diretamente para Petrobras, e vejo que a Petrobras e as demais empresas nacionais nao estão nem ai(não tem ambição); diferente das americanas e europeias do meu setor, que se "lançam" nas novas tecnologias!

  • @fodaseodinheiro
    @fodaseodinheiro3 жыл бұрын

    Eu sou da época que engenheiro virava fazedor de suco.

  • @porminuto7665
    @porminuto76653 жыл бұрын

    Ótimo vidro. Acrescentaria na equação o fator cultural: brasileiro ainda vive no colonoalosmo escravagista, que desvaloriza a mão-de-obra mas supervaloriza o bem. Isso acaba por normalizar o cenário apresentado no vídeo.

  • @gilbarros217
    @gilbarros2173 жыл бұрын

    Não há direitos trabalhistas para quem trabalha para a Uber, que não é proprietária de nenhum veículo.

  • @Kratos-jz9oj

    @Kratos-jz9oj

    3 жыл бұрын

    Certo que vou pôr na justiça do trabalho. E só arranjar um EMPREGO 😅

  • @jorgestark7819

    @jorgestark7819

    3 жыл бұрын

    @@Kratos-jz9oj tu é nojento

  • @felipeprado9606
    @felipeprado96063 жыл бұрын

    Nós temos que fazer uma campanha pro prof. Paulo Gala começar a ir nos programas mainstream como o my News ou os da JP, por exemplo. Pq simplesmente não há nada (ou quase nada) semelhante nesses programas em termos de discurso, e o discurso é fundamental na apresentação das ideias. Claro, primeiro precisamos saber se o professor tem interesse heh. Grande abraço e obrigado pelas aulas, prof. Paulo. Valeu 😉

  • @arildoalves478
    @arildoalves4783 жыл бұрын

    Excelente, Paulo Gala!

  • @DeyvsonMoutinhoCaliman
    @DeyvsonMoutinhoCaliman3 жыл бұрын

    Meu irmão é o contador que virou uber, rs. Agora ele trabalha como representante de vendas também.

  • @pepeka1772

    @pepeka1772

    3 жыл бұрын

    Ele vende Boticário, vende? Posta o catálogo no teu canal...

  • @yagodias5628

    @yagodias5628

    3 жыл бұрын

    @@solhando9054 Melhorou avida de todos kkkk O Pt foi um dos responsáveis por isso sua anta , abriu vaga em faculdades pra geral mais não envestiu em indústria ta ai o resuldado forma gente pra caralho e não tem empregro

  • @MrCarloscabe

    @MrCarloscabe

    3 жыл бұрын

    @@yagodias5628 A indústria e emprego bombavam na época do PT. todos que chegam ao poder desviam dinheiro. A diferença é a divisão de riqueza para o povo. Isso hj, não estamos vendo. Quem segura o governo atualmente é o agronegocio, que não emprega ninguem e vive de exportação devido ao dólar alto.

  • @Kratos-jz9oj

    @Kratos-jz9oj

    3 жыл бұрын

    @@yagodias5628 que mundo tu vive BOLSONARISTA? na época do PT, toda cadeia produtiva de engenharia civil, naval NUCLEAR tecnologia,etc ,estava em franco desenvolvimento. Vocês não admitem que o PT estava desenvolvendo o país e PIOR, vocês são POBRES e muitas vezes DESEMPREGADO e se acham " EMPREENDEDOR" vendendo balas. O erro do PT foi não conscientizar os trabalhadores, deixou achando que foi só " méritos". Aí aparece pessoas como tu só falando BOBAGENS.

  • @Kratos-jz9oj

    @Kratos-jz9oj

    3 жыл бұрын

    @@yagodias5628 SACO CHEISSIMO de bolsonarista como tu. Nem para escutar o vídeo tu PRESTA. Só te digo uma coisa, vocês pagar muito caro pela DESTRUIÇÃO do Brasil.... Isso eu prometo....😉😉😉😉😉

  • @cgtr32
    @cgtr323 жыл бұрын

    Baita professor. Gosto muito da didática do Paulo. Sabe explicar os conceitos, sempre contextualizando e dando exemplos reais, do cotidiano.

  • @andreluisferreiranasciment8745
    @andreluisferreiranasciment87453 жыл бұрын

    Passei na federal para eng. automotiva na UnB 2018 fui super criticado, mas depois desse vídeo abriu a minha mente, quando foi citado a cidade de Chicago... e também depois de ver um eng mecatrônico plantando batata o negocio é agroindústria mesmo Pqp. rsrs

  • @Souza-yg5xm
    @Souza-yg5xm3 жыл бұрын

    Ótima explicação!

  • @vargasmoco3070
    @vargasmoco30703 жыл бұрын

    Existem muitos vistos de trabalho sendo dado oara extrangeiros no setor de óleo & Gás, que não se justifica pois a engenharia brasileira domina todo o processo. A Europa faz reserva de mercado de trabalho para os europeus.

  • @wagnermenezes6263
    @wagnermenezes62633 жыл бұрын

    Uber ha 3 anos,trabalho das 17 as 00h em carro proprio e to na Praia de Férias,hehe

  • 3 жыл бұрын

    Economia de muamba...eu chamaria.

  • @DavidSilva-wi1gj
    @DavidSilva-wi1gj3 жыл бұрын

    Sou da Área de T.I não consigo entrar na área de T.I e Brasil viu abraços Paulo gostei muito da live com o André, esse Brasil tá uma vergonha uma vergonha a faculdade virou apenas um diploma de papel e nada mais infelizmente

  • @DavidSilva-wi1gj

    @DavidSilva-wi1gj

    3 жыл бұрын

    @DANIEL Irlanda falaram também

  • @ww_igor

    @ww_igor

    Жыл бұрын

    Cursou oq ?

  • @alexandrelander752
    @alexandrelander752 Жыл бұрын

    A questão não é "capital humano" , um chef de cozinha também precisa estudar muito para realizar sua profissão, a questão é a oferta e demanda. Ates de se formar em engenharia, deveriam estudar o mínimo de economia...

  • @MarcoAntonio-lc6hn
    @MarcoAntonio-lc6hn3 жыл бұрын

    Estamos passando por uma transformação imensa e o Brasil não se deu conta ainda

  • @victordias1840
    @victordias18404 ай бұрын

    No brasil também tem o engenheiro concurseiro, há um tempo atrás só entrava engenheiro na receita federal.

  • @cactus1lopes
    @cactus1lopes3 жыл бұрын

    O conhecimento já está na era da I.A quântica. Quem não estudar nessa área e afins, não terá emprego...

  • @vesti56

    @vesti56

    3 ай бұрын

    acabou todo o resto? kkkk aqui n é US

  • @alexandresebastiaos.desouz6844
    @alexandresebastiaos.desouz68443 жыл бұрын

    Obrigado.

  • @reinpcs
    @reinpcs2 жыл бұрын

    18:15 sem indústria, sem desenvolvimento. N tem jeito. Brasil não aprende.

  • @leonardo5695627
    @leonardo56956273 жыл бұрын

    Tem tb o engenheiro q já começa a faculdade com a aspiração de ser operador de planilha no mercado financeiro :/

  • @gabslourenco8812
    @gabslourenco88123 жыл бұрын

    Bem explicada a análise da situação, mas o importante é: e faz o q a partir daí? Sinceramente, esperar q os agroboys comecem a investir em evolução tecnologia ou a "elite" economica desse país ponha dinheiro em pesquisa é como esperar que o rio suba a montanha. Qualquer pessoa q já tentou trabalhar com pesquisa nesse país sabe o inferno na terra q é, além do ranço cultural encrustado nas pessoas. Empresa br colocando dinheiro por 5 anos em algo q pode não dar resultado? Esquece Há alguns anos tentei ajudar trabalhando com um conhecido agronomo para implantar um sistema de drones para varrer a propriedade coletando dados da propriedade, ia economizar uma bolada de dinheiro e facilitar muito a vida dos trabalhadores. Ganha uma balinha quem acertar pra onde foi parar essa idéia dele. E aí? Como q vai resolver com um cenário desses? Alguma idéia?

  • @eduardomarcelino6087
    @eduardomarcelino60873 жыл бұрын

    Daqui um tempo so haverá motorista de app, entregador de app e emprego q é bom!!!!! viva o sub emprego.

  • @MrContador12345
    @MrContador123453 жыл бұрын

    Muito bom!

  • @Toupeiratpr
    @Toupeiratpr2 жыл бұрын

    Ví um depois dois vídeos seus e realmente estou gostando muito do seu canal +1 inscrito

  • @gabrielbissetti
    @gabrielbissetti3 жыл бұрын

    Queria ter visto essa aula em 2013 quando entrei na engenharia

  • @Gabrieldones
    @Gabrieldones3 жыл бұрын

    Sobre país rico fazer Uber e país pobre dirigir Uber, o Brasil "fez" um Uber. A 99 que, infelizmente, foi vendido, mas é brasileiro

  • @arthc_

    @arthc_

    3 жыл бұрын

    Outra "ideologia" do empresariado no Brasil: aumentar seu Equity para conseguir uma boa venda. Pior que não julgo. Faria o mesmo no lugar. Tem que ter muita coragem e competência pra bater de frente com multinacionais sem incentivo do governo brasileiro. Ainda mais porque os governos de fora protegem suas multinacionais. Não é jogo limpo não.

  • @telmabrito5729

    @telmabrito5729

    3 жыл бұрын

    @@arthc_ Perfeita observação.

  • @silva7206

    @silva7206

    Жыл бұрын

    O sonho do empresário brasileiro é ganhar dinheiro rápido para cair fora logo.

  • @edilsontavora9192
    @edilsontavora91923 жыл бұрын

    A “democracia representativa” tem-nos dado a oportunidade de eleger governantes demagogos, inexperientes, incapazes, irresponsáveis e corruptos. Quem contrataria qualquer governador de estado brasileiro para ser o presidente de sua empresa?

  • @mauricio.bastos_
    @mauricio.bastos_3 жыл бұрын

    Então, Paulo. Boa tarde! Em primeiro lugar, parabéns pela perspicácia em "conectar as pontas". Se me permite, gostaria de fazer um comentário em relação a educação enquanto pilar. Quando fazemos um recorte e assumimos que a educação é aquela de nível superior, onde, por exemplo, formam-se os engenheiros e cientistas, em um cenário onde não há uma política de inovação, de tecnologia, de trabalho e de emprego dentro desse escopo amplo que estamos chamando de industrial, de fato, as probabilidades de que tenhamos "engenheiros que virem Uber" são bastante altas. Contudo, eu pergunto: quem são aquelas pessoas responsáveis por eleger os atores que devem estabelecer as políticas tecnológicas, de inovação, de trabalho e de emprego dentro desse espectro industrial? Quem são aquelas pessoas que, de fato, mobilizarão os interesses de quem os elegeram e, por conseguinte, estabelecerão tais políticas, as defederão em debates, votarão para os seus aceites e fiscalizarão a sua execução? Essas pessoas não vêm de outros continenetes ou de outro planeta. Para todos os casos, estamos diante de pessoas educadas informal, formal e moralmente dentro de um sistema educacional eficiente que envolve crianças, futuros pais, futuros políticos, futuros eleitores. Portanto, quando defendemos que a educação é o principal pilar, o recorte precisa ser mais amplo do que a educação que possui em seu núcleo de atividade a formação para o mercado de trabalho (superior, nível médio profissional ou tecnológico). A requerida e necessária orientação política que funcionará como principal vetor somente será estabelecida em um país verdadeiramente educado em sua maioria, mas o verdadeira problema é, como dito, anterior a esse conjunto político. Basta observar os exemplos mundiais. As orientações políticas que "puxam a economia industrial para cima" estão presentes em países cujos indicadores educacionais são superiores. Não ao contrário. Para continuar com o exemplo dos países nórdicos: por lá, trabalha-se com a premissa de que a qualidade da educação que recebe uma criança não deve depender da sua situação econômica. Passadas algumas décadas, seguindo tal premissa, melhores políticas de Estado surgem. E aí, a gente consegue entender porque usamos as máquinas lá fabricadas para colher e beneficiar primariamente nossa soja, extrair nosso minério e furar nossos túneis. A educação fundamental básica pública precisa contar com profissionais melhores remunerados (por que não remunerar os professores como médicos?), gestão eficaz, infraestrutura, metodologia revisada constantemente, orientada para a formação crítica e autônoma. A educação fundamental de segundo segmento (média e profissional) precisa estar orientada por projetos, para o empreendedorismo (de verdade). A educação superior precisa absorver de forma legítima a ciência, a tecnologia e a sociedade (CTS). Um abraço!

  • @leonardo5695627
    @leonardo56956273 жыл бұрын

    Obs: pelo menos na área de programação de software a demanda tem sido maior q a disponibilidade de profissionais.

  • @ERRO403
    @ERRO4033 жыл бұрын

    Natalia Arcuri vendo esse vídeo: " A solução é: vamos poupar e fazer/ vender bolo de pote!". Att Gerson Ravv

  • @alves55735

    @alves55735

    3 жыл бұрын

    Trágico, mas é verdade kk. Para esse influenciadores de investimento, o problema é vc que não trabalha 21h por dia, não faz um a mais, não dá um gás... Arcuri é a mesma que disse que não devemos fazer caridade, pois isso nos custa dinheiro. "Pra quê vc doar suas roupas? Para de ser trouxa, não tenha vergonha e venda no brechó assim você ganha uma grana". É chocante, mas de fato ela falou isso! Então, nada não me surpreende saindo dali

  • @Zerradable

    @Zerradable

    3 жыл бұрын

    @@alves55735 eu doo roupas e livros há mais de 10 anos, eu eu posso te garantir que não ninguém vai passar frio ou deixar de ler se boa parte das pessoas passarem a vender parte de suas coisas em desuso/excesso. Para de ser cagador de regras, para de ser pior que um crente moralista insuportável. Párias que nem o Bolsonaro e o Trump se elegeram por causa de alucinados que nem tu.

  • @alves55735

    @alves55735

    3 жыл бұрын

    @@Zerradable eu? Kkk tu és esquizofrênico? Kkk quem tem mito aqui não sou eu não, é vc que idolatra Nathália Arcuri da vida. Não consegue perceber nem a própria incongruência kkk

  • @Zerradable

    @Zerradable

    3 жыл бұрын

    @@alves55735 eu vou lá me preocupar com a "moral" de figura pública. O estereotipável aqui não sou eu não.

  • @orlindomachengo6556

    @orlindomachengo6556

    3 жыл бұрын

    Charlatã ao estilo Macedão e valdomiro

  • @fernandaminas9158
    @fernandaminas91583 жыл бұрын

    Ótimo vídeo, Paulo!

  • @1oetermo143
    @1oetermo143 Жыл бұрын

    Que aula

  • @Valestivalet1
    @Valestivalet13 жыл бұрын

    Perfeito, e aqui a estupidez da ignorância é tao poderosa que engenheiros ajudaram a acabar com os pricipios e o único governo que lhes deu trabalho como nunca aconteceu aqui. Sou engenheiro aposentado e vi e vivi estas fases

  • @rafaekhls

    @rafaekhls

    3 жыл бұрын

    Pois é, engenheiros/tecnicos bateram panela e louvaram a lava jato, hoje tal como uma criança inocente são incapazes de entendem o que as atingiu desde 2016...ainda vão votar para jogar uma pá de cal no próprio futuro

  • @jamesbasc4487

    @jamesbasc4487

    3 жыл бұрын

    @@rafaekhls PAC 1 da Dilma lenta, burocratica, corrupta PAC 2 lenta, burocratica, corrupta com obras inacabadas, Obras da Copa do Mundo - lenta, burocratica, corrupta , Olimpiadas - obras lenta, burocratica, corrupta ... sinceramente se engenheiros acham que o Brasil estava bombando nao passam de filhos da puta egoistas. Keynisianistas de merda..... PIB Brasil 2014 + 0,1 PIB Brasil 2015 negativo - 3,5 PIB Brasil 2016 negativo - 3,6 Detalhe o calculo do PIB de um país INCLUI GASTOS DO GOVERNO, ou seja, nem com todas essas obras pateticas burocraticas e inuteis o PIB cresceu.

  • @Valestivalet1

    @Valestivalet1

    3 жыл бұрын

    @@jamesbasc4487 E A TERRA É PLANA, nao é mesmo?

  • @arctecnologia1839
    @arctecnologia18393 жыл бұрын

    Tenho amigos com curso tecnico, duas graduações, inglês avançado e não encontram emprego por ter este nível. Até omitem as qualificações nos currículos.

  • @janmesontaz4475
    @janmesontaz44752 жыл бұрын

    Esse é o destino dos "genheiros" de "uniesquinas".

  • 3 жыл бұрын

    E Paulo, o que vc tem a dizer sobre as tais novas profissões do mercado digital? Hoje se fala e UX Designer, Desenvolvedore Programadores, etc. Olho pra essas profissões, mas a esmagadora maioria das startups são de alguma forma do setor financeiro(ou tentam se tornar fintechs). Nubank, PicPay, Ame Digital, Neon, Stone..enfim.

  • @camilaalencar1493

    @camilaalencar1493

    3 жыл бұрын

    Boa pergunta a sua. @ Paulo Gala por favor responde?

  • @silva7206

    @silva7206

    Жыл бұрын

    O negócio do brasileiro é tirar do lombo dos seus.

  • @hevean927
    @hevean9273 жыл бұрын

    Muitos especialistas dizem que o nome da instituição é como uma grife.. engenheiros do ITA e IME só se dão bem na vida...

  • @juliolana6074

    @juliolana6074

    3 ай бұрын

    Nada vê. Meu melhor amigo é Eng pela Mauá e mestre pelo ITA. Ficou 6 anos trabalhando como corretor de imóveis porque não achava emprego decente na área. Eu sou Economista e Eng por uma Federal de São Paulo e estou desempregado

  • @hevean927

    @hevean927

    3 ай бұрын

    @@juliolana6074 vejo que você não conhece o ITA ou IME, até pq ao formar a maioria ganha o cargo de PRIMEIRO TENENTE ENGENHEIRO, Mas quem não quiser o cargo, pega o diploma e procure seu rumo em outro lugar...

  • @hevean927

    @hevean927

    3 ай бұрын

    @@juliolana6074 e outra, mestrado ou doutorado pelo ita não significa que ele graduou engenheiro nessa instituição,, todo formado no ita pode escolher seguir o militarismo ou não...

  • @hevean927

    @hevean927

    3 ай бұрын

    @@juliolana6074 vejo que você não conhece o ita né, muitos optam pelo cargo de tenente engenheiro...

  • @alandalcol3871
    @alandalcol38713 жыл бұрын

    No Brasil a maioria dos engenheiros que conheço viram gestores, em outros países é assim?

  • @oanalistamilitartecnologia6057
    @oanalistamilitartecnologia60572 жыл бұрын

    O problema do Brasil é a1 tributação alta 2 corrupção 3 logística 4 instabilidade política 5 dívida pública 6 industrialização atrasada 6 bancos juros altos 7 falta de tecnologia e abertura de empresa tecnológicas 8 leis degradadas 9 mau distribuição de renda e programas sociais 10 falta de infra estrutura 11 falta de investimento público 12 concorrência desleal dos monopólios...

  • @tygoufaynanchal3903

    @tygoufaynanchal3903

    Жыл бұрын

    Brasil já está "morto" e ainda não sabe.

  • @nidomink4175
    @nidomink41753 жыл бұрын

    Brasil de Bolsonaro teremos miseráveis com MBA... Com a desindustrialização e sem investimento e ciências e tecnologia, sem respeito ao meio ambiente o Brasil vai para o buraco. Parabéns aos envolvidos!!!!

  • @odilonpereir1153
    @odilonpereir11533 жыл бұрын

    Turma do Uber elegeu um vereador em SP, só não avisaram a todos que ele é do MBL.

  • @RoggerdaSilva

    @RoggerdaSilva

    3 жыл бұрын

    Kkkkkkk

  • @Kratos-jz9oj

    @Kratos-jz9oj

    3 жыл бұрын

    Aaaa eu sei o enganador que e patrocinado pela PRÓPRIA Uber: Marlon. Conheço esse CANALHA há tempos. Tem outros como um tal de estelionatário Thomas. Hoje da curso de trader e o testa de FERRO de alguma empresa. Já colocou milhares de trabalhadores na miséria com esse trader trade ,sei lá como se escreve.

  • @odilonpereir1153

    @odilonpereir1153

    3 жыл бұрын

    @@Kratos-jz9oj ele mesmo, pessoal vai na lábia desse cara assim como na do MBL, só usando o trabalhador humilde e desinformado . Todos os trabalhadores precisam de direitos trabalhistas, coisas q esse caras odeiam.

  • @RoggerdaSilva

    @RoggerdaSilva

    3 жыл бұрын

    @@Kratos-jz9oj day trader?

  • @mauriciocaldogneto2807

    @mauriciocaldogneto2807

    3 жыл бұрын

    O Marlon só quer saber de promover o aplicativo dele e divulgar o canal, pouco fez pela categoria..... todas as vezes que nós nos mobilizávamos com reinvidicações, ele postava um vídeo indo contra nós. Agora conseguiu ser vereador e pouco vai fazer , dúvido que vá bater de frente com o Adilson Amadeu!

  • @youmetubeyou
    @youmetubeyou3 жыл бұрын

    O setor de serviços em sua maioria vive de importações e não produz dolares pelo contrario consome, o país não tendo uma divida em dolares pode ser uma vantangem mas também é uma desvantagem podendo desvalorizar a moeda, dificultando ainda mais a importação de bens de capital alimentando um circulo vicioso, se existe um emaranhado fiscal no brasil, isto pode ser a causa dos desinvestimentos e não salario dos trabalhadores, o que a politica fiscal faz é justamente compensar a escassez de dolares e desvalorização da moeda.

  • @fnc6005
    @fnc60053 жыл бұрын

    Essas tais fabricas que iriam empregar os engenheiros sao investimentos de longo prazo correto? Como vc financiaria isso sem poupança?

  • @backto90s24
    @backto90s24 Жыл бұрын

    Na verdade área industrial está uma porcaria, estás contratam quando querem, promovem funcionários sem critério nenhum, estão explorando ao máximo com salários baixos, horas e horas de trabalho, não te dá recursos, benéficos plano saúde e tal, maioria já está cortando ou já cortou. Isso vai de operário a engenheiro. Mas claro que para quem tem formação mais alta sofre mais como engenheiros, pq não consegue recuperar o investimento feito, seja tempo ou dinheiro

  • @joaopedrodacunharodrigues
    @joaopedrodacunharodrigues3 жыл бұрын

    Engenharia no Brasil só se da bem quem for do IME ou ITA

  • @tamuramariana

    @tamuramariana

    3 жыл бұрын

    Santa ignorância.

  • @ejkr3892
    @ejkr38923 жыл бұрын

    A quantidade de anúncios interrompendo o vídeo está insuportável . Para piorar, praticamente todos, são anúncios de charlatões vendendo fórmulas mágicas de enriquecimento rápido e fácil . Quiçá, mais uma prova do quanto a nossa economia está disfuncional .

  • @wesleyfernande

    @wesleyfernande

    3 жыл бұрын

    Se você usa celular, baixe o KZread Vanced. Aí você se livra dos anúncios. Bem simples.

  • @marcelofernandes4010

    @marcelofernandes4010

    3 жыл бұрын

    Assine o Premium e seja feliz. O KZread faz de propósito.

  • @andreprocopiogomes539

    @andreprocopiogomes539

    3 жыл бұрын

    Se no computador, baixe um addblock como extensão ou use o navegador Opera, que já tem adblock nativo.

  • @srkpeneloux1025

    @srkpeneloux1025

    3 жыл бұрын

    Use um navegador que bloqueia anúncios.

  • @pepeka1772
    @pepeka17723 жыл бұрын

    Paulo, Uber *não* é emprego. É trabalho. É "bico". Emprego é o que te oferece vínculo *EMPREGATÍCIO.* Trabalho e emprego são coisas imensamente distintas.

  • @marioluigi2995

    @marioluigi2995

    3 жыл бұрын

    Tu realmente acha que ele não sabe disso?

  • @pepeka1772

    @pepeka1772

    3 жыл бұрын

    @@volneyf1211 Sua definição está equivocada, pois com exceção do trabalho VOLUNTÁRIO, em ambos os casos ( trabalho e emprego ) o indivíduo oferece sua força de trabalho em troca de retorno financeiro, tendo em vista o fato de vivermos numa sociedade capitalista, onde o dinheiro é essencial à vida. O cara vendendo água no sinal, está desempregado, mas está trabalhando. A prostituta está desempregada, mas quando inicia a atividade sexual com um cliente, está trabalhando. O lavador de carros na rua está desempregado, mas quando começa a lavar um carro, está trabalhando. O motorista de Uber está desempregado, mas quando recebe uma chamada e vai atender um cliente, está trabalhando. Mas o bancário com horário para entrar e sair, carteira assinada e com vínculos empregatícios ( salário fixo, férias, 13º, hora extra e FGTS ), está *EMPREGADO.* Nenhuma dessas pessoas desempenha suas atividades sem intenção de obter retorno financeiro e o contrário só ocorre, quando há o trabalho voluntário, mas o mesmo é explicitamente discriminado pelo próprio ou pela associação/instituição que recrutou a referida força de trabalho.

  • @MrCarloscabe

    @MrCarloscabe

    3 жыл бұрын

    A pessoa percebe a diferença entre emprego e trabalho quando chega 50 e 60 anos e não tem mais aptidão para dirigir durante doze horas.

  • @sidvicious5859
    @sidvicious58593 жыл бұрын

    Há uns 5 anos eu ouvia liberais dizendo que engenheiro, advogado, etc., dirigiam táxi em Cuba. Hoje acontecem o mesmo no Brasil e eles dizem que é melhor isso do que passar fome. O meu caratismo dessa gente não tem limites.

  • @felipef650

    @felipef650

    3 жыл бұрын

    Se isso não estivesse acontecendo por causa da crise da Dilma e da superoferta de formação superior sem qualidade vc teria completa razão..

  • @sidvicious5859

    @sidvicious5859

    3 жыл бұрын

    @@felipef650 a culpa é do PT, claro...

  • @ateuquantico3699
    @ateuquantico36993 жыл бұрын

    Tenho formação em bacha. Física e química indústrial... ganho um salário mínimo e meio .... penso seriamente em pegar meu sofridos 230 mil de investimentos e pular fora do Brasil

  • @igorcarlos381

    @igorcarlos381

    3 жыл бұрын

    Melhor coisa que você faz,em qualquer país civilizado e minimamente descente você vai ter uma qualidade de vida sendo pobre,melhor que a classe média aqui.

  • @leonardodorneles4451
    @leonardodorneles44513 жыл бұрын

    Por que o Brasil deixou de investir na industria naval e petrolífera??? Eu mesmos sou inspetor de solda e to fazendo uber.

  • @nidomink4175

    @nidomink4175

    3 жыл бұрын

    Pq a intensão é entregar o petróleo e todos os processos de infra estrutura que o envolve pro mercado financeiro. EUA Os EUA faz guerra em qualquer país por petróleo, aqui no Brasil só precisou de um Juiz e um procurador para entregar a Petrobrás... Os patriotas de meia tigela. É só dá um.google e ver o qdo a Petrobrás começou a cair e o envolvimento da CIA com a farsa jato... Abram o olho. Triste realidade do Brasil colônia... Já foi o pré sal e o B.C quem vai mandar no Brasil é o mercado e não o Bolsonaro. Destruíram nossa Soberania e nossos empregos!

  • @nidomink4175

    @nidomink4175

    3 жыл бұрын

    @SørenCast Z Jura? O que vc me diz do envolvimento sem critérios e sem protocolos da farsa jato com a CIA? Desrespeitando todo um sistema judiciário brasileiro e a soberia Nacional. Isso não é conspiração isso está documentado é verídico é Real. Não é fake igual a mamadeira de piroca não kkkkkk www.conjur.com.br/2020-jul-01/ligacao-entre-lava-jato-fbi-vem-estreitando-2014

  • @lucaseilara

    @lucaseilara

    3 жыл бұрын

    @@nidomink4175 O brasil só produz soja, carne e vende minérios in natura; a desindustrialização está cada vez mais forte, não fazemos tecnologia e Engenharia não tem área para atuar. A civil, que se salvaria desse cenário, tem muita oferta de pessoas com diploma e a crise tmb atingiu esse setor, de modo que desde 2010 - com o estouro da bolha econômica - essa área só forma engenheiros e demite nesse setor. Ainda tem otimista q diz q vai melhorar...

  • @francisco.amorim
    @francisco.amorim3 жыл бұрын

    A solução do aplicativo Uber é relativamente simples, seria fácil ter "clones" dessas gigantes dos aplicativos no Brasil, desde que a regulação da defesa econômica funcionasse. É muito mais simples do que criar uma indústria de semicondutores, é praticamente mão-de-obra (temos em abundância técnicos e bacharéis em TI) e infraestrutura (barata, mesmo com câmbio alto). Com sorte, uma ou outra dessas empresas alcançaria o estrelato internacional, a exemplo do AliExpress e TikTok.

  • @SemNome-ds1qy
    @SemNome-ds1qy10 ай бұрын

    Bostil, eterno país do futuro.

  • @Ana.Lasecco
    @Ana.Lasecco2 жыл бұрын

    Embora eu não acredite que o agro vai "salvar" o Brasil, parece que há um equívoco na fala do Paulo, mencionou que a participação do agro é de apenas 6% no PIB brasileiro. Em vários informativos, de vários meios, falasse algo em torno de 25% de participação no PIB, por parte do agro. Alguém tem mais informações pra contribuir?

  • @Ana.Lasecco

    @Ana.Lasecco

    Жыл бұрын

    @@22BRCEU Papo furado do agronegócio! Florestas valem mais em pé, do que derrubadas. E se seguirmos exportando grãos e gado, sem agregar valor em produção tecnológica, seremos pra sempre um fazendão dependente do resto do mundo!

  • @nilsonmarambaia2485
    @nilsonmarambaia24855 ай бұрын

    Peguei dois ubers que eram formados em engenharia kkkkkkk que bosta belo futuro.

  • @arletefonseca7347
    @arletefonseca73473 жыл бұрын

    Estou adorando o canal mas tenho ouvido enquanto trabalho. O som é um pouco baixo

  • @históriadelascar

    @históriadelascar

    3 жыл бұрын

    Ou vc ta ficando surdo ;)

  • @arletefonseca7347

    @arletefonseca7347

    3 жыл бұрын

    @@históriadelascar pode ser...kkkk Talvez se o som fosse mais alto os semi-surdos como eu pudessem ouvir tbm. Os demais poderiam abaixar, se quisessem. Inclusão meu amigo! Kkkk

  • @ERRO403
    @ERRO4033 жыл бұрын

    No meu caso, sou o Desenvolvedor Java que virou michê no Arouche. Att Gerson Ravv

  • @tygoufaynanchal3903

    @tygoufaynanchal3903

    Жыл бұрын

    Estou estudando Java + Programação, mas já vi que a vida de Desenvolvedor de Software no Brasil é uma merd@.

  • @calobetorocha6125
    @calobetorocha61253 жыл бұрын

    O Brasil virou um grande Paraguai, vem tudo pronto da China, as i indústrias estão indo produzir lá. Temos muito potencial academico e técnico, mas o governo não estimula.

  • @luanfogazza2795
    @luanfogazza27952 жыл бұрын

    E se for formado eu facul top? USP, ITA, etc. Nem assim p achar emprego?

  • @melkdoria
    @melkdoria3 жыл бұрын

    Voces que sao Keynesianos deveriam falar sobre as implicações numa sociedade onde a media dos valores de salários é alto, pois significa produção , arrecadação e potencialização para que hajam políticas públicas que auto alimentam o sistema. No Brasil esse ciclo não existe, dai a convergência para a pobreza.

  • @hugogabriellimadossantos3092

    @hugogabriellimadossantos3092

    3 жыл бұрын

    Indústria nacional é a resposta

  • @jamesbasc4487

    @jamesbasc4487

    3 жыл бұрын

    @@hugogabriellimadossantos3092 kzread.info/dash/bejne/qXl6rqhtic6xk5M.html

  • @hugogabriellimadossantos3092

    @hugogabriellimadossantos3092

    3 жыл бұрын

    @@jamesbasc4487 obrigado pela intenção amigo mais já passei dessa fase de libertário, anarcocapitalismo, liberalismo e coisas parecidas hj estou na fase nacionalista que de todas é a que melhor já foi empregada.

  • @francisco.amorim
    @francisco.amorim3 жыл бұрын

    Problemas jurídicos com a Uber: 1) No lado do passageiro, quando este reclama, a Uber penaliza o motorista. Contudo, o passageiro sequer tem muitas opções de reclamar; o motorista, de se defender. 2) O motorista não pode escolher seu preço ou o passageiro; se recusar muitas corridas, é penalizado. O passageiro tem restrições parecidas. Do exposto, surgem implicações de direito do consumidor e de direito do trabalho: se a Uber apenas intermedia os negócios, como uma OLX (não cobra comissão, não se envolve com indenizações etc.), então o contato deveria ser direto entre passageiro e motorista na resolução de conflitos. Se a Uber apenas intermedia os negócios, novamente, o motorista deveria ser capaz de pactuar seus contratos diretamente com o passageiro, inclusive decidindo para quem quer vender seu serviço de "caronas remuneradas". Se ambas as pontas são consumidoras de um serviço (hipótese mais benéfica à Uber, pois escapa do debate de direito do trabalho), então há prejuízo ao passageiro-consumidor: este, limitado quanto ao rol de tipos de reclamação possíveis - violação ao dever de informar do CDC. O prejuízo ao motorista-consumidor é no sentido de não ter a oportunidade de se defender das acusações, novamente podendo acarretar violações ao dever de informar. Por fim, resta a discussão da regulação da defesa econômica. Em suma, temos 3 polos jurídicos em que parece haver omissão das autoridades na promoção desse debate: 1) direito do consumidor; 2) defesa econômica; 3) direito do trabalho (este pode ser descartado, se prosperar a tese de que o motorista é consumidor da Uber, e não empregado).

  • @rafaelmirandadasilva768
    @rafaelmirandadasilva7683 жыл бұрын

    E o caso do economista que virou KZreadr?

  • @rmm8738
    @rmm87383 жыл бұрын

    Nao consegui entender a analise sem a paridade do poder de compra?

  • @nilsonj.marambaia
    @nilsonj.marambaia5 ай бұрын

    Engenharia é ilusão

  • @gabrielfilgueiramari
    @gabrielfilgueiramari3 жыл бұрын

    Olá Paulo e demais. Bom dia. Gostaria de fazer uma pergunta de leigo e desculpe se ela for muito básica. Ao dar o exemplo comparativo do motorista de aplicativo no Brasil ou na Alemanha, o professor Paulo Gala disse que havia uma vantagem em ganhos econômicos em realizar a atividade na Alemanha - mesmo que a produtividade dos dois fosse a mesma. A maior remuneração em um território em detrimento de outro se justifica porque em algumas áreas houve um avanço no setor produtivo que impulsionou como um todo TODOS OS SALÁRIOS para cima. Fazendo uma avaliação bem literal disso, se todos os salários e ganhos forem empurrados para cima de forma proporcional por conta do setor produtivo, não haveria ganho real para o motorista de UBER. O seu suposto salário a mais seria corroído pela inflação. Não adianta o motorista do UBER ganhar cinco vezes mais na Alenmanha se o valor do aluguel de sua casa for também cinco vezes maior. Se torna um ganho virtual. Estou certo? Mas sei que essa é uma leitura LITERAL da proposição. O que ocorre eu acredito que ocorre é que o setor produtivo empurra os salários para cima mas de forma não-proporcional. O motorista na Alemanha continua recebendo menos que o engenheiro mas não tão menos quanto no Brasil. E, tão importante quanto, existe vagas disponíveis para engenheiros em Berlim... o que faz que a decisão de carreira entre motorista ou engenheiro por lá ter outro significado. Por que alguns crescimentos econômicos são absorvidos de forma desproporcional, enquanto outros de forma proporcional? Por que investir no setor produtivo iria se refletir em empregados com maior poder de compra ? Que mecanismos existem para direcionar esses ganhos dessa forma?

  • @igorcarlos381

    @igorcarlos381

    3 жыл бұрын

    Cara eu vou te falar a minha experiência, na Europa a desigualdade de salário entre profissões e cargos é infinitamente menor do que no Brasil e o poder de compra do dinheiro é muito maior também. Em Portugal que foi aonde eu morei por cerca de 5 anos, o salário mínimo hoje é em torno de 700 euros, tem subsídio de alimentação,de férias,natal, 13 e 14 e também alguns descontos, mas líquido fica em torno de 700 euros mesmo, o salário mínimo do Brasil tá em torno de 1100 reais, e digo que para você poder comprar o que o português compra com salário mínimo em Portugal, o Brasileiro teria que ganhar de 3 a 4 vezes.

  • @igorcarlos381

    @igorcarlos381

    3 жыл бұрын

    E sobre a desigualdade das profissões por exemplo, tive um amigo médico em Portugal, um médico generalista lá que seria o clínico geral aqui, ganha em média 1500 euros, engenheiros ganham 1200 euros em média, enquanto pedreiros 900 euros, ou seja, a diferença salarial não é esse abismo que existe no nosso Brasil.A diferença entre o piso e o teto é muito menor, só que o piso é muito mais elevado que aqui.

  • @silva7206

    @silva7206

    Жыл бұрын

    Valorização da moeda deve entrar nessa conta.

  • @Dobbyconcurseiro
    @Dobbyconcurseiro9 ай бұрын

    Bachareis em direito, administradores, engenheiros, contadores, publicitários, jornalistas, químicos, físicos, formados em TI, entre outros profissionais qualificados estão sobrevivendo por meio desses apps. É triste ! 😢

  • @edersonh8me
    @edersonh8me3 жыл бұрын

    No Brasil quanto mais incapaz melhor e ainda recebe auxílio pra isso

  • @viverempaz6146
    @viverempaz61463 жыл бұрын

    Aqui no Brasil vc ser engenheiro e ser um operário um pouco melhor, e quando vc completa de 45vanos a 54 que é meu caso, vc e discriminado pelos recursos humanos querem jovens sem experiência e não valoriza a experiência dos maia velhos. E tem que ser empreendedor em uma economia fracassada com direitos trabalhistas, impostos, e uma politica financeira que não incentiva essa atividade, se torna uma segunda humilhação para se aposentar aos 65 anos ae vc não consegue trabalho aos 45 anos.

  • @backto90s24

    @backto90s24

    Жыл бұрын

    Um operário com salário de operário, mas com cobranças de engenheiro e mais as tiração de sarro de outros operadores falando "fez engenharia, se ferrou 5 anos e ganha mesma coisa que eu" ou "se ferrou 5 anos otário e eu ganho mais" é varias outras coisas na orelha, é a realidade do engenheiro no brasil.

  • @paulonascimento8858
    @paulonascimento88583 жыл бұрын

    Esse engenheiro é ruim de cálculos ...pra virar Uber ...

  • @williamfonsecalima5540

    @williamfonsecalima5540

    3 жыл бұрын

    Na verdade é que não tem vaga mesmo, principalmente se não for engenheiro civl, pq as outras areas estão com pouquissima demanda para profissionais qualificados

  • @7vidas422

    @7vidas422

    Жыл бұрын

    ​@@williamfonsecalima5540 Civil nao, eletrica

  • @figueredo3201
    @figueredo32012 жыл бұрын

    Lembro da época que virava suco

  • @srkpeneloux1025
    @srkpeneloux10253 жыл бұрын

    Quero ter emprego garantido no Brasil? Faça medicina. Simples assim.

  • @luciosales7451

    @luciosales7451

    2 жыл бұрын

    o problema é a concorrencia altissima pra essa área, ja que é a primeira opção da maioria dos brasileiros

  • @srkpeneloux1025

    @srkpeneloux1025

    Жыл бұрын

    @André Paulo se quer ter grana garantida, faça medicina.

  • @fernandosousaalmeida6168
    @fernandosousaalmeida61683 жыл бұрын

    O que o Paulo falou realmente é a realidade. mas tem outro ponto que não podemos deixar de lado, hoje em dia Engenheiro virou carne de pescoso, toda esquina tem um, antigamente o Engenheiro estudava o dia inteiro, o sujeito tinha que estudar pra caramba pra se formar, hoje tem centenas de faculdade ... além de ter uma quantidade gigantesca são mal preparados

  • @andregorzizailjuszyk3167

    @andregorzizailjuszyk3167

    3 жыл бұрын

    Cara tem engenharia até por EAD se tu for pesquisar, kkkkk.

  • @silva7206

    @silva7206

    Жыл бұрын

    Se tivesse demanda a gente estaria vendo indianos, ingleses e chineses aqui para ocupar essas vagas dos brasileiros. A questão é que não tem demanda mesmo.

  • @celinapaim6934
    @celinapaim69343 жыл бұрын

    Eles / elas pagam p trabalhar

  • @andrerodriguesdecarvalho4517
    @andrerodriguesdecarvalho4517 Жыл бұрын

    O valor de mercado de 1 empresa que vende produtos de alta tecnologia atingiu em 2021, um valor maior do que o PIB brasileiro. Este não é o país da engenharia. Estamos longe disso, por isso, Lula 13!! Este é o meu voto.

  • @felipemoser8474
    @felipemoser84743 жыл бұрын

    👀

  • @raphaelcarvalho7176
    @raphaelcarvalho71763 жыл бұрын

    Uber não é emprego...

  • @slffeliciano773
    @slffeliciano7733 жыл бұрын

    Professor, como explicar a queixa dos empresários, endossada pela mídia, o frequente 'apagão de mão-de-obra' qualificada, inclusive de engenharia?

  • @aleebueno345-cj2mi
    @aleebueno345-cj2mi Жыл бұрын

    Brasileiro precisa largar desse preconceito idiota sobre colocar a mão na massa, sou técnico mecatrônico e atualmente curso engenharia elétrica e sempre trabalhei como eletricista de manutenção trabalho em uma multinacional americana e meu salário junto a periculosidade com adicional de turno da 7mil livre quando faço hora extra chega a 9 mil desde a época que só tinha curso técnico nunca ganhei menos de 5 mil, engenharia é uma área enorme só não ganha dinheiro quem não quer trabalhar tudo gira em torno da eletricidade na Europa e EUA os engenheiros fazem o serviço de campo.

  • @vesti56

    @vesti56

    3 ай бұрын

    Como tu começou a traballhar lá pra fora? so enviou currículo? to fazendo meu segundo tecnico e começando a engenharia elétrica; devo passar para o segundo semestre (trancar) e começar a trabalhar?

  • @alexandrelander752
    @alexandrelander752 Жыл бұрын

    Curioso caso onde se critica o capitalismo e o liberalismo mas querem encher o rabo de dinheiro em empresas privadas que atuam no mercado, como BMW, etc... Aliás, só se pode comprar um BMW onde se ganha e gera muito dinheiro...

  • @backto90s24

    @backto90s24

    Жыл бұрын

    É só dá bônus para empresa grande, tira imposto, da dinheiro. Para o população é só conversa fiada, mas o pessoal acredita, aí entra em dívida para comprar carro de 120 mil e as empresas cada vez mais rica e sem investir, o governo da dinheiro, tira imposto das empresas, tudos que elas querem e povo passando fome

  • @andersons.a3210
    @andersons.a32103 жыл бұрын

    Como empreender em um país como o Brasil que o empreendedor (patrão) é pintado como safado e explorador sendo que na verdade é o governo (independente da gestão a qual está no poder). Sem desburocratização, não há possibilidade de empreendimentos no brasil

  • @elsevier100
    @elsevier1003 жыл бұрын

    Se o cara fez engenharia em uma boa faculdade (Ita, ime, usp, uf's) é muito difícil acontecer isso, agora os formados em uniesquinas a história é diferente. Mas tudo é possível.

  • @elsevier100

    @elsevier100

    3 жыл бұрын

    @@evertonbruno354 de Medicina , engenharia ou turismo e marketing?

  • @bernardobrito929

    @bernardobrito929

    3 жыл бұрын

    Estudei em um dos melhores cursos do Brasil de Engenharia Ambiental (UFV). Maioria dos formados da minha turma estão desempregado (mesmo os que fizeram mestrado e doutorado). No meu caso foram 3 anos desempregado após conclusão do meu mestrado na Holanda. Ouvi muita merda que Ambiental não é engenharia e uma total desvalorização da minha profissão. Os ventos mudaram e hoje sou engenheiro na Holanda, com certo penar. Gostaria de estar contribuindo para o Brasil.

  • @renankm5933

    @renankm5933

    3 жыл бұрын

    @@evertonbruno354 Meu amigo se formou em engenharia civil na UTFPR (uma universidade pública bem conceituada). Porém, depois de anos formados até agora não achou emprego na área dele. Em razão disso, ele não quer mais saber de engenharia e, hoje, estuda para concurso público.

  • @Lucas-dc4zw

    @Lucas-dc4zw

    3 жыл бұрын

    @@elsevier100 conheço engenheiro formado em universidade federal sem emprego tbm

  • @Lucas-dc4zw

    @Lucas-dc4zw

    3 жыл бұрын

    @@elsevier100 só de IME, ITA e USP(mas pq n moro em sp) que ainda não vi desempregado mas federais já vi aos montes.

  • @MrRaulravanellineto
    @MrRaulravanellineto3 жыл бұрын

    Tente expor suas ideias, sem mostrar o quanto você paga pau pro povo americano.... Vai conseguir disseminar melhor suas ideias...

  • @baiano7410

    @baiano7410

    3 жыл бұрын

    Ele usa somente exemplos,ele sabe que foi eles que causaram isso no Brasil

  • @LionelRS
    @LionelRS Жыл бұрын

    A pergunta deveria ser está: Quero trabalhar com Uber, qual engenharia devo fazer? 😂😂😂 Na verdade, gente, nós caímos no conto do vigário com faculdade. Hj eu falo para os mais jovens "faça um concurso ou aprenda a trabalhar no mercado financeiro".

  • @Raphews

    @Raphews

    Жыл бұрын

    O problema não é a faculdade. Existem excelentes instituições de ensino no brasil como o ITA, UFMG, USP e muitas outras que são reconhecidas pelo seu alto nível de ensino ate mesmo no exterior. O problema é que vivemos em um país muito pobre que está em processo de desindustrialização cada vez mais rápido. Como resultado disso o brasil forma muitos profissionais, mas não existe indústria e empresas suficientes para empregar toda essa mão de obra qualificada. Como resultado muitos vão embora para países mais industrializados para conseguirem atuar na sua área de formação e aqueles que não conseguem ir para outro país ficam aqui mesmo trabalho em empregos que não tem nada haver com suas formações.