Com commodities e agro apenas o Brasil não vai a lugar nenhum

post sobre o tema: www.paulogala.com.br/a-maiori...

Пікірлер: 104

  • @victorlima4597
    @victorlima45974 жыл бұрын

    É por isso que o Brasil precisa de um novo projeto de desenvolvimento. Estamos ainda, inacreditavelmente, apostando no agronegócio. Não podemos deixar o nosso futuro nas mãos das commodities e do agro. O Brasil precisa se reindustrializar.

  • @maurifreitas9023

    @maurifreitas9023

    4 жыл бұрын

    JK fez esse desenvolvimento,mas desenvolvimento por desenvolvimento pode encadear uma série de problemas,tipos êxodo rural,favelização,concentração de renda,é tenso os caminhos são cheios de armadilhas.

  • @victorlima4597

    @victorlima4597

    4 жыл бұрын

    @@maurifreitas9023 Entendo, mas o Brasil precisa assumir o risco. Estamos simplesmente apostando no setor primário de produção! Isso é um atraso total!

  • @ernestito7064

    @ernestito7064

    4 жыл бұрын

    @@maurifreitas9023 O Problema e que se desenvolveu apenas São Paulo e Rio de Janeiro ao inves de industrializar o interior.

  • @RyanGregorio8

    @RyanGregorio8

    4 жыл бұрын

    @@Luiz_Guerreiro Não sabia dessas empresas, eu pesquisei e me surpreendi, são bem eficientes no que fazem. No entanto, você vê as maiores empresas do Brasil e a maioria são bancos, decepcionante.

  • @felaville1049

    @felaville1049

    4 жыл бұрын

    @@RyanGregorio8 E no mundo não? das 5 maiores empresas da Coreia, 2 sao bancos, das 5 maiores da China 4 são Bancos, das 5 maiores da Suecia 3 são bancos, das 5 maiores dos Eua 2 são bancos, das 5 maiores do Brasil 3 são bancos, então qual a diferença?

  • @ww9081
    @ww90814 жыл бұрын

    A CNN precisa chamar o Paulo Gala!!!!

  • @pedrocavalcante5822
    @pedrocavalcante58224 жыл бұрын

    Professor, por favor, fala sobre o ajuste fiscal, o que é etc

  • @Festejare
    @Festejare4 жыл бұрын

    A receita dos donos do mundo para os pobres ficarem ricos.: Superavit primário, câmbio flutuante, controle da inflação - e ainda banco central independente. E aconselham "mexendo estes pauzinhos vocês vão se desenvolver" e acrescentam: "usem a cotação do dólar e as taxas de juros para controlar a inflação e com um ajuste fiscal austero vocês vão se desenvolver" - Com esta receita eles engam o mundo desde a década de 70. Vale a máxima: "Para mantermos a nossa riqueza temos que manter a pobreza deles". O problema da América Latina é que ela sempre olha para os impérios e diz: Um dia a gente chega lá, tudo o que é bom para os EUA e para a Europa é bom para nós. Não podemos duvidar! Vejam o Japão, vejam a Coreia do Sul!. Olhem a riqueza destas nações! E assim, seguindo a cartilha do FMI, do Banco Mundia, do Consenso de Washington e de outros tentáculos do império é que estamos onde estamos.

  • @anselmoregis7438

    @anselmoregis7438

    2 жыл бұрын

    Bingo! Esse papo foi debatido. me lembro 7ns 30 anos atras palestras. Acadêmicas ... Eita !

  • @marcelojosenogueira3014
    @marcelojosenogueira30144 жыл бұрын

    Como sempre, sua análise é muito elucidativa. Fico feliz em ver que existem vozes sensatas nesta colônia.

  • @luizcadu
    @luizcadu4 жыл бұрын

    O preço daquelas férias inesquecíveis na Europa em 1998 é não ter indústria hoje... XD

  • @ernestito7064
    @ernestito70644 жыл бұрын

    O Ciro Gomes ate diz que o Brasil poderia aproveitar o potencial agricola pra desenvolver uma industria ligada ao setor como fabrica de tratores por exemplo.

  • @RyanGregorio8

    @RyanGregorio8

    4 жыл бұрын

    Quando chega no poder vira capacho da elite rentista.

  • @marciogomes6819

    @marciogomes6819

    4 жыл бұрын

    @@RyanGregorio8 teríamos q pagar pra ver. Pelo menos projeto que ele vende faz sentido.

  • @lfs721

    @lfs721

    4 жыл бұрын

    nos anos 60-80 tinha a CBT, mas pelo que dizem os tratores deles não tinham uma qualidade muito boa não. A Jonh Deere é multinacional, mas tem fabrica no país e compra peças usadas em seus tratores de empresas Brasileiras, minha cidade tem industrias que fornecem peças para eles. Até vejo com bons olhos essa politíca de campeões nacionais e acho que que no setor de processamento de proteína animal essa politíca deu certo apesar dos casos escancarados de corrupção, hoje temos JBS e Mafrig que são líderes mundiais nesse setor, porém penso que essa politíca de criar campeões nacionais não pode prejudicar a competividade de setores que já somos muito competitivos como na agricultura, penso que o agricultor não pode ser obrigado a comprar um insumo ou maquinário de origem nacional via imposição de tarifas e desvalorização cambial se esse produto for ruim e caro, pois vai prejudicar sua produtividade e diminuir a competitividade do seu produto no mercado internacional.

  • @johnsnowdospampas7097

    @johnsnowdospampas7097

    4 жыл бұрын

    @@lfs721 O seu medo de perda de desempenho é um pouco exagerado. Os chineses imitam qualquer produto com facilidade. Imitar a qualidade dos importados é muito mais fácil do que brigar na fronteira da inovação tecnológica. Acho que é mais um argumento meio furado dos liberais que habita sua cabeça Hehe Abraço.

  • @opinionated6293

    @opinionated6293

    4 жыл бұрын

    @@RyanGregorio8 Tipo o PT que fez um governo completamente neoliberal no fim das contas.

  • @alexfigueiredo4184
    @alexfigueiredo41844 жыл бұрын

    Perfeito. Podemos continuar nos vendendo como : A fazenda do mundo. Ótimo. Mas não podemos ficar somente nisso.precosamos de um parque industrial, precisamos começar a desenvolver tecnologia nacional. A china hoje tem a huwawei, xiaomi além de outras empresas de tecnologia fazendo produtos de qualidade e competindo nós mercados com base na engenharia reversa. Tá na hora do Brasil investir e valorizar mais os profissionais de exatas: engenheiros, matemáticos, químicos, físicos, cientistas da computação.... Se quisermos deixar de ser uma grande fazenda

  • @cesarferrer1
    @cesarferrer14 жыл бұрын

    Impressionante como suas ideias convergem com as do Ciro Gomes...

  • @PatrickCesconCamargo

    @PatrickCesconCamargo

    4 жыл бұрын

    qualquer um que pense um pouco diverge do "coroné", se botar a cabeça pra pensar nem ouve o lixo chamado ciro gomes...mas sempre tem os retardados que ouvem e aplaudem

  • @cesarferrer1

    @cesarferrer1

    4 жыл бұрын

    @@PatrickCesconCamargo não te perguntei nada babacão!!! Um pouquinho mais de respeito com quem vc não conhece, aqui é um lugar de respeito e gente que quer pensar no futuro do Brasil!!! Quero ver se vc é macho o suficiente pra me chamar de retardado na minha frente, se vc quer ser escroto, vá nas pág do "mito"!!!!

  • @PatrickCesconCamargo

    @PatrickCesconCamargo

    4 жыл бұрын

    @@cesarferrer1 apelou pra violencia? agora vamos la qual o teu plano para salvar o bostil? o meu é o fim do estado e o localismo...eu xingo quem eu quiser e não me venha com esse papinho de respeito e blablabla e outra o meu facão ta afiado quer se botar é só vim

  • @patriotabrasileiro7074

    @patriotabrasileiro7074

    2 жыл бұрын

    @@PatrickCesconCamargo Deixa de ser infantil! Quer o fim do estado para formar outros estados?! Utopia é algo bonitinho para criancinhas: comunismo, anarco capitalismo e afins, na realidade, o mundo é outro, precisamos debater a realidade e não a ficção! Sugiro que você continue na Bolha do Ideais Radicais e esses canais utopistas!

  • @graffiti9145
    @graffiti9145 Жыл бұрын

    Ai que tristeza, esse vídeo me deu uma depressão. As vezes eu me pergunto se a america latina, e o Brasil especificamente, vão ficar presos nesse ciclo pra sempre. E se o problema estiver na nossa mentalidade?

  • @djalmagoncalvesavanteavant7357
    @djalmagoncalvesavanteavant73574 жыл бұрын

    A Europa está diminuindo drasticamente o consumo de carnes.

  • @guilhermeguarnieri

    @guilhermeguarnieri

    4 жыл бұрын

    Porém quando se olha para China e mercados emergentes a situação é diferente.

  • @AngelaMaria-fe4jf
    @AngelaMaria-fe4jf4 жыл бұрын

    Pow! nem ti conhecia.muito bom o canal parabéns alto nível 👏👏👏

  • @carlosgrevetti1440
    @carlosgrevetti14402 жыл бұрын

    O Brasil precisa desenvolver projetos na área de pesquisas, e desenvolver estudo de alta relevância para o País. Entretanto, quem vai decidir os destinos do país, é o próprio povo. Precisamos de legisladores idôneos, e que pensem nos benefícios futuros. É lógico que apostar somente setor primário, é muito incerto a longo prazo. Como disse acima, precisamos investir em outros setores (secundário e terciário). Mas o segredo do negócio é elegermos bons representantes no Congresso Nacional.

  • @JoseRoberto-vv9pr
    @JoseRoberto-vv9pr2 жыл бұрын

    Grande verdade ,tive o prazer de ver o gigantesco porta container triple-E ,fiquei triste pois pensei aí deve ter minério brasileiro ,não tive competência nem pra fornecer as chapas ,Brasil o país do futuro que nunca chega

  • @edsonmarcioalmeida4304
    @edsonmarcioalmeida43044 жыл бұрын

    Parabéns pelo trabalho sóbrio. Num asunto táo imíportaante para a nação.....pois estamos vendo muitos economistas pastelão parece que não dominaó o assunto

  • @ismaelmariano7829
    @ismaelmariano78294 жыл бұрын

    Grato, Mestre!Tenho muita dificuldade em entender economia....Estou tentando....🤔

  • @PedrogamerLive
    @PedrogamerLive3 жыл бұрын

    Uma aula

  • @telmabrito5729
    @telmabrito57293 жыл бұрын

    Excelente. Reenviando.

  • @blgama
    @blgama4 жыл бұрын

    *Muito bom!!*

  • @alberteinstein5270
    @alberteinstein52704 жыл бұрын

    O que impede a América Latina de se desenvolver 'e a proximidade com Estados Unidos,que nos vêem como espaço econômico essencial e exclusivo (América para os americanos)fornecedor de matérias e mão de obra baratas e mercado cativo.Alem disso,as classes dominantes criollas brancas,cujos integrantes são descendentes dos europeus, donos dos meios de produção,altos funcionários, burocratas e militares estatais,em sua maioria odeia o povo brasileiro e demais latinos,que descende da mistura de negros e índios, considerados sub raça por eles,e são sócios minoritários das grandes transnacionais europeias e estadunidenses.

  • @getuliovargas8498

    @getuliovargas8498

    4 жыл бұрын

    Você fala muita porcaria!!!

  • @RyanGregorio8

    @RyanGregorio8

    4 жыл бұрын

    @@getuliovargas8498 Ele está correto. E pelo seu nome, deveria saber muito bem disso...

  • @getuliovargas8498

    @getuliovargas8498

    4 жыл бұрын

    @@RyanGregorio8: Se você for gente, leia de novo. Se já leu e concordou com essa afirmação nojenta, você é igual a ele.

  • @ny23n23

    @ny23n23

    4 жыл бұрын

    Sim, há tbm os "brancos" de ar-condicinado de classe média, esses se acham os "noruegueses da vida", é onde se encontram os animais da esquerda liberal e da neodireita.

  • @bombado34
    @bombado342 жыл бұрын

    muito bom

  • @rodolfovalentim
    @rodolfovalentim4 жыл бұрын

    Paulo, esse "remédio" contra inflação, o cambio, não é pra ser usado num período muito curto pra controlar a inflação? Pois se eu entendi muito bem, a longo prazo isso vira um grande problema como você descreve no vídeo.

  • @lfs721

    @lfs721

    4 жыл бұрын

    também creio nisso e mais ou menos foi o que FHC fez no Brasil, usou essa política por 4 anos, até 2002 60% das nossas exportações eram manufaturas, Brasil se desindustrializou com mais força nos governos do PT para cá, e até 2.002 tinha muita industria do exterior com planos de vir para o Brasil, mas essa política do PT de inflar o PIB via consumo das familias atavés de politica de aumento do salário minimo acima da inflção e do ganho de produtividade do país, além de arrebentar com as contas públicas, pois os salários do funcionalismo e aposentadorias e pensões vão seguir a mesma regra, também repele o investimento de capital físico estrangeiro no país, pois o custo da mão de obra nacional subiu muito e não teve ganho em produtividade no periodo que justificasse esse aumento e somado a isso ainda tem insegurança juridica, impostos trabalhistas exorbitantes, bi-tributação sobre o lucro via imposto sobre o lucro e CSSL, infraestrutura precária do país, etc. Nesse ponto acho que os liberais acertam muito, mas também acho que os keynesianos tem razão quando dizem que a AL e principalmente o Brasil arreganhou as pernas para a globalização sem preparar as empresas nacionais para a concorrência do mercado intercional e sem nenhuma ajuda governantal acho difícil brotar uma multinacional Brasileira do nada.

  • @johnsnowdospampas7097

    @johnsnowdospampas7097

    4 жыл бұрын

    @@lfs721 Amigo, procure os vídeos do Paulo Gala em que ele explica que o setor de serviço não tem ganho de produtividade nenhum per si. É non sense falar em ganho de produtividade no setor de serviços per si. O principal setor que gera ganho de produtividade é a indústria. Só uma tecnologia vindo da indústria pode acrescer ganho de produtividade nos outros setores (serviço, agrícola e na própria indústria). Os liberais adoram falar em ganho de produtividade, mas sempre omitem a parte de que ela só acontece de maneira enorme com inovação tecnológica e que isso está associado a pesquisa, tecnologia e indústria.

  • @alexandrearaujo9086
    @alexandrearaujo90863 жыл бұрын

    Dr. Quero fazer o curso da China que o senhor e o Elis Jabbour criaram.É possível?

  • 3 жыл бұрын

    Alexandre Araujo sim, temos ainda algumas vagas aqui www.paulogala.com.br/o-milagre-da-china-matriculas-abertas-na-proxima-segunda-feira-20-04-para-o-curso-ead-online-com-elias-jabbour/

  • @arakemmoura4875
    @arakemmoura48753 жыл бұрын

    discordo em relação ao cambio, nos sempre tivemos cambio com valor baixo e nunca ajudou, o estranho o brasil apenas São Paulo ter 1/3 da riqueza nacional, porque o restante do Brasil não acompanhou?

  • @patriotabrasileiro7074

    @patriotabrasileiro7074

    2 жыл бұрын

    São Paulo como conhecemos hoje, foi formado por oligopólios durante as politicas do café com leite! O desenvolvimento do estado está intrinsicamente ligado as benevolências da União durante essa era! O que atraiu imigração minimamente capacitada e gerou uma base industrial forte!

  • @taynandesouzamendonca4238
    @taynandesouzamendonca42384 жыл бұрын

    “Inserção” é um termo discutível

  • @Durdoguns
    @Durdoguns4 жыл бұрын

    Ta dizendo que o problema do Brasil, é a moeda forte, e não a tributação e taxação absurda, regulação excessiva, e a insegurança jurídica. Ta bom.

  • @lfs721

    @lfs721

    4 жыл бұрын

    Acredito que são ambos, poderiamos ter câmbio 1 para 1 desde que nossa inflação acumulado de 1994 até hoje fosse a mesma dos EUA.

  • @Ricardo_ProBrasil
    @Ricardo_ProBrasil4 жыл бұрын

    Essa tosse 😷 será que é o coronga

  • @joevilbr
    @joevilbr4 жыл бұрын

    Paulo, o livro do Bresser fala que nenhum país conseguiu o catching up durante períodos democraticos. O livro da Laura fala que um câmbio competitivo causa achatamento de salários o que não seria aceito numa democracia. É a democracia que trava o aumento da complexidade no fim das contas?

  • @Lucas-vz4hk

    @Lucas-vz4hk

    4 жыл бұрын

    A Laura é inteligente mas parece q vive numa certa bolha ideológica. Não é aceitável numa democracia? Então vai fazer oq, ficar pobre e sem competitividade pra sempre? Achata o salário mas no fim do dia o país aumenta a produtividade e todo mundo ganha

  • @guilhermearaujoazevedo6148

    @guilhermearaujoazevedo6148

    4 жыл бұрын

    @@Lucas-vz4hk não seria mesmo.O ciro ate falou isso, que pra fazer o catching up fatalmente achataria os salarios. As forças politicas iriam fazer pressão contra

  • @guilhermearaujoazevedo6148

    @guilhermearaujoazevedo6148

    4 жыл бұрын

    @@ernestito7064 o gala falou isso em videos passados.No inicio dos 90 o brasil abriu sem plano

  • @felaville1049

    @felaville1049

    4 жыл бұрын

    @@Lucas-vz4hk O fim do dia pode demorar décadas.

  • @Lucas-vz4hk

    @Lucas-vz4hk

    4 жыл бұрын

    @@guilhermearaujoazevedo6148 O Nelson Marconi é um dos defensores do câmbio competitivo. Achata os salários? Pra alguns bens até achata, mas compensa do ponto de vista do desenvolvimento. Logo logo muitas profissões vão sumir do mapa e a gente vai ficar pra trás exatamente por causa dessa frescurada

  • @ismaelmariano7829
    @ismaelmariano78294 жыл бұрын

    Eu não entendo.Liberalismo não é bom ?🤔

  • @guilhermearaujoazevedo6148

    @guilhermearaujoazevedo6148

    4 жыл бұрын

    o que significa isso? De qualquer forma,sem projeto,não adianta nada.

  • @RyanGregorio8

    @RyanGregorio8

    4 жыл бұрын

    De acordo com o Ride, do ideas radicais, os países que se desenvolveram com livre mercado foi a Estônia e Nova Zelândia. A Somália está tentando o "anarcocapitalismo"... A Ásia, Europa e EUA não se desenvolveram com liberalismo, portanto.

  • @luizcadu

    @luizcadu

    4 жыл бұрын

    Fala Ismael, a experiência da maioria dos países que alcançaram o desenvolvimento passa por uma combinação estratégica entre Estado e iniciativa privada, coordenados dentro de um projeto de desenvolvimento. Se, por um lado, um setor privado dinâmico e competitivo tem uma ótima capacidade de produzir bens de consumo da melhor qualidade pelo menor preço e inovar, por outro, o Estado tem o papel de traçar metas a longo prazo, subsidiar setores estratégicos, proteger a indústria nascente, educar a mão-de-obra, garantir infraestrutura, investir em setores que não darão retorno imediato. Então, o liberalismo não é ruim per se, é uma das peças da engrenagem do desenvolvimento. O problema é que certos liberais modernos (a que chamamos às vezes, pejorativamente, de neoliberais) criaram uma ideologia que beira a religião, na qual eles creem que o mercado resolve tudo sozinho, e que o Estado é sempre malvadão e não faz nada direito. Ao mesmo tempo, eles fazem tudo para favorecer os especuladores, os rentistas, uma elite do capital financeiro que, que se aproveita de brechas no sistema para enriquecer às custas dos outros sem ter que produzir nada. Espero ter ajudado, abraços.

  • @guilhermearaujoazevedo6148

    @guilhermearaujoazevedo6148

    4 жыл бұрын

    @@RyanGregorio8 o hide ta erradissimo.

  • @johnsnowdospampas7097

    @johnsnowdospampas7097

    4 жыл бұрын

    @@guilhermearaujoazevedo6148 O tal do Hide (Ideias Radicais) é um moleque que faz doutrinação ideológica. Não vejo nada além disso naquele canal.

  • @eduardobuss1922
    @eduardobuss19224 жыл бұрын

    11:05 kkkkk

  • @felaville1049
    @felaville10494 жыл бұрын

    Tá errado isso ai, existe um indice que categorizou o setor industrial coreano em 999 itens antes de 1990, e antes mesmo do consenso de washington, 1/3 dessa industria já estava aberta para investimento estrangeiro( sem contar, que o próprio surgimento dessa industria, foi graças a empréstimos estrangeiros, mas outro assunto) , em 1987 já eram 788 setores de 999, aberto para investimentos, em 1990, 97% já estavam aberto para investimento estrangeiro, enquanto o Brasil ,colocava na sua constituição, o impedimento de investimento estrangeiro em proteção a industria nacional ( Esse artigo caiu só lá pra 1995). A narrativa de que o Brasil implantou o consenso, quando a constituição diz o contrario, e enquanto a Coreia já estava aberta para investimentos desde antes de 1990, é contraposta por números,que indicam que a Coreia seguiu o consenso, e o Brasil não. Até pq, antes de seguir a cartilha a risco, era necessário a estabilização da moeda, algo que a Coreia fez muito antes do que nós. "South Korea: A Country Study " "Korea Business: The Portable Encyclopedia for Doing Business with Korea" www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/119136/20_31OUT88%20-%200027.pdf?sequence=3

  • @johnsnowdospampas7097

    @johnsnowdospampas7097

    4 жыл бұрын

    Você está falando um monte de besteira. O Paulo não fala que a Coréia impediu que estrangeiros colocassem dinheiro p/ financiar as empresas deles, mas que criou restrições p/ que as pessoas dentro do país preferissem IMPORTAR produtos. Isso é criar barreiras tarifárias. Além disso, li o artigo que foi revogado no parte de Tributação na Constituição em 1995 e ele não cria uma restrição absoluta ao investimento estrangeiro, mas só um regramento de que em setores estratégicos nacionais a titularidade da maioria do capital votante será de nacionais. Então, não era proibida a distribuição de dividendos p/ investidores estrangeiros. Isso dependia tudo dependendo de regulamentação legal, o que, às vezes, sequer foi feito. Amigão, você é pago p/ falar besteira aqui no Canal do Paulo Gala? kkkkkkkk Tu sequer é inscrito, mas está em toda seção de comentários fazendo detratoria kkkkkk Eu não tenho estômago de entrar em canais em que discordo de tudo, ainda mais p/ ficar debatendo e criticando tudo. Freud explica a tua obsessão? kkkkkk

  • @johnsnowdospampas7097

    @johnsnowdospampas7097

    4 жыл бұрын

    Outro vídeo aqui em que o Paulo mastiga o efeito deletério do excesso de capital estrangeiro na economia: kzread.info/dash/bejne/m3qrytCfprO8gKw.html

  • @felaville1049

    @felaville1049

    3 жыл бұрын

    @@johnsnowdospampas7097 Vc diz que estou falando um monte de besteira, e não apontou nenhuma, em um discurso grande desse?? A sua única tentativa foi "um espantalho", pois o atraso gerado pela constituição de 1988, obviamente, foi caindo com o tempo, e se tornando mais "amigavel" ao neoliberalismo e a globalização, mas isso aconteceu de forma tardia, em comparação com a Coreia, é esse o ponto, é isso, que modesta parte, foi muito bem explicado no meu poste, e com referencias para vc estudar, de nada :-) *Eu não sou inscrita no canal, mas sempre volto, pq vcs desenvolvimentista não em deixam ir embora !!

  • @felaville1049

    @felaville1049

    3 жыл бұрын

    @@johnsnowdospampas7097 "Capital estrangeiro" agrega ao" capital nacional", mas fiquei curiosa como um desenvolvimentista poderia desconstruir isso, a essa altura do campeonato, to indo ver rsrs.