LONDRES: OS MUSEUS (MEUS FAVORITOS)

Uma lista afetiva, pessoal e sem ordem especial sobre os meus museus favoritos em Londres.
British Museum. Mas diria para ir com tempo: esse é o maior museu de Londres, tem 92 mil metros quadrados e um acervo superior a 7 milhões de peças.
O conteúdo está separado pela região de onde veio: Américas, Grécia Antiga e Roma, Europa, Oriente Médio, Ásia, Egito e África. Entre as peças mais famosas da coleção permanente estão a Pedra de Roseta, que permitiu aos pesquisadores decifrarem os hieróglifos egípcios, e os frisos de mármore do Partenon de Atenas, levados da Grécia no início do século XIX por Thomas Bruce.
Localizada na Trafalgar Square, a National Gallery tem uma coleção impressionante de mais de 2,3 mil pinturas que datam do século XIII ao XX. Lá você encontra telas de Van Gogh, Picasso, Michelangelo, Claude Monet, Rembrandt, da Vinci, entre outros nomes que entraram para a história da arte. O museu parece um labirinto: você vai se perdendo, caindo de uma sala pra outra e se surpreendendo a cada passo. Mas sugiro que pesquise previamente onde estão as telas que quer ver, para tornar essa caça ao tesouro possível
O Tate Modern é imperdível para quem curte artes modernas. É o principal museu do tipo Londres, um dos mais famosos do mundo. Ele reúne obras dos últimos 100 anos, incluindo pinturas, esculturas, obras de artistas como Pablo Picasso e até uma das cópias autorizadas da Fonte de Marcel Duchamp, aquele mictório que desafiou as ideias sobre o que torna um objeto arte. Também encontrei instalações artistas brasileiros, como Hélio Oiticica e Cildo Meirelles.
O museu ocupa o prédio da antiga central elétrica de Bankside, no distrito de Southwark, às margens do Tâmisa, e não cobra ingresso
O V&A é o maior museu dedicado a artes decorativas e design de Londres, provavelmente até do mundo. O acervo reune peças de até 5 mil anos. As exibições incluem pinturas, esculturas, móveis, joias, louças, tapetes, cerâmicas e outros tipos de objetos decorativos da Europa, China, Japão, Coreia e Oriente Médio. O museu fica no bairro de Kensington and Chelsea, ao lado do Museu de História Natural e do Museu de Ciências, e, felizmente, também tem entrada gratuita.
Embora menos conhecido do que outros museus de Londres, os amantes da arte não devem perder uma visita à Tate Britain.
Essa galeria abriga a maior coleção de arte britânica e faz parte da rede Tate na Grã-Bretanha. Fundada em 1897, suas salas contêm exemplos de mais de500 anos de arte britânica. A coleção é dividida em três seções:
Arte histórica: podem ser vistas obras do período de 1500 a 1900. Entre as obras mais conhecidas estão as de William Blake.
Modern British Art (Arte Britânica Moderna): essa seção abriga obras produzidas entre 1900 e 1960, incluindo obras de Henry Moore e Stanley Spencer.
Contemporary British Art (Arte britânica contemporânea): podem ser vistas obras produzidas a partir de 1960. Alguns dos artistas representados são Francis Bacon, Peter Blake e Damien Hirst.
Inaugurada em 1897, a galeria Tate Britain é a mais velha das 4 Tates, que incluem a Tate Modern, Tate Liverpool e Tate St Ives.
Até 1932 era conhecida como National Gallery of British Art mas, a partir deste ano, passou a se chamar Tate Gallery, em homenagem ao seu fundador Sir Henry Tate.
Nos anos 2000, uma parte da coleção de arte contemporânea foi transferida para a Tate Modern e somente a coleção de arte britânica permaneceu, justificando seu nome atual.
Um dos maiores destaques é a área destinada à obra do artista britânico William Turner, que doou toda a sua obra para ser exibida no país.
Além disso, as esculturas de Henry Moore, outro grande artista britânico, são um show à parte e devem ser visitadas na sua viagem de estudo ou turismo em Londres.
Uma dica de visita é fazer o trajeto entre a Tate Britain e Tate Modern de barco, pois ficam em lados opostos do Tâmisa e ambas possuem ancoradouros onde desembarcar, bem na porta das galerias. O acesso à Tate Britain também é gratuito.
National Portrait Gallery
Esta Galeria Nacional de Retratos é um dos menores museus em Londres mas que são bem educativos e também pode ser conjugado com a National Gallery, pois estão bem próximos.
Através de quadros de personagens da história britânica, dá para se aprofundar na cultura da Inglaterra, com pinturas de Reis, Rainhas, príncipes, magistrados, poetas, escritores, artistas e muito mais!
Courtauld Gallery
Outro dos museus em Londres que não são tão famosos e tem sua entrada paga é a Courtauld Gallery, que reúne um valioso acervo de obras renascentistas.
Além disso, suas paredes contam ainda com as obras de mestres como Van Gogh, Monet, Gauguin e a maior coleção de pinturas de Cézanne.
Outro motivo para conhecer a Courtauld é a sua localização, dentro de um dos principais centros culturais de Londres: a belíssima Somerset House!

Пікірлер: 2

  • @taniacozzi2258
    @taniacozzi22584 ай бұрын

    Maravilhoso esse vídeo!!!!! Adorei ! E seu entusiasmo é contagiante!

  • @arteparavoce

    @arteparavoce

    4 ай бұрын

    Obrigada 😃