ELISABETH LE BRUN: A MAIS FAMOSA DE SEU SÉCULO E FAVORITA DE MARIA ANTONIETA

Élisabeth-Louise Vigée-Le Brun (Paris, 16 de abril de 1755 - Paris, 30 de março de 1842), também conhecida como Madame Lebrun, foi uma pintora francesa, reconhecida como a pintora mais famosa do século XVIII. Seu estilo artístico é geralmente considerado como sendo posterior ao Rococó, sendo que ela geralmente adotava o estilo neoclássico. Não é possível considerá-la totalmente rococó ou totalmente neoclássica, apesar de seu estilo se alinhar com o início do neoclassicismo. Fez sua fama durante o Antigo Regime, quando foi a retratista oficial de Maria Antonieta.
Seu legado artístico conta com 660 retratos e 200 paisagens, sendo que muitos destes quadros estão hoje em museus, como o Metropolitan Museum of Art, em Nova York, e a Galeria Nacional, em Londres, além de diversas coleções particulares.
Nascida em Paris em 16 de abril de 1755, era filha do pintor e retratista, Louis Vigée, de quem tomou as primeiras aulas e de uma cabeleireira, Jeanne Maissin. Quando tinha apenas 6 anos de idade, foi mandada para a casa de parentes, em Épernon, onde entrou para um convento, ficando lá por cinco anos. Seu pai morreu quando Élisabeth tinha 12 anos e em 1768, sua mãe se casou com um rico joalheiro, Jacques-François Le Sèvre. A família mudou-se pouco depois disso para a Rue Saint-Honoré, perto do Palais Royal. Algum tempo depois, Élisabeth foi amadrinhada por Louise Marie Adélaïde de Bourbon, esposa de Felipe II, Duque de Orleans, o que a beneficiou ao ter contato com artistas como Gabriel François Doyen, Jean-Baptiste Greuze e Joseph Vernet.
Já na adolescência, Élisabeth pintava retratos de maneira totalmente profissional. Depois que seu estúdio foi fechado por não ter a licença apropriada de funcionamento, ela ingressou na Académie de Saint-Luc, que a contragosto exibiu seus trabalho em uma exposição. Em 1774, ela se tornou membro da Académie. Em 11 de janeiro de 1776, casou-se com Jean-Baptiste-Pierre Le Brun, pintor e negociante de artes. Ela então passou a exibir seus trabalhos em sua casa em Paris, no Hôtel de Lubert e nos salões de expositores. Em 12 de fevereiro de 1780, deu à luz Jeanne Julie Louise, apelidada de Julie.
Em 1781, junto do marido, excursionou por Flandres e pelos Países Baixos, onde teve contato com o trabalho dos artistas flamencos, inspirando-a a adotar novas técnicas. Lá, ela pintou retratos de alguns membros da nobreza, como Guilherme I dos Países Baixos, Príncipe de Nassau. Em 1787, ela causou um pequeno escândalo na comunidade artística com um auto-retrato onde aparece com a boca aberta, quebrando uma convenção há muito aceita, que tinha raízes na Antiguidade.
Quando a carreira de Élisabeth começou a deslanchar, ela foi convidada ao Palácio de Versalhes pela rainha, Maria Antonieta, para que pintasse um retrato seu. A rainha ficou tão satisfeita com o resultado que nos seis anos seguintes, Élisabeth pintaria outros trinta retratos da rainha em família, tornando-se a retratista oficial da família e da monarca. Suas obras ajudaram a melhorar a imagem de Maria Antonieta, em quadros que incluíam seus filhos, tornando-a mais simpática para o público, na esperança de combater a má propaganda e os julgamentos precipitados que se espalhavam pela cidade. A rainha era sempre retratada como uma mãe carinhosa e atenciosa, o que agradava ao povo.
Com a ajuda de Maria Antonieta, Élisabeth foi aceita na Académie Royale de Peinture et de Sculpture, em 1783.[5] Apesar de ter o apoio da família de Bourbon, posteriormente o nome lhe causaria muitos problemas.
Apesar de membro da academia por direito e talento, seus trabalhos eram recebidos a contragosto, com uma recepção pouco calorosa e seus quadros não eram incluídos em categorias, nem mesmo artísticas. Adélaïde Labille-Guiard foi admitida no mesmo dia que Élisabeth. A principal oposição à sua membresia era que seu marido era um negociante de arte, mas os decanos acabaram obrigados a recebê-la por ordem do rei Luís XVI, devido pressão da rainha.
Em 1789, ela foi substituída como pintora da corte real por Alexander Kucharsky. Élisabeth foi a pintora favorita de Maria Antonieta durante uma década, mas ela também teve clientes aristocratas, atores, escritores e foi eleita membro de academias e associas de arte em dez cidades diferentes.
Por ser muito próxima da família real, Élisabeth se viu em perigo quando a Revolução Francesa eclodiu. Em 1789, depois da prisão da família real, Élisabeth fugiu do país com sua filha, Julie. De 1789 a 1792, ela morou na Itália, depois na Áustria (1792-95), em seguida na Rússia (1795-1801), onde sua experiência ao lidar com famílias reais foi bastante útil para conseguir clientela.Em Roma, seus quadros foram muito bem recebidos e ela foi eleita para a Accademia di San Luca.
Na Rússia, esteve com vários membros da nobreza e da aristocracia, onde pintou diversos retratos, incluindo do último rei da Polônia, Stanisław August Poniatowski e membros da família de Catarina, a Grande.

Пікірлер: 12

  • @taniacozzi2258
    @taniacozzi2258Ай бұрын

    Bom ver uma mulher tão realizada tanto profissional quanto financeiramente. Gostei muito, de fato não a conhecia.

  • @arteparavoce

    @arteparavoce

    Ай бұрын

    Concordo!!! Bom demais mesmo!

  • @BiaPrado
    @BiaPradoАй бұрын

    Seu canal é muito bom, mas acho que ficaria mais interessante se houvesse uma edição na sua narração, que acredito ser a parte mais importante. Fora isso esta excelente, ótimo conteúdo :)

  • @arteparavoce

    @arteparavoce

    Ай бұрын

    Vou tentar melhorar. Obrigada.

  • @jonathancarvalho6954
    @jonathancarvalho695426 күн бұрын

    Parabéns pelos conteúdos apresentados e pelo conhecimento compartilhado. Sempre que posso assisto seus videos. Muito obrigado. 7:14 caramba como ficou bonito a aplicação das cores complementares aqui... no caso a Tríade.

  • @arteparavoce

    @arteparavoce

    26 күн бұрын

    Eu que agradeço a presença. Sim, lindos demaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaais esse azul e amarelo, né????

  • @marciacozzilopespontes3156
    @marciacozzilopespontes3156Ай бұрын

    Não conhecia ❤❤❤❤

  • @arteparavoce

    @arteparavoce

    Ай бұрын

    Que bom. Ela merece.

  • @PatyDantasps
    @PatyDantaspsАй бұрын

    Já falou sobre Rosalba Carriera?

  • @arteparavoce

    @arteparavoce

    Ай бұрын

    Ainda não. Mas falarei. To devendo. Boa sugestão.

  • @PatyDantasps

    @PatyDantasps

    Ай бұрын

    @@arteparavoce obaaaaa

  • @arteparavoce

    @arteparavoce

    27 күн бұрын

    aguarde!!! Tá prometido.