Bate-papo sobre o filme Lamb | Ciclo de Cinema e Psicanálise

Ойын-сауық

Debate gravado no dia 12 de setembro, no auditório MIS. Filme disponível na plataforma MUBI.
A cada edição, o Ciclo de Cinema e Psicanálise apresenta um filme no Auditório MIS, seguido de debate mediado por Luciana Saddi, coordenadora de cinema e psicanálise da Diretoria de Cultura e Comunidade da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Em seguida, o público pode participar com perguntas, integrando novas perspectivas sobre a obra discutida.
Nesta edição, o MIS exibe o filme “Lamb”, primeiro longa-metragem dirigido por Valdimar Jóhannsson. O longa-metragem venceu o Prêmio Originalidade do Festival de Cannes em 2022, o filme foi exibido em diversos Festivais e Mostras, dentre eles a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Após a sessão, a psicanalista Luciana Saddi conversa com a jornalista Lygia Maria e com a psicanalista Heloisa Ditolvo.
Sobre o filme
Lamb
(dir. Valdimar Jóhannsson, Islândia/Suécia, 2021, 107 min, 16 anos)
Um casal que vive sozinho numa fazenda remota na Islândia tem a sua tranquila existência abalada pela descoberta espantosa de um misterioso recém-nascido entre as suas ovelhas. Eles decidem criar a criança como sua, mas logo enfrentam as consequências de desafiar a vontade da natureza.
Sobre as debatedoras
Heloísa Helena Sitrângulo Ditolvo é graduada em psicologia (PUC-SP) e psicanalista, membro associado da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo. Possui especialização em psicoterapia infantil pelo Grupo de Estudo de Psiquiatria e Psicologia Infantil (GEPPI). Participou da comissão editorial da Revista Brasileira de Psicanálise, da Revista Ide e do Jornal de Psicanálise. Coordena o Grupo de Estudo “Conversando com Shakespeare” na SBPSP. Foi organizadora do livro “Shakespeare paixões e psicanálise”, Editora Blucher, 2019.
Lygia Maria é mestre em Jornalismo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). Com passagem pela TV Cultura de São Paulo, atualmente é colunista da Folha de S.Paulo.
Sobre a mediadora
Luciana Saddi é psicanalista e escritora, membro efetivo e docente da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, mestre em Psicologia pela PUC-SP e diretora de cultura e comunidade da SBPSP (2017/2020). É autora de “Educação para a morte” (Ed. Patuá), coautora dos livros “Alcoolismo - série o que fazer?” (Ed. Blucher) e “Maconha: os diversos aspectos, da história ao uso”. Além disso, Saddi é fundadora do Grupo Corpo e Cultura e coordenadora do programa de cinema e psicanálise da diretoria de cultura e comunidade da SBPSP em parceria com o MIS e a Folha de S.Paulo.
Imagem: frame do filme

Пікірлер: 1

  • @moisesespiritosanto2195
    @moisesespiritosanto219510 ай бұрын

    Hi, I'm from São Paulo!

Келесі