Autismo na vida adulta - Papo com Tabata Cristine

Cursos Online: bit.ly/cursosMayra
Quem perdeu a live com a Tabata Cristine, do perfil @tabata_meumundoatipico, pode ficar tranquilo! Separamos alguns trechos importantíssimos com os relatos da infância, sobre a vida como mulher autista, mercado de trabalho e diagnóstico na vida adulta.
Afinal, quem melhor que o próprio autista para falar sobre suas experiências?
Foi um bate-papo maravilhoso que vale a pena conferir!
*****
Livros:
- S.O.S. Autismo - amzn.to/2VveACu
- O Reizinho Autista - amzn.to/2VlWt1I
- Link para baixar o livro MUNDO SINGULAR: bit.ly/mundosingular
*****
Facebook: mayragaiato
Instagram: @mayragaiato
Contato: contato@institutosingular.org
Site: institutosingular.org
*****
#autismo #autistaadulto #meumundoatipico

Пікірлер: 270

  • @Manuquiel
    @Manuquiel Жыл бұрын

    Esta semana fui diagnosticado aos 48 anos e foi o dia mais feliz e libertador da minha vida porque fibalmente tudo fez sentido.

  • @ganhedinheiro710
    @ganhedinheiro7102 жыл бұрын

    Eu ia para sala de aula e ficava sentada desde o horário que eu chegava até a saída..nem ia no banheiro. Era muito inteligente...e sozinha.

  • @vinicius100acento
    @vinicius100acento2 жыл бұрын

    Fato!!! Eu também usei álcool como válvula de escape pra lidar com a ansiedade social... Sempre mudei muito de cidade por conta do trabalho do meu pai. Foi bem libertador entender que eu sou autista... Nunca tive amigos e esse foi um momento de catarse pra entender meu passado. Fui diagnosticado aos 30!

  • @cezarioabrantes5476
    @cezarioabrantes54762 жыл бұрын

    Que oportunidade incrível de poder me reconhecer tanto em outras pessoas, totalmente ao contrário do que ocorreu em toda a minha vida, quando eu era sempre o diferente. Correr atrás do diagnóstico aos 32 anos será libertador!!!

  • @alinegarcia3529
    @alinegarcia35292 жыл бұрын

    Quando percebi que meu filho era diferente, ele tinha 1 ano e 1 mês, o chão se abriu na minha frente, mas, não fiquei paralisada, duas semanas depois, mesmo sem o diagnóstico ele já estava fazendo todas as terapias pedidas pela neuropediatra. Hoje ele está com 1 ano e 9 meses, com diagnóstico de autismo fechado, e depois que essa sensação de desespero passou, só consigo me sentir grata, muuuuito grata, por ter percebido precocemente e com isso dar a ele a oportunidade de se desenvolver e se conhecer da melhor maneira possível, foi com vc disse Tabata, um verdadeiro presente. Ele é um presente em nossas vidas, alegre, carinhoso, feliz, sociável .... tudo isso graças a capacidade dele, caminhando junto com o tratamento e muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito amor e acolhimento. Eu e minha família acreditamos muito nele, que ele é capaz, e no que depender de nós, ele será exatamente quem ele quiser ser, pq vamos batalhar por ele até o fim !!! E parabéns por vc ser exatamente quem vc é, uma pessoa que faz diferença no mundo, aliás, vcs duas, dois seres humanos sensacionais <3

  • @sandroperegrino6063
    @sandroperegrino60632 жыл бұрын

    Olá.

  • @BrunaOliveira-zi8fx
    @BrunaOliveira-zi8fx Жыл бұрын

    No meu caso as professoras me diziam que eu caçava borboletas, que viajava na maionese ou planeta terra chamando Bruna. As crianças faziam muito bullying comigo eu estudei em 5 escolas porque não conseguia me adaptar muito bem e me mudava bastante infelizmente em todas eu era motivo de chacota e também na minha família. Quando eu via crianças semelhantes a mim que também eram excluídas, eu ficava feliz e fazia o grupo dos excluídos. Eu descobri esse ano que tenho TDA, mas tenho impressão e sempre tive que eu sou diferente das outras pessoas. Pelos os sinais de autismo estou me enquadrando nas coisas que ela está falando embora eu tenha pensado e procurado sobre autistas adultos e principalmente mulheres. Comentei com minha mãe e mostrei vídeos pra ela e ela acha que sou autista.

  • @tatianesantossilva8029
    @tatianesantossilva8029 Жыл бұрын

    puxa tudo que a tabata relata tem acontecido com meu filho principalmente no ambiente escolar tem diagnóstico tardio aos 12 anos hj com 15 anos está em depressão grave tem crises de ansiedades que já começam no domingo pq sabe que na segunda feira ira passar por tudo de novo é muito triste e a escola ignora muito as questões que trabalhos em grupo e para apresentar na frente de toda a sala é um pânico terrível!!!! falta professores com este olhar de entender oque acontece com aquele aluno sabe eu sofro dmais vendo meu filho passar por isso !!

  • @denisedossantos2775
    @denisedossantos27752 жыл бұрын

    Vc me descreveu ,Tabata!!Tenho 54 anos e há pouco caiu minha ficha...Porem estou com dificuldades em obter ajuda especializada.

  • @rafaelakarla5881
    @rafaelakarla5881

    Esse vídeo me tocou e me fez ver o pq me sinto tao diferente , de nao me aceitar , de nao ter amigos, de achar que ninguém goata do meu jeito, de nao ter un grupinho de amigos .. na escola era tortura, parecia que eu era diferente de todas aqulas pessoas, nao me encaixa em lugar nenhum . Achava que na vida adulta ia ser mas social, nada mudou, achei que na maternidade ia ser diferente, teria assuntos pra falar xom outras Maes, mas nada mudou . Sou antisocial, nao gosto de esta com pessoas estranhas , lugares estranhos, nada novo. Muito insegura de mim mesma

  • @elusesantosdesouza7289
    @elusesantosdesouza72892 жыл бұрын

    Imagina só, eu, uma autista cuidando de uma criança também autista, com as mesmas características da Tábata? Eu sofri demais e fiz minha filha sofrer por não entender as reações dela. 😢😢😢😢

  • @vanessaunibh
    @vanessaunibh

    Comovida com o seu relato, Tábata! Sou estudante de Psicologia e conheci um pouco mais sobre o autismo quando estudei adolescência. Me interessei por este área de atuação, exatamente, por me deparar com ausência de profissionais para acolher e dar suporte psicoterápico para o autista na adolescência.

  • @Luciana-tt6vu
    @Luciana-tt6vu2 жыл бұрын

    Gostaria de entender quais são as diferenças entre autismo leve e TDAH? Tanto no TDAH quanto no autismo a pessoa se sente um estranho no ninho e passa por diversas dificuldades na escola e na vida. Em ambos transtornos há uma grande probabilidade de desenvolver ansiedade e depressão. Outra questão é qual é a diferença entre ser introspectivo e ter autismo leve. Alguém pode fazer um programa levantando essas questões.

  • @cristinedavid9364
    @cristinedavid93642 жыл бұрын

    Meu neto sofreu muito nas escolas, quando era pequeno, e era escolas particulares

  • @feralezila531
    @feralezila5312 жыл бұрын

    estou muito emocionada com este video ,meu filho foi tratado como tdah 4 anos hoje com 10 outra medica descobriu que ele autista meu mundo caiu entao resolvi aprender sobre assunto estou mais tranquila .

  • @cristinedavid9364
    @cristinedavid93642 жыл бұрын

    Bom dia! Tenho meu neto com autismo que fez 15 anos, ele é um menino maravilhoso, mais vive no mundo dele

  • @helenapaulademelovianadeli4228
    @helenapaulademelovianadeli42282 жыл бұрын

    Meu Deus! Estou muito grata por ter encontrado vocês. Gratidão.

  • @larineves1126
    @larineves11262 жыл бұрын

    A minha filha sempre teve problemas na escola, desde interação com outras crianças, não conseguir ficar parada a leitura e tarefas, e começou a ter muitas crises de choro e ansiedade... Só hoje com 9 anos foi diagnosticada como TEA, mas daí conversamos com a professora e a orientadora e conseguimos ajudá-la, e descobrimos que ela é super inteligente, ela tinha dificuldades na escrita por causa dos muitos barulho da sala, fizemos alguns acertos e hoje a professora falou super feliz do desenvolvimento dela! :)

  • @meirytengler1514
    @meirytengler15142 жыл бұрын

    é o que falo para as minhas colegas quando chega uma criança, vamos acolher, vamos olhar para ela primeiro!!. amei essa live.

  • @lucimarabenigno
    @lucimarabenigno2 жыл бұрын

    Tb fui diagnosticada com transtorno bipolar. Anos tomando remédio e fazendo terapia que não fazia sentido. Nossa, eu tambem ficava direto me mexendo ou andando ou falando na sala de aula. Eu só aprendia assim. Era muito boa nas matérias mas em comportamento eu sempre tirava nota baixa. E apanhava em casa por ser assim. Eu tb tinha raiva pq não era respeitada quando criança.