🧩 Autismo em adultos

Cursos Online: bit.ly/cursosMayra
A informação sobre o TEA tem sido bastante difundida, alcançando cada vez mais pessoas envolvidas no desenvolvimento de crianças dentro do espectro. Acontece que, quanto mais as pessoas conversam e estudam sobre o assunto, mais percebem em si mesmas as dificuldades dos autistas.
O autismo é um transtorno que pode trazer prejuízos em qualquer fase da vida. Quando não acompanhado desde a infância, ocasiona vários obstáculos na vida adulta, principalmente na comunicação, socialização, interesses restritos (ou estereotipias) e sensoriais.
Adultos não diagnosticados também podem desenvolver ansiedade e depressão, justamente por não entender as razões de serem tão diferentes dos amigos e familiares. Então, se você se identifica com os comportamentos autísticos que comentamos no vídeo, não hesite em procurar ajuda!
Antes de cuidar dos pequenos, precisamos cuidar de nós mesmos. Com um bom acompanhamento profissional você poderá ter muito mais qualidade de vida para você e sua família.
*****
Livros:
- S.O.S. Autismo - amzn.to/2VveACu
- O Reizinho Autista - amzn.to/2VlWt1I
- Link para baixar o livro MUNDO SINGULAR: bit.ly/mundosingular
*****
Facebook: mayragaiato
Instagram: @mayragaiato
Contato: contato@institutosingular.org
Site: institutosingular.org
*****
Olá pessoal, tudo bem? Sou Mayra Gaiato, psicóloga especializada em Autismo Infantil e criei este canal para conseguir levar às pessoas, conteúdo especializado sobre Autismo e outras questões importantes para o desenvolvimento infantil.
Busco me especializar em diferentes formas de intervenção e tratamentos para o Autismo, já que, cada criança precisa de uma abordagem individualizada e podemos desenvolver várias técnicas.
Tenho Mestrado em Análise de Comportamento pela PUC e estou concluindo minha especialização em neurociência pela Faculdade de Medicina da USP. Fiz cursos intensivos acadêmicos internacionais em diferentes metodologias de tratamento para o Autismo nas universidades de Estocolmo (Suécia), Els for Autism na Flórida e Aprimoramento no Modelo Denver de Intervenção Precoce no Mind Institute na Califórnia e Pós-Graduação "Infant Parent Health" na Universidade de Massachussetts em Boston.
Nossas clínicas ficam em São Paulo onde, junto a um time multidisciplinar e formado por profissionais com formação em psicologia, fonoaudiologia, psicopedagogia e neurologia, atendemos crianças e familiares e traçando o melhor plano de tratamento para cada criança. As terapias podem envolver aplicação de testes específicos como: atendimento feito por especialistas no consultório, atendimento domiciliar, acompanhamento na escola e coaching parental.
Ajude a divulgar o canal para que mais pessoas tenham acesso a essas informações! Beijos e muito obrigada!

Пікірлер: 812

  • @DavidAlexandrino1011
    @DavidAlexandrino10113 жыл бұрын

    Levei meu filho a uma, muito recomendada, neuropsicóloga da minha cidade para uma série de consultas e testes para rastreamento de autismo, eu estava em busca de um diagnóstico e saí de lá com dois laudos, o do meu filho e o meu...

  • @cleuzinamachadooliveiramen7826

    @cleuzinamachadooliveiramen7826

    3 жыл бұрын

    Comigo aconteceu o mesmo tenho 39 anos

  • @felixjordan8016

    @felixjordan8016

    3 жыл бұрын

    Ta porra. Tenho medo disso acontecer na minha casa.

  • 3 жыл бұрын

    Isso aconteceu com meu cunhado, a professora do filhinho dele indicou que ele levasse o menino ao médico pois achava que ele pudesse ser autista, aí meu cunhado levou e também saiu de lá com diagnóstico para os dois, tanto pai quanto filho são autistas, eu fiquei espantada com essa história.

  • @joseneto503

    @joseneto503

    3 жыл бұрын

    Eu tenho certeza de ser 😔 o problema que as pessoas me vêem como depressivo, ou outras 😞

  • @palomapereiradejesus9122

    @palomapereiradejesus9122

    2 жыл бұрын

    Eu tô bem desconfiada tbm que o meu filho.puxou a mim pq agora faz muito sentido as dificuldades que tive quando criança

  • @leidyanne4876
    @leidyanne48762 жыл бұрын

    Me descobri autista por causa da minha filha que é autista, vivi minha vida inteira achando que era a louca, hestérica, três casamentos fracassados depois eu descubro o autismo

  • @utnapishtim307
    @utnapishtim3073 жыл бұрын

    Eu relembro da minha infância como sendo uma pessoa que só pensava em futebol ou vídeo game, por incrível que pareça tentei me encaixar em diversos grupos sociais ao longo da vida, tentava imitar o jeito das outras pessoas e no fundo sempre me senti muito incomodado em estar interagindo socialmente. Me lembro de colocar uma tampinha no ralo da pia do banheiro, encher ela de água formando uma piscininha, colocava meus bonecos ali e entrava em um mundo paralelo brincando com eles. Depois de crescido meus pais comentaram sobre isso, diziam que achavam "engraçado" eu ficar horas brincando sozinho. Aprendi a usar e identificar muitas metáforas, mas foi só no sentido de um algoritmo da sintaxe portuguesa, embora algumas eu consiga captar o sentido, em geral eu não as entendo muito bem, sobretudo acabo tendendo às imagens na mente. Infelizmente eu falo embolado às vezes e eu me esforço muito para ter uma boa dicção, mas parece ser algo que não tenho muito controle. Melhorei muito o tom robótico que tinha e grande parte dessa melhora veio quando assumi meu vocabulário rebuscado sem ficar com vergonha de parecer pedante ou muito inteligente. Muito da melhora veio com esforço, mas acima de tudo em me aceitar e não deixar que os outros me diminuíssem. Parei de me deslocar até festas só para tentar ter amigos. Parei de fazer coisas que me agrediam sensorialmente, tais como locais cheios e com muitos estímulos. Percebo que minhas intolerâncias sociais estão tendo uma piora na vida adulta. Tenho me isolado e estou muito bem assim! Faço agronomia, estudo 3h todos os dias, além disso frequento as aulas e tenho alguns poucos amigos. Hoje tenho muita confiança em mim mesmo e tudo melhorou. Vivo uma vida melhor após aceitar minhas peculiaridades. Hoje eu me respeito.

  • @karadepaulinha

    @karadepaulinha

    2 жыл бұрын

    Eu nao sei se sou autista, gostaria de saber. E me identifiquei 100% com seu relato. Odeio festas, barulhos altos, restaurantes cheios para mim e um horror. :(

  • @claudineihonoriocustodioce2088

    @claudineihonoriocustodioce2088

    2 жыл бұрын

    Tenho 53 anos, e me identifiquei com tudo. Hoje não fico mais encenando para o mundo, sou independente financeiramente tenho 2 filhos, e sou hoje meu melhor parceiro, os neurótipicos são de outra espécie.

  • @HectorMartinez-sh9sl

    @HectorMartinez-sh9sl

    Жыл бұрын

    ME AJUDEM GENTE, EU NÃO CONSIGO INTERAGIR E NEM SOCIALIZAR, PRA MIM ISSO É IMPOSSÍVEL, EU SOU MUITO ESTRANHO, JÁ ME CHAMARAM DE DOIDO, EU SÓ VIVO ISOLADO EM CASA FAZENDO AS MESMAS COISAS, JÁ PERDI TODO O INTERESSE EM FAZER AS COISAS EM QUE EU GOSTAVA SE FAZER, NÃO ASSISTO MAS ANIMES, NÃO ASSISTO MAS SÉRIES E NEM FILMES, AJO COMO CRIANÇA, SOU TOTALMENTE DEPENDENTE OS PAIS, EU NÃO AGUENTO MAS ESSE CICLO INFINITO, EU NÃO CONSIGO NEM IR AO PÁTIO DE CASA.😭😭😭

  • @danielafreitas7071
    @danielafreitas70713 жыл бұрын

    Não entendo como têm gente que dá dislike no conteúdo da Mayra Gaiato. É tanta informação de qualidade e gratuita. Parabéns a toda equipe do Instituto Mayra Gaiato. Vocês são demais!

  • @ev5279

    @ev5279

    3 жыл бұрын

    Concorrência youtuber

  • @osrodriguespelomundo5251

    @osrodriguespelomundo5251

    3 жыл бұрын

    Eles dão no nosso tb e só falamos sobre autismo ! Tb nao entendo

  • @danielafreitas7071

    @danielafreitas7071

    3 жыл бұрын

    @@osrodriguespelomundo5251 Vai entender esse povo 😔😭

  • @danielafreitas7071

    @danielafreitas7071

    3 жыл бұрын

    @@ev5279 faz sentido

  • @MariaAparecida-oi2ei

    @MariaAparecida-oi2ei

    3 жыл бұрын

    Minha neta tem 4 anos e tem

  • @MarceloChannel18
    @MarceloChannel183 жыл бұрын

    Uma dica pras pessoas: Na faculdade de psicologia em aulas sobre psicopatologias todo mundo se identifica com milhares de doenças mentais, essa associação de características da nossa personalidade com sintomas é natural e não significa que vc tem de fato alguma coisa, pois o que determina a real chance é acompanhamento psicológico adequado! Nunca se diagnostiquem, as vezes é apenas a personalidade + acontecimentos da vida que contribuíram para esses comportamentos e na terapia poderá ser trabalhado. :)

  • @jordanabarcelos3733

    @jordanabarcelos3733

    2 жыл бұрын

    Ótima dica

  • @taissouza7879

    @taissouza7879

    2 жыл бұрын

    Muito boa a explicação

  • @ruandossantospereira3477

    @ruandossantospereira3477

    Жыл бұрын

    Parabéns pelo Comentário. É isso aí mesmo

  • @stela4759
    @stela47593 жыл бұрын

    Tantas pessoas passaram por julgamento, e até hoje vejo isso, mas por causa da ignorância e falta de informação, preferem criticar estas pessoas que precisam de ajuda. Por isso é tão importante, a fala da Mayra, que como sempre fala se forma clara para todos entenderem.Parabens Mayra, minha admiração por vc, só cresce ❤️

  • @solangerodrigues1748

    @solangerodrigues1748

    3 жыл бұрын

    Verdade Stela, esse vídeo é de utilidade pública, tem q ser compartilhado para diminuir o preconceito e intolerância que parte da sociedade tem por essas pessoas que precisam de ajuda. Gratidão a Mayra e equipe💓

  • @liciaoliveira8557
    @liciaoliveira85573 жыл бұрын

    Nossa tenho certeza que sou autista nunca fui social, não gosto de barulho, sempre gostei de ficar no meu cantinho, sempre q vou em alguma festa sinto que estou sobrando ali

  • @anapaulariaru2678

    @anapaulariaru2678

    3 жыл бұрын

    Eu tb me sinto assim.

  • 2 жыл бұрын

    eu tmbm

  • @rabiscoseesbocos

    @rabiscoseesbocos

    2 жыл бұрын

    Tem isso, mas também existe depressão social. Estou pesquisando bastante, creio que terei que fazer uma consulta.

  • @MineAnimator

    @MineAnimator

    2 жыл бұрын

    Sobrando na festa ou até suportando ficar lá

  • @domingosrodrigosilva6800

    @domingosrodrigosilva6800

    2 жыл бұрын

    Poxa eu tbm sempre mim senti assim!!

  • @diegomg2398
    @diegomg2398Ай бұрын

    Eu iniciei o tratamento com uma médica neuropsicóloga e com decorrer do meu resumo de vida ela detectou que tenho personalidade esquizóide seguido de TDAH e autismo. Atualmente tenho 43 anos

  • @Elissandracesario
    @Elissandracesario12 сағат бұрын

    Obrigado por ter falando tão bem a respeito de autismo em adultos eu estou sendo diaguinosticada por uma equipe multi e foi assim mesmo q tudo começou pelo meu filho q e do espectro autista❤ vc 😊😊😊😊😊

  • @jonatasd2079
    @jonatasd20793 жыл бұрын

    Gostaria de ver mais conteúdo sobre autismo em jovens e adultos (tenho autismo leve e 23 anos), ver isso é bom.

  • @michelepureza7392

    @michelepureza7392

    3 жыл бұрын

    Canal do Wilian Chimura

  • @jonatasd2079

    @jonatasd2079

    3 жыл бұрын

    @@michelepureza7392 acompanho ele faz um tempo, excelente canal.

  • @dandromeda6676

    @dandromeda6676

    3 жыл бұрын

    Seu autismo leve é o Asperger?

  • @escaravelho3186

    @escaravelho3186

    3 жыл бұрын

    Tinha vários sintomas mas mudei quase tudo e hoje estou com 23. Muitos, até as pessoas que moram comigo diziam que eu pareço com isso, mas psicologos e um psiquiatra disse que eu não pareço ter nada de diferente. Sendo ou não, esse comportamento foi uma desgraça na minha vida, me atrapalhou em várias coisas e sofri demais tentando mudar tudo em mim.

  • @dandromeda6676

    @dandromeda6676

    3 жыл бұрын

    @@escaravelho3186 Asperger?

  • @kevem1555
    @kevem15553 күн бұрын

    Sempre fui odiado por andar na linha sempre me destaquei pela HONESTIDADE, igreja nem pensar

  • @silyamasaki5087
    @silyamasaki50872 ай бұрын

    Recentemente tivemos o diagnóstico de autismo do meu filho de 5 anos. E gerou uma curiosidade de onde foi que ele poderia ter herdado, de mim ou do pai. Comecei a prestar atenção na minha “esquisitice e falta de filtro”, que me acompanhou a vida toda. Assistindo esse vídeo, me identifiquei em vários pontos. Na escola eu criança ficava de castigo na sala, por não terminar a tarefa antes do recreio, nunca fiz parte de grupinhos, tirava muitas notas vermelhas, odiava estudar, desde pequena sempre muito sincera é chamada de grossa, meu tom de voz é alto e eu não consigo controlar, e nem usar entonação, as pessoas acham que estou brigando, 😢 Só consigo comer se tiver algo crocante acompanhando a comida, e certos alimentos, eu tenho repulsa de imaginar comendo, só de olhar, sem nunca ter experimentado. Gosto de tudo organizado e limpo, cresci minha adolescência ouvindo e agora adulta também, ouço que tenho toc. Detesto sair da minha rotina, e gosto de saber o que vai acontecer no meu dia, percebi que gosto de previsibilidade, quando percebi que meu filho precisa de previsibilidade, notei o quanto eu também gosto e vivo melhor se tiver. Se um pequeno detalhe, sai do meu controle, eu sinto vontade de chorar de tanta frustração, lembro que em toda minha fase adulta eu comento com marido e família, que eu queria fazer terapia para me entender, é recente tive o diagnóstico do meu filho é comecei a pensar se a resposta não seria a mesma para mim, porém fico constrangida em tentar expor essa minha suspeita, pois o meu marido, fala que eu não sou autista, pois eu casei, porque sou comunicativa, e realmente sou, mas eu noto que falo por impulso, porque o silêncio me incomoda, eu fujo de pessoas na rua, detesto encontros familiares (com excessão dos meus pais), se sou obrigada a participar de confraternizações, em fotos, meu sorriso é forçado, eu vivo em uma bolha, onde só consigo ser eu mesma, dentro da minha casa, com meu marido e meu filho, onde falo até demais, e meu marido me chama de grossa. Recentemente tirei habilitação, reprovei 6 vezes, e algumas dessas vezes, minha cabeça simplesmente dava um bug, eu esquecia onde eu estava e o que estava fazendo, eu focava em um detalhe, e minha mente viajava na hora da prova, com muito esforço consegui. Pode ser apenas coincidência, mas me sinto sozinha, por pensar em uma certa possibilidade, e ninguém a minha volta pensar como eu, porque meu comportamento é diferente do meu filho, uma criança de 5 anos.

  • @railahellokitty

    @railahellokitty

    Ай бұрын

    Me identifiquei bastante com sua história na escola eu tive que ralar muito a vida toda para tirar notas boas, mas eu tive várias dificuldades eu lembro de todos os momentos na escola quando o professor ia dar aula eu ficava viajando ficava com a mente em outro mundo e até quando era assunto do meu interesse eu prestava atenção mais viajava muito também e quando o professor falava eu ficava imaginando como tudo aconteceu como se eu tivesse viajado no espaço tempo

  • @negegomes9275
    @negegomes92753 ай бұрын

    Eu sofri a vida inteira, não consegui me encaixar em lugar nenhum, não tive amigos fui chamado de estranho esquisito doido, e não sabia porque eu era assim, até que meu filho nasceu com autismo eu fui estudar sobre o assunto aí tudo se encaixou

  • @jacsonr.almeida7697

    @jacsonr.almeida7697

    Ай бұрын

    Eu passei a vida inteira pensando que tinha depressão tomei remédio quase me tornei alcoolatra e só depois que tive meu primeiro filho que descobri que sou autista

  • @lucineiadurante1752
    @lucineiadurante17522 жыл бұрын

    Meu filho nasceu prematuro, e foi um bebê em sofrimento fetal. Hoje aos 32 anos, sai só para trabalhar e raramente sai de casa para alguma distração. Fica muito tempo dentro do quarto no celular, tem poucos amigos, inclusive alguns já casaram. Nas festas de família, se reúne, come e já sai do ambiente. É carinhoso comigo. Realmente teve dificuldade na escola.

  • @NandoMorenoOficial
    @NandoMorenoOficial3 жыл бұрын

    Descobri a pouco que tenho tudo o que você disse, estou tratando ... fiquei chocado como você me descreveu !

  • @virginiacamarotti2392

    @virginiacamarotti2392

    3 жыл бұрын

    Meu filho também é assim como a Dra Mayra descreveu. Estou tentando ajudar ele agora.

  • @laurinhahyppolito8162

    @laurinhahyppolito8162

    3 жыл бұрын

    Marabilhodo

  • @laurinhahyppolito8162

    @laurinhahyppolito8162

    3 жыл бұрын

    Autismo, transtorno de personalidade, defict de atenção, psicopata, n teo o mesmo sintomas??

  • @joseneto503

    @joseneto503

    3 жыл бұрын

    @@laurinhahyppolito8162 siim. Transtornos, déficits, síndromes, fobia, etc... Sempre tem sintomas semelhantes.

  • @vivianejamas1039

    @vivianejamas1039

    2 жыл бұрын

    Bateu tudo doutura

  • @jessicamedeiros8005
    @jessicamedeiros80053 жыл бұрын

    Eu acho que sou autista ,quando eu era criança sofri muito bullyng,nunca tive amigos ,odiava trabalhos em grupos . Hoje tenho 30 anos ,tenho muito deficit de atenção .

  • @angelafigueiredo8658
    @angelafigueiredo86583 жыл бұрын

    Tenho uma filha de 29 anos com autismo. Mais vídeos sobre o assunto, por favor !

  • @krausjoaquimmartins3884
    @krausjoaquimmartins38843 жыл бұрын

    Obrigado sou autista adulto .O difícil e falar porque parece que parece que só criança

  • @HectorMartinez-sh9sl

    @HectorMartinez-sh9sl

    Жыл бұрын

    ME AJUDEM GENTE, EU NÃO CONSIGO INTERAGIR E NEM SOCIALIZAR, PRA MIM ISSO É IMPOSSÍVEL, EU SOU MUITO ESTRANHO, JÁ ME CHAMARAM DE DOIDO, EU SÓ VIVO ISOLADO EM CASA FAZENDO AS MESMAS COISAS, JÁ PERDI TODO O INTERESSE EM FAZER AS COISAS EM QUE EU GOSTAVA SE FAZER, NÃO ASSISTO MAS ANIMES, NÃO ASSISTO MAS SÉRIES E NEM FILMES, AJO COMO CRIANÇA, SOU TOTALMENTE DEPENDENTE OS PAIS, EU NÃO AGUENTO MAS ESSE CICLO INFINITO, EU NÃO CONSIGO NEM IR AO PÁTIO DE CASA.😭😭😭

  • @amagacanel
    @amagacanel3 жыл бұрын

    Uma coisa que acho muito importante salientar, também, é que muitas vezes o autista foca demasiadamente nos detalhes, às vezes perdendo a noção do todo. Em vídeos como o seu, por exemplo, na maioria das vezes tenho que me forçar mais pra me focar no que você diz, em vez de me incomodar com a música de fundo.

  • @AureliusKhan

    @AureliusKhan

    3 жыл бұрын

    Eu faço assim: primeiro os detalhes, depois o todo. Se perder no meio do caminho não é obrigatório.

  • @amagacanel

    @amagacanel

    3 жыл бұрын

    @@AureliusKhan Primeiramente, "obrigatório" sequer é uma palavra que se deva usar com qualquer questão sobre o autismo, já que os indivíduos são muito diferentes entre si, com suas particularidades, dificuldades e habilidades. Fico feliz em saber que você conseguiu contornar a condição para o SEU caso, e cada um de nós, durante a vida, foi se adaptando para lidar com as mais diferentes questões, mas ao mesmo tempo, existem questões que fogem do nosso controle. Muitas vezes, técnica nenhuma consegue evitar uma crise sensorial, por exemplo.

  • @alberto-wo3pw

    @alberto-wo3pw

    3 жыл бұрын

    No meu caso é o contrário, eu não consigo focar nos detalhes

  • @viniciussantana5103
    @viniciussantana51032 жыл бұрын

    Eu sou mãe de autista 6 anos de idade,nunca gostei de amizades e tenho 24 anos, não gosto de barulho, não gosto q falem me tocando, não gosto q façam muitas perguntas,chorava pra não sair para o intervalo, sempre me senti estranha,travavam na hora de seminários, não gosto de olhar nos olhos de ninguém,falo muito sobre assuntos dos meus interesses horas e não gosto q me interropam

  • @titor.
    @titor.3 жыл бұрын

    Eu tenho autismo mas não gosto de matemática. Gosto de lógica. E amo humanas. Até escolhi publicidade pra fugir das exatas, o que não adiantou muito.

  • @mariaivanildesgomesdossant21

    @mariaivanildesgomesdossant21

    3 жыл бұрын

    Meu filho não gosta de matemática

  • @alexmarcon5262

    @alexmarcon5262

    3 жыл бұрын

    Olá. Me identifiquei com o seu comentário. Sempre tive muita dificuldade com matemática na escola, não via sentido naquele monte de números e fórmulas e tudo mais, mas adorava resolver problemas de lógica. Inclusive tinha/tenho uma mania de observar placas de carro quando estou no trânsito, fico memorizando elas, tentando formar palavras ou anos e ver se faz algum sentido... é estranho. Você chegou a receber um "diagnóstico formal"? Tenho 25 anos e já cheguei a me questionar diversas vezes se tenho autismo... ao invés disso, carrego vários rótulos relacionados à saúde mental. Tento entender o que há de "errado" em mim desde que me entendo por gente, mas nunca tive um diagnóstico exato (ou cheguei à uma conclusão, pelo menos).

  • @bubumazzoni

    @bubumazzoni

    2 жыл бұрын

    Me identifiquei kk tive dificuldades absurdas com matemática durante todo o meu tempo de escola, sempre fui muito ruim com cálculos Estou cursando publicidade também, como sou fascinada por sociologia e artes tem dado mt certo 💜

  • @loretesilva3980

    @loretesilva3980

    2 жыл бұрын

    Eu também não gosto de matemática, no ensino médio foi tenso para eu passar de ano, já cheguei fazer prova chorando ou começava minha prova na 1a aula e a professora me levava com ela terminava a prova na última turma :-(

  • @fernandaa.1569

    @fernandaa.1569

    2 жыл бұрын

    @@alexmarcon5262 placas de carro? eu tbm sempre tive isso, e sempre achei q fosse normal, mas agora, vendo esse vídeo e lendo sobre esse sintoma a qual vc descreveu, me preocupo mais com a hipótese de eu ser autista 🙁😕😟

  • @phylippusvonhohenheim3232
    @phylippusvonhohenheim32323 жыл бұрын

    Esse tempo todo (28 anos) eu estava achando que era inconveniente e era teimoso por ser taurino, hj me descobri autista.

  • @anaalinepinheiro7976
    @anaalinepinheiro79763 жыл бұрын

    Me identifico muito. Comecei a falar com mais de 3 anos, evito convívio com pessoas, amo ciências, penso e falo na hora. Na infância ninguém me aguentava só tinha uma amiga. Depois fui conseguindo me adaptar, pois creio que seja um grau muito leve já que identifico olhares e trejeitos dos outros.

  • @HectorMartinez-sh9sl

    @HectorMartinez-sh9sl

    Жыл бұрын

    ME AJUDEM GENTE, EU NÃO CONSIGO INTERAGIR E NEM SOCIALIZAR, PRA MIM ISSO É IMPOSSÍVEL, EU SOU MUITO ESTRANHO, JÁ ME CHAMARAM DE DOIDO, EU SÓ VIVO ISOLADO EM CASA FAZENDO AS MESMAS COISAS, JÁ PERDI TODO O INTERESSE EM FAZER AS COISAS EM QUE EU GOSTAVA SE FAZER, NÃO ASSISTO MAS ANIMES, NÃO ASSISTO MAS SÉRIES E NEM FILMES, AJO COMO CRIANÇA, SOU TOTALMENTE DEPENDENTE OS PAIS, EU NÃO AGUENTO MAS ESSE CICLO INFINITO, EU NÃO CONSIGO NEM IR AO PÁTIO DE CASA.😭😭😭

  • @miriamalves9913
    @miriamalves99133 жыл бұрын

    Tenho dois filhos um de 23 anos e outro de 6 anos. Meu filho mais novo foi diagnosticado aos 2 anos. E apartir daí começamos a perceber que meu filho adulto também é 👍😘

  • @HectorMartinez-sh9sl

    @HectorMartinez-sh9sl

    Жыл бұрын

    ME AJUDEM GENTE, EU NÃO CONSIGO INTERAGIR E NEM SOCIALIZAR, PRA MIM ISSO É IMPOSSÍVEL, EU SOU MUITO ESTRANHO, JÁ ME CHAMARAM DE DOIDO, EU SÓ VIVO ISOLADO EM CASA FAZENDO AS MESMAS COISAS, JÁ PERDI TODO O INTERESSE EM FAZER AS COISAS EM QUE EU GOSTAVA SE FAZER, NÃO ASSISTO MAS ANIMES, NÃO ASSISTO MAS SÉRIES E NEM FILMES, AJO COMO CRIANÇA, SOU TOTALMENTE DEPENDENTE OS PAIS, EU NÃO AGUENTO MAS ESSE CICLO INFINITO, EU NÃO CONSIGO NEM IR AO PÁTIO DE CASA.😭😭😭

  • @HectorMartinez-sh9sl

    @HectorMartinez-sh9sl

    Жыл бұрын

    @Java porco Broxa 卐 oi, java porco broxa. Vc é do norte tbm, né? De Tocantins

  • @miriafalaserio

    @miriafalaserio

    Жыл бұрын

    @@HectorMartinez-sh9sl tem que fazer o exame para saber primeiro seu diagnóstico. Calma você não está sozinho.

  • @HectorMartinez-sh9sl

    @HectorMartinez-sh9sl

    Жыл бұрын

    @@miriafalaserio Eu estou muito desesperado, já tenho 20 anos nas costas

  • @savitar0517
    @savitar05172 жыл бұрын

    Eu tinha certeza que tinha TDAH,TOC e TPA, mas agora depois desse vídeo ja não faço mais ideia, cada vez mais chego a conclusão de que tenho que ir ao Psicológo, mas é tão complicado..

  • @HectorMartinez-sh9sl

    @HectorMartinez-sh9sl

    Жыл бұрын

    ME AJUDEM GENTE, EU NÃO CONSIGO INTERAGIR E NEM SOCIALIZAR, PRA MIM ISSO É IMPOSSÍVEL, EU SOU MUITO ESTRANHO, JÁ ME CHAMARAM DE DOIDO, EU SÓ VIVO ISOLADO EM CASA FAZENDO AS MESMAS COISAS, JÁ PERDI TODO O INTERESSE EM FAZER AS COISAS EM QUE EU GOSTAVA SE FAZER, NÃO ASSISTO MAS ANIMES, NÃO ASSISTO MAS SÉRIES E NEM FILMES, AJO COMO CRIANÇA, SOU TOTALMENTE DEPENDENTE OS PAIS, EU NÃO AGUENTO MAS ESSE CICLO INFINITO, EU NÃO CONSIGO NEM IR AO PÁTIO DE CASA.😭😭😭

  • @CassacoGeek

    @CassacoGeek

    Жыл бұрын

    Eu também mano

  • @elizangelarodriguesnaiman4109
    @elizangelarodriguesnaiman41093 жыл бұрын

    A questão é conseguir esses profissionais, hoje temos muitas informações na internet, mas quando fui ao profissional e disse que tenho visto algumas características de autismo, não deu atenção, disse que não tenho, na minha visão da mesma forma que o profissional não pode dar o diagnóstico positivo sem um acompanhamento também não pode dizer que não tem na primeira consulta... Ser diferente não é fácil, assim como em um vídeo de uma entrevista com um autista que a Mayra fez, ele disse que se auto diagnosticou, vou seguindo, quem sabe um dia tenho a oportunidade que ele teve de conseguir um profissional que se importa pra dar um diagnóstico, positivo ou negativo, mas que me acompanha por um tempo, faça os testes, e identifique autismo, ou outra coisa... E se não for nada de transtornos, que fique claro o porque de me sentir tão diferente...

  • @wanterr1363

    @wanterr1363

    3 жыл бұрын

    Não desista, querida. Existem muitos profissionais ruins. Se puder, vá num profissional voltado pra autismo.

  • @elizangelarodriguesnaiman4109

    @elizangelarodriguesnaiman4109

    3 жыл бұрын

    Carlos Vasconcelos desse jeito, a psiquiatra passou uma medicação que só tomei três comprimidos, me senti pior do que estava, parecia que estava sendo enforcada, também já fiz testes online, meu esposo foi diagnosticado quando morou nos EUA e somos muito parecidos, ele diz que sou, mas preciso de um profissional pra dar o diagnóstico, enquanto isso, vamos levando...

  • @elizangelarodriguesnaiman4109

    @elizangelarodriguesnaiman4109

    3 жыл бұрын

    @@wanterr1363 obrigada, vou procurar aqui no estado que moro...

  • @Selvadaqui

    @Selvadaqui

    3 жыл бұрын

    é que depois de adulto qualquer sintoma de qualquer patologia mental se parece muito. Então dizer que tem autismo é superficial... como a Mayra diz aqui, é um transtorno infantil, traz muito prejuízo na infância... se vc foi uma criança que não chamou atenção por estas características não é.

  • @NenaCostaPorto

    @NenaCostaPorto

    2 жыл бұрын

    Onde vc mora? Te pergunto porque achei pessoas certas e certeiras que eu super recomendo, minha filha foi diagnosticada aos 35 anos. Caso queiras me chame.

  • @emalgumlugardomundo2300
    @emalgumlugardomundo23003 жыл бұрын

    Meu filho mais velho tem 27 anos, só agora percebi características de pessoas autista nele. Estou perdida e me sentindo culpada, por não ter percebido isso antes. Sempre soube que ele era muito diferente das outras crianças. Más não sabia o que era. Moramos no Japão, vou ver o que podemos fazer por aqui, já que pra nós, esse é um assunto do qual não entendemos nada. Gostei muito do vídeo, pois descreveu exatamente a situação do meu filho, e me ajudou entender melhor

  • @HectorMartinez-sh9sl

    @HectorMartinez-sh9sl

    Жыл бұрын

    ME AJUDEM GENTE, EU NÃO CONSIGO INTERAGIR E NEM SOCIALIZAR, PRA MIM ISSO É IMPOSSÍVEL, EU SOU MUITO ESTRANHO, JÁ ME CHAMARAM DE DOIDO, EU SÓ VIVO ISOLADO EM CASA FAZENDO AS MESMAS COISAS, JÁ PERDI TODO O INTERESSE EM FAZER AS COISAS EM QUE EU GOSTAVA SE FAZER, NÃO ASSISTO MAS ANIMES, NÃO ASSISTO MAS SÉRIES E NEM FILMES, AJO COMO CRIANÇA, SOU TOTALMENTE DEPENDENTE OS PAIS, EU NÃO AGUENTO MAS ESSE CICLO INFINITO, EU NÃO CONSIGO NEM IR AO PÁTIO DE CASA.😭😭😭

  • @railahellokitty

    @railahellokitty

    Ай бұрын

    Você conseguiu tratamento pro seu filho? como estão depois de 2 anos

  • @railahellokitty

    @railahellokitty

    Ай бұрын

    ​@@HectorMartinez-sh9sl o que pode te ajudar é o Caps que o centro de acompanhamento psicológico da saúde, fale isso para seus pais, para te levarem para lá.

  • @RanchoBangalo
    @RanchoBangalo3 жыл бұрын

    Deixei meu marido essa semana pq eu não aguentava mais eu falar e ele entender tudo ao contrário. Eu sentia que ele queria me prender pq não me leva nem pra lanchar, quando leva, comemos dentro do carro, não fala com carinho, fala umas coisas bem ignorantes e bem insensíveis. Eu converso por metáforas e ele entender tudo errado e ao contrário. Ele é obcecado por pintar e restaurar carro. Ele só fala isso. Ele não demonstra interesse em nenhum assunto que eu falo. Tudo pra ele é só o que ele quer. Ele nunca muda a rotina e acha que eu tbm tenho os mesmos interesses dele. Ele não come tomate cortado em quadradinho, tem que ser reto. A abobrinha tem que ser refogada até certo ponto e raladas e não picadas. Se for diferente ele não come, é como se eu estivesse ofendendo ele. Vc descreveu meu marido todinho. As pessoas zoam ele e ele não entende. Ele parou de estudar por isso. Ele só tem 1 amigo e eu não posso ser amiga dele senão eu vou roubar o amigo dele. Rsrsrs eu tô me sentindo uma bruxa agora. Ele precisa de mim. Aaah que pecado que eu fiz. Abandonei ele. Ele é tudo que vc falou. Quem eu procuro pra começar o tratamento? Existe tratamento? Tô me sentindo um monstro.

  • @nathaliabender450

    @nathaliabender450

    2 ай бұрын

    Lendo isso parece que vc me descreveu... Eu sempre senti que eu era assim nos relacionamentos e você escrevendo me confirmou que eu era enxergada assim. Muito triste saber que isso nunca vai mudar pra mim e pro seu marido. Há tempos eu desisti de relacionamentos, pois eu me machucava e machucava mto os outros

  • @lanacosta5938

    @lanacosta5938

    Ай бұрын

    Procura um advogado e separa desse traste mulher, eu em

  • @alessandracarola8252
    @alessandracarola82523 жыл бұрын

    Minha família fala que quando pequena eu era uma criança diferente que ficava quieta e não mexia em nada. Hoje adulta tenho dificuldades em relação a ser sincera e não gosta de mentira. Quando alguém me pergunta alguma coisa não consigo falar algo que realmente acho e isso me causa problemas é mais forte do que eu. E não gosto que me abracem ou toquem em mim ... me incomoda não sei o que é... tenho dificuldades de demonstrar carinho e isso me deixa tão triste porque minhas filhas precisam disso. A anos sofro com isso e não sei o porquê sou assim.

  • @CyleCaval
    @CyleCaval3 жыл бұрын

    UMA VIDA ISOLADA! ME DESCOBRI AUTISTA AOS 64 ANOS! MUITAS SARDAS, CABELO AVERMELHADO. FUI VÍTIMA DE JACOTAS, UMA INFÂNCIA DIFÍCIL ADOLESCÊNCIA PIOR AINDA. SANTO DEUS. ERA CHAMADA DE ESTRANHA. GRATA Dra.Mayra.

  • @bethharmon2534

    @bethharmon2534

    3 жыл бұрын

    Antony Hopkins disse que descobriu o autismo agora, na terceira idade também.

  • @HectorMartinez-sh9sl

    @HectorMartinez-sh9sl

    Жыл бұрын

    ME AJUDEM GENTE, EU NÃO CONSIGO INTERAGIR E NEM SOCIALIZAR, PRA MIM ISSO É IMPOSSÍVEL, EU SOU MUITO ESTRANHO, JÁ ME CHAMARAM DE DOIDO, EU SÓ VIVO ISOLADO EM CASA FAZENDO AS MESMAS COISAS, JÁ PERDI TODO O INTERESSE EM FAZER AS COISAS EM QUE EU GOSTAVA SE FAZER, NÃO ASSISTO MAS ANIMES, NÃO ASSISTO MAS SÉRIES E NEM FILMES, AJO COMO CRIANÇA, SOU TOTALMENTE DEPENDENTE OS PAIS, EU NÃO AGUENTO MAS ESSE CICLO INFINITO, EU NÃO CONSIGO NEM IR AO PÁTIO DE CASA.😭😭😭

  • @osrodriguespelomundo5251
    @osrodriguespelomundo52513 жыл бұрын

    Sou pai de autista e voce me descreveu em quase tudo!! semana que vem tenho consulta com neuro para ver se tb sou autista.

  • @lucasrezende4758

    @lucasrezende4758

    3 жыл бұрын

    👍

  • @Mazaiasp

    @Mazaiasp

    3 жыл бұрын

    Boa noite amigo, como foi sua consulta com o neuro? Eu fui no neuro, ele apenas pediu dois exames, um RM e EEG com mapeamento cerebral, ainda vou voltar com ele com os exames....

  • @ericabatista6088

    @ericabatista6088

    2 жыл бұрын

    Oi e o resultado ??

  • @HectorMartinez-sh9sl

    @HectorMartinez-sh9sl

    Жыл бұрын

    O que é neuropediatra? 😭

  • @davineuskens21
    @davineuskens213 жыл бұрын

    Eu gosto bastante de trabalhar com números porque eles são previsíveis e seguem regras específicas, mas ao mesmo tempo eu sou fascinado por palavras e seus significados.

  • @PedroCarlosAlves1

    @PedroCarlosAlves1

    3 жыл бұрын

    Igualmente!

  • @brunasoares4910

    @brunasoares4910

    2 жыл бұрын

    Eu tbm sempre procuro o significado das coisas 😂😂 é quase uma

  • @HectorMartinez-sh9sl

    @HectorMartinez-sh9sl

    Жыл бұрын

    Eu tbm sou fascinado em saber os significados das palavras

  • @HectorMartinez-sh9sl

    @HectorMartinez-sh9sl

    Жыл бұрын

    @@brunasoares4910 eu tbm kk

  • @railahellokitty
    @railahellokittyАй бұрын

    eu comecei a estudar psicologia desde os 14 anos hoje tenho 22 e eu lembro que eu fazia tudo isso para descobrir quem eu era e para saber como as pessoas se portava eu descobri que tenho uma paixão por esse lado de estudar o comportamento humano e eu também já me relacionei com um autista grau 1 mais ele tinha muitas limitações nosso relacionamento foi bem duradoura porque eu tive a paciência e empatia para entende-lo e na época não tinha muitas coisas sobre autismo mais eu corri atrás disso comecei a seguir pessoas com autismo e descobri muitas coisas e passei a lembrar de algumas coisas que eu ouvi falar e pessoas que tinha autismo que eu convivi e com tudo isso me deu combustível para investigar a minha vida porque quando eu tinha meus 19 anos e meu ex 23 anos eu já tinha dúvidas sobre eu ser autista também, na quela época eu me sentia bem diferente das pessoas e eu sentia que eu estava fora da caixa e que todos eram estranhos e eu era diferente e ter o meu namorado autista foi uma coisa boa pra mim porque a gente se sentia muito desconexo desse mundo e isso foi durante a pandemia, eu conheci meu ex namorado no reddit hoje em dia não uso mais, ai em 2022 eu fui diagnosticada com depressão severa e tinha alguns psicólogos que não me trataram do jeito que eu queria e me deram alta, esse ano eu tive meu 3 surto e meu pai passou a fazer terapia e procurar ajuda de outros psicólogos para mim porém não cabia no orçamento, porém o psicologo que é amigo da família junto com a psicóloga do meu disse que a minha depressão e de um transtorno que eu preciso descobrir. No meu último surto eu fui para o hospital das clínicas e lá eles deram o diagnóstico de início de esquizofrenia e agora eu não sei qual transtorno eu tenho, mais eu me identifiquei com vários aspectos em relação ao autismo e sempre tive a hipótese sobre eu ser autista, agora eu estou fazendo tratamento com psicóloga, terapia em grupo e psiquiatra pelo caps e quero descobrir meu diagnóstico para eu viver mais segura e ter uma vida com qualidade sem estress.

  • @mayragaiato

    @mayragaiato

    Ай бұрын

    Olá querida, tudo bem? Espero que você consiga o seu diagnóstico e possa enfim, ter esse momento de descoberta e libertação. Converse sempre com os profissionais que acompanham você sobre o diagnóstico e sobre como deseja saber mais, isso poderá te ajudar. Saiba que está caminhada não é fácil, mas não está sozinha! Um grande abraço

  • @DaltonRoque
    @DaltonRoque2 жыл бұрын

    Olá Mayra, tenho 61 e possuo autismo leve. Me indetifiquei totalmente com a maioria das coisas que relatou. Duas profissionais, há 27 anos atrás, já haviam me confirmado o autismo. Sinto esta estranheza por dentro que não dá para explicar, mas tenho uma vida normal. Há anos eu divulgo materiais bons - como este seu - para fazer uma campanha de esclarecimento sobre o autismo. Tenho 2 coisas em mim: hiperconcentração (num trabalho que gosto, não noto a casa pegando fogo) e hiperdispersão (as vezes avoado que não me aguento), mas hoje me adaptei muito bem. Sou autor 27 obras na área da espiritualidade e estou trabalhando em mais 4 aos mesmo tempo, sempre com este hiperfoco e hiperpriorização. Tenho prazer em ficar alienado do mundo, quieto na minha. Uma coisa que me ajudou muito a vida, foi o bom humor que desenvolvi, alivia muito. Fiz 1 ano de matemática e me formei em Eng. Civil em cálculo estrutural, kkkkkk Meus livros de espiritualismo eu crio fórmulas, gráficos e esquemas, bateu muito o que diise.

  • @jorgethino8199
    @jorgethino81993 жыл бұрын

    Sempre tive dificuldade de relacionamento com minha mãe e de entendê-la, mas agora com estas explicações acho que ela tem algum grau de autismo. Ela é anti-social, diz coisa duras e diretas, tem foco só em artesanato, não gosta de mudanças, etc...

  • @anapaulafreitasrosarocha5856

    @anapaulafreitasrosarocha5856

    3 жыл бұрын

    Sou mae de 2 autistas e agora estou me descobrindo debtro do autismo, estou totalmente confiusa nas aliviafa em saber que muito do que passei tem explicação. Porem o diagnostico na fase afulta e muito difícil de se conseguir. Principalmente pelo SUS, o diagnóstico em adulto e libertador pois é sobre uma vida ibteira e resgatar a sua identidade.

  • @HectorMartinez-sh9sl

    @HectorMartinez-sh9sl

    Жыл бұрын

    ME AJUDEM GENTE, EU NÃO CONSIGO INTERAGIR E NEM SOCIALIZAR, PRA MIM ISSO É IMPOSSÍVEL, EU SOU MUITO ESTRANHO, JÁ ME CHAMARAM DE DOIDO, EU SÓ VIVO ISOLADO EM CASA FAZENDO AS MESMAS COISAS, JÁ PERDI TODO O INTERESSE EM FAZER AS COISAS EM QUE EU GOSTAVA SE FAZER, NÃO ASSISTO MAS ANIMES, NÃO ASSISTO MAS SÉRIES E NEM FILMES, AJO COMO CRIANÇA, SOU TOTALMENTE DEPENDENTE OS PAIS, EU NÃO AGUENTO MAS ESSE CICLO INFINITO, EU NÃO CONSIGO NEM IR AO PÁTIO DE CASA.😭😭😭

  • @HectorMartinez-sh9sl

    @HectorMartinez-sh9sl

    Жыл бұрын

    @@anapaulafreitasrosarocha5856 quero saber minha indentidade 😭

  • @PauloRoberto.1980
    @PauloRoberto.19803 жыл бұрын

    Tenho um filho de 4 anos no espectro, a neuro dele disse que eu possa tbm estar ser autista. Sou muito calado e antisocial e isso me atrapalha bastante.

  • @a.c.t.1129

    @a.c.t.1129

    3 жыл бұрын

    Lembrando que há todo tipo de autista. Há os que amam conversar!

  • @marcosneves6737

    @marcosneves6737

    3 жыл бұрын

    Eu também !

  • @lidiadepaula9022

    @lidiadepaula9022

    2 жыл бұрын

    @@a.c.t.1129 vdd, tem uns que falam demais e não deixa ninguém falar, fala por cima dos outros

  • @kamilagomes4703
    @kamilagomes47032 жыл бұрын

    Eu comecei a suspeitar que tenho autismo leve; só suspeitar, porque alguns sintomas tenho e outros não. Nunca consegui me socializar, nunca consegui fazer amigas porque não consigo conversar direito, mesmo já tendo me esforçado mil vezes e sofrido demais por me achar anormal. Estar em reuniões de família ou qualquer confraternização me incomoda, sempre tentei mas nunca me senti à vontade perto de ninguém, sempre gostei de ficar no meu canto e fazer minhas coisas, qualquer trabalho ou tarefa sozinha. Encontro entre amigos ou andar junto com alguém me desloca demais. Não consigo ter afeto, mesmo querendo, não consigo retribuir um gesto de afeto, se alguém me abraça por exemplo fico muito incomodada, mas não porque não gosto de carinho, mas porque sei la, não sei reagir. Tenho muita dificuldade pra ter uma conversa simples com alguém, nunca sei o que dizer, não compreendo o contexto da conversa, além de nunca entenderem o que eu falo; e não consigo me manter olhando nos olhos de quem fala comigo. Sons altos me incomodam demais, principalmente pessoas falando muito alto perto de mim. Meu marido disse que sou muito fria, sincera, e as vezes ofendo as pessoas; mas se isso é verdade eu não faço de propósito porque nem percebo isso. Além disso, mudanças de planos mexem com o meu emocional de um jeito perturbador.. Por outro lado, não tenho dificuldade em entender sarcasmo, duplo sentido e nem metáforas. Não entendo tudo ao pé da letra. Sempre tive dificuldade em exatas e amo humanas, livros e poemas. Tenho 21 anos, e se eu fosse diagnosticada com TEA, seria a explicação para a minha vida inteira, o porquê de eu sempre ter sido a estranha, a esquisita, a excluída, e tudo mais que me entristeceu muito

  • @steletcamping6721
    @steletcamping67213 жыл бұрын

    Me identifiquei muito! Talvez no Brasil não tenhamos profissionais com o nível de conhecimento nessa área de TEA como a doutora.

  • @MillenaAraujo-fx3zn
    @MillenaAraujo-fx3znАй бұрын

    Minha mãe disse que eu dei sinais desde muito pequena e esse ano,com meus 22 anos,o meu diagnóstico fechou e eu sou autista nível 1 E no meu caso o autismo é genético,minha irmã mais nova também é autsita

  • @ArtoriusSP
    @ArtoriusSP3 жыл бұрын

    Seus vídeos me ajudaram muito... Recebi meu diagnóstico ano passado, e hoje entendo muito melhor minha vida.... Eu passei a me aceitar melhor, embora no começo tenha sido um choque. Eu abandonei em 2018 meu emprego na prefeitura, eu era concursado. E isso foi o estopim para eu ver que tinha algo errado. Fiz tratamento com remédio por 8 anos para depressão e ansiedade, e os médicos não entendiam o porquê nada mudava. Enfim, hoje vivo melhor até em meu casamento.

  • @rosanafernandes8260
    @rosanafernandes82608 ай бұрын

    Mayra,eu já assisti esse vídeo umas cinquenta vzs...eu sou mãe da Geovana uma princesinha linda,diagnosticada com autismo,nível 1 e ela é muito inteligente ja falei sobre ela com vc. Enfim,eu tenho lido muito sobre tudo que fala do autismo.por conta desse vídeo pude resgatar meu passado... Tenho 38 anos e só ágora muitas coisas tem me feito sentido.Pela primeira vez na vida eu consegui me encontrar.Claro que estou impressionada com o vídeo, alias com os vídeos...posso afirmar que preciso de seus conselhos. Quero muito sua opinião sobre muitas lembranças que tenho bem aqui na minha cabeça. Eu sofri muito muito com medo de chuva,o trovão me deixava desesperada, hoje não gosto,mas consigo me controlar. Tenho relatos de algumas pessoas que conviviam comigo e até mesmo de minha mãe que não aceita o autismo,que eu só me acalmava depois de levar umas boas palmadas e em seguida dormia,sim um absurdo!Os fogos de final de ano um verdadeiro caos, eu gritava tanto que os vizinhos iam em casa saber o que estava acontecendo,e o pior ensinaram minha mãe que pra esse medo passar eu precisava ficar trancada pro lado de fora de casa.eu era livrada disso quando os vizinhos iam lá entender o porque de tanto grito.e a história sempre se repetia, Levava umas boas palmadas e dormia com certeza de tanto chorar,pelo que me lembro eu tinha uns 7 anos.😢.Eu era chamada de bicho do mato por algumas visitas,por eu não gostar de interagir com eles.e muitas vzs apahava também por minha mãe achar que eu estava sendo mal educada. Escola:Pensa numa tragédia,meu primeiro ano chorava tanto,que a professora me colocava no pátio da escola pra não atrapalhar a aula.eu não queria que ela fechasse a porta,embora eu fosse muito inteligente,demorou pra isso ser compreendido pois eu tinha tanta dificuldade em aceitar a professora que passava por malcriada,birrenta.muitas das vzs a escola me levava pra casa,eu gritava, rasgava meu caderno,jogava tudo,e o pior arrancava meu cabelo.chegava em casa apanhava tanto,mesmo assim isso persistiu por bastante tempo,até que me trocaram de professora,sai da salinha da professora Vera. E fui pra salinha da professora Cristina,me lembro dela uma professora alta,muito boazinha,e por incrível que pareça ela me pegava no colo quando eu chorava,ela pegava as minhas coisas quando eu jogava ,e ela não me mandava pra fora ou pra casa.com o tempo eu passei a gostar de estar na escola eu amava ela,enfim. Eu era uma criança que não gostava de cheiro na comida,e não me lembro bem de como era naquela época só sei porque hoje em dia minha mãe fala que a geovana minha filha é chata pra comer como eu era ,e que comigo era fácil fazer eu comer era só pegar o chinelo.!Eu entro em desespero só de pensar o quanto era dolorido comer..E ainda hoje gosto de comida seca nada de caldos ou cheiro. Também não me dava bem com muita gente,afinal sempre fui o bicho do mato em casa.eu não entrava em cachoeiras ,não gostava do barulho da água na minha cidade tinha a época do pinhão, imagina eu uma criança cheia de manias andando no mato.era muito choro.sempre ouvia que eu era uma criança muito ruim e que gostava de desafiar minha mãe. Que era preguiçosa não gostava de andar.eu era muito distraída também,as vezes só me dava conta de que estava sendo chamada quando meu pai me jogava alguma coisa,ou quando levava umas chinelada sem estar fazendo nada,então me dava conta de que estava sendo chamada e não ouvia.Mayra esse relato é uma parte da minha infância...hoje com 38 anos tenho muitas dificuldades, mas aprendi com a vida a me auto regular,pois isso eu aprendi através de seus vídeos, eu tenho uma ansiedade horrorosa,não sei lidar com nenhum tipo de emoções,eu simplesmente perco meus sentimentos e não não consigo reagir,e preciso ficar sozinha.ja sai no meio do trabalho por sentir desesperada ou não conseguir lidar com a situação. Não consigo de jeito nenhum participar de uma reunião. Por não saber o que fazer falar ou como agir...Não consigo participar de eventos,simplesmente por não entender as pessoas.ou por não me entender não sei.quando não estou bem.gosto de escrever e preciso fazer isso com a mão esquerda.pois usando a mão esquerda consigo pensar melhor.Alias amo o Silêncio,não gosto do escuro,tenho muitos problemas pra dormir...Amo costura.pois me faz bem.sei fazer muita coisa,mas infelizmente não tenho foco.,apesar de amar a costura as vzs tenho que costurar em pé pra conseguir focar,ou então precionar alguma parte do corpo pra que eu não fique irritada,geralmente eu forço meu pé contra a mesinha ou um pé contra o outro pra que minha cabeça entenda que ta tudo certo que eu só preciso respirar... E na maioria das vzs da certo.Afinal tenho uma princesinha que precisa de mim e se hoje procuro tudo sobre o assunto é por ela...pois de nenhuma forma quero que ela passe pelo que passei.bjos Mayra ...amo de mais vc seus vídeos. Obrigada por tanta informações..❤❤❤ ❤❤

  • @mayragaiato

    @mayragaiato

    8 ай бұрын

    Olá querida @rosanafernandes8260 Sinto que é muito importante buscar um profissional que possa entender suas dificuldades, habilidades e buscar as formas de te auxiliar e desenvolver juntamente a sua pequena, tudo bem? Separei alguns conteúdos que podem te ajudar nessa busca e fico na torcida para dar tudo certo! 💙 👉 instagram.com/p/CnEq0IXPnrs/ 👉 kzread.info/dash/bejne/lZuVp9qqhdDcp9I.html 👉kzread.info/dash/bejne/apl8tK2koLLIeqw.html&pp=gAQBiAQB

  • @diegoabreu7234
    @diegoabreu72343 жыл бұрын

    Parabéns pelo seu trabalho, Dra!

  • @ZilmaBernardo3108
    @ZilmaBernardo31083 жыл бұрын

    Excelente trabalho! Muito obrigada pelos esclarecimentos..

  • @solangerodrigues1748
    @solangerodrigues17483 жыл бұрын

    Excelente explicação Mayra. Conhecer para compreender é primordial 🥰 Obrigada.

  • @heloisasilvamoraes8964
    @heloisasilvamoraes89642 жыл бұрын

    Depois de 11 anos em vivenciar o autismo do meu filho..... só AGORA, que minha ficha está caindo, estou em investigação. Tenho a grande probabilidade em ser Autista.

  • @quintaldacor
    @quintaldacor3 жыл бұрын

    Meu deus, flexibilidade mental... Essa é a questão quando projeto algo que precisa de ajustes, é muito difícil desconstruir ideias e absorver novos conceitos.

  • @abnersousa5589
    @abnersousa55892 жыл бұрын

    Top demais está explicação. Muitíssimo obrigado!!!

  • @sophiaemanuellideoliveira_249
    @sophiaemanuellideoliveira_2492 жыл бұрын

    muito obrigada mayara pelo conteúdo e permitir que seja repostado ,tenho uma filha de 5 anos com autismo ,e minha maior preocupação e com futuro ,tenho pesquisado muito e cheguei ate seu canal me ajudou muito, assim como eu tem muito mais gente precisando de informações então reposto sempre seu vídeos no meu canal ,pra ajudar mais pessoas também...muito obrigada mesmo..

  • @anaileleicam617
    @anaileleicam6179 күн бұрын

    Parece que está falando de mim. Até as etiquetas, sempre corto as etiquetas das roupas...elas são irritantes.Quando criança eu ficava irritada, até minha mãe entender que precisava cortá-las.

  • @anaileleicam617

    @anaileleicam617

    9 күн бұрын

    Voltei o vídeo várias vezes pq de repente minha mente vagueia e me desconcentro. Sim bullyng...Sempre até hj vejo pessoas rindo do meu jeito...muitas vezes prefiro me fechar.

  • @mayragaiato

    @mayragaiato

    6 күн бұрын

    Para te auxiliar, eu indico procurar um psicólogo e neuro para ajudar a entender sobre suas dificuldades e habilidades e assim obter o diagnóstico para começar uma intervenção, acredito que pode te ajudar 💙 Confira também, estes conteúdos e informações sobre o assunto: 👉 kzread.info/dash/bejne/apl8tK2koLLIeqw.html&pp=gAQBiAQB 👉 kzread.info/dash/bejne/c62H2sibnMbRlLA.html 👉 kzread.info/dash/bejne/rIessauPkpC8cto.html 👉 kzread.info/dash/bejne/pYVlyZurdM6niaw.html 👉 kzread.info/dash/bejne/lZuVp9qqhdDcp9I.html&pp=gAQBiAQB

  • @marilenemorais3195
    @marilenemorais31959 ай бұрын

    As escolas não estão preparadas para acolher essas crianças infelizmente

  • @virginiacamarotti2392
    @virginiacamarotti23923 жыл бұрын

    Você é muito esclarecedora!!! Parabéns Mayra!!! Adoro seus vídeos!!! Meu filho tem o TEA e com seus vídeos entendo melhor o espectro!!!! Bjus

  • @priscillanunesfotografia4425
    @priscillanunesfotografia44253 жыл бұрын

    Já assistir a série obrigada minha linda Deus abençoe sua vida ..

  • @OBKUT
    @OBKUT3 жыл бұрын

    Mayra, Você é maravilhosa e foi muito feliz e acertiva com as informações do vídeo! Obrigado ☺

  • @cristianedarosa1181
    @cristianedarosa11812 жыл бұрын

    Nossa adorei teu canal maneira q tu se expressa e explica maravilhoso parabéns ótima profissional muito sucesso pra ti 🙏😘

  • @neusayumi
    @neusayumi2 жыл бұрын

    Parabéns Mayra, muito bem explicado. Adorei e compartilhei.

  • @cristina9186
    @cristina91862 жыл бұрын

    Que maravilha! Parabéns pelo canal!!

  • @aldilenecampostrini3272
    @aldilenecampostrini32723 жыл бұрын

    Voce e uma bencao que Deus nos deu um anjo.que Jesus nos enviou sempre esta ajudando todos video mara vilhosoJesus abencoe sempre sua vida e da sua familia toda

  • @mariaivanildesgomesdossant21
    @mariaivanildesgomesdossant213 жыл бұрын

    Obrigada querida gostei muito da sua expectativa que Deus abençoe você

  • @alinepogianele6474
    @alinepogianele64743 жыл бұрын

    Ótima explicação, falou tudo em um só vídeo!! Vc e uma profissional e ser humano incrível!!

  • @analuciaferreira5770
    @analuciaferreira57702 жыл бұрын

    Excelente explanação. Parabéns !!!!!

  • @aldilenecampostrini3272
    @aldilenecampostrini32723 жыл бұрын

    Seus video me ajuda muito minha filha autista so tem que agradecer obrigado por nos ajudar sempre que Deus lhe de muito anos vida saude

  • @valeriemedeiros2358
    @valeriemedeiros23582 жыл бұрын

    Vídeo fantástico!!! Muito esclarecedor! 👏🏻👏🏻👏🏻

  • @villaflores_lab5011
    @villaflores_lab50113 жыл бұрын

    E tao bom ver esse vidio parece q ate q enfim alguem me conhece

  • @giselialicesouza
    @giselialicesouza3 жыл бұрын

    adorei sua explicação!!!!

  • @jeancoelho3544
    @jeancoelho35442 жыл бұрын

    Muito bom…informações importantes. Obrigado!

  • @rtoliveira3
    @rtoliveira33 жыл бұрын

    Com certeza, Maíra! Muitos cresceram sem diagnóstico e apenas mais recentemente, em função de uma maior divulgação a respeito do quadro, passaram a buscar ajuda profissional para tentarem compreender melhor a si próprios e suas trajetórias de vida. Tenho visto isso acontecer em minha prática clínica. Sou psicóloga/ psicoterapeuta, atuando em Niterói/RJ, com essa demanda. O diagnóstico, mesmo que tardio, costuma ajudar muito a esclarecer comportamentos, até então, tidos como "inexplicáveis", além de permitir melhor orientação nos tratamentos necessários. Agradeço por suas contribuições! São sempre muito bem vindas!! Abçs!!

  • @arnaudfernandes3270
    @arnaudfernandes32703 жыл бұрын

    Excelente divagação sobre o TEA!

  • @andreluizdossantosrocha3174
    @andreluizdossantosrocha31743 жыл бұрын

    Espetacular!!! Onde eu estava todo este tempo, que não conhecia está belezura de ser humano. E além de tudo é linda!!!!!

  • @familiaribeiroemportugal
    @familiaribeiroemportugal3 жыл бұрын

    Canal sensacional! Mayra muito segura sempre! Meu filho, Artur, tem 12 anos e está numa fase nova. Nós pais temos que estar sempre atentos!

  • @andersonmartins1775
    @andersonmartins17752 ай бұрын

    Doutora, muito obrigado. Você é excelente!

  • @mariaoliveira-sx9qf
    @mariaoliveira-sx9qf2 жыл бұрын

    Tenho 53 anos faz 2 dias que descobri que tenho TEA leve, estou em tratamento de depressão e ansiedade. Mas estou aliviada, descobri que sou realmente diferente!

  • @lindiseioliveira2388
    @lindiseioliveira23883 жыл бұрын

    Muito bom o vídeo. Bem explicado e de uma maneira agradável aos olhos e aos ouvidos. Obrigada pelo conteúdo.

  • @fernandasousaoliveira9245
    @fernandasousaoliveira92453 жыл бұрын

    Como sou grata pela clareza que você dá sobre um assunto tão delicado. De fato, os diagnoticados passaram muito sofrimento. Que alívio e esperança você me conferiu. Grata.

  • @elianemartins8745
    @elianemartins87453 жыл бұрын

    Você é uma benção em nossa vida. Gratidão🙏😍

  • @karinydelgadotrovo4099
    @karinydelgadotrovo40993 жыл бұрын

    Excelente!!!

  • @marcosneves6737
    @marcosneves67373 жыл бұрын

    Parabéns ! Você e excelente.

  • @emmysiven6347
    @emmysiven63473 жыл бұрын

    Ótima explicação clara e completa.

  • @ozeiasdasilva9095
    @ozeiasdasilva90952 жыл бұрын

    Amei o vídeo super bem explicado.

  • @leonardomonteiro1105
    @leonardomonteiro11052 жыл бұрын

    Profissional excelente

  • @jujulima1206
    @jujulima12062 жыл бұрын

    Mulher inteligente. Admirada.

  • @aforcapracontinuarseguindo9716
    @aforcapracontinuarseguindo97163 жыл бұрын

    👏👏👏 O melhor vídeo, um dos mais explicativo que assisti🙏🙌🏻

  • @franciscacaldascaldas1190
    @franciscacaldascaldas119011 ай бұрын

    Meu filho tem 31 anos, levei ele no neuro ele não deu atenção a q falamos. Desde pequeno ele não dormia quase e não se interagia com as pessoas, ele é muito positivo no q diz , zangado por qualquer motivo, desenha muito bem desde pequeno, tica violão e guitarrista, poeta, mais não se interessa em trabalha nessas áreas, ele não tem empatia e se alguém cair perto dele ele simplesmente não faz nada, rotineiro e não quer mudar, odeia que mastiguem perto dele, disse q se sente mal, seletivo com comidas. Então levei ele no psicólogo começou tomando risperidona foi qdo ele se acalmou mais.

  • @rodrigosantos8665
    @rodrigosantos8665 Жыл бұрын

    Excelente, esclarecedor!

  • @leiafranciosi7879
    @leiafranciosi78793 жыл бұрын

    Maravilhosa..... Obrigada por nos auxiliar tanto..... É uma luta diária, mas que encaramos com muito amor, paciência e acima de tudo muita fé.... Vc presta algum tipo de atendimento pessoal ???? Um bjo Deus abençoe grandemente sempre ..... Sou muito grata a vc!!!! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👼🏼🙌🏻🙏🏻🌻🌻👩🏻‍🦱👩🏼‍⚕️

  • @taisrocha960
    @taisrocha9602 жыл бұрын

    Na escola quando criança eu ficava no canto e não consegui interagir com ninguém. Eu tenho dificuldade de confiar nas pessoas.E nunca fui no médico pra saber.Estou com 30 anos.Nunca é tarde pra procurar ajuda.

  • @Gabriela-uq9nb
    @Gabriela-uq9nb3 жыл бұрын

    Vc foi a única que explicou bem dando detalhes

  • @vilanymota8316
    @vilanymota83163 жыл бұрын

    Você está me ajudando muito doutora com seus vídeos está me esclarecendo muitas dúvidas porque tenho um filho de 6 anos adotivo que eu acho que ele é autista não tenho diagnóstico ainda obrigada doutora continuidade com seus vídeos

  • @psicopedagoga_simonesouzae5185
    @psicopedagoga_simonesouzae51852 жыл бұрын

    Meu Deus! Obgda Mayara! Eu vi minha mãe agora, e me vi também, só gratidão, diante disso vou investigar mais, Deus te abençoe!

  • @mairalemedasilva787
    @mairalemedasilva7872 ай бұрын

    Excelente. Obrigada ❤

  • 2 жыл бұрын

    eu tenho certeza que tive Deus me libertou, se ainda tenho é um pinguinho já conclui minha faculdade penso em fazer outra, as dificuldades injurias que sofrí foram escadas pra que eu subisse e vencesse, sigo matando um leão por dia Deus tem me dado forças.

  • @fala_uala
    @fala_uala3 жыл бұрын

    Custei muito para aprender a fazer rodeios pra passar uma informação, mas ainda sou apaixonado por clareza na informação de forma direta e fidelidade ao proposto

  • @mistura_rp_milgrauoficial9385
    @mistura_rp_milgrauoficial93852 жыл бұрын

    esse sou eu. agora sei quem sou e pq sou assim. chocado mas ao mesmo tempo um alivio. obrigado

  • @elvisklin
    @elvisklin3 жыл бұрын

    Amei o vídeo, sugiro para os próximos falar mais sobre autismo e ambiente escolar. Se brincar, dá uma série. Mayra parabéns e obrigado por compartilhar este conteúdo.

  • @lucasvillar4741
    @lucasvillar47413 жыл бұрын

    É bom entender o pq não entendia certas coisas, obrigado. :)

  • @jeovanegilson8547
    @jeovanegilson85472 жыл бұрын

    Me emocionei muito assistindo esse vídeo, (cheguei a chorar) pois vc disse tudo o que acontece comigo desde pequeno e nunca entendi, só sabia que eu não era normal como as outras pessoas.

  • @jessicapauferro5072
    @jessicapauferro50722 жыл бұрын

    Maravilhosa ela ❤ muito boa essa aula

  • @aalucardk
    @aalucardk2 жыл бұрын

    Nossa, como vc fala bem explica bem, eu queria falar desse jeito, joinha

  • @mario_medeiros
    @mario_medeiros3 жыл бұрын

    Parabéns pelo vídeo, muito explicativo, meu filhinho de 6 anos tem SD e é autista tb.

  • @thalitalangbehn43
    @thalitalangbehn433 жыл бұрын

    Vídeo perfeito e cheio de esclarecimento. Precisamos muito falar sobre o Tea em adultos e adolescentes.

  • @vanusadiasdasilvamenezes5661
    @vanusadiasdasilvamenezes56613 жыл бұрын

    Muito obrigado por ter me esclarecido pois meu filho de doze anos tem autismo de um nível leve