ANTI-CINEMA e a decadência do FOMO

Ойын-сауық

Esse vídeo explora a diminuição do FOMO na cultura pop e o impacto positivo disso no nosso consumo de arte e entretenimento. Entenda também o conceito contrário ao FOMO, o JOMO (Joy of Missing Out). O que é o conceito do “anti-cinema” a partir da “antibiblioteca de Umberto Eco”?
#AlémDaTela

Пікірлер: 414

  • @phsantos
    @phsantos Жыл бұрын

    Errata: - Escrevemos Humberto Eco na tela, mas o correto é Umberto Eco. Um pequeno erro da edição. Fica a correção.

  • @sohseikinadasei

    @sohseikinadasei

    Жыл бұрын

    Gratidão por reconhecer e retificar o erro. Poucos fazem isso.

  • @shiny_zeraora5806

    @shiny_zeraora5806

    Жыл бұрын

    oi ph, e eu o tony

  • @isaacdossantossilvia6246

    @isaacdossantossilvia6246

    Жыл бұрын

    Precisas da uma chance pra maior estreia do ano zom 100 bucket list of the dead disponível Netflix e crunchyrol

  • @phsantos

    @phsantos

    Жыл бұрын

    @@isaacdossantossilvia6246 hoje tem vídeo

  • @miojocomunista
    @miojocomunista Жыл бұрын

    PH é, pra mim, o melhor nesse segmento de cultura pop no geral, não apenas cinema. O cara deixa claro que estudou, leu e se esforça pra criar o conteudo de altissima qualidade que fornece. Mesmo sendo um canal grande, 500k é pouco pra o que o PH merece pelo trabalho incrível❤❤❤

  • @phsantos

    @phsantos

    Жыл бұрын

    Muito obrigado pelo carinho :)

  • @DanSamm

    @DanSamm

    Жыл бұрын

    É um dos melhores críticos que acompanho sobre cultura pop.

  • @luciomiguels

    @luciomiguels

    11 ай бұрын

    Sim!!!!

  • @juliammassing
    @juliammassing Жыл бұрын

    O excesso de escolha me deixa maluca. Demoro muito tempo pra escolher algo bobo. E por vezes assisto algo que já vi.

  • @Basquiah

    @Basquiah

    Жыл бұрын

    Tudo normal, as vezes fico uma hora prpcurando e não assisto nada

  • @feliperodrigues6772

    @feliperodrigues6772

    Жыл бұрын

    Também. Muito conteúdo, muito conteúdo ruim no meio, e o medo de desperdiçar tempo vendo coisa ruim

  • @geiseribeiro7082

    @geiseribeiro7082

    Жыл бұрын

    Como uma pessoa que sofre com transtorno de ansiedade, os catálogos me deixavam maluca tbm. Tive que criar um sistema pra assistir os inéditos, pq não conseguia escolher.

  • @AlessandroMRQuimico

    @AlessandroMRQuimico

    Жыл бұрын

    Tbm. Esse excesso de conteúdo me afasta e me deixa com preguiça de iniciar rsrs Hoje assisto muita pouca coisa

  • @cykaaidarorisley

    @cykaaidarorisley

    11 ай бұрын

    Eu também tô assim!

  • @omaquinho9561
    @omaquinho9561 Жыл бұрын

    Atualmente pouca coisa merece algum FOMO.

  • @thiagocoral

    @thiagocoral

    Жыл бұрын

    Ou estamos mais exigentes?

  • @masteus4431

    @masteus4431

    Жыл бұрын

    ​@@thiagocoralacho que um pouco das duas coisas, estamos mal acostumados e esperando coisas incríveis, mas também não damos chance pra outras

  • @victorpetrarca2471

    @victorpetrarca2471

    Жыл бұрын

    ​​@@thiagocoralom certeza, não. E isso pode ter diminuido no cinema, somente.

  • @rosaagua7792

    @rosaagua7792

    Жыл бұрын

    Eu descobri agora esse negócio de FOMO.

  • @victoremanuelcarlim5291

    @victoremanuelcarlim5291

    Жыл бұрын

    NADA MERECE FOMO! NADA! É embrutecedor a construção de uma necessidade que vai manipular nossos desejos, vontades e ainda desencadear stress, ansiedade e frustração.

  • @evandr000
    @evandr000 Жыл бұрын

    Há um ponto muito importante que não foi citado que seria a questão econômica. O mundo em geral está em crise ainda e isso reflete muito no entretenimento, principalmente quando o preço dos cinemas sobem da forma que subiu. Lembro de 2019 eu indo assistir todos os filmes da Marvel pagando 16 reais num ingresso de valor total e 9 reais na meia entrada. Minha passagem para a cidade que tinha cinema era 10 reais e um bom lanche para acompanhar eu não pagava mais que 8 reais... Mês passado fui visitar um amigo e aproveitei para ir no cinema já que teria que esperar o ônibus na cidade que costumava ir assistir. A passagem, 26 reais, o ingresso 22 a meia (em dia de promoção), o pacote de salgadinho 13 reais (de uma marca duvidosa)... Não há FOMO que supere o choque de realidade de saber que não da pra consumir o entretenimento que queremos. Na real, o sentimento que está nos livrando desse mal, é um pior ainda que é o sentimento de derrota, de desistir pq sabemos que não vai ser possível... Economia sempre impulsionou e impediu as pessoas de classe mais baixa de consumir cultura. Livros por exemplo. Lembro de 2011 eu ficar maravilhado de encontrar o volume único de Crônicas de Nárnia a 10 reais no submarino, eu até gostava de ler, mas até esses 10 reais era muito dinheiro para eu na época, então um amigo meu comprou e eu li com ele. Quando a amazon veio pro Brasil, com algumas promoções absurdas, foi um bum de leitura entre todos os grupos que tive contato (arrisco dizer que no país). Mas os sites se consolidaram, as promoções ficaram mais discretas e isso impacta diretamente no consumo da população. Mesmo quando estava empregado ganhando um bom salario, já não dava para ter uma estante cheia dos livros que gosto. É caro consumir entretenimento e cultura, por isso que quando há uma crise do tipo das que entramos agora, cinema, livros e afins são os primeiros que deixamos de nos importar.

  • @adonairafaelsantana
    @adonairafaelsantana11 ай бұрын

    Os textos deste homem são de uma qualidade e uma sensibilidade ÍMPAR. Meus parabéns PH, sou seu fã.

  • @alespoxpe
    @alespoxpe Жыл бұрын

    Genial, perfeito! Eu estava achando que o problema era comigo, que estava ficando velho, afinal sempre fui muito cinéfilo e gamer e leitor, tanto de livros como quadrinhos desde a minha infância, fã de várias franquias da cultura pop e hoje eu me sinto cansado, de saco cheio e me divirto mais revisitando ou conhecendo obras mais antigas. Talvez todos nós estejamos ficando velhos!

  • @gabrielbarros5045
    @gabrielbarros5045 Жыл бұрын

    Alguns anos atrás eu me via lendo listas dos filmes mais aguardados do ano e passava cada mês na minha agenda com data marcada para ver os grandes lançamentos. Atualmente eu sinto que eu perdi a sensação de dever de assistir algo, os últimos filmes que vi no cinema fui em maior parte pelo fator curiosidade de ver o filme. Isso me dá até um maior prazer de ir ao cinema, as experiências se tornam mais únicas, ao invés de estar em um compromisso com o entretenimento.

  • @marciacruz2491
    @marciacruz2491 Жыл бұрын

    Estou no JOMO de boas. Só não sabia que tinha nome. Amei o algo novo lançado há 40 anos. Não precisamos consumir tudo. Concordo.

  • @carlosmoont
    @carlosmoont Жыл бұрын

    Eu não conhecia o termo JOMO, mas já fazia uso dele a muito tempo. Ficar por dentro de tudo que acontece na culturo pop já foi uma das minhas preocupações, mas chegou num momento que de tanto consumir tudo que era lançado eu me esgotei. Agora eu busco coisas muito mais específicas, que realmente me interessem e que me agreguem algo, isso me trouxe um sentimento de liberdade muito gratificante, recomendo que todos tentem fazer isso.

  • @PedroGarcia-gc3de

    @PedroGarcia-gc3de

    Жыл бұрын

    Cara sim. Eu sempre fui apaixonado por cultura em geral e minha maior afetividade foi para o lado do cinema, desde bem novo. Com o tempo fui selecionando obras a partir do meu entendimento crítico e, em partes, milimétrico sobre certas técnicas usadas por certos autores. Aos 18/19 eu simplesmente me esgotei mentalmente pra isso. Não conseguia assistir filmes de comédia mais por serem "fracos" nem filmes de terror por serem "previsíveis". Perdi muito com isso porém me entendi bastante após essa "queda". Hoje em dia eu curto CADA filme como um único evento e me divirto bastante. Sou roteirista aí ainda acho algumas coisas "fracas" e tals mas as vezes, o filme se propôs a isso e eu não vou ser o chatão que vai ficar pondo defeito em filme. Hoje consigo curtir mais.

  • @sebastianaguimaraesnogueir5782
    @sebastianaguimaraesnogueir5782 Жыл бұрын

    excelente vídeo, sobre uma experiencia que tenho vivenciado desde que decidi só assistir séries já finalizadas (e na velocidade que eu quiser); e filmes longe do hype. A paz de assistir seriados pré-streaming, o prazer de conhecer hollywood ao longo das décadas, o estímulo ao entrar em maior contato com cinema não-americano. E a tranquilidade de não ter que acompanhar as notícias de produção, as críticas de omelete, os pitacos de influencer de cinema. Por último, a leveza de não precisar ter opinião se gostei ou não, se concordo ou discordo de alguém. Podendo só... apreciar na minha

  • @dvdbahia
    @dvdbahia11 ай бұрын

    o diálogo que você vem trazendo para a discussão do entretenimento é tão rica, de uma qualidade tão grande. como é PRAZEIROSO ver alguém que faz o que gosta e estuda sobre. Parabéns!

  • @luninhaprado
    @luninhaprado Жыл бұрын

    Meu Deus, que homem charmoso e inteligente!!😍 que conteúdo, senhores!!

  • @cardozzzo
    @cardozzzo Жыл бұрын

    Pude refletir um hábito agora: Nos últimos tempos tenho consumido séries só alguns bons meses depois que as temporadas terminam. Tem muita série de 2021/22 que não tenho mais interesse porque agora, com distanciamento temporal, consigo perceber que nunca tive interesse - e que eu só parecia interessado porque sentia ansiedade social. O que quero enfatizar é o quanto esse movimento (de dar um tempo depois do lançamento) foi algo espontâneo e é a primeira vez que percebi conscientemente. Realmente tem trilhado meus hábitos de consumo. Por isso esses vídeos refletindo sobre comportamento são tão importantes!

  • @jumassonato
    @jumassonato11 ай бұрын

    Quando criança ver trechos de certos filmes me fazia sentir ter feito uma grande descoberta: uma cena de aventura de um tal Indiana Jones, um Robbin Williams engraçadíssimo de bigode interpretando o diretor de uma boate drag. Comecei a rever esses filmes, porque sabia que, de muitos deles, só conhecia trechos. E, olha: que delícia!

  • @fdp129
    @fdp129 Жыл бұрын

    Eu estou nesse momento agora. Não sei se é a véisse chegando, mas até pouco tempo atrás eu assinava varios serviços, só pela sensação de que aquele conteúdo que todos falavam estavam à meu alcance, quando na verdade, eu ficava meses sem acessar os serviços seja lá por qual motivo fosse. Entender isso me fez perceber que eu não preciso consumir absolutamente nada de forma imediata. A mente agradeceu e o bolso também!

  • @jonaspetty8767
    @jonaspetty8767 Жыл бұрын

    Admito que o meu FOMO sempre foi direcionado a Marvel, eu sempre assisti todos os filmes e séries meses ou até anos depois do lançamento, mas os filmes do MCU eu assistia o mais rápido possível, não sei se tinha FOMO, porque eu nunca debatia com as pessoas era uma coisa para mim mesmo, por medo de tomar spoilers. Assim que a Marvel esfriou, eu estou bem mais tranquilo, focando mais em obras antigas que ainda não tinha visto.

  • @minduka100

    @minduka100

    Жыл бұрын

    Eu tb era assim apenas com a marvel.

  • @dayannapcb

    @dayannapcb

    Жыл бұрын

    Eu também! E até me assusta sequer ter começado Invasões Secretas

  • @mineiro2377

    @mineiro2377

    Жыл бұрын

    Eu também! Eu queria ver logo os filmes e nao queria de jeito nenhum tomar spoiler. Mas depois de Doutor Estranho 2 nao fui ve filme algum da Marvel no cinema e não tenho pressa. E ainda escuta podcasts ou análises contando a historia do filme porque o interesse é muitas vezes 0

  • @geiseribeiro7082

    @geiseribeiro7082

    Жыл бұрын

    Vivo o mesmo. Marvel era quase uma obrigação assistir na estreia, pra não ver spoiler e "estragar" a experiência. Mas agora que a qualidade caiu, esse sentimento passou. Ate olho spoiler antes pra ver se vale a pena assistir.

  • @andrewnunes

    @andrewnunes

    11 ай бұрын

    tô muito assim! antes com a marvel, agora assistindo outras coisas. e minha irmã, minha namorada, amigos... estão todos na mesma.

  • @marianajackze
    @marianajackze Жыл бұрын

    Antes de assistir, levei um pequeno susto porque eu estava sem óculos e li "Anti-cinema e a decadência do FORRÓ" 😅

  • @raissaerisgrimm5084
    @raissaerisgrimm5084 Жыл бұрын

    Acho que a crise financeira tem nos forçado a ser mais seletivas - tanto com o dinheiro que a gente reserva pra ir ao cinema, quanto pra assinatura das plataformas de streamings. Isso faz com que a gente perca a sensação de que "todo mundo está assistindo a mesma coisa". Mas acho que tem, além disso, uma demanda por termos mais momentos de "respiro" em meio ao excesso de informação, de consumir as coisas com um pouco menos de frenetismo do que antes..

  • @cristianemagnani7625
    @cristianemagnani762511 ай бұрын

    Tenho 50 anos e sou JOMO. As únicas redes sociais que tenho é whatsapp e youtube. Consumo cultura pop quando quero e o que quero. Nunca maratono, só tenho amazon prime na atualidade, nada mais. Leio o que quero e quando quero. A maturidade tem me ensinado a viver devagar em todos os sentidos. Trabalho, aproveito o que posso, sem exageros. O que me faz mais feliz é sentar em um café, bater um papo interessante ou ler um livro. na minha cidade ou em qualquer lugar, ver as pessoas passarem e a vida passar, sem pressa. Semana passada assisti a Missão Impossível. Adorei a experiência, pois me fez voltar à adolescência. Escolhi, não me foi imposto.

  • @lucasmanoelcunhadossantos946
    @lucasmanoelcunhadossantos946 Жыл бұрын

    PH, é incrível como seus vídeos sempre são muito mais do que uma discussão sobre um tema específico, mas sim uma expansão do modo e sentido do pensar. Sempre é uma reflexão que em sua generidade atinge o íntimo de cada indivíduo.

  • @DarioCoutinho
    @DarioCoutinho Жыл бұрын

    O Hype mata tudo, inclusive o próprio Hype. Existem gabinetes nesses grandes conglomerados de mídia cuja função é apenas deixar os fãs "ativados". Uma hora a galera ia cansar.

  • @fgfernandes8
    @fgfernandes8 Жыл бұрын

    Poucas vezes um vídeo no youtube dialogou tanto com o meu momento. Eu tive filho recentemente e devido a demanda com o pequeno precisei me afastar dessa correria, me tornando bem criterioso com o que assisto, já que agora meu tempo livre é muito escasso. Precisei aceitar que não vou conseguir assistir a todos os lançamentos e estou ressignificando toda essa questão. Esse vídeo e a discussão me abriram novas perspectivas. Muito obrigado PH e parabéns por seu brilhante trabalho. É a primeira vez que comento, mas te acompanho já faz alguns anos.

  • @Jucyberoficial
    @Jucyberoficial Жыл бұрын

    Que vídeo maravilhoso!!! Eu estou com esse sentimento há muito tempo, porque perdi 100% o meu FOMO depois da fase 3 do MCU. De início, pensei que era só com filmes de herói, mas, ao me ver na vibe "I don't care" também a respeito de filmes nomeados ao Oscar, que há anos peguei o hábito de ver para formar a minha opinião sobre, comecei a me preocupar com os rumos do cinema como um todo... Pensei por muito tempo ser algo que acontecia somente comigo, mas vejo que não tô sozinha nesse "Titanic do entretenimento".

  • @rarukishi
    @rarukishi11 ай бұрын

    Seus textos são muito bonitos e inspiradores. Obrigado por fazer vídeos pra gente

  • @guanda80
    @guanda8011 ай бұрын

    Já tinha ouvido o termo FOMO, mas nunca pensei sobre isso. Vendo esse vídeo, fico feliz de perceber que estou no caminho do JOMO ❤

  • @HominePotere
    @HominePotere Жыл бұрын

    Nunca sofri de FOMO, mas sou a pessoa da lista interminável que, sou ver o tamanho da lista, acabava vendo algo dos meus gêneros favoritos que estavam em alta, o q na prática me fazia ver as mesmas coisas dos sofredores do FOMO, minha percepção em relação ao fenômeno atual é a mesma que a sua, você acabou abordando mais o emocional do processo, mas parto da materialidade e mais que o cinema, acredito q a origem da "nova onda" seja vinda dos streamings, antes havia a Netflix e tudo que acabava sendo massificado estava lá, o FOMO, se não foi fecundado, foi gestado pela locadora vermelha e ela sozinha régia o ritmo de novas estreias com base nos próprios algoritmos que levavam a vida dos indivíduos em consideração em suas métricas, a grande questão, ao meu vê, é que hoje existem muitas "Netflix" e a impossibilidade de acompanhar a todos, seja por questão financeira ou temporal, nos habituou a de fato estarmos de fora e isso gerou um novo conjunto de emoções, às quais você veio a questionar no video, emoções essas que já instaladas nos levaram a rever a relação com outras mídias como cinema, tv, livros,,, Ao meu ver, outras empresas, ao tentarem repetir o formato da Netflix, inviabilizaram o modelo que só era possível por conta do monopólio, o excesso de obras "obrigatórias" da semana "quebrou" o emocional do expectador que, ao se perceber limitado, passou a ter outra perspectiva de ver o entretenimento e, os mais ousados, de ver a própria vida.

  • @jesassone
    @jesassone Жыл бұрын

    Além de entendermos essa nova realidade, temos que esperar que os estúdios também entendam isso, nessa corrida desenfreada por blockbusters bilionários podemos perder grandes histórias que, por não estarem adequadas ao cinema AAA, se perdem por serem apenas preciosidades medianas.

  • @reyrensolo
    @reyrensolo Жыл бұрын

    Eu sinto que isso era uma questão muito mais relevante para mim quando eu tinha 18/20 anos. Depois da pandemia, o excesso de tempo me fez ver muita coisa e a maior parte não era tão produtiva assim. Eu ficava ansiosa e me sentia mal por nao fazer parte. Hoje, com o pouco tempo que tenho e algumas reflexoes, escolho melhor as produções que vou assistir. Estou menos preocupada com o que outras pessoas vão pensar. Percebi que nem tudo que tem hype é bom e a pressa para consumir series/livros/filmes pode arrancar quase toda a experiencia positiva. Wandinha e round 6 por exemplo eu so assisti meses depois do hype e foi um processo muito mais gostoso porque não havia imediatismo do tipo vc precisa ver, era apenas eu aproveitando meu tempo com algo que podia me entreter de alguma forma. Outra questão é que hoje tbm eu tô dando mais oportunidade para produções antigas ou que já foram finalizadas como dexter e ozark, as quais ninguém quase comenta e a possibilidade de influencia de terceiro sobre valer a pena ou não é quase nulo. Sei lá, percebi que quanto mais alguém fala de algo menos eu quero ver sabe kkkkkk acho que isso tá relacionado a minha ansiedade, é mais saudável para mim quando todo mundo perdeu o interesse ou não liga

  • @GabCasas
    @GabCasas Жыл бұрын

    Que papo gostoso! Me trouxe bastante reflexão, principalmente quando vc convida a abraçarmos o conceito da antobiblioteca. Eu confesso que ainda tenho bastante FOMO e fujo dos spoilers a qualquer custo, mas geralmente é para os filmes que já quero assistir mesmo e acompanhava desde o anúncio, trailers e afins. Agora quando é série, o bicho pega mais. Eu sou da maratona e só de ver a galera comentando, eu já quero tbm apertar o play. Mas eu fico super feliz quando alguma série que eu gosto tem lançamento semanal (o que antes me consumia de ansiedade e eu odiava), pq aí eu tenho uma semana inteira para separar o melhor momento e assistir sem perder tanto assim, pq o próximo ep só sai na semana seguinte

  • @SergioPeixotoJunior
    @SergioPeixotoJunior Жыл бұрын

    Reflexão incrível PH! Medi meu fomo quando percebi como minhas playlists e listas de favoritos nos streamings e até nas lojas refletia o desejo de me manter conectado aos meus grupos e tbm talvez essas listas crescentes tbm reflitam a intangibilidade e a virtualização da vida que enfrentamos hoje. Na pandemia revi isso é comecei a eliminar itens das minhas listas ou me desapegar delas já que muita coisa que via, vivendo entre temporadas de séries diferentes e sequências de filmes, que mal me lembrava depois, ou seja, foi só tempo perdido. Voltei a ler mais, mas não deixei de buscar assistir algo que me interesse ocasionalmente

  • @MGP-dc9cp
    @MGP-dc9cp Жыл бұрын

    Nós FOMO é ainda somos estimulados a termos FOMO pôr informação há todo tempo!!! E isso faz um mau danado!!!

  • @MrLeocars97
    @MrLeocars97 Жыл бұрын

    "Um upgrade no nosso Kernel" - PH computeiro! Adorei 😅

  • @RalOliver
    @RalOliver10 ай бұрын

    14:20 "Quanto mais livros adquirimos, mas percebemos o quanto ainda temos a aprender."

  • @alessandrocastro9077
    @alessandrocastro907711 ай бұрын

    Que baita reflexão. Parabéns. Esse desapego em estar atualizado em tudo já vinha ocorrendo comigo nos Games. Impossível acompanhar tudo. O custo com Hardware e tal. E assim está ocorrendo com as séries e filmes. Jogo quando dá, assisto quando posso e ponto. PS: Saudade de seus vídeos e GOT.

  • @yuliang_
    @yuliang_ Жыл бұрын

    Eu já fui assim com música. Tinha q saber tudo q pudesse, conhecer o máximo de grupos, artistas, e estilos musicais possíveis, mas isso diminuiu depois dos 30. Cinema eu sempre consumi mais por prazer do q por FOMO. Mas a partir de 2020 todo meu interesse em qq coisa de cultura pop diminuiu drasticamente. Eu tenho visto só o q me interessa mesmo e se tem hype demais eu espero passar. O streaming tb ajudou a consumir menos cinema mas salas. Desde q voltou o cinema eu fui umas três vezes eu acho.

  • @matheusfonseca7537
    @matheusfonseca7537 Жыл бұрын

    Eu estava refletindo essa semana sobre isso. Acho que é algo que realmente está acontecendo!

  • @AlgumLucas
    @AlgumLucas Жыл бұрын

    Muito bom. Como alguém não usa nem whatsapp, descobrir esse termo JOMO me abriu um sorrisão haha E vejo também que quanto mais o tempo passa, mais as pessoas tomam consciência de que a tal da "nostalgia"( de que tanto se falava há alguns anos e que impera no cinema hollywoodiano atual) não passa de um artifício. O outro lado da moeda, e aqui um mea culpa, é que quem se abstém dessas imersões na cultura pop passa a cultivar uma espécie de "saudade do que nunca vivemos", quase que outro tipo de nostalgia, mas de um tempo que nunca existiu - e muito menos existirá. Pop x Cult, Arte x Entretenimento, Paçoca x Pamonha. Deu fome.

  • @rooauadam
    @rooauadam Жыл бұрын

    Chegou um momento da minha vida que não conseguia mais consumir tudo isso de conteúdo. Eu adoro ler HQs e jogar game, além dos filmes e séries. E simplesmente tive que criar algumas regras para filtrar e escolher o que assistir (e em que gastar meu dinheiro). Por exemplo, eu adoro Marvel e é garantido que vou ao cinema ver um filme do MCU. Outros filmes eu provavelmente vou deixar pra ver em casa (exceções, filmes como Duna - ficção científica, grandioso, música do Hans Zimmer). Filtrei as HQs que lia (X-men sempre foi o que mais gostei, então é isso que consigo acompanhar). Evito ingressar em novos universos de séries, continuo fiel às que já acompanhava (ex.: provavelmente vou assistir qualquer série que saia do Universo de Gelo e Fogo) e só inicio uma nova se é MUITO bem falada (e nesse ponto, trabalhos como o do PH ajudam demais a fazer esse filtro).

  • @guilhermybarros9331
    @guilhermybarros9331 Жыл бұрын

    Eu concordo, antigamente eu ficava louco pra assistir quando saia e a galera falava agora eu espero pra ver se vale a pena

  • @JOSETADEUCASTRO
    @JOSETADEUCASTRO Жыл бұрын

    Sempre deliciosas reflexões... Parabéns pelo trabalho!

  • @marco.nascimento
    @marco.nascimento11 ай бұрын

    Importante demais essa reflexão, tenho notado muito isso em mim. Perdi o tesão nesses grandes lançamentos e só tenho sentido vontade de ir assistir aquilo que realmente quero assistir. Parece pleonasmo ou uma tautologia, mas é justamente sobre isso comentado no vídeo, esse sentimento de ansiedade em "precisar" assistir o hype do momento somente pra não perder o bonde. Querer ver algo não por interesse genuíno, mas por medo de ficar de fora da discussão da semana nas redes sociais. É bizarro. Mas tenho ficado feliz em perceber pelo menos em mim essa mudança, fico muito mais leve. Excelente as inserções de Walter Mitty, pois o que importa realmente é a jornada

  • @muriloAvilla
    @muriloAvilla Жыл бұрын

    Grande PH Santos, que vídeo sensacional. Eu digo por mim que tudo q vc comentou sobre permitir-se deixar de consumir algo, ser criterioso no porque estamos consumindo algum conteúdo, isso se reflete no meu mundo atual, no meu modo de consumir cultura pop atualmente. Isso eh libertador, abriu horizontes e permitiu justamente olhar para trás e para os lados para ver um catálogo de obras que “Já passaram do tempo”. Se livrar do FOMO faz vc se sentir no controle de suas emoções e gostos, e digo q foi uma das melhores coisas que aconteceu comigo, ter me livrado desse medo irracional de ficar de fora. Obrigado pelo vídeo

  • @alessandraknoll8704
    @alessandraknoll8704 Жыл бұрын

    Que bom que não era só eu então akkakakakkaka. Nossa, faz um anos tenho mergulhado no JOMO total! PH que sentimento louco de perceber que nossa bolha está tão sincronizada. quando falo nossa bolha, digo.... vocês a quem assisto aqui: Mikann, Isabela (que explicou num vídeo o quanto que Top Gun Maverick salvou o cinema, e acho que o vídeo dela casa muito com esse seu, acredito que são duas percepções da mesma moeda). Acredito que quem acompanha vocês é porque está procurando sair da mesmice a achar coisas incríveis como O urso, que eu nem saberia que existe se não fosse por vocês. Ainda sobre esse seu questionamento do FOMO estar acabando, tenho refletido faz meses sobre o cinema mas tbm sobre a indústria do entretenimento, será que as pessoas tem mesmo demonstrado tanto interesse assim por shows e outros eventos? Eu sinto que saturei de shows também. Após a pandemia fui ver 3 shows e depois me deu uma saturada. Levando aqui para um lado mais psicanalítico.....ouso dizer que a pandemia fez alguns de nós nos darmos conta da relação abusiva que tínhamos com a INDÚSTRIA da arte. Sabe qdo a relação da um tempo e vc começa a ver que é mais feliz em outros "espaços" e em outros "eus". to viajando? kakakakkka mas acredito muito nisso, que alguns e nós ate sentimos um pouco de falta dessa indústria mas ao retornar para o "ex" (já transformados) percebemos que não estávamos perdendo NADA! OU será que "fiquei velho demais p isso?" bom! ótimo vídeo como sempre! se abre mais com a gente PH, vem que a gente tá preparado pra receber tijolada no ego! akkaka bjoooo

  • @mychelsilva7806
    @mychelsilva7806 Жыл бұрын

    Lembro quando saiu A casa do Dragão.Várias pessoas estavam assistindo e indicando e eu tava tipo "Méh...não obrigado!" Haha Às vezes,a pessoa só tá em outra vibe e quer assistir algo com um tom menos Épico e fantástico talvez!

  • @paulasouza3493
    @paulasouza3493 Жыл бұрын

    Trabalho com vendas e estava comentando essa semana q tenho notado q o cliente tá mudando na forma de consumir

  • @wfs241188
    @wfs241188 Жыл бұрын

    Que conteúdo fantástico! Importante e urgente devido toda a ansiedade criada por essa urgência que so faz piorar esses sintomas! PH é fod@! Sempre trazendo discussoes pertinentes demais sobre o cinema e fora dele também! Parabéns! 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽

  • @vinnytava
    @vinnytava Жыл бұрын

    Me identifico bastante com JOMO!! Estou aguardando pacientemente terminar a leitura de O Silmarilium pra depois assistir Anéis do Poder :D

  • @raulcunha4263
    @raulcunha4263 Жыл бұрын

    Que vídeo grandioso PH. Pensei que era uma sensação muito particular estou me sentindo exausto do main stream... há quase um ano estou fugindo dos top 10 ou "em alta" de todos os catálogos. É libertador pensar vou assistir um filme de 1993 que lembrei aqui abrir um catálogo ver aquilo e desligar. Se as indústria do entretenimento continuar se baseando no FOMO em pouco tempo vão levar FUMO.

  • @lilianeneves9696
    @lilianeneves9696 Жыл бұрын

    Eu adorei a ideia de JOMO. Acho que entrei nisso uns anos atrás quando parei de ver séries que ainda estavam rolando. Na época a decisão foi mais pragmática por que eu estava com muito pouco tempo ao mesmo tempo que a série estava no hype com todo mundo comentando o que me gerava urgência de assistir. Parei de assistir séries em produção e assistia apenas que já tinham acabado ou que tinham muitas temporadas e não eram muito hypadas, assim, eu conseguia acompanhar quando tinha tempo. Hoje eu tenho tempo, mas escolho com calma o que vou assistir e não me sinto pressionada a estar a par de tudo. Nisso me surpreendi assistindo Homeland, Better Call Saul e agora Fleabag. No fim das contas até carreguei algumas pessoas pra assistir junto

  • @TheMarizanebogdan
    @TheMarizanebogdan Жыл бұрын

    Eu nunca tive FOMO, inclusive até hoje não me importo com spoilers ou de não ter a mínima idéia do "assunto do momento". Quanto ao cinema, eu deixei de ir por causa das pessoas e não das obras. Se tivesse uma sala onde fosse proibido comer, conversar e olhar o celular sem dúvida eu voltaria a ir ao cinema, mas como isso não vai acontecer, o jeito é ver as coisas em casa mesmo. Como sempre, obrigada pelo ótimo vídeo e reflexão.

  • @denisefreitas6727
    @denisefreitas6727 Жыл бұрын

    Já venho praticando o JOMO há tempos! Cara, que vídeo, parabéns!

  • @danielbargui
    @danielbargui Жыл бұрын

    Não vou mentir, hoje eu uso a crítica pra saber qual filme eu vou assistir. Rotten tomatoes, Metacritic, IMDb, letterboxd, comentários de you tube, o boca a boca e uns 10 críticos que acompanho. Junto tudo isso, mais o nível de Interesse que eu tenho na obra, e decido se vou dar uma chance ou não. Até ano passado eu estava acompanhando TUDO. 1000 filmes e séries. Todo mundo falando sobre tudo em todo lugar ao mesmo tempo. Sobra tempo na semana pra ver um filme e um episódio, e olhe lá. Não é ideal selecionar obras dessa forma, mas faço assim. E, depende. Se todo mundo falar que Duna 2 é ruim, vou assistir do mesmo jeito, vai da preferência também. Por enquanto vou fazendo dessa forma. Economia de tempo. .

  • @matheusbertelli

    @matheusbertelli

    Жыл бұрын

    +- porque continua perdendo tempo vendo relatos da crítica, vídeos de review do filme, etc kkk de qualquer forma acabamos perdendo tempo para saber se algo é bom ou ruim.

  • @matheusbertelli

    @matheusbertelli

    Жыл бұрын

    E foi um comentário de boa porque faço a mesma coisa que você.

  • @danielbargui

    @danielbargui

    Жыл бұрын

    @@matheusbertelli concordo kkk não tem pra onde fugir. A vantagem é que eu faço isso só com alguns filmes. Tipo, eu já sei que eu vou ver Duna, Scorsese, Christopher Nolan, mas ainda não sei se vou ver Barbie. A gente perde uns 20, 25 minutos pesquisando, mas às vezes ganhamos 2h kkk

  • @paulo9428

    @paulo9428

    Жыл бұрын

    Mas isso é normal n? Sempre fiz isso, n vou gastar meu tempo assitindo algo q tem grandes chances de ser ruim, só assisto qnd é algo de meu interesse pq aí n importa mt se vai ser bom ou n, tem varios filmes ruins q eu gosto por exemplo.

  • @realsuboi
    @realsuboi Жыл бұрын

    O filme tudo em todo lugar ao mesmo tempo pode ser interpretado sessa maneira, a joy quando acessa todos os universos perde o interesse, já a Evelyn, ao ter o mesmo acesso, percebe que pode escolher a realidade que mais lhe interessa. Talvez a grande diferença é que a joy era muito jovem quando acessou as infinitas possibilidades e por isso não soube dar valor, já a Evelyn já tinha uma vida inteira atrás dela, e quando acessou as infinitas possibilidades, percebeu que não existe vida perfeita, em todos os universos existiam problemas. Toda escolha que fazemos implica em renunciar às outras possibilidades.

  • @fulgenciomuniz
    @fulgenciomuniz Жыл бұрын

    Tive paz quando aceitei que existem muitas coisas incríveis que simplesmente nunca verei.

  • @joseantonioabrahaocastille1178
    @joseantonioabrahaocastille1178 Жыл бұрын

    O melhor vídeo sobre o crise do filme de herói. E tbm sobre a crise do cinema como evento. Ou cinema em si

  • @jbolzan
    @jbolzan Жыл бұрын

    No universo dos games o FOMO é muito presente. Imagine jogar todos lançamentos custando 350 reais cada. E rolam spoilers de propósito, pra mostrar como você é foda. É muito triste

  • @vitoribas

    @vitoribas

    11 ай бұрын

    Ainda mais em tempos de assinaturas onde você pode pagar 50 reais por mês e ter que "aproveitar" um catálogo de horas infinitas que te custariam milhares de reais pra conseguir

  • @CamilaMazochi
    @CamilaMazochi11 ай бұрын

    Adorei. Eu já aderi ao jomo sem nem saber q existia kkkk to adorando ver obras antigas q pra mim são novas

  • @luizfrancajunior8277
    @luizfrancajunior8277 Жыл бұрын

    Adorei a inserção de trechos de A Vida Secreta de Walter Mitty, um dos meus filmes preferidos da vida! Tem realmente muito a ver com a temática do vídeo. Que análise excelente, PH!!

  • @mychelsilva7806
    @mychelsilva7806 Жыл бұрын

    12:06 Me Identifiquei com esse Rapaz.Simplismente aceitei que não dá pra assistir TUDO e nem TUDO vale a pena um investimento de tempo muito grande!

  • @silvanamaia8519
    @silvanamaia851911 ай бұрын

    Como diz a cancao de Lulu Santos; ...a tanta vida la fora..., Precisamos viver e ter o prazer de assistir o que nos emociona e nos interessa, sem o compromisso de assistir tudo ou saber tudo. Parar é ter qualidade de vida em tempos de tanta informacao, assim penso❤

  • @geraldovieirafilho3644
    @geraldovieirafilho3644 Жыл бұрын

    Adorei o seu vídeo, PH. É exatamente o que ando pensando nos últimos tempos... pensando e tentando mudar na minha rotina. Amei uma de suas falas finais: Não podemos e não precisamos consumir tudo. Você não falou, mas ficou implícito: temos que ter prazer naquilo que estamos vendo.

  • @oficialricardoc
    @oficialricardoc Жыл бұрын

    eu adorei Silo justamente por isso. eu estava ansiando por uma série mais calma e contemplativa.

  • @VtrBert
    @VtrBert Жыл бұрын

    Cara, o meu momento JOMO é com videogame. É incrível a experiência de comentar sobre um jogo clássico com o pessoal que mastigou aquele conteúdo 15, 20 anos atrás. Recentemente eu joguei Shadow of Colossus pra PS3 e me peguei em lágrimas às 3h da manhã com aquele final, mesmo com o gráfico todo quadradão.

  • @c0ld_Ow
    @c0ld_Ow11 ай бұрын

    Interessantíssima a reflexão, Ph. Eu tenho o hábito de embarcar em jordanas e assistir séries após elas acabarem, foi assim com breaking bad, better call saul, GOT, e vou te dizer, a sensação de assistir algo assim é libertador. Óbvio que as vezes embarco em um hype ou outro, mas é preciso saber medir quantas "fomos" cabem em nós mesmos.

  • @filipe159
    @filipe159 Жыл бұрын

    Gosto de saber que eu acompanhei a Marvel desde criança, e quando ela criou um universo cinematográfico fui por ser fã, e não por causa do Hype.

  • @dan.ostrowski
    @dan.ostrowski Жыл бұрын

    O que falar desse JOMO que nem conhecia e ja considero pakas. To exatamente assim, se estiver no hype, prefiro esperar pra ver se me desperta interessa num futuro qualquer. Ultimamente tá tão bom de assistir pouquissima coisa e ter o momento de escape em outras coisas

  • @gabrielasilva8799
    @gabrielasilva8799 Жыл бұрын

    Assistiria mais horas ! Tema muito bom !!

  • @vedovatto
    @vedovatto Жыл бұрын

    Eu acho que é bem isso aí PH. Hj em dia nem sei o que está passando no cinema e nem me importo em perder um filme ou série. Um dia, se der tempo, eu assisto ou simplesmente deixo passar.

  • @YasminePamplona
    @YasminePamplona11 ай бұрын

    Curto bastante esses vídeos do ph

  • @PauloSilva-ei5dk
    @PauloSilva-ei5dk Жыл бұрын

    Assistindo ao vídeo, enquanto refletia sobre meus hábitos, notei que nunca tive exatamente FOMO, apesar de ter duas características antagônicas que me levavam a me comportar como se tivesse. Eu adoro acompanhar produtores de conteúdo na internet sobre cultura pop, tanto em vídeo quanto em podcast. Ao mesmo tempo, sou o típico spoilerfóbico, a experiência perfeita para mim é entrar em uma obra sem saber absolutamente nada sobre ela. Então, quando todos os meus produtores de conteúdo estavam falando sobre o mesmo assunto, eu precisava escolher entre consumir a obra discutida e passar semanas ou mais evitando aquelas pessoas que eu gostava de acompanhar. Para não optar pela segunda opção acabei consumindo muita coisa que não era realmente do meu interesse, principalmente, na época em que a Netflix não tinha concorrência. Com o tempo, outras plataformas surgiram e eu simplesmente não tinha dinheiro e nem tempo para seguir as pessoas que eu gostava. Toda semana o conteúdo exigia assinatura de um serviço diferente, que suspeito o próprio autor do conteúdo não precisou pagar por ele. A partir disso, ficou impossível seguir no mesmo ritmo dos produtores, me vi obrigado a só ver aquilo que condizia com a minha realidade. A parte triste é que os produtores de conteúdo perderam espaço no meu coração, a parte boa é que me libertei do compromisso de andar de mãos dadas com eles. Hoje, tem me agradado muito mais conteúdos mais analíticos ou reflexivos como este do que comentários repetitivos sobre a obra do momento.

  • @juliocesardomingues8271
    @juliocesardomingues8271 Жыл бұрын

    Cara o seu conteúdo é muito da hora, faz a gnt pensar tanto com coisas teoricamente banais rsrsrs parabéns @phsantos sou seu fã demais rsrs tmj

  • @oSmall01
    @oSmall01 Жыл бұрын

    Vídeo fantástico PH. Também venho perdendo o FOMO, muito por esse cansaço desse spam e desse desespero constante de falsa necessidade de ver coisas que muitas vezes nem quero ver. Na pandemia eu consumi diversos conteudos empurrados pelo FOMO, que mal refleti e muitos nem lembro do que se trata. Deixar isso de lado vem me fazendo aproveitar mais o que estou assistindo agora no presente.

  • @jonsosnjr
    @jonsosnjr Жыл бұрын

    Agradeço por esta reflexão. Adorei a antibiblioteca. Sua leitura sobre isso é terapêutica! Parabéns por seu trabalho!

  • @alinerente
    @alinerente Жыл бұрын

    Adorei o conteúdo, amigo! Acho que esses espaços de reflexão são muito importantes para vivermos mais conscientes e presentes em nossas próprias vidas. JOMO?? Simplesmente amei, venho praticado e nem sabia! hahahaha inclusive, tenho muitas vezes optado por reassistir filmes e séries da década passada, ao invés de consumir o que tem saído nos dias de hoje. Tem me trazido essa sensação de "comfort movie", e é mto mais gostoso e pessoal que só acompanhar o hype.

  • @jovt
    @jovt Жыл бұрын

    Pra quem é mais ligado a jogos vê isso a um tempo, os jogos AAA, encheram a paciência do publico e abriu a mente de quem estava sufocado de lançamentos repetitivos mais do mesmo e ir atrás dos jogos mais divergentes e fazendo a industria dos games indies crescer absurdamente e agora está tendo uma onda de esperar qual vai ser o proximo indie que vai revolucionar o mundo de games e criando assim outra forma de ansiedade pelo novo pela eterna espera do proximo ciclo de jogos copiando a formula criativa, ou seja estamos num loop incansavel de correr atras daquilo que achamos que queremos e aproveitando de vez em quando o que temos

  • @74garciam
    @74garciam Жыл бұрын

    Eu achando que era só eu que não aguentava mais "filme de superheroi" 😅. Se realmente for parte de uma bolha, estou dentro dela. Eu até gosto da hype como uma forma de "indicação", no seguinte sentido: X pessoas estão falando sobre tal série no meu insta, pessoas em cujas opiniões eu costumo confiar, então coloco essa série na minha lista mental.

  • @BertottiThiago
    @BertottiThiago11 ай бұрын

    As escolhas são tantas que ficamos perdidos. O problema é quando caímos em indicações, críticas etc são sempre sobre o que está no hype.

  • @marcelomcastro
    @marcelomcastro Жыл бұрын

    Concordo MUITO. E PH...! Capricha nas suas playlist! Meu prazer é escolher algo meu e depois pesquisar no seu canal. Quando tem é um complemento perfeito.

  • @massaroms
    @massaroms Жыл бұрын

    PH, suas reflexões e críticas são geniais. Tanto, que queria encomendar uma. Bastardos Inglórios. É meu filme favorito e, livre de vieses, acho uma obra prima do cinema, em vários aspectos. Pedido feito... Um abraço e parabéns pelo legado!

  • @paulohdicarlo7389
    @paulohdicarlo7389 Жыл бұрын

    Gostei demais do vídeo. Recentemente to com muita dificuldade de conseguir assistir algo, não por falta de tempo, mas por falta de vontade, simplesmente não to conseguindo mais parar e assistir alguma coisa. To sentindo muito esse FOMO. Tipo é tanta coisa pra ver, que é dificil de escolher e quando você escolhe bate aquele pensamento de que você poderia tá vendo outra coisa

  • @guilhermevasconcelos252
    @guilhermevasconcelos252 Жыл бұрын

    Quando eu era criança lembro que "ir ao cinema" era uma atividade por si só. Nós íamos, víamos o que havia em cartaz, escolhíamos um filme na hora e enfrentávamos a fila. Hoje eu e todos que eu conheço já vão ao cinema com um filme específico em mente (um blockbuster com certeza), normalmente já sabendo o horário de antemão. Como consequência, hoje sinto pouquíssimo apelo para ver um filme no cinema do qual nunca ouvi falar, por mais atrativo que ele seja. Prefiro esperar que saia no streaming. Meu dinheirinho do cinema tem que ser para o filme daquela grande franquia que eu "preciso" assistir. Não vejo esse lado do FOMO diminuindo não... Embora haja outros fatores envolvidos.

  • @joaoandreucci9657
    @joaoandreucci9657 Жыл бұрын

    Acho que um dos maiores dilemas de artistas e pensadores da nossa época é descobrir como promover um espírito crítico à um público maior sem que as redes digitais transformem a própria reflexão num produto. A autenticidade é antiproduto, é anticonsumo... e ainda assim estamos aqui no youtube...

  • @stephanierachel5641
    @stephanierachel5641 Жыл бұрын

    Eu realmente me vejo muito mais livre quanto ao que assisto e estou realmente desinteressada aos filmes que saem e as novas séries no hype. Um resumo na internet é o suficiente, e se o resumo me surpreender, aí sim dou uma chance.

  • @RayaneMedeirosLehnemann
    @RayaneMedeirosLehnemann3 ай бұрын

    Falando do irmão mais jovem do cinema, os jogos. Cara eu cheguei num ponto, onde graças ao FOMO, eu tinha mais 200 jogos na steam e não jogava nada, em parte por que eu cansei de jogar a mesma fórmula em todo o jogo de mundo aberto. Aí comprei um Mega Drive, e a possibilidade de jogar e terminar um jogo em uma tarde somada a não obrigatoriedade de fazer algo pq todo mundo ta hypado... nossa foi libertador demais. Eu exercito meu JOMO diariamente, minha vida melhorou, e eu já virei mais jogos em 3 meses de 2024 que nos três anos de 2020 a 2023.

  • @iagobarbosa4270
    @iagobarbosa427011 ай бұрын

    hoje em dia tem tanta coisa boa já lançada pra assistir que dificilmente um novo lançamento vai "entrar na frente" da lista

  • @caualopesferreira7486
    @caualopesferreira7486 Жыл бұрын

    Síntese e refinamento perfeito sobre os meus pensamentos do início do ano.

  • @leosrbrasil
    @leosrbrasil Жыл бұрын

    Que vídeo espetacular, parabéns @phsantos. Acho até q essa reflexão pode ser expandida em algum nível pro consumo q quase qualquer coisa. 👏👏👏👏

  • @fadinhamalvada3216
    @fadinhamalvada321611 ай бұрын

    Comentários de altíssima qualidade. Ganhou uma subscritora.

  • @gianlucacrescenzi299
    @gianlucacrescenzi299 Жыл бұрын

    Esses ensaios sao meu tipo favorito de video seu

  • @roquesaturni2856
    @roquesaturni2856 Жыл бұрын

    A tendencia será a industria diminuir a quantidade de Blockbusters e lançarem e divulgarem filmes menores e de baixo orçamento. Talvez até os filmes mais autorais e "de arte" comecem a ter mais espaço. Quase uma nova Novele Vague.

  • @isabele537
    @isabele537 Жыл бұрын

    Parabéns Raphael pelo ótimo vídeo.Vc além de trazer bons debates no canal e um toque filosófico trouxe algo novo e genial entrando no subterrâneo da valorização midiática e a fadiga da cultura.😢 Acho q o universo da Marvel,DC poderá sofrer desgaste como ocorreu com os gêneros de Western, Cinema Catatrofes e Trillers Eróticos.Eu já parei de assistir filmes q eu não aprecio, até pq valorizo o meu tempo, já assisti muitos filmes maravilhosos e misericórdia de ruins.

  • @thatamuniza
    @thatamuniza Жыл бұрын

    nossa, real demais!!! eu ando preferindo MIL X sair do esquema netflix de maratona obrigatória, e me dedico às séries com episódios semanais por exemplo. pq assisto no meu tempo, sem pressa, sem ''obrigação''... eu não consigo mais lidar com a netflix, me causa ansiedade e FOMO kkk. e agora já estou me desapegando... assisto no meu tempo e quando dá.

  • @genilsonsouza3703
    @genilsonsouza3703 Жыл бұрын

    Eu me sinto igualmente à todos kkkk...Maaaiiiiisss na minha vida mando eu, assisto o que quero, na hora que quero... sem pressão nenhuma 😂😂

  • @pablocosta1160
    @pablocosta1160 Жыл бұрын

    Obrigado pela ótima reflexão, PH! Me ajudou a pensar melhor sobre a maneira como estou me relacionando com os conteudos que tenho consumido... rodando sempre em torno dos mesmos filmes e series... sem abrir meu horizonte.

  • @biancamapeter
    @biancamapeter Жыл бұрын

    Nossas, seus vídeos são sempre muito legais e lúcidos

  • @lopescarlos
    @lopescarlos Жыл бұрын

    Nunca tinha parado para pensar sobre isso, até porque FOMO nunca tinha afetado minha vida. Mas pensando bem tenho sim um tipo de FOMO, mas não pelo produto cinematográfico em si, mas pelos reviews. Desde a pandemia, fico ansioso em ver pelo menos 2 reviews, um positivo e outro negativo, sobre o produto. Depois de ver e compartilhar com colegas que já viram é que eu decido se vou assistir ou não. Faço isso pois não tenho tempo para assistir a toda produção, apesar de gostar bastante.

  • @renatacristina2273
    @renatacristina227311 ай бұрын

    Quanta reflexão bacana e densa... mto legal mesmo. Que comunidade foda vc criou PH 😊❤

  • @rafaelmendeslemos7043
    @rafaelmendeslemos7043 Жыл бұрын

    Realmente, já havia parado para pensar sobre isso. Tentar acompanhar tudo cansa e mais cedo ou mais tarde desistimos. E isso vale para tudo.

  • @HelderNintendo
    @HelderNintendo Жыл бұрын

    Eu não conhecia o termo mas me identifiquei demais, eu comprava ingresso da pré estréia dos filmes da Marvel pra não tomar spoiler porque eu tomei um de Ultimato na fila do cinema enquanto olhava o celular, eu também odiava os JOMO quando eles apareciam em uma conversa sobre GoT em um grupo qualquer pra anunciar, como se fosse um troféu, que nunca havia assistido a série, hoje eu percebo algum desinteresse que não passa nem comigo fazendo força, vi todos os elogios sobre Andor e não consegui assistir chegar no terceiro episódio, não sentia mais vontade de estar naquele ambiente, ignorei completamente a terceira temp de Mandaloriano, não tenho forças pra assistir, chego a abrir, mas dar o play parece como se fosse ler um livro obrigatório da faculdade. Ainda tenho hype na Marvel, mas não assisti nenhum no cinema esse ano, vi no primeiro dia que caiu no torrent, mas não me dei ao trabalho de sair de casa pra assistir, tenho estado mais ansioso pela segunda temporada de Lakers e Fundação da Apple agora em julho do que qualquer outra da Marvel que está pra sair esse ano. Tô acompanhando Guerras Secretas, mas só assisto na quarta feira depois de assistir Platonic. O Fomo da Marvel está evaporando aos poucos de mim, de Star Wars eu nem vi saindo. Acho que dá pra viver tranquilamente assim, nunca assisti um anime na minha vida e tá tudo bem também hahaha

Келесі