Webinar "Gestão para transformação: A qualidade expandida"

Com Jorge Cajazeira - professor e conselheiro da ABQ
Constantemente, o mundo está se transformando. As empresas mudam, tecnologias mudam, metodologias mudam, a sociedade muda, os governos mudam, as pessoas mudam e, infelizmente, o meio ambiente também está mudando.
Começando pelo conceito da qualidade, desde a Revolução Industrial, essa foi sofrendo uma constante evolução e adaptação às necessidades de melhoria das empresas.
Houve várias fases, todas decorrentes da conscientização do momento: da Inspeção, com foco em produto; do Controle Estatístico da Qualidade, com foco em pontos de verificação intermediários; da Garantia da Qualidade, com foco na Gestão e Cadeia de Valor; e da Gestão da Qualidade Total, com foco na Estratégia da empresa e no Cliente. E hoje já se fala na 5ª Era da Qualidade.
Acompanhando essa trajetória da qualidade, as normas ISO também tiveram sua evolução estruturada: a ISO 9001, um padrão internacional para garantir a qualidade de produtos e serviços; a revisão de 1994, com a inclusão do conceito de ação preventiva focado na Garantia da qualidade como base de certificação; a segunda revisão de 2000, voltada para uma maior valorização para o mapeamento dos processos; a terceira revisão de 2008, com foco na preocupação com as, assim ditas, partes interessadas (e maior interação com a ISO 14.001); e a revisão de 2015, hoje vigente, com esclarecimentos e padronização dos requisitos de todas as normas MSS ISO (management system standards, geralmente terminadas em 1).
Em paralelo, uma tecnologia em rápida difusão e aplicação, a Inteligência Artificial (AI), tem uma clara repercussão em muitos setores, atividades, processos e profissões, como em novos processos de qualidade. As plataformas de AI, por meio de suas metodologias e tecnologias de análise de dados, conseguem atuar preventivamente na detecção de falhas que irão acontecer ao invés de tratar dos problemas que já aconteceram. Também permitem melhorias em produtividade e qualidade ao disponibilizar ferramentas e tecnologias que possibilitam a otimização e a facilitação de processos fabris e outros.
E, por fim, o ainda recente conceito de ESG, aborda políticas de meio-ambiente, responsabilidade social e governança, será cada vez mais cobrado das empresas. Agora, para que as premissas destes três eixos sejam eficazes, é necessário que as empresas já devem estar conscientes e comprometidas com processos e ações que sustentam a Qualidade Total na organização. Afirma-se que, se a empresa atender aos requisitos das normas das séries ISO 9000, ISO 14000 e ISO 37000 e ISO 37000, ela será muito mais rápida e eficiente a implantação do processo ESG em todos os níveis da organização. Várias dessas normas oferecem ótimos roteiros para a implantação do Sistema de Qualidade Operacional, Ambiental e Compliance e Governança, usando inclusive a ferramenta PDCA.
Neste webinar, o entrevistado, um dos 15 membros do conselho técnico da ISO (TMB), esclarece como esses pontos aqui levantados, todos parte das inúmeras mudanças pelas quais o mundo está passando, integram-se e convergem-se no que podemos chamar, hoje, de uma Qualidade Stricto Sensu.

Пікірлер