Você sabe o que é Espondilólise? (Causas, Diagnóstico e Tratamentos)

Ғылым және технология

Você sabe o que é Espondilólise?
Agende uma Consulta com o Dr Robert, no link abaixo:
bit.ly/Agende-sua-consulta-Dr...
A Espondilólise trata-se de uma lesão provocada por estresse, que ocasiona uma Espondilólise.
Localizada na região posterior da coluna vertebral, a Espondilólise provoca dores nas costas ou nas pernas, podendo também não provocar sintomas.
Espondilólise é um defeito, que pode resultar na fratura de um elemento chamando pars interarticulares, localizado na coluna vertebral, onde há ligação de segmentos superiores e inferiores das articulações.
O estresse faz com que o osso enfraqueça provocando a fratura, fazendo com que o mesmo não consiga permanecer na posição correta.
Muito comum em adolescentes que praticam atividade físicas como musculação, natação e futebol, a espondilólise é mais comum na cervical e lombar, mas também pode afetar a coluna torácica.
Dentre os sinais e sintomas mais comuns da espondilólise, estão a dor na costas, principalmente no local afetado ou na parte do pescoço, dificuldades para realizar alguns momentos como andar ou até mesmo praticar atividades físicas, formigamentos nos braços, dor na lombar, bumbum e pernas, entre outros.
As principais causas da doença são pancadas e traumas na coluna, doenças que afetam os ossos, como osteoporose ou a malformação da coluna. Ainda como causa, a espondilólise pode ter origem familiar, ou seja, outros membros da família já apresentam tal falha.
Já o tratamento para espondilólise é variável, para o controle da dor, normalmente é indicado medicamentos, já para a correção é feita cirurgia para correção, juntamente a fisioterapia. Além disso, a redução das atividade de impacto, ajuda muito no alívio de dores, assim como coletes a depender da situação do paciente.
A espondilólise está presente em até 6% da população, o diagnóstico é feito por especialista, sendo complementado por imagens, como radiografias, tomografias e ressonância magnética.
Dividida em tipos a espondilólise pode ter 5 tipos:
• Tipo I - displásica: ocasionada por defeito congênito vertebral, geralmente, entre L5 e S1, mais comum em crianças.
• Tipo II - ístmica ou lítica: causada por “fratura” em região vertebral específica, chamada de pars interarticularis. Essa fratura geralmente é crônica, sendo também conhecida como espondilólise. Esse tipo é mais comum em crianças.
• Tipo III - degenerativa: ocasionada por afrouxamento articular entre vértebras lombares, principalmente entre L4 e L5. Esse tipo é mais comum em adultos.
• Tipo IV - traumática: ocorre por fratura aguda decorrente de trauma local. Pode ocorrer em qualquer idade.
• Tipo V - patológica: ocorre por fragilidade óssea, decorrente de tumor, infecção ou doença osteometabólica. Pode acontecer em qualquer idade.
Gostou do conteúdo? Clique aqui para continuar assistindo:
/ @dr.robertwagner
0:00 Introdução
0:18 O QUE É ESPONDILÓLISE?
0:35 FRATURA NA VÉRTEBRA
2:05 PACIENTES SEM SINTOMAS
3:06 LORDOSE AUMENTADA
3:16 COMO E FEITO DIAGNÓSTICO?
3:36 TOMOGRAFIA DA REGIÃO LOMBAR
4:17 MEDIDAS FISIOTERÁPICAS
4:40 USAR O COLETE COM PRECAUÇÃO
4:59 POSSIBILIDADE CIRÚRGICA
Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários que te responderemos!
Neste canal abordamos assuntos relacionados à Ortopedia, desde sintomas, diagnósticos e tratamentos.
Ortopedia é a área médica que trata enfermidades, lesões e deformidades ósseas, dos tendões, músculos, articulações e ligamentos. Além disso, orienta pacientes com problemas de formação óssea, coluna, entre outros.
Clique para se inscrever:
/ @dr.robertwagner
Me siga no Instagram:
/ robertwagner594
Agende uma Consulta com o Dr Robert, no link abaixo:
bit.ly/Agende-sua-consulta-Dr...

Пікірлер: 361

    Келесі