Terra Brasileira na Virada Cultural 2024

Музыка

Música: Água do Rio
Compositores: Anescarzinho e Noel Rosa de Oliveira
Escola: Salgueiro
A apresentação "Jamelão - A Voz da Escola: Do Terreiro ao Samba-Enredo" foi uma homenagem ao interprete da Mangueira. A música Água no Rio, do Salgueiro, foi gravado no LP do Jamelão "Desfile das Campeãs" de 1961
A gravção foi feita na Virada Cultural de São Paulo de 2024, no Teatro Flávio Império.
Sobre o projeto:
No ano em que se comemora 111 anos do nascimento de Jamelão, a apresentação terá como tema dois discos antológicos do sambista: “Escola de Samba” (1957) primeiro long-play da carreira e “Desfile das Campeãs” (1961), ambos da gravadora Continental.
José Bispo Clementino dos Santos, mais conhecido como Jamelão, nasceu em 12 de maio de 1913, no Rio de Janeiro. Com aproximadamente 15 anos de idade foi levado à Estação Primeira de Mangueira pelo compositor Lauro dos Santos, o Gradim, iniciando como tamborinista na bateria da escola ainda no final da década de 1920.
Dona Neuma, a eterna primeira dama de Mangueira, contou numa entrevista que em determinada ocasião a escola precisou de um “crooner” para cantar o samba-enredo. A resposta da diretoria foi procurar o tal cantor entre os integrantes da bateria. Assim surgiu o intérprete Jamelão. Neuma ainda afirmou: “um samba sem Jamelão não é samba!”
Com quase 60 anos dedicados ao ofício de cantar, Jamelão emprestou sua voz para os concursos carnavalescos na Praça XI, passando pela Avenida Rio Branco e Sambódromo Marquês de Sapucaí. Além disso, desde 1948 deixou uma centena de registros fonográficos importantes para a história da música popular brasileira.
Embora tenha cantando e gravado uma infinidade de outros estilos musicais, Jamelão foi e será sempre um autêntico cantor de samba.

Пікірлер

    Келесі