Solução para casos de lâmpadas alimentadas com duas fases ou casos com a fase e o neutro invertidos

Ғылым және технология

Apresentamos neste vídeo solução para os casos em que as lâmpadas estão sendo alimentadas por duas fases (127V F + 127V F = 220V FF) e não é tecnicamente possível utilizar um interruptor bipolar (duplo) para seccionar ambas as fases.
A mesma solução também se aplica para os casos em que equivocadamente, a fase está conectada diretamente na lâmpada e o neutro é quem está sendo interrompido no interruptor, mas também não é viável tecnicamente realizar a inversão entre ambos.

Пікірлер: 24

  • @SergioFreire1
    @SergioFreire19 ай бұрын

    Muito legal e clara a explicação!! Parabéns!!!🎉

  • @HiTechBR

    @HiTechBR

    9 ай бұрын

    Obrigado 😃

  • @josinaldoluiz6785
    @josinaldoluiz67858 ай бұрын

    Parabéns pelos os vídeos, mais um inscrito

  • @HiTechBR

    @HiTechBR

    8 ай бұрын

    Obrigado 👍

  • @fg123ization
    @fg123ization2 ай бұрын

    Uma solução bem mais elegante rs.

  • @HiTechBR

    @HiTechBR

    2 ай бұрын

    Obrigado!

  • @renatoalencar3075
    @renatoalencar307510 ай бұрын

    Oi Robson, boa noite! Tudo bem? Muito obrigado pelo vídeo. Realmente a segunda forma, usando o rele, ficou melhor. Vou comprar e instalar e depois digo para ti se deu tudo certo. Só faltou o link do site que comprou o rele.

  • @HiTechBR

    @HiTechBR

    10 ай бұрын

    Bom dia meu caro, tudo bem. Que bom que gostaste da ideia. Espero que ela atenda aos seus propósitos. Eu não coloquei o link pois o KZread está enviando aviso aos produtores de vídeo que brevemente serão proibidos e eliminados todos os links que apontam para sites externos. Como ainda não sei detalhes sobre isso, preferi não arriscar. Mas, eu pesquisei no Mercado Livre e encontrei esse dessa marca que mostro no vídeo. Eu escolhi tensão de 220V mas eles também tem outras tensões. Depois que testar, fale-nos fo resultado.

  • @rc20237
    @rc202375 ай бұрын

    @HiTechBR moro em uma residência recém construída que possui Fase-fase (220v), não tem erro na instalação e todo sistema de aterramento está perfeito, porém acontece esse problema com lâmpadas, plafons e luminárias, resolvi o problema substituindo por lâmpadas melhores ou por dispositivos de apenas 220v, essas lâmpadas bivolt realmente estão sendo um problema

  • @HiTechBR

    @HiTechBR

    5 ай бұрын

    Sim. Existem, como falo no vídeo, diversas formas de resolver. Tentar usar algum outro modelo se lâmpada é uma alternativa. Uma instalação que esteja sofrendo o efeito da indução, não significa ser uma instalação ruim ou mal feita, já que isso é um efeito físico natural. O que é necessário é que os dispositivos sejam fabricados com as proteções necessárias para ficarem imunes a esses efeitos e, infelizmente, nem todo fabricante quer gastar 50 centavos a mais para proteger seus dispositivos. É realmente lamentável. Mas, são tanta pessoas afetadas que os fabricantes deveriam abrir os olhos... Muitos já não estão aceitam essas marcas de lâmpadas mais baratas....

  • @rc20237

    @rc20237

    5 ай бұрын

    @@HiTechBR o problema dos dispositivos que não são bivolts é o preço, eles aproveitam essas falhas e sobem o preço pq é o método mais fácil de se resolver o problema, brasileiro sendo brasileiro, em vez de ajudar, querem é lucrar mais

  • @vccastro
    @vccastro3 ай бұрын

    Gostei da aplicação, mas vou voltar um halogênio, é mais simples e poupa tempo

  • @HiTechBR

    @HiTechBR

    3 ай бұрын

    Realmente, dá mesmo um certo trabalho. Mas as halogenas consomem mais energia e o custo final supera. Avalie.

  • @lucascanoa
    @lucascanoa2 ай бұрын

    Estou o problema no plafon led que não apaga, a rede é 220v e o apartamento é antiga, não cabe um rele deste tamanho dentro da caixinha na laje (nem o uso do interruptor bipolar), aqueles rele menores resolvem?

  • @HiTechBR

    @HiTechBR

    2 ай бұрын

    O tamanho do relé não faz diferença. O que importa é que a bobina seja na tensão da rede de energia e que ele possua os contatos indicados. Mas, em minha experiência, aqueles relés pequenos, normalmente utilizados em eletrônica, são para circuitos de baixa tensão, na ordem dos 12V e além disso, operam em tensão contínua. Nesse caso, se ele for ligado irá queimar imediatamente. Além disso, ainda precisaria ter a corrente alternada retificada pars contínua o que exigiria componentes como diodos para a retificação e capacitores eletrolíticos para a filtragem, além de algo para reduzir a tensão como um zener ou um CI. Desse modo, o jeito mais prático é esse relé. É o mais compacto que eu já encontrei. Comprei ele no Mercado Livre.

  • @HiTechBR

    @HiTechBR

    2 ай бұрын

    Tente embutir o relé no próprio planfon, se for aqueles de sobrepor. Pode ser que de lado ele caiba.

  • @romilsonmagalhaes6487
    @romilsonmagalhaes64877 ай бұрын

    Outra dica, tambem usando uma gambiarra, no lugar desse resistor é fazer o uso de uma reatancia capacitiva. Como o termo ja dito, use um capacitor, para obter a XC, e consequentemente se terá uma Z total. É assunto para um possivel video, nao é? Usar um capacitor e o seu relezinho, para acionar essa lampada. Me recordo bem, ha muitos anos, quando meu professor de eletronica, do curso tecnico, cometeu uma pequena gafe em dizer que era impossivel acionar um led em 220 V... E eu aluno dele, sempre fui afundo nos estudos, alias nunca gostei de ser aluno, mas sim um estudante e eternamente serei. E aí ja tinha um pouco de conhecimento, ja tinha alguns cursos e trabalhava na area. Na proxima aula cheguei com o circuitinho pronto; no caso era um projetinho eletronico, mas que alem, tambem deveria ter um led na entrada, para indicaçao simples e claro, usando a reatancia capacitiva como limitaçao de tensao. Ele ficou sem jeito, mas eu tambem fiquei na minha, entreguei o projeto e ele elogiou, mas nao comentou de sua gafe, deu uma de esquecido... Enfim, um pouco de historia da vida real. Um abraço e parabens pelo seu excelente trabalho ; 👏👏👏

  • @HiTechBR

    @HiTechBR

    7 ай бұрын

    Olá. Na verdade, eu nem lembrava que tinha deixado no vídeo toda aquela gambiarra inicial... kkkkkk ficou realmente feio aquilo.... Mas a melhor alternativa é a utilização do relé com a bobina de acordo com a tensão da rede, como mostrei logo em seguida. A utilização da reatância capacitiva funcionaria sim, mas ainda precisaríamos do capscitor eletrolítico para fazer a filtragem e dos diodos para fazer a retificação. Daí, continuaria sendo algo muito complexo para resolver um problema que nem é tão grave assim... Desse modo, para facilitar a vida dos eletricistas, a recomendação é a de buscar no mercado livre um relé como o que eu usei na conclusão do vídeo, pois fica muito mais prático. Quando ao acender leds na rede, é plenamente viável. Um simples resistor de 10Kohm X 1W mais um diodo em série, já oferece a queda de tensão suficiente para um led ser aceso na rede de 127V. Caso seja 220V, basta usar a relação V=R.I para encontrar o valor da resistência do resistor e P=V.I para encontrar o valor da potência do resistor. Quanto à sua brincadeira com capacitor, no sentido da reatância capacitiva, vou contar uma breve história. Uma vez, em uma casa que eu tinha em Saquarema no Rio de Janeiro, resolvi mudar a tensão de 127V FN para 220V FF para a casa toda. Tudo seria compatível com a nova tensão, já que até geladeira eu já tinha de 220V. Porém, esqueci dos ventiladores de teto!!! Quando fui ligar e o motor girou em uma velocidade absurdamente alta (parecia que ia decolar), aí eu lembrei que eles era de 127V! Kkkkkkk sorte que foi rápido e não queimou... realmente, cometi um equívoco nisso... Mas, quais seriam as minhas alternativas para isso? 1) puxar um neutro para cada um dos ventiladores para que eles operassem em 127V. Desisto logo disso pois ambientes com tensão mista são um passo para erros e problemas... fora que daria um trabalhar passar outro cabo para cada ventilador. 2) colocar um transformador de 220 para 127 preso no teto para alimentar cada transformador. Seria feio e bizarro. 3) BINGO! Usar capacitores de poliéster e explorar o princípio da reatância capacitiva (que é a oposição que um capacitor faz à passagem de corrente alternada), colocando um capscitor de poliéster em série com o circuito do ventilador. Ficou perfeito e funcionou por muitos anos. Essa ideia é top. Porém, não fiz estudos profundos para saber se poderia se aplicar em mais coisas e quais os riscos envolvidos. Isso farei no futuro. Para os motores dos ventiladores deu certo. Exatamente o que você falou aí no seu texto. Parabéns, meu caro! Parabéns!

  • @HiTechBR

    @HiTechBR

    7 ай бұрын

    Agora, creio que o professor tenha dito que não é possível ligar um led na rede de 220V ou 127V diretamente. Assim, realmente não é. Ligar utilizando algum circuito para queda de tensão, seja com capacitores, resistores ou transformadores, é plenamente viável.

  • @luishenriquepainelli9537
    @luishenriquepainelli95377 ай бұрын

    Nesse caso, o capacitor resolveria a questão das lâmpadas meio acesas também né??

  • @HiTechBR

    @HiTechBR

    7 ай бұрын

    Sim. Desde que o problema seja de fato indução eletromagnética. É necessário ver se quem está passado pelo interruptor é a fase. Se for o neutro, é necessário inverter, fazendo com que ele seja ligado à lâmpada e a fase passe pelo interruptor. Caso não seja isso, é relevante verificar se o neutro da casa está corretamente aterrado. Se houver grande DDP entre o neutro e a terra, o brilho pode ocorrer também E em último lugar, é inportante verificar também se não é nenhum problema no interruptor que pode estar com fuga de corrente. Para testar, basta desconectar um dos fios que está ligado nele. Se o brilho continuar, ele não é o culpado. Por fim, se não for nada disso, é bem provável que seja indução. Sendo indução, basta usar o capacitor. O relé indicado aí é somente para lugares que tem duas fases alimentando a casa ou para os casos em que o neutro é a fase estão invertidos mas não é possível corrigir.

  • @rafaelfernando6864

    @rafaelfernando6864

    2 ай бұрын

    ​@@HiTechBReu posso usar capacitores em fase fase? Ou só fase neutro? Aqui é fase / fase.

  • @RafaelRicardo90
    @RafaelRicardo9010 ай бұрын

    Boa tarde, tudo bem? Muito boa a solução, vou ver de aplicar pros meus pais que estão com esse problema. Uma dúvida apenas é se esse relé não tem problema ficar horas acionado, de aquecimento ou colar o interruptor, já ouvi falar que tem relé que não pode ficar muito tempo. Obrigado!

  • @HiTechBR

    @HiTechBR

    10 ай бұрын

    Olá, boa noite, tudo bem! Eu vi informações do fabricante por meio de um vídeo, em que eles informam que não há problema desse relé ser utilizado continuamente. Acredito que não dará problemas, mas como todo dispositivo eletrônico, ele passa a ser mais um ponto de falha e caso dê defeito, a substituição dele é também bem simples. Eu comprei ele por cerca de 30 reais. Dependendo da aplicação, comprar um a mais para deixar de reserva pode ser uma alternativa viável.

Келесі