Como retirar ferrugem facilmente por meio da eletrólise?

Ғылым және технология

Apresentamos neste vídeo uma forma bastante eficaz de remover a ferrugem de objetos metálicos utilizando a eletrólise.
O procedimento pode ser utilizado com qualquer fonte de alimentação de 12V que possua uma capacitade de fornecimento de pelo menos 2A de corrente.
Destaco que, em virtude de a fonte de alimentação ser submetida a um intenso estresse no trabalho, ela poderá se desgastar mais rapidamente ou até queimar. Por isso utilizo a minha fonte de bancada que é feita a partir de uma fonte de computador. Ela possui uma capacidade de fornecimento de corrente muito elevada e não queima nesse processo. Além disso, fontes de computador possuem naturalmente um sistema de segurança interno que a protegem no caso de sobrecorrente ou de curto-circuito.
O procedimento vale muito à pena, como visto no vídeo.
Aliás, os bits que que fiz a eletrólise antes, estavam muito piores do que os que foram apresentados no vídeo e ficaram perfeitos.
Recomendo o procedimento.
Mas, não há mágica. É necessário deixar a eletrólise ocorrer um um tempo razoável. Como eram poucos bits e eles não estavam em estado tão crítico, cerca de 1 hora a 2 horas deu o resultado apresentado.
Para coisas mais enferrujadas poderá ser necessário até mesmo 1 dia ou mais na eletrólise e, até mesmo, poderá ser necessário substituir a água por uma nova e repetir o processo.
Aliás isso deverá ser realizado em local aberto e arejado pois os gases da eletrólise podem ser tóxicos e gerar problemas de saúde. Não façam em lugares fechados. De preferência utilize máscaras, óculos de proteção, luvas e demais EPIs.
A utilização de eletricidade com a água possui sempre um risco inerente de choques elétricos, eletrocução e morte. Portanto, não se aventure em fazer o procedimento se não tiver domínio da técnica e segurança. Qualquer mal será por sua conta e risco. O vídeo é apenas exemplificativo e educacional.
Ah, a água, após a eletrólise, passa a ser ácida. Então, todo cuidado com ela é pouco.

Пікірлер: 4

  • @Siulfeful
    @Siulfeful7 ай бұрын

    Olá! O pessoal também usa um molho de pimenta bem ardido para remover a ferrugem. E a água no recipiente de vidro, como a descartou?

  • @HiTechBR

    @HiTechBR

    7 ай бұрын

    Já ouvi falar molho de pimenta e coca cola também. A diferença é que ambos são processos químicos que geram uma certa corrosão no material. Já a eletrólise e um processo que não envolve ácido e assim, não degrada ainda mais o material. Só fica a deformação que já estiver ocorrido. Quanto ao descarte, em diversas fontes que consultei, em virtude de o material da reação ser de baixa toxicidade, ele pode ser descartado na própria pia, rede de esgotos, desde que bem diluído.

  • @TheKillingPerfection
    @TheKillingPerfection3 ай бұрын

    Qual máscara você usou?

  • @HiTechBR

    @HiTechBR

    3 ай бұрын

    Foi a máscara facial inteira 6800 3m completa, com filtros de partícula e para gases químicos. Mas porque eu já a tinha. Mas se for feito em ambiente aberto, basta ficar longe do local até concluir. Não esqueça que dependendo da quantidade de ferrugem e do tamanho do ferro, pode demorar até 24 horas para agir. Comigo foi realmente rápido pois eram só pequenos bits. O tempo também está relacionado com a potência da fonte. Fonte de computador como usei, tende a agir mais rápido. Bateria automotiva também seria uma opção. JAMAIS energia diretamente da tomada: daria um curto-circuito perigosíssimo, podendo matar.

Келесі