Século XXI: Ainda Marx?

A pergunta que dá título a este evento decorre, em grande medida, do conteúdo do décimo e último capítulo do livro "Repensar Marx e os marxismos", de Marcello Musto, que teve edição atualizada pela Boitempo em 2022.
No referido capítulo, Musto chama de “Novas Descobertas da MEGA²” os resultados de pesquisas, ainda em andamento, sobre as anotações feitas por Marx em seus últimos 15 anos de vida (1868-1883), quando pouco publicou. Esse imenso material - que ainda está sendo organizado pela Marx-Engels-Gesamtausgabe (MEGA²) - sugere que pode ser mesmo necessário “repensar” tanto o que há de científico, como de utópico, em Marx e nos marxismos.
Para começar a enfrentar tal desafio, esta conversa on-line contará com dois dos principais especialistas da USP: Leda Paulani, professora sênior da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP) e Jorge Grespan, professor titular do departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP).
Mais do que currículos e publicações, o que melhor expõe a trajetória intelectual da professora Leda é a Aula Magna que ela ministrou, em 2020, para o curso de Economia da UFABC, cujo texto, posteriormente editado, está no site “A Terra é Redonda” e o vídeo disponível no KZread.
Também no KZread encontra-se facilmente uma série de vídeos de “Introdução a Marx”, do professor Grespan, embora seus livros sejam muito mais do que introdutórios. Por exemplo, o publicado pela Boitempo em 2019: "Marx e a Crítica do Modo de Representação Capitalista".
Convidados:
Leda Paulani (FEA-USP)
Jorge Grespan (FFLCH-USP)
Coordenação:
José Eli da Veiga (IEA-USP)

Пікірлер: 6

  • @veramartins2702
    @veramartins270210 ай бұрын

    Adorei poder acompanhar essa conversa entre especialistas... obrigada..

  • @juliolampa6970
    @juliolampa69709 ай бұрын

    A partir de 58:50, fazendo referência a uma passagem do final do capítulo de Marecello Musto, Grespan menciona como o agrônomo alemão Justus Von Liebig teria impactado Marx [entre 1860/70] no sentido de repensar o suposto "papel civilizador do capitalismo". Vale ser anotado!

  • @marcioviotti1639
    @marcioviotti16395 ай бұрын

    P.... Q....P

  • @user-mt1yz1dy5t
    @user-mt1yz1dy5t5 ай бұрын

    Depender dos "revolucionários" marca "USP", nem precisamos da burguesia.