Qual o papel da escola no combate ao bullying? Mario Sergio Cortella & Pedro Cortella

Qual o papel da escola no combate ao bullying?
O bullying sempre existiu? Até onde a escola deve ir para combater o bullying? Neste vídeo, Pedro Cortella e Mario Sergio Cortella discutem sobre o bullying e o papel da escola diante desse tema tão atual. Cortella relembra que o bullying é algo que vem de muito tempo atrás, mas que o problema é que ele passou a ser exposto em uma escala muito maior.
🟢Você conhece o PODCAST A Grande Fúria do Mundo?
Neste podcast, o especialista em mídia digital Pedro Mota Cortella e o filósofo Mario Sergio Cortella, iniciam um diálogo aberto entre pai e filho sobre assuntos que têm a ver com o seu dia a dia, como, educação, política, carreira, espiritualidade… Divergências, convergências e, acima de tudo, muita reflexão.
Clique aqui para receber novos episódios por e-mail 👉 www.agrandefuriadomundo.com.br/
Inscreva-se no canal "A Grande Fúria do Mundo" e ative as notificações 👉 / @agrandefuriadomundo
.
.
.
🟢Seja aluno de Mario Sergio Cortella: cursodocortella.com.br/*
Conheça os livros do Professor Cortella: amzn.to/3jAA8eJ
SIGA OS CANAIS OFICIAIS DO PROFESSOR CORTELLA NAS OUTRAS REDES SOCIAIS:
-INSTAGRAM - / cortellaoficial
-FACEBOOK - / mariosergiocortella
-LINKEDIN - / mscortella-consultoria
-TWITTER - / cortellaoficial

Пікірлер: 143

  • @fabiolasouza1237
    @fabiolasouza123711 ай бұрын

    Eu sofri muito bullying na escola, um dia eu não aguentei e explodi, o menino que mais me fazia sofrer por isso, era o filho de uma professora da escola, um dia eu acabei furando a cabeça dele com uma pedra, saiu tanto sangue que eu pensei que tinha matado ele, nunca mais ele quis me chamar daquilo que tanto me fazia sofrer.

  • @EulanePaiva

    @EulanePaiva

    7 ай бұрын

    Nossa igual o caso da minha mãe, ela sofreu bullying devido ao corte de cabelo dela e os meninos da época zoavam demais ela, um dia ela explodiu e arremessou uma pedrada na cabeça dele, só que acertou foi a cabeça da professora😂 rindo mas é de desespero por isso.

  • @mandymaria1419

    @mandymaria1419

    5 ай бұрын

    Me lembro de uma garota que ela era muito educada, doce não fazia mal a ninguém. Infelizmente fazia muito bullying com ela com nome muito pesados e ela começou guardar dentro dela que dia ela ficou doente e foi ao médico. Quando ela foi fazer exames, infelizmente ela estava no começo de arritmia cardíaca. Ela não parava de chorar... Até que um dia a mãe muito preocupada, se aproximou dela e disse jamais ficaria com raiva da menina se não terminasse os estudos pq a saúde dela estava em primeiro lugar. Então menina saiu da escola e foi muito criticada pelos professores e alguns alunos. Um dia ela soube que aluno da mesma sala não aguentou mais levou o estilete e cortou o garoto que fazia bullying. Realmente é algo muito sério se não mudar isso, infelizmente ainda vai causar muitas mortes nas escolas.

  • @kassyosouza4090

    @kassyosouza4090

    2 ай бұрын

    Parabéns

  • @Humoristafila
    @Humoristafila Жыл бұрын

    Eu acredito que exista uma diferença entre bullying e seleção natural. A seleção natural está presente na vida inteira. Se você é uma pessoa MUITO diferente em qualquer meio, é lógico que as pessoas vão te rejeitar. É assim que aprendemos a viver no meio. Exemplo: se todos na escola se vestem e você vai pra escola pelado, você vai ser julgado e, eventualmente, vai aprender que naquele meio é necessário andar vestido. Isso é uma coisa. Bullying é quando ocorre autopromoção às custas da dignidade do outro. Exemplo: Quando alguém faz piadas e os outros ao seu redor riem, logo, o aprovam, o promovem socialmente. Essa aprovação é tão importante que a pessoa acaba ofendendo e humilhando outras para consegui-la. É isso que precisa ser combatido. É preciso parar de ver graça na humilhação alheia, para de achar divertido um ser humano agredindo outro. Mas isso é só minha opinião, baseada em nada além dos meus próprios devaneios. Estou totalmente aberto a críticas

  • @sonalycarvalho

    @sonalycarvalho

    Жыл бұрын

    Eu concordo plenamente com você. E ainda acredito que essa necessidade de “aprovação” alheia possa estar relacionada à uma baixa autoestima da pessoa que pratica o bullying. Ela precisa da sensação de que é “melhor” do que a vítima para se sentir importante socialmente.

  • @leopedro2149

    @leopedro2149

    Ай бұрын

    Feliz comentário, concordo plenamente com sua ideia, trabalho na área comportamental à quase 6 anos, em escolas, instituições que promovem a informação e desestimulam a pratica do bullyinng, o índice de conflitos é quase nulo.

  • @TiagoOlive09
    @TiagoOlive09 Жыл бұрын

    Cortella dando un show ao rapaz que segundo vejo é mais uma marionete do mundo atual esquecendo de seu passado…

  • @mandymaria1419
    @mandymaria14195 ай бұрын

    Passei anos dentro de casa com medo de sair na rua por causa da maldade alheia. Até que um dia eu deixei esse medo de lado e hoje eu saio. Bullying ainda acabou? Não! Lado positivo nem todos vão está nem aí tamanho do seu corpo cada um vau cuidar da própria vida. Sempre vai ter pessoas irracionais com hábitos ruins automáticos que amam olhar e cai na risada, eu faço não liga, até porque é gastar energia com esse tipo de pessoa não vale a pena de jeito nenhum. Hoje, eu aprendi a respeitar opinião de cada um. Quando eu respeito, não significa que eu concordo com as piadas de mal gosto, muito pelo contrário, eu faço respeitar pq eu não quero confusão com ninguém, eu quero paz! Quando chego em casa eu choro um pouco, mas ao mesmo tempo eu me parabenizo cada dia mais estou conseguindo abraçar a confiança como minha melhor amiga, eu sei no futuro estarei mais forte ainda!

  • @cleob.841
    @cleob.841 Жыл бұрын

    52 anos, sofri bulyng, na escola, em casa minha irma foi a rainha do bulyng. Na adolescência fui aquela da cara de cratera de tanta espinha, morria de vergonha de sair na rua. Entendo q tenho problemas enraizados por causa do bulyng e fico feliz por estar se combatendo essa forma de tortura. So quem passou sabe o estrago.

  • @RosanneBrito

    @RosanneBrito

    Жыл бұрын

    Eu acho que a criança que se magoa com buliyng não tem segurança materna e paterna em casa, pq é isso que te dá segurança e apoio emocional pra segurar a onda e se defender.

  • @mandymaria1419

    @mandymaria1419

    5 ай бұрын

    Pessoa não é obrigado gostar de ninguém, mas se não gosta tamanho do corpo de alguém ou aparência porque não fica calado. As pessoas tem ser mais racionais pq se deixar comportamento irracional falar mal alto isso significa que pessoa marionete dos comportamentos automáticos

  • @Deyvidy_Legam
    @Deyvidy_Legam Жыл бұрын

    Sendo vítima a que sofre o bullying e agressor o que deixa de ser vítima quando faz uso da violência física. Lembro de ter a sensação de ter duas escolhas: ser a vítima ou o agressor. Fui ambos e não gostei de nem um. Quanto a escola em lidar com isso na época era apenas ir para diretoria e voltar pra sala com risadas dos "colegas" ou com o silêncio deles de medo. Quando vi isso acontencer com outros e ate comigo, no último caso, percebi uma certa paz.

  • @rosecollins8950
    @rosecollins8950 Жыл бұрын

    passei por mais bullying dentro de casa com minha família do que na escola , na escola me sentia sozinha e não me encaixava, na minha família eu era excluída, então não é só sobre as escolas ela é apenas um complemento!

  • @beatriznascimento4332

    @beatriznascimento4332

    Жыл бұрын

    Eu acredito pq eu conheci um caso que a filha com 130 anos na costa debocha da própria mãe desde SEMPRE! Eu sinto é NOJO

  • @Claudete5099

    @Claudete5099

    8 ай бұрын

    Minha pequena sofreu muito bullying na escola ,chegaram a cortar mechas de cabelo dela prá levarem prá mãe dar brilho na panela 😢 sofreu muito e chorava litros ,de dia e a noite isso com sete anos ,teve depressão e arrancava os cabelos com a mão,sofremos muito porque não adiantava a gente falar que a amavamos ,eles falava que era mentira , que ninguém gostava dela 😢😢😢😢😢

  • @mandymaria1419

    @mandymaria1419

    5 ай бұрын

    Esse comportamento que ser humano tem de chamar outro de feio vem antes de Cristo? Sempre a humanidade foi assim ou não?

  • @JuniorSS55

    @JuniorSS55

    2 ай бұрын

    ​@@mandymaria1419 sempre foi assim

  • @jujs-tx6hs
    @jujs-tx6hs11 ай бұрын

    Na escola eu sofro muito bullying por causa da minha condição autista :( ideia as pessoas ficam me chamando de louca de doente de sem noção e eu fico triste e deprimida E eu só tenho 1 amigo na escola

  • @sololiver6846

    @sololiver6846

    10 ай бұрын

    Fazem bullying com vc pq vc acha que precisa da aprovação deles . Se defenda do bullying da um reto no olho deles

  • @AESCOLADEELITE

    @AESCOLADEELITE

    Ай бұрын

    se você sabe que é mentira, não tem pq se importar pq é mentira, isso serve até encostarem em você, quando encostam um pouco de Krav maga resolve de preferencia tenha testemunhas perto para comprovarem a legitima defesa

  • @teca-bailarina7767
    @teca-bailarina7767 Жыл бұрын

    Ótimo! 👏🏻👏🏻👏🏻

  • @marcaofla1532
    @marcaofla153210 ай бұрын

    Quem não teve apelidos ou pessoas que perturbava na a infância ou adolescência, não foi um ser humano comum. Infelizmente hoje não deixamos nossas crianças e adolescentes sentirem dor, tristeza e frustrações.

  • @joaovictorsilvasantos202

    @joaovictorsilvasantos202

    7 ай бұрын

    Isso vai além 😅, uma coisa é com seu grupo de amigos, outra é com um aluno q vc não tem intimidade, pior fica quando ele é alguém fraco, cheio de outros problemas "Pimenta no cu dos outros é refresco"

  • @LeonardoHenrique-se2mk

    @LeonardoHenrique-se2mk

    7 ай бұрын

    Meus apelidos na escola são leozin e cachorrão

  • @Diego.LOGd.Cavicchioli

    @Diego.LOGd.Cavicchioli

    3 ай бұрын

    Apelido é leve

  • @rodriguessoldado2491
    @rodriguessoldado2491 Жыл бұрын

    Aí é outro nível!

  • @juliodasilva9066
    @juliodasilva9066 Жыл бұрын

    É um privilégio acompanhar um diálogo desse nível. Obrigado 🙏

  • @cidinha19771
    @cidinha19771 Жыл бұрын

    Que mestre maravilhoso esse senhor Cortela..

  • @karolinalapezack8675
    @karolinalapezack8675 Жыл бұрын

    Vocês são demais, continuem assim!

  • @jorgiaseixas8922
    @jorgiaseixas89222 ай бұрын

    Quando não há limites e regras, dá nisso.

  • @elienesantos7801
    @elienesantos7801 Жыл бұрын

    Parabéns belas palavras

  • @ludymilasena2035
    @ludymilasena2035 Жыл бұрын

    Eu sou apaixonada por essas conversas...

  • @aureasouza1279
    @aureasouza1279 Жыл бұрын

    Sou professora e concordo com vcs e sempre trabalho nessa linha. Paulo Freire é e sempre será meu mestre. Erundina foi a melhor prefeita que Sāo Paulo teve e teve o bom senso de convidá -lo para participar desse momento maravilho da nossa querida Sāo Paulo. Muito obrigada Prof Cortella.

  • @GabrielSara-zt8vo
    @GabrielSara-zt8vo Жыл бұрын

    Na década de 90 sofri buling entre meus amigos da rua, não da escola, isso me afetou até hoje. Já estou indo para a casa dos 39 anos.

  • @delicieeoliveira1283
    @delicieeoliveira128311 ай бұрын

    Vidas transformadas, com essas conversas, lembrei meu tema TCC sobre bullying, um dos desafios enfrentados desde da infância até a Universidade nada fácil

  • @lucieniteixeira2332

    @lucieniteixeira2332

    8 ай бұрын

    Manda seu TCC pra mim por favor..para pesquisa.

  • @adrialopes5286

    @adrialopes5286

    3 ай бұрын

    Pode mostrar seu tcc

  • @genival16miranda
    @genival16mirandaАй бұрын

    A escola prepara a criança para conviver socialmente, e isso significa que os estudantes aprendem a conviver com grupos de pessoas aleatórias e com eles participam de reuniões, encontros, eventos e trabalhos. É na escola que se aprende as convenções da sociedade e ela é responsável.

  • @joseantoniofagundes-ur2do
    @joseantoniofagundes-ur2do15 күн бұрын

    Seje todos felizes que me zoava mal se paga com bem

  • @joseantoniofagundes-ur2do
    @joseantoniofagundes-ur2do28 күн бұрын

    Seje feliz quem me zoava mal se paga com bem

  • @douglas4495
    @douglas449510 ай бұрын

    Reflexão a partir de uma reflexão coerente e fundamentada, professor Mário Sérgio Cortela tem essa didática e sabedoria, sempre com gentileza e clareza de uma exposição de pensamento.

  • @BruxaFavela
    @BruxaFavela2 ай бұрын

    Sinceramente bullying acontece na casa nas famílias no trabalho em todo lugar. Foda e ser humano não sabe quando para , ate tomar tiro na cabeça ou facada . Oque falta as pessoas e ter alto conhecimento suporte emocional.

  • @pauladuarte9024
    @pauladuarte9024 Жыл бұрын

    O dia tem 24h. A criança fica na escola 4h. Aí é tudo culpa da escola 😒

  • @Tiranossauro_Rex527

    @Tiranossauro_Rex527

    2 ай бұрын

    Atualmente, 9 horas por dia

  • @adrianofreire2599
    @adrianofreire25995 ай бұрын

    Nós temos que interpretar e avaliar a justiça e as atitudes dos advogados, que acabam invalidando e protegendo o criminoso. E depois falam qual vai ser o futuro de nossas crianças. Pois as crianças vendo as atitudes da justiça e dos advogados, estas serão as crianças do futuro, vão procurar o mesmo direito, dependendo da criação vão procurar ser violentas. O bullying é outra coisa que afeta a justiça. AS crianças que receberam um bullying, vão procurar se defender da maneira que quiserem, as vezes ate com uma agressividade maior.

  • @mariograca232
    @mariograca23211 ай бұрын

    Quando professor ( filosofia), minhas avaliações ( provas ), na medida do possível eram de consultas.

  • @charlessouzadefarias7994
    @charlessouzadefarias799411 ай бұрын

    Por isso, hoje numa escola, principalmente nas públicas, só tem esquisito, quanto mas estranho melhor.

  • @_Bryan79

    @_Bryan79

    21 күн бұрын

    esses mesmos esquisitos que você chama são os principais vítimas de bullying, pq são vistos como alvos fáceis pelos agressores e que provavelmente nao vão revidar

  • @charlessouzadefarias7994

    @charlessouzadefarias7994

    21 күн бұрын

    @@_Bryan79 só não vai chorar. Bryan do Brasil

  • @_Bryan79

    @_Bryan79

    21 күн бұрын

    @@charlessouzadefarias7994 ???? ué mas eu tava concordando com você.

  • @biaosti

    @biaosti

    4 күн бұрын

    ​@charlessouzadefarias7994. Esquisito é VOCÊ! Certeza que era um BABACA na sua época de escola. Típico de gente com o pensamento assim... 🙄😒

  • @sandraferraz959
    @sandraferraz959 Жыл бұрын

    Interdisciplinariedade

  • @beatriznascimento4332
    @beatriznascimento4332 Жыл бұрын

    Os canalhas SEMPRE existiam, então... Aí eu penso , quando isso é feito por uma pessoa Velha que nome damos? Que usa a DOR do outro pra debochar, rir. Meooo

  • @Tsowo92
    @Tsowo927 ай бұрын

    Eu já sofri bullying de um vesgo cara, de um VESGO

  • @LeonardoHenrique-se2mk

    @LeonardoHenrique-se2mk

    7 ай бұрын

    Essa é nova lakakakakal

  • @automacaosuacasainteligent3896
    @automacaosuacasainteligent3896 Жыл бұрын

    Ao professor, não se tratando de incentivo ao permissividade do bullying, mas uma super proteção ñ vai criar um ser frágil que nunca vai se defender ou aprender a se frustrar? Transformar a escola num casulo maravilhoso não vai preparar a criança ou jovens para o mundo.

  • @2081lin

    @2081lin

    10 ай бұрын

    Professsor tá nem aí pra isso ...eles fazem vista grossa pra isso

  • @ludmillamarinho4111

    @ludmillamarinho4111

    2 ай бұрын

    Entendi seu ponto de vista , mas é difícil você educar um filho pra ser um ser humano com caráter e se deparar com crianças com comportamentos tão indesejáveis , isso m muito de educação e com certeza a escola e professores não ligam , até que a vítima se torne o agressor

  • @gilgameshmesh7285

    @gilgameshmesh7285

    Ай бұрын

    Mas quando a vitima se torna o agresor ai não tem o casulo.

  • @micksambora1936
    @micksambora1936 Жыл бұрын

    Esse é filho dele??? MDS QUE INSUPORTÁVEIL

  • @Valentina_Reinhardt_Boudreau
    @Valentina_Reinhardt_Boudreau8 ай бұрын

    Mas quer saber eles nunca fazem nada ! Eu já cansei de ir reclamar e nunca era ouvida

  • @diegoreis7311

    @diegoreis7311

    5 ай бұрын

    É complicado.

  • @avastedcabri8134
    @avastedcabri81348 ай бұрын

    E quem teve as partes íntimas exposta na cidade e vira figura pública e é zoado constantemente, deve permanecer e não ligar ou sair?

  • @Diego.LOGd.Cavicchioli

    @Diego.LOGd.Cavicchioli

    3 ай бұрын

    Se ficar vai ser zoado

  • @Diego.LOGd.Cavicchioli

    @Diego.LOGd.Cavicchioli

    3 ай бұрын

    Vazaram seus nudes ou tiraram sua roupa em público?

  • @KING091

    @KING091

    Ай бұрын

    Abre onlyfans

  • @leandrolopesvalverde
    @leandrolopesvalverde11 ай бұрын

    Eu sempre fui zoado na minha fase de criança e adolescência. Mas eu não fazia armazenamento no meu cérebro. Não era importante.

  • @sololiver6846

    @sololiver6846

    10 ай бұрын

    Zoado né? Tenta ser espancado ridicularizado e ser calado. Bullying se combate com pancada . Sempre foi e sempre será assim

  • @LeonardoHenrique-se2mk

    @LeonardoHenrique-se2mk

    6 ай бұрын

    ​@@sololiver6846só pancada ? Quando eu tava no fundamental quando alguém queria bate em mim eu batia nela até ela morrer se eu pudesse, só que sempre os professor ou diretora me segurava, e o muleke no chão todo quebrado

  • @mandymaria1419

    @mandymaria1419

    5 ай бұрын

    Porque seus pais (eu acho) te ensinaram não ligar, mas infelizmente comigo não aconteceu. Infelizmente eu ligava. Hoje, eu sou mais forte e aprendir ser mais confiante. Eu aprendi que sempre terá pessoas que vão ser seus inimigos de graça sem vc ter feito nada!

  • @mandymaria1419

    @mandymaria1419

    5 ай бұрын

    Engraçado nesse planeta se vc tentar se defender vão dizer que vc é psicopata. Eles sempre vão ver vc como inimigo e não outro que está fazendo bullying.

  • @user-gx9ge8wc2h
    @user-gx9ge8wc2h7 ай бұрын

    totalmente inultil

  • @funcionapramim
    @funcionapramim21 күн бұрын

    Aos que banalizam o bullying, que isso é frescura, lhes digo: Vcs são lixo. Bullying é tortura. Diária. Os que sofrem NÃO SE ESQUECEM JAMAIS. As SEQUELAS SÃO PRA SEMPRE.

  • @josemalaguti220
    @josemalaguti220 Жыл бұрын

    Eu confesso a verdade, tenho 60 anos, na minha época o bullying nós resolviam no braço, no outro dia era só alegria, estão criando uma geração fresca feita de porcelana, muito fragilizada, fresca ao extremo!

  • @pedrosilvarods

    @pedrosilvarods

    Жыл бұрын

    Volta pra escola e sofre bullying de novo então, já que é tão fácil de lidar :))))

  • @martinfeberman5307

    @martinfeberman5307

    Жыл бұрын

    O mais engraçado é que adultos da sua idade não conseguem lidar com problemas como: crise de ansiedade, depressão e síndrome do pânico.

  • @Danisilva357

    @Danisilva357

    Жыл бұрын

    Superou tanto o bullying que lembra até hoje

  • @josemalaguti220

    @josemalaguti220

    Жыл бұрын

    Estais enganados, não tenho nenhum trauma do passado, ao contrário tenho boas lembranças ,Pedro se eu pudesse voltar a estudar ,eu iria colocar a receita contra bullying em prática, o braço iria comer a torta e a direita, tentaram isso com minha filha eu fui até a escola, porque não fizeram mais?

  • @pedrosilvarods

    @pedrosilvarods

    Жыл бұрын

    @@josemalaguti220 vai lá agredir os outros e vê no que dá então. Os tempos mudaram, velhote, troca o disco.

  • @thiagopentecost3245
    @thiagopentecost324517 күн бұрын

    eu sempre fui timido porque sou fanho e isto me fez *sofrer Bullying* e rejeição desde a infancia, cresci com este trauma me tornei extremamente timido e resseioso de criar amizades e estar em pulblico,isto atrapalhou muito a minha vida profissional, sentimental e muitos outros mas *ENCONTREI NA MANUTENÇÃO DE CELULARES* UMA SAIDA PARA MINHA TIMIDEZ,POIS POSSO TRABALHAR SOZINHO SEM ME PREOCUPAR EM ESTAR NO MEIO DA MULTIDÃO. A ASSITÊNCIA TECNICA VIROU PARA MIM UM REFUGIO, MAS DEUS VEM ME ENSINANDO A ENCARAR A MINHA REALIDADE. kzread.info/dash/bejne/YoGOrrVpnpO1j9o.htmlsi=X8bRKFRZ5JVoEFNo