PTC Therapeutics - Multipúblicos - Prêmio Aberje 2023

Pessoas com síndrome da quilomicronemia familiar (SQF) precisam seguir uma dieta que limita a ingestão diária de gordura a até 20g. A doença é rara - afeta entre uma e duas pessoas a cada um milhão -, motivo pelo qual ainda não havia sido alvo de campanha para a sociedade. O fato de ser pouco conhecida dificulta a observação dos sintomas e, portanto, o
encaminhamento correto do tratamento para uma vida com qualidade, além de invisibilizar os pacientes, excluindo-os de atividades cotidianas pela dificuldade de se alimentar.
Nesse contexto, era preciso uma campanha para conscientizar sobre sintomas e cuidados com a dieta dos pacientes com SQF; dar voz e visibilidade a essas pessoas, envolvendo-as e criando oportunidades de protagonismo; e engajar. Motivada por esses objetivos e patrocinada pela PTC Therapeutics, fundada em 1998 para descobrir e desenvolver tratamentos para pacientes que vivem com doenças raras, a LLYC desenvolveu um conceito criativo surpreendente: transformar um dos melhores restaurantes da América Latina em palco para a inclusão, provando que pessoas com SQF podem, sim, frequentar espaços de gastronomia, sentar-se à mesa com famílias e amigos e se sentirem seguras, acolhidas e incluídas para comer bem e sem medo.
Nascia, assim, a campanha #ComerSemMedo, que consistiu em identificar um restaurante de sucesso e qualidade incontestáveis, mas de comida aparentemente inviável para pessoas portadoras de SQF, para provar que é possível incluir, engajar e conscientizar. O escolhido foi o restaurante Mocotó, presente no Guia Michelin desde 2015 e eleito o melhor restaurante do mundo na categoria No Reservation Required pelo World Restaurant Awards, em 2019, e o chef Rodrigo Oliveira aceitou o desafio.

Пікірлер