Por que NÃO EXISTE LIVRE-ARBÍTRIO

Seja membro deste canal e ganhe benefícios:
/ @matheusbenites
Neste vídeo, o tema é o problema do livre-arbítrio, e nele argumento que se trata de uma ilusão. Se o livre-arbítrio realmente existisse, você deveria ser capaz de querer algo que na realidade você não quer. É isto o que implicaria ser realmente livre. Somos livres para fazer o que queremos, mas não para querer o que queremos. Nosso querer é determinado, e é no querer, e não no fazer, onde residiria a liberdade. Filósofos como Arthur Schopenhauer e Friedrich Nietzsche, ao abordar suas Vontades (Wille, Wille zur Macht), intuíram isto no século XIX.
Livros:
"Ser ateu" - amzn.to/48aazYf
"Contos pandêmicos" - amzn.to/3JzFXFS
Cursos online:
Educação Filosófica - hotmart.com/pt-br/marketplace...
Existencialismo - www.filosofiaexistencial.com.br
No Instagram: / matbenites
Inscreva-se no canal para mais vídeos sobre Filosofia e Cultura

Пікірлер: 547

  • @MatheusBenites
    @MatheusBenites6 ай бұрын

    E para aqueles que quiserem também vias científicas, recomendo este experimento (que nem é o Libet): Soon CS, 2008. “Descobrimos que o resultado de uma decisão pode ser codificado na atividade cerebral do córtex pré-frontal e parietal até 10 segundos antes de entrar na consciência. Este atraso reflete presumivelmente o funcionamento de uma rede de áreas de controle de alto nível que começa a preparar uma decisão futura muito antes de esta chegar à consciência.” pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/18408715/

  • @mariaalicedaniapedroza3667

    @mariaalicedaniapedroza3667

    6 ай бұрын

    Esse experimento pra mim é confuso. Por que ele levaria à conclusão que não existe livre-arbítrio? Essa interpretação da experiência que leva à conclusão parece ter implícita uma ideia filosófica bem específica. Parece que se dá por certo que um processo de decisão voluntária tem que ser inteiro passado na região da consciência. Por que? Não pode uma decisão voluntária tomada a partir do livre arbítrio ter uma etapa inconsciente, ou subconsciente? Esse pressuposto da interpretação para mim não é óbvio, muito menos necessariamente verdadeiro.

  • @maxpower4370

    @maxpower4370

    6 ай бұрын

    Só porque eles viram atividade cerebral antes da decisão não significa que somos robôs sem escolha. Primeiro, correlação não é causação. Ver atividade cerebral não prova que a decisão é determinada antes da consciência. Segundo, a complexidade do cérebro ainda é um mistério. Pode ter mais por trás dessa preparação cerebral do que entendemos. Terceiro, consciência e livre arbítrio são complicados demais para resumir em sinais cerebrais. Acho que ainda temos espaço para tomar nossas próprias decisões.

  • @maryavalmennizurk6843

    @maryavalmennizurk6843

    6 ай бұрын

    ​​@@maxpower4370 cada ser humano é uma mescla biopsicossocial, ou seja, composto pela sua parte biológica, pela sua inclinação genética, que influi nas tomadas de decisões, e pela vertente social, onde nasceu, a cultura, a história, a religião, o time de futebol, os costumes, enfim, itens estabelecidos e repassados através dos ascendentes. Em resumo: ninguém nasce sem ser submetido desde à fase inicial da vida ao que é de alguma forma imposto a si pelos outros. O livre-arbítrio seria um arbítrio restringido? Por exemplo, ao ler os livros de Robert D. Hare, Adrian Raine, Harald schechter, temos a clareza da influência genética no comportamento socialmente destoante. Assim como há pessoas que nascem inclinadas ao vício alcoólico, existem os indivíduos que vêm ao mundo com baixa excitação fisiológica, que os tendenciam naturalmente a buscarem nas ações violentas e/ou criminosas descargas de adrenalina para se sentirem vivas. O argumento de que as pessoas não são robôs não resolve a questão. Mas, como exercício reflexivo, eu pergunto: supondo que existe livre-arbítrio, Deus seria um robô determinado a ceder ao tal livre arbítrio humano? Deus pode livrar uma criança de 3stupr4dor? Ou livre-arbítrio deve prevalecer? Deus é bom ou é soberano criador de tudo, mas aferrado a regras envolvendo o livro-arbítrio que ele mesmo admitiu às suas criaturas?

  • @alexvenancio5654

    @alexvenancio5654

    6 ай бұрын

    É meio óbvio que as decisões que tomamos se iniciem em algum momento na atividade cerebral. Mas aí que vem a parte interessante: é no NOSSO cérebro e levando em conta que somos produtos da nossa própria atividade cerebral, então as decisões continuam sendo nossas.

  • @renatoalmeida7436

    @renatoalmeida7436

    6 ай бұрын

    @@maxpower4370 E eu adicionaria uma outra coisa, em complemento à sua segunda colocação; se o cérebro é o que "comanda" o corpo, obviamente tudo o que acontece no corpo passa pelo cérebro. Quanto à passagem dessa atividade neural à consciência, como se encontra no excerto, que consciência seria essa? Pois até onde sei os pesquisadores do problema mente-corpo não conseguiram apontar certas características da consciência...

  • @eric_20075
    @eric_200755 ай бұрын

    “A Vontade é um cego robusto que carrega um aleijado que enxerga” -Schopenhauer

  • @MatheusBenites

    @MatheusBenites

    5 ай бұрын

    Preciso!

  • @domenicobaceticban968
    @domenicobaceticban9685 ай бұрын

    Livre arbítrio é O direito de escolher o quê ou quem irá te escravizar

  • @rogeriodemorais40

    @rogeriodemorais40

    3 ай бұрын

    Faz sentido

  • @paladinadoplaystation

    @paladinadoplaystation

    3 күн бұрын

    Perfeito

  • @altamirodossantos7633
    @altamirodossantos76336 ай бұрын

    Meu, só pra dar um fim nessa conversa:pra que pudéssemos ter livre arbítrio ;antes de nascer alguém teria que nos consultar se queríamos ou não nascer,apresentar a região geográfica ,a família ,os sofrimentos da vida etc ,etc. Aí sim seríamos donos do nosso querer,caso contrário o livre arbítrio é só uma ilusão.A vida mais me parece uma questão acidental, uns tem fortuna; outros infortúnios e no fim das contas todos irão sofrer de um jeito ou de outro..

  • @nomatterrwhoiam6631

    @nomatterrwhoiam6631

    6 ай бұрын

    Mas como alguém vai te consultar se você não nasceu?

  • @luisroberto6790

    @luisroberto6790

    6 ай бұрын

    E se vc estiver errado mas está determinado a não acreditar na verdade, vc não é livre para mudar de idéia. Sua posição é irracional. Livre árbitro não é liberdade total. Apenas requer que seja vc a escolher. Uns escolhem viver e quem não quer viver sempre pode se churrascar. Pare de choramingar e seja grato pela existência e o dom da vida. Se vc não tivesse liberdade não saberia e nem poderia falar sobre o que é isso. E nem teria responsabilidade moral oi mérito.

  • @umfilhodedeustotalmenteama5522

    @umfilhodedeustotalmenteama5522

    6 ай бұрын

    As contas para pagar no começo do mês, inclsive impostos demonstram que isso é uma balela.

  • @umfilhodedeustotalmenteama5522

    @umfilhodedeustotalmenteama5522

    6 ай бұрын

    @@luisroberto6790 A individualidade como pregada pelo Cristianismo é um ilusão, desde que somos todos interdependentes com as pessoas, na sociedade, no meios de produção, meio ambiente, criaturas vivas, e por que não dizer da espiritualidade. O nosso destino é compartilhado.

  • @altamirodossantos7633

    @altamirodossantos7633

    6 ай бұрын

    @@nomatterrwhoiam6631 pois é,como alguém nos consultaria antes de existirmos? exatamente ;esse é o fator principal que indica que somos lançados no mundo sem mesmo ter ciência disso. Respeito seu ponto de vista, agradeça pela sua vida, faça festa ;pelo que percebi vc deve ser religioso Blz eu respeito. Mas vc seria tão grato à vida caso vc nascesse nos horrores da grande guerra,ou nos terrores da segunda guerra num campo de concentração? Ou até mesmo hj ,vc agradeceria pela vida morando numa favela , esgoto a céu aberto ,com falta de água e comida sem acesso a quaisquer tipo de assistência q a constituição diz ser primordial a sua vida , mas no caso o Estado não cumpri com suas próprias promessas;vc seria tão grato à vida? Ou se vc estivesse agora sendo uma criança lá na faixa de gaza levando bomba na cabeça sem nem saber o pq,vc seria tão grato?

  • @natanaelandrade7577
    @natanaelandrade75772 ай бұрын

    Não temos *livre arbítrio* em todos os sentidos ; mas temos um campo de *livre arbítrio* em que podemos atuar.

  • @EugnostosBem-Aventurado
    @EugnostosBem-Aventurado2 ай бұрын

    Não somos livres para escolher a hora, o dia, o local e as circunstâncias do nosso nascimento; Não somos livres para escolher quem serão nossos pais e nossos familiares; Não somos livres para escolher qual será o tom de nossa pele, a cor de nossos olhos e o nosso tipo sanguíneo; E, na maioria dos casos, não escolhemos nem mesmo a hora, o dia, o local e as circunstâncias de nossa morte. Logo, os conceitos de liberdade de escolha e livre arbítrio são estritamente limitados. Todas as decisões e ações diante do mundo não são somente reflexo de nossa educação, formação familiar, cultura e ambiente onde estamos, como alguns cegamente acreditam... Tudo isso é reflexo de nossa genética e da programação que consta em nosso DNA; os genes é quem, no fim das contas, acabam decidindo por nós.

  • @pedroaqw123456789

    @pedroaqw123456789

    14 күн бұрын

    Kkkkk é muita balela nem sempre as pessoas seguem sua cultura e são influenciadas totalmente pelo ambiente, por mais que tudo o que vc disse influência diretamente em todos não é 100% cravado que isso vai determinar TODAS as reações da pessoa.

  • @natanaelandrade7577
    @natanaelandrade75772 ай бұрын

    Quando *aquele* que decide, "acordar", não mais será escravo de forças perturbadoras mentais.

  • @roselidasilva1303

    @roselidasilva1303

    Ай бұрын

    Este é gancho da dormência uma consciência elevada encontra a liberdade. A consciência elevada se inicia reconhecendo a própria ignorância sendo primeiro passo para liberdade. A motivação para estas palavras foi devido se comentário bem realista. Parabéns.

  • @LuisHamiltonDaSilva
    @LuisHamiltonDaSilva6 ай бұрын

    Querer não é poder. É o primeiro passo.

  • 6 ай бұрын

    Concordo muito contigo. Muito! Quando lançou a terceira temporada de Dark, eu vi essa frase de schopenhauer. A temporada começa bem com ela. Fiquei obcecado pelo assunto e procurei entender como além da visão do schopenhauer, o spinoza, nietzsche e o merleau-ponty (que contrapoe sartre) pensavam sobre isso. Muito bom o seu video, Matheus!

  • @MatheusBenites

    @MatheusBenites

    6 ай бұрын

    Conheceu a galera certa no tempo certo! Hahaha

  • @Xisto822

    @Xisto822

    5 ай бұрын

    Se o livre arbítrio não existe ! E o ser humanos é o conjunto de suas ações! Que são nada mais do que um emaranhado de instintos , forças e pressões ambientais se confrontando , logo o ser humano não pode ser responsabilizado por nada do que faz , já que ele não tem capacidade de escolher as suas próprias ações! O que nos levaria a pensar que até quando se comete crimes , as pessoas não deveriam ser punidas , já que as suas ações estão fora de seu controle e não existe livre arbítrio!

  • @shortestcomment6445

    @shortestcomment6445

    5 ай бұрын

    ​​@@Xisto822 mas isso não prova que livre-arbítrio existe. Um pensamento ser socialmente perigoso não significa que seja mentira Fora isso, dá pra argumentar as punições como uma forma de conter indivíduos socialmente destrutivos, e não como uma forma de responsabilizar um ser livre por suas ações. Nesse caso, criminosos seriam punidos por serem perigosos, e não por terem escolhido fazer o mal

  • @Xisto822

    @Xisto822

    5 ай бұрын

    @@shortestcomment6445 , O que eu disse foi a conclusão lógica do que o Matheus Benites , falou nesse vídeo! O argumento central dele é que livre arbítrio não existe porque o ser humano é regido por um conjunto de instintos e forças que estão fora de seu controle ! Logo nehuma ação humana e realmente fruto de uma escolha consciente ! Só que seguindo essa linha de raciocínio, até açoes humanas que configurem delitos , não poderiam ser também tomadas como ações conscientes, já que foram os instintos que impediram a pessoa a cometer tais ações! Partindo dessa reflexão, vamos ter como corolário que até ações criminosas não deveriam ser punidas , já que são puramente instintivas e não conscientes ! Mas eu acredito que os juízes , legisladores e promotores de justiça não concordariam com isso !

  • @danielcandido4336

    @danielcandido4336

    2 ай бұрын

    @@Xisto822 Muito bem ponderado, mas Schopenhauer já previu essa questão, a saber, de que se nossas ações escapam do nosso controle, tão logo devemos ser isentos da responsabilidade dos nossos atos e, consequentemente, dos nossos crimes - o que não é totalmente verdade. Sim, ele responde sua indagação, antevendo a controvérsia que levantaria, e, diga-se de passagem, responde de uma maneira sublime.

  • @Vampiraateia
    @Vampiraateia6 ай бұрын

    Estou maratonando nos seus vídeos ❤

  • @andrezapholanda
    @andrezapholanda2 ай бұрын

    Muito bom nunca tinha assistido um video apenas sobre filosofia. Obrigada pela explicação, foi muito esclarecedor. Boa sorte com seu trabalho, volto mais vezes pra aprender e refletir mais sobre tudo. Abç

  • @ArmanddesEsseintes-ry7vv
    @ArmanddesEsseintes-ry7vv5 ай бұрын

    "[M]an does at all times only what he wills, and yet he does this necessarily. But this is because he already what he wills." (Schop).

  • @dieder941
    @dieder9416 ай бұрын

    Parabéns pelo vídeo, vc soube desenvolver de uma maneira genuína, não precisou nem entrar na problemática de deus ser onisciente e onipotente, vc corto as asinhas metafísica antes de chegar nisso. Excelente vídeo!

  • @paladinadoplaystation
    @paladinadoplaystation3 күн бұрын

    Matheus, estou terminando a faculdade de filosofia, amo demais o seu canal

  • @hochi5187
    @hochi51875 ай бұрын

    Parabéns pelo canal 👏👏👏👏

  • @o84naturalista
    @o84naturalista6 ай бұрын

    Like! É um tema e debate que acho dos mais interessantes! Sou determinista, mas acho uma das discussões filosóficas mais legais.

  • @lucipimenta6927
    @lucipimenta69276 ай бұрын

    Matheus leu meu nomee😂😂🎉 Lúcido! Observando sua congruência e pensando em seus videos anteriores lembrei do livro Elástico A importância de se ter uma mente flexível kkkkk Grata mais uma vez!

  • @MatheusBenites

    @MatheusBenites

    6 ай бұрын

    Eu que agradeço pela sua constante presença e atenção!

  • @flaviocosta5483
    @flaviocosta54836 ай бұрын

    Boa noite professor e pra todos do canal

  • @phd_coder
    @phd_coder5 күн бұрын

    Gostei !! vou falar para um citato!! "Vire um ateu e prove que o livre-arbítrio existe."

  • @mateusguarded1088
    @mateusguarded10885 ай бұрын

    Gostei do seu canal, você é bem racional!

  • @regisdejesus1140
    @regisdejesus114025 күн бұрын

    amei a explicação, virei seguidor do canal.

  • @pedrodecarli3
    @pedrodecarli36 ай бұрын

    A visão de que o livre-arbítrio não existe é a mais profunda, correta e pode melhorar a nossa compreensão das ações humanas. É só vermos o que acontece nas prisões, os prisioneiros são tratados com irrelevância e descaso; ao retornarem à sociedade acabam ficando muio mais perigosos do que antes. Nenhum deles teve o livre-arbítrio de decidir o que era melhor para as suas próprias vidas.

  • @cleyton9723
    @cleyton97236 ай бұрын

    Vou comentar antes de assistir, acredito que já valha o comentário. Não sei como vc não explode no You Tube já que faz títulos tão marcantes. Já assisti vários vídeos seus e vc fez parte de eu a aprender a pensar. Acho que nunca comentei no seu canal mas saiba que sempre fui grato pelos seus vídeos digo isso até pelos outros que não comentaram mas vc ajudou. Não era por essa caminho que ia escrever. Olha, tem alguns neurocientistas que dizem que não temos livre arbítrio. Não sei o que penso. acho que não temos, talvez. mas tbm o que é livre arbítrio? A maioria das pessoas acham que é fácil responder essa pergunta, e mostram falando “ó vou se mover, viu fiz o que quis na hr que quis”. Talvez essa pessoaque foi conduzida a fazer aquilo. Por fim agradeço a fazer esses vídeos, tentarei comentar mais e vou assistir esse vídeo talvez amanhã.

  • @gabrielaparecido9763

    @gabrielaparecido9763

    6 ай бұрын

    Verdade

  • @Suavesereno1979
    @Suavesereno19795 ай бұрын

    EU ACHO QUE NÃO TEMOS LIVRE ARBÍTRIO PORQUE NÃO TEMOS COMO PREVER A CONSEQUÊNCIA DO QUE:FALAMOS , ESCREVERMOS,PENSAMOS

  • @kathalves4447
    @kathalves444729 күн бұрын

    Tô com essa brisa filosófica de livre arbítrio a semana inteira na cabeça por conta de umas situações aí, e do nada, me aparece esse vídeo. Valeu algoritmo por me comprovar que (infelizmente) eu tinha razão e que na verdade a única coisa que o ser humano acredita que tem, na verdade não tem. Tô tendo uma crise existencial agora porque isso é horrível 🥲

  • @shirablade
    @shirablade5 ай бұрын

    excelente vídeo.

  • @gabrielaparecido9763
    @gabrielaparecido97636 ай бұрын

    VIDEO BOM MANDOU BEM MATHEUS.👍👍💪

  • @disonaroaurelo
    @disonaroaurelo5 ай бұрын

    Questões de escolhas Querer é uma questão do inconsciente também. A questão é que o sujeito pode ter a opção de escolha, mas nunca conhecerá as inúmeras e incontáveis operações de variáveis que inevitavelmente o levaram a fazer aquela escolha ou sofrer aquela ação. E isso não passa somente pelo biológico, mas com todos os fatores quase infinitos que levam o sujeito a fazer aquilo. E sobre isso não temos controle. É o que o fluxo geral do tempo determinou, porém não precisa ser algo linear, e já está determinado, o que poderia ser e se tornou outra no passado, futuro ou presente são apenas parte do cálculo geral, e negar isso que é negar a lógica. Portanto inevitavelmente por esse ponto de vista está tudo determinado. Pelos conjuntos dos conjuntos incontáveis com inúmeros fatores incontáveis. As coisas são bem complicadas e fogem a nossa compreensão, perceba o tanto de coisas e tipos de físicas exóticas podem ser obtidas pelo que citei. Dá um bom drama também, e se Deus determinasse que você está fora das regras do universo de modo que você é a única pessoa que percebe que o passado mudou e mudou novamente e tem alguma noção de que o futuro mudou e mudou novamente sem que o universo todo perceba? Porém sem viagens e sem viajantes no tempo, estragaria a narrativa. Porém todas essas mudanças de passado presente e futuro constantes fazem parte já de uma ordem, um fluxo geral e que não é linear.

  • @canaldodente1687
    @canaldodente16876 ай бұрын

    Muito bom.

  • @user-sm1mn5gt5k
    @user-sm1mn5gt5k8 күн бұрын

    Graças à Deus o senhor é maravilhoso aleluia Jesus Cristo graças a Deus graças a gloria

  • @avelarmenezesgomes
    @avelarmenezesgomesАй бұрын

    Discordo dessa conclusão do filósofo. Uma coisa é o desejo, que é instintivo, outra coisa é a vontade, que é racional. A vontade é a demonstração do livre arbítrio, quando ela se impõe sobre o desejo. Se o sujeito cede ao desejo ele abdica ao livre arbítrio. Se ele supera o desejo e exerce a sua vontade, é o livre arbítrio em ação. Ele até pode em alguns casos, ao final do seu raciocínio, executar aquilo que seu desejo manda, mas mesmo aí ele exerceu seu livre arbítrio porque seu desejo foi submetido ao escrutínio da vontade racional.

  • @caminhosdoautoconhecimento19
    @caminhosdoautoconhecimento196 ай бұрын

    Excelente ❤❤❤

  • @marcioramosfoto
    @marcioramosfoto5 ай бұрын

    O cara nasce e algo dentro de suas visceras decide, vou virar blogueiro depois de fazer facul de filosofia.

  • @user-ts7xy4vf9m
    @user-ts7xy4vf9m6 ай бұрын

    Tendências, inclinações e extintos não anulam a capacidade de escolher não aderir a eles.

  • @CachorroDoido-jv6zr

    @CachorroDoido-jv6zr

    6 ай бұрын

    Mais há falta de oportunidades, ou de Coersão social Sim, te limitam.

  • @user-ts7xy4vf9m

    @user-ts7xy4vf9m

    6 ай бұрын

    @@CachorroDoido-jv6zr essas limitações não anulam o livre arbítrio, apenas o condicionam à determinadas circunstâncias.

  • @CachorroDoido-jv6zr

    @CachorroDoido-jv6zr

    6 ай бұрын

    @@user-ts7xy4vf9m embora os seres humanos possam ter liberdade de escolha em muitos aspectos, ainda estão sujeitos a limitações externas, como o ambiente, oportunidades disponíveis e até mesmo fatores biológicos. Essas restrições podem impactar a amplitude de opções disponíveis para escolha, questionando assim a existência de um "livre arbítrio" absoluto.

  • @peyan1292

    @peyan1292

    4 ай бұрын

    @@user-ts7xy4vf9m a própria bíblia afirma que as pessoas nascem escravas do pecado, não tem como existir livre arbítrio seguindo essa lógica, já que a pessoa nasce sem poder escolher não pecar, ela nasce pecadora

  • @user-ts7xy4vf9m

    @user-ts7xy4vf9m

    4 ай бұрын

    @@peyan1292 lógica??? Meu amigo, isso é claramente uma figura de linguagem. Até um escravo pode escolher não cumprir com seu trabalho. Ser "escravo" do pecado, não significa SOMENTE pecar.

  • @lucasrodrigues4106
    @lucasrodrigues41065 ай бұрын

    Estamos à deriva.

  • @ClaudioSouza-yv1rl
    @ClaudioSouza-yv1rlАй бұрын

    Somos escravos da nossa carne, natureza caída de Adão, mas em Cristo podemos ser livres!

  • @leandro9052
    @leandro90522 ай бұрын

    O livre arbítrio não significa ser escravo do seu cérebro, com suas vontades ou noção de manter-se saudável em todos os sentidos, desde matar a fome a manter a higiene. O livre arbítrio significa que nós tomamos atitudes independentes de outras pessoas e que, mesmo que tenhamos vontades ou atos instintivos, isso não impede que qualquer outro ato possa ser feito diante daquela ocasião. Qual a probabilidade de eu chegar em uma festa de casamento de um parente e, ao chegar na festa, ir para o meio do salão, abaixar as calças e defecar em público? Considerando que não haja nenhum problema mental ou algum tipo de mágoa no coração, mesmo em condições normais isso poderia ser feito livremente. Ou seja, a possibilidade disso ser possível, mesmo sem nenhuma razão, já explica a razão de ser do livre arbítrio. Uma pessoa que caminha em direção ao abismo, pode continuar até cair, mesmo sabendo de seu destino. A ideia do livre arbítrio a respeito de Deus é que Ele não pode nos obrigar a amá-lo, assim como nós também não podemos obrigar ninguém a nos amar de volta, nem mesmo nossos filhos. Qual a possibilidade do Slash entrar com uma sanfona em um show? Você pode afirmar que essa possibilidade é nula? Se não, então a possibilidade disso ser possível prova o livre arbítrio. É assim que eu compreendo essa questão.

  • @lordverulan
    @lordverulan6 ай бұрын

    Ótimo vídeo, muito interessante essa discussão do livre arbítrio, porém uma coisa que me preocupa como ateu é outros ateus terem Nietzsche como principal referência, sendo que ele era anticiência e irracionalista (pregava que a razão era uma forma de tirania e que não deveria estar acima das emoções,desejos) era um naturalista vulgar e sua moral inspirou e continua a fomentar ideias perigosas e elitistas.

  • @ricardomorais5921
    @ricardomorais59216 ай бұрын

    Muito bom

  • @feliperamon9158
    @feliperamon91586 ай бұрын

    Muito interessante o seu conteúdo. Parabéns! Ainda bem que a circunstâncias anteriores a minha escolha me determinaram a escolher exibir este video em meu smartphone. Rs Se por "livre arbitrio" você entende a liberdade de fazer oque desejar Então, sim temos livre arbitrio. Mas se por livre arbitrio você entende a liberdade de escolher oque deseja entao não, humanos não tem livre arbitrio. _ harari 21 lições para o século 21

  • @CachorroDoido-jv6zr

    @CachorroDoido-jv6zr

    6 ай бұрын

    Existe arbitrio mais não livre arbitrio... A distinção entre "arbítrio" e "livre-arbítrio" pode ser significativa. "Arbítrio" refere-se à capacidade de tomar decisões ou agir de maneira arbitrária, mas essa arbitrariedade pode ser influenciada por vários fatores. Por outro lado, o termo "livre-arbítrio" sugere uma capacidade de escolher de forma totalmente livre e independente de qualquer influência externa, o que é considerado uma visão idealizada e simplista contestada na filosofia moderna e contemporânea.

  • @tio.daniels
    @tio.daniels18 күн бұрын

    Se tem uma coisa que não existe é livre arbítrio , já meditei muito sobre isso e o que os materialistas dizem sobre isso não faz o menor sentido e esquecem de tudo que provém da transcendência

  • @jose-mg8pq
    @jose-mg8pq6 ай бұрын

    A nível quântico (micro) não há consciência. Ainda que o nível quântico tenha dado uma ajudinha no nascimento da consciência, a consciência que até discute o livre arbítrio manifesta-se no macrocosmos (no dia a dia das pessoas, por exemplo; nas discussões de ideias; na vivência do dia a dia, etc.). O probabilismo quântico não tem consciência: partículas, energias... que se interagem. Se não existe um pingo sequer de livre-arbítrio, enquanto liberdade de escolha, como se explicam as guerras? Tão somente pela ambição?

  • @claudioluizferreiraleite7435
    @claudioluizferreiraleite743515 күн бұрын

    Esse tema é complicado e difícil de explicar.....depende do ponto de vista de cada um . Nem os filósofos conseguem definir.....o apóstolo Paulo dizia que tudo era permitido porém nem tudo convinha.... questão de consciência.....

  • @veralyrio5398
    @veralyrio53985 ай бұрын

    Parabéns pelo canal! Sim, é uma falácia, uma grande ilusão, essa questão do Livre-arbítrio. Nós não escolhemos a dor, a fome, o desemparo, nem a decadência da velhice, da decreptude, nem os dias de solidão... Em verdade, durante a nossa breve vida, nós escolhemos muito pouco ou quase nada.

  • @Yokata...

    @Yokata...

    3 ай бұрын

    Queria ser onipotente mano? Também queria

  • @mateusc2009
    @mateusc20096 ай бұрын

    Magistral!!!

  • @flavioreis_6647
    @flavioreis_66475 ай бұрын

    Sempre vi livre arbítrio como poder de escolher entre o bem e o mal.

  • @alex90909

    @alex90909

    4 күн бұрын

    Muito fraco os argumentos do canal................

  • @leandroburk
    @leandroburk5 ай бұрын

    Esse argumento de que livre arbítrio não existe me incomoda, pois, se for assim, quer dizer que alguém que segue seus instintos de invejar, roubar, atentar quanto à liberdade de alguém ou até mesmo maltratar animais, não é culpado? Quer dizer que alguém que opta por ser intenso em suas atividades e ter sucesso, já nasceu pra isso?

  • @aniani6084

    @aniani6084

    4 ай бұрын

    Incomoda mesmo, mais acredito mais em destino. Parece que já nascemos predestinados, como se tudo já estivesse escrito e determinado a acontecer.

  • @Gabriel-rc9yd

    @Gabriel-rc9yd

    4 ай бұрын

    Incomoda porque é contrário a própria experiência sensível... As pessoas tem a capacidade de escolha e todas as inúmeras situações complexas das nossas vidas mostram isso. O problema é que filosoficamente falando o mundo moderno é totalmente dominado pelo materialismo, portanto qualquer explicação tem que necessariamente advir da matéria, até porque não existe nada além dela. Assim, a nossa consciência e pensamentos não passam de sinapses e ondas cerebrais que são pulsadas conforme os estímulos do meio material. É claro que isso é totalmente bizarro e errado, mas é a base do pensamento moderno (e talvez por isso seja essa loucura)

  • @Yokata...

    @Yokata...

    3 ай бұрын

    Claro que incomoda Se livre arbítrio não existisse Ass4ssino, ladrões e estupr4dores e etc... Deveriam ser inocentados já que eles não tem escolha de suas ações Logo não podem ser presos por ações que não escolheram

  • @JoaoLuisLaradosSantos-qe1jw
    @JoaoLuisLaradosSantos-qe1jw6 ай бұрын

    Concordo. Nosso livre arbítrio muito pequeno. Se tivesse livre arbítrio ninguém escolheria ser pobre ou ficar doente. Está tudo marcado. Cada um tem um.destino diferente. Tem pessoas que queria ser médico e acaba sendo advogado. Existe destino,e não livre arbítrio Se você nasceu pra ser pobre vai ser e se nasceu pra ser rico,será . A pessoa escolhe,mas o destino que vai dizer sim ou não. Pra quem acredita em Deus ,e fala seja o que Deus quiser,está certo,será como Deus quiser mesmo!

  • @CachorroDoido-jv6zr

    @CachorroDoido-jv6zr

    6 ай бұрын

    ​@@Kingofhobles Você esqueceu que Nietzche reconhecia também, o ambiente e a influencia social, com fatores chaves que limitava a individualidade das pessoas, não atoa ele critica essas instuições religiosa, até o próprio tradicionalismo religioso.

  • @CachorroDoido-jv6zr

    @CachorroDoido-jv6zr

    6 ай бұрын

    ​​@@KingofhoblesExiste arbitrio mais não livre arbitrio... A distinção entre "arbítrio" e "livre-arbítrio" pode ser significativa. "Arbítrio" refere-se à capacidade de tomar decisões ou agir de maneira arbitrária, mas essa arbitrariedade pode ser influenciada por vários fatores. Por outro lado, o termo "livre-arbítrio" sugere uma capacidade de escolher de forma totalmente livre e independente de qualquer influência externa, o que é considerado uma visão idealizada e simplista contestada na filosofia moderna e contemporânea. Um Nietzche é um belo exemplo disso.

  • @danielpassaia4107
    @danielpassaia41073 ай бұрын

    Tem livre arbitrio pode escolher o q quiser, ou viver d prazer ou viver em sabedoria, e tudo o q fizer tem concequencias

  • @science212
    @science2125 ай бұрын

    Livre arbítrio existe. Somos máquinas conscientes, capazes de decidir. Leia Elbow Room, escrito em 1984 por Dennett.

  • @FernandoAlberto
    @FernandoAlberto5 ай бұрын

    Positivo. Livre arbítrio não existe. É pura ilusão

  • @alexvenancio5654
    @alexvenancio56546 ай бұрын

    Quando se diz: você acredita que é livre. Vamos avaliar essa frase. Quem é aquele que acha que é livre? E quem é aquele que age? O grande problema do livre-arbítrio surge quando se cria uma separação do eu que age no mundo e do eu que observa, sendo que tal dicotomia não existe.

  • @PauloRFrancisco

    @PauloRFrancisco

    6 ай бұрын

    Há o sujeito que age no mundo e que em seguida se apropria dessa ação com sendo sua. Não se trata de dicotomia, isso se chama reflexão

  • @luizcarlosaraujo8920
    @luizcarlosaraujo89206 ай бұрын

    Perfeito!

  • @PauloRFrancisco

    @PauloRFrancisco

    6 ай бұрын

    Se fosse perfeito, não haveria lugar para questionamentos e discordâncias, não concorda?

  • @luizcarlosaraujo8920

    @luizcarlosaraujo8920

    6 ай бұрын

    @@PauloRFrancisco questionamentos e discordâncias, nascem da ignorância...

  • @Yokata...
    @Yokata...3 ай бұрын

    Muito contraditório Como posso confiar nas suas palavras sendo que elas não são suas escolhas? Como posso confiar nas suas palavras sendo que nem vc mesmo sabe se elas são corretas?

  • @domenicobaceticban968
    @domenicobaceticban9683 ай бұрын

    É claro que existe o livre arbítrio pois a vida é feita escolhas, e das suas consequências.

  • @rui7773

    @rui7773

    Ай бұрын

    E tuas escolhas têm certeza que são as que vc realmente qr ? Kkkk...

  • @domenicobaceticban968

    @domenicobaceticban968

    Ай бұрын

    ​@@rui7773Aposto que não sabe se está vivo ou morto tambem.

  • @rui7773

    @rui7773

    Ай бұрын

    @@domenicobaceticban968, não confunda o assunto livre-arbítrio com Alzheimer !

  • @domenicobaceticban968

    @domenicobaceticban968

    Ай бұрын

    ​@@rui7773Teocratas explicam seu raciocinio

  • @rui7773

    @rui7773

    Ай бұрын

    @@domenicobaceticban968, fatos explicam, nada paranormal ou etc...

  • @AsukadaBiologia
    @AsukadaBiologia5 ай бұрын

    3:05 mas por liberdade você escolhe se esforçar pra gostar de matemática, afinal, você poderia simplesmente escolher não se forçar a estudar matemática e se quiser você não passar na prova, afinal, você só vai reprovar, não é uma escolha unilateral

  • @joaobatistapereiradacunha8891
    @joaobatistapereiradacunha88914 ай бұрын

    O livre arbítrio existe para aqueles que querem lutar contra os seus desejos que trás sofrimentos assim mesmo e a outros. Já para quem quer viver fazendo todas as suas vontades não importando com as consequências, para esse não existe o livre arbítrio, ele vai apoiar-se no destino. Tinha que ser assim 🤔🤔🤔😢😢😢

  • @ribeiro7466
    @ribeiro74666 ай бұрын

    Excelente 👏👏👏👏👏👏

  • @MatheusBenites

    @MatheusBenites

    6 ай бұрын

    Obrigado!

  • @luiy_edwardo
    @luiy_edwardo6 ай бұрын

    Sadguru fala algo semelhante: Sem articular mentalmente ou intelectualmente vc nao gosta de ir a certos lugares, pode ser cheiro, pode ser som, pode ser a visao, seja o que for. Essas quatro dimensões, mente, físico, emocional, energias então criando sempre uma teia elaborada, mas esta teia nao e para lhe prender, e para torna a vida automática assim vc precisa pensa em tantas coisas. As pessoas se identificam com as que fazem. Tanto na afinidade quanto na aversão vc esta preso.

  • @alinebittencourt208
    @alinebittencourt2086 ай бұрын

    Ciência de tudo com Stephen Hawking no canal National Geographic...em um dos episódios, ele provou que o Livre-árbitro NÃO EXISTE.E quem quiser assistir, vc encontra aqui no KZread dublado. 😉

  • @adolforodrigues3464

    @adolforodrigues3464

    6 ай бұрын

    Me prova por favor

  • @MatheusBenites

    @MatheusBenites

    6 ай бұрын

    Provei neste vídeo, mas também tem muitas fontes científicas que provam, como esse experimento aqui: Soon CS, 2008. “Descobrimos que o resultado de uma decisão pode ser codificado na atividade cerebral do córtex pré-frontal e parietal até 10 segundos antes de entrar na consciência. Este atraso reflete presumivelmente o funcionamento de uma rede de áreas de controle de alto nível que começa a preparar uma decisão futura muito antes de esta chegar à consciência.” pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/18408715/

  • @alinebittencourt208

    @alinebittencourt208

    6 ай бұрын

    @@MatheusBenites obrigada pelo link, Matheus continue assim, seu canal aqui no KZread é essencial. 😊

  • @rogeriasouza5976

    @rogeriasouza5976

    6 ай бұрын

    Tem também no KZread uma palestra do Sam Harris sobre livre arbítrio baseada no livro dele. Excelente!

  • @josesouzasantos37
    @josesouzasantos372 күн бұрын

    No minuto,5:28 ele fala da visão de 2 filósofos alemães e preferi um ao invés do outro, porquê? Algum pode explicar ?

  • @alessandrouhlrich
    @alessandrouhlrich6 ай бұрын

    Eu não escolhi ser cético. Apenas fui desenvolvendo a minha personalidade com muitos fatores que determinaram eu ter um pensamento questionador, crítico e racional.

  • @PauloRFrancisco

    @PauloRFrancisco

    6 ай бұрын

    E você tem certeza disso?😉

  • @slbrummelo

    @slbrummelo

    5 ай бұрын

    É isso que eu tento explicar pra minha mãe pra justificar minha saída da igreja

  • @PauloRFrancisco

    @PauloRFrancisco

    5 ай бұрын

    Suas mediações permitiram que você desenvolvesse um olhar crítico sobre o mundo. Isso não determina sua posição sobre nenhum tema, apenas instrumentaliza sua reflexão. No fundo, sua afirmação é contraditória.

  • @sr.vasconvin7800
    @sr.vasconvin78006 ай бұрын

    Mesmo que as preferências sejam determinadas, ainda podemos exercer o livre-arbítrio ao fazer escolhas dentro das opções determinadas pelas nossas preferências.

  • @MatheusBenites

    @MatheusBenites

    6 ай бұрын

    Por aí. É mais ou menos o que quis dizer com "Você não é livre para querer o que quiser, apenas para fazer o que quiser".

  • @sr.vasconvin7800

    @sr.vasconvin7800

    6 ай бұрын

    @@MatheusBenites Não sei se quem defende o livre-arbítrio o define como uma total liberdade sobre o seu ser. Acho que tem uma filosofia chamada Compatibilismo, eles defendem que o livre-arbítrio e o determinismo não são mutuamente exclusivos e que a liberdade não requer ausência de causas ou determinação, mas sim a capacidade de agir de acordo com as próprias vontades.

  • @5driedgrams

    @5driedgrams

    6 ай бұрын

    @@sr.vasconvin7800 o problema é que essa decisão também é determinada, a diferença é que você tem a ilusão de que escolheu. Robert Sapolsky passa centenas de páginas falando sobre isso no seu último livro. Não há compatibilidade com o determinismo. Ou A ou ~A, essa é a lei do terceiro excluído.

  • @jose-mg8pq
    @jose-mg8pq6 ай бұрын

    Outra pergunta: uma pessoa que nasceu cristã e, com o tempo, se tornou ateia, como o próprio Nietzsche (que ia ser pastor), não teve liberdade de escolha ou foi forçada a fazer a escolha pelo ateísmo? Explique aí, professor.

  • @canseidesersexy308

    @canseidesersexy308

    6 ай бұрын

    Você faria a pergunta se a situação fosse inversa?

  • @Yokata...
    @Yokata...3 ай бұрын

    Seguindo essa sua lógica Não deveria ter consequência e nem recompensa Já que as pessoas não tem escolhas das suas ações

  • @elizeumoura1139

    @elizeumoura1139

    2 ай бұрын

    Não é que elas não tem poder de escolhas

  • @nereosantos7800
    @nereosantos78005 ай бұрын

    O livre arbítrio existe e não existe. Podemos ser livres para agir, e até sermos responsáveis pelas nossas ações. Nós, em nossas ações produzimos transformações no mundo, e somos transformados pelo mundo. Afetamos e somos afetados.

  • @marlonsantos9642

    @marlonsantos9642

    5 ай бұрын

    Como algo existe e não existe?

  • @nereosantos7800

    @nereosantos7800

    5 ай бұрын

    @@marlonsantos9642 Existe: você pode agir. Não existe: se a ação for contra as leis naturais, há uma reação. Você pode agir mas fica responsável pelo resultado.

  • @lucianooliveira-tp7jy
    @lucianooliveira-tp7jy5 ай бұрын

    respeito sua opinião... a minha opinião é que temos livre- arbítrio sim... Paz!

  • @van_tenorio
    @van_tenorio6 ай бұрын

    faltou citar um pouco de filosofia oriental como advaita.

  • @gabrielaugusto7164
    @gabrielaugusto71646 ай бұрын

    Gostaria de saber como ficaria a questão da responsabilidade num sistema em que se nega o livre-arbítrio. Ou melhor, como poderíamos justificar a sanção jurídica se negarmos a responsabilidade pessoal. Observe-se que todo o direito privado e o direito penal se fundamentam na liberdade individual.

  • @MatheusBenites

    @MatheusBenites

    6 ай бұрын

    Certo, esta é uma questão importante que se manifesta em seguida. Mas veja que, uma vez que o conhecimento refuta o livre-arbítrio, não cabe mais reabilitar uma mentira só por sua utilidade. Resta pensarmos que, ainda que não sejamos livres, precisamos construir uma ética.

  • @charlespierrefm

    @charlespierrefm

    6 ай бұрын

    A discussão que Matheus traz é a respeito do querer, não do fazer. A tese de ñ existir livre-arbítrio é em relação ao desejo e ñ em relação à ação. Sendo assim, compreendo que ñ interfere nesse ponto da responsabilidade jurídica sobre os atos. Afinal, ninguém é (ou ñ deveria ser) julgado pelo que deseja, mas sim pelo que faz (com o que deseja). Compreendi corretamente @matheusbenites?

  • @pedrodecarli3

    @pedrodecarli3

    6 ай бұрын

    Talvez devêssemos criar um sistema que eduque os criminosos e que os determine a agir de maneira ética.

  • @Pazuzu-

    @Pazuzu-

    6 ай бұрын

    Isso é outra história, não é o que está sendo discutido. Isto não é um video jurídico.

  • @PauloRFrancisco

    @PauloRFrancisco

    6 ай бұрын

    @@MatheusBenites para que precisaríamos de regras morais se não fosse possível quebra-las? Seu argumento se autodestroi.

  • @joseeduardo1038
    @joseeduardo10385 ай бұрын

    Você não tem livre arbítrio quando está inconsciente (preso aos sonhos do mundo), por isso acorde, e quando isso acontecer você se libertará do pesadelo (inconsciente) e será livre (consciente) para escolher. Mas, se ficar preso aos conhecimentos que se tornou a sua identidade, aí não terá livre arbítrio.

  • @joaomarcosdefreitas8233
    @joaomarcosdefreitas82336 ай бұрын

    Professor nao entendi por que não existe causa da ação? Entao atribuímos causa a ação depois que ela se realiza?

  • @MatheusBenites

    @MatheusBenites

    6 ай бұрын

    Sim! Meu próximo vídeo vai ser sobre causalidade

  • @bruxaargaica915
    @bruxaargaica9156 ай бұрын

    Sou movido a não me inscrever em canais, assim como também não pré ocupar minha mente com absolutamente nada e continuar me divertindo com a ilusão de estar aqui. Afinal, além de elétrons vibrando, nada mais sou. Bah Tchê !!

  • @jeffersonrodriguesbellomo2900
    @jeffersonrodriguesbellomo29005 ай бұрын

    A base de toda a argumentação é derivada da crença na matéria como realidade absoluta e indiscutível, desconsiderando a crença em um ente individual imanente e transcendente como uma alternativa de explicação do livre-arbítrio. Logo, não é a busca pela verdade sobre o tema, mas simplesmente a defesa de um ponto de vista ateísta, espécie de religião negativa. Não é filosofia.

  • @user-ce8dx6io2s

    @user-ce8dx6io2s

    5 ай бұрын

    Sandices...

  • @domenicobaceticban968
    @domenicobaceticban9682 ай бұрын

    Religião não tem nada a ver com o livre-arbítrio experimentar, aceitar ou não. Fazer ou deixar de fazer, são escolhas que temos que avaliar o tempo todo respeitando nossos próprios sentidos, que são a porta de entrada da sabedoria humana. Ou os contrariando. Implica em assumir as consequências dessas nossas escolhas, já que fizemos considerações e avaliamos os riscos. Assim, como todos nós temos essa liberdade foram criadas as leis, que pretendem coibir os exagerados.

  • @diegochaveslopes315
    @diegochaveslopes3156 ай бұрын

    No livro do advaita é falado sobre isso

  • @user-cp1ng1tx1v
    @user-cp1ng1tx1v4 ай бұрын

    Sou mais compatibilista, mas cada com sua opinião e tá td bem

  • @PauloRFrancisco
    @PauloRFrancisco6 ай бұрын

    Quem ainda defende o determinismo não é capaz de distinguir uma sociedade humana de uma colmeia de abelhas ou de um formigueiro. Muito triste isso!!! 😔

  • @tgloverrr

    @tgloverrr

    5 ай бұрын

    O determinismo e o livre-arbitrio tem seus lados positivos e negativos, os dois são partes de uma mesma coisa.

  • @PauloRFrancisco

    @PauloRFrancisco

    5 ай бұрын

    @@tgloverrr acho que vc não entendeu a questão. A tese determinista nega a liberdade, concebendo-a, quando muito, como uma ilusão.

  • @tgloverrr

    @tgloverrr

    5 ай бұрын

    @@PauloRFrancisco vc que n está entendendo a questão, é por isso que destaquei que as duas coisas possuem lados negativos e positivos a serem considerados, uma vez que dependendo do contexto, o determinismo pode apenas demarcar o livre-arbitrio, mas não anula-lo por completo, como em um pensamento compatibilista por exemplo.

  • @tgloverrr

    @tgloverrr

    5 ай бұрын

    @@PauloRFrancisco o determinismo é capaz de negar a liberdade dentro da sua própria tese, mas não na tese compatibilista.

  • @luisroberto6790
    @luisroberto67906 ай бұрын

    E se vc estiver errado e apenas determinado a acreditar nisso e não é livre para mudar de idéia?. Sua posição é irracional. Vc formulou mal o conceito de livre árbitro. Livre árbitro não significa que se vc tem certos impulsos ou desejos é pq foi determinado a necessariamente vc a tomar aquela decisão. Ou que vc tenha que tomar decisões sem nenhuma razão para se ter livre árbitro. Livre árbitro é apenas quando vc toma a decisão, inclusive quando vc diz que a pessoa não quer matemática mas mesmo assim faz matemática. Não há nada que a obrigue a fazer, ela pode escolher física. Não existe uma necessidade ou obrigação de tomar tal decisão. Vc usa uma petição de princípio a favor do determinismo ao dizer que qual seja a escolha, foi determinada. Na verdade, mesmo que uma pessoa só tivesse uma opção, mas ela que tomasse a decisão e não fosse forçada, ainda seria uma escolha livre. Ainda que alguém por exemplo, inventasse uma máquina que te força a apertar um botão vermelho e vc quer apertar o botão azul. Vc saberia que não é vc que escolheu, mas se alguém te força a apertar o azul. Mas se tivesse só o azul, ainda assim seria uma escolha livre,pq vc quer o azul. Se colocassem dois pratos exatamente iguais pra vc, independente do que escolha, é vc que escolheu. Sem falar que nem toda decisão parte do físico. Há efeitos mentais, como eu querer levantar o braço agora. O determinismo físico tem vários problemas e ninguém vive coerentemente com essa visão. Vc tem que viver como se tivesse escolhas genuínas, até para se ter uma ilusão de livre árbitro é preciso uma disposição que pressupõe uma livre intencionalidade. Não faz sentido ser determinado para pensar que é livre, para isso vc precisa saber o que é liberdade genuína para se iludir, o que não é possível em um universo determinista em que isso não existe. Vc precisa fazer de conta que suas decisões tem sentido para ser suportável. Mas se vc é determinado, vc só faz porque está determinado a fazer e não porque raciocinou livremente para pesar os pós e contras. Até para crer no determinismo vc foi determinado a acreditar, não porque chegou a verdade racionalmente. Vc não é livre para mudar de idéia se estiver errado. Então isso mina a própria racionalidade fazendo vc chegar as coisas apenas pq não tinha outra escolha e não porque é verdade. Vc não pode saber se é verdade, apenas sabe o que é determinado. O determinismo poderia ser verdade, mas não pode ser racionalmente afirmado, portanto é um estado irracional. Sem falar que se vc não é livre para tomar decisões, não pode ser responsável moralmente por suas ações. Se vc resolver matar alguém, pode comprovar que foi determinado. Uma pessoa que não tem poder suas ações não é culpado se não poderia escolher não fazer. E nem vc merece mérito nenhum, vc só faz o que está determinado a fazer e nem por mérito e escolha própria, vc não ama sua mãe ou filho, vc apenas como um galho natural determinado a pensar que escolheu ama-los. Vc não vive como sua esposa e filhos não te amassem genuinamente, mas eles não tem escolha e só estão obrigados por fatores evolutivos, pq a idéia e mesquinha e vc precisa viver hipocritamente como se vc algo genuíno e livre da parte deles. Vc precisa negar a realidade a todo momento. Mas não temos razões para negar a realidade que nos apresenta. Quando vc coloca em cheque a percepção da realidade vc mina a possibilidade de falar qualquer coisa sobre ela, inclusive sobre sua visão determinista que se torna irracional, Vc crê no determinismo pq está determinado a acreditar, é um pensamento circular e vicioso. Agora quanto ao materialismo físico, vai contra um princípio básico da lógica que o da identidade. Se vc está mudando todo o tempo, então pode dizer que é mesma pessoa ao.passar do tempo. Inclusive, a cada sete anos mudamos totalmente nossa constituição física. Como vc pode dizer que era a mesma pessoa de antes? Imagine se colocasse uma pessoa físicamente identifica a vc com as suas memórias. Mas do seu lado agora, essa não seria vc, mas um clone. Vc não é responsável pelo que ela faz. Novamente surge a questão da responsabilidade moral. Se vc é só partículas físicas e nada perdura com o tempo. E sem falar que matéria física não tem valor intrínseco, vc seria só um primata avançado e ainda uma máquina determinista irracional e amoral. É só alguns dos problemas que essas visões deprimentes levam. Quando se nega a liberdade genuína e princípio da identidade. Vc não vive coerentemente e nem supotaria levar as suas ideias e suas consequências ou até onde essas idéias levariam até o fim. E a retórica de dizer que a idéia de liberdade ou alma é produto para se consolar, não passa da velha falácia genética. E nada faz para provar o contrário. Inclusive essa falácia pode ser usada contra vc para tentar escapar da responsabilidade das suas ações adota que não tem escolha. Quanto a evolução biológica, se vc é apenas produto dela. A evolução é para sobreviver e não para conhecer a verdade. A evolução pode ter feito vc para não perceber a realidade e acreditar em mentiras como o determinismo. Então a evolução também não é base racional. Vc pode ter evoluído para se enganar. Saber a verdade não garante a sobrevivência do mais apto. Finalmente se vc é determinado para se iludir sobre a liberdade, como sabe que não está iludido sobre todo o resto? Vc coloca em cheque sua visão inteira da realidade.

  • @anterinomiguelrocha5633
    @anterinomiguelrocha56334 ай бұрын

    O que temos na verdade é um arbítrio muito limitado, nem todos os nossos desejos são possíveis, até porque também toda ação tem a sua reação.

  • @Yokata...

    @Yokata...

    3 ай бұрын

    Apenas o ato de pensar em escolher algo já é livre arbítrio

  • @anterinomiguelrocha5633

    @anterinomiguelrocha5633

    3 ай бұрын

    @@Yokata... A TÁ, então eu vou PENSAR em viajar , e ESCOLHER o melhor lugar do mundo para que eu possa desfrutar bons momentos.🤣🤣🤣🤣🤣🤣

  • @Yokata...

    @Yokata...

    3 ай бұрын

    @@anterinomiguelrocha5633 falei o ato de pensar E não de realizar Quer ser onipotente cara?

  • @Yokata...

    @Yokata...

    3 ай бұрын

    @@anterinomiguelrocha5633 vc foi condicionado a responder meu comentário Mas isso não significa que vc não tem livre arbítrio Vc poderia não ter respondido meu comentário se tivesse vontade o suficiente

  • @anterinomiguelrocha5633

    @anterinomiguelrocha5633

    3 ай бұрын

    @@Yokata... Eu só quis dizer que o tal " livre arbítrio " é por demais LIMITADO. Semelhante a um cavalo amarrado e escolhendo um capim melhor. 😂

  • @oswaldoborgonovojunior3181
    @oswaldoborgonovojunior31816 ай бұрын

    entendo

  • @domenicobaceticban968
    @domenicobaceticban9683 ай бұрын

    É claro que existe o livre arbítrio.A vida é feita de escolhas e suas consequências.

  • @danielcandido4336

    @danielcandido4336

    2 ай бұрын

    Prova, então, com uma argumentação coerente, sem apelar para a teologia, que existe um livre-arbítrio indiferente. Sou todo ouvidos; o tema me fascina.

  • @rui7773

    @rui7773

    Ай бұрын

    É de teu livre arbítrio morrer um dia? Acredito que não, cadê então teu livre arbítrio? Eu qria viver pra sempre, onde foi parar meu livre arbítrio?

  • @PauloRFrancisco
    @PauloRFrancisco6 ай бұрын

    A natureza criou em nós a ilusão do Eu e da Liberdade como fonte de conforto em relação à que? Não seria mais confortável ser o que se é (determinado) ao invés de ter que perpetuamente fazer-se livremente?

  • @Thiago-fx4eo

    @Thiago-fx4eo

    6 ай бұрын

    O materialismo é o oásis que aquece as mentes que lutam para não terem de prestar contas de suas ações. Ele nasce justamente do medo de ver-se diante de seus crimes e ter de pagá-los. Sem a presunção de que toda a realidade não passa de partículas em colisão, seria impossível requerer qualquer tipo de moralidade de quem quer que seja.

  • @PauloRFrancisco

    @PauloRFrancisco

    6 ай бұрын

    @@Thiago-fx4eo é bem por aí. Sartre chama isso de condutas de má fé, pois tentam negar a liberdade e assim se eximir da responsabilidade por suas ações

  • @StrongestDebunker

    @StrongestDebunker

    6 ай бұрын

    ​@@Thiago-fx4eoNão tanto visto que mesmo se reduzirmos a humanidade a seres puramente instintivos ainda seríamos levados a não cometer atos como "matar outro humano" ou coisa pior Visto que na visão naturalista, essas ações são anti produtivas para a espécie e são inibidas pelos instintos A moralidade existe em qualquer ser vivo social. Até formigas, abelhas e etc possuem algum tipo de lógica moral. O ponto é que essa lógica provavelmente surge de instintos Não penso que seja impossível também surgir primitivamente de instintos animais para então ser racionalizado pelo ser humano Mas se for necessário irmos para o naturalismo 100%. Então o deus de spinoza refuta a fala de que "naturalismo não possui moralidade", visto que em teoria tudo é uma expressão limitada de deus e seria ilógico você ferir outra pessoa visto que estaria agindo contra si próprio e ferindo a si mesmo(afinal em teoria todos são partes de Deus na visão de Spinoza)

  • @5driedgrams

    @5driedgrams

    6 ай бұрын

    @@Thiago-fx4eo falácia pura. Não há um delinquente entre os defensores do determinismo. Cite qualquer um dos defensores públicos: Holbach, Sapolsky, Harris... E outra, não é possível requerer moralidade mesmo que existisse liberdade. A pessoa pode simplesmente negar o estatuto moral.

  • @5driedgrams

    @5driedgrams

    6 ай бұрын

    @@PauloRFrancisco Sartre era um materialista, um comunista. Ele não entrou na questão metafísica do livre-arbítrio, a ceara dele era outra, era sobre coerção social. Sartre simplesmente não está neste debate.

  • @wmc8471
    @wmc84715 ай бұрын

    Livre arbítrio temos, porem alcançar os desejos destes ...e outra coisa. Temos todos nossos limites físico e intelectual.

  • @marilenecoelho8306
    @marilenecoelho83065 ай бұрын

    cada um faz o que quer. só não pode matar o outro.

  • @carolinab4615
    @carolinab461512 күн бұрын

    Se eu posso fazer o que eu quiser eu posso me fazer querer outra coisa. Refutado.

  • @terezawilliam4906
    @terezawilliam4906Ай бұрын

    Se ele nao tem livro árbitro, se esta determinado a agir como age, entao, esta determinado a ser punido. O problema doblivre arbitrio naobtem consequencia pratica nenhuma

  • @brunovasconcelos7368
    @brunovasconcelos73686 ай бұрын

    Livre arbítrio na sociedade é quase impossível, devido a leis civis, moralidade e etc. Apesar que antes da sociedade, lá nos primórdios, o homem não era livre, exemplo: ele não poderia dormir num lugar rodeado de leões. Resumindo, não somos livres na natureza e muito menos na sociedade.

  • @brunovasconcelos7368
    @brunovasconcelos73686 ай бұрын

    Talvez você não goste de camisas com estampa de desenhos por achar que não é estiloso ou antiquado, mas lembrando que, o livro arbítrio não se trata apenas da vontade individual e sim coletivo, ambos estão conectados.

  • @niltonmendonca2718
    @niltonmendonca27185 ай бұрын

    Querido que alma? Que livre arbítrio? Não há mal nem bem. Só existe o conceito.

  • @AsukadaBiologia
    @AsukadaBiologia5 ай бұрын

    8:31 exato, a física quântica diz sim sobre probabilidade, porém eu não entendi oq isso tem haver com livre arbítrio e oq isso refuta Deus, além de a aleatoriedade não refuta o livre arbítrio, sinceramente n entendi

  • @Gabrieeel_coutinho
    @Gabrieeel_coutinho3 ай бұрын

    O livre arbitrio existe. Posso mudar de opiniao e passar a gostar de algo a partir de novas experiencias. Por exemplo : posso ficar um tempo sem gostar de laranja pq tive um trauma com ela ou pq simplesmente nao gostava, depois de um tempo com novas experiências eu posso mudar de opiniao e passar a gosta de laranja. Essa alteracao significa que tive uma escolha. Alem disso, quando ele diz " voce nao e livre pra querer o que quiser mas e livre pra fazer o que quiser" por logica, eu so faco algo se desejo, se desejo algo e pq eu escolhi esse algo e se escolhi eu tive a liberdade para exerce-lo, posto que quando existem variaveis eu tenho a opcao de escolhe-las.

  • @arturpaulo
    @arturpaulo6 ай бұрын

    Livre-arbítrio diz respeito à ação ou atitude do homem e não à suas inclinações. Livre arbítrio é a possibilidade de escolher arbitrariamente entre uma infinidade de coisas, independentemente de suas inclinações pessoais das inclinações de outro ou do que é ou não saudável para si.

  • @fernando4885

    @fernando4885

    6 ай бұрын

    Essa não é a definição de livre arbítrio, vcs já começam errando nisso

  • @bigfellas2062
    @bigfellas20626 ай бұрын

    Será por isso então que a história grega e até Jesus mencionou o negar a si mesmo? No sentido de inibir o seu desejo ao invés de matar o seu desejo? Então seria o "pecado" como ideia de fazer o que você quer independente do que o jogo de forças o obriga a fazer? Ótimo vídeo professor!!!

  • @PauloRFrancisco

    @PauloRFrancisco

    6 ай бұрын

    Existiriam regras morais se não fosse possível quebra-las?

  • @bigfellas2062

    @bigfellas2062

    6 ай бұрын

    @@PauloRFrancisco Também uma ótima pergunta irmão

  • @5driedgrams

    @5driedgrams

    6 ай бұрын

    Acho que não. Não há nada sobre livre-arbítrio na bíblia, isso foi invenção da igreja católica pra justificar o eterno tormento e a benevolência de Deus.

  • @bigfellas2062

    @bigfellas2062

    6 ай бұрын

    @@5driedgrams Tem palavras sinônimas, fala sim de livre arbítrio.

  • @5driedgrams

    @5driedgrams

    6 ай бұрын

    @@bigfellas2062 como quais? Sério que um dos termos mais importantes para a lei, para a consciência, para a própria teologia e a sociedade só aparece através de sinônimos passíveis de interpretações? O quão incompetentes foram os escritores da bíblia?

  • @Vorenos100
    @Vorenos1006 ай бұрын

    Em resposta cito a famigerada de Deleuze. "Somos livres porque somos imanentes ao mundo determinista, mundo onde não existe nada que seja singularmente determinado que não seja ao mesmo tempo singularmente determinante."

  • @polakorafa
    @polakorafa5 ай бұрын

    0:50 : "Você pode fazer o que quiser, mas não pode querer o que quiser." - Mas isso não é a própria definição de livre-arbítrio? Outra pergunta: se nossas vontades são verdadeiramente consequências de outras vontades, uma vontade seria a causa de outra, logo não implicaria em uma causalidade?

  • @MatheusBenites

    @MatheusBenites

    5 ай бұрын

    Não, porque o arbítrio não é livre. O "Will" do "Free Will" não é "free". Sobre a segunda, o problema da causalidade não é se ela existe ou não, mas sim se ela pode ser inferida da realidade, o que Hume argumenta que não pode.

  • @lucasvital8946
    @lucasvital89466 ай бұрын

    Você pode não controlar o seu querer, mas pode controlar o que faz com ele. Isso pode ser entendido simplesmente pelo fato de que se você, por exemplo, decide mudar a sua alimentação o início será sempre mais difícil e por mais que eu queira uma comida diferente eu decido pela razão o que é melhor. E em nada exclui o fato de a decisão poder ser visualizada 10 segundos antes pela máquina, por que a decisão é por si um processo complexo e multifatorial, que emerge do subconsciente, assim como o querer, mas é administrado pela razão. Talvez, por essa ideia de só buscar o que queremos, é que as pessoas estão perdidas. Parece algo lógico no começo, mas é um pensamento traiçoeiro que não provável não irá te levar a buscar bons hábitos.

  • @evertondossantos5202
    @evertondossantos52022 ай бұрын

    Conseguiu produzir um vídeo que se auto refuta - talvez por que o livre arbítrio opere no campo objetivo, fazer, e não no campo da vontade - querer. Aliás, não ia usar a neurociência ou nenhuma fonte que não fosse filósofica e já saiu mandando que o sujeito é pre-determinado a gostar de suco de laranja? Quem o pré- determinou e por que o argumento magicamente se tornou relevante?

  • @yanouftchalianneto7762
    @yanouftchalianneto77626 ай бұрын

    Entendo que temos um livre-arbítrio relativo. Por exemplo: Em uma viagem de um navio de cruzeiro. Dentro de um camarote, podemos espernear à vontade; porém, no convés, não! Nos livros "As dores do mundo" e "A vontade de amar", Schopenhauer fala sobre o "gênio da espécie" atuando no fictício diálogo entre Daphnis e Cloé - no livro "Daphnis e Cloé", escrito no século II, por Longus de Lesbos não existe este diálogo entre os amantes. No século XX, Roberto Freire escreveu "Cleó e Daniel" (virou filme) com o mesma tema, isto é, o amor juvenil. Schopenhauer faz uma alegoria: o "gênio da espécie" lança uma ilusão (uma grande paixão) em Daphnis (15 anos) e Cloé (13 anos) para que se aproximem e tenham um filho (objetivo do "gênio" que quer preservar a espécie). Depois que a criança nasce, o "gênio" retire a ilusão (paixão) dos jovens. Se os amantes vão continuar juntos ou não, não importa para o "gênio", pois a sua missão já está cumprida. Dessa maneira, o instinto sexual foi decisivo para a ação dos jovens amantes; o livre-arbítrio não existe, nesse caso. Sigmund Freud dizia que "muitas coisas que fazemos, nós não sabemos porque fazemos o que fazemos". Então, Freud colocou a culpa no inconsciente. Na "Genealogia da Moral", Nietzsche tenta demonstrar que a ética e a moral, desde sempre, são determinadas pela elite, isto é, o rei e os ministros fazem as leis, determinando o que deve ser feito, sob pena de sanções: isso pode, aquilo não pode, você deve fazer isso etc. Assim, o nosso comportamento já está determinado pela tradição, traçada pelas regras sociais daquela cultura e pelas leis, desde o nascimento. B. F. Skinner, psicólogo que alterou o Behaviorismo dizia que o comportamento é determinado por três variáveis: - Componente filogenético, isto é, a evolução do "homo sapiens sapiens"; - Componente Cultural e - Componente ontogenético, isto é, a história de vida de cada um. É difícil saber se temos ou não o livre-arbítrio em todas as situações. Tomás de Aquino, na "Suma Teológica" dizia que sim.

  • @igorferreira6931

    @igorferreira6931

    6 ай бұрын

    Poisé, cara. Quem eu vejo negar o livre-arbitrio implica no erro da dualidade "ou sim ou não". Quando a realidade nos mostra que a evolução está entregando o livre-arbitrio ao homem progressivamente. Posso até não ter livre-arbitrio no superego, mas sou seletivo quanto ao que materializo no mundo. O "além-homem" seria o alcançar do livre arbítrio em ambos os casos.

  • @PauloRFrancisco

    @PauloRFrancisco

    6 ай бұрын

    o que te impede de espernear no convés?

  • @yanouftchalianneto7762

    @yanouftchalianneto7762

    6 ай бұрын

    ​@@PauloRFrancisco No meu caso, deve ser o superego (censor interno) antigo e volumoso. Segundo Freud, desde o nascimento as crianças são submetidas às regras sociais daquela comunidade, pelos pais, parentes, amigos, escolas, igrejas etc. Essas regras sociais são mentalmente interiorizadas (uma espécie de autocensura que nos impede de transgredir as regras sociais; os que transgridem, normalmente, recebem alguma punição). Se a pessoa nasceu na Arábia Saudita (cultura árabe e muçulmana) terá um comportamento muito diferente de quem nasceu no Canadá (cultura anglo-saxão e judaico-cristã). Segundo Skinner, o nosso comportamento acontece devido às consequências dos comportamentos anteriores. Por exemplo: Se você fez um bom trabalho - um relatório bem feito - e o chefe faz um elogio (recompensa), você se sentirá motivado para continuar a fazer bons relatórios no futuro. Se você fez um fraco relatório e o chefe reclamou (punição), você não poderá mais fazer relatórios fracos; deverá melhorar o seu desempenho. De qualquer maneira, independente da cultura local, parece que o "olhar das outras pessoas" constrange o nosso comportamento.

  • @PauloRFrancisco

    @PauloRFrancisco

    6 ай бұрын

    @@yanouftchalianneto7762 então meu caro, constranger não é o mesmo que determinar. Apesar das regras sociais serem interiorizadas, até mesmo Freud admite que há sempre um conflito entre ego e superego, ou seja, a decisão de romper com as regras será sempre uma escolha consciente. No final das contas, somos responsáveis por nosso constrangimento

  • @yanouftchalianneto7762

    @yanouftchalianneto7762

    6 ай бұрын

    @@PauloRFrancisco Correto

  • @marvellima1605
    @marvellima16053 ай бұрын

    O Árbitro está tão condicionado nesse mundo que quase nem existe, lembrando que nesse um nos somos consequência nao escolha.

  • @leobourbom6066
    @leobourbom60662 ай бұрын

    Nem Diógenes de Sinope com sua filosofia de libertação aos valores sociais foi livre.