Por que a produtividade no Brasil e' baixa?

Пікірлер: 148

  • @orlindomachengo6556
    @orlindomachengo65564 жыл бұрын

    Gostaria de jogar esse video na cara do governo de Moçambique, que acusa os moçambicanos de serem miseráveis por serem preguiçosos. Abraços de Moçambique.

  • @dariometal666
    @dariometal6663 жыл бұрын

    Não sou economista, era operário, e vou dizer com conhecimento de causa, que a indústria deixou de ser opção para o trabalhador, muitos como eu saiu pq não tem muitos atrativos, trabalha muito, é subjugado, destrui sua saúde, todo dia dor no corpo, produção, não é reconhecido, não existe mais PLANO de carreira, cogelamento de salario, promoção etc...e o salário mal da para viver ,então as pessoas preferer trabalhar por App, vender alguma coisa do que ficar 8 a 12h por dia trancado em uma empresa, sobe o olhar sanguinário do vigia, para no final receber menos de dois salários mínimos. Então preferem a informalidade, tem amigo com formação tbm com esse pensamento. A gente só ouve o pessoal da antiga dizer ,nossa essa empresa era Boa, vc vive bem trabalhando nela, comprei carro ,casa etc. Hj mal da para pagar um aluguel. Como resolver isso?

  • @etneto1752
    @etneto17524 жыл бұрын

    o problema do Brasil é de planejamento para desenvolvimento e não somente de ajustes fiscais. Excelente aula!

  • @MentePrimitiva
    @MentePrimitiva4 жыл бұрын

    Desmistifica essa bobagem passada pela Globo de que a baixa produtividade no país é culpa do trabalhador brasileiro, isso sim é economista inteligente.

  • @jeanpinheiro4798
    @jeanpinheiro47984 жыл бұрын

    Puta, o Paulo Gala, é muito inteligente! Vc nota, como ele não é, como estes "neoliberais de frase feita"! Muito cirúrgicas, as suas análises!

  • @washingtonassis2931
    @washingtonassis29314 жыл бұрын

    Fico inconformado como um canal desses tem tão poucos inscritos. Enquanto outros que só fazem desinformar, tem milhões de inscritos. E não falo de canais de humor e afins não. Esses tem até um propósito útil. Falo de canais que se passam por especialistas em economia e política e apenas emburrecem as pessoas.

  • @thehero4851
    @thehero48515 жыл бұрын

    Nossa, que excelente economista. Esse cara sim deveria ser o ministro da economia do Brasil.

  • @melomoura76

    @melomoura76

    2 жыл бұрын

    Pois é, mas o que temos pra hoje? O Paulo Guedes Caco Antibes!

  • @masouza51

    @masouza51

    2 жыл бұрын

    Esse é outro dos problemas do país, aqueles que têm boas soluções para os males da economia ñ tem cargos e funções públicas, igual barbeiro e motorista de táxi. Antes de o PT assumir o poder, lembro que os brilhantes economistas de esquerda, com seus mestrados e pós na USP e UNICAMP, também tinhas soluções engenhosas. Falar até papagaio fala.

  • @paulocesarsilvacesar515
    @paulocesarsilvacesar5154 жыл бұрын

    Obrigado amigo. Eu estou precisando entender porque a indústria é importante para a riqueza e produtividade de um país.

  • @albertowagner5082
    @albertowagner50823 жыл бұрын

    Nossa educação cresceu em quantidade mas, é péssima em qualidade.

  • @AntonioMirandaTeologiaReversa
    @AntonioMirandaTeologiaReversa3 жыл бұрын

    27:20 ele não esperava o Paulo Guedes + Bolsonaro destruindo o Brasil. 🤣

  • @elianasouza2864
    @elianasouza28643 жыл бұрын

    O bacana é que gente que não entende da materia , como eu, consegue absorver conhemento. Parabéns e gratidão por sua disposição.

  • @quantumliquidacaojudicial5326
    @quantumliquidacaojudicial53264 жыл бұрын

    Tirei um tempo da quarentena para ver todos os vídeos do seu canal, e me bateu uma triste gigantesca vendo esse aqui na parte que você fala sobre a Embraer, que bola O Brasil deu.

  • 4 жыл бұрын

    Quantum Liquidação Judicial foda

  • @diguinhoq

    @diguinhoq

    4 жыл бұрын

    Boa tarde , a esteira do seu pensamento , acha que está acontecendo a mesma coisa com a Petrobras?

  • @FromaGaluppo
    @FromaGaluppo5 жыл бұрын

    Paulo, você poderia mandar as referências dos textos que você cita no vídeo? Seria uma boa ideia já colocar em vídeos futuros

  • @dsgarroux

    @dsgarroux

    3 жыл бұрын

    Uma boa referência é o professor de economia sul-coreano em Cambridge, Ha-Joon Chang. Acabo de ler "Os maus samaritanos", depois de ler "Chutando a escada". O próprio Paulo Gala tem dois livros interessantíssimos sobre esses assuntos "Brasil, uma economia que não aprende" e "Complexidade econômica".

  • @marciomarxs
    @marciomarxs3 жыл бұрын

    Já tive oportunidade de ler alguns jornalistas de economia, mencionarem sobre a produtividade de garçons. Outra coisa interessantíssima citada, é sobre o salto educacional e o nível de produtividade que "derreteu" (usando uma expressão utilizada por você). Pelo menos aqui em minha cidade, a sua observação derruba por terra, o discurso da falta de qualificação para trabalhos administrativos simples; se o indivíduo não tem graduação superior, já é considerado desqualificado.

  • @Lucas-vz4hk
    @Lucas-vz4hk5 жыл бұрын

    Muito bom. Difícil é explicar isso pra libertário kkkkk

  • @derekmartins4295

    @derekmartins4295

    3 жыл бұрын

    Tenta

  • @anate3929
    @anate39293 жыл бұрын

    Obrigada pela dica do livro. Sou professora do ensino fundamental de História e suas aulas estão me ajudando a entender melhor a economia, tão importante no governo e não destacada como deveria na hora de escolher um candidato

  • @marocaamaral08

    @marocaamaral08

    2 жыл бұрын

    você deve ser uma excelente professora, parabéns pelo trabalho tão importante

  • @Canaldecoisas
    @Canaldecoisas5 жыл бұрын

    Quando se viaja para o exterior, a produtividade do trabalhador - qualquer trabalhador fica patente e decorre de três razões: 1 - Uso de máquinas. Nos EUA tem máquina para tudo, o que acelera, quando não dispensa, o trabalho braçal do trabalhador.; 2 - O treinamento e as técnicas gerencias. Nos países mais avançados os trabalhadores não são jogados no "campo de guerra" para atenderem ao público sem passarem por um treinamento para aprenderem suas funções específicas e a lidarem com o público.; e 3 - A inexistência de burocracia governamental idiota a atrapalhar as pessoas, e o empresário em especial, desviando recursos materiais e intelectuais que poderiam ser centrados no business do empresário. De forma que, em razão desses três fatores, o produtividade de um garçom

  • @gustavoqb131

    @gustavoqb131

    4 жыл бұрын

    E acrescento mais um detalhe: especialização. Lá fora os trabalhadores fazem mais funções específicas e se empregam mais trabalhadores. Aqui se emprega pouco e o trabalhador fica sobrecarregado, o que o leva a tapar buracos.

  • @aureliomoreira3860

    @aureliomoreira3860

    4 жыл бұрын

    Ao contrário do que o Paulo diz, a produtividade de um jardineiro nos EUA, por exemplo, é absurdamente maior do que um jardineiro no Brasil O jardineiro nos EUA tem acesso a máquinas modernas que triplicam a produtividade... Aqui no Brasil o cara usa tesouras manuais Ou seja, esse argumento que a produtividade do garçom ou da cabeleireira em Tóquio é a mesma do garçom ou cabeleireira brasileira é um argumento absurdo!

  • @wesleyfernande

    @wesleyfernande

    4 жыл бұрын

    Para piorar, o governo brasileiro proíbe a importação de maquinário que poderia aumentar nossa produtividade. Nossa moeda é fraca e desvalorizada, o que acaba sendo outro empecilho para que nossa produtividade seja baixo. O governo impõe uma série de tributações idiotas que fazem as empresas se dedicarem a burlar as regras ao invés de se investir em produzir mais.

  • @gustavoqb131

    @gustavoqb131

    4 жыл бұрын

    @@aureliomoreira3860 o problema já começa com a forma de se mensurar a produtividade de um jardineiro. Por jardim trabalhado? Por metro quadrado de grama cortada, pelo número de árvores podadas? Essa é a questão.

  • @srobsonscosta8887

    @srobsonscosta8887

    4 жыл бұрын

    @@aureliomoreira3860 Você está errado, ele falou de outra forma: se você colocar o trabalhador brasileiro no mesmo lugar que esse trabalhador estrangeiro, e passar pelo mesmo tanto de profissionalização que eles passam e tiver disponível o mesmo maquinário, ele tem o mesmo tanto de produtividade. Essa questão também é abordada em um livro chamado 23 coisas que não te contaram sobre o capitalismo. É por isso que Paulo também falou sobre regulação e regulamentação de imigração, nesse contexto.

  • @joaoadelaranger
    @joaoadelaranger4 жыл бұрын

    Putz, fico extasiado com tamanha análise perspicaz, profunda e esclarecedora. O que falta no Brasil é gente capacitada nas altas esferas da administração pública como o excepcional Paulo Gala.

  • 5 жыл бұрын

    Aqui a tese: repositorio.unb.br/handle/10482/23412

  • @bbruninn2
    @bbruninn24 жыл бұрын

    Particularmente, prefiro esses videos mais longos Paulo! Abs!!

  • @edilsonlima5985
    @edilsonlima59854 жыл бұрын

    É impressionante isso sobre produtividade, quando sai o índice de produtividade mundial, o sistema S e outros correm na TV, além de outros, e correm com o dedo apontado para o trabalhador, e que este não tem estudo. Jogam toda a culpa no funcionários que não tem estudo e nem conhecimento. Mas, JAMAIS falam o que eles mesmo fazem e fizeram. Por exemplo, o maquinário ultrapassado da maioria das empresas, ao qual os mesmos não investiram, a inovação que não fizeram, os investimentos de anos em pequisa particular que não fizeram, e tudo fazem porque sempre viveram no protecionismo estatal com reservas de mercado garantidas. E como o sistema de produção sempre foi arcaico, a prioridade é contratar mão de obra barata, que é treinada na própria empresa. A maior prova disso é o altíssimo nível de desemprego entre os engenheiros. Tem mais engenheiro desempregado que empresa com bolsa empresario no brasil. A indústria sempre, em especial após 1980 sempre teve proteção do estado, reserva de mercado e protecionismo, além de um BNDS que trabalhava para eles e não para os pequenos, e assim por diante. Protecionismo, mão de obra barata, moeda desvalorizada e venda da produção em dólar, reserva de mercado etc. Hoje, essa malandragem não está mais dando resultados diante de tantos avanços no exterior e a Internet mostrando toda a realidade de fora para o povo no brasil. E agora que a máscara caiu eles acusam os trabalhadores semi-escravos que eles contratam como os culpados. A mão-de-obra qualificada tem, mas estão desempregados porque eles não aceitam pagar salários compatíveis com mão de obra boa. Agora, que o povo tem culpa, isso tem também, é um povo altamente indisciplinado, não gosta de estudar e detesta seguir regras e padrões. Isso já é cultural e neste caso foi erros do estado mesmo. Por exemplo, pobres sempre diziam que não liam livros e não dava aos seus filhos por não ter dinheiro para isso. Mas, hoje em dia podemos ver a mentira claramente. Nas bancas de jornal, em especial de subúrbios, você vê a fila de gente colocando credito em celular, mas não vê um sequer comprando uma revista. Colocam no celular R$20, R$30, R$60 ou mais toda semana. Mas, R$30 para um livro jamais tem. Esperar o que desse povo? Realmente o vídeo acertou, é o sistema produtivo e a educação também, mas o sistema completo é caso perdido.

  • @masouza51

    @masouza51

    2 жыл бұрын

    Vc apresentou os problemas. Qual é a solução?

  • @aprendizeducabr
    @aprendizeducabr4 ай бұрын

    o ponto todo também é porque o Brasil não tem diferencial competitivo nesses setores de economia de escala. Não adianta ter a empresa, ela precisa ser competitiva.. já encontramos um rumo no agronegócio. agora é encontrar outros setores para termos diferenciais competitivos. Certamente produção de energia verde será um. Software tem ganhado espaço, acho que se o Brasil se planejar, pode ser. E talvez o país encontre no turismo como uma quarta. Agronegócio, Energia Renovável, Tecnologia da Informação e Turismo poderiam ser os quatro setores que tornariam o Brasil rico. O que acham?

  • @ERRO403
    @ERRO4034 жыл бұрын

    Economia do bolo de pote e barbearia gourmet cujos clientes em potencial são entregadores do ifood e motoristas uber. Show!!! Att Gerson Ravv

  • @marialuciaalvesferreira4460
    @marialuciaalvesferreira44603 жыл бұрын

    Estou conhecendo o PG agora. Estou gostando muito. Não entendo muito de economia , sou da área de humanas, mas entendo tudo o que ele fala. Adorei a apresentação dele ( sua ) sobre o livro The price of the peace

  • @washington2515
    @washington25154 жыл бұрын

    Cara , parabéns , é a primeira vez que eu estou vindo no seu canal e gostei muito.

  • @haroldomiyaura912
    @haroldomiyaura9124 жыл бұрын

    esse economista precisa debater com o Rodrigo Constantino

  • @lilyandossantosbiesek6276

    @lilyandossantosbiesek6276

    2 жыл бұрын

    O Brasil é considerado um país altamente empreendedor mas tem índices de inovação extremamente baixos. Como você vê está relação?

  • @lendasmoveis1912

    @lendasmoveis1912

    2 жыл бұрын

    @@lilyandossantosbiesek6276 o estado interfere muito.... cria monopolios que deixam a inovação estagnada, um pouco de liberdade econômica ajudaria

  • @haroldomiyaura912
    @haroldomiyaura9124 жыл бұрын

    esse Paulo Gala merece mais inscritos

  • @franciscosousa3368
    @franciscosousa33684 жыл бұрын

    Obrigado pela aula, Paulo 👍

  • @NickSantos_nick_iannic
    @NickSantos_nick_iannic5 жыл бұрын

    Tenta um hangout com o Ricardo Moreira. Ia ser um papo muito interessante. Ele eh um grande crítico da estrutura financeira de crédito no Brasil.

  • @franciscolopes6776
    @franciscolopes67763 жыл бұрын

    Muito bom. Obrigado.

  • @lucasgafs
    @lucasgafs5 жыл бұрын

    muito bom o canal

  • @zeh_vidal
    @zeh_vidal4 жыл бұрын

    Excelente.

  • @Detlevbescht
    @Detlevbescht Жыл бұрын

    Me dá até vontade de morrer bicho… Brasil…😞

  • @paulocesarsilvacesar515
    @paulocesarsilvacesar5154 жыл бұрын

    Professor poderia fazer um vídeo aula sobre o que difere na produção de riqueza a comparar a indústria o setor de serviços?

  • @fabiogn1
    @fabiogn13 жыл бұрын

    existe uma ideia que a industris é aquele lugar sujo cheio de fumaça barulhento e de trabalho desqualificado. o bom mesmo é aquele trabalho onde você tem que usar gravata e diplominha. de mba . Resumindo, vai demorar pra sair do buraco que cavamos.

  • @lilyandossantosbiesek6276
    @lilyandossantosbiesek62762 жыл бұрын

    O Brasil é considerado um país altamente empreendedor mas tem índices de inovação extremamente baixos. Como você vê esta relação?

  • @eduardopinto4533
    @eduardopinto45334 жыл бұрын

    Com certeza , alguém ainda dirá: com o excesso de direitos trabalhistas é que destrói o sistema de produção. Quando a mente está fixa em algo não tem abstracão que salve.

  • @carlosguilhem
    @carlosguilhem4 жыл бұрын

    Como não sou economista, peço ao eminente professor ou a alguém que conheça conceitos econômicos que me indique links para textos que esclareçam o que é *economia de escala* do que é *economia de escopo* .

  • 4 жыл бұрын

    Carlos Guilhem aqui www.paulogala.com.br/por-que-industria-e-especial/

  • @leonardo5695627
    @leonardo56956272 жыл бұрын

    Rindo aqui em 2021 do "não vejo o dólar chegando a R$4" rs... Pena q só a desvalorização por si só não parece ser o suficiente :\

  • @peregrino6573
    @peregrino65732 жыл бұрын

    Boa tarde professor. Quais livros temos hoje, que fala sobre esse tema do video? Obrigado!

  • @SuperMac1967
    @SuperMac19675 жыл бұрын

    Paulo, é verdade que eventuais diferenças de produtividade de um garçom em São Paulo e Viena são imperceptíveis, mas também é verdade que a produtividade de um garçom em São Paulo é muito maior que a produtividade de um garçom em Brasília... Lembrando dos conceitos de rede e econofísica discutidos em outro post, pode-se dizer que a economia é um jogo de elo fraco, em que o comportamento do elo mais fraco determina o comportamento do sistema... Isso vale para serviços de baixa qualificação, serviços de alta qualificação e para a indústria... A questão está em aumentar a produtividade do elo mais fraco... Como enfatizou outro post aqui nessa página, adoção de capital e treinamento de mão de obra são essenciais ... Aliás, a questão do treinamento remete questão da produtividade ao nível do indivíduo... Embora você não considere um fator relevante, trata-se de um fator crucial para a empresa. O trabalhador brasileiro na siderúrgica austríaca terá a mesma produtividade se dispuser das mesmas qualificações necessárias... Quanto mais intensivo em capital, maior o conhecimento ( tácito ou não) requerido... E nesse ponto estamos muito mal... Avançamos em educação, mas não no ritmo que as novas tecnologias demandam... São inúmeras as empresas que não conseguem preencher vagas por falta de qualificação

  • @marcelofernandes4010
    @marcelofernandes40104 жыл бұрын

    Concordo totalmente que educação, por si só, não é a resposta para aumento de produtividade. Mas, para além dessa evidência, só gostaria de notar que o "avanço notável" da educação brasileira é algo pra lá de questionável. Basta sairmos das quantificações/abstrações e olharmos para a realidade do dia-a-dia. O Brasil não sobrevive a qualquer comparação simples com qualquer país minimamente educado. E nem é preciso citar asiáticos e países do hemisfério norte. Basta pensar em Chile, Uruguai e Argentina. O Brasil não ofereceu educação para sua população por 4 séculos. Daí, no século XX, a população aprendeu a escrever seu nome pra poder votar. Isso é "avanço notável"? Sinto muito, mas a realidade do Brasil não é a zona oeste de São Paulo.

  • @luiz918

    @luiz918

    4 жыл бұрын

    O Brasil avançou no acesso à educação, mas ficou completamente estagnado na qualidade da educação, especialmente a de base.

  • @lucascs7870
    @lucascs78703 жыл бұрын

    Ninguém ensina nada disso na escola . Eu tenho que buscar na Internet feito um louco até conseguir chegar nesse vídeo de paraquedas

  • @alexandrefusinato8162
    @alexandrefusinato81624 жыл бұрын

    Brasil já teve algumas empresas campeãs internacionais. Ex.: Embraco (compressores para refrigeração), Fundição Tupy (setor automobilístico), WEG, etc. Conhecia estas empresas pois são da minha região aqui em SC. Empresas fundadas por aqui, mas que aos poucos vão sendo vendidas. É vantagem para o Brasil, deixar uma empresa como a Embraco ser vendida para os japoneses?

  • @ernestito7064

    @ernestito7064

    4 жыл бұрын

    No Maranhão um farmaceutico criou o famoso GUARANA JESUS que é ate hoje o mais vendido do Maranhão. O Sabor ao meu gosto e horrivel mas vende por causa da cor rosa, só foi a empresa querer expandir pra todo o Brasil que a Coca Cola comprou e só não fechou porque a população fez abaixo assinado. A Puma foi comprada por um grupo de americanos, ate então era uma especie de Ferrari Brasileira, no famoso Filme do Roberto Carlos de 1967 ele dirigia uma.

  • @tvbox4ktv770

    @tvbox4ktv770

    3 жыл бұрын

    Brasileiros compraram a Mizuno Brasil... E tem outros exemplos... Temos a Taurus que comprou a Rossi, Beretta Brasil... A JBS comprou fábricas americana... E etc...

  • @heraldomakrakis7395
    @heraldomakrakis73954 жыл бұрын

    Poderia apresentar as referências bibliográficas?

  • 4 жыл бұрын

    Heraldo Makrakis referências www.paulogala.com.br/por-que-a-produtividade-da-economia-brasileira-nao-aumentou-nos-ultimos-anos/

  • @eletrokico
    @eletrokico3 жыл бұрын

    qual o nome do autor da micro ?

  • @abyabraao8960
    @abyabraao89603 жыл бұрын

    Tem as fontes aí?

  • @reneantunes8150
    @reneantunes81504 жыл бұрын

    Depende hoje tem segundo universal engenheiros cabelereiros

  • @HenriqueTKD
    @HenriqueTKD5 жыл бұрын

    Por que o tema da reforma fiscal é mais urgente para o governo do que essa reestruturação da produtividade citada no vídeo?

  • @davidhorowitz7885

    @davidhorowitz7885

    4 жыл бұрын

    @@ameliagdlh Meu Deus... pra ser burro não se estuda né?

  • @exaltabagres

    @exaltabagres

    3 жыл бұрын

    @@davidhorowitz7885 porque ao invés do ar hominem não argumenta com ideias opostas. Até porque ela pergunta se está certa, não afirma de forma absoluta

  • @davidhorowitz7885

    @davidhorowitz7885

    3 жыл бұрын

    @@exaltabagres Bom dia rapaz, já fui assim... paciente, explicava as coisas. Aos poucos minha paciencia foi minando. Hj já não consigo mais. Parece que a esquerda é SEMPRE burra.

  • @edsml1
    @edsml13 жыл бұрын

    Quando a produtividade for total e todo mundo estiver desempregado precisaremos voltar ao artesanato

  • @viniciusferreira2020
    @viniciusferreira20203 жыл бұрын

    Up

  • @thehero4851
    @thehero48515 жыл бұрын

    Professor, poderia passar essa tese de mestrado do aluno da UnB? Já havia pensado sobre isso, e gostaria de ler a teoria dele.

  • @jorbeteferreira9564
    @jorbeteferreira95644 жыл бұрын

    Só discordo quando ele fl que não vale a pena investir na educação, sendo que na educação melhora em todos outros níveis, baixa o número da violência e aumenta o tempo de vida e de saúde.

  • @artur47192

    @artur47192

    3 жыл бұрын

    Ele contesta apenas o argumento que vemos por ai que apenas o investimento em educação será a solução para o desenvolvimento. Sem investimento em paralelo na estrutura produtiva para absorver essa mão de obra especializada a educação por si não garante nada.

  • @jorbeteferreira9564

    @jorbeteferreira9564

    3 жыл бұрын

    @@artur47192 em qualquer cenário ou pais que vc pesquisa vai ver que uma sociedade com.um nível de educação elevada tem melhoras na qualidade de vida. Agora a educação mas um projeto de desenvolvimento industrial, a sociedade vai chegar no nível hi tech de idh, usando a palavra do professor. Vamos pensa no pior cenário uma população com um nível de educação alto, mas sem uma indústria desenvolvida para acolher essa mão de obra, mesmo assim diminuiria a violência é aumentaria anos de vida da população.

  • @marocaamaral08

    @marocaamaral08

    2 жыл бұрын

    ainda ter um nível alto em educação e n ter emprego? 🤔

  • @lendasmoveis1912

    @lendasmoveis1912

    2 жыл бұрын

    @@artur47192 discordo quando dizem ser a solução mas um ensino focado nas capacidades dos alunos contribui

  • @ppaulo1969
    @ppaulo19693 жыл бұрын

    sindicato de mais ,direitos trabalhista de mais e lobby de mais e gente preguiçosa também demais e feriado de mais

  • @artur47192

    @artur47192

    3 жыл бұрын

    Tudo que o Paulo discorda.

  • @matheusfernandomatheus3814

    @matheusfernandomatheus3814

    3 жыл бұрын

    E burros demais como você.

  • @lendasmoveis1912

    @lendasmoveis1912

    2 жыл бұрын

    @@matheusfernandomatheus3814 rebater a ideia vc não quer né?

  • @zeniosilva4742
    @zeniosilva47423 жыл бұрын

    Como fica a 'geração' de emprego com essa automação radical da Áustria?!

  • @WilianRibery
    @WilianRibery5 жыл бұрын

    Essa siderúrgica austríaca é mais produtiva que a siderúrgica Rearden heheheh

  • @adilsonalves2619
    @adilsonalves26193 жыл бұрын

    Video: a Paulo Gala: pq precisa de política industrial

  • @turnleft7260
    @turnleft72603 жыл бұрын

    Ha dois anos era gato, viu!!!

  • @andreluiz1875
    @andreluiz18754 жыл бұрын

    Sugiro oferecer uma definição mínima dos conceitos centrais do vídeo. Por exemplo, produtividade e produção. Não que o vídeo fique necessariamente ruim sem isso, mas facilitaria para leigos como eu.

  • @imarvideos

    @imarvideos

    4 жыл бұрын

    Produtividade é em relação a empregos com o uso de tecnologia, máquinas, computadores, softwares, laboratórios etc, com uma maior remuneração.. BAIXA produtividade é em relação a empregos de baixa remuneração que trabalham manualmente como por exemplo, atendente de padaria, uber, entregador de ifood etc

  • @andrecasas1
    @andrecasas14 жыл бұрын

    creio que por ter muita burocracia una carga tributária muito alta , povo com baixa qualificação e má gestão administrativa

  • @franciscosousa3368

    @franciscosousa3368

    4 жыл бұрын

    Concordo. Mais tudo isso é secundário, já que a questão principal que é um plano de desenvolvimento a curto, médio e longo prazo sempre foi ignorado pelos governos desse país. A meta dos nossos governantes é sempre atender aos interesses de determinados grupos eleitoreiros.

  • @aureliomoreira3860

    @aureliomoreira3860

    4 жыл бұрын

    @@franciscosousa3368 não é verdade. O desenvolvimentismo foi a política central no Brasil durante o governo vargas, regime militar, governo Lula2, governo Dilma, etc Só aí já dá uns 50 anos de "projeto de desenvolvimento de longo prazo" Praticamente tudo fracassado

  • @lendasmoveis1912

    @lendasmoveis1912

    2 жыл бұрын

    Alta e extremamente complexa

  • @rmm8738
    @rmm87383 жыл бұрын

    Professor, posso classificar a sua linha de pensamento como Estruturalista? Por que será que o FHC abandonou esta linha?

  • 3 жыл бұрын

    RMM não!!!!

  • @josmarsimoesleite6880
    @josmarsimoesleite68802 жыл бұрын

    Nosso campeão internacional é a EMBRAER. Ou não???

  • @ailtonjosue6817
    @ailtonjosue68172 жыл бұрын

    Na verdade todo violonista toca na escala, só que é escala musical kkkkk, mas tu não deixa de tá certo dentro do que falou, ele não aumenta a escala produtiva

  • @thalescarvalho1154
    @thalescarvalho11543 жыл бұрын

    Pq o Brasil é terra de concurseiro!!!

  • @artur47192

    @artur47192

    3 жыл бұрын

    Compara o número de funcionários públicos americanos e o de brasileiros. O problema não são os concursos.

  • @thalescarvalho1154

    @thalescarvalho1154

    3 жыл бұрын

    @@artur47192 Esqueci de colocar ironia. Eu sou servidor e concurseiro!!! KKKKKKKKK

  • @isaacnewton2637
    @isaacnewton26374 жыл бұрын

    Como aumentar a produção do país: - abaixar as taxas de juros; - investimento em educação; - investimento emciência e tecnologia; - parar de remunerar sobra de caixa de banco; - aumentar a base monetária; - parar com essa idiotice de achar que governo não pode criar e ter empresa; - livre mercado técnico; - parar de emitir dívida pública sem contrapartida; - emitir dívida só para investimento público sem ajuda do setor privado para não ter superfaturamento e atraso de obra, no caso usando o exército e, só se não tiver jeito o setor privado. - criar um imposto equilibrado que combata a concentração de renda e estoque de grande fortuna fazendo com que o empresário prefira deixar o dinheiro na empresa e investir em produtividade; - investir na criação de indústrias de diversos ramos seja no setor privado seja no setor público; - usar nossas riquezas naturais e criar seus derivados sem ter que importar e depender de tudo de fora; - criar programas de distribuição de renda mais justo. O processo de desenvolvimento gera mão de obra. Agora se os mais ricos preferem comprar dívida e viver de rentismo, não terá investimento em produtividade nem emprego.

  • @rhalffire

    @rhalffire

    4 жыл бұрын

    abaixar a taxa de juros como? na canetada? quem vai emprestar com a inadimplência? aumentar a base monetária vc quer dizer imprimir mais dinheiro? isso gera inflação... monopólio estatal só serve pra cabide de empregos e esfolar o povo com péssimos serviços... sem uma lei severa de combate a corrupção é inviável estatais... título de dívida pública é pra suprir o caixa do governo se ele gasta mais que arrecada como vai fazer pra pagar as contas e investimentos sem fazer rolagem de dívida?

  • @ernestito7064

    @ernestito7064

    4 жыл бұрын

    E Infraestrutura nada? Se o Brasil crescer 10% ao ano durante dois anos consecultivos vamos ter apagão, os portos vão ficar abarrotados, as estradas engarrafadas e os aeroportos então ja estão no limite.

  • @ernestito7064

    @ernestito7064

    4 жыл бұрын

    @@rhalffire Na verdade ele deve estar se referindo a Taxa Selic.

  • @rhalffire

    @rhalffire

    4 жыл бұрын

    @@ernestito7064 não resolve muita coisa o banco já abaixou bastante e não aquece a economia... www.brasildefato.com.br/2020/02/14/juros-baixos-para-quem

  • @ernestito7064

    @ernestito7064

    4 жыл бұрын

    @@rhalffire Não aquece mas fez o preço do dolar disparar, se não fosse a pandemia a inflação estaria nas alturas.

  • @ronaldosousapaiva8928
    @ronaldosousapaiva89284 жыл бұрын

    De acordo com os "empresários"' é que os trabalhadores tem muito direitos e preguiçosos kkkk só que investimento em automação e qualificação e pesquisa só nada.

  • @lendasmoveis1912

    @lendasmoveis1912

    2 жыл бұрын

    Não só isso mas a carga tributária complexa e outras burocracias que afeta principalmente o pequeno empreendedor

  • @felipe741
    @felipe7414 жыл бұрын

    Concordo que um violinista não consegue aumentar tanto sua produtividade. Mas pegue um violinista que consegue cobrar 1 milhão por um concerto VS um outro violinista que só consegue cobrar 10 mil por um concerto. É óbvio que o primeiro é mais "produtivo" do que o segundo, pois produziu algo que o público julga valer 1 milhão (depois de anos de estudo, marketing, etc) VS um cara que só consegue produzir algo que vale 10 mil.

  • @matheusfernandomatheus3814

    @matheusfernandomatheus3814

    3 жыл бұрын

    Isso não é produtividade quantitativa.

  • @mrAlessonav
    @mrAlessonav3 жыл бұрын

    Discordo, a produtividade (contabilizada financeiramente) do violinista e do professor aumentou e ganhou escala através dos streaming de vídeos.

  • @saulovieira683
    @saulovieira6835 жыл бұрын

    COM ESTE GOVERNO DE MEDÍOCRES VENDER ESTATAIS É A SOLUÇÃO PARA CRESCIMENTO??

  • @FernandoSilva-tc2nn

    @FernandoSilva-tc2nn

    4 жыл бұрын

    muuuuuuuuuuu

  • @ladymorwendaebrethil-feani4031
    @ladymorwendaebrethil-feani40314 жыл бұрын

    Questão do violinista e da industria cultural me parece ser mais complexa. Colocar o violinista em frente uma camera e botar ele em uma plataforma pra milhares de pessoas, de certa forma, eh aumentar a "produtividade" dele.

  • @jadsonbastos5499

    @jadsonbastos5499

    4 жыл бұрын

    Nao eh nao.

  • @zeniosilva4742

    @zeniosilva4742

    3 жыл бұрын

    Atrair público, ou não, não é 'produtividade' do violinista em si!

  • @domingoscarneiro4922
    @domingoscarneiro49224 жыл бұрын

    Tenho o pe atraz com você. Em suas análises você nunca fala dis bancos privados.Enfim repete toda faladela dos economistas que sempre os ouvi ha 50 anos.BA minha opinião você quer ser o NOVO sem tocar nos pontos. principais. Esse papo não cola num pais como nosso com u. Sistema monetário rentista.

  • @gutoufmg

    @gutoufmg

    3 жыл бұрын

    Tem título do tesouro com renda negativa... Só pesquisar.

  • @ClaudioBerrondo
    @ClaudioBerrondo4 жыл бұрын

    o exemplo do violinista é péssimo! escala para o violinista é aumento de público e, no limite, gravação.

  • @italobarbiot
    @italobarbiot4 жыл бұрын

    Muito raso seus argumentos, você não leva em conta a ação humana nem o livre mercado em suas analises.

  • @williamthomsomkelvin1765

    @williamthomsomkelvin1765

    4 жыл бұрын

    Que livre mercado? O debate aqui é sobre economia atual, não de arqueologia

  • @italobarbiot

    @italobarbiot

    4 жыл бұрын

    @@williamthomsomkelvin1765 Sim a economia fraudulenta, genocida para os pobres e escravagista atual, o libertarianismo vai chutar o cu de vcs no futuro.

  • @italobarbiot

    @italobarbiot

    4 жыл бұрын

    @@O_youbosta_come_meus_comments As empresas são corporativistas devido ao monopólio do Estado, não há livre concorrência, o Estado brasileiro é um grande genocida, parasita vagabundo bovino burro, a falácia foi só um brinde.

  • @rhalffire

    @rhalffire

    4 жыл бұрын

    @@italobarbiot a sociedade vive a sindrome de Estocolmo, idolatram o seu estrupador estado. sinceramente vai demorar centenas de anos para o libertarianismo ser algo mais palpável, temos uma geração totalmente dependente do estado e ignorante ao livre mercado...

  • @joseneto9427

    @joseneto9427

    3 жыл бұрын

    "Não leva em conta a ação humana" Tamo falando sobre o que aqui então??! Astrologia??! 🙄🙄🙄