Os 7 Sacramentos da Igreja Católica

Os 7 sacramentos da Igreja Catolica
7 Sacramentos: o que são, quais são e qual é a ordem
Os sacramentos são ritos de fé da Igreja Católica Apostólica Romana
Os sacramentos são importantes para a comunidade católica porque são ocasiões de relembrar as graças feitas por Deus e simbolizam momentos de comunhão confirmando a continuidade e o fortalecimento da fé cristã.
Os sacramentos da nova Lei foram instituídos por Cristo e cada um dos sacramentos acontece durante um período da vida das pessoas.
Batismo
O batismo é o primeiro sacramento sendo praticado na maior parte dos casos em recém nascidos, tendo começado no século III. Os pais e os padrinhos são simbolicamente responsáveis por iniciar a criança nos ensinamentos cristãos. É considerado o primeiro sacramento, onde a cabeça da criança é molhada três vezes, enquanto o padre realiza bençãos e orações.A água simboliza a purificação do espírito.
Ao ser batizada, a criança passa a integrar a comunidade da Igreja, mostra o desejo de encontrar a salvação e de seguir a Jesus Cristo.
Confirmação
A Confirmação, mais conhecida como Crisma, é um sacramento que simboliza a confirmação da continuidade do cristão em seu caminho de fé. Como no batismo os juramentos a Deus são feitos pelos padrinhos e pais já que o sacramento é realizado quando a criança é um bebe, a confirmação trata-se de reafirmar os juramentos realizados no Batismo. O seu significado está relacionado com o fato do cristão livremente, confirmar a sua vontade de seguir junto do caminho de Deus e da Igreja.
Durante a cerimônia de Confirmação, o crismando é ungido na testa com óleo de oliveira, que simboliza saúde, força e alegria e são feitas perguntas sobre a permanência da pessoa na Igreja, que responde perante todos os presentes na Missa.
Penitência
O sacramento da Penitência também é por muitos chamados de Reconciliação A confissão é realizada somente na presença do cristão e do sacerdote, geralmente em um confessionário.. É através desse sacramento que o cristão, arrependido, confessa os seus pecados ao sacerdote.
E chamado sacramento do perdão.O padre dá uma penitência ao confessor e faz a oração de pedido e remoção dos pecados, reaproximando o cristão de Deus e absolvendo os seus pecados.. Deus concede ao penitente «o perdão e a paz»
Eucaristia
A Eucaristia é uma celebração da Igreja Católica para lembrar a morte e ressurreição de Jesus Cristo. É também chamada de comunhão.
A Eucaristia é considerada o sacramento dos sacramentos. Trata-se do sacramento em que os cristãos ingerem a hóstia consagrada,o símbolo do corpo de cristo , relembrando a Santa Ceia, a Paixão de Cristo e sua ressurreição.
No catolicismo, a transubstanciação ocorre durante a eucaristia, ou seja, existe uma mudança de substância, e o pão se transforma no corpo de Cristo e o vinho no sangue de Cristo.
ORDEM
Existem três graus dentro do ordenado: episcopado (bispo), presbiterado (padre) e diaconado (diácono).
Esses homens também devem ter uma grande fé e serem cristão íntegros e virtuosos. Ao ser ordenado, o sacerdote também assume funções e ministérios dentro da Igreja.
O diácono transitório é quem recebe o grau diaconal apenas como uma etapa para depois receber o Sacramento da Ordem ou seja, para torna-se padre.
Diácono é o título dado ao terceiro grau da Ordem do Sacramento. Os diáconos estão encarregados de executar o "serviço do ministério de Deus", deixando de ser um simples leigo e passando a pertencer ao grupo do clero.
O diácono permanente é quem já é casado ou pretende se casar, não podendo progredir para o grau de presbítero, pois há a proibição do matrimônio para os padres.
Matrimonio ou casamento
Trata-se do sacramento em que um homem e uma mulher recebem a benção para se unir e iniciar uma família.O sacramento do matrimônio é um ato sagrado pelo qual um homem e uma mulher se unem em uma aliança de amor, que propoe a fidelidade, comprometendo-se a compartilhar suas vidas em uma união indissolúvel ou seja, não pode ser desfeito.
Essa união é considerada um sinal visível do amor entre Cristo e a Igreja, refletindo a relação íntima e amorosa entre Deus e seu povo.
Unção dos enfermos
A Unção dos enfermos tem o objetivo de confortar o doente, perdoar os seus pecados e transmitir um sentimento de alívio espiritual e físico.
Esse sacramento é é preparar o cristão para um momento particularmente difícil da sua vida, em que irá enfrentar a morte e seguir em direção à vida eterna.
O ritual de unção dos enfermos segue as palavras do Apóstolo São Tiago, que diz:
"Alguém de vós está enfermo? Chame os presbíteros da Igreja e orem sobre ele, ungindo-o com o óleo em nome do Senhor. A oração da fé salvará o enfermo, e o Senhor o aliviará. E se tiver algum pecado, lhe será perdoado" (Tiago 5, 14-15).
Foz Divina Arte é um canal religioso, voltado para editar oração e a história dos Santos.
#religião católica, #santos #oração

Пікірлер: 4

  • @roselibalbinooliveira8025
    @roselibalbinooliveira80252 ай бұрын

    Que maravilha essas explicações sobre os sacramentos, Deus te abençoe 🙏

  • @fozdivinaarte7458

    @fozdivinaarte7458

    Ай бұрын

    Amém. 🙏

  • @rafaelramos2881
    @rafaelramos288111 күн бұрын

    Excelente video. ... excelente mesmo

  • @fozdivinaarte7458

    @fozdivinaarte7458

    9 күн бұрын

    Muito obrigada Rafael. Conhecer a nossa Igreja fortifica a nossa fé. .🙏

Келесі