O SALÁRIO | O CAPITAL DE MARX: Livro I Caps. 17-20 VID #12

Пікірлер: 126

  • @rafaelchaves9602
    @rafaelchaves96023 жыл бұрын

    00:00 - Apresentação 10:50 - Localização das seções 17:00 - Capítulos da seção VI 19:38 - Considerações sobre a seção VI 35:00 - Capítulo 17 ( Transformação do valor [ou preço] da força de trabalho em salário) 01:29:52 - Capítulo 18 ( O salário por tempo) 01:51:17 - Capítulo 19 ( O salário por peça) 02:01:28 - Capítulo 20 ( Diversidade nacional dos salários)

  • @RairaAlmeida

    @RairaAlmeida

    3 жыл бұрын

    Obrigadaaaaaaaa!!!!!!

  • @iliarmello8400
    @iliarmello84003 жыл бұрын

    Aí, papo reto, nunca pare com esse canal. Utilidade pública demais. Seu trabalho é foda, Gustavo. Parabéns, mesmo

  • @vicentejouclas2518
    @vicentejouclas25183 жыл бұрын

    Quanto mais trabalhamos mais interferimos no mundo. O trabalho de uns é o descanso de outros. Uns se evaporam e outros apodrecem. Volto a ouvi-lo. Obrigado.

  • @MCUPW
    @MCUPW3 жыл бұрын

    Muito bom mesmo. A primeira vez que consigo entender claramente Marx. Parabéns ao canal.

  • @wagnerrocha6277
    @wagnerrocha62773 жыл бұрын

    Excelente curso. Parabéns!

  • @mrthiagalf
    @mrthiagalf3 жыл бұрын

    Não acredito que no fundo o trabalhador não saiba que receba por somente uma parte do que produziu, eu não sou um entendedor do capital, longe disso, e eu mesmo sabia disso ainda quando era adolescente. Isso pra gente é algo óbvio, o que pega é convencer que o patrão não mereça a parte que ele rouba. Se você não entende nada, acredita naquele papinho que o capitalista corre o risco de montar um negócio, gera emprego, etc e que se a empresa não der certo ele que arca com os prejuízos e os trabalhadores, em tese podem arrumar um emprego no mesmo dia.

  • @mariuchafontana8984
    @mariuchafontana89843 жыл бұрын

    Excelente!

  • @emersonvero9800
    @emersonvero98003 жыл бұрын

    sensacional!

  • @anti_duhring
    @anti_duhring3 жыл бұрын

    Excelente, espero que continue! Tô acompanhando a série enquanto leio, finalmente tô entendendo O Capital hahaha

  • @vicentejouclas2518
    @vicentejouclas25183 жыл бұрын

    Agoora estou entendendo... Nessa conta: subsistência = comprar produtos do trabalho pago... Continuo escutando; obrigado.

  • @LeandroZirli
    @LeandroZirli3 жыл бұрын

    Olá pessoal Leandro C. assistindo o canal orientação marxista!

  • @diegoalves2514
    @diegoalves25143 жыл бұрын

    Valeu Gustavo, vou reler o capítulo 17.

  • @oanonimogreg6487
    @oanonimogreg64873 жыл бұрын

    Ótimo video camarada

  • @rodrigoappendino

    @rodrigoappendino

    3 жыл бұрын

    Fazia um tempo que não via seus comentários pelo KZread.

  • @kadulana4955

    @kadulana4955

    3 жыл бұрын

    @@rodrigoappendino tiramos folga

  • @caua7007
    @caua70073 жыл бұрын

    Faz um vídeo de react do Meteoroo Brasil, seria bem interessante ver um react sobre o tema socialismo.

  • @tomasdepaivacardoso9579
    @tomasdepaivacardoso95793 жыл бұрын

    lá vai o like maroto

  • @luizhumberto8802
    @luizhumberto88023 жыл бұрын

    Gustavo, dado o baixo nível teórico da militância comunista em geral, acho que seria ótimo se você escrevesse um manual popular para entender O Capital, o qual poderia ser um resumo do seu curso no KZread. A ideia seria ter um material fácil e acessível, ao mesmo tempo que rigoroso.

  • @rosmaryaguayopintos2783
    @rosmaryaguayopintos27833 жыл бұрын

    Gustavo, sugestão: comentar sobre o documentário Empresa Americana, do Obama , que retrata a instalação da Fuyao Glass no EUA , para ilustrar a seção Mercado mundial e salário.

  • @franciscolira6637
    @franciscolira66373 жыл бұрын

    Boa noite! Finalmente chegou, passei o dia esperando

  • @orientacaomarxista

    @orientacaomarxista

    3 жыл бұрын

    Levou mais de 9 horas para o youtube terminar o upload.

  • @franciscolira6637

    @franciscolira6637

    3 жыл бұрын

    @@orientacaomarxista tranquilo man, assisti hj de manhã tomando um cafezinhokkkkkk. Se vc puder faz um vídeo sobre Bakunin e as divergências teóricas entre Marxismo e Anarquismo, seria mt massa. Abraços!

  • @lucaslimamarques
    @lucaslimamarques3 жыл бұрын

    Muito bom!

  • @balcambal9769
    @balcambal97693 жыл бұрын

    👍🏽

  • @kikokinhoBR
    @kikokinhoBR3 жыл бұрын

    Gustavo, meu único contato com O Capital de Marx até agora é apenas em seus vídeos, então sei que terei ainda muitas dúvidas pois a exposição ainda não está completa, e ainda não possuo o livro em mãos para estudar, mas agradeço muito pelo trabalho. Venho me debatendo com uma dúvida sobre os circuitos do capital (D-M-D') que mistura um pouco essa parte de salários. Eu sempre imaginei o processo do Capital como grandes quantidades de dinheiro que se transformam em outras coisas (força de trabalho, trabalho, mercadoria, etc), por isso quando imagino isso em pequena escala fica difícil de acreditar, pois a conclusão que chego é que um trabalhador pode atuar como um micro capitalista, e isso me parece contraditório, pois a classe capitalista é bem definida em nossa sociedade. Eu consigo imaginar um pequeno capitalista... mas não um micro. Por exemplo, um trabalhador cujo insumos de seu trabalho vem do lixo, transforma-os por processo artesanal em mercadoria utilizando ferramentas também encontradas no lixo, e ao vendê-las recebe 2000. Em outro momento, contrata um ajudante e o paga 1000. A produção então dobra, e gera renda de 4000 reais, sendo que ambos produzem a mesma quantidade de mercadorias na mesma quantidade de tempo individualmente. Nos próximos momentos o dono do negócio considera que seu esforço extra por gerir seu negócio tem mais valor do que o trabalho do ajudante, e ambos acreditam que a divisão do salário seguiria de 1000 para o ajudante e 3000 para o outro. Vendo do ponto de vista do dono do negócio, antes da contratação do ajudante, e abstraindo outros fatores, ele é trabalhador assalariado? Mesmo não recebendo um salário por contrato, não tendo seus meios de producao diretamente vinculados a uma empresa e não tendo uma parcela de mais valia retirada de sua renda? Se considerarmos que ele é dono dos meios de produção de suas mercadorias, então podemos considerá-lo algo como um potencial capitalista? Após a contratação, o percurso do dinheiro parece seguir na produção da mais valia. Pois o ajudante não é pago pelo seu trabalho, mas pela sua força de trabalho. E com isso o dono pega a fatia a mais, produto da venda das mercadorias que o ajudante produziu, para si, com a finalidade de continuar melhorando seu negócio e aumentando sua acumulação de renda. A finalidade é o dinheiro, o percurso é o do Capital, os meios de produção são dele, mas ele é da classe trabalhadora, pois teve tudo em sua volta arrancado pela democracia burguesa, é obrigado a trabalhar para sobreviver, e só restou o lixo para conseguir receber alguma renda. Ele é da classe trabalhadora, mas parece que apenas o ajudante que é o trabalhador assalariado. E ao mesmo tempo consigo enquadrá-lo como o personagem dramático capitalista, mesmo sendo claro para mim que não é. Alguém consegue me esclacer essa questão? Agradeço haha. Na aula pareceu que esses personagens dramáticos eram bem definidos, mas com esse exemplo que dei não consigo mais enxergar a definição exata.

  • @homemmacaco2084
    @homemmacaco20843 жыл бұрын

    Boa tarde, abaixo a propriedade privada

  • @andreabrahamian35
    @andreabrahamian353 жыл бұрын

    Gustavo, de onde surge o valor da taxa de juros bancários? De onde vem o trabalho que gera esse valor se ninguém produziu nada concreto?

  • @rodrigoappendino

    @rodrigoappendino

    3 жыл бұрын

    Tô lendo um livro do David Harvey e ele dá a entender que não surge valor. Não existe valor nisso. Pelo que entendi, o dinheiro permite colocar preço em coisas que não tem valor, como nesse caso. Afinal, não tem trabalho social envolvido.

  • @andreabrahamian35

    @andreabrahamian35

    3 жыл бұрын

    @@rodrigoappendino acho estranho que não haja valor. O valor é o preço em q oferta e demanda se econtram, numa economia competitiva. Se o valor fosse zero significaria q a taxa de juros seria zero se houvesse livre concorrência, mas isso seria estranho. Deve ter algum valor envolvido

  • @Lukpard1

    @Lukpard1

    3 жыл бұрын

    Nessa vídeo o Gustavo mostra a transferência dos valores criados no setor produtivo para outros setores. kzread.info/dash/bejne/dmmTrcdxl5fapMY.html

  • @andreabrahamian35

    @andreabrahamian35

    3 жыл бұрын

    @Henrique A vc descreveu o processo em q a taxa de juros eh paga, mas n o pq de ela ter um valor

  • @Gabriel-mf7wh

    @Gabriel-mf7wh

    3 жыл бұрын

    @@andreabrahamian35 isso vem do processo de igualação das taxas de lucros. O banco não gera valor mas retira valor das outras empresas produtivas. Porém não é uma conta muito simples tipo "se a taxa de lucro é 20% então o juros é 20%" porque na verdade o banco quando empresta dinheiro não perde o dinheiro, ele inventa dinheiro (é o multiplicador dos bancos). As loucuras que o banco faz pra emprestar dinheiro sem gastar o dinheiro faz reduzir as taxas de juros (pra conseguir mais pessoas pra pegar empréstimo também) mas a taxa de lucro total que o banco tem fazendo essas coisas é similar a taxa média da classe capitalista

  • @vicentejouclas2518
    @vicentejouclas25183 жыл бұрын

    Professor; ouço-o com prazer; o trabalho é aquilo que mantém a pessoa em pé, contra o trabalho da gravidade da Terra. Também é oque mantém o sonho de Paraíso em algum lugar; embora não saibamos bem qual. Interessante?

  • @humbertoherbert6560
    @humbertoherbert65603 жыл бұрын

    Professor, fiquei com dúvida a respeito do conjunto dos meios de subsistência. O indivíduo vende a força de trabalho, recebe nominalmente um valor referente a fração do seu trabalho. Mas como que isso afetaria os valores do conj. dos meios de subsistência? *Pensei na inflação, e me gerou outra dúvida, hoje existe uma inflação apresentada pelas mídias e institutos...isso regularia para reduzir o salário real? (para evitar a mexer no nominal e gerar animosidades).

  • @hugomarinfumagali8804
    @hugomarinfumagali88043 жыл бұрын

    No título do vídeo está capítulos 10 a 16.

  • @orientacaomarxista

    @orientacaomarxista

    3 жыл бұрын

    Alterado

  • @souchata7128
    @souchata71283 жыл бұрын

    Boa noite, gente!

  • @marcelloiervolino1808
    @marcelloiervolino18082 жыл бұрын

    Olá, Gustavo! Assistindo ao vídeo me surgiu uma dúvida: como ocorre a exploração do trabalho assalariado no setor do capital comercial, já que nesse ramo do capital não há produção de valor por parte dos trabalhadores? Partindo desse pressuposto (de que o trabalho no comércio não produz valor), podemos dizer que a jornada de trabalho nesse setor também se divide em trabalho necessário e mais-trabalho? Se sim, o que determina essa divisão, já que não se está produzindo valor? Por fim, como podemos medir o grau de exploração da força de trabalho no setor do capital comercial?

  • @TheDantarez
    @TheDantarez3 жыл бұрын

    Caro Gustavo, acompanho o seu trabalho tem um tempo.. Voce ja considerou a ideia de pegar esses audios, principalmente os mais focados em teoria e na leitura d`O Capital em si, e transformar eles num podcast ou algo do tipo? Deve ter gente que pra videos assim tao longos pode achar mais acessivel estudar por audio e tal. Fica a ideia Grande abraco

  • @ebony5076
    @ebony50763 жыл бұрын

    Cara queria q vc me tirasse uma duvida, com marx aborda super salarios? Tipo o neymar, ele é funcionario mais ganha milhoes, ate para comprar meios produçao. Como fica isso?

  • @rodrigosantana6460

    @rodrigosantana6460

    3 жыл бұрын

    O Comunista Neymar não é um funcionário, ele é uma empresa.

  • @gustavoaires6476
    @gustavoaires64763 жыл бұрын

    Quando sairá a seção VII? Ansioso haha

  • @marcogonsales7313
    @marcogonsales73133 жыл бұрын

    Gustavo, parabéns pelo canal e pelo curso. Um dúvida. Qual a relação direta que há entre o prolongamento da jornada de trabalho (hora-extra, banco etc) e a redução do salário real? Ao aumentar a produção com o aumento da jornada não ocorreria um redução dos preços das mercadorias e portanto da cesta de mercadorias comprada pelo trabalhador? Muito obrigado. Abraços.

  • @jps_toledo
    @jps_toledo3 жыл бұрын

    Gustavo, existe alguma relação entre salário real e poder de compra dos trabalhadores?

  • @arthur3650
    @arthur36503 жыл бұрын

    Fala Gustavo, sei que não tem nada haver com o vídeo mas oq vc acha do Jones Manoel e o PCB?

  • @viniciuseduardo8403

    @viniciuseduardo8403

    3 жыл бұрын

    Ele já fez alguns vídeos a respeito e os dois não são muito amigáveis. O Gustavo fez críticas duríssimas ao Jones, se eu não me engano disse que ele agiu de má fé... é uma pena, gosto muito dos dois

  • @orientacaomarxista

    @orientacaomarxista

    3 жыл бұрын

    kzread.info/dash/bejne/io1ty9WCZaeomc4.html

  • @extensaocoletiva7848
    @extensaocoletiva78483 жыл бұрын

    Como posso adquirir diretamente com vc o seu livro, Gustavo?

  • @vicentejouclas2518
    @vicentejouclas25183 жыл бұрын

    Pode crer, Gustavo! Eu preciso de uma viga no teto; no meu teto. Contrato alguém que a pegue do chão e a fixe encima. Pronto; o trabalho foi feito (inclusive como a ciência física constata; estava embaixo e foi prarar encima = trabalho) o salário (pois eu tenho sal) pago. Daí alguém pergunta qual o valor do trabalho? Se eu paguei um saquinho de sal... Arrume-se com êle na chuva. Ha, rá, rá; desculpe... Mas entendí a ilusão. Deus lhe pague, biduzão!

  • @mateusnascimento6439
    @mateusnascimento64393 жыл бұрын

    Oi Gustavo,o vídeo do Brasil escola sobre a mais valia está certo ? Ou tem algum erro teórico ?

  • @rodrigoappendino

    @rodrigoappendino

    3 жыл бұрын

    Talvez fosse um bom tema para vídeo(s) pegar esses vídeos para explicar sobre ideias do marxismo, sem más intenções, mais voltados para vestibulandos, talvez, para falar o que tá certo e o que não tá.

  • @mateusnascimento6439

    @mateusnascimento6439

    3 жыл бұрын

    @@rodrigoappendino mais o vídeo em si parece estar certo ?

  • @rodrigoappendino

    @rodrigoappendino

    3 жыл бұрын

    @@mateusnascimento6439 Não sei. Não assisti.

  • @emernamiki5375
    @emernamiki53753 жыл бұрын

    1:37:46

  • @williamthomsomkelvin1765
    @williamthomsomkelvin17653 жыл бұрын

    Gustavo, quando os trabalhadores se organizam e forçam o pagamento de melhores salários, é o valor mesmo da força de trabalho que aumenta, ou somente seu preço? Pergunto porque por um lado o valor da força de trabalho também depende de fatores culturais da região, mas por outro nem todo aumento salarial conquistado tem a ver com um encarecimento das mercadorias que compõem a cesta de reprodução daqueles trabalhadores.

  • @rafaelsouza8616

    @rafaelsouza8616

    Жыл бұрын

    O preço.

  • @marcogonsales7313
    @marcogonsales73133 жыл бұрын

    Quando começa o curso da seção VII do v. 1 do Capital, camarada?

  • @mariosoek3746
    @mariosoek37463 жыл бұрын

    O trabalhador cede sua parcela da força de trabalho socialmente disponível ao empregador ,o qual a vende na forma de mercadorias por ela produzidas e confia parte do valor produzido ao trabalhador para que este o repasse ao capitalista na forma de mais valia mediante o consumo de parte das mercadorias produzidas pelo conjunto da força de trabalho socialmente empregada na dinâmica das relações sociais capitalistas. Entendi bem?

  • @tomasdepaivacardoso9579
    @tomasdepaivacardoso95793 жыл бұрын

    Uma coisa continua obscura pra mim. Entendi o porquê de trabalhadores por peça serem assalariados, mas não compreendo porque, neste tipo de regime, eles continuam sendo pagos pela força de trabalho, e não pelo trabalho em si.

  • @televisaoassassina9822
    @televisaoassassina98223 жыл бұрын

    Gustavo, e os patrocinadores de uma empresa? Pode-se dizer que estes recebem um salário por peça?

  • @brunnogurgel3076

    @brunnogurgel3076

    3 жыл бұрын

    Patrocinador ganhando salário ao patrocinar uma rede de tv por exemplo? Qual o trabalho dele, investir dinheiro? Se for essa a dúvida, isso não se chama salário

  • @brunnogurgel3076

    @brunnogurgel3076

    3 жыл бұрын

    É um investimento em marketing. O retorno se dá no aumento da procura pelo produto que esse patrocinador vende, do qual ele tira o lucro. Ele não está recebendo um salário por um trabalho que ele tenha feito. Mas se a pergunta for pelo profissional que faz o trabalho de marketing, contratado da empresa que deseja produzir material sobre ela, daí depende, mas é muito comum sim o salário por peça nessa área de trabalho.

  • @wagnerjanesson4522
    @wagnerjanesson45223 жыл бұрын

    Gustavo supondo um mundo que pagasse pelo trabalho e nao por sua forca... Deduzindo o custo que o capitalidsta teve pra dar o equipamento o material etc e ter uma pequena margem de lucro numa jornada de 8 horas, quantas horas dessas seriam pagas ao trabalhador num sitema socialista ideal?

  • @rodrigoappendino
    @rodrigoappendino3 жыл бұрын

    25:36 O que causa essa distorção? O que são a economia vulgar e a economia política clássica?

  • @Lukpard1

    @Lukpard1

    3 жыл бұрын

    Economia política clássica são autores que de algum modo tentaram explicar como a sociedade capitalista funciona e o porque ela funciona assim, como Smith, Ricardo e etc. Já a "Economia vulgar" é oq hoje chamamos de economia nas faculdades, que já não se importas em explicar pq as coisas são como são, mas só trata a economia como números e modelos matemáticos que possam administra-lo.

  • @Guizambaldi

    @Guizambaldi

    3 жыл бұрын

    Hahahaha.... os caras chamam a ciência econômica moderna de "economia vulgar"...

  • @cruyff-i1c

    @cruyff-i1c

    3 жыл бұрын

    @@Guizambaldi sim, porque é. e nem ciência é.

  • @leinaddd88
    @leinaddd883 жыл бұрын

    Ai gustavo, vc pode comentar este debate en zizek e peterson....? kzread.info/dash/bejne/iJycj5aBZtPgobw.html

  • @joaopedrorossettitognonato3089
    @joaopedrorossettitognonato30893 жыл бұрын

    Cara, desculpe comentar isso aqui, já que o assunto não tem nada a ver, mas o Kim Kataguiri falou hoje no twitter que debateria com qualquer youtube de esquerda. Não quer quebrar essa pra gente?

  • @tonywallison5744

    @tonywallison5744

    3 жыл бұрын

    Acredito que seria bem legal de ver esse debate.

  • @tomasbarros125

    @tomasbarros125

    3 жыл бұрын

    Seria uma boa mesmo

  • @rodrigosantana6460

    @rodrigosantana6460

    3 жыл бұрын

    João Pedro Rossetti Togonato Não acho que seria uma boa não porque apesar de terem um sistema de raciocínio meio primário e binário e evidentes falhas na formação cultural e técnica, o negócio dessa gente é manipular o debate rebaixando o nível e trazendo as pessoas pra jogar no campo deles, com suas próprias regras, fazendo uso das redes sociais e de muitas estratégias de marketing digital e falácias lógicas que soam muito bem aos ouvidos de leigos guiados pelo senso-comum. Nisso, tenho que reconhecer que eles são mestres. Dentro dessa perspectiva, acho que o Gustavo, por melhor que seja seu arcabouço e embasamento teórico, ficaria meio perdido no meio do cenário de "catimba" manipulativa que joga sobretudo com o emocional das pessoas. Então acho melhor a estratégia que ele usa no canal dele, de desconstruir narrativas desse pessoal.

  • @gustavocoelhodasilva4945

    @gustavocoelhodasilva4945

    3 жыл бұрын

    @@rodrigosantana6460 cara eu adorei seu comentário , vou usar um dia pode ter certeza !

  • @samuelsouza5684
    @samuelsouza56842 жыл бұрын

    Estou com uma pequena idéia para desenvolver. E já registrei em arquivo e cartório. Mas preciso de desenvolver a idéia. O quê aconteceria de estipularmos uma porcentagem para os trabalhadores diretamente nos lucros das empresas??

  • @joaogabriel6380
    @joaogabriel63803 жыл бұрын

    Mas e aí como fica o argumento liberal de que "ah mas, se o trabalhador quiser, é só ele guardar uma parte do salário dele e comprar os próprios meios de produção e virar capitalista. O patrão deu um jeito de conseguir os meios de produção, então é justo que ele explore o trabalhador"?

  • @brunnogurgel3076

    @brunnogurgel3076

    3 жыл бұрын

    Acho que nem precisa responder um argumento desses. Pra quem acha que explorar o outro é aceitável, eu vou dizer o quê? Se fosse no escravismo e alguém dissesse que "veja bem, é justo que os que tiveram o trabalho de buscar os negros na África tenham o direito de explorar o seu trabalho. O importante é a gente se esforçar pra que os escravos sejam os mais baratos, que trabalhem o máximo possível que vai dar tudo certo no final. Assim a gente consegue até melhorar a condição dos escravos", seria razoável?

  • @joaolucasprates

    @joaolucasprates

    2 жыл бұрын

    Marx responde esse conto liberal no cap. XXIV do livro 1

  • @perobusmaximus
    @perobusmaximus3 жыл бұрын

    o setor de serviços saiu de 20% no tempo do marx pra 70%/80% hj. mesmo na china tá em 50%, mas galopando e subindo 2% por ano. o q marx ñ falou ou vc ñ comentou aí, é sobre Propriedade Intelectual (copyright e patentes) q garante a remuneração através do tal trabalho imaterial.

  • @orientacaomarxista

    @orientacaomarxista

    3 жыл бұрын

    teoriaerevolucao.pstu.org.br/o-lugar-dos-servicos-em-o-capital-de-marx/

  • @perobusmaximus

    @perobusmaximus

    3 жыл бұрын

    @@orientacaomarxista "Por meio de suas prestações de serviços […] todos estes trabalhadores, do mais humilde ao mais elevado, conseguem para si UMA PARTE do produto excedente, da renda do capitalista." E a outra parte? disso ele ñ falou. O "resto da renda" do capitalista, é gasto com outros trabalhadores, ñ fica parado. Nem q seja com puta, quadros de arte ou futebol, é um trabalho. mas esse "resto", nem marx nem o autor detectou. fora isso muito bom o texto, mas pecou nessa amarração final.

  • @andreabrahamian35
    @andreabrahamian353 жыл бұрын

    Se a força de trabalho tem um certo valor médio por hora trabalhada e o operário aumenta a jornada, pq q o salário nominal não aumenta junto? Afinal, vc precisa de mais meios de subsistencia pra trabalhar 10hrs do q 5 hrs

  • @perobusmaximus

    @perobusmaximus

    3 жыл бұрын

    pq alem da eficiencia individual diminuir, dependendo da profissao ainda vem uma enxurrada de "concorrentes"

  • @andreabrahamian35

    @andreabrahamian35

    3 жыл бұрын

    @@perobusmaximus mas a eficiência individual só cai lá pras últimas horas da jornada, então n tem sentido o salário real cair mesmo nas horas normal. Oq seria concorrentes? Afinal, a concorrencia nunca cessou

  • @perobusmaximus

    @perobusmaximus

    3 жыл бұрын

    @@andreabrahamian35 da concorrencia, tipo serra pelada: num trampo muito bom e facil, vai bombar de gente fazendo igual. por outro lado, é só pegar as vagas q os RHs ñ conseguem achar gente no local, e tem q importar de outra região. da eficiencia, é isso aí, ñ dá pra estipular geralzão q 8 é o melhor. tipo trampo imaterial, q na epoca do marx tinha menos.

  • @pfcfermanian
    @pfcfermanian3 жыл бұрын

    Gustavo, não entendi o exemplo do real e do dólar. Nem todo país desenvolvido tem moeda mais "forte" que o real. Um real vale 20 ienes japoneses, por exemplo.

  • @fernandoc4741

    @fernandoc4741

    3 жыл бұрын

    20 ienes compram mais no Brasil que no Japão (com exceção de produtos importados e alguns produtos específicos)

  • @perobusmaximus

    @perobusmaximus

    3 жыл бұрын

    @@fernandoc4741 com 70.000 moedas de 20 ienes (se houvesse uma), vc compra um honda Fit tanto no brasil qto no japao. provavelmente vc tá se referindo ao preço de uma casa e commodities?

  • @fernandoc4741

    @fernandoc4741

    3 жыл бұрын

    @@perobusmaximus Carro é um contra exemplo costuma ser mais caro no Brasil (apesar de que com a alta do dólar recente o carro não subiu na mesma proporção). Eletrônicos são outros. Mas habitação como disse é um exemplo perfeito, muito mais caro nos centros urbanos das grande economias (Londres, Tóquio, São Francisco, Nova York ...).

  • @perobusmaximus

    @perobusmaximus

    3 жыл бұрын

    @@fernandoc4741 mas ai vc teria q comparar preço em cidade com outra cidade. casa no campo com casa no campo.

  • @fernandoc4741

    @fernandoc4741

    3 жыл бұрын

    @@perobusmaximus Sim, o dinheiro em São Paulo, vale menos em Minas, mas mais que em Londres. Dependendo da época e do câmbio pode até ser que no interior da Inglaterra seu dinheiro valha mais, mas nunca vai valer menos que em Londres ou mesmo em Oslo que é bem menor. Fora que São Paulo o preço das coisas varia (muito) de bairro pra bairro. Até por isso que se faz uma média e São Paulo é só 10% da economias Brasileira.

  • @perobusmaximus
    @perobusmaximus3 жыл бұрын

    então ñ creio q marx estaria de acordo com um salario minimo nacional

  • @televisaoassassina9822

    @televisaoassassina9822

    3 жыл бұрын

    Por quê? Marx não está de acordo com SALÁRIO, pra começar.

  • @perobusmaximus

    @perobusmaximus

    3 жыл бұрын

    @@televisaoassassina9822 exato

  • @perobusmaximus
    @perobusmaximus3 жыл бұрын

    marketing é roubo?

  • @evalopesmachado9481
    @evalopesmachado94813 жыл бұрын

    Gustavo, a introdução do seu vídeo vc fala muito da ilusão salarial... Saiba q o sentido da vida é Deus, a fé e a Palavra q nos vivifica, do contrário, tudo é ilusão... O salário, a fé em Deus é o amor é a base da vida! O próprio Deus deixou o trabalho como o salário do pecado... aqui neste mundo nada será perfeito, só compreendermos tudo pela fé, inclusive a vida! Abraços!

  • @perobusmaximus
    @perobusmaximus3 жыл бұрын

    Se o produto é de graça, então o produto é você

  • @perobusmaximus
    @perobusmaximus3 жыл бұрын

    po, tava indo bem ensinando aos sindicatos q estabilidade de emprego é escravidão, mas no final é serio q vc defendeu a lei do mussolini? kkk o marx entendeu bem o objeto. largou um salario garantido para trabalhar 20 horas por dia sem reclamar. o pecado foi ñ ter cuidado da saude pra chegar no seculo 20 com força a ponto de ensinar interpretação de texto pro lenin e pro trotski.

  • @perobusmaximus

    @perobusmaximus

    3 жыл бұрын

    @@rodrigodias1462 vc defende a lei do mussolini tb? ñ são poucos, vc ñ está só.

  • @kaiotrajanobarreto6667
    @kaiotrajanobarreto66673 жыл бұрын

    Fala, fala e fala dos problemas dos malvadões que empreendem e dos defeitos do "capitalismo" e cade a solução?

  • @marciosena2126

    @marciosena2126

    3 жыл бұрын

    O livro capital é justamente pra falar do Capitalismo, não do Socialismo.

  • @rodrigoappendino

    @rodrigoappendino

    3 жыл бұрын

    Desde quando precisa ter uma solução para criticar? As vezes é bom criticar para chamar outras pessoas para debater uma solução, não acha? O Capital, como dito, é uma obra para analisar o capitalismo. Nem é uma obra para fazer juízo de valor, que eu saiba. Acho que na crítica do programa de Gotha talvez ele fale um pouco sobre o que colocar no lugar. Mas, mesmo assim, Marx deixou meio em aberto, porque ele sabia que não tem como falar no que deve ser posto no lugar do capitalismo sem saber o contexto. Então os trabalhadores de cada lugar que deveriam resolver isso. Só o que disse, que eu saiba, é que os trabalhadores devem tomar os meios de produção e depois eles devem ser redistribuídos para que se tornem coletivos.

  • @cruyff-i1c

    @cruyff-i1c

    3 жыл бұрын

    se esse é o argumento, o negocio ta feio hein

  • @perobusmaximus

    @perobusmaximus

    3 жыл бұрын

    @@nullumamare8660 mas mesmo o lenin tendo falhado, continua sendo o melhor exemplo?

  • @marciosena2126

    @marciosena2126

    3 жыл бұрын

    @@perobusmaximus Lênin morreu antes do prosseguimento do Socialismo na União Soviética, após a sua morte a visão implementada foi dr Stalin, com o ideal de "socialismo em um país só", o que era ligeiramente diferente do que Lênin pregava, tanto que ele fez oposição ao próprio Stalin em seus últimos dias.