O MEDO DO ABANDONO

Aqui, as relações entre a necessidade de ser amado e o medo de ser abandonado.
O medo do abandono.
A tal neurose de abandono.
VÍDEOS FUNDAMENTAIS DESTE CANAL:
Como funciona o percurso da autoescrita:
• o percurso da autoescrita
As sete necessidades afetivas fundamentais:
• OS SETE AFETOS FUNDAME...
Os princípios fundamentais da autoescrita:
• OS PRINCÍPIOS FUNDAMEN...
A playlist do percurso da autoescrita:
• o percurso da autoescrita
O link do canal da autoescrita no telegram:
t.me/joinchat/UVM4KBzOWy15PzAW
Seja membro deste canal e ganhe benefícios:
/ emanuel aragão

Пікірлер: 70

  • @madeleinepiana
    @madeleinepiana3 жыл бұрын

    Manu, o seu olhar nos transmite amorosidade!

  • @alessandradejtiar3659

    @alessandradejtiar3659

    3 жыл бұрын

    É verdade, a gente se sente acolhida mesmo pela tela. Ele e a Flor são muito queridos.

  • @AnaTonial
    @AnaTonial3 жыл бұрын

    Que coisa louca. Me senti abandonada na minha infância pelo meu pai. No meu primeiro namoro deixava ele fazer tudo o que queria pra ele não me abandonar. Logo no segundo, eu também aceitava tudo para não ser abandonada. No terceiro, eu já entrei no relacionamento falando que ele iria me abandonar. Pra mim aquela era a verdade absoluta...

  • @arodasiora

    @arodasiora

    2 ай бұрын

    nossa, eu sou assim também.

  • @lucasmm3llo
    @lucasmm3llo3 жыл бұрын

    Uma consequência de ser sozinho ou fugir pra solidão como local seguro: no meu caso, sou muito acusado de gosthing, porque sumo, mas o que passa aqui dentro é que a pessoa vai "me sacar" logo, perceber que não tem muito aqui, e logo vai embora, no caso, na minha cabeça já aconteceu, como sempre. O avanço é que agora percebo quando faço (depois, mas percebo haha).

  • @lindomargoncalo

    @lindomargoncalo

    2 жыл бұрын

    E já é um grande começo, porque se perceber assim, perceber que essa é uma das suas rotas de fuga, te faz trabalhar incômodos antigos que talvez se olhados com cuidado podem melhorar e muito a sua qualidade de vida. Consequentemente, entender isso e querer crescer na descoberta, vai te destravar de muita situação que antes te limitava.

  • @mnicaflor

    @mnicaflor

    2 жыл бұрын

    !!!!!

  • @spinneyavant

    @spinneyavant

    25 күн бұрын

    Interessante, eu tinha essa coisa do medo de a pessoa perceber que não tenho muito a oferecer Isso melhorou quando passei a me dedicar a novos hobbies

  • @julianaandrade7554
    @julianaandrade75543 жыл бұрын

    O medo de não ser suficiente para o outro leva ao medo do abandono. Loucura isso... você falando que a gente sobrevive ao abandono é confortador, apesar de já sabermos disso.

  • @fabianosilva3364

    @fabianosilva3364

    3 жыл бұрын

    Você não acha que pode ser o inverso? Devido ao medo do abandono, você cria esse sentimento de culpa, onde você diz que você não é suficiente e por isso vai ser abandonada. Não sei se pra você, mas pra mim enxergo o medo de não ser suficiente muito como resposta para outros medos, aquela questão da auto culpa, se alguém me abandonou é porque eu não fui suficiente, saca?

  • @julianaandrade7554

    @julianaandrade7554

    3 жыл бұрын

    @@fabianosilva3364 seria a autossabotagem, não é?

  • @deborahpenafiel3889

    @deborahpenafiel3889

    3 жыл бұрын

    @@fabianosilva3364 concordo contigo. Lembrei daquele exemplo que o Manu dá de quem tem síndrome do Pânico e passa a ter medo de um possível ataque/crise. Não é o medo exatamente que gera o pânico. Mas sim o fato de vc já ter passado por uma crise de Pânico que acaba gerando o medo de sentir aquilo novamente. Acho que o primeiro registro que a gente tem de abandono normalmente é com a figura parental e a gente é muito pequeno para conseguir entender o motivo e muito menos para entender de quem é responsabilidade (afinal normalmente é muitoooo mais complexo do que achar um culpado, mas a gente não tem maturidade para elaborar isso). Então a gente volta o motivo pra gente mesmo com o clássico "tem algo de errado comigo". Esse registro de erro/insuficiência permanece e isso acaba gerando o medo de ser abandonado novamente.

  • @claudialopes6126
    @claudialopes61263 жыл бұрын

    Estou agora nesse movimento: abandonar uma relação bacana pelo medo hipotético do abandono. Mas se não for hipotético, vamos sobreviver. Que amoroso isso!!! canal que amo.💓

  • @karianapereira
    @karianapereira3 жыл бұрын

    Eu sempre fiquei sozinha e isso foi horrível. Tive um relacionamento que resultou em abandono. A dor foi horrível, voltar a ficar sozinha. Cheguei a pensar que teria sido melhor nunca ter tido um relacionamento. Mas agora, com seus vídeos Manu, estou me empenhando em realmente gostar e amar estar sozinha. Será uma resposta diferente. Em vez de ficar com medo de ficar sozinha, aos poucos, estou vendo as vantagens de estar sozinha. Não é fácil . É aos poucos mesmo. Quero ter um outro relacionamento, mas não quero mais temer tanto o abandono quanto temi nesse último. Tô na luta. Tô aprendendo. Obrigada pelo seu trabalho.

  • @DREW200ful

    @DREW200ful

    3 жыл бұрын

    Faço de suas palavras as minhas ❤️

  • @jaquelineary1358

    @jaquelineary1358

    3 жыл бұрын

    Estou tbm tentando esse caminho, o de vencer o medo de ficar sozinha. Mais me questiono se isso não é uma defesa, do medo do abandono... a~ como é tudo tão confuso...

  • @karianapereira

    @karianapereira

    3 жыл бұрын

    @@jaquelineary1358 acredito que se você se empenha a gostar de ficar sozinha, mas aberta a a um novo relacionamento. Não acho que seja uma defesa. Pode ser uma resposta nova a esse medo do abandono. Temos esse medo do abandono porque temos medo de ficar sozinha. Quando ficar sozinha já não é mais um peso tão grande. O medo do abandono vai diminuir. É um processo né, como o Manu sempre fala. Vamos errar de novo. É a única certeza que temos😅.

  • @karianapereira

    @karianapereira

    3 жыл бұрын

    @@DREW200ful ❤️

  • @jaquelineary1358

    @jaquelineary1358

    3 жыл бұрын

    @@karianapereira “Temos esse medo do abandono porque temos medo de ficar sozinha.” Obrigada por isso 🙏🏻

  • @alanissantanna399
    @alanissantanna3993 жыл бұрын

    Isso é muito real e acaba sendo um ciclo vicioso, pelo menos para mim. Sempre que sinto que minha relação com alguém esta dando certo, isto é, me fazendo bem e acrescentando alegria ao meu viver, eu simplesmente fujo da pessoa e coloco um fim naquilo que eu poderia chamar de amor.

  • @ailasouza8213

    @ailasouza8213

    2 жыл бұрын

    To vivendo isso.

  • @thalitaramos09
    @thalitaramos093 ай бұрын

    Confesso que como pecadora um deles é o abandono eu ficava na roda de escarnecedores e era uma e não tinha bom exemplo porém o Espírito Santo tratou comigo e sei que a palavra me libertou e tenho Temor a Deus e quero seu Espírito Santo sempre comigo me enchendo de seus maravilhosos dons sem Deus não sou nada! Não quero ir para o inferno tenho muito medo de lá! Quero está sempre com meu melhor amigo Senhor dos Exércitos que sempre viveu e sempre viverá!

  • @Deise_Garcia1010
    @Deise_Garcia10103 жыл бұрын

    Quando eu penso na possibilidade de tentativa e erro (ou acerto) me dá um quentinho no coração! Obrigada Manu! ❤️

  • @job604
    @job6043 жыл бұрын

    a verdade é que sofri um abandono tão doloroso que sou capaz de na próxima vez obrigar a outra pessoa a assinar um contrato em que se comprometa a conversar e tentar chegar a alguma solução conjunta antes de simplesmente jogar a bomba da indiferença e ir embora kkkkkkkk

  • @carlalago196

    @carlalago196

    3 жыл бұрын

    Te entendo. Gostei da ideia kkkkkk

  • @samuelhsr9037

    @samuelhsr9037

    3 жыл бұрын

    Kkkkkkkkkkkkkkkkk

  • @PsicanalistaFeVivian

    @PsicanalistaFeVivian

    3 жыл бұрын

    Eu penso nisso em fazer um contrato kk

  • @ailasouza8213

    @ailasouza8213

    2 жыл бұрын

    Mdsssss 😂😂😂😂

  • @monicaslv323
    @monicaslv3233 жыл бұрын

    Emanuel, primeiro quero agradecer pelos seus vídeos. Segundo, se possível, gostaria de sugerir que você fizesse mais conteúdos sobre esse medo do abandono e as dificuldades de relacionamento com pessoas, em geral. Eu por exemplo, me sinto muito só, mas sou extremamente resistente a me aproximar das pessoas. Já percebi que o problema está em mim, não nos outros. Várias pessoas tentaram conquistar minha amizade e eu as afastei com meu comportamento visivelmente desconfortável perto delas. Para mim, conhecer novas pessoas é a apavorante, sempre me causa a sensação de que estou sendo um entrave ao outro e o outro, eu suponho, deve interpretar que não gosto de sua companhia. O resultado disso tudo é que desde o início da minha vida adulta, simplesmente não sei mais o que é ter amigos. Os pouquíssimos amigos que tenho são os que fiz na adolescência, porém, mantenho um contato distante.

  • @DenizeNubia
    @DenizeNubia3 жыл бұрын

    Nada fácil! Melhor é fugir... Sair correndo para um lugar seguro!

  • @Maria-lw1nr

    @Maria-lw1nr

    3 жыл бұрын

    Para os braços de alguém! kkkkkk! 😆🙃

  • @lindinalvanascimento9281
    @lindinalvanascimento92813 жыл бұрын

    Obrigada vc tem me ajudado a olhar diferente pra coisas que jamais olharia

  • @claudiarodrigs
    @claudiarodrigs3 жыл бұрын

    Num dos vídeos de domingo de Flor e Manu, vcs conversaram sobre duas situações. A pessoa que quer "ter alguém", quase sem se preocupar com quem seja, só para ter um parceiro/parceira. E a pessoa que se apaixona/ ama uma pessoa específica. E concluíram que não faz sentido ficar desejando "teoricamente" um amor, mas que ele nasce do encontro real de duas pessoas que se enxergam. Como essa questão se encaixa com os vídeos atuais sobre amor?

  • @ednagomes6507
    @ednagomes65073 жыл бұрын

    😊uma "pequena coragem" pode levrar a grandes momentos...É isso que esse vídeo me faz pensar🙂

  • @PppPppPpp1
    @PppPppPpp1 Жыл бұрын

    Isso é fundamental: entender que você sobrevive ao abandono. Existe vida após o abandono

  • @guimaraeslz
    @guimaraeslz3 жыл бұрын

    Emanuel, não me abandona

  • @abnerbobato809
    @abnerbobato8093 жыл бұрын

    O VÍDEO MAIS IMPORTANTE DESTE CANAL!

  • @eliarabueno7680
    @eliarabueno76803 жыл бұрын

    Bora ter uma vida menos cretina!!!😁😁😂 adorei!!

  • @anaiza3294
    @anaiza32943 жыл бұрын

    Cara! Que loucura isso! Eu desde ontem estou pesquisando seus vídeos sobre abandono.... hoje de manhã você publica um, justamente sobre abandono. Emanuel, muito obrigada. Acho que vc não tem dimensão real do seu trabalho aqui! Obrigada ❤️

  • @claudiaml54
    @claudiaml543 жыл бұрын

    Manu, agradeço por tantas reflexões! Não me identifico muito com medo do abandono mas identifico em meu companheiro e estas reflexões me ajudam a entendê-lo melhor.

  • @FelippeMedeiros
    @FelippeMedeiros Жыл бұрын

    Obrigado, meu amigo. Mais uma vida salva aqui por sua generosidade. Um abraço

  • @stellab8791
    @stellab879116 күн бұрын

    Vc foi incrível. Tive cura em 7min e 40seg.

  • @gaia3349
    @gaia33493 жыл бұрын

    Bom dia manu

  • @thaliamorais752
    @thaliamorais7523 жыл бұрын

    Manu, obrigada por tanto. Vc é necessário.

  • @ValeriaMS19
    @ValeriaMS193 жыл бұрын

    Manu vc é a melhor pessoa e o melhor profissional... Parabéns 👏 obrigada 💐👏

  • @xapradnz
    @xapradnz3 жыл бұрын

    Fico muito tocado vendo os videos do Manu, ajudam de verdade

  • @GT-xp6bx
    @GT-xp6bx3 жыл бұрын

    Você é muito didático em suas colocações

  • @juliajuttel3128
    @juliajuttel31283 жыл бұрын

    Emanuel, Deus seja louvado pela sua vida! Hahhahah ❤️

  • @madelinesilva2804
    @madelinesilva28043 жыл бұрын

    Eu nunca tinha pensado por esse lado e eu tô um pouco chocada! "Eu sobrevivi" e não é que foi bom?! Aliás, está sendo bom. Estou exatamente nesta fase da minha análise e esse vídeo veio como um bálsamo. ❤

  • @giuliedella
    @giuliedella Жыл бұрын

    uma cartinha aberta: constantemente quando estou sozinha, sem mensagens nem nada, sinto que fui abandonada por todas as pessoas do meu convívio. Sinto que não tenho amigos, sinto que meu namorado não gosta mais de mim, que meus pais não são capazes de me acolher, fica com um turbilhão de pensamentos negativos que só pioram os meus sentimentos. Com isso muitas vezes acabo tratando as pessoas mal, principalmente meu namorado e minha mãe. Quando me sinto assim, costumo puxar briga com meu namorado para receber atenção dele, mesmo que seja de forma negativa, e da minha mãe, a mesma coisa. Estou aqui hoje pq estou viajando, e meu namorado foi pra casa do nosso amg, junto com outros amgs meus, e com isso ele passou o dia todo sem falar cmg, ontem dissemos que iríamos passar o dia todo de hoje conversando, seja por mensagem ou ligação, e eu meio que me apeguei a esse cenário. Criei expectativas e acabei me decepcionado. Pensei diversas vezes em brigar com meu namorado, mas não briguei, pq eu sei que isso é só autossabotagem, e mesmo assim dei gelo nele, tratei ele de maneira diferente, tanto que ele me perguntou se eu estava bem, se queria conversar, e eu apenas respondi depois de 1 hora "estou bem". O problema das marcas do abandono, é que mesmo dps de tanto tempo ainda guardamos isso. Mesmo sabendo que as pessoas se importam e estão lá por nós, quando bate a autossabotagem nós mesmo acabamos afastando elas para evitar mais dor. Nesse exato momento estou escrevendo isso para me distrair, para parar de pensar no fato de que meu namorado não está com Internet e não está me respondendo, e também de que minha mãe está bêbada e que estamos brigadas. Estou me sentindo uma merda! e não tenho absolutamente ninguém (pelo menos na minha cabeça) pra conversar

  • @chrisduarte4371
    @chrisduarte43713 жыл бұрын

    Por uma vida menos cretina, amém.

  • @mary_who
    @mary_who Жыл бұрын

    Vídeo muito bom. Acabei de conhecer o canal e já estou maratonando.

  • @luisaveiga282
    @luisaveiga2823 жыл бұрын

    Muito obrigado por fazer estes conteúdos! Realmente tem me ajudado muito! E sempre que eu esqueço ou as informações ficam turvas os vídeos me recordam de onde eu estava indo. Muito obrigado mesmo!

  • @amandamendesribeiro163
    @amandamendesribeiro1638 ай бұрын

    Vamos trazer pra consciência

  • @jaquelineary1358
    @jaquelineary13583 жыл бұрын

    Acho que entendi. Arigato.

  • @PppPppPpp1
    @PppPppPpp1 Жыл бұрын

    Voce sempre fala calminho e hoje foi mais rápido. Eu gosto dete degustar, então 0,75x aqui haha Normalmente aceleto vídeos de outros criadores Beijo

  • @paulohenriquecunha471
    @paulohenriquecunha4715 ай бұрын

    Eu entendi certo ? A melhor "vacina" para o medo de abandono é a experiências de sobrevivência de ser abandonado ? Então quem já sobreviveu ao abandono, não tem o que temer do abandono... É tipo... Esse filme eu já assisti ! Sei o final

  • @guimaraeslz
    @guimaraeslz3 жыл бұрын

    Fala mais sobre isso num video longo

  • @flaviocaleffi7465
    @flaviocaleffi74653 жыл бұрын

    Eros e Thanatos ou eu me equivoquei?

  • @caroldocariartesanal
    @caroldocariartesanal Жыл бұрын

    Eu tô craque e expert em ser abandonada!!!!! Mereço o prêmio Nobel por ser campea em ser largada!!! Kkkkkk Campeã mundial de ser abandonada!!! Eu tô viva, como prova de ser largada não morre. Dá vontade de se matar, vdd, causa depressão etc., mas tô viva!

  • @drop___
    @drop___2 жыл бұрын

    2:03

  • @vikinggigante5284
    @vikinggigante52843 жыл бұрын

    Psicanálise c ênfase na pandemia narcisista do Brasil teria q ser base do currículo escolar!

  • @MarcileiaSSousa
    @MarcileiaSSousa Жыл бұрын

    📱🎧📚📖🤔📝😀👍🏾

  • @alvinhoaag
    @alvinhoaag3 жыл бұрын

    Nossa! Falando mt rápido rsrs Ñ dá tempo de 'digerir' as coisas. Mas tá bom.

  • @Pedro-ux2de

    @Pedro-ux2de

    2 жыл бұрын

    para mim é o contrário, ele falando rápido eu consigo entender, se ele falasse devagar eu ia perder o interesse sem querer

  • @alvinhoaag

    @alvinhoaag

    2 жыл бұрын

    @@Pedro-ux2de Sim, Sr Pedro. Vc pensa rápido; eu, devagar rssr. Boa tarde pra vc.

  • @Pedro-ux2de

    @Pedro-ux2de

    2 жыл бұрын

    @@alvinhoaag não, não é isso, eu me distraio com muita facilidade, se ele falasse devagar eu ia perder o interesse com facilidade

  • @alvinhoaag

    @alvinhoaag

    2 жыл бұрын

    @@Pedro-ux2de Ok, mas qdo vc quer aprender um conteúdo pra repassar, como vc faz? Aprende acelerado mesmo? Eu ñ consigo. Sou lerdo.

  • @fabianesoares7231

    @fabianesoares7231

    2 жыл бұрын

    Vc pode assistir na velocidade 0.75. Ajuda, eu acho.