Mulheres na Computação | Camila Achutti | TEDxUSP

Camila Achutti, cientista da computação e empreendedora, discorre sobre o cenário brasileiro de mulheres na tecnologia.
Sócia-fundadora da Ponte21, uma consultoria de inovação e tecnologia que promove a conexão da tecnologia com as pessoas. É influenciadora digital na FIAP, lidera projetos como a Semana da Mulher na Tecnologia e a Maratona de Aplicativos.
É uma das líderes do movimento por igualdade de gêneros no mercado de TI. Seu blog Mulheres na Computação se tornou a maior referência em português que aborda o gap de gênero na tecnologia. Ajudou a trazer para o Brasil o Technovation Challenge Brasil, desafio de empreendedorismo e tecnologia só para meninas, do qual hoje é Embaixadora.
Formada em Ciência da Computação pela USP e também mestranda pela mesma instituição, estagiou no Google na Califórnia e trabalhou para a Iridescent Learning,ONG americana de educação a distância do movimento maker. Decidiu voltar para o Brasil e empreender para fazer o que ama: mostrar o poder de transformação da tecnologia e do empreendedorismo.
This talk was given at a TEDx event using the TED conference format but independently organized by a local community. Learn more at ted.com/tedx

Пікірлер: 156

  • @hellenoliveira21
    @hellenoliveira214 жыл бұрын

    Já passei por um preconceito com um professor de uma faculdade muito conhecida, ele falou que eu não era capaz de desenvolver em javascript, front end e back end, nisso na época, eu estava aprendendo... Depois de um tempo, ele fez um exercício só (PARA MIM) para eu poder desenvolver sozinha, nisso nenhum dos homens da minha turma fizeram (EU ERA A ÚNICA MULHER DA TURMA TAMBÉM) eu achei isso o cúmulo, por fazer o exercício sozinha, mas tudo bem, eu fiz, pois eu queria mostrar pra ele que mulheres também são capazes de desenvolver e que podem muito bem estudar na área de TI, pois dai fiz tudo direitinho, entreguei pra ele e havia ido na coordenação, só não sei se ele permanece ainda na sede, mas realmente, eu fiquei com o coração saindo pela boca, quando ele virou pra mim e disse "TI não é pra você, TI não é pra mulheres." Eu fui tão inocente, pois eu devia ter processado ele, de vdd.

  • @lemoa2728

    @lemoa2728

    3 жыл бұрын

    meu deus que ódio

  • @jucielefernandes5082

    @jucielefernandes5082

    2 жыл бұрын

    Tinha um professor que me odiava pq tirava nota alta "pq eu filava" 😂

  • @brendaschneider6689

    @brendaschneider6689

    2 жыл бұрын

    É um absurdo mesmo. Escutei uma vez que mulheres não aguentam trabalhar em T.I. porque era muita pressão. Hoje eu emprego parte dos meus conhecidos de faculdade mas,muitas mulheres estão se saindo muito bem.

  • @naybatistatech
    @naybatistatech3 жыл бұрын

    Estou em transição de carreira para a TI e amando a área! Vamos lá mulheres, programação é para todas nós!!!

  • 3 жыл бұрын

    Eii, vamos conversar? Me passa o seu Instagram. Grande abraço

  • @loh5563

    @loh5563

    2 жыл бұрын

    Vamoos galera mulheres

  • @FerVass

    @FerVass

    2 жыл бұрын

    Não é para todas as pessoas, mas é para pessoas que querem independente do seu gênero.

  • @cynthiarangel6149
    @cynthiarangel61493 жыл бұрын

    Passei por isso na faculdade e fui da 1a turma de Ciências da Computação éramos 40 alunos e somente 4 meninas. Nossa, como foi difícil pois entrei no curso querendo fazer a junção de tecnologia com responsabilidade social e muitos riam disso...enfim me encontrei na área de inclusão sócio digital. Enfrentei muito preconceito. Parabéns, muito top sua palestra ! É isso aí, precisamos estar unidas e deixar claro que as mulheres estão na tecnologia desde o início...adoro este movimento. Parabéns !!!!

  • @Lilithduff
    @Lilithduff Жыл бұрын

    Eu trabalho a dois anos na área e ainda me sinto insegura pra falar do assunto. Sempre que faço a piada do "eu faço programa" a primeira coisa que vem a mente da grande maioria não é programadora, isso ainda parece muito distante na maioria das empresas. Mas estamos na luta e tentando fazer parte da mudança.

  • @BIA58317015
    @BIA583170154 жыл бұрын

    eu estou começando hoje, a me identificar e desejar estar na área da tecnologia, e essa palestra me abriu muitos os meus olhos e realmente, o único computador que tinha em casa não era para "todos" da casa, apenas para meu irmão. Eu assistia ele jogando e descobrindo mais sobre o pc e eu só ficava observando, hoje com o desejo de ocupar esse lugar sei que podia existir mais antecipadamente esses desejos em mim. me encontro em descoberta e estou me introduzindo na área.

  • @JuliansBR

    @JuliansBR

    2 жыл бұрын

    Diferente de mim, o computador ficava no quarto das minhas irmãs. Hj trabalho na área, basta ter interesse e correr atrás.

  • @avellan2969

    @avellan2969

    5 ай бұрын

    Comigo era totalmente diferente pois na infância eu aprendi a mecher no computador com 5 anos de idade aos 9 anos eu tive o meu próprio pc e há uns 2 anos atrás eu montei peça por peça o pc que tenho hoje em dia sem ter feito curso de hardware apenas pesquisando muito na internet como que funciona a compartibilidade do processador com a placa mae, memorias ram, e etc... fiz tudo sozinha sem a ajuda de ninguém pois eu sou muito autodidata, e principalmente muito curiosa com tecnologia dês de infância e isso não mudou com o tempo só cresceu mais ainda porque antes na infância eu gostava de aprender os atalhos do windows e como resolver os problemas do cotidiano, hoje eu já estou montando e formatando pc e inciando na programação, mas infelizmente eu tenho amigas que não sabem nem se quer fazer um currículo no word ou canva da vida é triste...

  • @mabb8947
    @mabb8947 Жыл бұрын

    Estudei 8 períodos de Arquitetura e Urbanismo, tranquei pq aconteceu várias coisas na minha vida. Anos depois já com 39anos, resolvi cursar S.I e confesso, não está sendo nada fácil, minha turma além de ter só jovens, homens e preconceitos tanto com minha idade, e pelo fato de ser mulher. Na turma de 72 alunos só têm 4 mulheres.

  • @thyanaklaudya5990
    @thyanaklaudya59906 жыл бұрын

    "Nem que seja uma menina por vez". Somos duas! Estamos na luta! Parabéns Camila!

  • @LIAHAKEL
    @LIAHAKEL6 жыл бұрын

    o incrível é que não importa se a gente mostrar na cara deles que tem sim há varias mulheres nessa área e que uma época em que não pagavam bem e nem tinham reconhecimento a Maioria foi as mulheres o problema é que elas simplesmente não sevem pra isso "mulheres preferem ficar em casa e cuidar de crianças" as que querem ser cientistas, matemáticas e fazer historia são obviamente a anomalia e obviamente não tem nada a ver com o fato de vocês próprios acharem que um homem teria mais interesse nisso que uma mulher alguém perguntou isso a uma mulher ???????? .......bom ela tá respondendo a pergunta (quando eu digo que quero fazer antropologia ou astronomia a primeira coisa que me falam é " mas isso não combina com uma garota você se dá tão bem com as crianças deveria ser medica ou professora" ..........EU NEM DE CRIANÇA EU GOSTO)

  • @CarinaFragozo
    @CarinaFragozo6 жыл бұрын

    Camila maravilhosa 👏🏻

  • @BuzzwordTech

    @BuzzwordTech

    4 жыл бұрын

    Demais!! Sou xará com orgulho. Fiz um canal de tecnologia recentemente aqui no youtube e espero inspirar mais mulheres em tecnologia.

  • @K0media

    @K0media

    3 жыл бұрын

    Nossa, que surpresa te ver por aqui.

  • @danielanog6933
    @danielanog69335 жыл бұрын

    Para para ler comentários no KZread, é muitas vezes perder um tanto a fé na humanidade! Mas me emocionei! E me veio em ótimo momento tal vídeo. Gratidão a mulheres como está usar tão bem seu lugar de fala. Porque mulheres que estão neste mercado entendem bem o que ela diz! Apenas agradeço

  • @ClubinhoLegal
    @ClubinhoLegal2 жыл бұрын

    Sou fisioterapeuta há 15 anos, estou fazendo faculdade de desenvolvimento de sistemas. Ainda estou no comeco mas creio que dará certo.

  • @luanapasquet1399
    @luanapasquet13995 жыл бұрын

    Que palestra maravilhosa! Me emocionei!

  • @caroldelly
    @caroldelly5 жыл бұрын

    Muito boa a palestra, o mundo só tem chances através da educação mesmo!

  • @rosaneparedes3080
    @rosaneparedes30804 жыл бұрын

    Camila, você é inspiradora, menina! Obrigada por isso!!!

  • @claricesantana5802
    @claricesantana58025 жыл бұрын

    Quanta inspiração ❤

  • @valentinavalenvalen7486
    @valentinavalenvalen74863 жыл бұрын

    👏👏👏parabéns!! É isso aí!! Por mais mulheres na tecnologia!!!

  • @adri.youtube.
    @adri.youtube.4 жыл бұрын

    Palestra incrível meus parabéns!

  • @Girlgirls12233
    @Girlgirls122334 жыл бұрын

    RAINHA!!!! Quero um TED novo dela!!!

  • @thiagoSilva346plus
    @thiagoSilva346plus6 жыл бұрын

    velho que lindo, quase chorei...

  • @dlcconceicao6955
    @dlcconceicao69554 жыл бұрын

    a Mulher tem todas as capacidade que quiser

  • @jucyelainecardoso6943
    @jucyelainecardoso69436 жыл бұрын

    Fantástico esse vídeo!!!👏👏👏

  • @cristhiano14
    @cristhiano143 жыл бұрын

    Parabéns pela palestra ... muito bom

  • @catarinamedeiros938
    @catarinamedeiros9385 жыл бұрын

    As vezes vc pergunta onde está o botão q explode esse país, absurdo os comentários.

  • @rickgateiro
    @rickgateiro6 жыл бұрын

    Que vídeo maravilhoso. Essa menina é um exemplo. O mais legal é ver uma porrada de comentário machista, de pessoas que sequer conseguem entender o que ela quer dizer. Precisamos de mais pessoas assim na humanidade, e estamos conseguindo.

  • @RayaneSchuina
    @RayaneSchuina3 жыл бұрын

    Simplesmente incrível e ainda bem gente dizer que desigualdade de gênero não existe. Ainda vem dizer que a maioria das mulheres não se interessam por tecnologia atoa. Apenas homens e justificar com o biológico. Af vocês não conseguem não tentar um olhar empático e olhar no âmbito social. Vocês Ganham os brinquedos legais e a gente Ganha panela e boneca. Como é que estimula isso, analisem o sistema, construção de gênero das profissões. Para depois tentarem justificar com gênero. Ouviram mais não entenderam os dados que ela trouxe. Varias ideias que homens históricos hoje são famosos, Foram mulheres que citaram antes, porém foram silenciadas.

  • @linylu
    @linylu5 жыл бұрын

    Me motivou, TED mto bom!

  • @natalialima6382
    @natalialima63824 жыл бұрын

    incrível!! 👏🏽👏🏽

  • @marcila33
    @marcila332 жыл бұрын

    Vou dar palestras para mulheres. Acredite!! Mulher precisa entender a força que ela possui.

  • @beatrizviana9885
    @beatrizviana98854 жыл бұрын

    Que vídeo necessário

  • @silvaniatavares9930
    @silvaniatavares99305 жыл бұрын

    Perfeito!

  • @karolinepereira2558
    @karolinepereira25585 жыл бұрын

    Nossa amei❤👏

  • @beatrizrielo
    @beatrizrielo3 жыл бұрын

    Que inspiração!!!

  • @luanabarros7343
    @luanabarros73434 жыл бұрын

    Adorei esse vídeooo!

  • @JoyceSantos-bn9uq
    @JoyceSantos-bn9uq4 жыл бұрын

    Parabéns! 🥰

  • @katlenkarine
    @katlenkarine4 жыл бұрын

    Ótimo vídeo!!

  • @evelinsantos4644
    @evelinsantos46445 жыл бұрын

    Aquela mensagem que arrepia, tmj ^

  • @alexandredantas8594
    @alexandredantas85943 жыл бұрын

    MUITO BOM!!!! 💕💕💕💕

  • @stephaniestoffers83
    @stephaniestoffers835 жыл бұрын

    Brilhante!

  • @julianaborges1195
    @julianaborges11952 жыл бұрын

    Perfeito!!

  • @buteraneedy
    @buteraneedy3 жыл бұрын

    inspirador!

  • @laylaraissa9324
    @laylaraissa93243 жыл бұрын

    Falou tudo! 👏👏👏👏👏

  • @danipass0s
    @danipass0s4 жыл бұрын

    Maravilhosa

  • @RO-vr9qx
    @RO-vr9qx4 жыл бұрын

    Putz que perfeitooooooooo

  • @ingridylima4891
    @ingridylima48914 жыл бұрын

    Amei

  • @MatheusSilva-gn1gx
    @MatheusSilva-gn1gx4 жыл бұрын

    👏👏👏👏

  • @larissaribeiro7074
    @larissaribeiro70746 жыл бұрын

    Interessante

  • @IngridNathara
    @IngridNathara6 жыл бұрын

    1 palavra, T-O-P

  • @vidalongaprosperidade510
    @vidalongaprosperidade510 Жыл бұрын

    Bacana conteúdo...

  • @fabiolasouza7386
    @fabiolasouza73863 жыл бұрын

    Tenho mta vontade de fazer TI mas me sinto muito burra kkk e tenho medo de passar vergonha na sala de aula, pq geralmente os cara já manja mto

  • @Alice-lt2dq

    @Alice-lt2dq

    3 жыл бұрын

    Faz EAD mana, pra te dar confiança e depois fazer a pós presencial. Ou estuda alguma linguagem de programação antes pra já entrar confiante em algo na faculdade. Realmente boa parte dos colegas já entram feras na faculdade e vão mais para conseguir o diploma que é muito necessário em alguns casos. Na nossa área o que vale mesmo é o teu nível de profissionalismo, e isso a gente consegue 80% estudando pela internet e praticando.

  • @neitzkemarketingdigital3332

    @neitzkemarketingdigital3332

    2 жыл бұрын

    Não faça isto contigo, temos muito potencial, sonhe e lute, sempre!

  • @matheusmoreno8982

    @matheusmoreno8982

    2 жыл бұрын

    vc n é burra, pode aprender o que quiser, só precisa começar, ent se quer fazer faça

  • @allinezubinski
    @allinezubinski2 жыл бұрын

    👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

  • @NicolePereira357
    @NicolePereira35711 ай бұрын

    Muito nice

  • @kellensilveira6277
    @kellensilveira6277 Жыл бұрын

    Inspiração

  • @FerVass
    @FerVass2 жыл бұрын

    Sei que são poucas as que entram, e sei que sou uma delas. Mas não sei se incentivar quem não tem competência ou vontade faz sentido. Meu professor de informática básica disse que entre ciência da computação e análise de sistemas eu deveria fazer análise de sistemas porque mulher usa mais o lado x do cérebro e por isso ciência da computação ia ser mais difícil pra mim, porque tem muita matemática... Sempre gostei de exatas desde pequena e nunca tive incentivo para o que eu realmente gostava. O problema está muito na base ainda, quando na nossa criação sempre somos estimuladas a "fazer coisas de menina", ou "se comportar como menina". Eu quero que todas as meninas saibam que se ela gostam de exatas ou informática isso é para elas sim. Mas o que eu vejo ultimamente é uma pressão para a adição de mulheres em TI ainda muito cruas tecnicamente, e isso contribui mais ainda para o ambiente machista que existe, mas agora o machismo fica mais velado. Eu preciso provar por a+b 3x mais que um homem que eu sei sobre o que eu estou falando, porque a princípio já não me dão ouvidos, afinal tem muito mais mulheres agora na área, mas a maioria é iniciante. Sofro preconceito até de outras mulheres, e eu entendo porque realmente é difícil de encontrar mulheres que tenham mais conhecimento técnico.

  • @K0media
    @K0media3 жыл бұрын

    Esse vídeo precisa de mais atenção...

  • @victor.btc.future
    @victor.btc.future4 жыл бұрын

    Palestra interessante,concordo perfeitamente nas mudanças que devem ser feitas na criação das mulheres,porém uma coisa é fato, em países igualitários homens e mulheres tendem a seguir certas profissões... portanto há desigualdade nas profissões nesses países. assistam o documentário O Paradoxo da Igualdade que mostra exatamente os argumentos da Camila em países feministas desenvolvidos posto em prática e com as estatísticas a longo prazo,mostrando o reflexo nas carreiras que cada gênero segue,evidenciando a diferença biológica na escolha do curso.

  • @priscilamoraes8235
    @priscilamoraes82356 жыл бұрын

    Cada um faz aquilo que tem vontade, eu sempre gostei de tecnologia, desde pequena, por isso escolhi a área, não foi cultura, ninguém falou pra eu fazer. Acho que cada um tem uma vocação, uma facilidade com alguma coisa.

  • @gelcimarmacena

    @gelcimarmacena

    6 жыл бұрын

    Parabéns

  • @alexanderbilek2024

    @alexanderbilek2024

    6 жыл бұрын

    Isso aí

  • @MarcosHirano75

    @MarcosHirano75

    5 жыл бұрын

    Correto o seu ponto. A questão é que talvez nem todas as famílias tenham essa liberdade de escolha. E não só com mulheres, mas com filhos em geral. Há muito preconceito envolvido. E isso é o que limita. Seja com Mulheres da Computação, seja em profissões menos populares. O fato é que hoje em dia, as profissões como as conhecíamos e ainda hoje persistem, já estão evoluindo para a capacidade de aplicar competências (conjunto de conhecimentos - o que fazer, habilidades - como fazer e atitudes - colocar em prática os anteriores) diversas, utilizando-as como ferramentas para solução de problemas, dos mais simples aos mais complexos. E a Inteligência Artificial surge como um enorme aliado para que possamos potencializar ainda mais essa capacidade de solução de problemas. Algumas competências do futuro são bastante exploradas em debates relacionados ao futuro do trabalho e o Fórum Econômico Mundial também tem explorado bastante o tema.

  • @linylu

    @linylu

    5 жыл бұрын

    Você fez uma avaliação como indivíduo, ela está falando de impactos sociais do coletivo. O que acontece no "geral" permite sim exceções, que bom que você é uma delas. Mas os dados são claros a respeito da participação das mulheres na área tecnológica. Não me venha dizer que 80% do curso são homens, porque homens sim tem vocação. Já ouvi casos de machismos dentro da academia, com a maioria de homens à frente hoje achando que mulheres são menos inteligentes. É disso que ela está falando, não se trata de você, se trata do todo.

  • @Ultranumbfiction103
    @Ultranumbfiction1035 жыл бұрын

    As mulheres foram quase que extintas da história da humanidade. Toda nossa capacidade solapada pelo machismo. Se o mundo tivesse sido mais generoso com o nosso gênero talvez hoje estaria mais evoluído.Hoje estaríamos mil anos luz avançados como sociedade e tecnologia. Os estímulos vem desde criança. Informática sempre foi tida como coisa de menino. Quando mulher entra nessa área é assim mesmo. Já se sente acuada quando só tem ela de mulher na sala. O povo fala que não existe uma desigualdade, que é questão de gosto. Mas na real, isso é um tipo de machismo disfarçado. As coisas não são externalizadas como antigamente. Mas o resultado de antigamente persiste nos dias de hoje. Quando poucas mulheres entram na área de tecnologia. Quando nunca é citado ou lembrado os grandes feitos de mulheres na área. As pessoas precisam parar de negar a realidade com medo de ofender o machismo dos outros. Homens podem ser bons em culinária, enfermagem, nutrição etc e mulheres também podem ser boas em exatas e tecnologia.

  • @carolm8704

    @carolm8704

    4 жыл бұрын

    Sexo feminino sempre foi apagafo da história, vamos retomar o legado irmã!

  • @omundodefausto.7604
    @omundodefausto.76046 жыл бұрын

    As mulheres precisam mesmo saber que são livres pra fazer o que quiserem, inclusive pra não cursar aquilo que não têm vontade.

  • @laura.5651

    @laura.5651

    3 жыл бұрын

    Me poupe.

  • @sarahneres5836

    @sarahneres5836

    3 жыл бұрын

    E você seu merda? É oque na vida? Não deve ser nada

  • @caianademutti36
    @caianademutti362 жыл бұрын

    Eu cometi esse erro, abandonei TI por causa de machos escrotos que diziam que eu não era boa por ser mulher.

  • @canaldogenos9059
    @canaldogenos90596 жыл бұрын

    Mas o que fazer quando alguns olhares é piadas de mal gosto fazem desistir? Eu conheço um rapaz que quase desistiu do Ballet por causa das alunas é dos amigos, mas ele não desistiu por causa da professora é hoje ele dá aula. Da mesma maneira que o número de mulheres nas áreas consideradas masculinas são minimas. É quase o mesmo para os homens que trabalham nas áreas consideradas femininas. Eu sou feminista é vi alguns comentários sem pé nem cabeça. Não somos contras os homens, o MACHISMO é o problemas, somos contra ele. Sinceramente vocês MACHISTA (essa e apenas para os machista) não percebem quando aquela piadinha do tipo "Olha lá a mulherzinha" "Olha bambi saltitante" "Seja homem, ballet é coisa de mulher" são ridículas é ofensivas. Sim é possível um homem ser machista contra outro homem( como? oras, falando coisas do tipo "É coisa de mulher, viado"), da mesma forma que existe mulheres machista. Existem dois lados da moeda abram suas mentes, olhem os dois lados, é mim diga, quem sai perdendo?

  • @fabianaferreira7074
    @fabianaferreira7074 Жыл бұрын

    Comecei o curso essa semana Vim aqui pq tem 3 mulheres na minha sala de 45 homens . Estou me sentindo estranha com os olhares deles. Vim aqui, por está passando por isso Olhares preconceituosos

  • @Ryuujack
    @Ryuujack6 жыл бұрын

    É uma questão de escolha. Sou da area da tecnologia e, como homem, nunca fui incentivado a tal area, nenhum familiar meu sequer entende o que faço, queriam que eu cursasse direito ou medicina, tentaram me influenciar e persuadir, mas a escolha final é minha. Escolhi o que sempre gostei. A mulher é livre pra fazer o que ela quiser, inclusive pra não cursar o curso que ela não quer. Querer forçar um 50% 50% nas areas de tecnologia e exatas não faz sentido. Por que ninguem esta lutando pra igualar a quantidade de homens e mulheres nas areas de marcenaria, metalurgica, construcao/pedreiro, lixeiros, etç. Por que será.

  • @Mrc740

    @Mrc740

    4 жыл бұрын

    Ryuujack Vou fingir que não sei o porque disso...

  • @camilaadriana3087

    @camilaadriana3087

    4 жыл бұрын

    Conheço mulheres que lutam para colocar as mulheres nessas áreas, mas é claro que você nunca viu porque nunca nem sequer procurou. Sou mulher na computação e foi difícil aceitarem que queria ir nessa área, porque é coisa de homem

  • @yurisucupira

    @yurisucupira

    3 жыл бұрын

    @@camilaadriana3087 Você é exceção e existe uma porrada de livros de especialistas, artigos científicos, documentários e entrevistas com especialistas etc. explicando o porquê. Se quiser, cito aqui algumas dessas fontes, pra você ler / assistir e constatar por si mesma que você é exceção. Eu já estudei muito sobre o assunto e por isto fico estupefato quando vejo um vídeo tão equivocado como esse, divulgando tanta desinformação pra tanta gente. Acho bacana você, sendo exceção à regra geral, ter conseguido fazer o que gosta, mas a palestrante do vídeo acima demonstrou que o que ela tem de conhecimento da área de T.I. ela não tem das áreas de Sociologia, Neurologia, Psicologia etc. Deveria ter feito uma palestra sobre T.I., ao invés de abordar um tema que engloba justamente as áreas em que ela não é especialista (Sociologia, Neurologia, Psicologia etc.).

  • @Jotinha_i386

    @Jotinha_i386

    3 жыл бұрын

    O melhor comentário desse vídeo!Parabéns amigo e sucesso na sua carreira!

  • @polo7288
    @polo72883 жыл бұрын

    Grande feminismo

  • @pessoaseblogs442
    @pessoaseblogs4426 жыл бұрын

    e o telefone tambem foi uma mulher que inventou?

  • @Vainafe814
    @Vainafe8145 жыл бұрын

    Nas universidades públicas , não há cotas dividido entre os sexos Assim sendo, penso que as mulheres não vão para a tecnologia por que não querem . Elas são livre , inclusive , para escolher qual curso cursar. Muita pressão dessa gente maldita .

  • @JackelineGSilva

    @JackelineGSilva

    5 жыл бұрын

    Muitas não se interessam por essa área

  • @moonsky3310

    @moonsky3310

    2 жыл бұрын

    @@JackelineGSilva pq?

  • @darkprotection
    @darkprotection Жыл бұрын

    VIDEO MT LEGAL NA EPOCA...hj em dia ta um desastre com uma tonelada de linguagens surgindo e sendo atualizadas a cada semana....não tem nem sentido tanta linguagem surgindo/atualizando hj em dia e as exigencias pros programadores(as) - é uma das piores areas pra trabalhar hj em dia.

  • @hyl-yd1lu
    @hyl-yd1lu2 жыл бұрын

    cade os homens pra assistirem isso e ajudar a quebrar este tabu?

  • @alexssandropaiva616
    @alexssandropaiva6163 жыл бұрын

    Ao meu ver basta coragem e estímulo. Mulheres e homens em todos os mercados são iguais tecnicamente porém as mulheres tem uma vantagem elas são normalmente mais maduras

  • @jucielefernandes5082

    @jucielefernandes5082

    2 жыл бұрын

    Ensinamentos diferentes para ambos por isso o "madura"

  • @williamazeredo8799

    @williamazeredo8799

    2 жыл бұрын

    @@jucielefernandes5082 ???

  • @thiagobarrosdev
    @thiagobarrosdev Жыл бұрын

    Só discordo do vitimismo....Quem quer ,faz a sua história! E sim,. Mulher pode continuar com a sua essência e ser programadora....Qual o problema da menina brinca com bonecas? Ou casa....

  • @LucasLealDev
    @LucasLealDev6 жыл бұрын

    Primeira dúvida: é um problema que as mulheres se inscrevem em outros cursos? Segunda dúvida: Como obrigar elas a programar? PS: a única programadora que eu já conheci, é a pessoa mais capaz que já conheci.

  • @alexandre4193

    @alexandre4193

    6 жыл бұрын

    Engraçado é que algumas feministas sempre pregam esse discurso sobre o medo ou preconceito de homens para com mulheres quando na realidade é o contrário, como você mesmo levantou sua dúvida e que já serve como resposta infelizmente grande parte prefere se inscrever em outros cursos (não que eu subestime o poder de aprendizado) do que viver a dinâmica das ciências exatas.

  • @ana659

    @ana659

    6 жыл бұрын

    Não é errado elas fazerem outro curso. O que ela está questionando é se não teriam mais mulheres envolvidas com tecnologia se houvesse uma criação mais igual. Questiona essa distinção quando criança e adolescente, que dá para os meninos acesso fácil à tecnologia, computação, pesquisa, CIÊNCIA, enquanto nos envolvem apenas com "coisas de menina", como crescer e ser uma moça/mulher que se cuida, se veste bem, etc.

  • @LucasLealDev

    @LucasLealDev

    6 жыл бұрын

    Também teríamos mais homens em enfermagem se desde criança eles fossem incentivados a cuidar dos outros. E isso nunca foi um problema.

  • @ana659

    @ana659

    6 жыл бұрын

    Podemos questionar isso também. Fruto da mesma cultura.

  • @arthurazs

    @arthurazs

    6 жыл бұрын

    O problema da sua segunda dúvida já está na própria pergunta. "Obrigar"

  • @mikaagape
    @mikaagape3 жыл бұрын

    Aff gente que mi-mi-mi desgraçado... hj a mulher pode fazer o que quiser, ela escolhe, se não tem mulher na área não foi pq expulsaram elas de lá mas sim pelas próprias escolhas...

  • @jucielefernandes5082

    @jucielefernandes5082

    2 жыл бұрын

    Sério? É tão simplista assim né

  • @williamazeredo8799

    @williamazeredo8799

    2 жыл бұрын

    @@jucielefernandes5082 sim, é bem simples.

  • @pauloferreirajr1
    @pauloferreirajr12 жыл бұрын

    Será que não pode ser apenas por interesses de cada tipo de pessoa mesmo? Na área de Nutrição, Psicologia, Fisioterapia, Enfermagem, acredito que a diferença se inverta e acho q td bem ... e se no futuro 90% das programadoras forem mulheres? também tudo bem. Por que querer inserir as mulheres onde eu, ou qualquer um acha que ela TENHA que estar inserida? Por que não deixar cada um (mulher ou homem) escolher o que quer fazer? Não vi sentido nisso.

  • @jorgejorjao9918
    @jorgejorjao99186 жыл бұрын

    As mulheres das áreas tecnológicas não são feministas, portanto não há vantagens políticas em serem citadas.

  • @camila-yp7gg

    @camila-yp7gg

    6 жыл бұрын

    Eu sou dessa área e sou feminista, beijos

  • @fannymaryjane

    @fannymaryjane

    5 жыл бұрын

    Eu sou da area e nao sou feminista, to preocupada com o meu codigo que nao ta rodando e nao com isso hehehe

  • @saramendesds

    @saramendesds

    5 жыл бұрын

    Você sabe o que é ser um/uma feminista?

  • @camilaadriana3087

    @camilaadriana3087

    4 жыл бұрын

    Amado sua constatação esta errada.Sou mulher e sou da área da tecnologia e me considero uma feminista.Luto todos os dias para uma sociedade igualitária entre gêneros,luto para que não exista "tem certeza que quer fazer esse curso, ele é para homens".Luto para que frases como a suas não sejam mais ditas e principalmente que classificam as mulheres que sejem ouvidas ou não.

  • @rri2341

    @rri2341

    3 жыл бұрын

    Sou mulher e feminista, amo tecnologia e pretendo fazer TI 👀😘

  • @longorshort9315
    @longorshort93156 жыл бұрын

    Eu acho q não e preconceito etc, e sim gostar, por natureza mulheres não gosta da profissão, e quase dizer pq homens não fazem ballet ???

  • @ana659

    @ana659

    6 жыл бұрын

    Pedro Silva muitas até talvez se interessassem se tivessem pelo menos exposição à possibilidades. É isso que é questionado quando se fala que tem poucas mulheres em certas áreas: não porque não queiramos, mas porque mal podemos escolher pq não nos é exposta essa possibilidade. E o mesmo vale pra homens quanto a ballet, psicologia (curso que faço e maioritariamente é composto por mulheres), etc. A matéria da superinteressante "Brinquedos 'de menina' afastam as garotas da ciência'" explica bem isso.

  • @longorshort9315

    @longorshort9315

    6 жыл бұрын

    :)

  • @longorshort9315

    @longorshort9315

    6 жыл бұрын

    já dormir tá tarde kkkkk

  • @wallacemoura9214

    @wallacemoura9214

    6 жыл бұрын

    Ana Paula Araújo Meu pai é músico e minha mãe auxiliar de enfermeira. nunca tive incentivo por parte deles desde criança ter contato com computadores. Sò ocorreu na adolescência. Hj em dia não há razão nenhuma pra falar q mulheres não tem incentivo. se trata de inclinação e gosto

  • @fannymaryjane

    @fannymaryjane

    5 жыл бұрын

    Muitas faculdade fazem feira de profissoes,existe orientação profissional,todos antes de entrar numa faculdade procura um pouquinho pra ver se é isso mesmo que quer, nao ser apresentada a uma profissão nao acho que possa ser usado como desculpa

  • @Andrezof
    @Andrezof Жыл бұрын

    Segundo a opinião dela, o computador virou brinquedo de menino. Qual menino? Só se for da classe média. Um PC logo que surgiu custava maís de um salário mínimo. Os pobres levaram anos para ter um e alguns nunca tiveram. De onde ela tirou as informações dela?

  • @yurisucupira
    @yurisucupira3 жыл бұрын

    O que ela disse nessa palestra aí vai contra tudo o que a Ciência conhece a respeito de preferências gerais dos indivíduos em função do gênero. A quem quiser começar a entender o porquê disso, sugiro assistir ao documentário norueguês *O Paradoxo da Igualdade* (está disponível aqui no KZread).

  • @FerVass
    @FerVass2 жыл бұрын

    "vou pegar o caderno de uma menina que a letrinha é melhor" - machismo

  • @imhotep2
    @imhotep22 жыл бұрын

    Está perdendo tempo, mesmo sendo livres elas simplesmente escolhem outro setor.

  • @ricardoassis2599
    @ricardoassis25996 жыл бұрын

    Claro a 40 anos atrás, os pais davam um foguete para as meninas brincarem. Era muito mais difícil para as mulheres na época, mas ao invés de procurarem uma explicação, elas iam a luta e mesmo com tantas dificuldades não se vitimavam e não desistiam.

  • @celsomuculmano1427
    @celsomuculmano14273 жыл бұрын

    Quanta bobagem. Sejamos aceitos pela capacidade e não por sexo. Mostrem capacidade e parem de chorar.

  • @luigirovani4380
    @luigirovani43803 жыл бұрын

    Velho, que mimi, ela se contradizeu na própria palestra. Agora aumentou a quantidade de meninas, mas aumentou também a desistência, por isso. Porque vocês querem socar mulher em tecnologia sem que ela sequer tenha interesse nisso, aí rola desistência mesmo. As mulheres devem ser o que ela quiserem e somente isso, não adianta querer que elas façam tal curso apenas pelo prazer de outras pessoas que queriam ver mais gente ali. Se você quer fazer TI, faça, se você não gosta, não faça, não siga as coisas apenas porque tem alguém no mundo que queria ver mais pessoas de determinado sexo naquela profissão. TI não é para amadores, precisa gostar mesmo ou você vai se frustar. Eu não vejo ninguém reclamando que tem poucos homens em fisioterapia, odontologia, enfermagem, letras e aí? Será que adiantaria fazer um movimento por mais homens nestes cursos? Não

  • @williamazeredo8799
    @williamazeredo87992 жыл бұрын

    ZzzZzZzzzZ........grande discurso panfletário e cheio de ideologia.

  • @fannymaryjane
    @fannymaryjane5 жыл бұрын

    Eu to é mais preocupada com o meu código que nao ta rodando do que com essa questão. Deixem as mulheres seguirem as profissões que elas quiserem, nao queiram forçar aptidao. Discursinho feminista manjado, as mulheres nao veem para a area por que acham dificil, assim como muitos homens, e nao apenas por serem mulheres.Trabalhem essa questão,mas nao queiram jogar na conta do preconceito por ser mulher

  • @yureoliveiraAM
    @yureoliveiraAM3 жыл бұрын

    Mds..vim aki pra ver um video top..Ted ta caindo

  • @Shinuall
    @Shinuall6 жыл бұрын

    Acho errado quase tudo que ela fala. Mulheres são importantes em diversas areas inclusive na tecnologia. Mas biologicamente os homens e mulheres nascem diferentes e com a construção social isso se intensificar. Eu faço engenharia da computação e minha sala e diversas outras a porcetagem de mulheres é baixa. Isso que dizer que mulheres não são incentivadas a entra na tecnologia ou ela possuem desejos distintos dos masculinos? Pesquisem um documentário norueguês chamado o paradoxo da igualdade de género. Pesquisem nos papers

  • @luizapithon7810

    @luizapithon7810

    6 жыл бұрын

    Shinuall me poupe. Nao existe essa porra de desejos ou inclinações inatas. Vc foi extremamente machista em sua colocação. Sou da área querido e por muito tempo não quis participar pq sei o quanto terei que ser melhor que homens como vc pra conseguir talvez uma oportunidade semelhante a que irao te oferecer. Cuidado com esse discurso, o mundo está mudando e pessoas como vc não serão aceitas. Intolerância e preconceito como o que vc manifestou quando falou tudo isso sao o combustivel para o mundo que temos, alicerçado na desigualdade. Ah, e a proposito vc quer quantos artigos, documentários, estudos de genero e sexo que provam o contrario do que esse seu suposto documentario confiavel que é uma exceção à regra?

  • @luizapithon7810

    @luizapithon7810

    6 жыл бұрын

    Shinuall ela nao disse em momento nenhum que ter mulheres em outras areas nao é necessario. Ela so disse que precisamos mudar o atual cenário, o cenario do machismo. Eu faço engenharia da computação como vc e sei o que é ser uma mulher nessa área. Não é vitimismo, e inclusive pretendo passar por todas as provações necessárias pra mostrar pra pessoas como vc que mulheres sao fodas e podem ser igual ou melhores que homens em todas as areas, sem distinção.

  • @alexanderbilek2024

    @alexanderbilek2024

    6 жыл бұрын

    Shinuall Isso mesmo, essa daí pelo visto foi bem influenciada pelo feminismo e ideologia (teoria) de gênero. Ao invés de buscar ser exemplo com um projeto concreto, perde tempo com esse papo de que falta fulano assim e ciclano assado nas universidades...

  • @fannymaryjane

    @fannymaryjane

    5 жыл бұрын

    Eu vi mais preconceito no comentario da Luiza do que no comentario desse shinuall.....Ele levantou uma questao,teria sido machista se afirmasse que tecnologia nao é coisa de menina, e dai se ele falasse? o Quao vc é influenciavel? agora o seu comentario sim foi preconceituoso, pois voce coloca a sua experiencia pessoal como algo geral. Uma menina que ler seu comentario vai pensar que é um inferno entrar na tecnologia, enquanto que na pratica nao é nada disso.

  • @JackelineGSilva

    @JackelineGSilva

    5 жыл бұрын

    No meu terceiro ano de umas 15 meninas eu era única que se interessava por tecnologia/exatas/jogos , são poucas as mulheres que se interessam por essa área .

  • @Jotinha_i386
    @Jotinha_i3863 жыл бұрын

    Programação não é para todos!Menos ainda para mulheres... Antigamente ninguém queria ser nerd e de uma hora pra outra invadem o mundo dos games e de Dev...Mulher que emula um homem é igual um homem fraco.

  • @edleusasantos9288

    @edleusasantos9288

    3 жыл бұрын

    Cala a boca incel

Келесі