Ensinar programação é a nova alfabetização | Camila Achutti | TEDxSaoPaulo

Camila defende a necessidade do ensino da programação para as crianças.
Sócia-fundadora da Ponte21, consultoria de inovação e tecnologia que promove a conexão da tecnologia com as pessoas. É uma das líderes do movimento por igualdade de gênero no mercado de TI.
This talk was given at a TEDx event using the TED conference format but independently organized by a local community. Learn more at ted.com/tedx

Пікірлер: 191

  • @MrLilianedasilva
    @MrLilianedasilva6 жыл бұрын

    Se as crianças aprendessem matemática já seria maravilhoso...

  • @LettyHiga

    @LettyHiga

    6 жыл бұрын

    e português também, até hoje não consigo decifrar se algumas palavras são ss, c ou s :/

  • @fisicadobolado5370

    @fisicadobolado5370

    6 жыл бұрын

    É mais fácil aprender matemática sabendo conceitos básicos de programação, pois programar envolve lógica e raciocínio matemático aos montes.

  • @emanoels.vieira3685

    @emanoels.vieira3685

    6 жыл бұрын

    LilianeSaillor Aprender programação desenvolve e muito o raciocínio lógico do individuo, e matemática não é cálculo! esse é o erro do ensino, apenas ensinam cálculos e algoritmos... quem segue algoritmos são os computadores

  • @MarioRBSouza

    @MarioRBSouza

    6 жыл бұрын

    Nem fale !!! Mesmo porque seria impensável partir para programar sem ter um ensino básico de qualidade. Mas o pessoal aqui está vendendo o peixe deles e detalhes assim ruiriam a ideia. Entendeu ? ;)

  • @MrLilianedasilva

    @MrLilianedasilva

    6 жыл бұрын

    Entendi desde o início...

  • @saulo3889
    @saulo38897 жыл бұрын

    Essa menina é fora de série! Me pergunto como uma pessoa tão jovem pode ter uma visão de mundo tão rica. Acho incrível essa capacidade de falar de um assunto tão importante de maneira descontraída e instigante. Você nos faz pensar, Camila. Muito bom mesmo!

  • @JoceliaTelesdosSantos

    @JoceliaTelesdosSantos

    6 жыл бұрын

    Pois eu encontrei uma pessoa que vive no mundo da lua. Que bom, né, explorar ainda mais os professores que já estão sobrecarregados de trabalho, ao invés de facilitar aos que querem aprender e desejam uma carreira, criando, 1º: lei que obrigue o ensino de programação nas escolas, que insira a disciplina. 2º: faculdade gratuita de licenciaturas da área. Mas não, ela quer só aparecer. E consegue. Que perda de 14 minutos da minha vida.

  • @silviocesarstaskoviak4094

    @silviocesarstaskoviak4094

    6 жыл бұрын

    Saulo Dias já pensou em estudar? SIMPLES

  • @MarioRBSouza

    @MarioRBSouza

    6 жыл бұрын

    Saulo Dias.... senti uma pontinha de inveja kkk Mas essa visão já existiu há muito mais tempo e por alguém muito mais jovem (na época rsrs). Vou falar da minha experiência como pioneiro na área e contemporâneo de Bill Gates e Steve (este não rsrs) ... Steve Wozniak. Se está difícil, nos dias de hoje concretizar algo tão óbvio assim aqui no País, imagine fazer isto nos anos 70 !!! Nem na faculdade eu consegui, mesmo tendo desenvolvido um software que facilitava a produção de desenho animado, gerando frames adicionais entre dois desenhos feitos a mão. Que seria hoje, algo como o que foi aplicado no efeito Morph. Eu colecionava os fascículos da Abril, para montar a enciclopédia (o Google dos dias atuais rsrs) "Conhecer Nosso Tempo" [1972]. Fantástica, repleta de informação fresquinha: vôos à lua, construção do WTC, novidades em todas as áreas, inclusive o nascimento da cibernética (informática) com os estúdios de Walt Disney utilizando-os para acelerar o processo do desenho animado. Conclusão... só recebi um "hummm" do diretor da faculdade de artes.

  • @SaladaTodoDia

    @SaladaTodoDia

    6 жыл бұрын

    Cara, se ela tivesse focado mais em raciocínio lógico eu até aplaudiria, mas ela tá achando que ensinar as pessoas programar vai ser uma revolução. Se ela estiver pensando que aprender uma linguagem de programação vai melhorar a educação... Ela não apresentou nada que sustentasse está afirmação. De um programador

  • @MarioRBSouza

    @MarioRBSouza

    6 жыл бұрын

    Corretíiiiiiiiiiiiiiiiisimo amigo. Sem base não vai sair nadinha. Só enganação os cursos que aparecem por ai com todo aquele colorido para agradar a criançada e convencer os pais. Está vendendo o peixe dela ! O nível dos meus cursos na década de 70 para jovens a partir dos 12 anos, passou a ser uma utopia nos dias atuais devido a falência da educação no País !

  • @eusouaprendiz7378
    @eusouaprendiz73786 жыл бұрын

    “Precisamos trazer uma teoria de mudança”, que é o mais importante. PERFEITO. Muitos criticam poucos auxiliam na procura e desenvolvimento de soluções.

  • @lordwrfhw7198
    @lordwrfhw71986 жыл бұрын

    Quem não está concordando com ela, é porque não nunca programou na vida. A programação ajuda em muitas áreas da vida, como na criatividade, na matemática, na linguagem e até mesmo no senso crítico. Pra quem não sabe ou nunca programou, a programação não é mexer na internet, é criar e inovador.

  • @MarioRBSouza

    @MarioRBSouza

    6 жыл бұрын

    Perfeito Alexandre. Montei um dos primeiros cursos com esta visão no País. Comecei em 1974 ainda com as calculadoras e computadores de grande porte. Atingia, perfeitamente, todos estes pontos que você citou. Fico feliz em saber que mais alguém tenha esta visão tão clara de uma realidade que poucos percebem. Mas a implantação deste curso, não se deu numa escola do governo ou particular, mas nos fundos da minha residência onde meu pai construiu uma sala, desde a forma para os tijolos, com lousa e carteiras universitárias. Os alunos tinham idade acima de 12 anos. Acredite, nos dias de hoje, teria muita dificuldade em transferir o mesmo conhecimento ! Criávamos jogos (game)! Quem programa jogos, programa qualquer outra coisa. Basta ter o conhecimento profundo do assunto. Você tem que estudar de tudo ! Já de cara, envolve todas as áreas da matemática. Design e criatividade a 1000 ! Conforme o assunto, não há limites para as matérias que serão atingidas. Além dos valores sociais, mentais, de grupo..... Nada de ser mero usuário, mas o criador !

  • @SaladaTodoDia

    @SaladaTodoDia

    6 жыл бұрын

    Cara, pensa: obrigar 200milhoes de brasileiros a aprender Java ou C#. Pra fazer o que? Ensinar raciocínio lógico tudo bem, porém ensinar programação... Porque em vez de programação a gente não ensina economia, saúde e raciocínio lógico, etc

  • @MarioRBSouza

    @MarioRBSouza

    6 жыл бұрын

    Você está certo. Faltou ali eu dizer que concordo apenas com o fato do valor que tem ensinar o raciocínio lógico com o uso da programação e não termos meros usuários. Agora, tudo isso ai é um show. O tema "ensino" é muito usado como isca de venda casada por estar no topo da preocupação da família. A oradora não decidiu ser canhota. Nem eu escolhi ser ambidestro rsrs Agora se ela está ficando rica, teve 15 mil alunos assim como o Edir Macedo está rico e tem 10 milhões de fiéis, ai é outra história e não justifica esta. A TEDx está vendendo o peixe deles e contando suas histórias para leigos que estão assustados por descobrirem que o ensino no Brasil está no fundo do poço. Que professor irá ensinar programação se nem muitas universidades estão conseguindo ? Mas este surto de oradores prometendo fórmulas mágicas e fazendo criticas sem citar as fontes responsáveis pelo processo e só para não ficarem desempregados, parece não ter fim ! Estão se aproveitando e inventando algo para oferecer para um público confuso num País bagunçado como é o Brasil, onde temos muito espaço para este tipo de negócio. Quem saberia fazer um resumo, sem incluir opinião, do que foi dito ? Já citaram ai nos posts "clichês". Ela atirou pra todos os lados e no pé também. Está todo mundo puxando a brasa para a sua sardinha e querendo tirar uma lasquinha do que ainda está sobrando do coitado, desinformado e pregado na parede... o brasileiro ! Podem dizer que o cachorro late mas a caravana passa. Ninguém segura essa onda ai. Estamos no salve quem puder. Mas é meu dever esclarecer e continuar arquivando estas preciosidades. Ninguém quer escolas do governo dando certo, povo pensando e nem querem investir mais nas particulares. Hoje pago (alguém dizendo) a escola particular para o meu filho, amanhã o povo paga a faculdade pública. É tudo só pra inglês ver.

  • @erickmagalhaes5080

    @erickmagalhaes5080

    4 жыл бұрын

    Achar que programação é saber mecher no computador está no mesmo nível de achar que dirigir um carro é igual a construi-lo

  • @RenataSantos-jv9bo

    @RenataSantos-jv9bo

    4 жыл бұрын

    @@SaladaTodoDia 👏🏾👏🏾👏🏾

  • @celura
    @celura6 жыл бұрын

    Parabéns Camila, alguém tem que começar, claro que o lado humano, lado humanista não deve ser ignorado, pulando etapas, no aprendizado de nossas crianças, mas precisamos coloca-las no caminho da evolução do século 21. Já estamos atrasados !

  • @AndressaLanns
    @AndressaLanns6 жыл бұрын

    MEU DEUS isso é tão óbvio! GENIAL

  • @luizasilva9761
    @luizasilva97615 жыл бұрын

    Uma tremenda generosidade e verdade em relação à conjuntura educacional. Muita empatia e sensibilidade com a educação.

  • @CerebroVasconcelos
    @CerebroVasconcelos6 жыл бұрын

    Palestra muito boa. Muita gente adora dizer que no mundo de hoje tudo é muito rápido, muito dinâmico, mas eu acho que as de um modo geral pessoas estão muito lentas

  • @MeEnsinaTV
    @MeEnsinaTV6 жыл бұрын

    Acho que tem alguns pontos aí. Ensinar programação é realmente muito bom. Mas tem um outro detalhe que vem antes disso. Precisamos ensinar as pessoas a terem pensamento crítico e a se conhecerem emocionalmente. Já existe uma coisa chamada Analfabetismo Emocional, e as consequências são bem graves, tanto para o indivíduo quanto para a sociedade. Daria pra ensinar tecnologia, pensamento crítico e inteligência emocional tudo ao mesmo tempo? Daria! Mas teríamos recursos financeiros e professores pra fazer tudo isso ao mesmo tempo? Duvido. Aí teríamos que optar por qual começar. Começamos pela tecnologia ou pela inteligência emocional e pensamento crítico? Acredito que o conhecimento emocional de si próprio é a base para qualquer indivíduo. Sendo assim, na minha opinião, apesar de adorar tecnologia e achar muito importante, eu começaria educando emocionalmente e ensinando a desenvolver pensamento crítico. E depois, tecnologia. 😃

  • @elisianemader6905

    @elisianemader6905

    6 жыл бұрын

    Maravilhosa colocação.

  • @bioleticia

    @bioleticia

    6 жыл бұрын

    Me Ensina TV e pq não conciliar? As crianças já aprendem uns 18 conteúdos na escola, adicionar ou substituir ou ainda agregar em outras disciplinas e atividades estes conteúdos seriam de grande relevância.

  • @Billyce18

    @Billyce18

    6 жыл бұрын

    Ainda não dá para conciliar. São 3 áreas que não estão sendo desenvolvidas plenamente, assim como a pedagogia o foi ate´então. São 3 áreas que iriam levar tempo, esforço e dinheiro cada uma em seu standard para se chegar na educação básica de todo mundo. As 3 juntas poderia ser um desastre. Além de que, não poderíamos simplesmente ignorar as matérias que já são desenvolvidas, pelo menos uma parte delas não, por exemplo, ainda é preciso saber escrever para poder programar. Matemática também é importante. E por aí vai.

  • @bioleticia

    @bioleticia

    6 жыл бұрын

    Billy Blyter mas tudo isso ainda é hipotético, então nesse campo de possibilidades, assim como foi incluída a escrita, também foram incluídas demais matérias, mas tudo demorou séculos... Um dia acontece...

  • @MeEnsinaTV

    @MeEnsinaTV

    6 жыл бұрын

    A questão que vc está perguntando sobre conciliar, é em termos de ideia ou em termos práticos de acordo com nosso realidade? Pq eu concordo que seria legal conciliar. Mas olhando pra situação do Brasil e sabendo como somos governados, achar que eles vão investir recursos pra conciliar essas 2 coisas, e até outras que possam ser necessários, tudo ao mesmo tempo, é praticamente uma ilusão. Seria muito legal? Com certeza! Mas eu prefiro não contar com isso. Então, se tenho que escolher qual fazer primeiro, eu prefiro a inteligência emocional. Essa é a questão: se vc, Leticia, tiver que escolher apenas entre um ou outro pra ser o primeiro a ser colocado na educação, vc acha que é melhor colocar a inteligência emocional ou acha que a programação tem prioriedade?

  • @AndressaLanns
    @AndressaLanns6 жыл бұрын

    Quem aí ta questionando a visão dessa menina.. sério, reflitam mais sobre isso! Uma primeira conclusão que eu cheguei aqui: imagina se os adolescentes saíssem do colégio tendo tamanho conhecimento em programação e tecnologia que fossem capazes de criar seus próprios protótipos, produtos caseiros como eletrodomésticos? Isso não seria 300 vezes mais útil do que viver numa decoreba (decoreba mesmo galera, não to falando sobre fatos históricos, por exemplo, que nos ensinam a ter uma visão crítica de como as pessoas funcionam em sociedade ou conhecimentos em química que nos ensinam que jogar água numa frigideira com óleo pegando fogo só vai aumentar o fogo, ou todo o conhecimento em física, matemática, geografia que nos faz rir dos terraplanistas, entendem?), decoreba essa que nos faz desperdiçar os anos que o nosso cérebro é mais maleável, quando somos capazes de aprender QUALQUER coisa! Ou vocês nunca viram uma criança que com 6 anos fala 3, 4 línguas, por exemplo? E não é porque ela é fora da média! Alguém aqui consegue pensar como eu e enxergar o tamanho da mudança e como o nosso mundo funcionaria de uma forma diferente se todos nós fossemos capazes de CONSTRUIR coisas? Tem fulaninho aí que ta construindo placa solar caseira e assim criando a própria energia elétrica; tem gente montando bicicletas capazes de gerar energia com o próprio atrito das rodas e assim ser autossuficiente, no quintal de casa! Cara, estou maravilhada! kk

  • @AndressaLanns

    @AndressaLanns

    6 жыл бұрын

    sim, sim, sim.. o ensino no brasil é super problemático e tem escolas que nem tem banheiro.. mas a gente precisa tentar arrumar isso antes pra daí seguir em frente? não da pra fazer tudo junto e daí evitar que o brasil só seja ainda mais atrasado na educação?!

  • @fventurajr

    @fventurajr

    6 жыл бұрын

    ANDIE Para o que você quer acho que poderia se começar com uma simplificação das leis, diminuição do poder do estado sobre as nossas vidas, das empresas. Assim, seria mais fácil empreender. Os pais teriam liberdade de ensinar os seus ofícios aos filhos ou escolher uma escolha que seria livre para decidir o seu currículo.

  • @AndressaLanns

    @AndressaLanns

    6 жыл бұрын

    entramos numa discussão bem legal falando sobre isso também, é bem complexa essa ideia de estarmos mais livres e independentes do estado e das empresas! Mas daí estaríamos dependentes de quem? ONGs talvez.. porque ou estamos nas mãos do estado, ou das empresas e prefiro do estado, desde que este nos dê boas opções, seja democrático e tudo mais.. porque se o estado não regulariza, ficar nas mãos de empresas é muito pior em diversos setores, porque daí a empresa vai visar o lucro e isso acaba nos tirando alguns direitos, sabe? Ainda acredito que o ensino deve ser unificado e tudo mais e, como essa ideia de programação é muuito futurista e bastante revolucionária, quem sabe não poderia ser uma opção dos alunos e dos pais? Não obrigatório.. enfim, eu gostei muito das ideias dessa mulher porque eu quebrei a cara mesmo! Ela me fez perceber que o futuro ta aí e vai avançar ainda mais e cada vez mais rápido! E se a gente puder familiarizar crianças desde cedo com a tecnologia e a criança não ser só um pequeno que sabe mexer num celular muito bem e tal, mas muito mais que isso como na programação, num futuro a longo prazo teríamos uma galera qualificada pro futuro, literalmente

  • @lissa4750

    @lissa4750

    6 жыл бұрын

    "magina se os adolescentes saíssem do colégio tendo tamanho conhecimento em programação e tecnologia que fossem capazes de criar seus próprios protótipos, produtos caseiros como eletrodomésticos?" azideiakkkk

  • @AndressaLanns

    @AndressaLanns

    6 жыл бұрын

    impressora 3d, conhece? :)

  • @jeffsilva
    @jeffsilva5 жыл бұрын

    falou tudo. Simples e claro. Parabéns pela destreza de palavras e idéias. A maior revolução contra qualquer sistema , como pela educação.

  • @deborahramos4467
    @deborahramos44674 жыл бұрын

    Camila Achutti é uma inspiração

  • @moisesandre
    @moisesandre3 жыл бұрын

    S E N S A C I O N A L!!! Camila consegue resumir de for ma brilhante a importância da mudança de paradigma digital necessária no sistema educacional.

  • @eusouaprendiz7378
    @eusouaprendiz73786 жыл бұрын

    O bom mestre é aquele que instiga o aluno a pesquisar, querer saber, querer entender.

  • @anapaulafebatis4548
    @anapaulafebatis45486 жыл бұрын

    Infelizmente é cultural mostrar as mazelas da Educação e ficar de braços cruzados. Precisamos sim de conteúdo que valorize e se adeque a realidade das crianças de hoje. Mas para isso nós precisamos nos capacitar e mudar noss compreensão sobre o futuro.

  • @gabrielcruz2746
    @gabrielcruz27466 жыл бұрын

    "Aprender a programar nos ensina a pensar" Steve Jobs

  • @coffeesoul
    @coffeesoul6 жыл бұрын

    Uma vez ouvi a seguinte frase "A evolução tecnológica não é fim, mas meio", algo assim... Ocorre que a arte de programar instiga o pensamento crítico, ao desenvolver pensamos em primeira instância na funcionalidade, no algoritmo ideal para atender a determinada necessidade e qual impacto buscamos criar sobre os usuários, tal tarefa pode demandar horas de projeção dependendo do caso. Programar de fato desacomoda nosso cérebro que está mais do que habituado a evitar estresse, entretanto não é preciso que todos dominem uma linguagem de programação e se tornem exímios programadores, precisamos - não na ideia da sociedade, mas como realização individual - de mentes pensantes. É simples e até engraçado, bons programadores não originam mentes pensantes, mas o oposto é verdade - e consequentemente refletimos quem somos.

  • @posdocenciaeptcepf
    @posdocenciaeptcepf3 жыл бұрын

    Parabéns Camila. Vamos juntos por essa revolução.

  • @otimizetv4754
    @otimizetv47546 жыл бұрын

    É uma semente, quando se fala em educação básica escolar. Mas eu captei a mensagem de que nós que por "coincidência" estamos aqui, conectados, podemos buscar o conhecimento, maaas sabemos que cada indivíduo tem uma maneira de viver se relacionar com o meio social. A minha conclusão é que realmente é o futuro, mas o curso de datilografia também era; acho que nós somos programados. O futuro é o agora. Bj 😘

  • @crisrodrigues8060
    @crisrodrigues80605 жыл бұрын

    Fico preocupada como é dada pouca importância nas aulas de informática na escola do meu filho. Realmente não adianta ir contra ao curso natural, as próprias crianças já estão com interesses diferentes, conhecimentos diferentes. Eles estão prontos pra aprender muito mais...

  • @danielkvapp9139
    @danielkvapp91396 жыл бұрын

    exelente discurso. muito claro e motivador. Parabéns!

  • @naru.u5604
    @naru.u56046 жыл бұрын

    Concordo que o ensino na escola deve evoluir também.

  • @karinapontes7437
    @karinapontes74376 жыл бұрын

    SENSACIONAL , CAMILA!! Tamo junto no fronte !,,!_

  • @tiagop720
    @tiagop7206 жыл бұрын

    Nos tempos de hoje basta clicar em botões que os papais já acham que o filho é um gênio. No meu tempo tinha que se virar com MS-DOS, linhas de comando e um Windows 3.1 mais instável que a rede elétrica de cidade no interior do Acre.

  • 6 жыл бұрын

    Sim esta é a proposta mais interessante em se implantar já no Ensino Médio! Sucesso...

  • @FlavioCamiloy2k
    @FlavioCamiloy2k7 жыл бұрын

    Muito bom !!!!

  • @jorgeeduardodelosrios9291
    @jorgeeduardodelosrios92916 жыл бұрын

    Muito bom e verdadeiro.

  • @lucianeferreirasantos2437
    @lucianeferreirasantos2437 Жыл бұрын

    Vídeo de 6 anos atrás e o quanto o que ela disse tem se confirmado a cada dia!

  • @tiagozontag8087
    @tiagozontag80876 жыл бұрын

    Aprender a programar é ótimo mas não é para todos, as pessoas são diferentes. Programar tb não deve ser foco no ensino já que é apenas uma atividade que pode mudar sua forma a qualquer momento. Todos moramos em casas mas nem todos sabemos construir ou arquitetar uma. Mesmo para nós que trabalhamos com programação ela, em si, acaba não sendo o fim. O ensino deve ser direcionado ao pensar, à criação das próprias opniões, à reflexão e ao questionamento. A informação na internet não é conhecimento mas se transforma em conhecimento quando à acessamos. Precisamos estimular a curiosidade e não justificar a ignorância com o argumento da disponibilidade da informação.

  • @user-qd6bb2xs6y
    @user-qd6bb2xs6y6 жыл бұрын

    Gente, na minha opinião, sem pesquisa a fundo sem nada, só opinião mesmo, acredito que devemos mostrar aos jovens do século XXI o quão é importante a tecnologia. Mudar o pensamento de como vemos a era digital para que as pessoas fiquem interessadas a saber como aquilo, como aquele dispositivo, sistema que ela tanto usa, funciona, como as coisas funcionam, e não só usar. A 100 anos atrás não possuíamos internet, nem computador, muito mais se for pesquisar a fundo.

  • @lylitealmeida8877
    @lylitealmeida88776 жыл бұрын

    O que curti nesse vídeo foi justamente incluir a vida digital,eu vejo muitos querendo tirar da vida dos jovens,ou retardar o ingresso na vida digital,porém estamos em um caminho sem volta a vida digital está aí e já faz parte.

  • @davi3789

    @davi3789

    6 жыл бұрын

    Os que leram jornais criticaram o radio, os que ouviram radio criticaram a tv, os que viram tv criticaram o video-game, os que jogaram video-game criticaram o celular... daq a uns 20 anos vc tb vai criticar algo seus filhos usarão e vc achará bobagem, faz parte.

  • @Igor-op8wu

    @Igor-op8wu

    6 жыл бұрын

    +Davi Rodrigues Na verdade isso se chama retrocesso intelectual. O mais velho sempre acha que o que era da época dele era melhor do que a de agora, quando na verdade isso é pura falta de interesse ou soberba de querer entender o novo, o diferente. No mundo em que a gente vive, quem faz isso fica pra trás, e o maior exemplo disso são as pessoas mais velhas que se recusam a mexer em redes socais/celular/videogame ou tem repulsa a algo que seja de 99 em diante por achar que é "coisa de nutela", "dessa geração de hoje em dia", isso é querer ser retrogrado em um mundo de constante mudança.

  • @davi3789

    @davi3789

    6 жыл бұрын

    Quer dizer que não mexer em redes sociais/celular/videogames vai fazer com que vc fique para tras?

  • @Igor-op8wu

    @Igor-op8wu

    6 жыл бұрын

    Eu não quis dizer que se não usar ESPECIFICAMENTE estes dispositivos você vai ficar atrás, mas qualquer coisa tecnológica criada uma época após a pessoa que se recusa a usa-la pelo motivo de ser "dessa geração de hoje em dia", como dizem pejorativamente. Usei esses dispositivos como exemplos pois eu já vi (e continuo vendo) pessoas mais velhas que se recusam a usar alguma dessas coisas pelo motivo já citado acima. Você com certeza já viu alguém fazendo isso, mesmo que tenha sido a algum tempo atrás e hoje essa pessoa faça o uso disso.

  • @davi3789

    @davi3789

    6 жыл бұрын

    Entendo, mas pense da seguinte forma. A evoluçao ta tecnologia não está restrita a eletroeletrônicos ou a gadgets. A evolução tecnológica manifesta-se majoritariamente na medicina, nos meios de transporte, nos processos de manufatura insdustriais que permitem a produçao em massa e mais barata de certos itens antes raros tornando-os muito mais acessíveis, na farmacologia, na construção civil, etc... Essas coisas que citei, todos na sociedade usufruem involuntariamente. Gadgets, ou eletrodomésticos são simplesmente uma pequena parte do que se chama tecnologia, uma pequenissima parte, que as pessoas tem o direito de gostar ou não, simplesmente não é correto dizer que uma pessoa não usufrui de tecnologia de ponta simplesmente pq não tem uma rede social, um celular ou uma tv 4k, quando muitas vezes essa pessoa sendo mais velha, faz exames no hospital com aparelhos literalmente milhares de vezes mais avançados doq qq celular lançado, que utiliza um algoritmo muito mais refinado doq o simples facebook. Tecnologia, é muito mais doq nosso smartphone conectado no snapchat pelo 4g.

  • @lologamer9599
    @lologamer95995 жыл бұрын

    embasamento a respeito de como a tecnologia da educação pode melhorar ou não a vida de cada um.

  • @TatianaStanisz
    @TatianaStanisz Жыл бұрын

    Palestra muito boa. Bem colocada

  • @ricardokerscher
    @ricardokerscher6 жыл бұрын

    Como assim a taxa de alfabetização ter caído em relação à época dos escribas?

  • @feraradical29fx
    @feraradical29fx6 жыл бұрын

    Concordo plenamente em se ensinar programação em escolas, para que haja o dobro de descobertas e avanços do que há hoje em dia. Porém, um ponto a se pensar é, como isso acarretaria para o "inicio do fim"? Se com tão "poucos" profissionais na área de tecnologia nos já conseguimos criar robôs que pensam por si só, imagina se essa profissão fosse mais comum? Quais as possibilidades de algo como, 'as maquinas tomarem o posto do homem ' se tornar verídico?

  • @viniciusmarquesferreira5466
    @viniciusmarquesferreira54666 жыл бұрын

    Concordo com quase tudo, hoje vivemos em um mundo com excesso de informação, não precisamos tê-las decoradas e sim saber procurá-las.Todavia, tome cuidado ao criticar o q n conhece bem.Aprendemos as classificações animais e vegetais para reconhecer o aparecimento de estruturas e a evolução da vida como é hoje.Por exemplo, se estuda a zoologia começando de organismos simples poríferos ( os quais tiveram origem de celulas eucarióticas de protozoários) e,assim, prosseguimos com cnidários, platelmintos ... e por aí vai.Entende? estudamos isso para tentar reconhecer o que somos como vida, mas sim, o sistema é falho e a vasta quantidade de informações que pedem para guardarmos é muitas vezes inútil, já que podemos a qualquer hora ter acesso a essas.

  • @kilsonaraujo2213
    @kilsonaraujo22136 жыл бұрын

    Incrível

  • @davidsued4553
    @davidsued45536 жыл бұрын

    Alguém pode me informar aonde está essa Lei que obriga as escolas publicas a ter sala de informática aberta ao público?

  • @anapaulafebatis4548

    @anapaulafebatis4548

    6 жыл бұрын

    david aguiar no portal do MEC tem o programa PROINFO. A portaria 522/MEC , de 9 de abril de 1997. Percebeu desde quando existe essa lei ?

  • @anapaulafebatis4548

    @anapaulafebatis4548

    6 жыл бұрын

    LDBEN 9394/96 - Educação em Tecnologia

  • @porcorosa1942
    @porcorosa19424 жыл бұрын

    8:21

  • @cacadu971
    @cacadu9716 жыл бұрын

    Calma ! Eu tenho um plano !

  • @laragomes7479
    @laragomes74796 жыл бұрын

    Show!

  • @regisschmidt2812
    @regisschmidt28123 жыл бұрын

    OI Camila, quantas crianças das 15mil que vc educou neste teu novo paradigma fizeram a diferença?

  • @InfoTVOficiall
    @InfoTVOficiall3 жыл бұрын

    Qual é essa lei que ela se refere que diz que as escolas devem ter um laboratório de informática em pleno funcionamento??? Alguém saberia informar?? É uma lei nacional ou estadual?

  • @umshowdeprosperidade8040
    @umshowdeprosperidade80406 жыл бұрын

    No mundo ideal no mundo perfeito. Só que no Brasil não é assim.

  • @31rafa
    @31rafa6 жыл бұрын

    Oque ela disse é verdade. No Brasil, crianças, jovens até adultos, não têm conhecimento e não entendem tecnologia (uma pequeníssima parcela sim, e são pessoas como a palestrante, que trabalham na área). A consequência dessa situação já está aí: Facebook, Google, Twitter, Snapchat, todas essas empresas, que oferecem serviços gratuitos, lucram milhões/bilhões vendendo informação dos usuários para empresas privadas e governos. Tanto é que o Facebook está enfrentando um problemão acerca disso atualmente. O exemplo do "dar um share" foi muito bem dado, pois essa massa ignorante acerca de tecnologia, compartilha, usa e apoia diversas coisas, e não fazem ideia da consequência desses atos. Nos EUA e em outros países desenvolvidos, crianças aprendem a programar desde cedo nas escolas. Programação além de estimular o raciocínio lógico, a resolução de problemas, também permite a pessoa desenvolver ferramentas e meios que irão ajudá-la a ter voz e se expressar para o mundo.

  • @cassianoricardo8743
    @cassianoricardo87436 жыл бұрын

    mt bom

  • @Streetkillerful
    @Streetkillerful5 жыл бұрын

    Sou engenheiro informático, e não acho que ensinar programação seja tão necessário assim... Quem acha que sabendo programar vai mudar o mundo, ou criar o próprio negócio, está redondamente enganado. O mais provável é acabar num escritório com outros 500 colegas a trabalhar numa multinacional. Me Ensina TV deu uma ótima resposta a este vídeo.

  • @diegofreire7827

    @diegofreire7827

    4 жыл бұрын

    Ela não quis passar essa mensagem, meu caro! Assista de novo

  • @MarioRBSouza
    @MarioRBSouza6 жыл бұрын

    TEDx , onde vocês estavam em 1972 ? rsrs

  • @malone7855
    @malone78556 жыл бұрын

    O que as crianças precisam é aprender latim, quem fala latim aprende facilmente qualquer coisa que necessite de raciocínio lógico.

  • @Billyce18
    @Billyce186 жыл бұрын

    dar um share = endossar. Olha, acho que depende mais do contexto.

  • @hcampina100

    @hcampina100

    6 жыл бұрын

    Não para o algoritmo. Mesmo quando você compartilha algo imparcialmente ou até pra criticar, o Facebook, KZread ou outras plataformas interpretam como se aquele assunto fosse do seu interesse e vai aparecer mais pra você e seus contatos na rede em que voce deu o "share". E mesmo ignorando esse fato. Ela não quis necessariamente dizer que o share significa apoio, mas que ele significa mais do que as pessoas pesam quando clicam naquele botão.

  • @deborahramos4467
    @deborahramos44674 жыл бұрын

    Lendo os comentários abaixo, eu concluo que esperar pelo Estado investimento para uma nova forma de educação básica envolvendo o conhecimento em programação é uma grande ilusão, seja qual governo for.

  • @yagamiprogrammer7792
    @yagamiprogrammer77926 жыл бұрын

    A gente, a gente, a gente.. que embrulho na barriga me da essa palavra :/. Mas no geral, boa palestra!

  • @OZAMA787

    @OZAMA787

    3 жыл бұрын

    Kkkkk verdade, só percebi quando lí o seu comentário, realmente ela exagerou absurdamente no "a gente". Nisso que dá não se preparar pra se expôr ao público, quando fazemos assim deixamos de apresentar o melhor que poderíamos fazer, mas tá valendo, o conteúdo é válido.

  • @Habbit2416
    @Habbit24169 ай бұрын

    A qual lei ela se refere? Da obrigação de ter laboratórios de informáticas abertas ao público

  • @umshowdeprosperidade8040
    @umshowdeprosperidade80406 жыл бұрын

    Pergunta pra algum jovem se ele quer ser professor?!

  • @RenanSMene

    @RenanSMene

    3 жыл бұрын

    Eu

  • @marceloh6206
    @marceloh62065 жыл бұрын

    O mundo mudou muito nos últimos 20 anos, se compararmos com 50 ou 100 anos, então, não temos como mensurar. Enquanto isso, o conteúdo programático das escolas é quase igual a dos anos 60. Aí a gente vê os estudantes saindo das faculdades e seu conhecimento não sendo útil para trabalhar, jovens saindo do colegial e tendo dificuldades para se comportar como adultos. Acredito que alfabetização digital, emocional, ética, política e financeira devem ser discutidas. Para educação financeira, faço um adendo: cansei de ver funcionários administrativos ganhando 4, 5 salários mínimos vivendo de forma regrada e médico e juíz com 30, 40 salários mínimos se afogando em dívida. Os caras estudam muito pra chegar nessas posições e depois dinheiro nenhum é suficiente para fechar o mês. Como pode?

  • @andratek
    @andratek6 жыл бұрын

    Mestres da USP sabem programar em Assembly?

  • @feraradical29fx

    @feraradical29fx

    6 жыл бұрын

    qual a necessidade de saber programar em assembly, que é de tão baixo nível, quando se tem linguagens que podem acelerar o desenvolvimento do programador, ajudam a depurar o código, e são facilmente entendidas por qualquer pessoa interessada?

  • @VRR6T

    @VRR6T

    5 жыл бұрын

    @@feraradical29fx É uma questão de necessidade, se não fosse útil não teria sido criada. Quão mais baixo nível uma linguagem é, maior é a capacidade que ela tem (em termos de gerenciamento de recursos), embora aumente a complexidade para aprendê-la porque diminui cada vez mais o nível de abstração.

  • @eurandicorvelloantunesdeol5392
    @eurandicorvelloantunesdeol53926 жыл бұрын

    Tá. Idéias bonitas mas que não alcançarão a todos. Ainda temos crianças que vão na escola para comer. Nem bibliotecas (com bibliotecário) temos! O computador é um reles objeto como qualquer outro que necessita do discernimento do usuário, e pra ensinar discernimento não se necessita de computador.

  • @profwilmarleal
    @profwilmarleal6 жыл бұрын

    Muito bom, mas, poderia acrescer mais uma pergunta. O aluno, ele quer aprender a programar?

  • @leonardomartins1527

    @leonardomartins1527

    6 жыл бұрын

    O aluno quer aprender matemática, biologia, física, química, história, linguagens e etc .. Tirando a Ed. Física? Acho que a sua pergunta não faz o menor sentido.

  • @feraradical29fx

    @feraradical29fx

    6 жыл бұрын

    te garanto que, são poucos os jovens que desejam sair de casa e passar um bom tempo de sua vida na escola.. Se eles tivessem a opção de querer aprender alguma coisa, iriam preferir ficar em casa.

  • @clarissesimoesribeiro5744

    @clarissesimoesribeiro5744

    4 жыл бұрын

    A gente precisa conhecer uma coisa pra decidir se gosta ou não gosta. Isso vale pra qualquer coisa, mas a programação tem ainda um agravante: é uma habilidade que está se tornando cada dia mais essencial em qualquer área.

  • @mdfisica
    @mdfisica6 жыл бұрын

    Ela é inteligente, mas repetiu velhos clichês sobre educação. Mas concordo que a educação digital deveria estar mais avançada na educação.

  • @lucasfelipe-ze5sy
    @lucasfelipe-ze5sy6 жыл бұрын

    A proposta é boa, mas a forma que ela argumentou e desenrolou, realmente não foi convincente, suou um tanto quanto "discurso bonitinho". Eu, como programador, reconheço o quão essencial é a programação para nossa sociedade atual, e de como ela exercita o raciocínio lógico, mas, se eu tivesse que convencer as pessoas de que devemos gastar mais dinheiro de recursos públicos (que quase já não tem), com programação, eu argumentaria que a função da escola, deveria ser de formar pessoas aptas a desenvolver a nossa sociedade, e não preparar para uma prova do Enem, que é o que acontece hoje em dia, pois todo o sistema de educação está errado, sei que ela falou sobre isso, mas não ficou tão implícito uma real necessidade de mudança, pelo menos não da minha perspectiva. Mas enfim, na sua raiz, eu entendi o que a moça quis dizer, e concordo totalmente, a programação é a nossa próxima segunda língua materna, e, ela pode ser tão importante quanto ficar decorando nomes de estruturas celulares, ou de grupos de microorganismos...

  • @diegoamorim5592
    @diegoamorim55926 жыл бұрын

    Mas nem todo o conhecimento do mundo está na internet, ela está mais nos livros do que divulgada na internet. Engana-se quem acha que é só estudar pela internet e esquecer os livros.

  • @josediego8257
    @josediego82576 жыл бұрын

    TI será o primeiro passo?

  • @bizantino
    @bizantino3 жыл бұрын

    Opa

  • @thiagocosta1184
    @thiagocosta11846 жыл бұрын

    Como ensinar programação para uma criança que nem sabe o que é um aplicativo, que nunca pegou um smart-qualquer-coisa na mão e nem ligou um PC? O discurso é bonito, a ideia é boa e o motivo é ótimo, mas estamos ainda distantes alguns passos disto.

  • @moshedayan5044
    @moshedayan50445 жыл бұрын

    Nossa, visão muio rasa !

  • @michelisilva7294
    @michelisilva72946 жыл бұрын

    Será que essa moça conhece a realidade das escolas no norte ou nordeste? Com certeza não deve saber que há escolas que nem possuem banheiro!! E essas são muitas! Faz sentido ela vir falar que devemos ensinar programação em um país onde a maioria sofre com exclusão, pobreza, necessidades básicas? Ah me poupe!!! Seria ideal que tudo que ela "sonha" fosse possível de se realizar!! Mas dentro da nossa realidade, a escola alfabetizando estaria de bom tamanho!

  • @AndressaLanns

    @AndressaLanns

    6 жыл бұрын

    Ok, este é outro assunto adicionado nas questões que ela levantou no vídeo! É válido pensar nas escolas que não tem nem banheiro... Mas e daí a gente vai atrasar toda a educação no país até que todas as escolas tenham banheiro? Ou a gente pode fazer tudo acontecer e crescer ao mesmo tempo? Porque, não enxergar da forma que essa menina enxergou (e particularmente achei GENIAL e muito óbvio), só nos faria, novamente, um país atrasado.

  • @anapaulafebatis4548

    @anapaulafebatis4548

    6 жыл бұрын

    A gente tem que aprender a fazer de um limão, uma limonada. Entender que para as crianças nascidas do século XXI, para elas é normal usar tecnologia. E precisamos mudar esse pensamento. Ou você que elas se importariam em sentar no chão da sala e usar um tablet ao invés de estar com lápis e caderno na mão. A criança aprende vivenciando.

  • @michelisilva7294

    @michelisilva7294

    6 жыл бұрын

    ANDIE, Eu concordo que a teconologia deve ser usada em escolas como um "suporte", um facilitador para a aprendizagem das crianças. Mas essa moça fala que devemos ensinar as crianças a programarem!!! Toda opinião deve ser respeitada, mas nem toda é válida. Acho que uma opinião sobre esse assunto de sistema escolar deve ser embasada pelo conhecimento das fases do desenvolvimento da criança, e nesse assunto específico vídeo, deve ser embasada pelo conhecimento sobre CURRíCULO. Quando se tem esse conhecimento, sabe-se que o currículo deve partir da realidade do aluno. E programação não faz parte da realidade dos alunos de zona rural, nem das regiões mais pobres do Brasil, não esquecendo assim que esses alunos são a MAIORIA do nosso país. Concordo com você que devemos crescer, mas uma construção só se ergue quando tem base. E nossa educação não tem nem a base, nem o mínimo para se tornar uma educação de qualidade. Implantar programação no currículo escolar(como essa moça disse que deveria ser implantado para todas as crianças) seria o mesmo que um pai que não consegue nem garantir a alimentação dos seus filhos mas os presenteia com um celular. Outro ponto que quero esclarecer: educação de qualidade não é aquela onde se usa aparelhos tecnológicos. Já vi casos de neuropediatras e outros que estão envolvidos com o meio educacional que tiveram a oportunidade de matricular seus filhos em escolas assim, mas nao quiseram porque sabem que crianças não precisam de tecnologia, crianças precisam de um adulto consciente, de materiais e ambiente adaptado as suas necessidades de desenvolvimento. Crianças precisa ter contato com o "humano", com a natureza. Te convido a estudar sobre outros tipos de educação, como a montessoriana por exemplo, escola escolhida pelo príncipe Willian para matricular seu filho e olha que ele poderia ter escolhido uma escola que priorizasse a tecnologia, né?

  • @michelisilva7294

    @michelisilva7294

    6 жыл бұрын

    Ana Paula Ferreira, não sei se entendi certo, quando você diz "sentar no chão" é sinônimo de precariedade das salas de aula? Eu tenho certeza que as crianças não se importariam em se "sentar no chão" e mexer no celular, em vez de suar lápis. Crianças não entendem a sua realidade e muito menos sabem o que deve ser a prioridade para seu desenvolvimento. Agora um adulto que tenha consciência ficaria revoltado em ver essa cena. Te convido a estudar sobre desenvolvimento infantil e você verá que crianças não precisam de tecnologia. Para se desenvolverem elas precisam de adultos de referência que as ajude a formarem sua autonomia, sua consciência, sua inteligência emocional, o respeito com o próximo e com a natureza. Ou seja, elas precisam do "humano", o digital não garante que elas se desenvolvam plenamente. Concordo que a tecnologia é uma ferramenta que ajuda na inclusão de deficientes físicos e para facilitar a aprendizagem das crianças. Ou seja, ela deve ser uma "ferramenta", nao objeto de estudo, como propôs essa moça do vídeo dizendo que deveríamos ensinar as crianças a programarem. Também te convido a conhecer os benefícios de outros tipos de pedagogia onde a tecnologia não é prioridade, e assim você verá o que é imprescindível nas escolas, e te garanto que não são os aparelhos digitais. Mas infelizmente no Brasil a maioria das pessoas valorizam mais o celular do que a educação e desenvolvimento global da criança. Os pais deixam de comprar livros para seus filhos, mas não deixam faltar o celular e a internet.

  • @anapaulafebatis4548

    @anapaulafebatis4548

    6 жыл бұрын

    Micheli Silva entendi seu posicionamento e concordo com o que você disse. O que eu quis dizer é que a criança realmente não importa as condições quando ela e a família realmente acredita na Educação como mudança de vida, mas não concordo com a precariedade do ensino, como nós vemos nos dias de hoje, diante do gasto irresponsável do poder público com o dinheiro da Educação e a falta de investimento. Mas o público em que ela se encontra palestrando, tem uma situação financeira equiparado ao que ela propõe. Na verdade ela está em busca de empreendedorismo da parte das pessoas para engajar com ela nesse sonho. Ela sabe os pós e os contras. Mas imagina uma criança construir seu próprio carrinho com controle remoto com material reciclado? Com a Robótica no currículo escolar, isso é possível. A tecnologia da informação tem campos interessantes de ensino para a criança. Imagina os pais poderem fazer oficinas junto com seus filhos e podendo até mudar a vida daquela família economicamente? Se entrar no KZread e digitar "Robótica com reciclado" você vai achar muitas coisas boas.

  • @eurandicorvelloantunesdeol5392
    @eurandicorvelloantunesdeol53926 жыл бұрын

    Tá. Idéias bonitas mas que não alcançarão a todos. Ainda temos crianças que vão na escola para comer. Ainda temos escolas onde as crianças sentam no chão. Ainda temos escolas que Nem bibliotecas (com bibliotecário) tem! O computador é um reles objeto como qualquer outro que necessita do discernimento do usuário, e pra ensinar discernimento não se necessita de computador.

  • @pasteldefeira2010
    @pasteldefeira20105 жыл бұрын

    Mas não é assim. Meu filho já me perguntou pra que aprender letra cursiva se nunca vai usar...Pra que saber o que os diachos do holandeses vieram fazer em Pernambuco? Pra que saber quantos rios tem no Brasil? É tanta informação inútil na escola que eu decidi tirar meu filho da escola particular, colocar na pública que não ensina nada mesmo e investir em cursos que o capacitarão a trabalhar no futuro...

  • @fabiozimmerman7598
    @fabiozimmerman75984 жыл бұрын

    Só 24 anos?!

  • @coringavinte5105
    @coringavinte51056 жыл бұрын

    que paisinho se fosse futebol o estadio estaria lotado

  • @lccamilo
    @lccamilo6 жыл бұрын

    Muito rasa, muito utópica, sem sentido. Eu acho que ensinar as crianças a usar senso crítico é muito bom. Ensinar as crianças a terem raciocínio lógico é muito bom. Enfim, ensinar às crianças os requisitos (habilidades importantes) para serem um programador/analista é muito válido, são habilidades genéricas que podem ser utilizadas em qualquer área da vida. Mas não chegar à programação de fato, esse segundo passo tem que ser dado pelas crianças que se interessarem pela área e não empurrado goela abaixo.

  • @vitordias3250

    @vitordias3250

    6 жыл бұрын

    Nós já fazemos isso com matemática, história, biologia e espanhol. Oque define o conteúdo de programação como inválido para ser posto dessa maneira ? Só para constar não concordo com obrigar alunos a aprender uma matéria sem que ele queira

  • @rodolfodirack1246

    @rodolfodirack1246

    5 жыл бұрын

    Você não entendeu, amigo. "Programação" é uma linguagem, te permite aprender uma vasta quantidade de assuntos através da prática da solução de problemas. Exemplo, imagina uma criança/adolescente aprendendo Equações programando e exibindo a partir de programas criados por elas mesmo? Ou fazendo um experimento numérico de física através de programas em C/C++, por exemplo?

  • @fabiomoreira5738

    @fabiomoreira5738

    3 жыл бұрын

    Você não entendeu quase nada 😂😂😂

  • @victoremanuel3151

    @victoremanuel3151

    3 жыл бұрын

    Finalmente alguém sensato. Quem defende que programação deve ser ensinada à crianças deve viver na Disney, no mundo dos gnomos e das fadas...

  • @marceloxsweet1358
    @marceloxsweet13585 жыл бұрын

    14min pra dizer que a didática é arcaica e não prática, fato. Tá errada.. Não é necessário que as crianças aprendam programação, vida digital, pensamento computacional. Seu sonho venenoso acabará criando crainças mecanizadas, usando lógica computacional para situações de cunho pessoal, como fala tanto em senso crítico, e diz que crianças não desenvolveram um... O que garante o bom uso desse poder computacional e uma didática ética? A criança com sede de conhecimento vai achar lindos tutorias de infoCC no youtube, PishingPersistent entre outras lindas e belas armadilhas na web.. Primeiro se constroi o ser, o cidadão, ético, honesto, produtivo, depois disso.. Que dura pouco tempo.. Deve ser de escolha dele, do jovem.. E não empurrar mais uma rotina na grade da criança, não calculando aptidão, cognição ou sequer escolha, habilidade da criança.. Os seres são diferentes, inconstantes.. Tá sonhando errado. Nada pessoal.. Coach.. Tá recrutando amebas como sempre.. Ou é ( maudade ) sua ou ingenuidade.

  • @awvalenti
    @awvalenti7 жыл бұрын

    Na minha opinião, algumas ideias boas e muitos clichês. Gostei particularmente da sugestão de discutir a sociedade digital dentro da escola, algo que pode ser feito na disciplina de Filosofia, que já existe. Porém, dizer que programar será fundamental para viver na sociedade do futuro me parece exagero.

  • @tonicospinelli

    @tonicospinelli

    6 жыл бұрын

    então você acha que o Excel é só uma planilha? Resolver problemas como soma, PROCV e outras coisas estatísticas não é programação?

  • @nehemiasvids

    @nehemiasvids

    6 жыл бұрын

    Com a automação e aperfeiçoamento da robótica, provavelmente todo mundo terá que saber um pouco de programação porque o tipo de empregos e atividades vão mudar.

  • @eltonfernando90

    @eltonfernando90

    6 жыл бұрын

    Futuro? hoje já é fundamental, imagina no futuro.

  • @AndressaLanns

    @AndressaLanns

    6 жыл бұрын

    Então, tu não conseguiu enxergar longe como essa moça enxergou.. Achar que é exagero é miopia, de verdade!

  • @SaladaTodoDia

    @SaladaTodoDia

    6 жыл бұрын

    Isso. É como dizer que todo mundo tem que saber assentar tijolos, porquê todo mundo mora em casas de tijolos. Mas concordo em ensinar raciocínio lógico, não linguagem de programação.

  • @fventurajr
    @fventurajr6 жыл бұрын

    Eu já penso diferente. Esse negócio de governo decidir o que é melhor para os outros é muito errado. Não deveria haver um currículo mínimo. Escolas não deveriam ser obrigadas a servir a sociedade. Alfabetização e conhecimento das 4 operações matemáticas é o que a criança deveria aprender bem. Depois penso que ler e escrever muito. Adiar ao máximo a interação a smartphones, tablets e similares, mas tudo isso por decisão dos pais e não por "iluminados" em um gabinete.

  • @MarioRBSouza

    @MarioRBSouza

    6 жыл бұрын

    Correto. Programar, significa ficar bem longe destas futilidades de "smartphones, tablets e similares". Vai bem ao encontro da solução com que o Fernando Ventura Jr aqui se preocupa.

  • @lucelialopes2485
    @lucelialopes24855 жыл бұрын

    Muita besteira , aqui no Brasil as notas são orriveis só com o conteudo basico imagine mas essa para acabar de charfurdar a mente da galera.

  • @RenanSMene

    @RenanSMene

    3 жыл бұрын

    Realmente "ORRIVEIS"

  • @thalysongomesnepomucenodas193
    @thalysongomesnepomucenodas1934 жыл бұрын

    essa mulher tomou alguma parada antes de ir nessa palestra? nada com nada....

  • @andratek
    @andratek6 жыл бұрын

    Mulher Geek?

  • @ricardoprincipedimantova
    @ricardoprincipedimantova6 жыл бұрын

    Aprendi muitas coisas em TI em CD's e apostilas mesmo, agora essa Sra. pode ter boas intenções, mas sua oratória em nada é: objetiva e prática, enfeitou tanto o assunto e praticamente não disse nada, trabalhei em segurança de dados, não acho "nada do outro mundo" salvar senhas.Agora mesmo meu outro notebook esta em uma VPN dedicada com um servidor em Los Angeles e eu aqui em São Paulo enviando dados. Trabalho remoto no Exterior desde 2008.TI não é "Caldeirão de Bruxas nem Mundo mágico".

  • @axeloof7981
    @axeloof79812 жыл бұрын

    KAKAKAAKAKAKAKA COMO SE TODOS OS JOGOS DO ROBLOX FOSSEM PROGRAMADOS POR PIRRALHOS

  • @evolha
    @evolha2 жыл бұрын

    a mina no público comendo uma pipocona slk skskksk

  • @flanos5777
    @flanos57772 жыл бұрын

    Eu não sei o que é dar um char.

  • @victoremanuel3151
    @victoremanuel31513 жыл бұрын

    Quem defende que programação deve ser ensinada à crianças deve viver na Disney, no mundo dos gnomos e das fadas...

  • @____1744

    @____1744

    3 жыл бұрын

    Por que? Programação é muito importante

  • @victoremanuel3151

    @victoremanuel3151

    3 жыл бұрын

    @@____1744 Concordo sim que seja importante, pois sou programador. Porém, na minha opinião, a escola precisa somente ensinar as duas formas basilares de raciocínio, que são o raciocínio lógico (matemática) e raciocínio crítico (filosofia). Essas são as duas ciências que deram origem a todas as outras, e todas as outras ciências jogam o jogo dessas duas. Se uma pessoa possui domínio dessas duas ciências, ela aprende absolutamente qualquer coisa sozinha.

  • @____1744

    @____1744

    3 жыл бұрын

    @@victoremanuel3151 eu também sou programador nunca fiz nada muito grande e tenho 14 anos ainda, tive interesse nessa área aos 10 anos e minhas linguagens principais são C# e python, e isso mudou minha vida completamente eu não só melhorei em questão de recicinio lógico com em matemática também, hoje eu tento automatizar tudo que posso e estou mais confiante do meu futuro

  • @victoremanuel3151

    @victoremanuel3151

    3 жыл бұрын

    @@____1744 Massa cara, vai fundo.

  • @thomasmorus9977
    @thomasmorus99773 жыл бұрын

    Essa moça confunde “conhaque de alcatrão” com “catraca de canhão”. Nada entende de educação.

  • @GuitarDee
    @GuitarDee5 жыл бұрын

    Ela programa? Kkkk sabe de nada...

  • @RenanSMene

    @RenanSMene

    3 жыл бұрын

    Sim

  • @eduardopaiva5153
    @eduardopaiva5153 Жыл бұрын

    agora vem o lula i tira a robótica da criançada ...FAZ O "L"

  • @comedor686
    @comedor6867 жыл бұрын

    Essa garotada aprende algumas coisas e acha que pode sair deitando falação. A dona Camila está viajando na maionese, com essa conversa de que tem que ensinar programação a todas as crianças de todas as escolas brasileiras. Quando ela diz que “o nosso cérebro passa a desempenhar funções que elas não foram criadas para isso” mostra que não aprendeu a falar português corretamente e que, provavelmente, pensa mal. O que ela disse é, logicamente, equivalente a dizer que “a nossa perna não foi criada para chutar uma lata de goiabada”. Todavia, a perna chuta. Chuta bola de futebol e até o traseiro de quem fala bobagens. Botar criança de ensino fundamental para aprender a programar computador é uma sandice sesquipedal, que mostra que ela não entende nada de neurobiologia e do funcionamento do cérebro de uma criança, que ignora as fases do desenvolvimento da criança. É bem verdade que a maioria dos professores das escolas públicas de ensino fundamental (e até médio) pouco ou nada sabem sobre estas coisas, todavia, eles não estão no KZread ditando regras. Até porque nada teriam a dizer. Se as escolas conseguissem ensinar as crianças a ler, escrever e contar, coisas que elas não estão fazendo, já estaria de bom tamanho. Computador na escola não vai resolver as desgraças do ensino no Brasil. O que a dona Camila quer é vender o peixe dela.

  • @jadyswift

    @jadyswift

    7 жыл бұрын

    Viajando na maionese? Se é uma área que só cresce, gera milhares de empregos todo ano e é parte fundamental da vida da maioria das pessoas, por que é viajar na maionese querer que ela seja parte do currículo escolar? A educação tem que ser relevante ao ambiente dos alunos.

  • @tonicospinelli

    @tonicospinelli

    6 жыл бұрын

    seu comentário pode ser quebrado simplesmente dando novamente play no video! O ensino não acompanha a evolução tecnológica em que vivemos! Elas deveriam sim ser desafiadas a criar mecanismos que a ajudasse no aprendizado!

  • @brvl

    @brvl

    6 жыл бұрын

    Frederico Pereira vc que tá viajando na maionese

  • @AndressaLanns

    @AndressaLanns

    6 жыл бұрын

    Sabe o que tu disse aqui? (adicionando o tema educação no Brasil) "se já não funciona, imagina adicionar uma coisa tão complicada que já está sendo adicionada em países de primeiro mundo? Vamos tentar resolver primeiro o básico e daí ficar cada vez mais atrasado na educação em relação a países desenvolvidos!"

  • @reffertfilho

    @reffertfilho

    6 жыл бұрын

    Frederico Pereira perfeita colocação. A forma errônea dela pensar é equivalente a dizer que devido o boom que aconteceu da eletrônica à partir de meados do século passado, todas as crianças deveriam ter aprendido eletrônica. Outra falácia é a de que todos deveriam aprender sobre todas as áreas... Para finalizar devemos lembrar que existem as escolas técnicas que possuem curso de informática e que preparam técnicos na área. Como lembrete, não sei se a palestrante conhece da área de informática, para se aprender a programar, é necessário um sólido conhecimento de lógica, o que precederia o ensino de programação.

  • @ricanalista
    @ricanalista5 жыл бұрын

    Falou uma grande besteira

  • @lucasfelipe-ze5sy
    @lucasfelipe-ze5sy6 жыл бұрын

    A proposta é boa, mas a forma que ela argumentou e desenrolou, realmente não foi convincente, suou um tanto quanto "discurso bonitinho". Eu, como programador, reconheço o quão essencial é a programação para nossa sociedade atual, e de como ela exercita o raciocínio lógico, mas, se eu tivesse que convencer as pessoas de que devemos gastar mais dinheiro de recursos públicos (que quase já não tem), com programação, eu argumentaria que a função da escola, deveria ser de formar pessoas aptas a desenvolver a nossa sociedade, e não preparar para uma prova do Enem, que é o que acontece hoje em dia, pois todo o sistema de educação está errado, sei que ela falou sobre isso, mas não ficou tão implícito uma real necessidade de mudança, pelo menos não da minha perspectiva. Mas enfim, na sua raiz, eu entendi o que a moça quis dizer, e concordo totalmente, a programação é a nossa próxima segunda língua materna, e, ela pode ser tão importante quanto ficar decorando nomes de estruturas celulares, ou de grupos de microorganismos...

Келесі