Melhor evitar, tá bom? | Morro dos Ventos Uivantes (Emily Bronte)

Compre pela livraria e ajude a financiar o canal:
livrariaolabocos.com.br/
✅ Me sigam no Instagram: / olabocos
✅ Lista de espera para a Academia Bocault: *link*
📩 Contato profissional: suporte@clubeboco.com.br
📖LIVROS RECOMENDADOS:
📸Equipamentos utilizados:
Microfone Hyperx Quadcast S - amzn.to/3EPy36x
Tablet Galaxy S8 com canetinha - amzn.to/3IvW5Yy

Пікірлер: 166

  • @esterlealds
    @esterlealds11 ай бұрын

    Mulher, agora você vai ter que resenhar todos os clássicos do mundo.

  • @isabelle02.12
    @isabelle02.1211 ай бұрын

    Essa foi a melhor leitura que fiz do ano. Gostei justamente pelos personagens serem odiosos e não perfeitos. Para mim a casa que é amaldiçoada, todo mundo que fica lá fica do mal do nada. Parece que a casa mostra o lado ruim das pessoas que permanecem lá.

  • @jeffersonpereira2118
    @jeffersonpereira211811 ай бұрын

    Uma nota sobre a citação bíblica: Deus diz a Caim, pelo temor deste diante da vingança de parentes, que quem o matasse seria castigado sete vezes. No mesmo Genesis, Lameque, após ter matado duas pessoas que lhe incomodaram, diz "Porque sete vezes Caim será vingado; mas Lameque setenta vezes sete". Daí deriva o ensino sobre perdão de Jesus.

  • @Isabelly_Passos
    @Isabelly_Passos11 ай бұрын

    Amei o vídeo!! Eu tava com medo da Debs não ter gostado KKKKK

  • @alessandracosta6853
    @alessandracosta68536 ай бұрын

    Terminei o livro agora a pouco. Meus Deusssss!! Fiiquei obcecada pela história, a loucura e a obsessão que permeia os personagens me contaminou 😅 o livro é fantástico. Antes de ler o livro assisti seu vídeo e após terminar a leitura vim assistir novamente, quero continuar com a história em mim.

  • @JorannyGomes
    @JorannyGomes11 ай бұрын

    O morro dos ventos uivantes tem tudo de ruim mesmo Debs, maus tratos a crianças, agressões físicas e verbais, cárcere privado, etc. São humanos sendo guiados por paixões desenfreadas que levam a decisões impulsivas (como casamentos que terminam infelizes) que propagam a desgraça por gerações. É uma narrativa sobre o que há de ruim no ser humano de forma bem crua: egoísmo, inveja, ira, ganância, soberba. É um clássico necessário, um tapa na cara da Inglaterra que se pensava tão civilizada em costumes naquela época. 💯👍

  • @gabrieldavi4866
    @gabrieldavi48665 ай бұрын

    A forma como a autora descreve a degradação do caráter humano torna esse livro uma obra de arte.

  • @helencardoso2741
    @helencardoso274111 ай бұрын

    Que análise fantástica. Como fã apaixonada pelo livro digo que amei. Eu também acredito que exista outra referência. A Divina Comédia do Dante. Para ser mais exata o 2° Ciclo do inferno. O Vale dos Ventos. Que é o setor, vamos chamar assim daqueles que cometeram o pecado da luxúria ou até praticaram adultério. Neste "setor" estas almas são açoitadas por um vento tão violento quanto os sentimentos de luxúria e paixão que praticavam. E se não me falha a memória estes amantes tentam se tocar, estarem juntos, mas não conseguem porque os furacões e ventanias os afastam. Que o Heathcliff é o capiroto e transforma aquilo ali no inferno é fato, mas fazendo um paralelo entre O Morro Dos Ventos Uivantes e O Vale dos Ventos eu não consigo deixar de pensar que não exista nenhuma influência. A Nelly nunca contou se eles chegaram nos finalmentes ou não, só que o livro tem muitas coisas nas entrelinhas e da margem pra muita imaginação.

  • @academiabocault

    @academiabocault

    11 ай бұрын

    Preciso ler A Divina Comédia

  • @alessandroyuriAlegrette
    @alessandroyuriAlegrette11 ай бұрын

    Olá, Débora. Tudo bem? Realmente, "O Morro..." é um livro que divide opiniões do tipo ame ou odeie. É uma obra polêmica que até hoje suscita muitos questionamentos alguns sobre o seu processo de escrita e sua "natureza" - entende-se aqui é um livro que exalta o mal, como alguns afirmam? Eu que estudei profundamente esta obra no meu doutorado, afirmo que não e vou explicar minha opinião. É preciso ressaltar que este é um livro que é difícil de ser inserido uma categoria. Mas, devido ao seus elementos sinistros, digamos assim, ele se enquadra no espectro do gótico em sua vertente romântica, de matriz "byroniana". Sobre o "byronismo" como estética, posso afirma que isso vale tanto para Heathcliff como para sua amada Catherine. Ambos têm o que podemos chamar de características byronianas: são cercados por uma aura sobrenatural, tem uma natureza violenta, um caráter tempestuoso, e estão condenados a um destino trágico devido um forte sentimento que os une - sim é um tipo de relação amor/ódio que pode ser considerada fatal que leva ambos a morte, digamos assim. Se isso é bom ou não, fica a critério do leitor. Uma coisa ninguém pode contestar: Catherine e Heatchlff é um casal atípico na literatura, o que é um traço de originalidade na obra. Sobre a autora. Emily é a mais misteriosa das irmãs Brontë. Ela nem mesmo deixo manuscritos de seu romance. Ela era filha de um pastor anglicano, mas isso não quer dizer que ela seguisse a mesma religião que as irmãs. Segundo alguns estudos que pesquisei, ela sendo romântica explora em seus textos um aspecto panteísta, digamos assim, do que é divino. Ou seja para ela , "Deus" estaria presente nas manifestações da Natureza. Também é importante ressaltar que autora dá aos cenários do romance uma conotação simbólica religiosa, digamos assim. Dessa forma, O Morro evoca o Inferno, enquanto a Granja Cruz do Tordo é o paraíso. No entanto, sendo Heathcliff e Catherine de natureza "infernal", eles contaminam tudo que está a sua volta, de a tornar a Granja da Cruz do tordo até então uma ambiente celestial em infernal. Por outro lado, o Morro é visto por ambos como uma espécie de paraíso infernal. Ou seja, nisso há uma espécie de ironia o que confere ao livro um aspecto sagrado profano que é bastante explorado por Brontë até mesmo quando trata dos aspectos da religião cristã, vista por Catherine como autoritária e patriarcal - Joseph o criado também representa muito bem isso. Enfim, é um livro que possibilita muitas leituras e justamente por isso um clássico.

  • @patricinha3467
    @patricinha346711 ай бұрын

    Debs, você voltou com força total nos clássicos ❤

  • @Isabelly_Passos
    @Isabelly_Passos11 ай бұрын

    Eu comecei a ler esse livro, ainda não tinha bagagem, na realidade até agora não tenho muito (tenho 15 anos), agora que vejo as pontuações da Debs correlacionei muitas partes, principalmente relacionadas ao Byron e ao Heathclif, me lembraram o Dorian, de O Retrato de Dorian Gray, os românticos num geral são incríveis por essa possibilidade imensa de relação entre obras da época! Adorei o vídeo Debs tava com saudades desse tipo de vídeo!❤

  • @academiabocault

    @academiabocault

    11 ай бұрын

    Com quinze anos eu tava comendo terra

  • @soniasoares7768

    @soniasoares7768

    11 ай бұрын

    @@academiabocault 🤣🤣🤣

  • @soniasoares7768

    @soniasoares7768

    11 ай бұрын

    Fiquei impressionada com seu interesse por livros. Pela sua idade. Parabéns. Continue lendo sempre.

  • @Isabelly_Passos

    @Isabelly_Passos

    11 ай бұрын

    @@soniasoares7768 🥰

  • @reginaldobittencourt878
    @reginaldobittencourt87811 ай бұрын

    Tem uma teoria de que Heathcliff seria uma criança órfã hindu, trazida pelos marinheiros ingleses da Índia (a justificativa da hipótese é o fato de que ele é descrito como tendo a pele amorenada).

  • @Gabriela-cb3wm
    @Gabriela-cb3wm11 ай бұрын

    Amei a análise, Debs. Tenho uma história com esse livro. Minha mãe gostava muito dele, do filme e até da música "Wuthering Heights" da Kate Bush, que eu cresci ouvindo por influência dela. Assisti o filme de 1992 com ela quando era criança e fiquei apaixonada pelo Heathcliff do Ralph Fiennes. Essa história influenciou muito meu imaginário e certamente foi uma das responsáveis pela minha preferência por coisas sinistras e pela estética gótica na minha adolescência (apesar de nunca ter me vestido de forma esquisita e nem ter frequentado cemitérios, graças a Deus 😂). Comprei uma edição da Leya com capa horrorosa no aeroporto em uma viagem que fiz com meus pais aos 14 anos e devorei o livro na praia. Eu fiquei fascinada pela história e pelos personagens e, por mais estranho que pareça, o Heathcliff era meu crush literário, kkkkkkkk. Na época eu obviamente não entendi nenhuma referência, muito menos o elemento demoníaco, e eu duvido que minha mãe tivesse entendido também, mesmo sendo fã da obra e das influências da história na cultura pop. O fato é que eu voltei extremamente deprimida daquela viagem, a ponto dos meus pais ficarem preocupados e me levarem em um psicólogo. Ninguém nunca nem desconfiou que poderia ser por influência de "O Morro dos Ventos Uivantes", mas eu, no fundo, sabia que era por isso, só não contei pra ninguém kkkkk. Enfim, li outros clássicos ao longo dos anos e esse livro perdeu o posto de preferido para mim. Mas depois da sua análise, vai ser impossível não reler, agora com muito mais bagagem e enxergando o Heathcliff sob outra perspectiva.

  • @academiabocault

    @academiabocault

    11 ай бұрын

    Você acredita que eu fiquei depressiva também?? E também não podia falar 😂

  • @CeciAlbuquerque39

    @CeciAlbuquerque39

    11 ай бұрын

    Também linesse livro ainda na adolescência e, embora não compreendesse de forma racional o que causou aquela dinâmica entre os personagens e as tragedias, eu senti que havia ali a clara presença do mal e como ele avança sobre fácil sobre os desprevenidos, digamos assim... Obrigada, Debs, vc me revelou porque eu me sentia tão frustrada quando me recordava dessa obra, é por causa da falta de redenção naquelas vidas.

  • @gessicafigueiredo1181
    @gessicafigueiredo118111 ай бұрын

    A tradução da Martin Claret traz as falas do Joseph de uma maneira a tentar trazer essa sensação de dialeto diferente. A tradutora explica como ela fez no prefácio.

  • @belle.etrangere
    @belle.etrangere11 ай бұрын

    Aproveitando que é um vídeo sobre uma das irmãs Brontë, deixo como recomendação Jane Eyre! Li novamente este mês, e que livro, meus amigos

  • @academiabocault

    @academiabocault

    11 ай бұрын

    Mais pra frente eu falo dele!

  • @belle.etrangere

    @belle.etrangere

    11 ай бұрын

    @@academiabocault oba, já quero esse vídeo 🤍

  • @ruanaribeiro4380

    @ruanaribeiro4380

    11 ай бұрын

    estou lendo esse livros esses dias. Estou amando a escrita a Charlotte Brontë.

  • @belle.etrangere

    @belle.etrangere

    11 ай бұрын

    @@ruanaribeiro4380 eu amo também, das 3 irmãs, é a minha preferida

  • @izabelaff

    @izabelaff

    11 ай бұрын

    Nossa, o Morro dos Ventos Uivantes fui com a expectativa lá em cima por causa da Tati Feltrin e achei o livro apenas ok. Ano passado li Jane Eyre e odiei! Tive vontade de socar TODOS os personagens! Kkkkkk... Esse ano lerei A Inquilina de Wildfell Hall, veremos no que vai dar... 😅😅😅

  • @Laneless
    @Laneless11 ай бұрын

    Debs, gostei muito da sua resenha. Muito profunda e inteligente. Foge as obviedades, mas tenho que discordar quanto a algo que você diz deles não serem apaixonados. Eles eram sim, mas por diversas questões não poderiam estar juntos. Eu aponto três: a social, a racial e a natural. Cathy disse que não se casaria com ele porque ele era pobre por isso se casa com Edgar .Em razão disso é que Heathclif vai embora e volta rico decidido a se vingar de todos. Diferenças de classe, preconceito de classe era um tema que perpassava os romances ingleses desse período Orgulho e Preconceito da Jane Austen e os livros do Thomas Hardy abordam esse tema. O Racial: no livro afirma que ele tinha pele escura e isso era um problema para os ingleses de boa família. O natural: eles foram criados como irmãos. Para as tradições inglesas antigas casamento entre meio irmãos era nojento e absurdo. Um escândalo. Por tudo isso era um amor proibido que NUNCA, NUNCA iria se concretizar. E se a autora fizesse eles ficarem juntos seria totalmente inverossímil para a Inglaterra do século XIX.

  • @denisemaria4265

    @denisemaria4265

    Ай бұрын

    A paixão dos dois um pelo outro, é o espelho de toda paixão mal trabalhada. Os dois são doentes um pelo outro, tem traços narcisistas. Então é o tipo de coisa que nunca dá certo, não existe amor na relação dos dois, existe uma obsessão mutua que os leva a se destruírem. Concordo com você as pessoas vem literatura de época e querem entender com acabeça de hoje. Se casamento interracial hoje ainda é complicado, naquela época, ela não teria vendido nenhum livro, se o romance dos dois tivesse um final feliz. A construção do texto foi pensada para ser diferente dos da época e assim despertar interesse e alcançar venda, o que funciona muito bem ainda hoje. Da mesmoa forma é a escrita do romance O Guarani de José de Alencar, se Peri ficasse com Ceci o livro estaria até hoje encalhado na editora.

  • @eliderodriguessilva212
    @eliderodriguessilva21211 ай бұрын

    A melhor resenha dos últimos tempos do melhor livro do mundo 🥰

  • @laineyone
    @laineyone11 ай бұрын

    Débs, a senhora manda muito bem nas resenhas, benza Deus. 😮 Eu defendo que existem livros que precisam ser lidos depois de certa bagagem, esse com certeza é um deles. Essa bagagem que me refiro não tem haver somente com idade, mas sim com a quantidade de referencias que temos e correlações com outras obras que conseguiremos fazer. Eu também o li, com 15 - 16 anos, e definitivamente eu entendi, quiçá 10% dele. E agora tô com faniquito para reler!

  • @IsabelleFreitas-sq1vu
    @IsabelleFreitas-sq1vu11 ай бұрын

    A melhor resenha do morro dos ventos uivantes!

  • @deborar.opedagogia4319
    @deborar.opedagogia431911 ай бұрын

    Sim, esse livro é ódio e amor ao mesmo tempo. É mesmo assim é incrível! Não entendo quem não gosta 😅

  • @kelrap20
    @kelrap2011 ай бұрын

    Conforme eu comentei na live, qd li esse livro a primeira vez, eu fiquei com medo de aparecer o Heathcliff ou a Kathy na minha janela. Muito sombria a história. E eu não havia feito a interpretação q os dois podiam ser meio irmãos... Achava que o Heathcliff era uma criança hindu, pela descrição da personagem no livro.

  • @denisemaria4265

    @denisemaria4265

    Ай бұрын

    Eles não são meio irmãos, não existe uma linha no livro que sugira essa vertente. Ele é de uma nacionalidade diferente da Inglesa, por isso é rechaçado por todos. è o outro que nos incomoda ao mesmo tempo que nos fascina, nos desperta terror e amor ao mesmo tempo. é uma boa reflexão a respeito das paixões que nos levam a uma loucura tal, que além de matar o meu objeto de amor, me entrego também a morte a partir dele. São dois narcisistas que se apaixonam.

  • @patriciamoreira9710
    @patriciamoreira971011 ай бұрын

    Sensacional como sempre❤

  • @jessicapedrosenjao
    @jessicapedrosenjao11 ай бұрын

    Debs amo suas resenhas e percepções sobre livros ❤

  • @annie_vmp
    @annie_vmp11 ай бұрын

    23:46 eu adoro esse jeitinho da Debs de contar as coisas kkkkkkk

  • @Hsj9e4653

    @Hsj9e4653

    11 ай бұрын

    O Morro Dos Ventos Uivantes (só que na Serra da Mantiqueira 💀💀💀

  • @galbaleca
    @galbaleca9 ай бұрын

    Menina tudo de bom. Maravilhosa. Divindade do conhecimento.

  • @tassiasantos7709
    @tassiasantos770911 ай бұрын

    Melhor conversa sobre esse livro ❤❤❤❤❤

  • @esther5918
    @esther591811 ай бұрын

    eu não entendo a necessidade das pessoas de se afeiçoarem com os personagens para gostarem de um livro, o morro dos ventos uivantes é o livro mais bem escrito em questão de ambientação que eu já li, conseguiu me passar tudo que pretendia

  • @academiabocault

    @academiabocault

    11 ай бұрын

    Nesse caso não é questão de gostar. A gente não gosta da Anna Karienina e tá tudo bem. O negócio é os personagens serem chapadamente odiosos o que gera repulsa

  • @belle.etrangere

    @belle.etrangere

    11 ай бұрын

    @@academiabocault exatamente. A única reação que tive foi: que bando de gente desgraçada da cabeça, eu hein

  • @beatrizvital95

    @beatrizvital95

    6 ай бұрын

    ​@@belle.etrangereexatamente! E por isso, nota 10 kkk

  • @belle.etrangere

    @belle.etrangere

    4 ай бұрын

    ​@@beatrizvital95 nota dó pra mim kkk fico com outros autores

  • @vivianmendes9240
    @vivianmendes924011 ай бұрын

    ótimas indicações e análise! ❤❤❤

  • @aleffalves518
    @aleffalves51811 ай бұрын

    Assistir a Debs é maravilhoso sempre!

  • @beatrizvital95
    @beatrizvital956 ай бұрын

    Débora, que análise fantástica. O morro e crime e castigo estão no meu top 5 livros favoritos. Dito isso, como nunca li a bíblia inteira e sou agnóstica, então várias dessas questões me passaram batidas (obviamente que não as referentes aos fantasmas, contudo interpretei como a personificação da dor e como os fantasmas do passado que nos assombram). A questão com Heathcliff, para mim, não o enxergo como o diabo e acredito que, muito por ele ser visto assim quando criança, por seu passado cigano, serviu de viés de confirmação para que ele realmente se tornar aquilo. Enxergo o livro muito como "ação e consequência" e sempre quis escrever um artigo sobre o conceito de justiça entre as personagens de o morro. Já a Cathy, desde criança demonstra aspirações demoníacas e, ao ser a irmã que não despreza Heathcliff, o torna tão abismal quanto ela. Ela, talvez por se sentir sozinha em sua escuridão, ele talvez por se sentir amado. Enxergo que Cathy e os abusos sofridos tornam Heathcliff demoníaco, fazendo com que Cathy então diga "Heathcliff sou eu". Bom, mas é só um ponto de vista. Achei interessante esse que você trouxe e quando reler novamente (não é redundância, mas já li esse livro mais de uma vez), vou tentar enxergar através de sua analise. Se tiveres conhecimento de algum artigo ou estudo sobre o tema (teologia dentro de o morro dos ventos), eu adoraria ler mais. Um beijo.

  • @reginaldobittencourt878
    @reginaldobittencourt87811 ай бұрын

    "There's more than books to life, you know, but not much more" (Morrissey)

  • @Polyalphabetic
    @Polyalphabetic11 ай бұрын

    Esse é meu livro favorito, li com 18 anos e levei pra vida, o amor tratado como eu enxergo

  • @booksanatomy-porjamile3427
    @booksanatomy-porjamile342711 ай бұрын

    Aeeeeee! Eu ficava indignada da Debs dizer que não gostava desse livro!!! Agora posso dormir em paz! Hahahaha Rochester da Jane Eyre tem essa camada… massssssss, ele vira um livro cristão… pois ha redencao… os dialogos do rochester sao claramente de alguem possuido, que sabe que esta e que nao acredita que pode se livrar disso… e a JANE EYRE é uma heroína cristã! Eu acho q escrita da Emily superiror a da Charlotte, e Charlotte cria uns plots novela mexicana, mas ainda assim é muito bom!!! A Helen Burns é um acontecimento!!!!! Minha personagem preferida

  • @academiabocault

    @academiabocault

    11 ай бұрын

    Eu já comecei a ler e óbvio que a mudança foi brusca. A Charlote escreve MELHOR, mas não consegue ser tão profunda.

  • @4almasfilme962

    @4almasfilme962

    11 ай бұрын

    Helen Burns, foi evangelizou a Jane e a discipulou. Esse discipulado trouxe um amadurecimento emocional, que fez com que a Jane tomasse as decisões certas. Ao meu ver, claro...rsrs

  • @booksanatomy-porjamile3427

    @booksanatomy-porjamile3427

    11 ай бұрын

    @@4almasfilme962 concordo!!!

  • @marialuciasousasilva4202
    @marialuciasousasilva420211 ай бұрын

    Obrigada Me ajudou bastante

  • @amandaalvesrabelo8997
    @amandaalvesrabelo899711 ай бұрын

    também peguei esse livro pra ler com 15 anos. quando eu terminei eu achei que ele era coisa do capeta e joguei fora KKKKKKKKKKKKK tive que comprar outra edição pra poder reler agora mais velha

  • @cesaraugusto7182

    @cesaraugusto7182

    11 ай бұрын

    Eu ri muito com esse comentário... 🤣

  • @candidacarvalho5920
    @candidacarvalho592011 ай бұрын

    A Balada do Velho Marinheiro é muito bom. O Gabriel Vince, no podcast Taverna do Lugar Nenhum, já falou sobre esse poema. Foi depois de escutar o podcast dele que me interessei em comprar o livro.

  • @apenteadeira
    @apenteadeira11 ай бұрын

    Já li esse livro várias vezes! Amei você falando sobre esse livro, acrescentou coisas novas ao meu mundo de leitora. Vou falar um negócio aqui que talvez eu seja xingada hehehe... a interpretação dos textos biblícos dos pastores da universal são as melhores, recomendo.

  • @alguemnoyoutube555
    @alguemnoyoutube55511 ай бұрын

    Esse livro sempre me perseguiu desde a pré adolescencia quando comprava revistas teen, mas nunca tinha lido, um dia uma amiga falou sobre ele, era fã dessa história, então finalmente fui tentar ler, mas sei lá, tinha alguma coisa esquisita nessa história que me fazia ñ ter vontade de continuar a leitura, até hj tô tentando terminar de ler, só de ver o clip baseado no livro já me trouxe uma melancolia, um sentimento um pouco sombrio. Os personagens eram obcecados um pelo outro e tinham como posse, uma mistura de narcisismo, Boderline e sociopatia. Bem sinistro. Kkkkkkk

  • @prisna71
    @prisna7111 ай бұрын

    Amo demais a sua forma de resenhar um livro. ❤

  • @academiabocault

    @academiabocault

    11 ай бұрын

    Obrigada!

  • @HopeUnveiled
    @HopeUnveiled11 ай бұрын

    Saudades dos videos bocó!

  • @shesthejanedoe
    @shesthejanedoe11 ай бұрын

    Amei esse vídeo

  • @lorranabraga5534
    @lorranabraga553411 ай бұрын

    Até hoje não sei dizer ao certo se gostei desse livro, passei muita raiva, odiei quase todos os personagens, mas depois de um tempo sinto que consegui assimilar melhor a história, apesar de tudo valeu a pena a leitura

  • @kelvinalveseng
    @kelvinalveseng11 ай бұрын

    Conheço e gosto da musica "wuthering heights" da Kate Bush.... Ainda preciso ler o livro?

  • @mauriziosantos4102
    @mauriziosantos410211 ай бұрын

    Heathcliff era bondoso.ficou cego pela vingança . Mas o final, que final emocionante. Em que ele reecontra seu EU , despido d mal

  • @4almasfilme962

    @4almasfilme962

    11 ай бұрын

    Hummm...bondoso, bondoso...🤔 não sei se é uma palavra que pode se adequar à personalidade de Heathclifff...mas o ódio, o desejo de vingança, podem ter poderes sobrenaturais sobre a nossa natureza humana.

  • @Isabelly_Passos
    @Isabelly_Passos11 ай бұрын

    Oi Debs, estou esperando uma caixinha de perguntas pra deixar algumas, mas enquanto isso vou falar aqui, queria entender mais sobre Deísmo Teísmo Panteísmo E como o panteísmo foi tão presente no romantismo ❤

  • @rosevillanova
    @rosevillanova10 ай бұрын

    Eu amei esse livro!

  • @deuslesgoncalves2361
    @deuslesgoncalves236111 ай бұрын

    comentarios excelentes Deb

  • @jayneekauan
    @jayneekauan11 ай бұрын

    Comprei um bem aleatorio na amazon , super barato. Mais esta sendo extremamente dificil pra entender , estou pesquisando varias resenhas pra ver se vou e entendendo enquanto leio. Fiquei meio perdida nessa resenha , mais curti o modo como explica e a leveza.

  • @raykar3050
    @raykar305011 ай бұрын

    Poderia fazer uma analise do livro "Amanhã vai ser maior" da Rosana Pinheiro Machado? Tem 190 páginas.

  • @ruanaribeiro4380
    @ruanaribeiro438011 ай бұрын

    Na minha humilde opinião essa é a melhor resenha de O Morro dos Ventos Uivantes é a sua Debs! ❤

  • @academiabocault

    @academiabocault

    11 ай бұрын

    Obrigada mas temos fortes concorrentes

  • @user-ju2ci1ch1l
    @user-ju2ci1ch1l11 ай бұрын

    Gostei depois que vi o Filme!

  • @j.ferreira3861
    @j.ferreira386111 ай бұрын

    Olá. A minha experiência com esse livro foi ruim, a leitura é muito fluida, muito bem escrito, isso é inegável. Achei a história pesada... achei sombria. Eu achando que ia encontrar um romance kkk

  • @GH-fb9dh

    @GH-fb9dh

    11 ай бұрын

    As pessoas sempre falam dele como uma grande história de amor, nunca entendi isso

  • @perseubrito

    @perseubrito

    11 ай бұрын

    Li esse livro apenas uma vez.. Achei muito estranho e não recomendo pra ninguém kkk

  • @arthurambrosio5278
    @arthurambrosio527811 ай бұрын

    Não adianta, mesmo entendendo todas as nuances da história, não é um livro que eu consiga gostar, já ficou cravado na minha mente que é minha pior leitura kkkkkkkkkkkk

  • @esterdemattos

    @esterdemattos

    11 ай бұрын

    Tbm não fui nada fã!! kkkkkkkkk

  • @academiabocault

    @academiabocault

    11 ай бұрын

    Eu entendo!

  • @rodrigobonfim9011
    @rodrigobonfim901111 ай бұрын

    Eu ainda não li (e vai demorar um pouco de tempo para começar), mas, no densenrolar dos fatos, se abrem portas para alguma outra interpretação, ou há algo intríseco, que nos garanta saber o que de fato o é? Pode dá espoiler, não ligo. Amo suas resenhas, amo esse canal S2

  • @butinholinacio
    @butinholinacio11 ай бұрын

    Li esse livro por conta de uma mini serie que passou na tv cultura SP. não precisamos dizer qdo pra não entregar a idade. e amei... desde então já reli varias vezes e tenho algumas edições. Qdo vc disse que não gostou fui uma das que falou que vc leu errado, pq imagine que leu por conta do filme crepúsculo. A maioria que leu assim odiou. E eu sempre entendi a estória como um bando de egoísta doido e o quanto isso pode destruir a vida de todos ao redor. ai agora vc vem e me pontua esses trem tudo ... afe vou ter que ler de novo, e agora vi que também dei uma errada na leitura kkk . Análise perfeita. obrigada

  • @SeinenWave
    @SeinenWave11 ай бұрын

    Debs já leu Flores para Algernon? Uma resenha desse livro seria bacana e de certo modo, apesar de bem modesta, ele se encaixa nessa serie de livros que conversam com o Paraiso Perdido

  • @lnb29
    @lnb2911 ай бұрын

    Legal o link com o paraiso perdido pq quando tava lendo um tempo atrás foi a conexao q fiz tbm, e é realmente oq deixa mais interessante. Bizarro realmente q achem q é uma historia de 'amor', pra mim é acima de tudo uma historia de ressentimento ps. o livro é cristão à medida que pertence ao weltanschauung cristão

  • @MariaCarvalho-ks5ix
    @MariaCarvalho-ks5ix11 ай бұрын

    Já li esse livro há muitos e muitos anos.

  • @kyrv7922
    @kyrv792211 ай бұрын

    muito bomm

  • @raphaluz
    @raphaluz11 ай бұрын

    Padre Paulo Ricardo tem um vídeo falando sobre ele, bem legal.

  • @lalavetezinha6769
    @lalavetezinha676911 ай бұрын

    Estava com medo de você não ter gostado do livro, pois eu adorei quando li! Parabéns pela análise, Debs! Fascinante!

  • @academiabocault

    @academiabocault

    11 ай бұрын

    Muito obrigada 😁

  • @juanferreira3850
    @juanferreira385011 ай бұрын

    pra que ler o livro seu posso ouvir a música da Kate Bush 😂

  • @lunacat2723
    @lunacat27238 ай бұрын

    Na minha cabeça quando lia "pronunciava" Ridfild Independente dos personagens, tudo no livro é bom, escrita, construção, estória mesmo que chocante, o poder que ele tem de te transportarbp dentro dele, quase sente realmente o frio, os cheiros, o clima psicológico. Não se consegue soltar até ler tudo, quem não gosta tava esperando romance.

  • @eneidediasrodriguesdutra9675
    @eneidediasrodriguesdutra967511 ай бұрын

    Eu amo esse livro!!! Os personagens são horríveis, mas é um livro incrível.

  • @martinbruckmann8427
    @martinbruckmann842711 ай бұрын

    Lembra !A Colina Escarlate'.

  • @NairCristinaReis
    @NairCristinaReis10 ай бұрын

    Isso mesmo! Segundo a Bíblia os mortos não voltam. Os espíritos que aparecem na forma de pessoas falecidas, são demônios. Essa doutrina é muito clara na Bíblia.

  • @GH-fb9dh

    @GH-fb9dh

    11 ай бұрын

    Oi! Pode me dizer qual é a passagem? Só por curiosidade

  • @NairCristinaReis

    @NairCristinaReis

    10 ай бұрын

    @@GH-fb9dh e a todos que interessarem: primeiro, é preciso fazer uso do princípio básico para interpretação de texto (que a maioria das pessoas NÃO fazem uso ao fazer o estudo de determinado tema na Bíblia) é interpretar o texto dentro do seu contexto. Segundo, a Bíblia mesma se interpreta. Basta fazer o estudo com afinco e espírito de oração e humildade, que o Espírito Santo mostrará as respostas a todos os questionamentos levantados. Terceiro: as línguas originais da Bíblia é o hebraico, aramaico e o grego, e não a língua portuguesa, razão pela qual algumas palavras é preciso pesquisar o seu significado no seu original, não esquecendo dentro da cultura que prevalecia na época que determinado livro fora escrito, porque há algumas traduções na nossa língua que não expressam exatamente aquilo que o original diz. Vamos lá! posso começar dizendo é preciso entender um pouco sobre a formação do homem (ser humano) e da vida. Se entendermos o que a Bíblia ensina a respeito da formação da vida, entenderemos mais facilmente o que é a morte, ou que acontece com o homem quando este morre (Gênesis 2:7). Esse texto diz que o homem passou a SER uma alma vivente, e não a TER uma alma vivente dentro do corpo. Logo, não temos uma alma; somos alma. Alma é pessoa viva (Gênesis 46:27; Deut 10:22). Você e eu não temos uma alma, você é uma alma. O ocidente, inclusive, em nosso país, foi muito influenciado pelas teorias de Platão (dualismo platônico) que ensina que o homem tem uma alma que fica aprisionada dentro do corpo, e que com a morte, essa entidade pensante se liberta. Na Bíblia a palavra alma e pessoa, são usadas de forma simultânea (Ezequiel 18:4). A pessoa que pecar ou a alma que pecar, essa morrerá. Somos seres mortais. A Bíblia apresenta as expressões: corpo, alma e espírito. Não se trata de coisas independentes do ser humano, mas sim, partes constitutivas do ser humano. A pessoa viva é uma alma. Essa pessoa tem uma mente, o cognitivo, aquilo que nos permite raciocinar (mental), essa pessoa também tem uma estrutura física, o corpo (física), e essa pessoa tem seu lado espiritual, que por meio do seu corpo, do uso da sua mente/razão ela pode estabelecer contato e um relacionamento com o que que é sobrenatural (DEUS - por exemplo). Físico, mental, social e espiritual, são dimensões de um mesmo ser. e este ser completo é chamado na Bíblia de alma. Somos mortais, e quando morremos, morre a parte física, a mental, consequentemente a social e também a espiritual. Jesus comparou a morte com o sono (o que conhecemos como o sono da morte) leia na sua Bíblia João 11:11-13. quando dormimos bem durante a noite, cerca de 7 a 8 horas, não percebemos a passagem do tempo. assim acontece com os que morrem. Na segunda vinda de Jesus Cristo (acredito que será nessa geração), os mortos ressuscitarão, como se apenas um instante tivesse passado. Leia na sua Bíblia João 5:28. Os salvos ressuscitarão para vida eterna e os perdidos para o juízo e morte eterna (definitiva). Segundo a Bíblia o ser humano é mortal (Leia Ezequiel 18:4 e 20). Somente os salvos receberão a vida eterna, mas isso ocorrerá quando? (Leia I Coríntios 15:51-54). Então, qual o estado atual das pessoas que já morreram? Leia na sua Bíblia Salmos 6:5 e Eclesiastes 9:5. Não há consciência na morte, logo, não há qualquer possibilidade de vida independente após a morte. A teoria de que existe uma alma dentro do nosso corpo e que essa é imortal NÃO TEM APOIO BÍBLICO. Na morte acontece o processo inverso da criação. Na formação do ser humano Deus uniu o pó da terra (corpo) ao fôlego de vida (que a Bíblia chama de espírito, consciência, razão), e então esse boneco de barro passou a SER alma vivente. Na morte esses elementos se separam. Quando a energia se junta com a lâmpada temos a luz (pessoa/alma), quando esses elementos se separam, ou seja, quando a energia elétrica perde o contato com a lâmpada, ficamos na escuridão (morte). A Bília nos alerta que nos últimos dias (pouco antes da segunda vinda de Cristo, haveria um dramático crescimento do espiritualismo e do ocultismo (Leia na sua Bíblia I Timoteo 4:1). a prática de se comunicar com os "mortos", algo extensamente proibido pelas Bíblia, tem sido amplamente aceita, inclusive, em igrejas modernas. Programas de televisão, filmes, séries, apresentando o tema do arrebatamento e do ocultismo, tornaram o assunto extremamente popular, especialmente entre os jovens. Leia Eclesiastes 9:6. A Bíblia é tão clara! Muito mais clara que muitos líderes religiosos querem fazer parecer a Bíblia. Eclesiastes 9:10. A Bíblia diz que o que tiver para fazer, faça agora em vida, porque depois que formos para sepultura... não haverá mais obra alguma. O primeiro que trouxe a ideia de que a morte nao é tão real assim, foi o próprio Satanás (demônio), ao dizer para Eva: "certamente não morrerás". Jesus morreu na sexta-feira e ressuscitou no domingo, durante esse período, onde Jesus esteve? Ele estava na sepultura (Leia sua Bíblia João 20:17). Jesus disse que ainda nao tinha ido ao Pai. Oras.... quando morre não é pro céu que vai? Uma ultima passagem I Timoteo 6:16 - somente Deus é imortal. Espero ter ajudado!

  • @rodrigocostamoura

    @rodrigocostamoura

    10 ай бұрын

    A passagem é Hebreus 9:27.

  • @Asapjoao
    @Asapjoao11 ай бұрын

    To achando que um releitura de “o som e a fúria” também vai mudar tua opnião

  • @marcaldefreitas8678
    @marcaldefreitas867811 ай бұрын

    Foi por esse livro, na adolescência, que me tornei um legítimo BOCÓ e nunca mais me redime. Pior!! Decaí até o ponto de considerar a leitura da Revista Caras muito densa. Até o ponto de não me reconhecer um BOCó. Só me comecei a recuperar um pouco, reconhecendo a BOCOICICE, pelo Olavo e também por você, Olá Bocós. Obrigado. Já estou esperando seu livro sobre O PATRIARCADO COMO CRIAÇÃO PODEROSA DO FEMININO. Será que "A bela e a fera" tem esse insight?

  • @tacisiocoelho5021
    @tacisiocoelho502110 ай бұрын

    43:23 Eu sei que foi um erro, mas ficou muito engraçado

  • @user-uj6ox2tx1g
    @user-uj6ox2tx1g3 ай бұрын

    Moça, gostei muito de você.

  • @civentura
    @civentura9 ай бұрын

    Para quem fala inglês vejam esse esse doc aqui no KZread se lhes interessar: The Brontë Sisters documentary

  • @CeciAlbuquerque39
    @CeciAlbuquerque3911 ай бұрын

    Debora, como deixarei ds ser bocó sem o Bocault Academy?!😭

  • @tassiasantos7709
    @tassiasantos770911 ай бұрын

    ❤❤❤❤❤❤❤❤

  • @tainajuliodesousasilva513
    @tainajuliodesousasilva51311 ай бұрын

    Li esse livro acho que no começo do ano passado, tinha 17 anos, fui achando que iria ser parecido com orgulho e preconceito (azidéia) também peguei essa edição antigona de capa vermelha da abril, foi uma mistura de não entender nada da tradução com os vai e vens da história e embolar os nomes dos personagens. A frustação veio, principalmente pq era um dos favoritos da Tatiana Feltrin (a expectativa lá no alto mds) preferi acreditar que era culpa da tradução na época kkkkkk😑

  • @academiabocault

    @academiabocault

    11 ай бұрын

    Capa azul 👀 acho que a tradução atrapalhou sim

  • @cesaraugusto7182
    @cesaraugusto718211 ай бұрын

    Nem lembro se já comentei, pois estou assistindo ás "picotadas" por causa do tempo... Se já comentei, deixa para lá. Eu tomei conhecimento desse livro lendo a série "Crepúsculo". Apesar de ter lido a série 2 vezes, não consegui gostar dela, então, "por tabela" peguei um certo preconceito contra a Bronté. Até que encontrei um texto sobre ele no site do Padre Paulo Ricardo. Procurei-o para ler. Não é dos meus favoritos, mas tem "seu lugar" literário para boas reflexões...

  • @lucaslucass6496
    @lucaslucass649611 ай бұрын

    esse livro, pra mim, é o precursor desses tal bully romance que as adolescentes de hoje tanto gostam. Aliás, não me admira que O Morro tenha sido escrito por uma mulher. pronto, desabafei (mas estou falando sério).

  • @RodrigoSilva-sw8ww
    @RodrigoSilva-sw8ww9 ай бұрын

    Este livro é um porre.

  • @w58461
    @w5846111 ай бұрын

    ta mas existe saida pra esse heroi? existe um final feliz pra ele? desistir do objetivo dele e buscar redençao signfica abrir mao do que ele queria inicialmente, por ex desistir da mulher quando percebe que ela nao gosta dele. da pra ter esse final feliz?

  • @academiabocault

    @academiabocault

    11 ай бұрын

    Perdoando, só esse é o caminho

  • @4almasfilme962
    @4almasfilme96211 ай бұрын

    Debi, da uma lida nos poemas da Emily. Putz...eu tenho algo no meu coracao que...tipo...prefiro nao criar mais polêmica...kkkk...quando eu voltar com o meu Instagram, eu te deixo no privado! 😂

  • @academiabocault

    @academiabocault

    11 ай бұрын

    Fala 😭 ela fez pacto?

  • @4almasfilme962

    @4almasfilme962

    11 ай бұрын

    @@academiabocault não, não...não é isso!!! Eu vou recuperar o meu Instagram e a gente conversa. 😘

  • @brasilogiatrivial8656
    @brasilogiatrivial86569 ай бұрын

    Será q leio esse tal de Uivo dos Morros Ventantes

  • @belle.etrangere
    @belle.etrangere11 ай бұрын

    E não consegui gostar desse livro. Devo tentar ler novamente alguns anos mais pra frente, talvez minha visão sobre a história mude, mas realmente não me desceu

  • @talitha4071

    @talitha4071

    11 ай бұрын

    Eu li uns anos atrás e não gostei, mas dei outra chance ao livro esse ano e consegui aproveitar bem mais. Pode ser que aconteça com você também.

  • @belle.etrangere

    @belle.etrangere

    11 ай бұрын

    @@talitha4071 sim, eu criei expectativas em relação à história. Mas no decorrer da leitura não consegui me afeiçoar a nenhum personagem

  • @marianabarbieri1673

    @marianabarbieri1673

    11 ай бұрын

    Eu tbm não amei o livro. Mas, olha, acho que não dá para se afeiçoar a ninguém mesmo. Pq nem espremendo muito dá um que preste😅😅😅😅

  • @belle.etrangere

    @belle.etrangere

    11 ай бұрын

    @@marianabarbieri1673 incrível, né? Misericórdia 🤡 até nos livros do Dostoiévski eu consegui gostar e entender os personagens problemáticos

  • @brendatomines8171
    @brendatomines817110 ай бұрын

    Eu nao lembro onde, mas eu li em algum lugar que as irmãs Bronte eram protestantes

  • @camiladias2896
    @camiladias28967 ай бұрын

    Meu Deus, eu também li por causa de Crepúsculo 😂

  • @bookrockandcoffee
    @bookrockandcoffee11 ай бұрын

    Eu acho esse livro visceral, não tem outra palavra, uma pena que é romantizado por fãs de Crepúsculo. Acho genial, amo demais, cara, não tem livro igual a esse.

  • @academiabocault

    @academiabocault

    11 ай бұрын

    Tendo a concordar

  • @juliarock1412

    @juliarock1412

    11 ай бұрын

    Uma pena por que? Eu adoro crepúsculo, li inclusive esse livro, Charles Dickens, machado de Assis e etc... não entra nessa turma de que só clássico vale a pena e o resto é lixo que é pura mentira. Vou voltar para o meu romance de vampiros.

  • @marinaarruda12

    @marinaarruda12

    11 ай бұрын

    ​@@juliarock1412Ninguém é obrigado a gostar de Crepúsculo, a moça só está dando a opinião dela, volte para os seus livros de vampiro ou o que seja que quer ler e pronto, agora não vem dizer que dá pra comparar um Crepúsculo com a qualidade de um Machado de Assis porque aí é impossível

  • @barbaramed3937
    @barbaramed393711 ай бұрын

    Como.se escreve a editora em inglês Debs cita? E por onde posso comprar?

  • @academiabocault

    @academiabocault

    11 ай бұрын

    Amazon. Everyman’s Library

  • @MrRenatobattistel
    @MrRenatobattistel11 ай бұрын

    Onde comprou essa estante ???

  • @academiabocault

    @academiabocault

    11 ай бұрын

    Olá, é móvel planejado

  • @isadoratavares7179
    @isadoratavares71798 ай бұрын

    Eu sabendo agora isso de Crepúsculo, admito ainda não terminei. Comprei ele na promoção não é um item okay. Mas, até onde li sim galera horrenda.

  • @liegebaccarotoledo2890
    @liegebaccarotoledo289011 ай бұрын

    Esse livro é muito bem escrito, mas todo mundo é horrível, lê-lo é o verdadeiro credo que delícia

  • @academiabocault

    @academiabocault

    11 ай бұрын

    Exatamente

  • @kenyaferrari
    @kenyaferrari11 ай бұрын

    A minha interpretação é que o Heathcliff enquanto existiu mantinha a maldição sobre todos, fazendo com que as pessoas sempre tivessem ações ruins, e foi o que ele tentou fazer entre o filho dele e a filha da Cathy. No entanto, a Cathy e o filho dele conseguiram quebrar a maldição, porque eles começaram a gostar um do outro e não perpetuaram o ódio e foi nesse momento que o Heathcliff morreu, porque ele não tinha como existir mais após a quebra da maldição e, consequentemente, o perdão entre os dois.

  • @academiabocault

    @academiabocault

    11 ай бұрын

    Mas o relacionamento é incestuoso 🫠

  • @kenyaferrari

    @kenyaferrari

    11 ай бұрын

    @@academiabocault ahh, mas primo já ta um pouco mais distante né ahahahahah e eles nem foram criados juntos

  • @academiabocault

    @academiabocault

    11 ай бұрын

    @@kenyaferrari welcome to Alabama

  • @maxbelzareno1261

    @maxbelzareno1261

    11 ай бұрын

    é uma boa interpretação.

  • @vanessagladv458
    @vanessagladv45811 ай бұрын

    amei esse livro a ponto de ver o filme depois (o filme não chega aos pés do livro, mas Ralph Fiennes novinho é um colírio)

  • @darlanr.c4714
    @darlanr.c471411 ай бұрын

    Caramba, buscou referência nos primórdios da humanidade, lá no buraco da minhoca. A minha releitura vai ser outra coisa agora.

  • @academiabocault

    @academiabocault

    11 ай бұрын

    Busquei em Caim 😂

  • @SBENTO51
    @SBENTO5111 ай бұрын

    bait

  • @4almasfilme962
    @4almasfilme96211 ай бұрын

    Mas...eu penso Debi, que esse pacto do Heathclifff, não foi diretamente com o diabo, como Fausto e sim com a legalidade que damos a ele, quando pecamos. No caso de Heathcliff...o ódio, a vingança. 😢

  • @academiabocault

    @academiabocault

    11 ай бұрын

    Não tem como saber né? Ele sumiu 😂

  • @4almasfilme962

    @4almasfilme962

    11 ай бұрын

    @@academiabocault boba...🤣🤣🤣🤣

  • @intervaloliterario1594
    @intervaloliterario159411 ай бұрын

    Ambiente ruim desse livro, igual casa de parente....

  • @LucianoBussular
    @LucianoBussular11 ай бұрын

    áudio , video okay! Já a sua calvíce...

  • @academiabocault

    @academiabocault

    11 ай бұрын

    Absurdo!!!

  • @belacezario7197
    @belacezario71973 ай бұрын

    ela fala mais de bíblia que do livro.. vai saber né.. além de falso moralismo

  • @nicoolsds
    @nicoolsds11 ай бұрын

    Debs enxergando pelo em ovo nanana, livro ruim, exagerado e pedante 😂

  • @academiabocault

    @academiabocault

    11 ай бұрын

    Livro maravilhosamente ruim* favor corrigir e pedante é o crítico maluco lá do final 😂

  • @nicoolsds

    @nicoolsds

    11 ай бұрын

    @@academiabocault não concordo, mas te adoro do mesmo jeito

  • @larissavianna1796
    @larissavianna179611 ай бұрын

    Incrível como essa olá bocós não dá uma dentro

  • @academiabocault

    @academiabocault

    11 ай бұрын

    Sempre a olá Bocos

Келесі