Maria Homem: “Se a família cristã tradicional vai sobreviver? Não”

"Agora, talvez vença. Mas em termos macro, com certeza, não. Nem família nem Cristo. Eu nem sei se vai ter lugar para todo mundo no planeta."
Maria Homem é psicanalista, pesquisadora no Diversitas - núcleo de estudos das diversidades, intolerâncias e conflitos, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e professora da Faap nas áreas de psicanálise, cinema, literatura e comunicação.
Contardo Calligaris, com quem ela escreveu um livro chamado “Coisa de Menina?”, desconfia que os anos mais importantes da formação da Maria tenham sido os que passou na França, onde fez mestrado na Universidade Paris 8. Também a Maria posta há tempos uma série fascinante de vídeos sobre a modernidade em um canal próprio e no canal da Casa do Saber, no KZread.
Celebrando o dia dos namorados, este canal se propôs originalmente a falar de amor ao invés de ódio.
A pergunta central foi, sobre a experiência amorosa como é compreendida hoje em dia no Brasil. Há um pacto social para ser reconfigurado?
"A etiqueta simbólica-imaginária está em transformação já há algumas décadas. Um dos efeitos profundos da modernidade é a radical recolocação dos sujeitos na arena."
"Hoje você faz e desfaz, separa e casa com quem quiser. É a família mosaico, para horror do pensamento que se assusta diante dessa fluidez. Uma fluidificação radical em todos os pactos de amor."
"O que pode ser muito angustiante. Assusta profundamente esse caos. Essa “putaria”, essa “bagunça”."
Então qual o outro movimento? Vamos dizer assim, a contra reforma. Se a gente tenta romper a estrutura milenar da igreja e faz a reforma, claro, tem a contra reforma. E tem a inquisição.
"Só que cada vez mais o Estado moderno vai se afastar disso. Agora é preciso entender o vírus."
O que os deuses pensam disso, se isso está escrito em algum versículo... tudo bem, não tô discutindo.
Mas agora vou colocar milhões de dólares nas startups - e não para você ler a torá. É pra descobrir a vacina."
Maria Lucia Homem é psicanalista, pesquisadora no Diversitas - núcleo de estudos das diversidades, intolerâncias e conflitos, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e professora da Faap nas áreas de psicanálise, cinema, literatura e comunicação.
Contardo Calligaris, com quem ela escreveu um livro chamado “Coisa de Menina?”, desconfia que os anos mais importantes da formação da Maria tenham sido os que passou na França, onde fez mestrado na Universidade Paris 8. Também a Maria posta há tempos uma série fascinante de vídeos sobre a modernidade em um canal próprio e no canal da Casa do Saber, no KZread.
Blog Inconsciente Coletivo do Estadão
blog.inconscientecoletivo@gmail.com
Twitter: @IsabellaMarzol1
@KachaniMorris
Face: inconsciente.coletivo.blog
Insta: @kkkkkachani
Entrevista por Morris Kachani
Edição por Isabella Marzolla

Пікірлер: 175

  • @victorsouza839
    @victorsouza8393 жыл бұрын

    Um brinde ao amor possível!

  • @limafilho2762
    @limafilho27624 жыл бұрын

    O ser humano é um ser social, a família é a base da sociedade pela proximidade física das pessoas e a construção de vínculos. Famílias bem estruturadas dão mais chance de sucesso a prole, basta ver a dificuldade e as estáticas das famílias de mães solteiras, não por culpa das mães que muitas são verdadeiras heroínas. As igrejas, partidos e outras organizações criam um sentimento de comunidade e pertencimento. Essas estruturas cumprem um papel social a milênios e o ser humano, continua e continuará a ser um ser sociável que precisa e necessita viver em grupo.

  • @joaotavares078

    @joaotavares078

    4 жыл бұрын

    A minha teoria é que a familia é tão importante para nós pois é o elo mais proximo de deus que nós temos. tanto do universo físico quanto no espirita. Meu dna esta diretamente ligado ao dos meus pais e minha alma ao da deles. Quem nasce em familia desestruturada sempre tem uma pulga atras da orelha como se faltasse algo, por mais que alcance o sucesso na vida material.

  • @Amora359T

    @Amora359T

    4 жыл бұрын

    Com certeza.

  • @matheuscamargos626

    @matheuscamargos626

    3 жыл бұрын

    Tá, e claro que estão certos sobre a característica basal e cristalina do papel da família como nuclear na sociedade tal como ela é hoje. Mas o que a Maria Homem coloca como provocação é que a família com todas as adjetivações que seguem coladas e estão implícitas nela, essa família já está morrendo. Ela talvez seja mais fluida e saindo da lógica propriedade privada, família bloco pai-mãe e filhos, e caminhando talvez pra outras possibilidades de afeto, não monogâmicos, não para sempre, e para o sentido de “uma aldeia criança toda uma criança”

  • @foradarotina6773

    @foradarotina6773

    2 жыл бұрын

    @@joaotavares078 O individuo precisa amadurecer rapido e sair do seio familiar e se projetar para ser gerador de familia. Usando as qualidades do pais e filtrando aquilo que é pra ficar só com os pais. Mas com essa cultura do jovem adolescido, eles não adquirem capacidade para sair de casa e ficam adoecidos. A familia é pra dar base, estabilidade, educação e afeto, e depois o indivíduo tem que sair dela e constituir sua propria familia. mas se for sair só com 30 anos, ai fica díficil o processo. É no meio da adolescencia que o individio já vai adquirindo capacidade de independencia. Daí os aspectos naturais de irritabilidade, pois o indíviduo que quer ir para o seu proprio territorio não se sente bem no território dos outros, mesmo que sejam os pais. É por isso que na biblia fala, o homem deixará pai e mãe....

  • @renataester8687
    @renataester86874 жыл бұрын

    Acho graça é o tanto de cristão defensor da família, que são divorciados e cheios de filhos.

  • @marianabatista6385

    @marianabatista6385

    3 жыл бұрын

    Normalmente são homens. Em sua maioria.

  • @sebastiaohenriqueissa223

    @sebastiaohenriqueissa223

    7 ай бұрын

    Bolsa família e assistência social, o pobre tem o direito de escolher o número de filhos que deseja, você acha que o problema do pobre é ter filhos?

  • @user-jr4do2cp1w
    @user-jr4do2cp1w14 күн бұрын

    É por essas mudanças na família tradicional que vivemos o caos no Brasil.

  • @romeubraga5942
    @romeubraga59422 жыл бұрын

    Otimo video

  • @patriciamota6745
    @patriciamota67453 жыл бұрын

    sempre maravilhosa!!!

  • @marianabatista6385
    @marianabatista63853 жыл бұрын

    Meu sonho é que essas famílias moralistas tudo acabe. Ninguém merece viver com quem é moralista. E todas as religiões, sem exceção, são moralistas.

  • @nelsonrs2599

    @nelsonrs2599

    3 жыл бұрын

    Essa pérola ae foi sábia em... Esquece Santo Tomas de Aquino. A Mariana mando a braba!1

  • @negancomediante8126

    @negancomediante8126

    3 жыл бұрын

    Verdade, o negócio é ser imoral.

  • @DaviMaia7

    @DaviMaia7

    3 жыл бұрын

    Aí... Então tá revoltadinha com a moral né?🤭 Vai saber pra quê essa sapekinha deseja tanto uma sociedade imoral ( mais do que já é?🙄) Ah, danada!😆

  • @marcosamaral4469
    @marcosamaral44694 жыл бұрын

    Configurei para velocidade de reprodução 1,5xs. Ficou absurdamente normal! Kkkkkkkk

  • @ZEMANE1970

    @ZEMANE1970

    4 жыл бұрын

    Testei também assistir em velocidade 1,5x e achei ainda lento...

  • @pauloroma8436

    @pauloroma8436

    4 жыл бұрын

    2,0x. Em podcasts esquerdistas uso velocidade 3,0x. São muito fracos, só escuto para monitorar o inimigo de perto.

  • @acotinhosilva

    @acotinhosilva

    4 жыл бұрын

    @@pauloroma8436 kkkk. Foi a melhor posição que li!!

  • @ronaldodomingos4827

    @ronaldodomingos4827

    4 жыл бұрын

    Hahahaha! Obrigado pela dica!

  • @r.i.n7635

    @r.i.n7635

    3 жыл бұрын

    Guri do céu kkkkk

  • @garagemdacienciarudahneto3537
    @garagemdacienciarudahneto35373 жыл бұрын

    Sensacional e profundo. A realidade dói para muitos, mas é isso!

  • @caruuable
    @caruuable4 жыл бұрын

    Adorei!!!

  • @mariahelenamendespinheiro1187
    @mariahelenamendespinheiro11873 жыл бұрын

    Gratidão!...

  • @marcelotomaz3672
    @marcelotomaz36724 жыл бұрын

    Parabéns pra Maria Homem por incomodar esses cristãos hipócritas, eles falam de Deus e amor mas geralmente são pessoas intolerantes e preconceituosas! Os comentários aqui demonstram isso e tbm o Brasil atualmente.

  • @m.junior7909
    @m.junior79094 жыл бұрын

    Ela disse que não sabe se os humanos continuará a buscar o transcendente, este transcendente que chamo Deus, normatiza a família "tradicional". Nunca existiu qualquer etnia que não busque o sagrado,porque que agora os humanos não o faria mais? podemos viver neste sistema fluído mas continuamos humanos. Parabéns pela entrevista.

  • @elaine.martins.10

    @elaine.martins.10

    4 жыл бұрын

    Concordo... fiquei curiosa pra saber pq ela acha que as pessoas vão parar de buscar a Deus... Queria uma live dela com o pastor Ed René Kivitz ou com o Pe. Fábio. Seria top! No fim ela conclui a entrevista de forma bem cristã, dizendo pra buscarmos a criação de laços! rs O bom da Maria é que ela não fica em cima do muro... tem resposta pra tudo e gosta de provocar... rs

  • @candidato252002

    @candidato252002

    4 жыл бұрын

    Ela está meio embriagada ultimamente. Talvez seja a quarentena. Mas ela deu uma misturada quando colocou a Reforma Protestante em sua luta, ou na luta dos pederastas e libertinosos. Como diz Pondé, é a elite intelectual que ataca a Fé Cristã para ficar bem na fita em seus cafés das 17h00.

  • @candidato252002

    @candidato252002

    4 жыл бұрын

    ​@@elaine.martins.10 Eu já acho que ela não consegue terminar um único raciocínio. Aí ela tem que voltar para explicar e por panos quentes.

  • @77eduardoantunes

    @77eduardoantunes

    2 жыл бұрын

    @@candidato252002 "Ela está meio embriagada ultimamente". Hahaha! Quarentena disruptiva.

  • @suellenroberta6493
    @suellenroberta64934 жыл бұрын

    Parabéns Maria sempre assertiva e profunda. Poder de síntese incrível, mas infelizmente incompreendida para quem chega com pensamento raso e retilíneo.

  • @nelsonrs2599

    @nelsonrs2599

    3 жыл бұрын

    das profundezas do abismo infernal?

  • @sexgensexualidadegenero3094
    @sexgensexualidadegenero30943 жыл бұрын

    Maravilhosa.

  • @raphaelsouto3801
    @raphaelsouto38013 жыл бұрын

    Parabéns pela entrevista, muito interessante! Com toda a certeza, essas provocações irão gerar comentários com muito ódio (e tudo bem, já que faz ruir as estruturas antigas de pensamento e provoca muita angústia). Debate necessário. Convide sempre a Maria Homem, que proporciona reflexões fantásticas ;)

  • @pioneiropara6787
    @pioneiropara6787 Жыл бұрын

    O POVO DE VAI SOBREVIVER!!!

  • @marianabatista6385
    @marianabatista63853 жыл бұрын

    O patriarcado piraaaaaa só com esse título do vídeo. E percebi que os defensores (homens) estão aqui.

  • @renatamacedo5008
    @renatamacedo50084 жыл бұрын

    Vim de uma família disfuncional, normal pros dias de hj, minha mãe não conheceu meu pai virgem, foram morar juntos so anos depois q eu nasci e nunca se casaram . Até hj percebo q isso foi uma lacuna não preenchida na vida da minha mãe. Eu optei por um caminho mais tradicional. Casei virgem, na igreja, tenho criado minhas filhas com uma base cristã. Por mais moderno q o mundo esteja uma hora a conta vem... E eu preferi não pagar....Preferi reescrever minha história ao dar continuidade ao q meus pais começaram....

  • @evandroromao9509
    @evandroromao95094 жыл бұрын

    Gente, que absurdo ver algumas pessoas falar assim de Maria Homem. Porque tanta agressão a sua opinião? Podemos concordar ou não com o outro. Por que não podemos discutir o assunto sem agredir?

  • @IsayaSSantana

    @IsayaSSantana

    4 жыл бұрын

    As pessoas estão polarizadas. Elas não se escutam mais. Dialogar se tornou uma rara realidade no nosso país. Difícil, mas sigamos!

  • @candidato252002

    @candidato252002

    4 жыл бұрын

    Eu não conheço pessoalmente essa Maria Homem, só li algumas bizarrices e algumas entrevistas sem pé e sem cabeça - como agora, mas quem é ela para falar da Reforma? A Reforma que ela tenta cavalgar para atacar a Igreja Católica foi um levante de cristãos necessitados de um retorno às origens, quando não havia santos, imagens, indulgências, imposições ou ameaças àqueles que ousavam ter uma Bíblia em seu idioma. Ou seja, ela tenta ser uma "reformadora" ou a voz dela, para atacar aqueles que foram os verdadeiros reformadores do Século XVI. Acho que ela nem sabe o que está falando.

  • @mardireito1

    @mardireito1

    4 жыл бұрын

    Porque muitas pessoas vivem numa bolha e preferem viver no negacionismo a perceber que a vida é impermanente. Que não é preciso ficar preso a crenças padrões e estigmas limitantes.

  • @scarffcabrito4724

    @scarffcabrito4724

    4 жыл бұрын

    Por que não escutam direito, quanto mais pensar em dialogar. Na verdade acredito que muitos nem acessam esse tipo de conteúdo, o pensamento é tão raso que não conecta. Falta liga. Tem que ter muita leitura pra chegar lá.

  • @rlimalima5915
    @rlimalima59153 жыл бұрын

    Muito boa reflexão, Maria. Mas como diria Nietzsche, pena que para poucos, pq a maioria das pessoas estão imersas na Caverna de Platão.

  • 3 ай бұрын

    28:52 A Maria tirando um sarro do homem medroso diante da inevitabilidade da queda do seu mundinho pequeno burguês.

  • @lcesarmonteiro
    @lcesarmonteiro4 жыл бұрын

    Escreveu assombrado Sêneca a Lucílio (ep. 14 e 78) sobre o martírio dos cristãos: "O ferro, as chamas, as correntes, e a multidão de animais ferozes que se saciam de entranhas humanas; as prisões, as cruzes, os potros, o gancho, o pau cravado no tronco da vítima que sai pela cabeça, os membros esquartejados, a túnica embebida e tecida de matérias inflamáveis [...]. Entre essas dores, alguns nem gemeram; mais ainda, não suplicaram; mais ainda, não responderam; mais ainda, sorriram, e sorriram de coração."

  • @emiliebiason6929
    @emiliebiason69294 жыл бұрын

    Maravilhosa

  • @Wellingtonws
    @Wellingtonws3 жыл бұрын

    É equivocado dizer que casamento "cristão" ou "tradicional" irá acabar.

  • @paulocorreadeoliveira4876
    @paulocorreadeoliveira4876 Жыл бұрын

    Gratidão ao comentário que me ensinou a colocar no nível de reprodução 1.5x

  • @TMouraFe
    @TMouraFe4 жыл бұрын

    Entrevista maravilhosa e reveladora, como todas dela..adorei 😍

  • @candidato252002

    @candidato252002

    4 жыл бұрын

    Reveladora? Misturou Reforma Protestante às luxurias obscuras dela.

  • @nelsonrs2599

    @nelsonrs2599

    3 жыл бұрын

    revelou o fundo do poço o:

  • @luanfelipedasilva920
    @luanfelipedasilva9204 жыл бұрын

    Essa é uma discussão interessante... Mas me parece que a maioria dos comentários têm leituras mais literais ou dogmáticas, tanto de um lado quanto do outro. Para mim, confesso que é sempre mais problemático concordar com posições que partam do princípio de que, para os fiéis, a figura de Jesus continuaria a exercer um papel de intermediário entre Deus e os indivíduos, mesmo após a revelação das verdades subjetivas; ou com quem defende que Deus seja um agente definível e reconhecível. E isto porque, conforme minha experiência e o que pude aprender até agora, se há algum poder transformador que possa ser atribuído ao conceito de Deus, ele se manifesta justamente através da ausência de substância que ele encapsula e no quanto ele nos permite operar a partir dessa ausência, enquanto condição de possibilidade para uma quebra de paradigma. Da maneira que eu vejo, é só uma questão de método e linguagem: as disciplinas que estudam a psique têm as suas; as religiões têm as delas. No mais, considero esta ausência de substância como uma espécie de realidade primordial indefinida. Levando-se em conta todas as diferenças que atravessam os indivíduos e como cada um trabalha seu interior a partir delas - desde que se resguarde esse ponto de insubstancialidade e se considere toda categorização como sendo de ordem material - acredito que as possibilidades de reconfiguração do aparato interpretativo da experiência podem ser virtualmente infinitas. Daí porque fenômenos como os da ‘conversão’ ou da ‘catarse’ possam de fato ocorrer, tanto em um sujeito quanto em um grupo. E isso não é nenhuma novidade, visto que mesmo os religiosos sempre lançaram mão dos conceitos de idolatria ou hipóstase - isto é, da tendência de elevar um conceito, ideia ou projeção à categoria de absoluto - como algo a ser evitado de todas as formas, pois, ao invés de aproximar, afastaria a pessoa do estado ideal para uma abertura à experiência da unidade ou à essência criativa. Em outras palavras, a idolatria fixaria e impediria a renovação da experiência do sujeito, não permitindo que ele ‘morra’ para então ‘ressuscitar’. Nesse sentido, me parece que um entendimento adequado, que auxilie na percepção dessa realidade primordial indefinida, deve se assemelhar àquele proposto por Kierkegaard como ‘incerteza objetiva’. Até o momento, me parece razoável que qualquer base epistemológica que arrisque ir além desse princípio merece reservas - tais como as que esbocei anteriormente, mas também as que se utilizam de conceitos puramente formais. A partir disso, acredito que problematizar o que a Maria diz é necessário e faz parte do jogo. Eu, particularmente, não nutro nenhuma simpatia especial por ela. Muitas vezes, na verdade, me vejo até como um certo antagonista, embora principalmente devido a alguns julgamentos de valor que me permito fazer na esfera do comportamento. Mas, partir do princípio de que as posições que ela defende estejam incorretas por conta disso, talvez acabe por revelar pouca familiaridade com o debate a respeito dos primeiros princípios; ou de como alguns deles podem ser abordados enquanto construtos histórico-sociais; ou de como tirar proveito das possibilidades subjetivas inauguradas pela pós-modernidade. É compreensível que boa parte da população não se sinta segura diante de movimentos de vanguarda. Porém, tentar impedi-los me parece não apenas impossível, como indesejável, já que bloquear o fluxo da experiência e os aprendizados que podem advir de uma observação competente, tanto no que diz respeito ao que deve ser mantido, quanto no que diz respeito ao que deve ser rejeitado, representa uma perda de um conhecimento valioso sobre nossos próprios limites e as melhores maneiras de ultrapassá-los. Sem contar que nunca vai haver uma hegemonia pura. Progressistas e conservadores sempre existiram e sempre vão existir. Até porque, todo ser humano experimenta o revesamento dessas polaridades. A diferença é que alguns reprimem o balançar para um dos lados do pêndulo emulando o comportamento do lado oposto. Eu, por exemplo, não considero que aquele afeto primevo, proveniente dos laços consanguíneos, seja uma construção histórico-social. Por outro lado, aquela ideia de ‘lar’, como um ninho de acolhimento, com cada personagem em seu devido lugar, que se mantém coeso e sem interferência do mundo natural, social e do trauma - essa sim. Evidentemente, isso não significa, de forma alguma, que um grupo de pessoas não seja capaz de perseguir esse ideal e de realiza-lo em grande medida. O importante, nesses casos, é notar que à realização de um ideal não se segue à necessidade da exportá-lo como o único estilo de vida possível; como se, ao se uniformizar a vida social, se reduzisse o estranhamento com a própria vida. Em nome disto já se justificaram as maiores violências, e realmente é importante compreendermos que todos podem ser sujeitos. É uma pena que ambos os lados da discussão ainda não consigam ou não se mostrem dispostos a articular uma reconciliação entre essas temáticas - incluindo, por um lado, as diversas ‘fluidezes’ e suas experimentações nas maneiras de ser e amar, hoje tão mal compreendidas; e, por outro, o respeito às formas tradicionais e às ‘grandes narrativas’ enquanto fontes legítimas de certos tipos de conhecimento, apesar de suas aparentes contradições e linguagens não-científicas.

  • @roselynunes3897
    @roselynunes38973 жыл бұрын

    Concordo plenamente com a Maria: a família tradicional cristã não vai sobreviver. Negar o ódio é estar distante do amor! Somos seres complexos, inteiros e negar a inteireza é ficar fragmentado. A família tradicional, separa, fragmenta e desejo que nasça uma estrutura familiar que integra. Parabéns, Maria!

  • @roselynunes3897

    @roselynunes3897

    3 жыл бұрын

    Se a família cristã tradicional funciona, então porque é que temos tantos divórcios, tanto abuso de mulheres e de crianças em contexto familiar, e tanto feminicidio, sendo que este é maioritariamente praticado pelos maridos/companheiros?

  • @foradarotina6773

    @foradarotina6773

    2 жыл бұрын

    @@roselynunes3897 A cultura tradicional cristã ajuda no equilibrio, mas não significa que todos os individuos que vivem nessa cultura, seguem e são essencialmente cristãos. Os bugs dentro do sistema sempre existem.

  • @nandogatinho01
    @nandogatinho013 жыл бұрын

    Eu fico inconformado com os evangelicos , com o que fizeram com o nome de JESUS, até porque ele tinha espiritualidade e não religiosidade. shalom.

  • @sroramos74
    @sroramos744 жыл бұрын

    O perfeito representante da FFLCH, nem sei como vim para aqui.

  • @fabionogueira1262
    @fabionogueira12624 жыл бұрын

    Familia é um conceito anterior ao catolicismo ou qualquer outra religião. Individuos pré-históricos constituiam familias. O laço afetivo e a necessidade de proteção à prole nada tem a ver com religião. É uma necessidade vital do ser humano. Por isso existiam familias na época dos neanderthais, há centenas de milhares de anos, e continuam existindo hoje

  • @IsayaSSantana

    @IsayaSSantana

    4 жыл бұрын

    Vc precisa continuar o raciocínio. Ele está truncado. Dizer que é um “conceito” ou realidade anterior não quer dizer que nada tem a ver. As realidades se mesclam. Desenvolva a ideia.

  • @candidato252002

    @candidato252002

    4 жыл бұрын

    Exatamente. China, Japão, Mongólia, Austrália, América do Sul, África Setentrional, muito antes da chegada dos europeus, a instituição família já estava muito bem consolidada e fundamentada. Não sei porque essa raiva contra um pai, mãe e filhos?

  • @candidato252002

    @candidato252002

    4 жыл бұрын

    @@IsayaSSantana mais truncado que a mente brilhante da Maria Homem acho que não. Ela não consegue terminar um único raciocínio!!! Ele disse que a família é um conceito, instituição, parâmetro, ANTERIOR ao catolicismo, ou seja, está no DNA, na necessidade subjetiva e objetiva de cada ser humano, no intelecto, na alma, no corpo, na mente, desde que homem é homem na face dessa terra. Independente de religião, a família foi, é e sempre será, a despeito da turma do bem. Maria Homem e seus adeptos querem transformar a humanidade em um grande canil, onde se faz um filhote aqui, cruza-se ali, faz outro filho ali e por aí vai.

  • @fabionogueira1262

    @fabionogueira1262

    4 жыл бұрын

    @@candidato252002 Esse é precisamente o ponto. Quem não entende a essência do raciocínio pede que ele seja "desenvolvido"

  • @IsayaSSantana

    @IsayaSSantana

    4 жыл бұрын

    Fabio Nogueira Prezado, gostaria muito de ter começado uma discussão saudável com vc, pois percebi que vc foi um dos poucos que usou argumentos sem ofender a dignidade de Maria Homem ou de quem quer que seja, a despeito de tantos outros aqui que apenas destilaram suas agressões sem nenhum disfarce, aos quais apenas desejo uma boa análise para descobrirem porque erotizam e sexualizam tanto as agressões do outros revelando apenas pulsões interiores. Enfim, poderíamos passar horas falando de alteridade e de como o conceito de família é relativamente novo diante da existência e da história em si.

  • @emanueloliveira3925
    @emanueloliveira39253 жыл бұрын

    John Lennon disse a mesma coisa...

  • @marcelotomaz3672
    @marcelotomaz36724 жыл бұрын

    Se percebe que a base moral e ética dos cristãos é bem limitada e instável, ela não se sustenta sem um Deus! Isso explica pq essas pessoas geralmente não acreditam que uma pessoa pode ser do bem sem acreditar em Deus. É como se as virtudes humanas fossem monopolizadas pela religião e por Deus. O que a alienação religiosa não faz com as pessoas!

  • @OficialJoaoRicardo
    @OficialJoaoRicardo2 жыл бұрын

    Essa mulher é um GÊNIO! Fala minha língua, além de tudo muito corajosa, pq não é fácil desafiar a família cristã.

  • @benfarahazer6103

    @benfarahazer6103

    Жыл бұрын

    Mal cømidą

  • @diaconoubirajararamosfilho3973
    @diaconoubirajararamosfilho39734 жыл бұрын

    Partilha

  • @Dreamer-_1986
    @Dreamer-_19862 жыл бұрын

    Imagine eu falando com a sua voz ( meio Google ) tá Dr. Homem : Eu nãoooo consiiigooo parraaar commmm ninguémmmm entãoooo ninguémmmm consegueee . Uma dica , para de se projetar vai 😉

  • @anderbalm
    @anderbalm4 жыл бұрын

    Maravilhosa essa mulher!!!

  • @candidato252002

    @candidato252002

    4 жыл бұрын

    Você está louco. Tropeça em cada palavra. Mistura alhos com bugalhos, narrando uma palavra por cinco segundos, querendo demonstrar um grau de superioridade.

  • @anderbalm

    @anderbalm

    3 жыл бұрын

    Valderi Felizado da Silva Uma coisa é você não entender o que ela diz, outra coisa é dizer que estou louco por gostar dela e entendê-la! Passar bem!

  • @andreiamagre
    @andreiamagre Жыл бұрын

    Não podemos partir da ideia que tudo referente a família cristã é ruim. Sem a família aumentaria o egoísmo mundo. Nós ajudamos mais facilmente um familiar ou um estranho.

  • @elizabethcristinalopesramo9348
    @elizabethcristinalopesramo93484 жыл бұрын

    Maria Homem é maravilhosa. Sou muito, muito fã.

  • @abner_21
    @abner_214 жыл бұрын

    John Lennon falou algo parecido, e ele onde está? Os Beatles acabou, mas, Cristo e a igreja continuam...

  • @Amora359T

    @Amora359T

    4 жыл бұрын

    Pois é, sigamos em oração por Pessoas que assim pensam. Pior eh imaginar que profissionais que assim Pensam atendem jovens ...

  • @nelsonrs2599

    @nelsonrs2599

    3 жыл бұрын

    pelos séculos dos séculos até a eternidade

  • @melquizedequefernandes5869
    @melquizedequefernandes58694 жыл бұрын

    QUE MULHER! Pena que não são todos que a entendem...

  • @candidato252002

    @candidato252002

    4 жыл бұрын

    Não, só os pederastas e libertinos a entendem. Deixem as pessoas normais fora disso!

  • @joaojoao5547
    @joaojoao55473 жыл бұрын

    Sobre a família tradicional, infelizmente, ela está correta!

  • @GabrielAlves-yw2dc
    @GabrielAlves-yw2dc4 жыл бұрын

    amar é poder odiar?? louca louca

  • @valtirmaximo3279
    @valtirmaximo32794 жыл бұрын

    Absurdo! Lamentável!

  • @YES-ky3ct

    @YES-ky3ct

    3 жыл бұрын

    Seu jesus ficou triste ? 😔

  • @valtirmaximo3279

    @valtirmaximo3279

    3 жыл бұрын

    @@YES-ky3ct quem é vc? Não te conheço! Fica na sua

  • @YES-ky3ct

    @YES-ky3ct

    3 жыл бұрын

    @@valtirmaximo3279 ui ui que perigosinho >~

  • @valtirmaximo3279

    @valtirmaximo3279

    3 жыл бұрын

    @@YES-ky3ct VTNC

  • @elizabethbarbosa8713
    @elizabethbarbosa87134 жыл бұрын

    Tanto estudo, tanta teoria e... Isso! Inacreditável! 😢

  • @carol_sol_en_aries

    @carol_sol_en_aries

    3 жыл бұрын

    posso entender sua dificuldade para entender ela , é muita verdade o q ela fala e pra muitos isso sobrepassa a posibilidade de entendimento

  • @alr3223

    @alr3223

    2 жыл бұрын

    Para quem vive de dogmas e não é reflexivo ... é isso!

  • @a7b4c2
    @a7b4c24 жыл бұрын

    Que comentários horrivelmente verdadeiros.

  • @lucasgama4506
    @lucasgama45064 жыл бұрын

    Eu sou cristão e entendo o seu ponto de vista ( ainda que eu não concorde ), vivemos em uma sociedade fluida onde tudo é relativo, tudo é fluido. Porém, se tratando de igreja,Existe um padrão de contexto em uma crença. Acredito q a família cristã só sobreviverá se ela for fidelíssima no seu Cristo, como um rio q percorre até desaguar nos mares. Caso contrário entraria então no que a psicanalista disse.

  • @mpbanos80marciodas.f41

    @mpbanos80marciodas.f41

    4 жыл бұрын

    Duvido que ela Aceite sua opinião, contrária à ela.

  • @joaotavares078

    @joaotavares078

    4 жыл бұрын

    tudo é relativo é uma frase objetiva, logo contraditória por si só. A verdade é unica, a mentira é fluida. Essa sociedade "fluida" só gera sofrimento, não é atoa que os millennials batem recorde de depressão. A verdade é absoluta por definição, nós que somos limitados em compreender o universo em nossa volta e não temos resposta para tudo, é nisso que entra a religião. Religião do latim religare: religar, a função da religião é ligar o humano ao divino/cosmos/sentido/razão/deus (como preferir). A religião é justamente o que nos difere dos outros animais terrestres e essa visão de um mundo sem religião é retrocesso. Falar mal de cristo é facil quero ver falar que buda era maluco, ai é mais em baixo. Não é atoa que dizem "só jesus na causa".

  • @joaotavares078
    @joaotavares0784 жыл бұрын

    "amar é poder odiar" uau, que triste que ela pense assim. Amar é não odiar! É muito pelo contrario do que ela pensa, amor nao é um sentimento que hoje voce tem amanha nao mais. Amor é um estado de espirito, quem ama ama a si e ao seu inimigo. Se voce ama um voce ama todos, se voce odeia voce nao ama. Incrível, pelo visto a tradição cristã vai sobreviver ela que nao percebeu ainda. Amor não é prazer!! Amor é sacrifício.

  • @AlanRenne
    @AlanRenne4 жыл бұрын

    Absurdo! Maligna!

  • @rogerssousa3417

    @rogerssousa3417

    4 жыл бұрын

    Só uma maconheira que vai morrer solitária e a margem da sociedade.

  • @IsayaSSantana

    @IsayaSSantana

    4 жыл бұрын

    Desejo que vc algum dia se aproprie do conteúdo vasto mostrado em toda a entrevista, antes de apenas emitir palavras sem aprofundamento.

  • @rogerssousa3417

    @rogerssousa3417

    4 жыл бұрын

    @@IsayaSSantana tbm maconheiro?

  • @veramartinski5981
    @veramartinski59814 жыл бұрын

    Louca

  • @deboraminardi5754
    @deboraminardi57544 жыл бұрын

    Lamentável , instável tô vendo que é vc. A família é projeto de Deus , quer vcs queiram ou não . Ninguém vai desconstruir a família .

  • @renan1497

    @renan1497

    3 жыл бұрын

    ahahha comédia

  • @MotoristaBabaum
    @MotoristaBabaum4 жыл бұрын

    Eu acho que ela tem que parar de fumar essa maconha. No dia em que o homem abandonar Cristo e seus ensinamentos, será o fim definitivo do respeito e do sentido da vida.

  • @rodrigometzner1860

    @rodrigometzner1860

    4 жыл бұрын

    Ah sim, só porque a opinião dela vai contra as suas bases cristãs você já a desqualifica como estando sob efeito de algum psicoativo. Talvez você que esteja sob efeito de elementos sociais e religiosos que alteram a sua consciência e seu modo de ver o mundo. Se você é cristão e o sentido da sua vida está conectado a isso, ótimo, viva a sua vida à sua maneira, com suas crenças, com o que faz sentido pra você. Mas achar que há um sentido da vida universal e que todos devem estar submetidos a ele é bem egocêntrico, é um radicalismo religioso que atenta ao respeito à alteridade. E é bem fantasioso achar que o respeito interpessoal está ligado ao cristianismo. Na teoria até que há leis relacionadas a isso, mas na prática o que menos vejo entre os cristãos é o amar ao próximo quando o próximo não cumpre os pré-requisitos estipulados pela igreja.

  • @IsayaSSantana

    @IsayaSSantana

    4 жыл бұрын

    Impressionante a capacidade do ser humano de ofender em nome de Deus.

  • @IsayaSSantana

    @IsayaSSantana

    4 жыл бұрын

    @@rodrigometzner1860 Perfeito! Bom ver que ainda há diálogo respirando.

  • @nelsonrs2599

    @nelsonrs2599

    3 жыл бұрын

    ​@@rodrigometzner1860 há um sentido da vida universal e todos devem estar submetidos a ele . PS : você se considera mulher? hahaha

  • @raphaelsouto3801

    @raphaelsouto3801

    3 жыл бұрын

    @@rodrigometzner1860 É engraçado ver os mecanismos de defesa psíquicos, né? A galera entra em ódio e desespero ao lidar com esse tipo de conteúdo. Assim como ela falou na entrevista, há uma recusa constante em perder essa estrutura antiga - e religiosa - e aceitar o inédito, em fazer novas construções, novos pactos sociais. E eu entendo. Realmente deve ser muito angustiante pensar na possibilidade desse Deus não existir. Mas, embora angustiante e doloroso, talvez seja necessário reinventar as formas de se relacionar, de pensar a vida e de lidar com a angústia do nosso desamparo. A família tradicional não representa e não supre as necessidades de todas as pessoas, e tudo bem, vamos nos abrir às possibilidades.

  • @marieasmar
    @marieasmar4 жыл бұрын

    Nunca ouvi tanta bobagem... a pessoa se acha uma intelectual e não entende nem a natureza humana básica. Ela odeia o amor! :O

  • @mateusmsouza
    @mateusmsouza4 жыл бұрын

    Ela é notavelmente inteligente. E só. Falta muita humildade epistêmica nesse arremedo de psicanalise, ética, sociologia, marxismo e afins. Seria um bom case para as imposturas intelectuais da pós-modernidade.

  • @IsayaSSantana

    @IsayaSSantana

    4 жыл бұрын

    Nossa! Bem se lê que vc a conhece bem. Procura conhecer as pessoas e estar aberto ao diálogo antes de emitir opiniões desagradáveis e agressivas.

  • @candidato252002

    @candidato252002

    4 жыл бұрын

    @@IsayaSSantana Se for pela essa trágica entrevista, onde misturou alhos com bugalhos, em palavras lentas e desconexas, deturpou o legado da reforma protestante com a reforma niilista que ela tanto almeja, ahhhh, nem precisa-se conhecer.

  • @candidato252002

    @candidato252002

    4 жыл бұрын

    Não, ela é intelectual. Inteligente não.

  • @mateusmsouza

    @mateusmsouza

    4 жыл бұрын

    Ian Santana e não estive aberto ao diálogo? Que eu saiba, agradabilidade não é uma condição necessária para um debate. Já seu comentário julgando o interlocutor e não o argumento... 🤓

  • @rudybs2203
    @rudybs22034 жыл бұрын

    A "família tradicional" vai sobreviver? Sim. Quem propaga fim da família tradicional pros outros sempre constitui família tradicional para si mesmo: com filhos, com casamento até longo, assim por diante, só não quer que outros tenham esse modo familiar. Por motivos simples e quase óbvios: somente a família heterossexual e monogâmica, cuja fonte de poder não é um contrato social (Política, Estado), mas a força natural (da procriação, da relação sexual, com pessoas com que se tem lealdade) e a força espiritual (da Igreja, acima da esfera material e política) sobrevive, sobrevivência bastante dependente aliás do número de filhos que se tem (quanto mais, melhor), é também essa família que garante herança aos filhos e por isso a continuidade da ação histórica, inclusive a continuidade da ação histórica dos projetos antifamília. Por isso, não existe "família tradicional" e "família não tradicional", só existe família, aquela de sempre, o resto é imitação porca que se desfaz com o tempo por ter bases frágeis. E é essa fragilidade que os antifamília querem estimular nos outros, por conta de degeneração, subversão, incapacidade de orientação, dependência de ideólogos e políticos de Esquerda, assim por diante. Sobre Cristo: nem os comunistas conseguiram, na China ou na URSS, tampouco na Coréia do Norte, eliminar o cristianismo por completo. Ele sobreviverá. Continua sobrevivendo há 2 mil anos. A psicanalista, ao contrário, estará morta.

  • @adrianadesouzamartins1247
    @adrianadesouzamartins12474 жыл бұрын

    Ela não teve família com certeza . Como pode saber a importância de uma família seria . O mundo está fadado a acabar por falta da família . Pode chorar a Familia é e continuará sendo a célula mater da sociedade . Não inventa .

  • @candidato252002
    @candidato2520024 жыл бұрын

    Isso é um desejo ou uma constatação? Parece-me mesmo que é um desejo incontrolável. Mas ela é sacana. Como sabe que nunca o seu desejo ocorrerá, ela diz que AGORA talvez (a família e Cristo) vença, mas em termos MACRO, ou seja, quando daqui a algumas dezenas de anos ela não tiver mais viva para ser cobrada, ela diz: com certeza não. Essa é a turma que gosta desse negócio de fluidez...homem com homem, mulher com mulher, criança com homem, homem com animal, pai com filha, etc.

  • @mpbanos80marciodas.f41

    @mpbanos80marciodas.f41

    4 жыл бұрын

    Falou tudo.

  • @letrasportuguesnoturnouel2539

    @letrasportuguesnoturnouel2539

    3 жыл бұрын

    Se vc viu esse vídeo e pensou em pedofilia, zoofilia e incesto, vc tem sérios problemas. Procure um psicanalista

  • @sexgensexualidadegenero3094

    @sexgensexualidadegenero3094

    3 жыл бұрын

    Pai com filha parece algo bem frequente... Na família tradicional brasileira, é claro.

  • @raphaelsouto3801

    @raphaelsouto3801

    3 жыл бұрын

    Valderi, vc colocou na mesma caixa relações homoafetivas com pedofilia e zoofilia. É um comentário muito infeliz e preconceituoso. Existem outras formas de sexualidade saudáveis e que não sejam a heterossexual. Poxa, vamos ter empatia e respeito pelo próximo.

  • @mggserrano
    @mggserrano4 жыл бұрын

    Muito inteligente, na sua área, mas falar de que Deus não existe não é só desconhecimento, é arrogância, pq só podemos falar daquilo que conhecemos... Um dia ela saberá que estava errada!

  • @darklohengrin
    @darklohengrin4 жыл бұрын

    Ela já morreu e não sabe. E de toda forma morrerá fisicamente também. Cristianismo tem mais de 2000 anos. E Deus é eterno! Alma sebosa.

  • @SandraAlmeida-ib1hx
    @SandraAlmeida-ib1hx4 жыл бұрын

    Fala, fala e não diz nada com nada. Quanta fluidez e relativismo. Além de anti-cristã percebe-se que vai contra os valores da família, pois a família é onde mais se atacam e qualquer ideologia/revolução não resiste na família.

  • @markoffcostinschad4615
    @markoffcostinschad46154 жыл бұрын

    Que Deus tenha misericordia dessa mulher!.....e fiquem atentos......Deus é Amor mas também é fogo consumidor.....Esperemos para ver o que Deus destinará à ela.....A Bíblia é clara: De Deus não se escarnece....o que o homem semear, isso mesmo ele ceifará.....vale lembrar que os inimigos de Deus, ao longo de 4 mil anos de História da Humanidade, voltaram ao Pó...mas no nosso Deus permanece......

  • @IsayaSSantana

    @IsayaSSantana

    4 жыл бұрын

    🤦‍♂️

  • @suzanacavalcante9369
    @suzanacavalcante93694 жыл бұрын

    Isso é uma louca, frustrada e infeliz. Nunca vi falar tanta besteira. COITADA!

  • @adrianadesouzamartins1247
    @adrianadesouzamartins12474 жыл бұрын

    Uma pessoa séria não assiste uma baboseira dessa .

  • @rafafuracao9997

    @rafafuracao9997

    3 жыл бұрын

    vai embora do canal então

  • @rosadirprimo9505
    @rosadirprimo95054 жыл бұрын

    VOCÊ PREFERE BANDIDOS ARMADOS ATÉ OS DENTES, ASSALTANDO, MATANDO, ESTUPRANDO DO QUE PESSOAS HONESTAS CORRETAS, SE DEFENDENDO E DEFENDENDO A SUA FAMÍLIA. DEUS TENHA MISERICÓRDIA DA SUA VIDA E QUE VOCÊ NUNCA SOFRA NAS MÃOS DOS BANDIDOS, ESTUPRADORES NEM SUA FAMÍLIA, PORQUE AÍ VOCÊ IRIA SENTIR NA PELE ESSA EMOÇÃO

  • @Gabriel.Bonfim
    @Gabriel.Bonfim4 жыл бұрын

    Essa psicanalista vai sobreviver? Não!

  • @hernanysantos8550
    @hernanysantos85504 жыл бұрын

    Pobre mulher, ela não sabe o que está falando! Cristo é eterno e o cristianismo estará aqui, nem que tenhamos que voltar a ser apenas 12.

  • @benfarahazer6103
    @benfarahazer6103 Жыл бұрын

    Sai daí endemøninhadą

  • @chirlermeireles1089
    @chirlermeireles10894 жыл бұрын

    Nem família nem Cristo????? Seus " conhecimentos " carecem de fundamentos, visto que não passam de idéias humanas que caem por terra sempre que a próxima " idéia " melhor que a sua surge. Fala como um " deus" , age como detentora da " verdade", mas a realidade que é o que sempre conta, suas "filosofias " são estapafúrdias. Lamentável ó grande soberba..