'Chapação mental' é sintoma da nossa cultura; estamos escravizando as mentes, diz Maria Homem

📲 UOL News está no WhatsApp: clique no link e acesse agora o canal Cafezinho do UOL News ☕: whatsapp.com/channel/0029Va72...
O UOL Entrevista desta quinta-feira (28) recebe a psicanalista Maria Homem. A entrevista é conduzida pela apresentadora Fabíola Cidral e pelos colunistas Leonardo Sakamoto e Mariana Varella, do UOL.
#UOLEntrevista #corte

Пікірлер: 730

  • @alebecker12
    @alebecker129 ай бұрын

    Nós criamos um ambiente absolutamente inóspito para a mente humana, e para não nos revoltarmos nos dopamos.

  • @compositordebolso

    @compositordebolso

    9 ай бұрын

    O capitalismo criou, não necessariamente nos enquanto seres humanos. Tudo o que a moça disse são apenas sintomas do nosso modo de produção atual.

  • @patriciasa7435

    @patriciasa7435

    9 ай бұрын

    Ah meu Deus, antigamente a vida era pior e as pessoas não viviam se drogando. A vida sempre foi dura

  • @compositordebolso

    @compositordebolso

    9 ай бұрын

    @@patriciasa7435 informação sua diretamente tirada da b**** né? Já ouviu falar da Guerra do Ópio na China? A Inglaterra literalmente drogou toda uma população pra conseguir lucrar e dominar os chineses mais facilmente. Você simplesmente tá tratando droga como se fosse uma invenção moderna.

  • @alebecker12

    @alebecker12

    9 ай бұрын

    @@patriciasa7435 as pessoas tinham senso de identidade e comunidade. Hj as pessoas vivem isoladas.

  • @cristianobatistamarcos2524

    @cristianobatistamarcos2524

    8 ай бұрын

    ... isso é pura filosofia !

  • @GG-fq6mv
    @GG-fq6mv9 ай бұрын

    Não muda se não mudar a precarização da vida social atualmente, as pessoas estão vivendo uma precariedade no trabalho, na falta dele, no lazer, na alimentação, na moradia e por aí vai e isso tem impactos na saúde física e mental.

  • @PryscillaJanoario

    @PryscillaJanoario

    9 ай бұрын

    E comer bem, morar bem, viver bem é caro, já rivotril o SUS distribuí de graça.

  • @leonardomota9679

    @leonardomota9679

    9 ай бұрын

    A precarização do trabalho dissemina a doença mental de forma amarga! 🤢🤢

  • @compositordebolso

    @compositordebolso

    9 ай бұрын

    Ou seja, sequer terá a chance de mudar enquanto o capitalismo não for derrubado. Mas aparentemente esse modo de produção já exauriu o planeta a ponto de uma emergência climática estar em vias de uma nova extinção em massa. Ou esse modo será derrubado antes dele derrubar toda a espécie (e ganharmos algum tempo pra quem sabe conseguir sobreviver, embora não se sabe ainda se essa sobrevivência será uma hipótese) ou ele de fato só irá acabar com o fim da própria espécie, tornando realidade aquilo que Mark já dizia há alguns anos antes de tirar a própria vida, "é mais fácil imaginar o fim do mundo, do que o fim do capitalismo".

  • @bdelane

    @bdelane

    9 ай бұрын

    Exatamente isso que falei em um comentário. Só terapia não adianta qd o que mantém o ser humano adoecido continua aí só para o deleite e luxo de 1% da população mundial.

  • @GH-fb9dh

    @GH-fb9dh

    9 ай бұрын

    Estava comentando isso outro dia, as pessoas vivem deprimidas e tomando antidepressivos e outros medicamentos para se sentirem melhores, mas o problema não é orgânico nem fisiopatológico, é social. Criamos um ambiente inóspito. É impossível viver quando estamos lutando pra sobreviver, de aluguel pra aluguel sabendo que nunca teremos o suficiente pra comprar uma casa, por exemplo. Essas coisas mexem com a nossa cabeça.

  • @familiarebello
    @familiarebello8 ай бұрын

    Eu mudei pra roça tem 3 anos, e sempre que vou pra São Paulo, BH… vejo porque estava adoecendo! Essa vida de correria, barulho, comida artificial… isso é sobreviver e não viver!

  • @salatielneto1244

    @salatielneto1244

    8 ай бұрын

    Também penso em morar no campo. No interior, pois faz toda a diferença.

  • @fernandaabdias9450

    @fernandaabdias9450

    7 ай бұрын

    Fala um amigo se ele recomendaria Brasília, ali bitolaram as pessoas?

  • @nilmaleiam.demedeiros3664

    @nilmaleiam.demedeiros3664

    4 ай бұрын

    Êxodo rural ao contrário, porém é preciso refletir bem, pois os contextos sociais são diversos. Poder aquisitivo mesmo. Mas faz sentido isso tudo que relata!!

  • @closmartins
    @closmartins9 ай бұрын

    "A gente não tem amigo: a gente paga pra falar a verdade para um analista" Pelos comentários vi que isso passou batido, mas o diagnóstico que ela fez está aqui. Na mosca!

  • @user-kp3kn4tn5p

    @user-kp3kn4tn5p

    9 ай бұрын

    Pessoal faz pura masturbação intelectual. Não apontaram um exemplo prático, real, objetivo. São afirmações genéricas, abertas, de pessoas que tem muito conceito e pouca prática na administração em escala desses problemas. Uma coisa é o consultório, outra é vc escalonar isso pra cidade, pro estado, país, sociedade. Enfim, eles sabem qual é o problema mas não sabem como resolver de verdade. E, nesse caso, a indústria farmacêutica é mais prática: tá ansioso? Toma esse ansiolítico aqui. Pronto!

  • @grizzato

    @grizzato

    8 ай бұрын

    exato! é o que mais me parte o coração na modernidade. eu preciso ficar correndo atrás dos meus amigos pra conseguir mantê-los na minha vida, e é péssimo porque estão todos tão focados no profissional pra sair da sub-existencia que se eu deixá-los de lado nem eu nem eles teríamos amigos rs

  • @Jaki-fj

    @Jaki-fj

    8 ай бұрын

    É, e muitos quando tem uma amizade que podem falar tudo abandonam. Passei por isso e hj não consigo mais deixar nenhuma amizade se aproximar de mim

  • @wagnerpinto6773

    @wagnerpinto6773

    8 ай бұрын

    amigos julgam, criticam, debocham, isso qdo n expoem. claro, que existem "amigos" e amigos. problema hj é saber quem é quem. temos de testar e ai ja viu. as vezes sai caro o teste.

  • @andreiars

    @andreiars

    8 ай бұрын

    ​@@Jaki-fjeu também passei por isso, sou 100% verdadeira.. mas notei recentemente que as pessoas, amigos e familires, me taxa de odiosa, maldosa, rancoroso, após vir pra cidade e ter gatilhos mentais de traumas acontecido dentro da própria família, eu expus minhas dores emocionais uma dor angustiante, e fui interpretada por todos como se eu estivesse com ódio e raiva deles, mas eu só estava sofrendo com uma dor angustiante kkkk e ouvi a palavras vitimista... e te falo eu era um túmulo eu não falava sobre mim, meus traumas ansiedade e depressão eu guardava tudo, isso quando não usa suas dores pra te atacar quando ah alguma discussão, já passei por isso tbm, de se abrir e numa discussão usuram minhas feridas pra me ferir emocionalmente... Eu ainda nunca fiz terapia, embora eu estude psicanalise! Foi dai que comecei minha autoanálise e a desconstrução de mim mesma, ( mas já estou selecionando um psicanalista ) aprendi que devemos realmente falar das nossas somente para um profissional. Eu sempre oriento as pessoas fazer terapias, quando vejo que elas têm muitas coisa mau resolvida, traumas etc.

  • @robsjam
    @robsjam9 ай бұрын

    Vivemos uma vida tão louca de tantas cobranças no trabalho, na sociedade, no relacionamento que o cérebro humano não consegue lidar. Ai, ao invés de mudarmos a sociedade nociva em que vivemos, gastamos bilhões para criar inibidores da dor que te fazem ver as coisas de forma diferente mais bonita.

  • @gracemonteiro7444
    @gracemonteiro74449 ай бұрын

    Eu sei de muita gente que pediu ajuda, mas não teve. Inclusive eu. Fui humilhada! É lindo quando falam para pedir ajuda, mas quando pedimos, até os amigos não querem saber de problemas dos outros. Só os deles importam. As pessoas querem que as outras só falem de uma vida perfeita e falsa que esperam e acompanham nas redes sociais. A vida não é isso. Aliás encontrar profissionais de saúde mental competentes e possíveis de pagar é uma loteria! Precisamos de profissionais da área de saúde mental realmente qualificados. Até esses profissionais criam perfis alienados nas redes sociais, o que é contraditório.

  • @89681eric

    @89681eric

    9 ай бұрын

    Verdade,já passei muito por isso.

  • @costadev8970

    @costadev8970

    9 ай бұрын

    Uma coisa que eu vejo hoje como uma armadilha que pode te trazer ainda mais problemas e que muita gente por aí fica dizendo que você tem que fazer é se abrir com as outras pessoas, conversar, dizer o que vc sente, as suas angústias. Nem todo mundo vai saber te ouvir (encontrar alguém que saiba é uma loteria), nem todo mundo vai te entender, e nem tem a maturidade e sabedoria pra te aconselhar. O resultado: uma pessoa que antes estava alí e agora se afastou. Ou uma pessoa que vc até tinha um relacionamento legal, mas aí a pessoa passa a te enxergar com outros olhos e começa a te julgar. Enfim, só mais problema pra cabeça.

  • @cytavares

    @cytavares

    9 ай бұрын

    Todos estão atolados de problemas, todos não conseguem lidar com os próprios problemas, imagine lidar com os dos outros, não tenho conhecimento.

  • @89681eric

    @89681eric

    9 ай бұрын

    @@cytavares Não é resolver,é apenas ouvir o desabafo do outro,nem isso a gente encontra,eu procuro ouvir quem está sofrendo,não custa nada.

  • @priscilamartin986

    @priscilamartin986

    9 ай бұрын

    Exatamente, recorri ao psiquiatra duas vezes e não fui atendida. Me encaminharam pra psicóloga e eu queria uma avaliação psiquiatrica que a própria psicóloga já tinha me encaminhado. E não consegui até agora, passo tudo sozinha sem ajuda e sim recorro a "drogas" as vezes pq senão eu surto.

  • @guilhermehagler4432
    @guilhermehagler44329 ай бұрын

    Sempre fui relutante quando o assunto é medicamento psiquiátrico, ainda mais por ter pessoas dependentes na minha família... Mas olha, desde que comecei a tratar minha depressão com medicamentos, minha vida melhorou, e muito! E com certeza, sempre arrumamos alternativas, às vezes pouco saudáveis, para aliviar nosso desconforto. Infelizmente estamos em uma sociedade que adoece mesmo. Trabalho precário, salários ruins, inflação, preocupações constantes com contas pra pagar, pouco lazer e tempo livre.

  • @fernandaventuras

    @fernandaventuras

    9 ай бұрын

    É que existe uma grande diferença entre receber um diagnóstico correto após investigação séria de um psiquiatra e fazer um tratamento correto - e comprar medicação de forma ilegal com farmacêuticos pouco éticos e que vendem medicações de forma completamente ilegal para pessoas que sequer sabem se tem um problema de saúde mental que precise de medicação, né? Eu sou diagnosticada com TAB, faço tratamento medicamentoso com estabilizador de humor, *faço terapia religiosamente toda semana* (que é o mais importante, ressignificar as experiências), evito álcool, tabaco... teve de acontecer toda uma mudança de vida. A maioria só quer tomar um venvanse para render no dia, um zolpidem para dormir à noite, rivotril para dar uma acalmada na ansiedade, enche a cara a cada oportunidade e fuma um maço de cigarro por dia. Aí não dá nem pra falar em dependência de medicação psiquiátrica... essas pessoas não querem tratamento sério, querem tapar buracos.

  • @bdelane

    @bdelane

    9 ай бұрын

    Acho que ela não quis dizer que não são necessários em momentos específicos, mas que as pessoas estão usando o tempo todo e com motivos variados que não seriam os certos.

  • @ilcoreancorami

    @ilcoreancorami

    9 ай бұрын

    Já pensou em se tratar com Homeopatia?! A India tem 2 medicinas mais usadas: a Ayurvédica e a Homeopatia.

  • @zi3785

    @zi3785

    9 ай бұрын

    Eu também estava relutante. Na pandemia após o covid adoeci mentalmente. Fiquei com medo de tomar remédio, demorei para procurar ajuda. Agora decidi de coração aberto a me tratar mesmo com medicação e terapia. Desenvolvi transtorno se ansiedade com sintomas físicos como diarreia, enjoos, choros, desconcentrado. Eu não conseguia ler coisas simples por que minha mente vive pesada e cheia. Comecei a terapia, mas também preciso tomar medicação. Agora comecei a tomar o remédio. Minha cabeça já está mais leve para me concentrar. Estou em paz. Não gosto de remédio, mas o sofrimento estava incapacitante. Então, vou me esforçar o máximo para ficar bem e aproveitar a vida. Eu sofria por não aproveitar a vida, não conseguir ser grata com as coisas, devido ao sofrimento que estava passando. Então, só quero descansar a mente e aproveitar a vida.

  • @ilcoreancorami

    @ilcoreancorami

    9 ай бұрын

    @@zi3785 pois procure um bom Homeopata, existem os médicos e os terapeutas, para não ter problemas com efeitos colaterais e adversos dos medicamentos alopáticos e psicotrópicos. Não sei de onde você é, mas existe atendimento online. Se preferir um médico, recomendo o Dr. Lucas Franco Pacheco.

  • @mirelaoliveira5370
    @mirelaoliveira53709 ай бұрын

    É só proporcionar uma vida digna e perspectiva de futuro às pessoas q o abuso dessas "fugas" diminui. O planeta tá se esfarelando. Como um jovem de 18 anos vive bem sabendo disso?

  • @voidstar2653

    @voidstar2653

    9 ай бұрын

    Exatamente, não se tocam

  • @frazyfrog

    @frazyfrog

    8 ай бұрын

    ​@@voidstar2653 eles sabem bem hahaha , mas é tudo luta , temos q lutar

  • @mnmlst1

    @mnmlst1

    8 ай бұрын

    Não vivem bem, e não vão viver, pois nada vai mudar, infelizmente. Se tomar medicação é o que vai fazer a pessoa não se matar e não se enlouquecer, que seja. É o que tem pra hoje, e o futuro não vai ser melhor que isso.

  • @ARPRJZ

    @ARPRJZ

    7 ай бұрын

    Ok, e como faz pra proporcionar uma vida digna e perspectiva de futuro às pessoas?

  • @Estela.Almeida
    @Estela.Almeida9 ай бұрын

    Educação mental deveria ser tão relevante quanto educação física. Seria revolucionário ter uma disciplina assim no ensino fundamental

  • @emmanuelbenghi8798

    @emmanuelbenghi8798

    9 ай бұрын

    Verdade...

  • @cgtr32

    @cgtr32

    9 ай бұрын

    Educação alimentar. Educação social. Educação ...

  • @flavia.menegaz

    @flavia.menegaz

    9 ай бұрын

    Em todo o processo educacional, desde o infantil.

  • @danielakuhn6042

    @danielakuhn6042

    9 ай бұрын

    Nem Educação Física é relevante hoje em dia

  • @Estela.Almeida

    @Estela.Almeida

    9 ай бұрын

    @@danielakuhn6042 sim infelizmente, graças a precarização forte que tá acontecendo nas escolas públicas. Mas eu acredito que vamos conseguir superar essa lógica neoliberal na sociedade. Com muito trabalho de base, claro 🙏🏿

  • @MorbiDarkAngel
    @MorbiDarkAngel8 ай бұрын

    Tenho pensado muito nisso, hoje eu excluí o instagram após 9 anos de uso, me sinto mais leve, quero viver o mundo real

  • @tatianealvesmacedo8278
    @tatianealvesmacedo82789 ай бұрын

    Meu filho tem na escola educação emocional, ele me conta sobre o que falam na aula, é exatamente sobre o que a Maria Homem mencionou.

  • @clesonlira2569

    @clesonlira2569

    9 ай бұрын

    Protótipo de fraco!! Assim jamais será um homem

  • @LarissaVSzombies

    @LarissaVSzombies

    9 ай бұрын

    @@clesonlira2569 Se vc toma coca ou come chococolate, fuma cigarro, toma analgésicos, come salgados, toma refrigerantes ou até remédios pra ansiedade, sono ou toma LEITE COM TODDY, vc faz parte da estatística que a Maria disse, e comprova o que ela disse no video.

  • @LarissaVSzombies

    @LarissaVSzombies

    9 ай бұрын

    @@clesonlira2569 SE VC NAVEGA PELAS REDES SOCIAIS, vc faz parte dessa sociedade doentia. AGORA ME DIZ, vc é vegano, contra qualquer tipo de comida industrializada e medicamentos psiquiatricos ou analgésicos e é desconectado de todos os vicios e até redes sociais?

  • @tjgregorio1767

    @tjgregorio1767

    9 ай бұрын

    ​@@clesonlira2569caramba meu, vai se tratar!

  • @clesonlira2569

    @clesonlira2569

    9 ай бұрын

    @@tjgregorio1767 O clássico vai se tratar. Comentário fraco o seu.

  • @iedamarialagos8255
    @iedamarialagos82558 ай бұрын

    Pra quem tem interesse em saber mais sobre redes sociais e desconexão o Emanuel Aragão ta fazendo um quadro chamado “tecnologias do fim do amor”. Bom demais, me fazendo pensar em muita coisa

  • @alinedesousa7586
    @alinedesousa75868 ай бұрын

    Não tem condições de aguentar a realidade sem ser anestesiada. To pedindo pelo amor de Deus para minha psicológica me encaminhar ao psiquiatra para me receitar qualquer coisa que tire de mim esses sentimentos!

  • @homersimpson5126

    @homersimpson5126

    8 ай бұрын

    Tem condicoes sim. Se dopar pode funcionar a curto prazo. A longo prazo todos que tomam essas DROGAS viciantes estao pior que os que nao tomam

  • @francinieisis9636

    @francinieisis9636

    7 ай бұрын

    Cuidado. Comecei com antidepressivo e fui parar num Hospiral Psiquiátrico por internação involuntária, por setenta e duas horas. Saí de lá, abandonei tudo e nunca mais tive depressão e nem ansiedade.

  • @lilicabr

    @lilicabr

    4 ай бұрын

    Às vezes é bom. Tomei antidepressivo por um tempo e foi minha salvação. Isso foi durante mais ou menos uma ano. Depois fui diminuindo a dosagem até que tirei

  • @LunaNoronha
    @LunaNoronha8 ай бұрын

    A realidade que tá muito difícil de sobreviver no Brasil. Se você não tem indicações, é quase impossível entrar no mercado. Se você vai estudar pra concurso, tem que lidar com a frustração das escolhas incertas. A minha geração dos anos 90 tá adoecida, pq viemos de uma criação tradicional e tomamos o BUM da tecnologia. Não acredito que seja só a indústria dos laboratórios, existe sim problemas/transtornos mentais. Sabemos que o ambiente influencia muito, se a pessoa não tem perspectivas de melhorar de vida, fica por aí mesmo. Uma muleta pra seguir com a angústia.

  • @raquelcarvalho262
    @raquelcarvalho2629 ай бұрын

    Recadinho pra Pasternak sabe-tudo. Amei ❤

  • @glaubermarcius
    @glaubermarcius9 ай бұрын

    O mundo tá uma merda. Violência, desemprego, precarização do trabalho, violência,etc. Obviamente que o consumo de substâncias que aliviam o sofrimento vai aumentar.

  • @NotAnYoutubeChannel

    @NotAnYoutubeChannel

    8 ай бұрын

    Amigo, cuidado. É o viés e o olhar negativo que levam a essa depressão.

  • @salatielneto1244

    @salatielneto1244

    8 ай бұрын

    Cada um é responsável por cuidar de si. Eu vivo a correria do dia a dia e não me drogo. Cuidado, fale por você!!!!

  • @FabioDuqueDegani
    @FabioDuqueDegani9 ай бұрын

    A origem do problema, e muitos custam a aceitar, e a ideologia neoliberal.

  • @brunoalves1856
    @brunoalves18569 ай бұрын

    As pessoas a nossa volta, amigos, familiares são as principais incentivadoras assim que se sentem ameaçadas sob algum problema de convívio e atitudes desequilibradas. Incentivam a pessoa a procurar psiquiatra e tomar algum remédio regulador. Essa a maior verdade tudo isso travestido de "amor" .

  • @thiagoflorindo2849
    @thiagoflorindo28498 ай бұрын

    Na minha opinião, o maior problema do jovem é querer atender as expectativas sociais, principalmente devido ao aumento da integração das redes sociais. Isso fica potencializado com a precarização do trabalho e com o agravamento da desigualdade social.

  • @renata_467
    @renata_4679 ай бұрын

    Acho um absurdo precisar “dopar” as pessoas 👎🏻 Dra. Parabéns 👏🏻👏🏻

  • @melorogerio
    @melorogerio9 ай бұрын

    O ser humano não está adaptado para a quantidade de estímulo desta era de redes sociais e Internet! O resultado é tudo o que foi falado no vídeo

  • @rafaelluiz9258
    @rafaelluiz92589 ай бұрын

    Acredito que grande parte do uso de remédio e drogas é grande parte gerada por altas horas de trabalho e falta de perspectiva profissional, nós estamos vivendo apenas para o trabalho a cada dia sobra menos dinheiro e menos tempo pro lazer. Eu sou usuário de cannabis e comecei a fazer o uso pq sou muito ansioso mas devemos prestar atenção pq a diferença de remédio pra veneno é a dose pois thc demais pode gerar mais ansiedade. Acho que devemos debater mais sobre drogas e remédio o problema que o conservadorismo e as grandes indústrias farmacêuticas não querem isso.

  • @francinieisis9636

    @francinieisis9636

    7 ай бұрын

    Trabalho é maldição. No capitalismo foi colocado como bencao. Vc trabalho feito louco e o patrão só enriquece. Somos escravos modernos.

  • @mathheusfss_psi
    @mathheusfss_psi9 ай бұрын

    MARIA HOMEM, simples, singela, sagaz e cirúrgica. Uma das maiores intelectuais da atualidade!

  • @Catupiry.Goxtoso

    @Catupiry.Goxtoso

    9 ай бұрын

    Falou, falou e não disse nada. A arte do enrolation…

  • @mathheusfss_psi

    @mathheusfss_psi

    9 ай бұрын

    @@Catupiry.Goxtoso acontece, a capacidade de entender a subjetividade humana e suas nuances não é desenvolvida por todos.

  • @davidlimeira1

    @davidlimeira1

    9 ай бұрын

    Matheus, vc deu um tapa de pelica neste cidadao grosseiro, possivelmente um seguidor do Mito .. ela tocou na ferida do cidadão, qual o sentido passar 25 min... vendo um vídeo da Maria já que se quer, tem a sensibilidade subjetiva de empatia ao outro .👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

  • @clesonlira2569

    @clesonlira2569

    9 ай бұрын

    ​@@Catupiry.GoxtosoKkkkkk Concordo. Uma cara de chapada, essa não consegue ajudar nem a ela mesmo. Só falácias, " A indústria farmacêutica, a indústria dos alimentos, a soja e blá blá blá..." Cada uma!

  • @clesonlira2569

    @clesonlira2569

    9 ай бұрын

    ​@@davidlimeira1Pronto, já meteu política no meio.

  • @alebecker12
    @alebecker129 ай бұрын

    A saúde é negócio pra muitos medicos q só se importam com a comissão q ganham qnd prescrevem algo. Tem q ter um deputado corajoso pra propor uma lei q impeça comissões dessa natureza.

  • @mestreneuer5191
    @mestreneuer51919 ай бұрын

    A humanidade dela é tão cativante quanto o preço da consulta.

  • @marcelov.9138

    @marcelov.9138

    8 ай бұрын

    Kkkk

  • @matheusvicente3702
    @matheusvicente37029 ай бұрын

    A especialista do vídeo, tem um canal, chamado Maria Homem, sobre psicologia, recomendo

  • @beatrizcoelho9899
    @beatrizcoelho98998 ай бұрын

    Maria Homem traduz em palavras coisas que a gente pensa e não sabe como dizer. Espetáculo!

  • @jamillesantos7056
    @jamillesantos70569 ай бұрын

    As pessoas não tem tempo pars mais nada, essa jornada de trabalho de oito horas mesmo com a tecnologia há anos a nosso favor, porém, os chefes de empresa nao diminui a carga horária do funcionário que chega em casa exausto sem tempo para os filhos e a casa. Principalmente para mulheres que tem dupla e ate tripla jornada de trabalho. É muito urgente que exista a flexibilização de horario de trabalho. Alias, essa foi a promessa nao cumprida quando mexeram nos nossos direitos trabalhistas. Mentiram para nós só para que a reforma fosse aprovada. Eles querem escravizar a populacao.

  • @subclash2130
    @subclash21309 ай бұрын

    Sobre saúde mental, ter Inteligência emocional (Q.E) é me ajudou muito tbm. Saber as coisas que afetaram nossa mente, saber oq está sentindo é muito importante

  • @mariana.65
    @mariana.659 ай бұрын

    Psiquiatras estão prescrevendo sem noção do impacto, recebi um diagnostico na primeira sessão, tomei vários remédios inclusive Prozac, sem nenhuma avaliação neurológica.. inclusive estou denunciando a psiquiatra, pois me trouxe muitos efeitos negativos e inclusive estou pior que estava

  • @kamily8418

    @kamily8418

    9 ай бұрын

    cara eu espero que de tudo certo pra vc no processo

  • @wellingtonguimaraes1689

    @wellingtonguimaraes1689

    9 ай бұрын

    Com o tempo eu aprendi até fazer o psiquiatra receitar o medicamento que eu tinha pesquisado e lido sobre ele. No fundo tudo não passa de um experimento e as vezes dá certo e outras não.

  • @user-kp3kn4tn5p

    @user-kp3kn4tn5p

    9 ай бұрын

    @@wellingtonguimaraes1689 É verdade. A psiquiatria faz +- como o anticoncepcional: tentativa e erro.

  • @mariana.65

    @mariana.65

    9 ай бұрын

    @@wellingtonguimaraes1689discordo, existem diversos exames que podem ser feitos antes de começar com a medicação.

  • @clesonlira2569

    @clesonlira2569

    9 ай бұрын

    Prozac faz broxar. Faça como eu, se resolvam por si só. Ô povo tão fraco!!!

  • @BeteCortes
    @BeteCortes9 ай бұрын

    Os menos distraídos já percebiam isso desde os anos 80. Sempre fomos bombardeadas(os) com propagandas manipuladas e manipuladoras que faziam nos sentir inadequadas(os), fora dos padrões, desde a mais tenra idade, aliás, desde o nascimento. Com isso, os menos estruturados emocionalmente (leia-se: com baixa autoestima), os mais vulneráveis aos estímulos e manipulações faziam de tudo, gastavam o que podiam e o que não podiam para entrarem na moda, para serem aceitas(os). Ou seja, já íamos mal. Pois bem, com a internet isso tomou proporções gigantescas, "bateu no teto" e temos um descontrole psicossocial. Eu tenho esperança que isso mude, que ainda temos condições de reverter.

  • @salatielneto1244

    @salatielneto1244

    8 ай бұрын

    O poder econômico não irá permitir essa reversão, pois não gera lucro. Cada um que cuide de si e faça o seu trabalho de formiguinha

  • @DebbisFerreira
    @DebbisFerreira9 ай бұрын

    Trabalho no SUS, executo uma parte burocrática direto com a população, sou farmacêutica de formação e estou vivendo uma distopia, é tanta intolerância que quando vc não tem mais o filtro e bota pra fora me vi sendo criticada pelos meus colegas por não querer procurar ajuda, porém essa ajuda é no sentido de trabalhar dopada, mas se a situação é oriunda da estrutura viciada pra o caos não sou eu que tenho que fugir mentalmente para Nárnia com tarjas pretas, não, não obrigada, recentemente uma de nós se foi por excesso e alta dosagens de medicamentos

  • @lanapaiva8315

    @lanapaiva8315

    9 ай бұрын

    Pelo menos você conseguiu entrar para o sus Sou farmacêutica e estou decepcionada. Fiz pós em saúde da familia, tentei diversas vezes entender como poderia entrar pra uma UPA, clínica da Família, mas é tudo cargo político Chega a dar nojo. Não entram por mérito É por indicação Nojo.

  • @NotAnYoutubeChannel

    @NotAnYoutubeChannel

    8 ай бұрын

    Amiga, temos sim que ser os corajosos da nossa epoca e iniciar sim movimentos contrarios a isso. Se una com pessoas que pensam igual e posiciona-se sim

  • @videonews8905
    @videonews89057 ай бұрын

    A própria psicologia virou uma indústria. Tudo padronizado, uma manada sem fim.

  • @marionsteiner8871

    @marionsteiner8871

    Ай бұрын

    infelizmente a estrutura do capitalismo que vivemos é isso. faz mal sufoca, destruia,mas somos viciado em essa crença única. estamos no ponto parece do: podemos imaginar melhor o fim do mundo do que o fim do capitalismo.

  • @Psycologyc
    @Psycologyc9 ай бұрын

    Pasternack tem razão em muitas coisas, tem muita gente se aproveitando dessa imaterialidade pra criar placebo, atrás de placebo por ai. Por exemplo: gente que se diz profissional querendo usar constelação familiar em tratamentos

  • @meunomeexxx
    @meunomeexxx8 ай бұрын

    Que bem ver uma pessoa falando tantas verdades sobre nosso momento como sociedade. Sou terapeuta na Espanha e comparto das mesmas reflexoes. Obrigada Maria por trazer estas mensagens tao importantes e fazer o “wake up call” da importancia e urgencia de revermos nossa relacao com o mundo, com as redes sociais, com as drogas e en última instancia, com nós mesmos. Gracias mil.

  • @stalactose
    @stalactose8 ай бұрын

    É triste porém 90% daqui nunca terá acesso a uma aula de história, estudos culturais, antropologia, etc. para entender o contexto em que nos enquadramos, nossa sociedade é estudada constantemente a fim de buscarmos entender o que gera uma juventude cada vez mais mentalmente e até fisicamente doente, e a resposta é uma só, estamos todos virando consumidores constantes, e quando não estamos consumimos estamos criando produtos para grande empresas de forma ferrenha a fim de criar novos consumidores. "o sistema é foda e o processo é lento"

  • @karlaakemi
    @karlaakemi9 ай бұрын

    Essa parte de pedir ajuda é extremamente complicada pra quem já está deprimido e com o pensamento de querer não existir mais. A parte das mídias sociais realmente só agrava o problema. Porém muitas vezes é tudo da vida real que está acontecendo que te leva pra essa fuga pro irreal. Seria as contas pra pagar, problemas familiares, medo, frustração… daí a pessoa vai pra fantasia e lá tudo é perfeito. Só piora. Complicado tbm que todo mundo doente e fingindo estar bem 🙈

  • @FranMendes-kq4gu

    @FranMendes-kq4gu

    9 ай бұрын

    Mídias só mostra e induz a aceleração desse processo.Midia podre,comprads e mentirosa.

  • @Cenourafnord

    @Cenourafnord

    9 ай бұрын

    Eu nem finjo mais, sinceramente.

  • @lorhannasiadka8512
    @lorhannasiadka85129 ай бұрын

    Basicamente a frustração social no Brasil está fincada em "não realização", seja financeira, intelectual, familiar, cultural, social, profissional, dentre várias outras frustrações sociais. Há 25 anos atrás, víamos com espanto uma ligação por vídeo feita no Japão. Hj, muitos ainda não possuem internet móvel capaz de suportar uma ligação por vídeo. Agora imagina o salto tecnológico em todas as áreas, depois de 25 anos, e ainda não conseguimos nem fornecer o básico, já conquistado por países de primeiro mundo. É na busca de entender esse "atraso" civilizatório, social, jurídico, político, econômico, cultural, científico, e etc que muitos estão indo em busca de medicações que reduzam o abismo intelectual. E outros são forçados a uma produtividade insana (trabalhar por 2, recebendo por 1), para reduzir os custos do capitalismo com exploração do trabalho. Outros apenas veem o abismo, e entram de cabeça na possibilidade de criar uma realidade paralela, que afaste de todo esse "modo de Viver atual", por não se sentirem pertencentes a sociedade atual. Se não há indicação clara e científica de solução é sinônimo de atraso Brasileiro em pesquisa (pq Baumann já alertava para a modernidade líquida).

  • @user-ij4zo4qb7r

    @user-ij4zo4qb7r

    9 ай бұрын

    Atraso civilizatório parte de uma concepção de mundo evolucionista. Nossos problemas vão muito além disso.

  • @costadev8970

    @costadev8970

    9 ай бұрын

    Isso é um problema mundial, não é do Brasil apenas. É um problema da sociedade de hoje. Tende a ser até pior em países de primeiro mundo.

  • @clesonlira2569

    @clesonlira2569

    9 ай бұрын

    ​@@costadev8970Verdade, os maiores índices de suicídio no mundo são justamente nos países mais desenvolvidos, com os melhores IDH, como os países nórdicos e o próprio Japão.

  • @bdelane

    @bdelane

    9 ай бұрын

    A questão não é só brasileira.

  • @lorhannasiadka8512

    @lorhannasiadka8512

    8 ай бұрын

    ​@@StauticManConsumo de Estimulantes Cerebrais por Estudantes de medicina de ... - SciELO www.scielo.br/j/rbem/a/thtr6bKtgJ9X3PwNh7pB8jN/?format=pdf&lang=pt

  • @S8Moura
    @S8Moura9 ай бұрын

    A crítica à Pasternak, no final, foi o tapa de luvas mais elegante que já vi. Maria Homem faz uma análise essencial para nos humanos nos dias de hoje.

  • @user-kp3kn4tn5p

    @user-kp3kn4tn5p

    9 ай бұрын

    Pessoal faz pura masturbação intelectual. Não apontaram um exemplo prático, real, objetivo. São afirmações genéricas, abertas, de pessoas que tem muito conceito e pouca prática na administração em escala desses problemas. Uma coisa é o consultório, outra é vc escalonar isso pra cidade, pro estado, país, sociedade. Enfim, eles sabem qual é o problema mas não sabem como resolver de verdade. E, nesse caso, a indústria farmacêutica é mais prática: tá ansioso? Toma esse ansiolítico aqui. Pronto!

  • @rabugenta3612
    @rabugenta36128 ай бұрын

    Antigamente as pessoas tratavam a ansiedade e a depressão fumando igual uma chaminé (todo mundo fumava e era chique), bebendo até dar cirrose e úlcera e descontando na mulher e nos filhos. Sem falar que as pessoas eram conformadas, porque trabalhar era só para comprar comida mesmo. Não havia aspirações, vontades a serem frustradas, nada. Não tinha com o que ficar ansioso. Era isso para a vida inteira. E se ficasse doido de vez não tomava remédio, era manicômio, eletrochoque e lobotomia.

  • @user-yd6qu5qz8k

    @user-yd6qu5qz8k

    7 ай бұрын

    Elaya, essa aqui é para quem diz que antigamente era melhor.

  • @mauaiteatres
    @mauaiteatres24 күн бұрын

    Excelente entrevista. Que prazer ouvir Maria Homem.

  • @katiamariasg
    @katiamariasg8 ай бұрын

    A questao e porque as pessoas estão precisando usar tantas drogas. Que cobranças estão sendo impostas par acharmos que precisamos te mais e mais?Como mudar a cultura que nao nos permite mais olhar o olhar a natureza e houvir musica enquanto trabalha e rir no emprego e interagir com amigos e praticar jogos colperativos e dança e aprender a acalmar a mente? Porque a saude investi em remedio mais nao em praticas alternativas e o valor do atestado de um não vale menos do que o atestado de outro.Fora as reações adversas em outros orgãos.

  • @marcosgarcia2643
    @marcosgarcia26439 ай бұрын

    Eu fico imaginando essas novas gerações na velhice, o terror que será. Geração de insuportáveis.

  • @luizhenriqueanjos1
    @luizhenriqueanjos19 ай бұрын

    Se vivêssemos num ambiente saudável e com pessoas lúcidas, depois de um vídeo desse parávamos tudo até arrumar essa penitenciária q vivemos

  • @lucimarribeiro5499

    @lucimarribeiro5499

    9 ай бұрын

    Há quem lucre e muito com o mundo assim.

  • @user-yd6qu5qz8k

    @user-yd6qu5qz8k

    7 ай бұрын

    Capaz, deixa disso, bora reproduzir mais seres humanos para colocar nesse hospício a céu aberto.@@lucimarribeiro5499

  • @alancosta5570
    @alancosta55709 ай бұрын

    Que entrevista boa de se assistir. Muito obrigado.

  • @reginamotta7898
    @reginamotta78985 ай бұрын

    Parabéns pela entrevista com Maria Homem. Maria sempre muito competente, precisa, inteligente, sensível e humana.👏

  • @angelicaflores8243
    @angelicaflores82439 ай бұрын

    É horrível,isso acontece em casa , muitos remedios para depressão, pânico,irritabilidade etc

  • @millamontenegro
    @millamontenegro9 ай бұрын

    Educação mental, importantíssimo. Excelente, Maria!

  • @user-kp3kn4tn5p

    @user-kp3kn4tn5p

    9 ай бұрын

    Pessoal faz pura masturbação intelectual. Não apontaram um exemplo prático, real, objetivo. São afirmações genéricas, abertas, de pessoas que tem muito conceito e pouca prática na administração em escala desses problemas. Uma coisa é o consultório, outra é vc escalonar isso pra cidade, pro estado, país, sociedade. Enfim, eles sabem qual é o problema mas não sabem como resolver de verdade. E, nesse caso, a indústria farmacêutica é mais prática: tá ansioso? Toma esse ansiolítico aqui. Pronto!

  • @wladyls
    @wladyls9 ай бұрын

    Uma das melhores formas de começar o domingo, relembrando como a vida moderna, e as fugas diárias, nos aprisiona e pode nos matar.

  • @arpzs
    @arpzs9 ай бұрын

    Boas reflexões, em especial as da Maria. É hora de trazer tudo isso para o consciente e fazer diferente!

  • @dalcenibarbosa8647
    @dalcenibarbosa86477 ай бұрын

    Parabéns! Gosto de ouvir a Maria H ela é a cultura viva, são poucas pessoas que são assim. Culta, psicologicamente de bem com a vida. Parabéns.

  • @ednaluciabrito7646
    @ednaluciabrito76469 ай бұрын

    Realidade alarmante nas grandes e pequenas cidades, inclusive nad regiões rurais! Obrigada Maria por secolocar sempre de forma lúcida e pedagógica!

  • @JoaoCarlos-ys8nc
    @JoaoCarlos-ys8nc9 ай бұрын

    Indo além: a monetização da cura, da busca por "potência", põe os indivíduos num ciclo vicioso de relapsos eternos.

  • @mariadagloriaribeiro8273
    @mariadagloriaribeiro82739 ай бұрын

    Grandes elucidações, mas como elas nos mostram o quanto aínda estamos tateando no escuro das personalidades humanas!? Muito bom ajudou muito Maria!!👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

  • @ritalasserre1363
    @ritalasserre13639 ай бұрын

    Paga pra falar a verdade pq se falar c as pessoas comuns cria inimigos,eu estou me isolando cada vez mais!!

  • @FranMendes-kq4gu

    @FranMendes-kq4gu

    9 ай бұрын

    Estou desse jeito,mas não esmoreço,tenho pena dessa alienação mental,não só nos jovens,adultos também. Futebol,sertanejo e mais futebol.

  • @lucasalvim9749

    @lucasalvim9749

    9 ай бұрын

    Verdade, uma opinião qualquer já te julgam.

  • @bozobanger

    @bozobanger

    9 ай бұрын

    kkkkkkk... "cria inimigos" foi excelente!

  • @salatielneto1244

    @salatielneto1244

    8 ай бұрын

    Cada um tem que cuidar de si. Orar a Deus e viver sua vida da melhor forma. Ninguém precisa está falando a verdade o tempo todo.

  • @ChatGPT3.00
    @ChatGPT3.009 ай бұрын

    Excelente!

  • @joseorbino2980
    @joseorbino29808 ай бұрын

    A matéria apresenta um campo muito importante a ser conhecido. Parabéns ao UOL pela iniciativa, gratidão à Dra Maria Homem por compartilhar seu conhecimento.

  • @marciacristinademoraes5360
    @marciacristinademoraes53609 ай бұрын

    Fantástica abordagem!

  • @Aurye_D.Vermilion
    @Aurye_D.Vermilion9 ай бұрын

    temos aqui capitalismo tardio, onde não se tem emprego, quando se tem emprego ele te paga tão pouco que vc não consegue ter perspectiva de uma vida com autonomia, onde vc pode pagar suas contas, ter uma casa, pode acessar saúde ou educação, nisso temos a sociedade para ter tudo isso, mesmo que isso seja impossível nesse sistema, o que acontece ? Uma onda de pessoas doentes. Onde mesmo pessoas que tem estudo não estão trabalhando, ou trabalhando e ganhando bem, ou mesmo trabalhando na sua área elas não ganham o que de fato deveriam ganhar, o custo de vida é bizarramente alto e o salário extremamente baixo, além do desemprego, e sub emprego. há mas isso é por no brasil pipipipi popopo uhsahusuhasuhauhssuha não acontece em geral em todo país capitalista, acontece o mesmo na "maior" nação do mundo, pessoas sem emprego, pessoas com emprego que não consegue pagar suas contas e que não tem a possibilidade de ter uma moradia, pessoas com emprego que dormem em seus carros na maior nação do mundo kkkk onde uma onda de vicio em drogas e medicamentos assim como aqui acontece; o mais legal do capitalismo tardio é que isso pode ser explorado e virar ainda mais lucro para a indústria farmacêutica UHSAUHSHUAUHSUHASUHSHUSUUHSUSHAUHSAHUSAHS

  • @user-yd6qu5qz8k

    @user-yd6qu5qz8k

    7 ай бұрын

    é, fabricam a doença para vender a "cura".

  • @audiolivrobom
    @audiolivrobom9 ай бұрын

    Até na crítica à tontice da Pasternak, a Maria é elegante. Excelente discussão sobre episteme, trazida com linguagem acessível e clara. Obrigado, muito obrigado. A falta de conhecimento de filosofia da ciência dos cientistas naturais é vergonhosa. E o imperialismo exercido pela academia estadunidense, que faz a turma replicar Popper e seus seguidores sem qualquer crítica, acaba levando também a uma postura estritamente anticientífica, mas travestida de cientificismo. O que é inclusive o que a turma do "que bobagem" supõe trazer à tona, e sem notar que fazem o mesmo.

  • @rogerio4039

    @rogerio4039

    9 ай бұрын

    Bom, discurso bonito todo mundo faz. Quer saber se uma determinada droga (lícita ou ilícita) realmente faz mal ou faz bem, se traz efeito colateral ou não, o que vai dizer isso são as pesquisas científicas. Se a Maria Homem leva em conta a pesquisa que, segundo ela, prova que o Prozac não funciona contra a depressão, por que ela não leva em conta as pesquisas que provam que pisicanálise não faz efeito para curar depressão? Aí os psicanalistas dizem que "o objetico da psicanálise não é tratar", mas ela explicitamente sugere que pacientes de fármacos troquem o medicamento por psicanálise para tratar depressão. E no fim ela não apresenta argumento sólido contra os tratamentos medicamentosos e a favor da "cura pela palavra". Ela repete um discurso preconceituoso e quase religioso, partindo na crença da separação entre corpo e alma (ignorando que os sentimentos e características psíquicas do ser humano tem causas químicas) para desqualificar a ação química do medicamento de modo generalizado sem apresentar evidências desses supostos efeitos colaterais. Esse discurso é extremamente perigoso, porque alimenta um estigma contra a medicação que pode incentivar pacientes a trocar um tratamento cientificamente comprovado por outro "comprovado por epistemes alternativas", que nada são, na prática, do que discursos vazios que servem de desculpa para tratamentos que fracassaram no método científico tradicional. Pode ter certeza que se a psicanálise obtivesse comprovação científica pelo método de Popper, aí os psicanalistas não iriam criticar Popper. Não vale mudar as regras do jogo para obter o resultado que você quer.

  • @S8Moura

    @S8Moura

    9 ай бұрын

    Excelente comentario. Eu, cientista, fiquei decepcionada com a Pastenak, que fez um trabalho essencial na pandemia contra o negacionismo da ciência. Agora, resolve falar do que não sabe. Talvez tenha se viciado em polêmicas?! Maria Homem foi impecável na sua colocação. Inteligente e humana. ❤

  • @samscescesam

    @samscescesam

    9 ай бұрын

    Trabalho essencial ? Está de brincadeira.🤣 Tudo o que essa mulher semi analfabeta defendeu nas TVs já foi refutado pela ciência e por diversos estudos, mascaras e confinamentos não resolveram nada, a eficácia da vacina é muito inferior aos 95% que fizeram propaganda...Essa senhora mostrou o quanto as universidades são autêntico cancer de ideologia e pouco estudo. O livro que ela publicou foi apenas a continuação da sua própria imbecilidade.@@S8Moura

  • @aracri

    @aracri

    9 ай бұрын

    Cientistas naturais conhecem, no máximo, o Karl Popper, como se só houvesse ele no universo da filosofia da Ciência. Deve ser viés de confirmação, porque o Popper devia ser o único que escreveu o que eles queriam ler.

  • @rogerio4039

    @rogerio4039

    9 ай бұрын

    @@aracri Não tem nada a ver com seguir Popper, mas de seguir estatística, matemática. Se você quer provar que Psicanálise cura tanto quanto ou mais que remédios, você ptecisa mostrar os dados que comprovem isso, e não insistir em evidências anedóticas e em blablablá que vocês chamam de "episteme alternativa".

  • @katiamonteirovs
    @katiamonteirovs9 ай бұрын

    Falar mais e dopar menos! Perfeito!!!🎉

  • @anamariabrischi2645
    @anamariabrischi26459 ай бұрын

    Valorizar a natureza, e o autoconhecimento. E a convivência com respeito

  • @gabriela.astrosis
    @gabriela.astrosis9 ай бұрын

    esse video é um serviço social...muito bom

  • @sergiosecches339
    @sergiosecches3399 ай бұрын

    Super interessante, estamos vivendo um novo tipo de contexto, uma nova forma de nos conectar e viver, novas referências, novos padrões, novas formas de entender as coisas. Mudança de paradigmas, um mundo de mudanças, precisamos da verdade para caminhar, só isso.

  • @efouhou
    @efouhou9 ай бұрын

    Depois de buscar ajuda em muitas coisas, encontrei nas reuniões de Alcoólicos Anônimos a ajuda psíquica que sempre busquei, onde estou podendo progredir como ser humano através de um poder superior que me foi sugerido.

  • @MensagemdeVidaePazOficial

    @MensagemdeVidaePazOficial

    9 ай бұрын

    🙏 Mnha filosofia de vida é Cristã e isto implica em cuidados em todos os sentidos, graças à Deus. Há 2 semanas fui há um Grupo On Line do N/A e AMEI! As conversas não são rasas, tem foco, escuta amorosa e partilhas que nos ajudam uns aos outros. Está me fazendo um bem enorme. Abraços!!!! Kátia

  • @costadev8970

    @costadev8970

    9 ай бұрын

    Onde encontro esses grupos?

  • @efouhou

    @efouhou

    9 ай бұрын

    @@MensagemdeVidaePazOficial que bom Kátia, é isso mesmo. Ajuda muito no nosso crescimento espiritual. Um fraterno abraço para você!!

  • @efouhou

    @efouhou

    9 ай бұрын

    @@costadev8970 Olá, qual a cidade onde você mora? A irmandade de A.A. tem grupos em quase todas as cidades do país.

  • @user-jf1jb7em1k
    @user-jf1jb7em1k8 ай бұрын

    Essa mulher eh incrível ! Parabéns UOL por trazer essa figurassa , necessária , para além de análises jornalísticas , e na linha das análises humanas ...

  • @janainaterra7
    @janainaterra78 ай бұрын

    Faço terapia e tomo remédios para ansiedade! Estou muito bem! Daqui um tempo estarei sem medicação!

  • @alcrian8627
    @alcrian86279 ай бұрын

    É um assunto extremamente importante e que deveria ser mais discutido. Agora, trazer uma psicanalista pra falar sobre isso é igual trazer um guru qualquer. Psicanálise não é ciência.

  • @lorenzofiaccadori8661
    @lorenzofiaccadori86619 ай бұрын

    Fica tranquila, estou chapado há 40 anos e indo muito bem. A realidade que me cerca me obriga a fumar um baseado para suportá-la.

  • @milenamorais3177

    @milenamorais3177

    9 ай бұрын

    Tamo junto!

  • @az1nn

    @az1nn

    9 ай бұрын

    Maconha é saúde, é medicina ancestral !

  • @vaniasouza237

    @vaniasouza237

    8 ай бұрын

    Se está dando certo, jogue o jogo😉

  • @luizalouyoga

    @luizalouyoga

    8 ай бұрын

    😂

  • @geise3569
    @geise35698 ай бұрын

    Parabéns a UOL por dar voz a um tema tão necessário para a sociedade e a Maria Homem por trazer conscientização e clareza acerca do assunto. 👏

  • @ginaandre6892
    @ginaandre68929 ай бұрын

    Gente é complicado como que alguém que tem TDH grave vai competir no mercado de trabalho sem venvance???? Vai se frustrar e vai acabar se desmotivar o que é menos pior? Ser um dependente ou ser um depressivo?

  • @josemarcos-bm4yz

    @josemarcos-bm4yz

    9 ай бұрын

    Verdade. Venho enfrentando esse dilema. Fora os efeitos colaterais do venvanse e o preço altíssimo. Mas para sobreviver à rotina dos dias de hoje, estudar, trabalhar, dar conta de casa do mesmo jeito que os neurotípicos sem remédio é pedir pra arriscar até ficar sem emprego.

  • @alysson478

    @alysson478

    9 ай бұрын

    psciologo sempre tende a querer falar de medicação, coisa que eles não tem qualquer noção.

  • @bdelane

    @bdelane

    9 ай бұрын

    ​@@alysson478não é bem assim e em momento algum ela disse que os remédios não são necessários em casos específicos. A questão que ela pontua é o uso indiscriminado de remédios, inclusive sem motivo real e somente para a pessoa melhorar performances ou uso como fuga.

  • @bdelane

    @bdelane

    9 ай бұрын

    ​@@alysson478sou psicóloga e te digo que tenho MT mais noção de psicofármacos do que MTA médicos que só sabem realmente receitar. Qt médicos já vi que receitam exatamente os mesmos remédios para QQ pessoa que vai ao consultório e com consulta de 5-10 minutos. E tô falando de psiquiatras.

  • @bdelane

    @bdelane

    9 ай бұрын

    ​@@alysson478e ela é psicanalista pelo que vi; não sei se tbm é psicóloga.

  • @89681eric
    @89681eric9 ай бұрын

    Há uma pandemia de ''doença-mental'',na minha cidade todo mundo toma tarja-preta. O pior é que os medicamentos invés de melhorar eles os pioram.

  • @89681eric

    @89681eric

    9 ай бұрын

    Nem tarja preta nem psicanálise,amo o espiritismo,maravilhoso e é de graça.

  • @luizalouyoga

    @luizalouyoga

    8 ай бұрын

    Medicamentos amplamente estudados e utilizados tem uma porcentagem alta de eficácia, melhoram muito os sintomas e a permanência da doença mental, no entanto, infelizmente, há a porcentagem que não tem melhora mesmo.

  • @Jonathas2311
    @Jonathas23118 ай бұрын

    Admirável Mundo Novo. Seja bem-vindo.

  • @mariascaramussa4132
    @mariascaramussa41328 ай бұрын

    Fantástica entrevista. Muito pertinente. Amei!!!

  • @VanessaLima-bl5ws
    @VanessaLima-bl5wsАй бұрын

    Maria Homem é uma das melhores coisas que nós temos!

  • @kekelbibi
    @kekelbibi9 ай бұрын

    Achei maravilhosa essa entrevista

  • @lucas40390
    @lucas403909 ай бұрын

    precisamos ouvir mais dela.

  • @user-kp3kn4tn5p

    @user-kp3kn4tn5p

    9 ай бұрын

    Pessoal faz pura masturbação intelectual. Não apontaram um exemplo prático, real, objetivo. São afirmações genéricas, abertas, de pessoas que tem muito conceito e pouca prática na administração em escala desses problemas. Uma coisa é o consultório, outra é vc escalonar isso pra cidade, pro estado, país, sociedade. Enfim, eles sabem qual é o problema mas não sabem como resolver de verdade. E, nesse caso, a indústria farmacêutica é mais prática: tá ansioso? Toma esse ansiolítico aqui. Pronto!

  • @canaldacarola
    @canaldacarola9 ай бұрын

    Sou jovem, pratico exercícios diariamente, me alimento bem, vou ao psicólogo, não tenho Instagram… Mas ainda assim preciso de remédio para dormir. Minha família há gerações tem insônia. É genético.

  • @adilacoelho4220

    @adilacoelho4220

    8 ай бұрын

    Psicanalistas não enxergam a genética como fator dos problemas mentais. Minha família tem déficit de atenção, só eu tomo remédio, mas todos precisam

  • @viviancp2807
    @viviancp28077 ай бұрын

    Não tem assistência psicológica gratuita no Brasil!!!! Acorda, governo, cuida dos seus cidadãos!!!!!

  • @celsoluizdearaujomarfil3626
    @celsoluizdearaujomarfil36269 ай бұрын

    Belíssima professora 😊

  • @lobobrmarcio
    @lobobrmarcio9 ай бұрын

    Devemos nos sentir ... como uma ...unidade! Múltipla! A perfeição é o objetivo o foco , é esse reconhecer,só existe através do outro, por isso não existe condições, para amar

  • @ret4128
    @ret41289 ай бұрын

    Parabéns por abordarem um assunto tão importante 👏👏👏

  • @suamulhermeama
    @suamulhermeama8 ай бұрын

    Num Brasil onde se tem Bolsonaro, Damares, MBL e mais um monte de gente tosca, fora todos os problemas que enfrentamos, tem que estar chapado mesmo. Fazer o que?

  • @bentobarreirinhas5702
    @bentobarreirinhas57029 ай бұрын

    Nada é eficaz para depressão. A única coisa que é eficaz para depressão é ficar bem, ter uma vida feliz.

  • @MsAngelmy
    @MsAngelmy9 ай бұрын

    Importante esse Assunto , Atualíssimo . E pouco falado. Parabéns!!!!!

  • @patrickcesario1811
    @patrickcesario18117 ай бұрын

    Essa mulher abriu minha mente de uma maneira incrivel!

  • @douglasribeiropedrolo21
    @douglasribeiropedrolo218 ай бұрын

    Parabéns ao Uol sempre produzindo conteúdos interessantes. E a Dra Maria que sempre fala tão bem 👏👏👏

  • @RobertoHerreraPeres
    @RobertoHerreraPeres9 ай бұрын

    uso medicamento antidepressivo há 4 anos, hj eu vejo que deveria ter começado o uso na adolencencia, tenho 38 anos. Observo com desconfiança quem vem a publico dizer indiretamente que esse caminho, o antidepressivo, não é bom. Minha vida teria sido melhor se eu tivesse começado a me medicar antes

  • @allinecosta7293

    @allinecosta7293

    9 ай бұрын

    Entendo o que Maria quer dizer, mas concordo total. Tem que se distinguir muito bem as coisas, não dá prá colocar oxicodona e antidepressivo no mesmo balaio de gato. E historicamente sempre tivemos substâncias que alteram o estado da mente. É simplista a avaliação dela.

  • @julianai.9520

    @julianai.9520

    9 ай бұрын

    Não é normal usar antidepressivo por tanto tempo assim. Isso deve ser pontual. Começo, meio e fim, assim como a terapia.

  • @RobertoHerreraPeres

    @RobertoHerreraPeres

    9 ай бұрын

    cada caso é um caso, com 28 anos eu fui diagnosticado com tricoleucemia, usei medicamentos fortes como interferon por alguns anos , tudo isso me levou a depressao, .... uma vez li um artigo no the guardiann sobre a venlafaxina, o médico disse ' some people may never quit effexor' talvez eu seja um desses pacientes@@julianai.9520

  • @RobertoHerreraPeres

    @RobertoHerreraPeres

    9 ай бұрын

    não sou contra terapia e analise, mas os antidepressvos tem um papel muito importante no bem estar, não é chapação

  • @lanapaiva8315

    @lanapaiva8315

    9 ай бұрын

    ​@@julianai.9520depressao é uma doença crônica Seu tratamento deve ser feito pra sempre sim.

  • @luhandasouza8374
    @luhandasouza8374Ай бұрын

    Fantástica!!!

  • @thiagoleandro9617
    @thiagoleandro96178 ай бұрын

    A verdade é que não há atividades artísticas de verdade para a comunidade: teatro, música, artesanato, esporte ...

  • @rossanogranato3528
    @rossanogranato35289 ай бұрын

    Muito importante!!! 👏👏👏

  • @BleueNina
    @BleueNina8 ай бұрын

    Excelente entrevista!

  • @angelicadacosta2764
    @angelicadacosta27649 ай бұрын

    Excelente, quero ouvir mais sobre o tema

  • @dedeluis5076
    @dedeluis50768 ай бұрын

    Como ela própria diz no final em relação a limitação do conhecimento que temos até o momento, temo que a proposta dela não vai vingar. Luto contra depressão atípica e ansiedade toda a minha vida (32 anos) e fiz tratamento durante 10 anos com psicólogo, psiquiatra e tomei cerca de 10 medicamentos diferentes e vários fitoterápicos que resolveram de forma limitada o problema sempre trazendo consigo efeitos colaterais desconfortáveis. Após muitos anos lendo artigos científicos e livros de especialistas na área e vendo os avanços recentes surpreendentes com os psicodélicos, senti na pele que a parte de conversar é importante, mas obtém um resultado parcial sem um tratamento com alguma substância (pelo menos no meu caso e o que apontam as pesquisas). Olha só que ironia: O MD, que ela cita no começo do vídeo de forma jocosa, que é o MDMA ou ecstasy, por exemplo, já é utilizado em pesquisas com humanos conjuntamente com terapia assistida no tratamento contra ansiedade e trauma tanto em indivíduos saudáveis ou com autismo com um resultado positivo e duradouro de meses a um ano, coisa que os antidepressivos não fazem (a ineficiência do antidepressivo de fato ela afirma). A psilocibina do cogumelo idem. Drogas recreativas e que eram motivos de chacota, como o chá de cogumelo (psilocibina), o LSD e o ecstasy na verdade estão se mostrando mais eficientes do que antidepressivos, e eu posso falar sobre isso porque o resultado que obtive com um chá de cogumelo superou qualquer coisa que eu já havia feito para tratar a depressão, e obtive um resultado que durou três meses após uma única dose, sem gerar vício. O diálogo com o terapeuta foi importante para ajudar a discernir as mudanças em meu cérebro que foram feitas pela psilocibina. No entanto, sem a psilocibina eu continuaria do jeito que estava, e nada adiantaria acreditar que só ir no terapeuta resolveria o meu problema de forma completa. Uns meses após a psilocibina não sinto mais a necessidade de ir em terapeuta, ou seja, infelizmente (e isso é o meu caso, não quero generalizar) por se tratar de uma doença, tanto a ansiedade quanto a depressão (e seus subtipos) precisam de tratamento como qualquer outra doença, pois se trata não só do ambiente, mas de fatores internos, biológicos, genéticos e hormonais que se forem negligenciados, não vão responder da forma pretendida só com o diálogo. Repito: a terapia é necessária e complementar ao tratamento com medicamentos, agora, é muito ousado dizer que substâncias não devem ser utilizadas, mesmo porque não há evidências robustas comprovando que a terapia sozinha, na maioria dos casos, é o melhor a ser feito. Cada caso é um caso. Infelizmente temos hoje em dia médicos e terapeutas "youtubers" que te vendem a "cura" para a ansiedade, depressão e procrastrinação dizendo que você não precisa de terapia ou remédio e que a indústria farmacêtucia está te perseguindo, e o que você precisa é só exercício, alimentação, bons amigos e uma conversa franca com o seu terapeuta. Ela não afirmou nada sobre exercícios, mas chega a doer os ouvidos de tanto que falam sobre isso por aí. Para depressão atípica, que é cerca de 15 a 36% das pessoas depressivas, exercício não faz milagre. Alimentação idem. Sei por experiência própria. E se você diz isso para o seu terapeuta ou médico acham que você está inventando coisas, tamanho é a arrogância de alguns profissionais. A verdade é que se trata de uma doença que os pesquisadores ainda estão tentando encontrar uma cura e é um pouco pretensioso afirmar conclusões sobre algo que ainda é tão nebuloso e complexo. Até o momento o que se demonstrou mais eficiente foi o tratamento com psicodélicos conjuntamente com terapia. Claro, tem riscos, tem pessoas que podem ter um surto psicótico quando utilizam psicodélicos, e 20 a 30% não respondem bem, mas apesar disso, até o momento é o que está sendo mais promissor no tratamento de depressão e ansiedade. Conversar com terapeuta é importante e complementar, mas até o momento não é e nem nunca foi a bala de prata contra ansiedade e depressão. Muito necessário, mas por si só não é na maioria dos casos a solução única. É o que apontam as pesquisas.

  • @gustavomyw

    @gustavomyw

    8 ай бұрын

    Acho que cê foi um pouco longe na divagação. Mesmo que tenha te ajudado, a Maria não tá errada quando diz que drogas sintéticas psicodélicas escravizam e claro, podem ajudar numa terapia assistida sim. Porém, essas substâncias são procuradas pra esse fim? Não. Ela comenta sobre o uso de diversas substâncias sem nenhuma crítica e a regra é escapar da vida onde nós trabalhamos pra caralhos, somos mal pagos, esculachados, sem contar os diversos problemas sociais que sempre nos afetam em algum grau. E aí dá espaço pra esses "coaches" ganharem em cima de pessoas vulneráveis. Podemos discutir o cerne da questão (tenho meus palpites), mas ela não está errada em afirmar isso, mesmo com poucos estudos sobre os efeitos e possíveis usos das substâncias, causa direta do proibicionismo e da guerra às drogas.

  • @gigio2376

    @gigio2376

    8 ай бұрын

    Falou tudo! A psilocibina me ajudou muito mais em poucos meses do que anos de psicoterapia e antidepressivos convencionais jamais conseguiram. Não tive o privilégio de fazer terapia assistida por psicodélicos devido ao tabu e a ignorância geral que persistem sobre o tema, mas espero que isso avance junto com as pesquisas e mais pessoas possam ter acesso.

  • @dedeluis5076

    @dedeluis5076

    8 ай бұрын

    ​@@gustavomyw Gustavo, não divago sobre o que senti na pele minha vida inteira e estudo há mais de uma década. Se quiser saber as minhas fontes, terei o maior prazer em lhe informar. A Maria Homem não é perfeita. Nunca me senti escravizado pela psilocibina, se alguém se sente é porque faz o uso incorreto. Ela não fala sobre o potencial de psicodélicos para terapia assistida nesse vídeo, você que diz. Ela não menciona substâncias no vídeo de uma maneira positiva e necessária. A sociedade demanda mais do que podemos entregar, agora se fulano foge do sofrimento nas drogas ao invés de procurar ajuda aí acredito que a pessoa procura a substância com o intuito de fuga, e não de tratamento. Então deveriam banir o álcool e o cigarro, porque escravizam muita gente e ninguém os procuram para fim terapêutico, mas para mascarar sentimentos, se sentirem melhor ou relaxar. Mas porque não são banidos? O que cada um quer com a vida e o porquê de procurar qualquer substância tem mais a ver com o ambiente e a predisposição genética do que com a substância em si. Nos EUA durante a pandemia aumentou de forma absurda o uso de fentanil. Deveríamos banir o fentanil e dizer que ele é fútil? Ou deveríamos apontar a causa do problema que é a insegurança financeira generalizada? Inúmeras substâncias são utilizadas de forma incorreta. Infelizmente as pessoas as vezes falam coisas que são contraditórias, e seria omissão da minha parte não me manifestar sobre algo que me afetou durante toda a minha vida e que eu encontrei uma solução para esse problema. Ela menciona MD como uma droga aparentemente fútil. E não é fútil. Se alguém usa em balada ou usa ela pra fugir da realidade, isso torna ela fútil? Ou a pessoa que faz isso que é fútil? Qual a régua que a gente vai usar? O do idiota da balada ou o do que procura a substância porque nada mais deu certo no tratamento dele? Ela tem uma linha de pensamento muito clara que pelo seu comentário você não parece ter entendido muito bem ou finge que não entendeu. Já fiz tratamento com um psiquiatra que tem a mesma linha de pensamento dela e por isso eu critiquei. Funciona assim o tratamento deles: pouco ou quase nenhuma substância e muito diálogo. Dificilmente trocam o remédio mesmo quando o resultado está ruim. É horrível este tipo de tratamento. É uma tortura para o paciente. Foi completamente inútil? Também não, mas nem de perto chegou na solução. Essa "demonização" das substâncias é o que gera pano pra manga para o proibicionismo e o retrocesso. Ela acaba no fim das contas vendendo uma solução simples para um problema complexo. O que ironicamente é o que os "coaches" adoram fazer. Não me surpreenderia se ela começasse a imitar a estratégia de pessoas como o Augusto Cury. Substâncias são necessárias sim. Tratamento terapêutico com substâncias é o padrão ouro no tratamento de depressão e ansiedade antes mesmo do advento das pesquisas recentes com psicodélicos. Pesquise no PubMed. Eu não tenho que discutir com você cerne de nada, a coisa é bem clara e óbvia. Fiz aquele comentário como uma constatação e história de vida. Sou totalmente contra essa relativização da condição neurológica da depressão e da ansiedade a fim de se vender soluções fáceis para uma doença com a qual a pessoa nasce e que atua na fisiologia cerebral e precisa ser tratada da maneira mais ampla possível e se utilizando de todas as ferramentas ao alcance. As pessoas merecem o melhor. Livro de auto ajuda não cura doença neurológica. Terapia com o auxílio de substâncias, quando necessárias, sim. Chega de terapeutas "youtubers" ludibriando pessoas que precisam de tratamento de verdade com resultados palpáveis. É muito fácil sustentar um argumento dizendo que por que o Prozac se mostrou ineficiente, então temos que revisar todas as substâncias. Ridículo. É óbvio que ainda não existe antidepressivo ideal e a maiorias são ineficientes. Agora, a pessoa pode ser mais sincera e ter mais boa vontade e citar outras substâncias, como o MD, que ela cita de forma jocosa, de uma forma mais honesta e apontar que pesquisas recentes com essa substância aparentemente fútil tem gerado frutos no tratamento da ansiedade e do estresse pós-traumático. Mas isso não agrega para ela. Não interessa. Não convém. Deveriam pensar mais nos pacientes e menos no ego.

  • @dedeluis5076

    @dedeluis5076

    8 ай бұрын

    @@gigio2376 Fico feliz que também tenha obtido excelentes resultados! Um abraço!

  • @83RED
    @83RED8 ай бұрын

    O jeito de abolir a escravidão mental é abolir as redes sociais.

  • @kikomineiro1234
    @kikomineiro12348 ай бұрын

    Muito boa esta entrevista

  • @ChatGPT3.00
    @ChatGPT3.009 ай бұрын

    Poderia meditar por horas com essa voz me guiando

  • @Psychobellic
    @Psychobellic9 ай бұрын

    que categoria nesse finalzinho s2

  • @Gustavo-wm1vl
    @Gustavo-wm1vl9 ай бұрын

    "A gente paga pra falar a verdade pra um analista". Meu deus 😳

  • @maurilioneto6945
    @maurilioneto69459 ай бұрын

    O adoecimento é devido ao Social ... há muita coisa errada e enquanto nao mudar continuaremos adoecendo

  • @julianai.9520

    @julianai.9520

    9 ай бұрын

    O único mundo que muda é o seu.

  • @vanessacurvello419

    @vanessacurvello419

    8 ай бұрын

    Isso.

  • @maurilioneto6945

    @maurilioneto6945

    5 ай бұрын

    @@julianai.9520 Se isso só acontece somente com uma pessoa tudo bem ... mas olha a sociedade passando pela mesma coisa ... Você acha que isso é normal, acha que é coincidência ? kkkkkkk, cara, busque ler e aprender

  • @julianai.9520

    @julianai.9520

    5 ай бұрын

    @@maurilioneto6945 Isso é transferência, quando vc culpa o mundo, pelo que vc está passando.

Келесі