LIBERDADE NÃO É SÓ JAPÃO

Produzido pelo Instituto Tebas e pela Esquisito Filmes, o documentário sintetiza a aula pública realizada em 23/09/2023, na Praça da Liberdade junto à estátua da Madrinha Eunice, fundadora da Escola de samba Lavapés, que uma semana antes (dia 17/09) tinha sofrido uma agressão - a montagem de um imenso palco do Festival de Cultura Geek em cima dela.
A realização da aula pública foi fruto de uma aliança inédita entre a Organização da 20a Marcha da Consciência Negra, a União dos Amigos da Capela dos Aflitos (UNAMCA), o Instituto Tebas de Educação e Cultura e o Coletivo Amarelitude - Projeto Camélia.
Pessoas negras, indígenas e amarelas se manifestaram contra as tentativas de imposição de uma história única para a Liberdade - na qual o bairro seria unicamente japonês, afirmando a diversidade étnica e cultural de seus moradores e ocupantes. Frente as tentativas de apagamento do protagonismo negro-indígena no bairro - mudança do nome da estação do metrô para Japão-Liberdade, abalo na estrutura da Capela dos Aflitos causado pela construção irregular de um shopping, processo elitista na construção do Memorial dos Aflitos - Liberdade não é só Japão celebra a aliança histórica entre ativistas negros, indígenas e amarelos na região.
LIBERDADE NÃO É SÓ JAPÃO (Documentário, Full HD, Cor, 42’, 2023)
Direção, roteiro, edição e produção: Alexandre Kishimoto
Imagens: João Leoci e Caio Castor
Som Direto: Vítor Hugo Ishizuka Sugawara e Alexandre Kishimoto
Música: Também Conhecido como Afro Samurai Remix (Yannick Hara, Dieguito Reis e Nego Petrus) Beatmaker: Beatmonk aka Paulo Junior
Graffiti: Rodrigo Sansei
Título em japonês: Ana Kinukawa
Tradução das legendas: Henrique Yagui Takahashi e Michael Amoruso
Realização: Esquisito Filmes e Instituto Tebas de Educação e Cultura
Parcerias: Organização da 20ª Marcha da Consciência Negra e Coletivo Amarelitude - Projeto Camélia.

Пікірлер: 8

  • @YannickHaraeaTerraemTranse
    @YannickHaraeaTerraemTranse7 ай бұрын

    Gratidão imensa por poder fazer parte 🤜🏾🤛🏿💥‼ o disco Também Conhecido Como Afro Samurai baseado no mangá e anime Afro Samurai do escritor Takashi Okazaki GANHOU UM NOVO SENTIDO, e agradeço demais por isso ✊🏿💥‼

  • @paulofernandeslobo

    @paulofernandeslobo

    7 ай бұрын

    Finalmente consegui assisti esse documentário, luta,aula e tantos atravessamentos históricos! E saiba que estamos juntos nessa!

  • @YannickHaraeaTerraemTranse

    @YannickHaraeaTerraemTranse

    7 ай бұрын

    @@paulofernandeslobo ✊🏿💥‼🤜🏾🤛🏿💥‼💛🖤

  • @melissakiyoko
    @melissakiyoko7 ай бұрын

    Que maravilha de aula, do começo ao fim. ✊

  • @antelios
    @antelios5 ай бұрын

    Estação Saracura vai vai por favor.

  • @disantanna8046
    @disantanna80467 ай бұрын

    O doc. é um registro maravilhoso do estágio de nossa luta! É imperativo a retomada simbólica e efetiva da Paça que o martírio de Chaguinhas trocou de Largo da Forca para Liberdade!

  • @martakanashiro
    @martakanashiro7 ай бұрын

    ❤🎉

  • @EdsonK

    @EdsonK

    7 ай бұрын

    Descendente de japoneses que sou, sempre me senti incomodado pela prevalência da narrativa nipocentrista em detrimento do histórico das presenças negras e indígenas no bairro da Liberdade. Espero que o video ajude a aprofundar o debate.