Justificação: a diferença entre o conceito Protestante do Católico Romano (R. C. Sproul)

Qual a diferença entre a fé protestante da católica romana? Apesar de existir várias diferenças, a principal controvérsia da época da Reforma Protestante foi sobre a questão da justificação somente pela fé. É sobre isso que R. C. Sproul fala neste vídeo.
[Este vídeo é parte da Série de Ensino: "O que é Teologia Reformada?" a ser lançada em breve pela Editora Fiel]
Ministério Fiel: www.ministeriofiel.com.br
Editora Fiel: www.editorafiel.com.br
Voltemos ao Evangelho: voltemosaoevangelho.com/blog/
Facebook: / editorafiel
Twitter: #!/EditoraFiel

Пікірлер: 32

  • @adrielalmeidaofc
    @adrielalmeidaofc Жыл бұрын

    "O evangelho não é apenas os meus pecados serem transferido para ele na cruz, mas sua perfeita justiça ser transferida para mim". Glória a Deus!

  • @Aquila_r.s
    @Aquila_r.s5 жыл бұрын

    Embora seja católico devo elogiar a forma que ele expôs a doutrina católica.

  • @amensagemdacruz-playlists1853
    @amensagemdacruz-playlists185310 жыл бұрын

    Excelente! Isto é teologia, isto é ensino, isto é doutrina bíblica! Muito importante neste tempo que vivemos em que, na maioria das vezes, um cristão não consegue definir sequer o significado de ser um cristão - e segue sabendo tão pouco da Bíblia, e ainda pior é quando não deseja. Misericórdia Senhor por todos nós!

  • @teologopentecostal
    @teologopentecostal5 жыл бұрын

    A doutrina da imputação é a transferência da conta de uma pessoa para outra. Ou seja, a transferência da justiça de Cristo para aqueles que creem no sacrificio da cruz. A imputação possui duas dimensões: (1) a expiação (cancelamento dos pecados através do sacrificio) é vista como central para nossa salvação. Porque quando Jesus morre na cruz, ele morre como um substituto em nosso lugar; como um cordeiro sem macula, em quem Deus imputa os nossos pecados. (2) Porem, o evangelho não é apenas os pecados serem transferidos para Jesus na Cruz, e sim, Sua Justiça (obediência ativa as exigências da Lei) ser transferida a Nós.

  • @cguandalini
    @cguandalini11 жыл бұрын

    "Porque pela graça sois salvos, POR MEIO DA FÉ; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie." (Ef. 2:8-9) "Porquanto pelas obras da lei nenhum homem será justificado diante Dele; pois o que vem pela lei é o pleno conhecimento do pecado. Mas agora, sem lei, tem-se manifestado a justiça de Deus, que é atestada pela lei e pelos profetas; isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos os que crêem; pois não há distinção." (Rm. 3:20-22)

  • @profetadosecxxi
    @profetadosecxxi11 жыл бұрын

    excelente explanação sobre a justificação pela graça

  • @Alexandrorama
    @Alexandrorama11 жыл бұрын

    Salvos pela graça, ou seja, é gratuito, não é pelo mérito da fé e nem pelo mérito de colaborar com as boas obras.

  • @gesantos4380
    @gesantos4380 Жыл бұрын

    Uau!!! Que graça maravilhosa

  • @ramosseverino27
    @ramosseverino272 жыл бұрын

    Amém

  • @cguandalini
    @cguandalini11 жыл бұрын

    Ou seja, segundo o texto bíblico, o que justifica alguém perante Deus é a fé na obra redentora de Jesus Cristo, Seu Filho, Nosso Senhor, fé esta que nos é dada pelo próprio Deus, e não vem de nós. Porque não há ninguém bom, ninguém que busque a Deus (Rm. 3:10-12). As obras da lei (ou boas obras, porque a lei é boa) não justificam ninguém, se não forem consequência da fé salvadora. Paulo diz o que salva o homem. Tiago ressalta como deve ser a vida piedosa do salvo pela fé.

  • @MichaelLanes
    @MichaelLanes11 жыл бұрын

    "Pela graça sois salvos mediante a FÉ, e isso não vem de vós e dom de Deus, NÃO POR OBRAS para que ninguém se glorie" Ef 2:8 O mesmo Tiago que vc menciona diz: "Pois qualquer que guardar toda a lei, mas tropeçar EM UM SÓ PONTO, tem-se tornado culpado de todos"... Abraço!

  • @boltyorkshire4449
    @boltyorkshire444910 жыл бұрын

    O grande erro (heresia) do protestantismo, foi dividir FÉ de BOA OBRA. Não há conflito entre São Tiago ( obra ) e São Paulo ( fé ) A doutrina católica ensina que as boas obras são os sinais exteriores da fé. O conceito de fé protestante também erra. A fé que salva não é uma IDÉIA de como se salva, e nem um DESEJO PESSOAL de se salvar. Senão os demônios estaria salvos A fé salvadora (apheitom) é aquela capaz de produzir os méritos de cristo em nossas vidas, que são as obras do Espírito Santo que nos justificam perante Deus.

  • @boltyorkshire4449

    @boltyorkshire4449

    9 жыл бұрын

    Amigo, a fé é o instrumento que nos liga aos beneplácitos da cruz ( salvação). Portanto, é elemento essencial a redenção, fazendo parte do plano salvífico. A teologia Reformada é crença em gnóstica (fragmentos verdades não reveladas ou informadas) ao passo que o catolicismo professa fé em dogmas ( verdades reveladas em três níveis harmônicos 1- Igreja como base da verdade; 2- tradição apostólica oral 3 - tradição apostólica escrita (Bíblia). As igrejas reformadas não são apostólicas, porque renunciaram a ligação primitiva. A teologia reforma deturpou o Evangelho, que era pregado pela tradição apostólica oral e escrita, Ela não confirma nada, nada revela, nada afirma com certeza veridica, porque concorre consigo mesma, não havendo ortodoxia, consenso ou concordância no seu corpo doutrinário. A salvação é pela fé. Justificação pelas obras provenientes desta fé, As boas obras ( não confundir com as obras da lei mosaica) são os sinais visíveis da nossa fé, os quais apresentamos a Deus como testemunhos dos méritos de Cristo implantados em nossa vida. ( justificação por infusão e não transferência)

  • @boltyorkshire4449

    @boltyorkshire4449

    9 жыл бұрын

    A crise de identidade teológica, ética e espiritual dos evangélicos, diz tudo.

  • @boltyorkshire4449

    @boltyorkshire4449

    9 жыл бұрын

    Amém, fique com Deus.

  • @boltyorkshire4449

    @boltyorkshire4449

    9 жыл бұрын

    Sem dúvida, Nele, em que Cremos, eternamente, e nos torna um, num só corpo. Felicidade Irmão.

  • @reneac444
    @reneac4448 жыл бұрын

    Leiam ROMANOS 5:19

  • @danjostmen
    @danjostmen11 жыл бұрын

    assim compo o corpo sem o espirito esta morto,,assim tambem a fe sem as obras e' morta.existem fe,que levarao os credores ás profundezas do inferno,pois,principalmente quando se desobedece,o que em exodo 20:4,levitico 26,apocalipse 9:20.entao como diz em lucas 13:24:''entrai pela porta estreita,porque muitos procurarao entrar e nao entrarao.'' entao,cuidados com vossas afirmaçoes.a coisa e' seria

  • @cguandalini
    @cguandalini11 жыл бұрын

    Não há mérito nenhum na fé, porque ela não vem de nós, mas é dom de Deus. Logo, quem tem fé não deve jactar-se em si mesmo, mas antes, gloriar-se em Deus, o autor da fé, em atitude de gratidão, o que é bem diferente.

  • @danjostmen
    @danjostmen11 жыл бұрын

    la em 1corintios 13 fala que ainda que eu distribuisse toda minha fortuna para sustento dos pobres e nao tivesse amor nada adiantaria.o amor e' alem de tudo.por isso jesus disse:amar a DEUS sobre todas as coisas.na relidade e' como uma senha a biblia posue segredos.o estreitamente e' porque nao entra la,se nao abandonar toda idolatria desse mundo:futebol,maquiagens,dinheiro,apego a carros e casas e a obra de DEUS em despreso total.assista:''arrebatamento de espirito da irma francelina parte 2''

  • @pereirapereirademoraes3482
    @pereirapereirademoraes34823 жыл бұрын

    Tudo e pelo merito de cristo,lutero tirou os merito da noiva de cristo e fundamentou sua doutrina renegando a igreja.

  • @reneac444
    @reneac4448 жыл бұрын

    A justificação é dada sem crermos, é dada aos eleitos, a salvação do entendimento é dada aos que crêem , ou seja, aos que entendem e creditam tudo à Jesus.

  • @Alexandrorama
    @Alexandrorama11 жыл бұрын

    No meio protestante existe uma confusão muito grande entre praticar a Lei judaica, e entre fazer boas obras, obras da lei e boas obras não são a mesma coisa. confira: Por meio dele, todo aquele que crê é justificado de todas as coisas das quais não podiam ser justificados pela lei de Moisés. Atos 13:39

  • @joaoboanerge8869

    @joaoboanerge8869

    6 жыл бұрын

    Os Protestantes até hoje não sabem que obras da lei são diferentes de boas obras....grande Alexandre....e vc como "bom" católico que é, veio ensiná-los....hum...acho que vc devia ensinar isso ao R.C. Sproul....ou a Lutero quem sabe? lá no "purgatório"....

  • @SabedoriaRaraOficial

    @SabedoriaRaraOficial

    3 жыл бұрын

    Os profetas, pessoas antigo testamento eram salvos pelo que? Pelas obras da lei? Por alguma obras boa? Não, pela Fé somente, as boas obras são as consequências, qualquer mérito humano na salvação é heresia, não adiantar dizer sofismas

  • @Alexandrorama
    @Alexandrorama11 жыл бұрын

    E justificação SOMENTE pela fé não é bíblico, qual é o versículo da Bíblia que ensina isso? Nenhum, na verdade a Bíblia diz justamente o contrário: Vejam que uma pessoa é justificada por obras, e não apenas pela fé. Tiago 2:24

  • @joaoboanerge8869

    @joaoboanerge8869

    6 жыл бұрын

    "Portanto, havendo sido justificados pela fé, temos paz com Deus, por meio do nosso Senhor Jesus Cristo." Romanos 5:1 onde se fala em obras aqui?.....quer todos os outros que falam de JUSTIFICAÇÃO SOMENTE PELA FÉ, e que estão no velho e no novo testamento inteiro ou quer que eu faça como você, que usou um verso isolado, de forma ERRADA, para justificar seu erro doutrinário, pois fica claro que pelo contexto dessa Epístola, Tiago quer nos EXPLICAR apenas que as boas obras são resultado de uma fé salvífica e eficaz verdadeira, e não o contrário?

  • @flamengoepiada2975

    @flamengoepiada2975

    3 жыл бұрын

    @@joaoboanerge8869 Tiago 2:24

  • @SabedoriaRaraOficial

    @SabedoriaRaraOficial

    3 жыл бұрын

    Heresia gigante disse