Grande Sertão Veredas: Paulo Mendes da Rocha sobre Guimarães Rosa

Entrevista dada por Paulo Mendes da Rocha sobre a obra de Guimarães Rosa. Paulo Archias Mendes da Rocha (Vitória, 25 de outubro de 1928) é um arquiteto e urbanista brasileiro. Pertencente à geração de arquitetos modernistas liderada por João Batista Vilanova Artigas, Mendes da Rocha assumiu nas últimas décadas uma posição de destaque na arquitetura brasileira contemporânea, tendo sido galardoado no ano de 2006 com o Prêmio Pritzker, o mais importante da arquitetura mundial.
É autor de projetos polêmicos e que constantemente dividem a crítica especializada, como o do Museu Brasileiro da Escultura e do pórtico localizado na Praça do Patriarca, ambos em São Paulo. É nesta cidade também que o arquiteto passou a maior parte da vida.
Formou-se arquiteto e urbanista pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, de São Paulo em 1954, fazendo parte de uma de suas primeiras turmas. Nesse período essa faculdade ainda estava ligada a um modelo historicista de arquitetura e Mendes da Rocha passou a participar de um grupo de alunos interessados na arquitetura moderna (como Jorge Wilheim e Carlos Millan).
A arquitetura proposta por Vilanova Artigas o influencia desde seu primeiro grande projeto, o ginásio do Club Athlético Paulistano. Já nessa primeira obra, Paulo projeta usando o concreto armado aparente, grandes espaços abertos, estruturas racionais, entre outros elementos que viriam a caracterizar a "Escola Paulista" supracitada.
Passa a lecionar na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade de São Paulo (USP) em 1961, em meio a um intenso debate social promovido por professores e alunos. Discute-se neste momento o papel social do arquiteto, o que não viria a agradar o governo militar que se instaurou no País em 1964. Em decorrência disso, seus direitos políticos são cassados em 1969 e é proibido de dar aulas. Retorna à Universidade apenas em 1980, juntamente com outros professores cassados (entre os quais, Vilanova Artigas).
Em 1998 Paulo Mendes torna-se professor titular de Projeto arquitetônico naquela escola, mesmo ano em que se aposenta compulsoriamente.
Desde então recebe uma série de prêmios internacionais pela sua obra, realizada em várias partes do mundo, dentre os quais se destacam o Prêmio Mies van der Rohe para a América Latina pelo projeto de reforma da Pinacoteca do Estado de São Paulo (galardeado em 2001) e o Prêmio Pritzker (em 2006).

Пікірлер: 12

  • @marialaura4177
    @marialaura417712 күн бұрын

    Fenomenal! Que a análise fabulosa da vida humana! Para poucos. 👏🏻👏🏻👏🏻

  • @sandrafreitas8667
    @sandrafreitas866711 күн бұрын

    Me levou ao êxtase tal quando a gente bebe água fresca estando com muita sede.

  • @josebacelar7156
    @josebacelar71563 жыл бұрын

    23 de maio de 2021: Morre aos 92 anos Paulo Mendes da Rocha, referência na arquitetura.

  • @lothairamericano2605
    @lothairamericano26054 жыл бұрын

    Grandes personagens neste pais , e, no momento uma carencia ......

  • @kleitonborges8398
    @kleitonborges83983 жыл бұрын

    Belíssima explanação

  • @deboramurielbarbosa7769
    @deboramurielbarbosa77693 жыл бұрын

    GUIMARÃES ROSA É PRA QUEM ENTENDE!

  • @josebacelar7156
    @josebacelar71562 жыл бұрын

    23 de maio de 2022: Um ano da morte de Paulo Mendes da Rocha, referência na arquitetura.

  • @lyndonrodriguessilvajunior8450
    @lyndonrodriguessilvajunior84509 жыл бұрын

    Gênio

  • @xandaomanu
    @xandaomanu4 жыл бұрын

    QUE PORRADA! 🤜👊

  • @franciscobarufi2520
    @franciscobarufi25202 жыл бұрын

    O livro é tão bom que um cara determinista curtiu… provavelmente nem captou a metafísica e mesmo assim encontrou uma história fantástica

  • Жыл бұрын

    Não há metafísica, há só terra, há homem humano: concreta travessia...

  • @Tonvilden
    @Tonvilden5 жыл бұрын

    Mente brilhante.