Eu Vou Contar - Documentário Completo

Eu Vou Contar,
dirigida por Debora Diniz
Construída a partir de depoimentos de nove mulheres, a série documental Eu Vou Contar apresenta diferentes narrativas sobre o aborto. As personagens, de distintas regiões brasileiras, compartilham uma mesma história: em algum momento de suas vidas, decidiram interromper uma gravidez não desejada. À diretora Debora Diniz, elas narram suas experiências em clínicas de aborto clandestinas ou com abortivos caseiros. São mulheres comuns. Mulheres que trabalham e que têm suas famílias. Algumas já eram mães, algumas optaram mais tarde pela maternidade. Outras apenas não desejam ter filhos. Amanda é a única, entre as nove, que tem sua história contada pela mãe. A filha de Cleide tinha 19 anos quando morreu tentado interromper uma gravidez. O filme reflete dados coletados pela Pesquisa Nacional do Aborto (2016), que identifica o aborto como um fenômeno frequente e persistente entre as mulheres: 1 em cada 5 brasileiras já realizou, pelo menos, um aborto. As narrativas das personagens levam o espectador a refletir sobre a atual legislação brasileira, que criminaliza as mulheres que teimam em decidir sobre seus corpos e seus destinos.

Пікірлер: 70

  • @marcialuzia6984
    @marcialuzia69843 жыл бұрын

    Infelizmente, sempre somos criminalizadas.

  • @bernadetelopes5164
    @bernadetelopes51643 жыл бұрын

    Exatamente. Se um dia tivermos que dar satisfação, ela será dada a DEUS. A ninguém mais.💗

  • @ceciliamatuk3039
    @ceciliamatuk30393 жыл бұрын

    Que mulheres corajosas.a proibição cria um sentimento de culpa nefasto.

  • @mariaivonetemartins9754
    @mariaivonetemartins97543 жыл бұрын

    Tudo o que a mulher precisa, num momento tão difícil, é de apoio e informação, dessa forma o que ela decidir fazer é uma escolha, que precisa ser respeitada. Entendo que a criminalização do aborto só joga pra debaixo do tapete uma realidade cruel, que penaliza muito mais a mulher que não tem condições financeiras para lidar com essa situação. Vivemos numa sociedade marcada por um moralismo perverso e irracional.

  • @mariaivonetemartins9754

    @mariaivonetemartins9754

    3 жыл бұрын

    Parabéns pelo excelente trabalho!!! O assunto precisa ser falado abertamente.

  • @humanadasgatas
    @humanadasgatas3 жыл бұрын

    Obrigada, Débora. Mais um trabalho cheio de cuidado e conscientização. Espero que alcance muitas pessoas, assim como a história de Severina me alcançou e mudou minha perspectiva.

  • @adrianaalves1447
    @adrianaalves14473 жыл бұрын

    Emocionante essas histórias! Parabéns pelo documentário. Super importante esse tema. Vim pelo vídeo do canal do Henry.

  • @chrisf935

    @chrisf935

    3 жыл бұрын

    Idem.

  • @alinemanara4534

    @alinemanara4534

    3 жыл бұрын

    Idem

  • @adriennesouza8632

    @adriennesouza8632

    3 жыл бұрын

    Idem

  • @queziasouto5034
    @queziasouto50343 жыл бұрын

    Muito bom! Mudou a minha opinião. Confesso que tinha algum preconceito. Mas como é bom ouvir as pessoas sem tentar julgá-las. Não sabia ao certo o que é descriminalização do aborto. Agora entendi. Muito emocionante o depoimento da Ana Cleide! Dá para perceber a questão social nitidamente. Esse vídeo merece ser mais compartilhado! Parabéns! 👏👏👏

  • @tatianecoelho1132
    @tatianecoelho11323 жыл бұрын

    Ótimo documentário. Que um dia a mulher possa ser amada e ter seus direitos garantidos, pois, a visão que tenho é que a sociedade, homens e a religião nos odeia, e estimula a rivilade entre nós mulheres.

  • @TioOlavoDoBaralho

    @TioOlavoDoBaralho

    Жыл бұрын

    Resumiu bem. A sociedade nos quer sem poder; os homens nos querem caladas; a religião sempre esteve do lado de quem nos oprime; enquanto isso, várias mulheres apoiam misóginos que promovem políticas contra outras mulheres e elas mesmas. Tudo em nome de um falso moralismo machista.

  • @LuCavalcantiCampinas
    @LuCavalcantiCampinas3 жыл бұрын

    Obrigada por ser expor em favor de tantas, Manoela. E fez melhor, citou o risco das não privilegiadas...mta coisa pra dizer sobre sua grandeza, mas talvez nem precise. Sou grata!

  • @LuCavalcantiCampinas
    @LuCavalcantiCampinas3 жыл бұрын

    Com a história da Beth eu fui chorando gradativamente à medida em que o filho ia a acolhendo durante a fala...mas digo que há mta coisa pra dizer. Sou Terapeuta Ocupacional l e trabalho com saúde mental (vou proteger maiores detalhes) sugiro um grupo entre nós...me coloco à disposição... Abs à todos !

  • @alaianovaes
    @alaianovaes3 жыл бұрын

    Muito bom o documentário. Obrigada a todos os envolvidos!!! Esse último foi de cortar o coração😭

  • @anna_abreu0312
    @anna_abreu03123 жыл бұрын

    Parabéns à Débora Diniz e ao Instituto Anis por darem voz às mulheres que querem contar uma parte importante de sua história de vida, que na verdade, diz de todas nós, mulheres, dos nossos direitos reprodutivos e da decisão sobre o nosso corpo e vontade. Esse direito é inalienável, mas não reconhecido pela sociedade patriarcal e machista.

  • @marcosdavidjunior9450
    @marcosdavidjunior94503 жыл бұрын

    Esse documentário é de extrema importância! Mas minha sensação ai final dele, foi de impotência!

  • @porto_madge
    @porto_madge3 жыл бұрын

    Emocionante! Muito obrigada por essa oportunidade.

  • @tatianelaplaze4819
    @tatianelaplaze48193 жыл бұрын

    Documentário maravilhoso!! Sempre falo aos "inquisidores" que me rodeiam, que muitas mulheres, independentes de classe social, convicção ideologica ou religiosa, em algum momento de suas vidas, pelas razões que só interessam a elas, interromperam um gestação indesejada. Uma dessas histórias me representa, sem dano ou sofrimento, diferente de tantas outras que não tiveram a mesma condição e sofreram e sofrem as " dores" de um aborto clandestino. Só queremos e precisamos de aborto legal e seguro.

  • @brendaeloar2089
    @brendaeloar20893 жыл бұрын

    Estou sem palavras! Cada relato e experiência compartilhadas aqui são extremamente necessárias para demonstrar como esse debate é importante e urgente. A descriminalização e o acesso a métodos e informações, reprodutivas e sexuais, são essenciais para que seja assegurado as mulheres o direito de escolha. Precisamos do apoio e do reconhecimento que o aborto seguro e gratuito é importante para toda a sociedade. Nossa escolha, seja ela qual for, precisa ter valor. Ao Instituto, obrigada pelo documentário extremamente necessário e pelo cuidado ao tratar do assunto. Juntas somos mais fortes!

  • @louiseleitemarotinho687
    @louiseleitemarotinho6872 жыл бұрын

    Que documentário potente! Deveria estar em plataformas de grande repercussão, pois é utilidade pública!!! Que emocionante, como senti a dor em ouvir sobre a falta de humanidade, tratadas com tamanha violência e desrespeito! Aborto é questão de saúde pública!

  • @gracasilvatoledo7677
    @gracasilvatoledo76772 жыл бұрын

    O nosso caminho é a educação de nossos filhos ,continua sendo a educação de nossos filhos.E começa mais cedo do que imaginamos

  • @jhessynaiane8965
    @jhessynaiane89652 жыл бұрын

    Absurdo é matar um nenenzinho que nem tem a chance de se defender. Depois as pessoas pedem uma sociedade melhor, mas esquecem q são egoístas ao ponto de matar seus filhos indefesos. Não importa por quais motivos ou dificuldade que se passe, matar nunca será a solução. Não se sentir culpado(a) em relação a isso é um auge de frieza e indiferença humana.

  • @josiasnogueira3828

    @josiasnogueira3828

    2 жыл бұрын

    kzread.info/dash/bejne/lKhq0qennrrRmZc.html

  • @TioOlavoDoBaralho

    @TioOlavoDoBaralho

    Жыл бұрын

    Nenezinho não. FETO.

  • @TioOlavoDoBaralho

    @TioOlavoDoBaralho

    Жыл бұрын

    Suponho que vc, muito preocupada que é com os nenezinhos indefesos deve então estar estarrecida com o corte de verba das creches do desgoverno Bolsonaro, né? Deu auxílio-compra-voto cortando verba de creche…

  • @vivianefranco4288
    @vivianefranco42883 жыл бұрын

    Esse documentário me deixou sem fôlego, como se tivesse me afogando... parabéns a essas mulheres corajosas

  • @rutemariagoncalvesdeandrad6871
    @rutemariagoncalvesdeandrad68712 жыл бұрын

    Quantos sofrimentos, quantas dores, quanta solidão: tudo evitável!

  • @brunamariaduarte
    @brunamariaduarte3 жыл бұрын

    É isso! Não foi a primeira e nem será a última. Até quando continuarão nos criminalizando? Várias falas que trazem a reflexão...

  • @samarapeloso5783
    @samarapeloso57833 жыл бұрын

    Muito necessário esse documentário! ❤

  • @agracadedeusrevelada1194
    @agracadedeusrevelada119411 ай бұрын

    Qualquer mulher que tem um pouco de conhecimento sobre o aborto não faz nunca na vida, uma criança é o menor dos problemas.

  • @mariadosocorrosoares7012
    @mariadosocorrosoares70123 жыл бұрын

    Apoio a todas e parabéns por tomarem decisões necessária, eu também já fi um aborto e não acredito em nada do outros falam por aí.🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝

  • @elizamaferreira5166
    @elizamaferreira51662 жыл бұрын

    Lamentável a discriminação sobre o a borto especialmente as mulheres pobres é letál e desnecessário, triste realidade.

  • @anaflavia3006
    @anaflavia3006 Жыл бұрын

    NÃO EXISTE ABORTO SEGURO Existe outra escolha!!! Assistam Blood Money 2 - Conheçam as verdadeiras opções para uma mulher que está desesperada. “A maior ameaça para a paz hoje é o aborto, porque o aborto é declarar guerra à criança, a criança inocente que morre nas mãos de sua própria mãe. Se aceitarmos que uma mãe possa matar o seu próprio filho, como podemos dizer aos outros que não se matem? Como persuadir uma mulher para que não pratique um aborto? Como sempre, terá que fazê-lo com amor e recordar que amar significa doar-se até doer”.

  • @paolamaiafagundes6815
    @paolamaiafagundes68153 жыл бұрын

    Nosso corpo, nosso direito. Representada nestes relatos ✊ #abortolegalseguroegratuito

  • Жыл бұрын

    Vi todos os depoimentos. Ainda bem que minha mãe não abortou de mim. 😁

  • @TaMaRaTESOURAO
    @TaMaRaTESOURAO2 жыл бұрын

    Eu sou a favor do aborto no caso de doença da criança. Não vejo motivo para deixar nascer uma criança que não vai ter uma vida plena.

  • @profhist4608
    @profhist46082 жыл бұрын

    Que sensibilidade deste pastor! Devemos julgar menos e olhar mais com empatia!

  • @nadiessadornelesalmeida2455
    @nadiessadornelesalmeida24558 ай бұрын

    Documentário importante e real! Parabéns para todas essas mulheres pela coragem de contarem suas histórias sem máscara, sem julgamento..

  • Жыл бұрын

    Deus tem resposta para todas perguntas. E o aborto Deus? Meu Deus por que a decisão fica a cargo do homem? Por quê? Eu não tenho resposta, depois desses relatos. 😭

  • @DanielaGhidini
    @DanielaGhidini3 жыл бұрын

    Gostaria que todo mundo assistisse a esse documentário, aposto que muitas pessoas poderiam se conscientizar do absurdo que é a criminalização de uma coisa que é tão simples no início da gestação mas que muda completamente a vida da mulher. Gostaria que todas tivessem escolha. Parabéns, vcs são incríveis ♥️

  • @aciolyprochnow5035
    @aciolyprochnow50352 жыл бұрын

    Está me encomodando então vou te tirar a VIDA

  • @TioOlavoDoBaralho

    @TioOlavoDoBaralho

    Жыл бұрын

    Tu é burro, fi? Parece que vc não prestou atenção em NADA. Método contraceptivo FALHA. Nem todas as mulheres tem o mesmo nível de informação. A maioria dos relatos NÃO ERA de “adolescentes”. NENHUMA mulher se submete a isso pq acha bonito, ou agradável, ou um rolê bacaninha. ASSISTA DE NOVO, pois vc parece q entendeu TUDO errado. Ou isso, ou é lerdo mesmo. Ou está se fazendo de SONSO. Ou é daqueles que quer punir as mulheres por terem vida sexual… De qualquer forma duvido que estaria bostejando nesse nível se fossem os homens q engravidassem.

  • @TioOlavoDoBaralho

    @TioOlavoDoBaralho

    Жыл бұрын

    Tipo os bozoterroristazinhos fascistoides que se incomodam com pessoas que apoiam outro espectro político e aí vão lá E TIRAM A VIDA do outro… … em uma festa de aniversário; … dentro de uma igreja; … com um machado no local de trabalho, né? Se toca, cara! Esse falso moralismo hipócrita de vcs já está mofado!

  • Жыл бұрын

    23:48 chorei sua lágrima Pastor Habacuque. 😢

  • @mariadosocorrosoares7012
    @mariadosocorrosoares70123 жыл бұрын

    Lindas amei❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️

  • @liriobahia8664
    @liriobahia86643 жыл бұрын

    Parabéns!!!

  • @anaflavia3006
    @anaflavia3006 Жыл бұрын

    NÃO EXISTE ABORTO SEGURO Além disso, recordou ‘Análisis Digital’, Madre Teresa pediu às mulheres que pensavam em abortar os seus filhos, para entregá-los a ela: “O maior presente que Deus deu à nossa congregação é lutar contra o aborto através da adoção. Já entregamos, somente na nossa casa em Calcutá, mais de três mil crianças para a adoção. E posso dizer-lhes quanta alegria, quanto amor e quanta paz essas crianças levaram para essas famílias. Foi um verdadeiro presente de Deus para eles e para nós”.

  • @anaflavia3006
    @anaflavia3006 Жыл бұрын

    NÃO EXISTE ABORTO SEGURO. “Ao abortar, a mãe não aprendeu a amar; tentou solucionar os seus problemas matando o seu próprio filho. E através do aborto, envia uma mensagem ao pai que ele não precisa assumir a responsabilidade pelo filho gerado. Um pai assim é capaz de pôr outras mulheres na mesma situação. Dessa forma, um aborto pode levar a outros abortos. O país que aceita o aborto não está ensinando o seu povo a amar, mas a aplicar a violência para conseguir o que deseja. É por isso que o maior destruidor do amor e da paz é o aborto”.

  • @raphaellemendes9937
    @raphaellemendes9937 Жыл бұрын

    Só consigo desejar sucesso para essas mulheres guerreiras que quiseram compartilhar um pouquinho da vida.

  • @LuCavalcantiCampinas
    @LuCavalcantiCampinas3 жыл бұрын

    Lindo o casal (Erô e Haba)

  • @estermaciel7505
    @estermaciel7505 Жыл бұрын

    Triste por ver tamanha insensibilidade e irracionalidade num vídeo só. Como podem tratar bebês como se fossem doença?

  • @aciolyprochnow5035
    @aciolyprochnow50352 жыл бұрын

    Será um problema esse filho então vou abortar, vou tirar a vida de um inocente

  • @josiasnogueira3828

    @josiasnogueira3828

    2 жыл бұрын

    kzread.info/dash/bejne/lKhq0qennrrRmZc.html

  • @TioOlavoDoBaralho

    @TioOlavoDoBaralho

    Жыл бұрын

    Tipo os bozoterroristazinhos fascistoides que se incomodam com pessoas que apoiam outro espectro político e aí vão lá E TIRAM A VIDA do outro… … em uma festa de aniversário; … dentro de uma igreja; … com um machado no local de trabalho, né? Se toca, cara! Esse falso moralismo hipócrita de vcs já está mofado!

  • @andressaviaaana5761
    @andressaviaaana5761 Жыл бұрын

    😭😭 último depoimento muito triste 😭😭😭😭😭

  • @skadoss
    @skadoss2 жыл бұрын

    Tudo q fazemos trás consequências, se vc pilota a 200 km/h pode morrer de acidente, se vc aponta uma arma para um policial pode levar um tiro na cara, se vc fuma crack pode virar um viciado de vdd... Tudo q vi nesse video foram seres humanos q fizeram merda e n querem arcar com as responsabilidades... A vida é feita de responsabilidades, não importa sua idade... Se vc é um adolescente q n gosta de estudar, a vida vai te presentear com um emprego miserável...

  • @TioOlavoDoBaralho

    @TioOlavoDoBaralho

    Жыл бұрын

    Parece que vc não prestou atenção em NADA. Método contraceptivo FALHA. Nem todas as mulheres tem o mesmo nível de informação. A maioria dos relatos NÃO ERA de “adolescentes”. NENHUMA mulher se submete a isso pq acha bonito, ou agradável, ou um rolê bacaninha. ASSISTA DE NOVO, pois vc parece q entendeu TUDO errado. Ou isso, ou é lerdo mesmo. Ou está se fazendo de SONSO. Ou é daqueles que quer punir as mulheres por terem vida sexual… De qualquer forma duvido que estaria bostejando nesse nível se fossem os homens q engravidassem.

  • @skadoss

    @skadoss

    Жыл бұрын

    @@TioOlavoDoBaralho No momento q vc decide transar vc aceita o risco... aborto em casos de estupro ja existe.... Oq vcs querem é sexo livre e clinica de aborto pra apagar a farra do fim de semana.. Todo o peso da gravidez foi a natureza q deu, logo não intervir apenas resguarda oq a natureza criou. Matar um bebe, q n seja de estupro, é fazer o mal sob ação do próprio ser humano... A natureza medeia o justo e é imparcial

  • @negociosdesigner3925
    @negociosdesigner3925 Жыл бұрын

    lamentável....

  • @aciolyprochnow5035
    @aciolyprochnow50352 жыл бұрын

    Qual será sua escolha hoje ? Vou matar ou vou dar a luz?

  • @TioOlavoDoBaralho

    @TioOlavoDoBaralho

    Жыл бұрын

    Tu é burro, fi? Ou descobriu que mamãe tentou te abortar e daí vc ficou dodói?? Parece que vc não prestou atenção em NADA. Método contraceptivo FALHA. Nem todas as mulheres tem o mesmo nível de informação. A maioria dos relatos NÃO ERA de “adolescentes”. NENHUMA mulher se submete a isso pq acha bonito, ou agradável, ou um rolê bacaninha. ASSISTA DE NOVO, pois vc parece q entendeu TUDO errado. Ou isso, ou é lerdo mesmo. Ou está se fazendo de SONSO. Ou é daqueles que quer punir as mulheres por terem vida sexual… De qualquer forma duvido que estaria bostejando nesse nível se fossem os homens q engravidassem.