Documentário CAOS DO SODRÉ

CAOS DO SODRÉ
O Caos do Sodré conta as histórias de um dos sítios mais emblemáticos da nossa capital, o Cais do Sodré, onde passaram poetas, jornalistas, realizadores, prostitutas e assassinos. Um dos sítios mais democráticos, cheio de mitos, onde se viveram concertos, histórias de amor e violência. Hoje conhecido pelos turistas como pink street, é cenário para selfies, hashtags e perguntas sobre os nomes dos bares. Com a mudança de espaço de alguns estabelecimentos e aparecimento de outros, Carolina Torres considerou importante registar esta mutação ilustrada com algumas das figuras que frequentaram o cais em diferentes décadas, com o humor inerente aos acontecimentos insólitos e procurou perceber qual será o futuro deste lugar.
O documentário é, então, uma viagem pelas histórias mais inacreditáveis passadas no Cais do Sodré nas décadas de 70, 80 e 90. Contadas na primeira pessoa, os protagonistas são os donos dos espaços, os empregados da frente de balcão, porteiros, músicos e DJ's que deram vida às noites que acabavam com os primeiros raios de sol. Alguns dos nomes: Gisela João, Tiago Bettencourt, JP Simoes, Tânia Graça, Yanagui, Manuel João Vieira, Nuno Calado, Miguel Cadete, Rui Cruz, Samuel Úria, Legendary Tigerman, Fernando Alvim, João Botelho, Soraia Carrega, Kiko is Hot, Narciso, Rygz, António Costa (dono do Viking, Cais do Pirata e Menage), Augusto (dono do Copenhaga), Fernando (dono do Tokyo).
Os lugares mais icónicos tornam-se cenário de cada cena dando valor simbólico ao lugar de convívio, boémio e cultural que é o Cais do Sodré e toda a sua história muito própria e rica - fascinante tanto para os portugueses como também para os nossos visitantes e turistas que não conseguem não se apaixonar pelo nosso país.
Realizado por: Carolina Torres
Direcção Fotografia: Miguel Faustino
Música: Ricardo Salvador
Produção: Sons em Trânsito / Damn Productions
Agradecimentos:
Sons Em Trânsito
Super Bock
Antú
Collect
Cofinanciado por:
COMPETE 2020 | PORTUGAL 2020 | UNIÃO EUROPEIA - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional

Пікірлер: 330

  • @realce9421
    @realce9421 Жыл бұрын

    Comecei a viver a noite de Lisboa na minha adolescência. Durante muito tempo romantizei imenso tanto o bairro alto como o cais. Bebi tanto nesses tempos, que aos meus 21 anos, o álcool parou de me fazer efeito (sim, por mais que eu bebesse, não conseguia sentir-me bebado) o que, como devem imaginar, tornou as minhas noites insuportáveis. Gosto de ouvir histórias de lugares íconicos como este. Mas é muitíssimo importante que não nos deixemos levar pelo romantismo da noite. O que alguns contam como histórias maravilhosas, outros não viveram nada mais além de amargura, vício em drogas e álcool. O cais, ente outros lugares, se é onde alguns ganharam muito, também é onde MUITOS perderam tudo.

  • @eduardom.1955

    @eduardom.1955

    Жыл бұрын

    Ali vivem-se momentos intensos, sem qualquer dúvida. Mas é preciso ter os pés assentes na terra. Forte abraço.

  • @MovementElements
    @MovementElements Жыл бұрын

    Ó Carolina, primeiro, trata de legendar esta obra para inglês porque há gente estrangeira a querer ver Depois, tá muito bom mesmo. Boas histórias

  • @ricardopereira8817
    @ricardopereira8817 Жыл бұрын

    Este video capta a essência dos portugueses “aprender com os mais velhos”

  • @virgiliosantos4972
    @virgiliosantos4972 Жыл бұрын

    Tenho saudades do ... #SabotageClub

  • @nomeyodomar
    @nomeyodomar24 күн бұрын

    Foi aí, que em 1982 conheci o mano com quem curti a minha primeira vez. Foi no Jamaica ao som de Reggae 😉

  • @ricardooliveira2245
    @ricardooliveira2245 Жыл бұрын

    Lisboa, Cais do Sodré: Quando chega a noite Com suas caras fugidias, Olhos dilatados pelo assombro Deixamos que a cidade nos invada, Fantasma a embriagar-nos de luz e côr Num sonho de mil e uma fantasias, O desejo cruzando os neons Em projecções plásticas... O dealer roubou-me, Levou-me a alma! Rai's parta o dealer! E se depois, ao acordarmos, Acaso reparamos na escuridão que nos cerca, No leve restolhar que vem do lúgubre canto, Somos tomados por uma enorme letargia Que nos deixa permeáveis Ao frio da madrugada. É então que as ratazanas, Abandonando as trevas, Ficam estáticas, silenciosas, A verem-nos ir, equilibrando o passo, Por entre as sombras e o lixo... O dealer roubou-me, Levou-me a alma! Rai's parta o dealer! Táxi! Casal Ventoso, se faz favor!

  • @marianaesteticista
    @marianaesteticista Жыл бұрын

    Podia ser a boa história que se conta de um defunto no seu funeral. Sejamos sinceros, o Cais como existe hoje é um frankenstein mais morto que vivo, e todos sabemos que é do turismo. No entanto, não deixo de elogiar o muito bom documentário! Parabéns à Carolina por trazer memórias de algo que já não existe e de relembrar onde muitos foram felizes e infelizes. Em relação ao pessoal que está aqui a pedir legendas para inglês, seria algo útil sim, para quem não entende a língua poder perceber para o que esteve a contribuir nos últimos 10 anos.

  • @silva7077
    @silva7077 Жыл бұрын

    Primeiro: Carolina, isto está incrível. Parabéns pelo trabalho! Segundo: Põe legendas em inglês nisto que quero mostrar ao meu namorado camone please 🙏

  • @alexscguimaraes
    @alexscguimaraes Жыл бұрын

    Sou brasileiro e cheguei em Portugal há 11 meses (out/21) e meu primeiro contato com Lisboa foi o Cais do Sodré e a primeira noite minha foi na Pink Street, depois disso, não consigo deixar de visitar os bares dessa região. E a cada amigo que recebo do Brasil, levo até este sítio. Costumo dizer que um sítio onde reúne todas as tribos e todos se respeitam. Parabéns pelo doc, produzo conteúdos para o KZread tbm, fiz videos no Cais, mas nada se iguala a este seu Carol, ficou top top top

  • @Pedrazi0
    @Pedrazi03 ай бұрын

    Muito obrigado por este documentário! Uma peça essencial da história da nossa Lisboa!! Bem hajam!!

  • @sonianevesramoslima4878
    @sonianevesramoslima48784 ай бұрын

    Parabéns, também já fui feliz no Cais ❤

  • @pedromanuel2009
    @pedromanuel2009 Жыл бұрын

    1:25? "e nos com um atraso social e cultural gigante" - ainda me hão de dizer quem é que era mais avançado... Uma pessoa não pode fechar os olhos ao 2°Regime Politico da Republica Portuguesa - mas amarfalhar 893 anos historia em 41 de Estado Novo e achar que a cultura e sociedade começou em 1974 é deveras redutor e limitado. Uma das primeiras casas de Jazz na europa estava em Lisboa. Há 100 inaugurava o Parque Mayer um espaço cultural como hoje não há no pais. Na mesma década Lisboa era uma das cidades europeias com mais clubes noturnos. 40 anos antes disso havia mais jornais em Lisboa que hoje; funcionavam mais linhas ferroviárias em todo o território nacional que hoje. Havia trolarilolela em todas as aldeias de Portugal e também havia rave com "neve" ao som de blues e ragtime - essa mesma neve só passou a ser ilegal para efeitos recreativos em 1927 - se considerarem isso um avanço social e cultural. 600 anos antes de terem pintado o asfalto de rosa já dai saiam embarcações que controlavam desde o estreito da Mancha a Gibraltar. Já sonhavam em ir buscar o cravinho à fonte... enfim. Desculpem o desabafo. Mas um gajo fica indignado com este tipo de saídas.

  • @realharlow

    @realharlow

    Жыл бұрын

    os únicos atrasados são os que afirmam sem motivo que Portugal é sempre mais atrasado que os outros.

  • @pensarmaisemmim

    @pensarmaisemmim

    Жыл бұрын

    Concordo contigo

  • @joaoseabra84
    @joaoseabra84 Жыл бұрын

    Como beto, também eu tive a minha quota de experiências no Cais do Sodré. Agora que penso, histórias dignas deste documentário. Parabéns.

  • @ruivasco5122
    @ruivasco5122 Жыл бұрын

    Interessante! O Cais do Sodré também eram o British Bar e o Bar Americano, com uma vida muito própria e interessante, em meados do séc passado. No final dos anos 70, a grande maioria dos homens tinha ido à guerra colonial e o ambiente de bas-fond vivido na Rua Nova do Carvalho era mesmo duro. Sobretudo para um teenager sem bigode e a vestir diferente. A entrada nos bares era vedada muitas vezes e as mulheres do alterne cuja especialidade é fazer o cliente consumir mais, olhavam-nos com desdém e má cara, sabendo de antemão, que levariam o nega logo na primeira abordagem. E sim, elas rodavam pouquíssimo na rua, era tudo na base dos taxis. Era a policia naval (PN) formada por fuzileiros do Alfeite que actuava no Cais quando havia marinheiros, e adoravam "aviar" os camónes. Aliás falta aqui uma referência ao inglês que tantos aprenderam nestes bares, ainda no tempo do fascismo.

  • @einherjireis4461
    @einherjireis4461 Жыл бұрын

    Se isto foi feito com orçamento de projecto de escola, imaginem só, como seria com uma guita decente. Fantástico, adorei, foi muito bem conseguido e capturou exatamente o que o cais é, um autêntico ecossistema de diferentes almas e pessoas🔥👌

  • @guilhermesousa9315
    @guilhermesousa9315 Жыл бұрын

    PARABÉNS, está espetacular!

  • @XIROLAS1
    @XIROLAS1 Жыл бұрын

    Grandes noite no Tóquio em 84/85 dançar no meio de dezenas e dezenas de malta. Recordarei para sempre a sensação quando começavam os primeiros acordes do Sense of Purpose dos Sound. Irreversível e inesquecível. Isso e ver Xutos e Pontapés a 2m de distância no meio de meia dúzia de pessoas.

  • @carolinaviana9318
    @carolinaviana9318 Жыл бұрын

    Está muito giro, bateu uma saudade... O Cais do sodré é tudo isso e muito mais! Fiquei para aqui a matutar e acho que tenho de tentar explicar ao Botelho o porquê das filas à porta da Pensão Amor. Melhores cocktails do Cais do Sodré, uma selecção brava de djs residentes e não só, uma programação extraordinária, festas temáticas que te fazem viajar a outros mundos, é um sítio onde ser maroto, ser queer, ser excêntrico, ou simplesmente curioso é normal...e isso é tão bom! ☺️

  • @abdeabdc6964
    @abdeabdc6964 Жыл бұрын

    a gente pode sair do cais do sodré , mas o cais do sodré nunca sai dagente, gostei muito do formato do documentario, muito bem , nao me lembro da ultima vez que fiquei hora e meia a ver seja o que for.

  • @samuel.not.the.prophet
    @samuel.not.the.prophet7 ай бұрын

    O tipo de documentário que Portugal precisa. Obrigado pelo conceito e qualidade 🔥 E eu que digo isto e nem sou de Lisboa ...

  • @faustoaugustobriosaneves3932
    @faustoaugustobriosaneves3932 Жыл бұрын

    Não se deve esquecer o Bolero, esse sim, foi o início da noite de Lisboa, cabaré puro e duro, com orquestra composta por invisuais. O Jamaica apareceu muito mais tarde.

  • @rafaelafonso3764
    @rafaelafonso3764 Жыл бұрын

    Muitos parabéns Carolina, está top.

  • @josecorreadequeiros9062
    @josecorreadequeiros9062 Жыл бұрын

    Sempre a Carolina me desafiou a atenção desde a sua primeira aparição na TV. Uma génese do Norte, do meu Porto, com um olhar travesso e inquisidor, plena de fortuita confiança. Com este documentário se nota que amadureceu e procura os meandros esconsos da história dos lugares. Tem tantos no Porto para explorar…aguardemos e desde já um abraço virtual de parabéns!

  • @DouglasLima
    @DouglasLima Жыл бұрын

    Isto é uma das coisas mais fantásticas que eu já assisti. Eu que tenho apenas um punhado de anos nesta loucura caótica e marginal, sinto-me tão parte disto que já não há como separar o antes e o depois. Ver estas histórias faz-me lembrar das tantas que construí desde que cheguei, com estas personagens alucinantes com quem se tromba pelas ruas noite adentro. Epah, obrigado. Longa vida ao Caos do Sodré.

  • @servicoscasa2024
    @servicoscasa2024 Жыл бұрын

    as coisas que descobrimos no Maluco Beleza!!! Parabéns Carolina

  • @sergiopereira4329

    @sergiopereira4329

    Жыл бұрын

    ia divulga top, mas já conhecia... catarina sou o teu fã n.2😎 agora com o canal🚀 não para, qualquer merda vai dar certo, tu tens muito talento mesmo no meio dos mais talentosos 💯 serginho abraço

  • @cauematias4674
    @cauematias4674 Жыл бұрын

    O cais do sodré foi o 1º lugar de diversão noturna que eu conheci em Lisboa, e foi logo no dia de um encontro! Fiquei surpreso quando fui comprar um copo e pagay 1,50! Bebi muito naquele dia! É inesquecivel! Tenho até foto!

  • @msilva567
    @msilva567 Жыл бұрын

    Grande qualidade e conteúdo! Sou do Porto e fazia 0 ideia destas histórias. Sugiro legendas em inglês pois conheço vários estrangeiros interessados neste tema :) Continua com estes projetos!

  • @TommyHatcher1917

    @TommyHatcher1917

    Жыл бұрын

    Isto é uma cena muito interna...

  • @sergiotiagoum
    @sergiotiagoum Жыл бұрын

    Que documentário fantástico! :O Embrenhei-me de tal maneira, mesmo não sendo de Lisboa nem conhecer o Cais do Sodré, que tenho vontade de por lá passar mesmo sabendo que já não é nada do que já foi!

  • @danielgpsi

    @danielgpsi

    Жыл бұрын

    Estou com mesmo pensamento que tu

  • @diogof9716
    @diogof9716 Жыл бұрын

    Frequentei ,aos fins de semana,o Cais do Sodré,entre 1980 e 1985; os cinco anos em que estive na universidade. Éramos um grupo enorme que invadia o cais ; éramos alunos do Iseg ( antes Ise) e do Isa. Foi o nosso grupo quem transformou o Tokio na discoteca mais louca da cidade. Conheci algumas das pessoas mais velhas que entrevistou. Eram então jovens tal como nós. A noite terminava sempre no Jamaica ,com a valsa da meia noite .

  • @mariopereira6989
    @mariopereira6989 Жыл бұрын

    Está fantástico. Contudo apresenta algumas imprecisões em relação ao Peter Doherty. O pete estava em Portugal por causa do concerto uns dias antes na queima do porto e por causa de uns ensaios num estúdio em Gaia, curiosamente, à data detido por Pedro Abrunhosa. Esses ensaios e gravações tinham como objetivo o trabalho dele a solo materializado no álbum. Depois. Foi para Lisboa e fez esse concerto. A clínica que chegou a dar entrada para tratamento era em Sintra com o famoso Dr. Carlos. Mais tarde. Depois da reabilitação na Tailândia, ele falou com carinho do tratamento em Portugal e do concerto no musicbox. Quantos artistas convidam para o palco fans e os ensinam a tocar em pleno concerto? Grande Pete!

  • @pedrodomingues9381
    @pedrodomingues9381 Жыл бұрын

    Excelente trabalho de imagem e investigação. Extender o elogio aos entrevistados porque expuseram as memórias sem eufemismos. Gostei particularmente do trabalho do Vladimiro sobre a Maria. Curiosidade interessante. Estás de parabéns e toda a equipa/estrutura que te auxiliou também.

  • @ianmartins
    @ianmartins Жыл бұрын

    What a great documentary! So much history, thank you for making this. P.s. Please get some English subtitles so I can share with people who don’t speak Portuguese. :)

  • @GabrielAlves_mGabz
    @GabrielAlves_mGabz Жыл бұрын

    Não sei como cheguei aqui, mas o documentário está incrível. As luzes o som toda a produção! Parabéns 👏👏👏

  • @berdabreda
    @berdabreda Жыл бұрын

    obrigado Ricardo.

  • @Theriomourne
    @Theriomourne Жыл бұрын

    Isto está simplesmente fantástico! Carolina estás de parabéns pelo teu trabalho! Tu, toda a equipa, e a minha fantástica Inês pelas ilustrações que aqui apresenta! Vocês são fogo!

  • Жыл бұрын

    Agora é gentifricação. A cultura indie e profunda desapareceu. Obrigado pelo documentário.

  • @FMFormulamagica
    @FMFormulamagica Жыл бұрын

    Adorei, sempre fui menina de Alcântara, dava para ir a pé. Mas fiquei com “pena” de não ter conhecido esse Cais

  • @anagerardo14
    @anagerardo14 Жыл бұрын

    Tenho a minha conta de histórias no cais do Sodre..... Uma nostalgia que me faz rir e chorar ao mesmo tempo... Obrigado por este trabalho fantástico que me fez regressar ao passado😊

  • @freezehands
    @freezehands11 ай бұрын

    O maluco beleza trouxe me a este vídeo. Parabens Carolina pelo teu trabalho. Saudades do CC com a "velha guarda"

  • @brunoroque147
    @brunoroque147 Жыл бұрын

    TOP

  • @sararita3044
    @sararita3044 Жыл бұрын

    Genial! 👋👋

  • @marioferreira5325
    @marioferreira5325 Жыл бұрын

    Minha amiga! eu vi os teus tres minuros de video e pensei que eras uma super star como muitas que ja vi, depois vi que nem amigos tens aqui mas o teu video anda a batear tantos outros com produção! dou-te os meus parabens ! agpora é que vi o alvim! fdx alvim!

  • @pxgarcia76
    @pxgarcia76 Жыл бұрын

    Genial, parabéns!

  • @nunodias4484
    @nunodias4484 Жыл бұрын

    Muito bom!

  • @littleweaselmusic7536
    @littleweaselmusic7536 Жыл бұрын

    Top!

  • @luaobscura
    @luaobscura Жыл бұрын

    Excelente, Carolina :)

  • @migueltelesvarela91
    @migueltelesvarela91 Жыл бұрын

    muito bom

  • @EduardoRico78
    @EduardoRico78 Жыл бұрын

    Simplesmente Genial

  • @sandrosilva8136
    @sandrosilva8136 Жыл бұрын

    parabéns pelo bom trabalho!

  • @Karetus
    @Karetus Жыл бұрын

    Muito bom!♥

  • @aionVideos
    @aionVideos Жыл бұрын

    Excelente trabalho.

  • @pedrolisboa_
    @pedrolisboa_ Жыл бұрын

    Que obra de arte ❤️

  • @norb_vader429
    @norb_vader429 Жыл бұрын

    Parabéns!!! Muito Bom!!!

  • @RuiMaia
    @RuiMaia Жыл бұрын

    Excelente! Adorei.

  • @pedrorosas7631
    @pedrorosas7631 Жыл бұрын

    Adorei! Parabéns.

  • @noot_2
    @noot_2 Жыл бұрын

    Todas as conversas estarem interligadas por alguma ponto fez com que isto parecesse ter 10mins. Muito bom

  • @zemaneldatrafaria
    @zemaneldatrafaria Жыл бұрын

    Muita Bom Carol!

  • @masmicas
    @masmicas Жыл бұрын

    MUITOS PARABÉNS PELO TRABALHO CAROLINA. BEM HAJA!. BEIJOS.

  • @paulopereira7718
    @paulopereira7718 Жыл бұрын

    Brutal... Parabens

  • @pedrobandeira1329
    @pedrobandeira1329 Жыл бұрын

    Muito bem :) 👏

  • @beatrizsantos7681
    @beatrizsantos7681 Жыл бұрын

    LINDO 😭😍

  • @pedroa7168
    @pedroa7168 Жыл бұрын

    Lindo

  • @irinasofiaganhao8356
    @irinasofiaganhao8356 Жыл бұрын

    Que preciosidade! Obrigada, Carolina, e toda a equipa!

  • @claudiagalao
    @claudiagalao Жыл бұрын

    Excelente! Parabéns!

  • @inessousajesus1019
    @inessousajesus1019 Жыл бұрын

    Isto está muito fixe! Parabéns, Carolina e toda a equipa.

  • @thierryalaux8772
    @thierryalaux8772 Жыл бұрын

    Adorei

  • @ditadomusicpt
    @ditadomusicpt Жыл бұрын

    muito bom! muitos parabéns!

  • @wingerj6507
    @wingerj6507 Жыл бұрын

    Sempre fascinante ver uma mulher nortenha apaixonada por Lisboa. Não é comum. Parabéns Carolina. Sou teu fã. Sou da margem.sul e qdo apanhava o barco saía sempre no cais Sodré. Conheci ali duas namoradas 😁 Parabéns pelo documentário. beijo

  • @brunocampos2465
    @brunocampos2465 Жыл бұрын

    Amazing :) 👍

  • @guilhermesousa7499
    @guilhermesousa7499 Жыл бұрын

    Que documentário necessário. A quem o fez, os meus sinceros parabéns!!! Façam mais :D

  • @davidferrira
    @davidferrira Жыл бұрын

    Como é que isto não está na @netflix? Parabéns 👏

  • @guilhermefernandes8865
    @guilhermefernandes8865 Жыл бұрын

    Parabéns Carolina e a toda a equipa! Um documentário que se vê de principio ao fim e volta-se a ver para os detalhes e pormenores. INCRÍVEL!!! Queremos mais por favor ;)

  • @gigacardoso
    @gigacardoso Жыл бұрын

    Que coisa linda!

  • @duartelima3210
    @duartelima3210 Жыл бұрын

    MUITO OBRIGADO POR ESTA VIAGEM !

  • @martamortagua215
    @martamortagua215 Жыл бұрын

    Que trabalho maravilhoso! Parabéns a toda a equipa!

  • @STRATAG
    @STRATAG Жыл бұрын

    Mais destes 👏🏼👏🏼

  • @RubenMiguelMarques
    @RubenMiguelMarques Жыл бұрын

    Gosto muito.

  • @joaorovira
    @joaorovira Жыл бұрын

    Parabéns!

  • @liliana251
    @liliana251 Жыл бұрын

    Espectacular!!!!!! NÃO MATEM O CAIS DO SODRÉ!!!! E umas legendas em inglês para mostrar ao mundo este documentário pá!!!! Parabéns!!!!

  • @FilipeFerreiraphoto
    @FilipeFerreiraphoto Жыл бұрын

    Muito bom! Mas penso que ficou uma questão na mente de todos: afinal o que é que o Tigerman fez no Cais do Sodré!?!?!?!??!

  • @nunoinocencio1981

    @nunoinocencio1981

    Жыл бұрын

    Levou nos cornos dos seguranças sempre teve a mania que era mais esperto que os outros e teve uns tempos sem cá aparecer

  • Жыл бұрын

    Parabéns :) Muito fixe.

  • @edutorres3091
    @edutorres3091 Жыл бұрын

    Espectacular! Parabéns Carolina pelo o excelente trabalho!

  • @bocage40
    @bocage40 Жыл бұрын

    Parabéns. Óptimo trabalho.

  • @DjBrayn123
    @DjBrayn123 Жыл бұрын

    Muito bom documentário

  • @AnaPappamikail
    @AnaPappamikail Жыл бұрын

    Parabéns Carolina e a toda a equipa. Está estupendo.

  • @MariaMargaridaLessa
    @MariaMargaridaLessa Жыл бұрын

    Parabéns Carolina. Está top!

  • @ftnbhz
    @ftnbhz Жыл бұрын

    Parabéns!!! Ficou fantástico o documentário.

  • @streetmob.lx-luis_lima
    @streetmob.lx-luis_lima Жыл бұрын

    Muito bom 🍻🍻

  • @brunopeixoto1562
    @brunopeixoto1562 Жыл бұрын

    Magnifico trabalho Carol!!! Parabéns pela ideia e pelo bom gosto de nos dar a conhecer mais e melhor, deste emblemático Cais do Sodré...

  • @lauragoncalvesmota8720
    @lauragoncalvesmota8720 Жыл бұрын

    Parabéns, espetacular!!!

  • @viat0r
    @viat0r3 ай бұрын

    Muito bom pah, muito bom!

  • @rmso272
    @rmso272 Жыл бұрын

    Excelente documentário! Keep up the good work!

  • @coolimero
    @coolimero Жыл бұрын

    Que coisa tão fixe! Parabéns 👏

  • @onelostalien
    @onelostalien Жыл бұрын

    Muito bom

  • @anapinto5772
    @anapinto5772 Жыл бұрын

    Carolina, isto está muita bom!

  • @Gaijimdo
    @Gaijimdo Жыл бұрын

    Que maravilha!

  • @lucia_amaral
    @lucia_amaral Жыл бұрын

    Magnífico!

  • @drifter84hb
    @drifter84hb Жыл бұрын

    Estamos a espera do próximo.

  • @inesgarcia5523
    @inesgarcia5523 Жыл бұрын

    Está lindo! 🥰🥰🥰 És a melhor!

  • @Ribeiro716
    @Ribeiro716 Жыл бұрын

    Excelente documentário!