DISTIMIA: o que é, sintomas e como tratar - PSICÓLOGO EXPLICA

Ғылым және технология

#depressão #saudemental
👉 Aperte aqui e faça terapia com a Eurekka: eurekka.me/mais-yt/
👉 Teste de Distimia aqui: blog.eurekka.me/distimia-teste/
Você já ouviu falar sobre distimia? Distimia é um termo constantemente associado à depressão. No vídeo de hoje, o nosso psicólogo Luiz vai falar de um assunto que é pouco divulgado: a distimia. Assista ao vídeo para entender o que é, principais sintomas e como tratar!
1:42 O que é distimia?
4:00 Sintomas
7:00 Diferenças entre depressão
9:00 Tratamento
12:40 Terapia Comportamental
📷Siga nosso Instagram oficial: / eurekka
➡ Compartilhe o link desse vídeo nos seus grupos de WhatsApp
Aviso: O conteúdo disponibilizado é de natureza educativa e informativa, destinando-se ao esclarecimento de dúvidas relacionadas à saúde mental, diagnósticos e tratamentos. As informações contidas no vídeo não substituem consultas e avaliação realizada por profissional devidamente habilitado, bem como não se destinam ou não devem ser interpretadas como diagnóstico, recomendação de plano de tratamento, muito menos prescrição de medicamento. Em caso de dúvida, consulte profissional habilitado para demais orientações.

Пікірлер: 74

  • @Eurekka
    @Eurekka Жыл бұрын

    👉 Aperte aqui e faça terapia com a Eurekka de qualquer lugar do mundo: eurekka.me/mais-yt/

  • @patriciarufinolopes7240
    @patriciarufinolopes72403 ай бұрын

    Tenho o diagnóstico de transtorno de humor - distimia. Conto com acompanhamento terapetico (TCC) e paiquiatrico. Fiz uso de cetamina (43 aplicações). Estou no processo de desmame das medicações. Sinto-me bem melhor. Para remissão da doença, é necessário alterar a rotina aos poucos. A minha alimentação é balanceada, faço exercicio fisico regularmente, sessões de acupuntura semanais e sessões de quiropraxia quinzenal. Restabelecer a saúde mental é um processo lento.

  • @katlynsantos6488

    @katlynsantos6488

    3 ай бұрын

    Pergunta sincera. Por que acupuntura e quiropraxia? Obrigada pelo retorno!

  • @angelbor19
    @angelbor1910 күн бұрын

    Gostei muito. Me descreveu desde criança. Mas fui diagnosticada( bem adulta já)com TAG/Depressão,Panico.Lutei muito para ter maestria( sem saber q era isso q buscava e com este significado emocional). Fiz terapias (mas sentia que qdo dizia" estou bem, melhorei" eu não estava no patamar ideal, pq nunca tinha estado lá, eu não tinha referências sobre mim mesma. A medicação é que fez mais diferença . E hj, glórias a Deus, vivo bem, feliz, com altos e baixos, mas acho que como a gde maioria das pessoas vive. Sem tristeza constante o tempo todo.

  • @ivandaborges6880
    @ivandaborges6880 Жыл бұрын

    Sou distemica há 28 anos, tenho 56 anos. Já tive uma depressão severa. Todo dia é uma luta. Como muito por causa da ansiedade.Tomo remédios se não, já era. Quanto aos projetos e auto estima falou tudo. Eu vivo por viver. Eu tenho tudo e não tenho nada ao mesmo tempo.

  • @Bardbard52718

    @Bardbard52718

    Жыл бұрын

    Jesus te ama muito, vc é especial para ele, apesar de tudo saiba que vc é amada e ele morreu para salvar vc do pecado, vc é importante por isso nunca desista❤❤❤❤

  • @kakagoncalves3066

    @kakagoncalves3066

    7 ай бұрын

    seu comentário me representa. sou diagnosticada com distimia e faço tratamento há 4 anos

  • @renatocaires9216

    @renatocaires9216

    4 ай бұрын

    Sinto exatamente a mesma coisa 😔

  • @atropagod7574

    @atropagod7574

    Ай бұрын

    Esse vazio só quem preenche e jesus Cristo

  • @atropagod7574

    @atropagod7574

    Ай бұрын

    Jesus é o remédio que cura todas as enfermidades, principalmente a da alma.jesus que e a palavra de Deus vai na divisão da alma e do espírito.

  • @AnaPaula-dp3xf
    @AnaPaula-dp3xf Жыл бұрын

    Já ouvi falar de tudo, só não tenho dinheiro para tratar!

  • @maurivansampaio663
    @maurivansampaio66310 ай бұрын

    Sono, tenho bastante, parece que não tem fim, as vezes meu humor não é legal

  • @yaradumar
    @yaradumar Жыл бұрын

    Nunca procurei ajuda médica, mas sei que tenho distimia. Desde a adolescência tenho todos os sintomas, estou com 62 anos e até hj vou sendo empurrada pela vida, sem ânimo pra nada, querendo que o mundo acabe (mas não tenho pensamentos suicida, nunca tive). Já falei pra minha família que tenho distimia mas dizem que é frescura.

  • @lyrs_

    @lyrs_

    Жыл бұрын

    Se não me engano falar ''quero que o mundo acabe'', ''quero sumir'', etc... é um tipo de de pensamento suicida, mas é de forma leve, começa com esses pensamentos e depois evolui para ''quero morrer'' depois para ''quero me matar'' até chegar nos planos e formas de fazer isso. Não sou profissional, é só o que eu ja vi psiquiatras dizendo mas de qualquer forma, procure ajuda logo se puder.

  • @GDMagnificoGospel

    @GDMagnificoGospel

    Жыл бұрын

    Falar que quer que mundo acabe é depressivo, já tive esses pensamentos negativos, parece que tudo vai acabar.

  • @yaradumar

    @yaradumar

    Жыл бұрын

    @@lyrs_ Mas estou com 62 anos, e realmente nunca tive esse pensamento.

  • @AnaPaula-dp3xf

    @AnaPaula-dp3xf

    Жыл бұрын

    @@lyrs_ vc está enganado mesmo!

  • @lyrs_

    @lyrs_

    Жыл бұрын

    @@AnaPaula-dp3xf não estou não, essas falas são extremamente preocupantes, eu não quis dizer que é certeza que vai evoluir mas muitas vezes evolui, principalmente se você não procura ajuda antes. No meu caso foi assim, até chegar em tentativas 🥲

  • @mariacristinadasilva8522
    @mariacristinadasilva8522 Жыл бұрын

    Estou há anos me tratando de depressão e só agora, um novo psiquiatra, me diagnosticou com distimia.

  • @fabiolaolegario5706

    @fabiolaolegario5706

    Жыл бұрын

    Olá, tudo bem?Eu vivi com essa doença até 2018,quando fui diagnosticada. Porém até agora não obtive um bom resultado no tratamento. Agora que você descobriu a distimia, conseguiu a remissão dos sintomas?

  • @renatafbar6570

    @renatafbar6570

    Жыл бұрын

    O tratamento é diferente?

  • @fabiolaolegario5706

    @fabiolaolegario5706

    Жыл бұрын

    @@renatafbar6570 sim

  • @alexandrealmeida2802
    @alexandrealmeida280211 ай бұрын

    É comum parar o tratamento logo que se sente melhora do humor.

  • @victorlima395
    @victorlima39510 ай бұрын

    O psiquiatra suspeita que tenho distimia, atualmente, eu lido com transtorno do Pânico, sempre fui muito deprimido e pra baixo, sem ânimo.

  • @sebastiaofigueiredo3455
    @sebastiaofigueiredo34556 ай бұрын

    Rezar é bom ,eu tb tenho distimia ,e rezo muito além do remédio que tomo,sou católico e frequento a minha igreja vou às missas,as orações principalmente ao meu anjo da guarda,pois perdi 2 conhecidos por suicídio

  • @angelbor19

    @angelbor19

    10 күн бұрын

    Ajuda muitíssimo.

  • @FAEL2650
    @FAEL2650 Жыл бұрын

    Eu escrito só faltou falar meu nome... Não lembro de ser de outra forma!!! Sempre assim lembranças me joga no chão coisas pequenas me afeta muito

  • @katlynsantos6488
    @katlynsantos64883 ай бұрын

    Fico feliz que q cada dia essa temática esteja mais comum e o conhecimento mais acessivel. Tenho tais sintomas desde o inicio de minha adolescencia. Hoje tenho 26 anos. Tratei quadro drepressivo leve por 1 ano. Me ajudou durante este periodo a levantar da minha cama e me devolveu por um período a vontade pela vida, porém, a sensacao é essa mesmo, como se frequentemente algo me puxasse pra baixo e por mais q tudo no externo esteja fluindo, dentro é só o caos. Quando não tratado, a tendência é conviver com isso até não sei quando e estar sujeito a piora. É um transtorno dificil de ser compreendido e dificil de lidar tambem. Muitas pessoas na ignorância e na melhor das intenções, pode acabar atrapalhando a pessoa que passa por isso. Como pessoa que faz acompamento psicoterapeutico, como estudante de psicologia e como uma paciente psiquiatrica em potencial haha eu apelo, busque ajuda. Há faculdades que fornecem tratamento, há os serviços públicos nas UBS como tentativa de tratamento também, e caso você consiga investir mais, há também as diversas opções particulares. Você não merece uma vida se arrastando por aí. Se cuide e seja respeitoso e cauteloso quando outros lhe apresentarem as dores. A gente nunca consegue ver realmente como as pessoas estão e o possivelmente já sofreram pra chegar até aqui. 💛🎗️

  • @Bruno.reiyasha
    @Bruno.reiyasha6 ай бұрын

    Parabéns pelo canal

  • @claudialouisesilva8963
    @claudialouisesilva89636 ай бұрын

    Fui diagnosticada com 13 anos, tomei medicação acho que por 3 meses ,mas quando não estava em um bom humor tomava tudo de uma vez, daí parei de tomar pois eu era muito apaixonada pelo meu 1° namorado, mas depois enjoei dele e fui seguir minha vida. Daí em diante era muito difícil eu reclamar de algo, mas depois que casei voltou tudo de novo, as tonturas, insatisfação,me sentir insuficiente, desânimo e um mal humor horrível.Acho que esse trastorno voltou......😓

  • @rudinei
    @rudinei Жыл бұрын

    excelente vídeo, vários esclarecimentos, muito bom.

  • @lucineidenogueira292
    @lucineidenogueira292 Жыл бұрын

    Excelente explicação! Gratidão

  • @rosanaabreualvesdasilva6585
    @rosanaabreualvesdasilva65853 ай бұрын

    venho sofrendo com tudo isso e estou ouvindo seu canal que com certeza vai ajudar bastante na minha vida

  • @wagnerismos8118
    @wagnerismos8118Ай бұрын

    Que video incrível, bem explicado, acolhedor, parabéns. Eu tenho as características da distimia, desde a adolescência, só agora com 31 anos fui perceber isso. Vou começar o tratamento!

  • @severinovieira4543
    @severinovieira4543 Жыл бұрын

    Savio esse vídeo esse vídeo chegar lá na rede sociais Nutella começar ação e tudo para Matheus

  • @eli9172
    @eli9172 Жыл бұрын

    Parabéns, muito esclarecedor e objetivo

  • @elenvieira9127
    @elenvieira912724 күн бұрын

    Não é leve ,é silencioso tem tratamento

  • @gustavoneves1378
    @gustavoneves137824 күн бұрын

    Conheço duas pessoas que reclamam muito de dor no corpo, são pessimistas em relação a muita coisa. Sempre penso na distimia. Tem um porém: elas , c/alguma frequência, se colocam como melhores do que outros em alguns aspectos da vida. O Sr. considera distimia também? Obrigado

  • @elenvieira9127
    @elenvieira91274 ай бұрын

    Conhece algum filme ou série sobre distimia ?

  • @vivianealves1632
    @vivianealves1632 Жыл бұрын

    Desculpa não consegui assistir o vídeo todo por causa dessa música de fundo. Recebi esse diagnóstico em 2017. Amo os vídeos de vocês.

  • @fabiolaolegario5706

    @fabiolaolegario5706

    Жыл бұрын

    Olá, tudo bem?Gostaria de saber se você conseguiu se sentir melhor com o tratamento?

  • @Eurekka
    @Eurekka Жыл бұрын

    ⚠ Aprenda com a Eurekka a vencer a Inconstância. Evento 100% online e GRATUITO. De 08 a 10 de agosto, aulas ao vivo, aqui no KZread. 👉 Aperte aqui e faça sua inscrição: eurekka.me/ciclo-inconstancia-yt/

  • @flaviamendes9209
    @flaviamendes920910 ай бұрын

    O teste da descrição, não está funcionando a página 😢

  • @olimpiadeassispereira962
    @olimpiadeassispereira9623 ай бұрын

    Nao vejo graça em nada,muito sono,quero viver sozinha,isolada .

  • @NexGenPs4
    @NexGenPs4 Жыл бұрын

    se eu tiver distimia na infancia, mas demorar de ser tratada por exemplo por uns 13 anos isso pode deixar ela bem mais grave e persistente?

  • @DuM4U

    @DuM4U

    10 ай бұрын

    Com certeza, qualquer tipo de doença psicológica piora com o tempo se não tratada.

  • @elianerodrigues7500
    @elianerodrigues750011 ай бұрын

    Fui diagnosticada com distmia😮😮😮

  • @fernandathomassen6188
    @fernandathomassen6188 Жыл бұрын

    👏👏👏

  • @anapaulasampaio3018
    @anapaulasampaio3018 Жыл бұрын

    Dá para diferenciar, se é só a distimia ou a desmotivação de um TDAH por exemplo?

  • @motivamente377

    @motivamente377

    Жыл бұрын

    Cara eu acho que tenho um dos 2 , vou procurar ajuda psicológica pra descobrir , não podemos nos dar diagnóstico

  • @EpicAngell

    @EpicAngell

    3 ай бұрын

    melhor forma de descobrir é com o apoio de um psicologo, que esta mais acostumado e sabe diferenciar. Lembrando tambem que um não anula a possibilidade do outro

  • @sueliklatt1772
    @sueliklatt17725 ай бұрын

    ?

  • @diegoabreurabelo4864
    @diegoabreurabelo486410 ай бұрын

    Eu sou distimico e tdha tb.. inferno na terra. 😢😢😢

  • @ane.bamberger

    @ane.bamberger

    5 ай бұрын

    Sei bem o que você passa. Eu sou TDAH, TAG, distimica e TEPT.

  • @torreto_arts

    @torreto_arts

    4 ай бұрын

    ​@@ane.bamberger caramba isso tudo, meu deus. você tem distimia também? deve tá sendo muito difícil pra você

  • @AVA1111
    @AVA1111 Жыл бұрын

    Isso é contagioso ?? Pois desconfio que meu marido tem isso e acho que peguei isso também acho que aqui todo mundo pegou isso 😰

  • @Theux_Sc

    @Theux_Sc

    Жыл бұрын

    Não, não é contagioso,distimia é um tipo de depressão leve,e a depressão é desenvolvida por alguns fatores, não dá pra pegar ela de alguém.

  • @fernanda1792

    @fernanda1792

    Жыл бұрын

    Não é contagiosa, mas devido você conviver tanto tempo com ele acabe desenvolvendo os msm hábitos que ele , inclusive o mau humor e falta de energia!

  • @AVA1111

    @AVA1111

    Жыл бұрын

    @@fernanda1792 Isso é muito real .. 😰

  • @fernanda1792

    @fernanda1792

    Жыл бұрын

    @@AVA1111 imagino , lamento por vc e espero que seu marido procure ajuda e se trate! Tbm estou tentando me tratar.

  • @cortesltdah3677

    @cortesltdah3677

    Жыл бұрын

    Tenho distimia desde criança... não é contagioso mas as pessoas que convivemos acabam sofrendo junto, pois acabam se influenciando com os habitos de quem sofre distimia... geralmente somos mau humorados (não é regra), tristes, sem energia, baixa auto estima e pessimista. Aconselho voce a procurar ajuda psicologica e psiquiatrica para ti e seu marido. Tenho certeza que com o tratamento certo voce e seu marido terão uma qualidade de vida 100% melhor, te garanto, pois descobri tarde minha distimia, mas hoje com ajuda psicologica e medicamento, sou uma pessoa mil vezes melhor e feliz! Boa sorte Monika, e vai dar tudo certo!

  • @RBMK_1000
    @RBMK_1000 Жыл бұрын

    Caramba que sono só de ouvir. Esse tratamento o paciente recebe cachê? Só assim para aguentar tanta conversa.

Келесі