Distimia - A doença do mau humor | Psiquiatra Fernando Fernandes

Inscreva-se:
kzread.info...
Canal do Telegram:
t.me/psiquiatrafernandofernandes
Instagram:
/ psiquiatrafernandofern...
Grupos Whatsapp:
chat.whatsapp.com/HA8xKpDsgr3...
chat.whatsapp.com/HbbFuQH9Lpr...
chat.whatsapp.com/DPOwOcMdTga...
chat.whatsapp.com/BYQmcbi3JlI...
chat.whatsapp.com/JPZlVOPVpet...
Contato para palestras e entrevistas:
Tel.: 11 55477843
contato@psiquiatrafernandofernandes.com
Site: www.psiquiatrafernandofernandes.com
Fernando dos Santos Fernandes
CRM-SP 113119
RQE 107431
AVISO:
Os vídeos têm somente caráter educativo. Em caso de dúvidas sobre diagnóstico, orientações e tratamento, consulte sempre seu médico. Todos os materiais aqui divulgados são de propriedade do psiquiatra Fernando Fernandes e podem ser replicados em outras mídias, sem necessidade de autorização prévia, desde que tenha a referência ao link original.
#saudemental #saudeemocional #depressão

Пікірлер: 137

  • @mfvalera1
    @mfvalera110 ай бұрын

    Excelente vídeo! Desde que fui diagnosticada com distimia, há 9 anos, nunca entendi plenamente o funcionamento dessa doença, que sofro desde a minha adolescência. Tenho pesquisado sobre ela nos últimos tempos e tentado entender melhor minha condição. É muito difícil pra mim falar sobre esse assunto. Sempre achei que fosse minha personalidade e não uma doença. Vivi durante muitos anos tendo pelo menos uma crise semanal, que me paralisava me deixava acabada mas depois eu me recuperava e voltava para minhas atividades. Convivi com vários problemas, fobia social, baixa autoestima, mau humor, mas o pior sempre foi a desconexão com as coisas à minha volta, um desânimo persistente. Costumo dizer que estar triste é muito ruim, mas não sentir ânimo para viver é muito pior. Esse foi o sintoma mais difícil de tratar e o que mais persistiu. Hoje quero ter dimensão do que é essa doença em minha vida, de toda dificuldade que passei, até para poder valorizar minhas conquistas nos últimos anos.

  • @Kaka-cz6oj

    @Kaka-cz6oj

    9 ай бұрын

    Eu tô pesquisando sobre esse assunto pra saber se realmente tenho, tive depressão e todo dia que me acordo, quero dormir de novo pq sempre me acordo mal. E só com 2 a 4 hrs acordado, que vou melhorando, todo dia isso se repete ao acordar.

  • @fabiana3588

    @fabiana3588

    3 ай бұрын

    @@Kaka-cz6oj Procure o protocolo do Dr. Abud, psiquiatra. Isso é depressão. E vc precisa de certos rituais diarios para sair dela pra sempre, senão vai voltar sempre.

  • @felipecz

    @felipecz

    2 күн бұрын

    Sinto os mesmos sintomas seus! Ainda não sei como melhorar isso. Vc já encontrou alguma solução? Agradeço desde já!

  • @saraluzz
    @saraluzz Жыл бұрын

    Distímica que sou, rs, acho uma doença mais difícil de tratar do que um episódio qualquer de depressão, pois é um peso constante que sentimos, um esforço enorme para realizar tarefas simples, embora sejamos relativamente funcionais (e isso faz com que as pessoas não nos entendam, por isso parei de falar). Ultimamente ando muito mal-humorada e irritadiça. Às vezes fico imaginando como deve ser bom ter um cérebro nornal. P.S.: Por que o pessoal que faz o DSM está sempre mudando a nomenclatura das doenças? Eu prefiro falar distimia, é mais fácil.

  • @psiquiatrafernandofernandes

    @psiquiatrafernandofernandes

    Жыл бұрын

    Nesse caso parece ser uma questão pedagógica: ficar claro que distimia é um tipo de depressão.

  • @regianecandiani1282

    @regianecandiani1282

    7 ай бұрын

    Também acho difícil, vai piorando lentamente e vai acabando com a qualidade de vida, vai tirando a graça de tudo... E ser relativamente funcional também é complicado, quem me vê não imagina o qto está difícil manter o minimo de organização na minha casa

  • @saraluzz

    @saraluzz

    7 ай бұрын

    @@regianecandiani1282 sim, exatamente. E as pessoas não acreditam que temos depressão, por sermos relativamente funcionais. Eu estou numa fase ruim, de muita bagunça, mas aos olhos dos outros parece preguiça. Todo dia eu tento e me esforço para fazer o mínimo, e esse mínimo é o meu máximo. Não é fácil.

  • @fabiana3588

    @fabiana3588

    7 ай бұрын

    ​@@regianecandiani1282 Minha casa está um lixo. Aí as pessoas ficam dizendo que sou acumuladora. Não entendem que é depressão. Sem animo pra tomar banho, pra tirar o lixo. .se não fosse o Ifood eu já teria morrido de fome, pq vivo sozinha.

  • @josesilvasobrinho8538
    @josesilvasobrinho853811 ай бұрын

    O meu problema começou aos 17 anos, com crises de pânico, choro , ansiedade, agorafobia, tristeza. Mas nesta época, assim que as crises passavam, eu voltava a ter prazer nas coisas e mais esperança. Com o tempo, as crises graves diminuíram, mas a falta de vontade, falta de prazer em tudo, irritação, mal-humor, tristeza e outros sintomas persistem. É como se eu fosse um morto-vivo. Não consigo sentir nada de bom.

  • @fabiana3588

    @fabiana3588

    2 ай бұрын

    O que vc teve abtes foi muito grave. Se não tratado ou tratado mal, leva a resquícios pro resto da vida, e caso tenha outras crises, ficam cada vez pior. Vá a um psiquiatra e faça seu tratamento direitinho com psiquiatra, psicólogo, suplementação correta de nutrientes, estilo de vida correto. E seja feliz.

  • @fabiana3588
    @fabiana35887 ай бұрын

    Bom saber isso, Dr. Porque pra facilitar o entendimento das pessoas, eu dizia que tenho depressão. E qdo alguem já entendia um pouco eu dizia que era distimia. (Mas naquela fase que sumia, depressão). O que piorou minha vida foi qdo eu fiquei com pessoas insensíveis. Que não se importavam com o meu modo apagado de ser. E qdo eu melhorava e vinha com minha alegria, essas pessoas me reprimiam. É muito egoismo e insensibilidade. Aí logo eu entrava em depressão. Então nunca consegui manter um estado de alegria e felicidade. Ser uma pessoa feliz e de bem com a vida sempre incomodou alguem a minha volta, que me reprimia. Na infancia, na escola, vinham me diminuir qdo eu falava. Mas eu revidava. Porque eles não compreendiam o que eu falava , mas quem era burro eram eles. Passei a infancia inteira e adolescencia lutando e reagindo a pessoas idiotas e burras que vinham me encher o saco, tentando me ridicularizar. Eu lidava com isso muito bem. Batia de volta ou xingava de volta ou mostrava que eu estava certa. Mas, desde a fase adulta, depois de passar por uma distimia diagnosticada e tratada, e finalmente sentir felicidade e satisfação em viver, aí comecei a sofrer repressao imediata dos outros. E nunca tinha ninguém pra me defender, pra dizer: Deixa ela, ela está feliz. Zomente umas quatro pessoas que me permitiam ser eu mesma sempre é que conheciam o meu lado engraçado e divertido. As outras não conheciam. Pq sempre tinha um narcisista pra me reprimir. Até que rodas essas pessoas intimas ficaram linge de mim, e eu fui murchando, e murchando, até perder a vontade de viver, pq nenhum lugar permitia eu ser eu mesma. Isso ia e vinha. Até que estou ha dois anos sem vontade de ter interação social. E o pouco que fui obrigada a ter foi com agressão explicita ou implícita das pessoas. E me levou, já debtro do meu isolamento, à depressão. Aí na internet as pessoas dizem: você tem que buscar tratamento. Mas estou completamente sozinha e não consigo ir buscar tratamento. Além da falta de vontade em lidar com pessoas, eu tb não xonfio mais em ninguém.

  • @cidafatima1807
    @cidafatima18079 ай бұрын

    tenho muita tristeza, desesperança , me sinto muito mal 😢

  • @elenvieira9127
    @elenvieira912711 ай бұрын

    Distimia nao tem nada de leve. Obrigada dro explicou tao bem ❤

  • @Akhenaton1372
    @Akhenaton13724 ай бұрын

    Eu tenho todos os sintomas da distimia, agora o prejuízo está sendo maior, já estou com 30 anos e não consegui adquirir nada na minha vida, estou morando longe da minha faz 12 anos, não tenho mais ânimo para trabalhar, produzo muito pouco. Como eu tô quebrado financeiramente, estou buscando melhorar meus hábitos e pedindo a Deus que coloque um fim

  • @odetepequena928
    @odetepequena928 Жыл бұрын

    Há 2 meses tomei consciência de que posso ser distimica. E venho pouco a pouco buscando conhecer o assunto e me auto avaliando e percebendo que isso é reflexo da minha vida e achava que realmente era normal ser chata e pessimista o tempo todo. Mas já que tive um episódio depressivo maior. Porém, a minha vida não tem uma constância de qualidade de vida, relacionamentos, profissional e pessoal. Cada dia é mais difícil pra mim...

  • @RBMK_1000
    @RBMK_1000 Жыл бұрын

    O tédio é o que sobra.

  • @SempreGuardiao
    @SempreGuardiao Жыл бұрын

    Mais do que achava, infelizmente tenho vivido esses sintomas na pele há 14 anos... 😔 Adorei esse vídeo. Vou mandar esse vídeo pra todo mundo que fica com aquela com aquela cara interrogada de pastel quando conversamos sobre o assunto.

  • @cetico8395
    @cetico839510 ай бұрын

    Fui diagnosticado com depressão crônica há 13 anos e nunca consegui me curar. Já aceitei que vou ter que viver assim até o último dia, infelizmente.

  • @irociariafatimadasilvasilv3189
    @irociariafatimadasilvasilv318910 ай бұрын

    Eu acredito que eu tenho distimia estou sempre mau, nunca sinto vontade de fazer algo,estou sempre tristonha não tenho vontade de viver nem de estar perto das pessoas, não vejo graça em viver,estou sempre com dor no peito e uma ansiedade enorme enorme.

  • @diegoabreurabelo4864

    @diegoabreurabelo4864

    10 ай бұрын

    Eu sinto o mesmo...

  • @cristianesantos114
    @cristianesantos11411 ай бұрын

    Dr Fernando o pior que hoje com 46 anos que realmente fui diagnosticada um trantorno que tenho desde os 16 e agora estou numa fase que a exaustao e o desanimo nao acredita em remedio ou terapia, sem vontade de nada. Sempre reativa so respondo os estímulos que me demandam no trabalho ou na vida, se quero fazer um curso, penso fazer isso para que? Mesma coisa viagens etc. Ate filmes e series que gostava nao tenho paciência, quero ficar sozinha ou perto dos meus cachorros que sei q me amam e nao vou sentir rejeitada 😢 atrapalha na minha comunhao com Deus, pois sempre ouco que Jesus preenche o nosso vazio, mas comigo e sempre um vazio, uma insatisfação com tudo, nao relacionada a coisa material pois agradeco tudo que tenho mas e difícil. Parece que só existo na hora do trabalho qdo chego em casa não sei o q fazer

  • @fabiana3588

    @fabiana3588

    7 ай бұрын

    Sinto exatamente isso. Com agravante que nem trabalho tenho, pq nunca consegui me manter num lugar (por não ser divertida).

  • @odairaparecido1622

    @odairaparecido1622

    5 ай бұрын

    Tem que tomar medicamento. Só com medicação pra voltar a normalidade

  • @luispereira7367

    @luispereira7367

    4 ай бұрын

    Podemos considerar que a baixa autoestima é característica de um TRANSTORNO DEPRESSIVO PERSISTENTE??

  • @fabiana3588

    @fabiana3588

    3 ай бұрын

    @@luispereira7367 Não. Apesar de 90% das mulheres terem baixa autoestima e isso gerar varios transtornos, a depressão por si só nem a ansiedade causam a baixa autoestima.

  • @bruscorp2114

    @bruscorp2114

    3 ай бұрын

    Sinto isso também. Tenho 30. Ja to num desgosto de viver. Pra que viver?

  • @tacilins
    @tacilins10 ай бұрын

    Charlie Brown é um herói. Me identifico demais com ele.

  • @psiquiatrafernandofernandes

    @psiquiatrafernandofernandes

    9 ай бұрын

    Eu adoro ele!

  • @angelicamaltez108
    @angelicamaltez108 Жыл бұрын

    Tudo isso, essas doenças, são causadas por pessoas, os tratamentos, ou seja, os maus tratamentos para com as pessoas que são sensíveis. A rejeição por partes de pessoas das quais se gosta, e principalmente a incompreensão, que a pessoa tem que se desdobrar para ser compreendida, tudo isso é fator causador de doenças mentais. Entre outras coisas como: a falta de condições financeiras contribui também.

  • @Kuro-pv3ly

    @Kuro-pv3ly

    10 ай бұрын

    Isso é falso. Existem condições genéticas fortíssimas em diversos casos, como em esquizofrenia, autismo, etc.

  • @alcileialuizadasilva6115
    @alcileialuizadasilva6115Ай бұрын

    Muito boa a sua didática e conteúdo muito consistente. Vou te seguir!!!

  • @eleuzasouto5892
    @eleuzasouto589210 ай бұрын

    Ótima explicação 👏🏻👏🏻👏🏻 DR.O mais difícil é a falta de compreensão 😢 😞

  • @MariaHelena-qv8vi
    @MariaHelena-qv8vi Жыл бұрын

    Muito obrigada por esclarecer cada vez melhor. Recebi o diagnóstico em 2010. Já iniciei e parei tratamento algumas vezes. Não aceitava e não acreditava.

  • @psiquiatrafernandofernandes

    @psiquiatrafernandofernandes

    Жыл бұрын

    Volte para o tratamento, é o melhor!

  • @perfeito1889
    @perfeito188923 күн бұрын

    Top!

  • @isabelmariadasilva3627
    @isabelmariadasilva36279 ай бұрын

    Minha mãe tem Distimia crônica, a vida inteira ,nunca fez tratamento, hoje vive em estado vegetativo, muito triste, nunca soube que existia tratamento.

  • @sonialima497
    @sonialima497 Жыл бұрын

    O snoopy é da minha época ❤

  • @kate-oliveira
    @kate-oliveira Жыл бұрын

    Dr. Fernandes ótimo video como sempre... Engracado que somos levados a acredita que melancolia é algo relativamente agradável, no meu caso eu achava até romântico ser melancólica... Certa vez fiz um teste de perfil no qual o resultado foi: Melancólico fleumatico e eu achei incrível rsrs Gosto de coisas filmes, músicas, desenhos, de épocas que eu nem havia nascido... Hoje como adulta, parei de romantizar certas coisas e sei que a melancolia tem algum grau de ligação com a depressão, no meu caso não seria distimia (muito pelo contrário sou uma P.A.S) O fato é, como algo irregular (melancolia), faz menção a algo bom (sentimentalismo), sendo que na verdade é algo que pode sim evoluir para uma depressão mais grave. Vale a reflexão...

  • @psiquiatrafernandofernandes

    @psiquiatrafernandofernandes

    Жыл бұрын

    Boa reflexão

  • @janealves8374

    @janealves8374

    Жыл бұрын

    Poxa, como pensava/sou igual a vc, até mesmo no romantismo da melancolia. Aquela mulher melancólica de alguma pintura.

  • @marciaa.5162

    @marciaa.5162

    Жыл бұрын

    Eu também já fui melancólica saudosista, mas de uns tempos pra cá peguei ranço de saudosismo e evito ouvir música melancólica, porém meu mau humor/ irritadiça ainda é grande.

  • @fabiana3588

    @fabiana3588

    7 ай бұрын

    ​@@marciaa.5162 Eu só tenho força de viver qdo estiu com alguém ou com muita raiva. No mais, desde que acabei a faculdade, que foi junto com um namoro de 9 anos, com a separação e saida da minha mãe de casa e depois meu pai me expulsou de casa por causa da nova esposa, aí nunca mais tive animo de viver. Voltou com meu filho Ele saiu de casa e acabou minha força de viver. Consegui sentir gratidão pela vida e lelas coisas. Mas só. Parada. Sem fazer nada.

  • @cidafatima1807
    @cidafatima18079 ай бұрын

    Tenho distimia sofro muito!

  • @mirellacastello3543
    @mirellacastello3543 Жыл бұрын

    Amo suas explicações

  • @vanessadefatima3889
    @vanessadefatima3889 Жыл бұрын

    Parabéns dr pelas explicações

  • @yohannacosta3382
    @yohannacosta3382Ай бұрын

    Nossa... Clarificou muito

  • @elenvieira9127
    @elenvieira91279 ай бұрын

    Desde novembro de 2019, tô tratando pela 2 vez. Tomo os remédios, e faço caminhada. Mas, a psicóloga nao quer q eu pare cm os remédios. Queria andar sem os remédios. Tem medo d recaída. O meu diagnóstico foi em abril d 2014. Descobri essa coisa, e tive todos os sintomas humor irritado. Daí comecei o tratamento parece q eu era outra pessoa, d tanta energia, ganhei peso, comecei dormir bem. Tomei remédio até 2016, mas era pra continuar indo ao psiquiatra nao fui. A psicoterapia foi tm até em novembro d 2016 , nao era pra parar. Só sei q 2018 comecei a emagrecer. Quando chegou em 2019, fiquei mas magra, quando chegou novembro eu tive uma crise d ansiedade pela 1 vez, pensei q eu fosse morrer, dai procurei ajuda e tomei o remédio, tinha perdido 10 k, vitaminas baixa d3,b12 repôs as vít. E, ainda tô na fluoxetina e agosto d 2021, comecei tomar bupropiona (tava sem energia, sem concentração) Em 2022 comecei a psicoterapia e EMDR. A psicóloga ta trabalhando agora no meu comportamento. Faz anos q nao trabalhei mais e estudar tbm. Eu novo q tá vindo por aí mas nao sei porq to bloqueada pra voltar ao normal . 😮

  • @fabiana3588
    @fabiana35887 ай бұрын

    Sim gosto desses personagwns. Já me identifava com eles na infancia. E tambem com a motoquinha que dizia: Eu te disse, eu te disse. Mas eu te disse eu te disse. Sempre avisei as pessoas do que ia acontecer e elas nunca davam creditos pra mim.

  • @alejandrocuevas7831
    @alejandrocuevas783111 ай бұрын

    Conteúdo muito bom. Obrigado!

  • @MariaMaria-up7ri
    @MariaMaria-up7ri Жыл бұрын

    Assistindo de Londres ❤

  • @augustodossantos1251
    @augustodossantos12518 ай бұрын

    Muito bem explicado, obrigado, dr !

  • @marcosestevammsantos4583
    @marcosestevammsantos4583 Жыл бұрын

    A cada descrição de um transtorno lembro de já ter apresentado os sintomas em algum momento da vida.😅 Mas em alguns esse é constante.

  • @salustianalima2367
    @salustianalima23672 ай бұрын

    Excelente explicacoes. Obrigada!👏👏👏👏👏👏

  • @kellyregina593
    @kellyregina593 Жыл бұрын

    Gratidão doutor obrigada ❤

  • @psiquiatrafernandofernandes

    @psiquiatrafernandofernandes

    Жыл бұрын

    Agradeço!

  • @MariaMaria-up7ri
    @MariaMaria-up7ri Жыл бұрын

    Sempre amei Charlie Bronw

  • @fernandomezzomo89
    @fernandomezzomo893 ай бұрын

    Conteúdo de qualidade, obrigado Fernando Fernandes.

  • @fc9072
    @fc9072 Жыл бұрын

    Amo o Charlie Brown e a hiena " oh dia,oh azar"!

  • @lucianoxr
    @lucianoxr5 ай бұрын

    Você é exemplar e, obrigado sempre!

  • @psiquiatrafernandofernandes

    @psiquiatrafernandofernandes

    5 ай бұрын

    Nós que agradecemos!

  • @marisalorenceti7381
    @marisalorenceti738110 ай бұрын

    Excelente explicação Doutor! Adorei os exemplos dos desenhos animados! Bem representados para distimia 👏🏻👏🏻👏🏻

  • @psiquiatrafernandofernandes

    @psiquiatrafernandofernandes

    10 ай бұрын

    Obrigado pelo elogio

  • @mariangelacampagnucci9100
    @mariangelacampagnucci9100 Жыл бұрын

    Olá boa noite Dr Fernando e a todos

  • @psiquiatrafernandofernandes

    @psiquiatrafernandofernandes

    Жыл бұрын

    Olá!

  • @AnaPaula-ji6ss
    @AnaPaula-ji6ss4 ай бұрын

    Dr. Obrigada pelo vídeo,nos faz entender melhor o que até hj não conseguia entender.

  • @psiquiatrafernandofernandes

    @psiquiatrafernandofernandes

    4 ай бұрын

    Que ótimo!

  • @janealves8374
    @janealves8374 Жыл бұрын

    Charlie Brown e tb a Hiena, nossa que volta ao passado!!! Seus vídeos são super educativos para mim. Obrigada pelo seu precioso tempo. Distimia, nem sabia que existia. Olhe aí, pois acho que tenho (preciso mandar embora). Sou super auto crítica (e penoso…). Reconheci “Eu” na sua descrição. … me afastei de todos, dou desculpas que sou ocupada - (acho as pessoas super com interresse). Perdi a esperança a um ano passado. Continuo pensando e trabalhando em algo maior que eu e me estimulando para ajudar (quantum physic na medicina). Termino no próximo ano. Voltei ao Brasil para ajudar o meu povo.

  • @psiquiatrafernandofernandes

    @psiquiatrafernandofernandes

    Жыл бұрын

    Obrigado por prestigiar!

  • @tapetesdajanaina
    @tapetesdajanaina Жыл бұрын

    Interessante.

  • @sarahlacerda6524
    @sarahlacerda6524 Жыл бұрын

    Um dia eu vou ter uma vida normal carregando o diagnóstico de transtorno depressivo persiste por 10 anos?

  • @andrealopes2769
    @andrealopes27693 ай бұрын

    Excelente explicação e abordagem! Parabéns Dr.! Vou me inscrever nas suas redes sociais. Fique com Deus e muita paz! Obs: Adorei os exemplos do Charlie Brown e o da Hiena (este, já tinha escutado em outros vídeos, mas o do Charlie Brown foi bem oportuno, para destacar outras características da distimia). 👏👏👏👏👏

  • @saraalexandrino8016
    @saraalexandrino8016 Жыл бұрын

    Obrigada pelo vídeo informativo...Acho que tenho isso há mais de 15 anos, nem sabia que isso existia, nunca ouvi o termo...e realmente achei que era questão de personalidade, mas no fundo sempre sentia que tinha algo muito errado comigo. Várias coisas começaram a fazer sentido, depois que descobri o conceito de TPN (MN), e tenho encontrado peças de um quebra-cabeça vez ou outra. Nem sempre se colhe o que se planta...😥...eu sinceramente nem sei por onde começar pra ficar bem, é desanimador...

  • @Mariana-gi5ou

    @Mariana-gi5ou

    Жыл бұрын

    Oi @saraalexandrino8016. Acho que o primeiro passo é a psicoterapia. Se você ainda não faz. E se vocês juntas acharem que existe necessidade, o tratamento medicamentoso, psiquiátrico concomitante. Desejo melhoras! Busque ajuda. É possível sair desse estado mais agravado. Abraço

  • @marirr5679

    @marirr5679

    Жыл бұрын

    Oi.... bem eu tb... o q tpn mn?

  • @saraalexandrino8016

    @saraalexandrino8016

    Жыл бұрын

    @@marirr5679 transtorno de personalidade narcisista, no caso, sou filha de mãe narcisista. Isso ferra com a vida😥

  • @saraalexandrino8016

    @saraalexandrino8016

    Жыл бұрын

    @@Mariana-gi5ou sim, eu quero fazer isso e tratar, o problema é achar profissionais com conhecimento e competência nessa área. Eu já fui em uma quando era adolescente, e hoje vejo que os atendimentos foram de uma irresponsabilidade só...acabo ficando com medo de ir e só perder tempo e dinheiro de novo. Mas obrigada pelo teu retorno, abraço pra vc também 🙏🏻

  • @lilicanhestro4115
    @lilicanhestro41152 ай бұрын

    Eu tive Toc aos 11 anos. Nao fui diagnosticada na epoca. So anos depois apos muitas pesqque descobri. Ao longo da adolescência muita angustia e alguns rituais do toc. Apos os 20 anos, diagnóstico de distimia. Tomei antidepressivo por 20 anos. Hj nao tomo mais,porem, de vez em quando sinto angustia. E constantemente sinto ansiedade e compulsao alimentar e pouca energia.

  • @ameliabueno7393
    @ameliabueno73932 ай бұрын

    Eu nunca ouvi falar sobre isso, e meu pai já me comparava com essa Hiena 😅 agora assistindo seu vídeo eu entendi o pq da comparação 😂😂

  • @Le-co4bc
    @Le-co4bc Жыл бұрын

    Acho que tenho distimia, foi bem exclarecedor.

  • @psiquiatrafernandofernandes

    @psiquiatrafernandofernandes

    Жыл бұрын

    Obrigado por prestigiar!

  • @mauroj.o.macedo9456
    @mauroj.o.macedo9456 Жыл бұрын

    Sou médico, Cremesp 15189 e sofro há anos de transtornos psiquiatricos já rotulados de TAG, de TOC, de depressão ansiosa. Há anos busco, sob orientação psiquiatrica, encontrar o tratamento farmacologico adequado, ja fiz uso de quase todos os antidepressivos (triciclicos, ISRS, ISR), alguns mantidos por até 4 meses, em doses progressivamente aumentadas (a última foi a clomipramina até 200mg/dia) sem êxito. Durante esses tratamentos somente experimentava um certo bem estar nas interfases de aumento das doses. Recentemente lendo mais atento sobre a Distimia, após 2 meses sem medicação antidepressiva, concluí que meu quadro clinico permanente enquadra se perfeitamente nesse diagnostico. A unica medicação que faço uso atualmente, visando insonia é mirtazapina 7,5 mg, 30' antes de dormir. Durmo bem mas acordo desanimado ( sintoma remanescente) após quase 5 anos de busca pelo tratamento. V. teria alguma orientação farmacoterapica a mim, diante do descrito acima? Meu email é mjomacedo@terra.com.br. Estou com 79 anos, aposentado e residindo em Belo Horizonte. Grato por sua atenção. Espero que receba esta mensagem consulta. Apenas dispus-me em faze-la porque sua apresentação acima animou-me bastante em seguir seguindo minha busca por um humor mais leve, menos fatigante, uma maior autoestima, menos inseguro e menos "amargo".

  • @naunsei

    @naunsei

    Жыл бұрын

    Ver relatos como o seu contribuem para meu pessimismo... Parece que há casos que, por mais que se faça, sempre haverá esse desânimo residual. Acredito que em algum momento o problema chega na personalidade, na formação base da pessoa, nas suas convicções. Eu mesma tenho um niilismo por base que é parte da minha essência, que me define rs. Queria só acordar bem disposta e animada para fazer as coisas. Sigo tentando. Boa sorte!

  • @mauroj.o.macedo9456

    @mauroj.o.macedo9456

    Жыл бұрын

    Oi Renata, vamos seguir seguindo em busca de um bom humor matinal e fugindo desse niilismo provavelmente cultural familiar (hereditário?) e inerente à educação recebida de nossos familiares. Boa sorte a você. Dr. Fernando? alguma direção ou sugestão (de colega para colega) farmacoterápica oriunda de sua experiência psiquiátrica?

  • @marcosniz6931
    @marcosniz69312 ай бұрын

    Boa noite Dr,,sofro desde de criança,já tive vários diagnóstico de bipolar, ansiedade e outros ,,não vivo uma vida normal sofro muito pode ser distimia

  • @alinemontalvao7134
    @alinemontalvao7134 Жыл бұрын

    Charlie Brown ❤

  • @rodrigorcarioca
    @rodrigorcarioca6 ай бұрын

    Não tinha esse conceito de que a distimia é uma depressão persistente, nem que podia ter episódio maior persistente. Embora tudo indique ser meu caso.

  • @psiquiatrafernandofernandes

    @psiquiatrafernandofernandes

    6 ай бұрын

    Esse é o conceito atual!

  • @BeatrizSPinto
    @BeatrizSPinto Жыл бұрын

    Sempre gostei do Charlie Brown também! RS RS...

  • @psiquiatrafernandofernandes

    @psiquiatrafernandofernandes

    Жыл бұрын

    Obrigado por prestigiar!

  • @raquelchrispim3326
    @raquelchrispim33269 ай бұрын

    Não tinha este conceito em mente.

  • @psiquiatrafernandofernandes

    @psiquiatrafernandofernandes

    9 ай бұрын

    Poucas pessoas tem!

  • @infernando8318
    @infernando83186 ай бұрын

    Adorei o vídeo. Não sei se a gente sara disso sozinho, mas tenho a impressão que passei por isso a alguns anos. Ou foi só raiva mesmo. kkkkkkkkk Brincadeira mas parece muito com minha situação a algum tempo. Graças a Deus acabou.

  • @psiquiatrafernandofernandes

    @psiquiatrafernandofernandes

    6 ай бұрын

    Obrigado por prestigiar!

  • @odairaparecido1622
    @odairaparecido16225 ай бұрын

    Acho que na distimia a pessoa tem mais força pra lutar contra os sintomas. E também percebi que a distimia ela inicia muito cedo ainda quando criança, Ou a pessoa já nasce com ela. E passa a ser normal na vida da pessoa.

  • @socorrocunha4070
    @socorrocunha40703 ай бұрын

    qual o melhor medicamento para distimia . já sofro a mais de 40 anos, meajude

  • @mariainesgomes906
    @mariainesgomes906 Жыл бұрын

    Muito interessante a explicação. Eu gostaria de saber a respeito do tratamento. Como seria. Medicamentos, terapias...?

  • @psiquiatrafernandofernandes

    @psiquiatrafernandofernandes

    Жыл бұрын

    Sim, exatamente

  • @janealves8374

    @janealves8374

    Жыл бұрын

    Por favor, outro vídeo sobre o tratamento- obrigada​@@psiquiatrafernandofernandes

  • @MariaMaria-up7ri
    @MariaMaria-up7ri Жыл бұрын

    E tbm a Hiena.

  • @mikaelasilva6757
    @mikaelasilva67573 ай бұрын

    A pessoa pode ter distimia na infância? Lembro que meu ex era muito tóxico e a mãe dizia que ele quando ele era criança tinha doença que fazia ele ficar com muita raiva ele tomaravw remédios e o médico queria até msm aposenta-lo , ele disse que parou de tomar os remédios depois que me conheceu

  • @terezinhasilvapereira7728
    @terezinhasilvapereira77283 ай бұрын

    A duvida é como uma mãe pode lidar com um filho de trinta anos q está apresentando esses sintomas? Diz que tá com pro lemas mas não quer se abrir e contar. Que ja está em terapia mas parece nao estar resolvendo.

  • @falecompricarol
    @falecompricarol9 ай бұрын

    Eu acho que a Distimia se diferencia pelo péssimo humor, irritação fácil, impaciência, aquela vontade de sair gritando infernoooo igual à Carminha. Durante muito tempo achei que isso fosse do meu temperamento/personalidade e tive (ainda tenho) muito prejuízo na vida profissional.

  • @cleidebambolin4911
    @cleidebambolin4911 Жыл бұрын

    Dotor crônica e um problema que não tem como resolver o a queixa que o paciente traz certo ou errado

  • @isapedra171
    @isapedra1718 ай бұрын

    Sei que me sinto morta em vida

  • @100horahaas2
    @100horahaas23 ай бұрын

    Como abordar esse assunto com alguém que parece ter distimia, mas não tem paciência e nem a mente aberta para ouvir? 😢

  • @ervanusaoliveira6641
    @ervanusaoliveira6641Ай бұрын

    A distimia seria a depressão refratária?

  • @elenvieira9127
    @elenvieira91279 ай бұрын

    Algum filme sobre isso?

  • @elenvieira9127
    @elenvieira91274 ай бұрын

    Depressão persistente é o mesmo recorrente f33?

  • @nivaldodocarmofilho5074
    @nivaldodocarmofilho50742 ай бұрын

    E como tratar desse transtorno, doutor Fernando Fernandes?

  • @psiquiatrafernandofernandes

    @psiquiatrafernandofernandes

    2 ай бұрын

    O tratamento é semelhante ao tratamento para depressão

  • @elenvieira9127
    @elenvieira9127 Жыл бұрын

    Não tem nada de leve

  • @joceuberti453
    @joceuberti45323 күн бұрын

    Doutor A distimia não faz parte do CD.10?

  • @psiquiatrafernandofernandes

    @psiquiatrafernandofernandes

    21 күн бұрын

    Faz sim!

  • @elizabethsoares3258
    @elizabethsoares3258 Жыл бұрын

    Dr. A distmia tem parceria ou algo haver c a epilepsia? Desclpe n saber fazer a pergunta. Obgdo!!!

  • @psiquiatrafernandofernandes

    @psiquiatrafernandofernandes

    Жыл бұрын

    Não tem relação não...

  • @mariacida7911
    @mariacida791122 күн бұрын

    2:33 2:35

  • @jucelenepetriu5322
    @jucelenepetriu532210 ай бұрын

    Dr me ajude....depois de 20 anos com distimia e depressão...a mirtazapina me renasceu mas estou na menopausa e ela está me engordando muitoooo.Ouvi que altas doses tem outros receptores e portanto não teria esse efeito tão gritante no peso,isso procede?

  • @EduardoFreire

    @EduardoFreire

    9 ай бұрын

    Na verdade uma dose mais alta de Mirtazapina pode diminuir a sonolência. Quanto a fome, é mais improvável. Se vc já está entrando na menopausa, veja com seu médico a questão da reposição hormonal, pois vai ajudar na eficácia dos antidepressivos.

  • @suelivasconcelos6157
    @suelivasconcelos6157 Жыл бұрын

    Qual o tratamento para a distimia

  • @psiquiatrafernandofernandes

    @psiquiatrafernandofernandes

    Жыл бұрын

    Medicamentoso e psicoterápico

  • @drunsbinho
    @drunsbinho9 ай бұрын

    Dr.Onde encontro o contado da sua clínica?

  • @psiquiatrafernandofernandes

    @psiquiatrafernandofernandes

    9 ай бұрын

    www.psiquiatrafernandofernandes.com/

  • @criselvox1
    @criselvox19 ай бұрын

    É insuportável viver com isso. Tomo medicação, faço tratamento, mas mesmo assim é osso. Às vezes, fico querendo pedir licença da vida para o STF ( seriamente). Mas o Brasil é país cristão hipócrita que nós obriga a viver nas piores condições, inclusive, psicológicas.

  • @criselvox1

    @criselvox1

    9 ай бұрын

    Meu apelido na escola era Hiena Hardy. 🤦🏻‍♀️

  • @rodrigorcarioca

    @rodrigorcarioca

    6 ай бұрын

    Também acho que deveríamos ter eutanásia psiquiátrica, pois é duro viver com isso com sintomas graves. Também gostaria de pedir licença da vida.

  • @lucianesouza9906
    @lucianesouza99068 ай бұрын

    Explicaçao muito técnica, sem dar exemplos ou sintomas....ou seja qual a diferença de distemia e depressão? Bom profissional, porém não explicou de forma na prática, nos exemplos de sintomas. Resumo, distemia e a depressão parecem ser a mesma coisa....e o humor,pessimismo,se enquadra nisso....nada foi dito.obrigada.

  • @fransousa5743
    @fransousa5743 Жыл бұрын

    Esquizofrenia e da mesma família

  • @psiquiatrafernandofernandes

    @psiquiatrafernandofernandes

    Жыл бұрын

    Sim!

  • @oliveiraneto777
    @oliveiraneto7773 ай бұрын

    No caps nem dão diagnóstico, só empurram medicamento, além dos conselhos óbvios da psicóloga.

  • @camilabonno
    @camilabonno8 ай бұрын

    Faltou o Lula Molusco

  • @psiquiatrafernandofernandes

    @psiquiatrafernandofernandes

    8 ай бұрын

    Bingo!