DIREITOS E DEVERES DOS CICLISTAS - O QUE DIZ A LEI

Assine nosso canal: goo.gl/IffdUj
Siga nosso perfil no Instagram: goo.gl/qw66S2
Curta a página no facebook: / bikeelegal
O "Bike é Legal" é um portal na internet sobre ciclismo, mobilidade urbana e sustentabilidade. Acesse: bikeelegal.com
Inscreva-se no canal e deixe seu comentário.

• @Pedaleria
    @Pedaleria3 жыл бұрын

Parabéns galera. Vídeo muito importante

Obrigado Edu e equipe 😍😍😍

• @odillonn
    @odillonn3 жыл бұрын

Isso deveria passar na tv em rede nacional, no horário nobre.....Top!

😍😍😍😍

@tadeufernandes4157

Verdade, no jornal Nacional

@TaKePayML

E todos os dias .

@JS-su3et

@@tadeufernandes4157 o jornal Nacional só mostra sobre bike qdo arrancam um braço ou perna do ciclista.. Globolixo.

@wlademirp.korban2169

Mas no Brasil não tem TV série, é parcial faz de conta, jornalismo vendido, é não educativo

• @wellingtonsamuel2482
    @wellingtonsamuel24823 жыл бұрын

Sei que é impossível, mas espero que um dia a bicicleta seja maioria nas ruas, bom pra saúde e pro meio ambiente.

@fitandwel

Temos alguns bons exemplos no mundo, porém, em países desenvolvidos e que tiveram uma gestão totalmente voltada à bicicleta, como é o caso de muitas cidades da Holanda. O jeito é torcer e votar em gente assim aqui no Brasil!

@RodgerYoung2024

Talvez daqui algumas décadas o carro a combustão será proibido por "excesso de poluição", e então só restará os carros elétricos, então com os preços lá em cima o pessoal "voltará" a usar esses meios de locomoção como bicicleta, patinete, skate, mas de modo massivo hahah

@geilluisolianooliano6893

Em Amsterdã já é a vários anos. Aliás lá a preferência do trânsito é de 90% de bicicletas.

@pedrohenriqueBRA

@@RodgerYoung2024 Já está acontecendo amigo, gasolina nas alturas, quem tem bike ou pode comprar está se dando bem, economizando horrores se comparado ao carro a combustão.

@glxckada

com a alta do preço da gasolina, esse sonho vai virar realidade

• @josielmacedodeoliveira
    @josielmacedodeoliveira3 жыл бұрын

Sou ciclista urbano diário (só uso bicicleta) e digo, muitos ciclistas abusam, não respeitam as regras e põe em risco até outros ciclistas, fazendo manobras irresponsáveis e na contramão, precisamos lutar pelos nossos direitos, mas precisamos levar conscientização para alguns colegas nossos.

@AdemirAlencar

Ciclistas, motociclistas e motoristas deviam ser mais conscientizados mesmo. Todos os dias vemos cenas de abuso, por ambos, aqui em SP.

@leandroaparecido1937

Normalmente ciclistas anda sem prestar atenção no q tá fazendo, eu procuro sempre me manter distante de outros ciclistas

@stephanyscuracchio3956

Exatoooo, tenho a mesma visão

@renatobezerra9077

Quase fui atropelado algumas vezes, por ciclistas que andam em alta velocidade nas calçadas da barra funda.

• @darlenepires3565
    @darlenepires35653 жыл бұрын

Li a lei mesmo antes de comprar minha bike. Percebi que muita gente não as conhece. Parabéns pela iniciativa! Muito bom!

@BikeeLegal

Essa é previnida 😃😃😃 Valeu Darlene!

• @Iam-mg9tn
    @Iam-mg9tn3 жыл бұрын

Muito bom esse vídeo educativo. Sou ciclista e advogado (nessa ordem, porque pedalo desde que me conheço por gente), só gostaria de acrescentar a tudo que foi dito no vídeo que, pelo Código de Trânsito, pedestre não pode andar em ciclovia, por isso se o pedestre vier a ser atropelado por um ciclista na ciclovia, a culpa é exclusiva do pedestre. Fica a dica

@wilsonandreu5964

Acredito que todo o ciclista deveria andar com Código de trânsito.Em.determinadas ocasiões mostrar para o motorista, porque na maior parte das vezes eles nunca leram o código e bem sabem que ELE exiate

@cristocentricos777

Só um detalhe: todos os veículos são responsáveis pelos veículos menores e todos são responsáveis pelos pedestres. (CTB)

@Iam-mg9tn

@@cristocentricos777 Isso só tem valor jurídico quando todos (veículos e pedestres) estão circulando por vias permitidas para tanto. Se o pedestre está andando numa ciclovia, ele esta numa via na qual não é permitida pelo CTB a circulação dele e portanto em caso de um acidente o único errado e legalmente culpado será exclusivamente o próprio pedestre.

• @adonesjb
    @adonesjb3 жыл бұрын

Eu já caí sozinho de bicicleta numa descida. Eu tava rápido e bati a cabeça com força no asfalto. Fiquei inconsciente vários minutos e depois alternando entre acordar e desmaiar. Por isso eu digo pra vocês, USEM CAPACETE. 😊

@yasminnasser5306

Que ótimo você está bem. Bater a cabeça é muito sério você estava de capacete?

@heliosergio1157

O meu foi parecido, só que bati em um muro sem capacete

• @avantepalestra6635
    @avantepalestra66352 жыл бұрын

Esse vídeo deveria passar nas auto-escolas, e também para os motoristas de ônibus

• @briciomerrias
    @briciomerrias3 жыл бұрын

Participo de um grupo de ciclista no Facebook onde um usuário colocou um vídeo de um caminhoneiro reclamando dos ciclistas pedalando na rodovia,e os próprios ciclistas do grupo criticando os caras na rodovia. Esse vídeo vou compartilhar pra que eles tenha a consciência de quem está certo.

• @reybelo
    @reybelo3 жыл бұрын

Sempre que vejo gente demonizando os carros eu respondo que o problema (ou a solução) é o condutor e não o veículo Infelizmente tenho visto muitos ciclistas que exigem respeito dos condutores de veículos mas não tem paciência com os pedestres. (O que está cada vez mais comum nas ciclovias)

• @izaura5839
    @izaura58393 жыл бұрын

eu sempre respeito os pedestres que caminham na ciclofaixa mas tem muita gente sem bom senso, grupos de pessoas ocupando a pista inteira, andando um do lado do outro, isso já é folga mesmo e acontece demaaaais, é foda pq as vezes da a impressao de que nós, ciclistas não somos bem vindos em nenhum lugar

• @LeandroSilva-qx5ue
    @LeandroSilva-qx5ue5 ай бұрын

Quero agradecer muito a Renata Falzoni pelo movimento e diferença que fez para todos nos com sua turma grupo de pedal em Brasília ❤! Tô começando agora a pedalar e a entregar em grupo de pedal!!! Essa informação do vídeo deveria passar em rede nacional!!!🚴🏾‍♂️🚴🏻‍♂️ 🚴🏽‍♀️🚴🏻‍♀️🚴‍♀️🚴🏾‍♂️ Gratidão!

• @lucasbastos2550
    @lucasbastos2550 Жыл бұрын

9:10 - Já tomei uma fechada tão brusca de um motorista que tive que subir na calçada e quase atingi uma criança. Por sorte nada aconteceu, mas o descaso dos motoristas com os ciclistas é algo surreal no nosso país. Já alguns motociclistas até respeitam e de certa forma, ajudam a gente, mas mesmo assim a maioria não se importa.

• @eduardomonte4161
    @eduardomonte41613 жыл бұрын

Na cidade de Hortolândia SP ,onde moro, é comum e recorrente veículos como carros e caminhões estacionados e até circulando nas ciclovias, eu mesmo já passei alguns sustos por conta disso!!!

@BikeeLegal

Falta fiscalização e tambem consciência né

• @peducorrea1
    @peducorrea13 жыл бұрын

Parabéns pelo vídeo. Muito esclarecedor. Sou professor e irei sugerir aos meus alunos este, já que a maioria vai de bike para a escola. Muito obrigado!

Que demais, Edu! Valeu 👍👍👍

• @abcdocarro
    @abcdocarro2 жыл бұрын

4:07 Nesse caso é bem complicado, pois motorista nenhum olha pra direita pra ver se tá vindo algum veículo quando ele vai fazer a conversão a direita, principalmente se ele estiver dando seta e tudo mais. Eu como motorista e ciclista entendo bem os dois lados, a melhor coisa a se fazer é olhar, pois o motorista tem na cabeça que é proibido passar a direita, logo ninguém vai passar ali. O ciclista que não dirige, vai entrando e acha que o motorista tá vendo, é onde da a merda.

@Yasmin.594

Hoje aconteceu isso comigo, quase fui atropelada e ainda quase bati na porta do carro. Não sei se ele estava em grande velocidade ou se ele acelerou quando me viu achando que ia dar tempo de me passar e eu fiz a mesma coisa. Mas a preferência era minha

• @rnb1995
    @rnb19953 жыл бұрын

Primeiro: excelente vídeo! Deveria ser utilizado nas auto-escolas e deveria ser obrigatório os aplicativos (rappi, ifood e semelhantes) apresentarem aos entregadores que também fazem diversas cagadas na rua. Segundo: minha sugestão de vídeo é falar sobre a importância da sinalização noturna; de seguir a direção quando a ciclofaixa foi unidirecional; e review das novas ciclofaixas da cidade de São Paulo (muitas feitas às pressas e "nas coxas"). Abraços!

@BikeeLegal

Boa, obrigado pelo comentário e pela sugestão, vamos nessa!

@rnb1995

@@BikeeLegal eu que agradeço o excelente trabalho de vcs!

• @ChardieBatistarunningvlogs
    @ChardieBatistarunningvlogs3 жыл бұрын

Isso é conteudo o resto vou te dizer ... cadê isso em rede nacional ... ps. tem gente que dá dislike .. pqp devem ser motoristas irresponsáveis

Obrigado 😉

• @norbertomdemelo225
    @norbertomdemelo2253 жыл бұрын

Complementando o comentário do Filipe Soares e reforçando a opinião de outros comentários aqui, a educação básica do nosso País deveria ter o Trânsito no currículo. É conhecimento que se leva para a vida e, além disso, fator de redução do número de acidentes e mortes.

• @rafafaricicloviajando4583
    @rafafaricicloviajando45833 жыл бұрын

Muito bom o vídeo e sim, capacete salva vidas mesmo em casos de atropelamentos. Semana passada, especificamente na terça feira, fomos pedalar em grupo de amigos e na volta nos dividimos, e voltamos em 4 ciclistas, perto de casa na saída da politécnica pra rodovia raposo Tavares por volta das 22hs paramos por alguns minutos pra beber água, esperar um dos amigos que estava pra trás, na calçada todos parados um carro nos atropelou e por Deus não morremos, e depois que tudo passou, (desespero, socorro, hospital etc...) No dia seguinte olhando meu capacete ele estava todo "esfolado" e com alguns cacos de vidro preso e ainda está aqui ... Na hora senti uma pancada forte na perna e outra na cabeça, e após se arremessado mais de 10 metros barranco a baixo, eu levantei, subi pra ver se estavam todos bem por que o motorista fugiu do local e parou alguns quilômetros a frente em um posto dos rodoviários, e até aquele momento não havia tido noção da gravidade até ver o carro. Bem resumidamente é isso, salvou minha vida, todos nós estávamos de capacete, apesar de ter dado PT duas das quatro bicicletas, estamos vivos 🙏 Obs: estamos na luta pelo prejuízo pois não há muito interesse do condutor em colaborar, apesar de ter constatado 0.40 no bafômetro ter pago uma "fiança" e ido pra casa. Brazil* e suas injustiças.

@AngeloCarceroni

Amigo, eu passei por situação parecida. Leva essa desalmado no Juizado Especial, pra ele ressarcir os danos. Se não tem dinheiro, nem seguro, não anda de carro.

@marcoaurelio3030

Já aconteceu comigo de um carro me derrubar (eu estava na direita e a pessoa do carro virou para a direita me fechando). Meu capacete se despedaçou (ele é feito para quebrar com o impacto mesmo) e eu ralei um pouco as costas e o braço. Outros ciclistas pararam o carro. A pessoa que me derrubou me levou para o pronto socorro e me pagou o valor do capacete. Fiquei com dor nas costelas por alguns semanas. Mesmo assim, é importante pensar que o capacete nem sempre salva, até mesmo porque ele protege só a cabeça.

@heltonoliveira394

Desejando que vcs estejam todos bem, e fé em Cristo Jesus, q uma hora será feita a justiça!

@yasminnasser5306

Lamentável ainda bem não aconteceu nada grave. Já se passou um ano deu em que? O motorista foi pego?

• @rodrigosouto9502
    @rodrigosouto95023 жыл бұрын

Passeio não é rua nem calçada. É a região de livre acesso entre a calçada e os imóveis . Exemplo: aquele gramado que fica entre os muros que delimitam uma casa e a calçada.

• @luizbotosso418
    @luizbotosso418 Жыл бұрын

Excelente. Obrigado

• @cesarandrade1736
    @cesarandrade17363 жыл бұрын

Obrigado pelas dicas comecei a pedalar por sua causa, tmj que Deus abençoe , obrigado por tudo

• @ikkifenix6181
    @ikkifenix61813 жыл бұрын

Show.. de bolo.. esse vídeo deve passar na TV aberta....

• @zinhojr2004
    @zinhojr20043 жыл бұрын

Estava interessado nesse assunto mesmo... agradeço que fizeram o vídeo 👏👏

• @lukas201989
    @lukas2019893 жыл бұрын

muito bom!, só acho que esse tipo de vídeo devia ser passado nas escolas e auto escolas tbm para os estudantes e futuros motoristas poderem respeitar e agir melhor no transito seja como motorista ou ciclista.

😁😁😁

Excelente!!

• @elianaevangelistareis7744
    @elianaevangelistareis77443 жыл бұрын

Muito bom esse vídeo, objetivo e claro. Agradecida.

• @Wco663
    @Wco6633 жыл бұрын

Resumão utilissimo! 🙏🏾❤️👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾

• @HelenaRamos007
    @HelenaRamos0073 жыл бұрын

Adorei! Bem explicativo!

• @iremarist
    @iremarist3 жыл бұрын

Parabéns ! Muito esclarecedor.

• @yasminnasser5306
    @yasminnasser53063 жыл бұрын

Ótimo vídeo! Seguimos aprendendo sempre.

• @Aldenidepinheiro
    @Aldenidepinheiro3 жыл бұрын

Parabéns, curto todos os seus vídeos aqui de duque Bacelar no Maranhão!🚴

• @anamariasaraiva2841
    @anamariasaraiva28412 жыл бұрын

Ameiii tds as dicas👏🏻👏🏻👏🏻

• @microMobilidade
    @microMobilidade3 жыл бұрын

Otimo video para todos incluindo os novos usuarios de bikes, obrigado!

• @izildinhacioffi6143
    @izildinhacioffi61433 жыл бұрын

Direitos e deveres de todo cidadão,. Disciplinas que foram excluídas do currículo escolar. Hoje a bike é o meio de transporte mais usado em todos os países. Já estava por sabendo de algumas. Estar sabendo de novas leis faz muita diferença. Obrigada!!

• @joaobatistasouzajunior1132
    @joaobatistasouzajunior1132 Жыл бұрын

muito bom! aprendi muito!

• @palestrinha179
    @palestrinha1793 жыл бұрын

4:06 - colaboração não é só agir com a mentalidade do "sou mais fraco tenho preferência": dá pra ver a seta do caminhão já no primeiro quadro do vídeo, não foi conversão do nada....não custava diminuir o passo e dar passagem já que, vindo pela direita e sendo a bicicleta um veículo menos volumoso, o ciclista deve considerar a possibilidade do motorista no veículo pesado simplesmente tê-lo visto. Enquanto pedalo vejo ciclistas se arriscando por um semáforo, pra não perder o embalo...pra mim essa mentalidade do "não posso perder 5, 10 min" não é compatível com pedal na rua. É o mesmo erro que criticamos no motoboy que arrisca sua integridade por uma ultrapassagem arriscada, por 5 min ...mermão: na bike somos tão carcaça do veículo quanto o cara na moto! Temos que nos preservar também! Enquanto pedalo não me importo em dar preferência a veículos mais pesados se considerar isso o melhor para o todo e se exigimos que o motorizado diminua sua velocidade então temos quer estar dispostos a fazer o mesmo.

@deilermarcosteixeira6218

👏👏👏👏

@odiwalker3973

Fora que com ou sem preferência se um veículo a sua frente sinaliza conversão ou ultrapassagem o veículo atras DEVE reduzir e facilitar a passagem.

@MarcosGomes-ny6ww

Perfeito seu comentário, eu vivo as duas realidades, sou ciclista e também trabalho no transporte de cargas e não é nada fácil vc desviar, enxergar (falando de ponto cego)ou até mesmo parar um veículo que muitas vezes pesa quase 80 toneladas, penso eu que é muito burrice de um ciclista se aproveitar de uma lei mesmo sabendo ele que numa colisão é ele que vai se dar mau, eu não arrisco, mas também vejo muitos motorista que mesmo tendo condições não respeitam os ciclistas, o que precisa ser feito é punições mais ceveras pra motorista que comprovadamente cometeram infrações graves com o ciclista e melhoria nas vias públicas para que fique bom pra ambos e não somente pra uma categoria

• @miriamoliveraborim6203
    @miriamoliveraborim6203 Жыл бұрын

Parabéns, trabalho com a Educação de Transito e esse resumão ajudou muito. Obrigada

• @RIVABIKE
    @RIVABIKE3 жыл бұрын

Ótimas informações ✌🏾🚴🏿‍♂️

• @rafael26660
    @rafael266603 жыл бұрын

Parabéns pelo vídeo, comecei a pedalar agora e não sabia dessas leis.

• @descomplicanos
    @descomplicanos2 жыл бұрын

Que legal conhecer também a parte histórica....e incluindo a Renata participando de tudo isso

• @luciadesaloira7994
    @luciadesaloira79943 жыл бұрын

Vídeo de utilidade pública.Muitas dessas lei eu já tinha conhecimento .Tanto ciclistas quanto motoristas em geral devem conhecer leis,para segurança de todos.

• @neofrench5869
    @neofrench58693 жыл бұрын

Excelente vídeo!! Parabéns pelo conteúdo.

• @tamiresfonseca8693
    @tamiresfonseca86933 жыл бұрын

Excelente! Confesso que não sabia dos deveres. Incrível a atuação da Renata na garantia dos diretos na área se mobilidade urbana 👏👏👏

• @u4mcampobelo659
    @u4mcampobelo6592 жыл бұрын

Vídeo muito bom! Importante!

• @paulo.mendes0210
    @paulo.mendes02103 жыл бұрын

Parabéns, bastante esclarecedor.

• @Santiago-qm6di
    @Santiago-qm6di3 жыл бұрын

Maravilhoso esse vídeo

• @donizetevieira8609
    @donizetevieira86092 жыл бұрын

gostei parabéns, aprendi bastante com esse vídeo

• @wylthonsantos6213
    @wylthonsantos62133 жыл бұрын

Super interessante muitas coisas q eu ñ sabia Parabéns ao BikeéLegal

🥰🥰

• @SoutoMaiorFotografia
    @SoutoMaiorFotografia Жыл бұрын

Acabei de adotar a prática do ciclismo como atividade física e acho que posso dizer que esse é o vídeo mais importante que já assisti sobre o assunto. Muito obrigado! Esse assunto deveria ser muito mais difundido.

• @Julianoenfo
    @Julianoenfo2 жыл бұрын

Parabéns! Muito bacana!!!

• @bicicletando7665
    @bicicletando76653 жыл бұрын

Sensacional. Pena que o mesmo poder público que cria as leis não a divulgam. Proposital? Taí a importância de divulgar esse canal e principalmente esse vídeo. Parabéns!!!!

• @word503
    @word503 Жыл бұрын

Amei o vídeo comprei meu primeiro transporte.

• @Killyporto
    @Killyporto2 жыл бұрын

Vídeo perfeito! Explica muito bem o que rege o CTB e demais resoluções do Contran, na legislação vigente, com relação às bicicletas, direitos e deveres. Parabéns e muito obrigado pelo vídeo! Em 10 anos estudando sobre gestão, educação e segurança no trânsito, como especialista, este foi o melhor vídeo que já assisti com tema trânsito de bicicletas.👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽

• @Lukinha1985
    @Lukinha1985 Жыл бұрын

Uau adorei conhecer o canal! Acabei de iniciar neste mundo.... estou bem insegura para andar em São Paulo, mas bora que vou vencer o medo!!! Obrigada pelos ótimos conteúdos!!!

• @oartistaproletario
    @oartistaproletario3 жыл бұрын

Muito bom o vídeo, adoro vocês

• @antoniodejesuspedroso1072
    @antoniodejesuspedroso10723 жыл бұрын

Adorei esse vídeo 😍!! Show 👏

• @leonardopinell
    @leonardopinell11 ай бұрын

Muito bom, valeu

• @Vivaemovimentese1
    @Vivaemovimentese13 жыл бұрын

Show de bola.🚲🚲 parabéns pelo vídeo.

• @omanualdavidaadulta
    @omanualdavidaadulta3 жыл бұрын

Muito bom!

• @romildodasilva1103
    @romildodasilva11033 жыл бұрын

Muito legal Murilo parabéns pela matéria conhecimento da leis para as bikes, seria bom se os motorista respeitasse os ciclistas e as leis realmente valesse nos nosso pais. Mas o que a gente vê é só impunidade como o caso da ciclo ativista Marina o cara foi embora como se na tivesse acontecido mas vamos continuar a pedalada.

• @jairoarchangelo6189
    @jairoarchangelo61892 жыл бұрын

Muito bom, acho que seria interessante falar das consequências quando um ciclista se envolve em acidente estando errado, contra mão ,etc

• @igor123432
    @igor1234323 жыл бұрын

Video perfeito, podiam fazer um falando sobre acidentes e quais medidas tomar, estando certo ou errado.

• @hamiltonreginaldoimprensa4503
    @hamiltonreginaldoimprensa4503 Жыл бұрын

Muito bom !!! Gostei 👍

• @ricardocarvalho1403
    @ricardocarvalho14033 жыл бұрын

TEMOS que respeitar e ser respeitado muito bom o vídeo, aonde EU moro dificilmente os carros respeita os ciclistas. ABRAÇO JUIZ DE FORA MG.

• @edsonaraujo6947
    @edsonaraujo69472 ай бұрын

Excelente ❤

• @desgrassaonline
    @desgrassaonline3 жыл бұрын

massa muita informação vou começar a fazer entregas e faz bem demais saber das leis, dos direitos de cada um

• @jussaraclarissalima8595
    @jussaraclarissalima85952 жыл бұрын

Fiquei na dúvida sobre a definição de ciclomotor e as regras de trânsito pra elas. Parabéns pelo conteúdo 👏👏👏

• @firetongue444
    @firetongue4443 жыл бұрын

Campinas -- SP . Legal.

• @alexandrequintanilha6805
    @alexandrequintanilha68052 жыл бұрын

Adorei seu video! Ganho mais um seguidor.

• @celsolouzada3099
    @celsolouzada30993 жыл бұрын

Muito bom 👏👏👏

• @amandaferreira7536
    @amandaferreira75363 жыл бұрын

show de bola. deveria fazer mais videos assim sobre o tema.

• @misteraugustosan
    @misteraugustosan3 жыл бұрын

Conteúdo top. Parabéns.

• @SLASILVA1999
    @SLASILVA19992 жыл бұрын

Eu gosto muito da minha bicicleta,MAS tem muitos perigos hj em dia que me fizeram andar menos e os riscos que a gente corre : 1- motoristas imprudentes que não respeitam a gente 2- linha com cerol ou linha chilena Não sei o que é pior !!!😬😬😬

• @felipeantonello_51
    @felipeantonello_518 ай бұрын

Pratico o ciclismo de estrada já faz três anos, amo esse esporte, já tive bons momentos, porém, já pensei em desistir, a maioria das rodovias nesse país não é duplicada e não tem acostamento, nosso asfalto é um lixo, os motoristas e caminhoneiros muitas vezes desrespeitam o ciclista, existem excessões. Fico adimirado com o potencial que existe na Europa, onde o pedestre e o ciclista são respeitados, o Brasil tem muito o que melhorar na questão de ciclistas.

• @MrSatow2008
    @MrSatow20083 жыл бұрын

O básico do básico do básico que muitos ciclistas não respeitam.... É sempre andar em fila indiana,mas muitos adoram ficar em dupla ou mais e ficam de papo furado passarinhando de um lado para outro pelas avenidas e ruas. E outra a lanterna led pisca-pisca é proibido em muitos países,pois cega e tira a visão de quem está vindo do lado oposto ao invés de ajudar acaba prejudicando,melhor deixar no modo normal.

• @ellendemorais782
    @ellendemorais782 Жыл бұрын

Muito bom! Serei uma ciclista urbana. Penso em usar para lazer em família, para melhorar minha saúde e para ir ao trabalho. Não sabia dessas informações. Grata demais, estou pesquisando muito.

• @victorbebezao822
    @victorbebezao8222 жыл бұрын

Pow mano, aconteceu o seguinte comigo. Eu estava pedalando ao lado de uma "ciclovia" ( essas calçadas que prefeito incompetente pinta, mas que vive circulando gente). Ai estou na borda da pista, voltando do supermercado, do nada vem um ônibus apressado, buzinando, passa por mim sem reduzir e se eu não me desloco para vala, provavelmente teria sido atropelado. Eu sou culpado? Lembrando que a ciclovia está mais para calçada do que para outra coisa.

• @jesselima_dev

Obrigado João Victor

• @sebastiaosouza5576
    @sebastiaosouza5576 Жыл бұрын

Muito bom! faltou falar mais sobre o retrovisor.

Faz uma postagem sobre o vídeo e tenta colocar o link nos storys do Instagram pra gente poder divulgar!

• @bernardokyrillos
    @bernardokyrillos3 жыл бұрын

Que vídeo top 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 parabéns

• @juannesneck1226
    @juannesneck12263 жыл бұрын

Muuuuy interesante!!!

• @eugeniomr
    @eugeniomr3 жыл бұрын

Excelente vídeo. Infelizmente, gostamos tanto de saber nossos direitos quanto de ignorar nossos deveres. Nós, ciclistas, que exigimos direitos, muitas vezes somos os motoristas que os descumprem. Ainda como ciclistas, não somos poucos os que descumprem regras. Na Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte, estou cansado de ver ciclistas rodando no meio da pista, exigindo que motoristas e outros ciclistas tenham de invadir a contramão para fazer ultrapassagens.

• @Ronaldomoraes100
    @Ronaldomoraes1003 жыл бұрын

Esse vídeo deveria passar em canais de carros. Os ciclistas que seguem esse canal estão cansados de saber. Parabéns pelo excelente trabalho

• @professorpauloroberto2786
    @professorpauloroberto2786 Жыл бұрын

Excelente explicação no vídeo. Ah, o capacete evita também galhos de árvores, objetos pendurados as vezes em calçadas, postes e cesto de lixo. Já machuquei a cabeça com cesto de lixo suspenso.

• @manoelvital1678
    @manoelvital1678 Жыл бұрын

Bom vídeo 👏👏👏👏

• @amaurisilva9830
    @amaurisilva98303 жыл бұрын

Murilo, antes de mais parabéns pelo vídeo. Muito útil! Eu gosto de pedalar e uso somente ciclo vias. Me dá muita insegurança pedalar fora delas! Minha dúvida é quanto aos semáforos. Tenho visto muitos vídeos no KZread onde o ciclista simplesmente não respeita o sinal vermelho. Como o ciclista tem que se comportar quanto aos semáforos? Abração!

• @rafaelv4437
    @rafaelv44373 жыл бұрын

Muito legal. Parabéns, pessoal. Algo que seria muito útil em vídeo seria como exigir o cumprimento dos direitos. No DF há ouvidoria que é possível solicitar reparos na ciclovia, por exemplo. Em caso de problemas no trânsito existem os números do Detran e os juizados móveis. Falar sobre isso pode ajudar em muito mais gente demandar os seus direitos.

• @cristinarolim6534
    @cristinarolim65343 жыл бұрын

Oieee... sugestão de mais vídeos com bikes elétricas para cidade. Obrigada! 🌷

• @jorgelucena434
    @jorgelucena4342 жыл бұрын

Maravilha irmão. Aqui em Recife não temos calçadas compartilhadas mas o que mais vejo são bikes em calçadas, compreendo pq nesse caso muitas pessoas tem medo do trânsito violento. Vídeo excelente. Pesquisei pq ontem numa preferência escolheram me derrubar. Graças a natureza das coisas o pneu derrapou antes e fui ao chão assim que o pneu do carro "cantou" e avançou.

• @rogerlee2717
    @rogerlee27173 жыл бұрын

Quando é que vamos ter uma via do ciclista na passagem das pontes aqui em SP. Temos as faixas, mas não continuas para passar de um lado para o outro nas marginais. E parabéns pela matéria

• @Akiliques
    @Akiliques2 жыл бұрын

vlw as dicas

• @rodrigoangrisani413
    @rodrigoangrisani4132 жыл бұрын

Sobre Bike elétrica, respeitando dos 350w e até 25km/h...quando se fala alecelador. Sou portador de deficiência e vou adquirir uma bike com pedal assistido e terá aquele acelerador no dedo. Fico dentro da legislação?? Canal de vocês é incrível, muito esclarecedor e motivador. Abraços

• @Dr-Mario
    @Dr-Mario2 жыл бұрын

Olá! Excelente video. Poderia fazer mais um desse atualizado com a lei 14.071/2020 e explicar mais sobre as bikes elétricas, patinetes elétricos, etc.

• @atilanovo4857
    @atilanovo4857 Жыл бұрын

Ótimo material. Gostaria de comentar sobre uma parte da abordagem que foi equivocada. o Art. 244 não trata sobre ciclistas portanto, não faz sentido estar incluído nesse excelente conteúdo. Parabéns!!