Depois de Abril - Documentário - 25 de Abril de 1974

Фильм және анимация

Um documentário cumplice e intimista. 25 de Abril de 1974, o jovem militar Orlando Mesquita corria pelas ruas, juntando-se a tantos outros na grande celebração da liberdade. Escassas semanas após o acontecimento, é enviado para uma guerra que afinal não terminara num passe de magia. Como tantos jovens anónimos, foi enviado para limpar, discreta e silenciosamente, os despojos do conflito.
Da experiência brotaram cicatrizes, histórias ocultas que através da lente se revelam nesse território onde as linhas de um rosto traçam um mapa, e nesse mapa se confrontam com a palavra dita e sentida.
www.imdb.com/title/tt2444662/

Пікірлер: 44

  • @slbateamorte
    @slbateamorte3 жыл бұрын

    Um grande abraço meu amigo Orlando, estivemos juntos alguma vez junto com tua família e jamais imaginei tudo isso porque passaste, se já te admirava agora ainda mais, abraço enorme meu amigo

  • @a.caeiro7775
    @a.caeiro77757 жыл бұрын

    Brilhante testemunho, obrigada!

  • @goununo
    @goununo3 жыл бұрын

    Testemunhos como este são importantes porque retiram o véu do anonimato dos horrores da guerra, reduzindo um pouco a distância que nos separa dessa realidade. E quanto mais perto a vemos, mais nos revolta.

  • @goununo
    @goununo3 жыл бұрын

    Orlando, obrigado por existires e resistires.

  • @pcCAT33
    @pcCAT337 жыл бұрын

    Documentário importante. Obrigada pela coragem de o partilhar. Seria bom voltar a passar no horário nobre da RTP mais vezes. Foi aqui que o vi pela primeira vez.

  • @Josedula
    @Josedula8 жыл бұрын

    Obrigada Orlando Mesquita....simplesmente grata....só acrescento que o seu testemunho me serviu de suporte para contar à minha filha como foi!... Nas escolas não há manuais que expliquem ou retratem esta pente da nossa triste história recente....deixo aqui a minha vénia e testemunho de felicidade por ter sobrevivido à barbaridade para que foi enviado, como tantos outros milhares de Rapazes....as escolas deveríam fazer apelo ao seu e aos vossos testemunhos....que sirva (se é que é possível nesta sociedade) de exemplo e que não recomece mais!.......

  • @Josedula

    @Josedula

    8 жыл бұрын

    Obrigada Miguel Ferreira, o meu testemunho é tão pequenino, faltam-me as palavras para explicar o que me vai na alma, quando oiço o testemunho do Orlando, a minha admiração e gratidão para com estes rapazes, "Os senhores guerra", que estejam atentos às palavras do Orlando "Não destruam as pessoas. odeio a guerra e aqueles que a mantêm hoje" "Cuidem-se com as pessoas que ainda pensam" eu não esqueci os gritos das mães quando recebíam em casa a carta chamando os filhos para o ultramar, não esqueci rapazes que regressaram numa caixa de madeira, as madrinhas de guerra, os casamentos à pressa antes da partida....não esqueci nada para a miuda que era! Deixo aqui a minha vénia mais uma vez!!!!!!!!

  • @a.caeiro7775

    @a.caeiro7775

    7 жыл бұрын

    Obrigada, também eu subscrevo na totalidade!

  • @MUSICALX57
    @MUSICALX579 жыл бұрын

    Gande abraço, amigo Orlando. Bela entrevista. Manuel Paulo.

  • @julianainaci
    @julianainaci9 жыл бұрын

    Um grande documentário.Ninguém devia passar por uma guerra.

  • @NunoRamos100

    @NunoRamos100

    9 жыл бұрын

    Juliana Inacio É claro que não pá, fomos atacados, sem ninguém nos declarar guerra, devíamos ter ficado quietinhos. Vocês deviam ser obrigados a conquistar um país só para vocês pá!!! Porque não são merecedores de viver neste!!!

  • @crisfurbino
    @crisfurbino11 жыл бұрын

    MUITO FORTE E MUITO INTIMISTA!!! OS HOMENS DA GUERRA TEM QUE TER CUIDADO COM AS PESSOAS QUE AINDA PENSAM!!!

  • @DinaMMCosta
    @DinaMMCosta11 жыл бұрын

    Estou absolutamente impressionada!

  • @therodgodproject9942
    @therodgodproject99422 жыл бұрын

    '' pa isto...pa aquilo'' tens que parar de dizer 'pa' ok pa? hehehe grande testemunho deste homem que dá uns ares de frank zappa :D

  • @humbertomatos1233
    @humbertomatos12338 жыл бұрын

    que tristeza.

  • @AaMontaar
    @AaMontaar5 жыл бұрын

    Aquele que luta com monstros deve acautelar-se para não tornar-se também um monstro. Quando se olha muito tempo para um abismo, o abismo olha para você. Friedrich Nietzsche

  • @josecarlosxyz
    @josecarlosxyz4 жыл бұрын

    Eu quero saber o que aconteceu depois.

  • @TheAmazingAlzervo
    @TheAmazingAlzervo9 жыл бұрын

    Pena que após tantos anos ainda haja portugueses cheios de falácias e mentiras pegadas. Pode ser que este documentário sirva para dissipar algumas delas. O Nuno Santos, exímio comentador e cobardola de merda , poderia até aprender mais. Parabéns à Vígilia Filmes e ao Orlando Mesquita. " Tudo o que temos tudo perdemos, menos a memória de ser Ranger"

  • @NunoRamos100
    @NunoRamos10010 жыл бұрын

    Eu estou a chorar, ainda só vou nos 7 minutos e 38 segundos e estou com as lágrimas nos olhos!!! Como é que poderíamos derrotar os terroristas, se a maior parte dos nossos, eram cobardes!!!??? :( O GRANDE ERRO, do Estado Novo, foi não fazer uma Selecção. perguntar quem era Patriota e HOMEM e quem era comunista e queria fumar umas ganzas e tal!? E se tivessem só ido os HOMENS, a Guerra, teria sido ganha com a maior das facilidades!!! :) VIVA PORTUGAL!!!

  • @NunoRamos100

    @NunoRamos100

    10 жыл бұрын

    Jose H. Oliveira Então porquê Sr. José H. Oliveira!?? Porque nasci Guerreiro e disposto a lutar pela Pátria e o Sr. não!?? É por isso que sou desprezível!?? Ninguém tem culpa de nascer cobarde Sr. José!!! Eu não o levo a mal. Agora, se não fossem os Guerreiros, não teríamos sequer Pátria para viver!?

  • @julianainaci

    @julianainaci

    9 жыл бұрын

    és tu um grande homem Nuno Ramos. Aposto que eras o primeiro a borrar te na linha de combate! Tu és o guerreiro da tua idiotice.

  • @TheAmazingAlzervo

    @TheAmazingAlzervo

    9 жыл бұрын

    Nuno Ramos E qual foi a sua unidade? Ou é da Divisão de Morteiros Pesados do You Tube?

  • @NunoRamos100

    @NunoRamos100

    9 жыл бұрын

    Bonemachine Ó badmachine, mas o que é que as minhas palavras, têm a ver com o estado islâmico, diz-me cá!??

  • @NunoRamos100

    @NunoRamos100

    9 жыл бұрын

    Ricardo Azevedo Mas onde é que eu disse que tinha pertencido a uma Unidade Ricardo Azevedo? Se eu nasci em 1972, como é que poderia ter andando na Guerra!?

  • @antoniodomingos1025
    @antoniodomingos10257 жыл бұрын

    vejam OLÁVO de CARVALHO para aprenderem Política e cultura Verdadeiras

  • @historiasdacarochinha6862
    @historiasdacarochinha68628 жыл бұрын

    Portugal está muito melhor que há 40 anos ? Claro !!! e há 40 anos estava muito melhor que há 80 !!! só quem não conhece o PARAÌSO SOVIÉTICO antes de 74 não entende isto !!!! kzread.info/dash/bejne/a6SVmceQYMK7iag.html

Келесі