No video

Álvaro Cunhal - A Vida de Um Resistente - 2ª Parte - O Estado e a revolução

Documentário biográfico sobre Álvaro Barreirinhas Cunhal (1913-2005), que liderou o Partido Comunista Português ao longo de mais de meio século.Actuando na clandestinidade durante a ditadura do 'Estado Novo', e apesar de ter sido preso três vezes (a última das quais durante 11 anos, oito deles em total isolamento) e de se conservar 13 anos no exílio, Cunhal conseguiu manter o seu partido estruturado de modo a resistir a sucessivas investidas policiais e a emergir em 25 de Abril de 1974 como uma força política que projectou enorme peso e influência sobre a sociedade portuguesa até aos dias de hoje.O secretário-geral do PCP destacou-se além-fronteiras durante o período revolucionário português de 1974/75. Foi considerado um teórico influente do movimento comunista internacional, antes da queda do Muro de Berlim e da desagregação do bloco soviético (1989-91). O seu percurso político atravessa outros importantes acontecimentos mundiais do século XX, como a Guerra Civil de Espanha (1936-39), as purgas estalinistas de Moscovo nos anos 30, a II Guerra Mundial (1939-45), a Guerra Fria, a cisão sino-soviética (1963) ou a invasão da Checoslováquia (1968).Um documentário histórico, que inclui imagens inéditas e exclusivas do exílio de Cunhal em Moscovo

Пікірлер: 47

  • @ktmtxt
    @ktmtxt5 ай бұрын

    O melhor de todos os portugueses. A luz. O líder. Não o merecemos ❤❤❤

  • @22carochinha
    @22carochinha9 жыл бұрын

    Grande Homem mesmo depois de morto ainda mete medo aos FASCISTAS!!!!

  • @fernandopereira3906

    @fernandopereira3906

    7 жыл бұрын

    qUEM METE MEDO É A MERDA QUE DEIXOU

  • @d.afonsohenriquesracista1858

    @d.afonsohenriquesracista1858

    3 жыл бұрын

    quem sao so fascistas???

  • @d.afonsohenriquesracista1858

    @d.afonsohenriquesracista1858

    3 жыл бұрын

    liberdade é que é.. portugueses vao ser invadidos e tomados

  • @AnarcoCAPtain

    @AnarcoCAPtain

    3 жыл бұрын

    Nem Salazar nem Álvaro Cunhal. Tudo igual.

  • @luisfilipe316

    @luisfilipe316

    2 жыл бұрын

    👍Fernanda Pereira estou de acordo!!! A luta continua ✌️✌️✌️talvez Cavaco, ou Sá carneiro????

  • @jorgemendes7558
    @jorgemendes75587 жыл бұрын

    grande homem grande democrata

  • @22carochinha

    @22carochinha

    3 жыл бұрын

    Por isso é que este País não vai para a frente,ainda há muita gentinha ou com os olhos tapados ou são tão fascistas nono antes do 25 de Abril ! Viva Álvaro Cunhal ,Viva quem nunca desiste da LUTA !

  • @luisfilipe316

    @luisfilipe316

    2 жыл бұрын

    ​@@22carochinha👍👏👏Sempre leais, traidores nunca!!!!!! A luta continua!!! Ace lá revolucion as tá lá vitória siempre 🇵🇹✌️✌️

  • @sandrocosta479

    @sandrocosta479

    Жыл бұрын

    Grande líder!

  • @gracavm
    @gracavm8 жыл бұрын

    Nunca votei nele porque sou contra ditaduras, sejam elas de direita ou de esquerda. A ditadura comunista da Rússia não era melhor que a ditadura fascista de Portugal. Entre uma ditadura e outra, venha o diabo e escolha. Acho que Álvaro Cunhal nunca percebeu a verdadeira fonte da política Estalinista. Esteve exilado lá, mas protegido pelo partido, possivelmente viveu à parte do cidadão comum. No entanto, foi uma personagem que apreciei só pela sua luta contra Salazar. E há quem diga, que Salazar também tinha um apreço especial pelo Cunhal, pela sua inteligência e persistência de resistência ao Estado Novo. Foi um homem que nunca mudou de opinião, apesar de, mais tarde, se saber a verdadeira política comunista da Rússia, e isso foi uma pena.

  • @alexsisol
    @alexsisol9 жыл бұрын

    morreram mesmo membros do PCP depois do 25 de Abril?

  • @ZapatistaRebel1917

    @ZapatistaRebel1917

    8 жыл бұрын

    +Alexandre Soleiro E completamente possivel nesses "batalhas" acontecia de tudo.

  • @Joao-qj4td

    @Joao-qj4td

    Жыл бұрын

    Este Barreirinhas é um traidore agente da KGB, que pretendia impor-nos uma ditadura hedionda e criminosa como é o comunismo. Na época do PREC, esse bolchevique e social fascista, deu-se ao luxo de em entrevista na RTP, de afirmar que Portugal jamais teria uma democracia liberal. Ele e seus apaniguados fanaticos criminosos, nunca responderam pela traição de 25/Nov/75. No regime que essa corja venera e preconiza, teriam sido fuzilados com a bala debitada a família pelo crime de alta traição à pátria, como acontece na China comunista, Cuba, Camboja, Coreia do Norte e outros tantos regimes irmãos, que ultrapassaram largamente os crimes do nazismo. O Parlamento Europeu, aprovou em 2019, uma moção em que considera: COMUNISMO = NAZISMO. IPSIS VERBIS.

  • @Joao-qj4td
    @Joao-qj4td Жыл бұрын

    Confiança? Confiança em que democracia? Como se enganou, pois não foi o anedótico e social fascista centralismo democrático, que prevaleceu.

  • @scoutboogie9244
    @scoutboogie92444 ай бұрын

    um tonto !

  • @br3menPT
    @br3menPT4 жыл бұрын

    a vida de um lacaio da URSS anti-Portugal

  • @luisfilipe316

    @luisfilipe316

    2 жыл бұрын

    Pobre diabo 🤦‍♂️

  • @br3menPT

    @br3menPT

    2 жыл бұрын

    @@luisfilipe316 santa ignorância

  • @luisfilipe316

    @luisfilipe316

    2 жыл бұрын

    @@br3menPT Fizeram melhore os lembe botas dos Anglos cowboys gringos desde o 25 de Abril até agora, com a sua obediência cega à CIA?????? Já nem são os portugueses que mandam em Portugal infelizmente!!!!! Pensem!!!!N exemplos???????? Estou de acordo Santa ignorância. 🤦‍♂️

  • @br3menPT

    @br3menPT

    2 жыл бұрын

    @@luisfilipe316 eu bem digo que este parou num mundo bipolarizado...comunas ou americanos....muahahahha dass....Com cada cromo na net!

  • @luisfilipe316

    @luisfilipe316

    2 жыл бұрын

    @@br3menPT um povo culto é um povo livre e desenvolvido (Bento de Jesus Caraça)