Como descobrir o valor e uma SOMA INFINITA

👉🏻 Temos um curso de embasamento em matemática com a proposta de preencher TODAS as suas lacunas e te deixar AUTÔNOMO na matemática em até 02 meses. Conheça o Desvendando a Matemática: dmat.universonarrado.com.br/
______________
Descubra o valor da soma infinita: 1 - 1 + 1 - 1 + 1 - 1... neste vídeo de matemática! Explore a fascinante série infinita e aprenda como calcular o resultado final. Desvende os mistérios por trás desta sequência aparentemente paradoxal e fortaleça suas habilidades matemáticas! Assista agora para dominar a técnica de somas infinitas e melhorar seu conhecimento em matemática!
______________
📖 Aqui no Universo Narrado acreditamos em um estudo totalmente individualizado e personalizado, focado nas necessidades, dificuldades e objetivos do aluno. Nos nossos cursos você vai encontrar:
👉🏻 Aulas objetivas, do zero, e com trilhas individuais de conhecimento que aprofundam até o nível exigido pela prova que você vai fazer!
👉🏻 Listas de Exercícios de embasamento (para fixar a matéria) e Listas de Exercícios de Personalizadas, com questões focadas na sua prova!
👉🏻 Todos os exercícios (são +15 mil em nosso banco) com resolução comentada em vídeo para você tirar dúvidas e esclarecer qualquer ponto que não tenha compreendido do problema.
👉🏻 O melhor atendimento ao aluno: temos monitoria de segunda a sexta-feira na plataforma e garantimos tirar todas as suas dúvidas com excelência em até 24 horas!
👉🏻 Simulados com Questões Inéditas elaboradas pelo nosso time para fazer você sentir que está no dia da prova (com todas as questões corrigidas em vídeo!)
👉🏻 Listas de Revisões Periódicas e Personalizadas integradas com o seu estudo, baseadas no que mais cai na sua prova e no que você mais anda errando (pois é, animal né? 🤘🏼)
👉🏻 Vamos mudar a forma como os alunos estudam matemática no Brasil! Se quiser aprender matemática do ZERO e com trilhas individualizadas e personalizadas de estudo, aqui é o seu lugar 😎
⚠️ Lembrando que você tem 07 dias de garantia INCONDICIONAL: entre, teste, pergunte aos monites, assista as aulas e conheça nosso material! Se não gostar de qualquer coisa, basta enviar um email que devolvemos 100% do seu dinheiro. Seu risco é ZERO!
📱Se ficar com qualquer dúvida, chame nosso time para esclarecer: bit.ly/3OYnB49
👉🏻CONHEÇA MAIS SOBRE NOSSO TRABALHO E NOSSOS CURSOS:
www.universonarrado.com.br/
👉🏻 NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS:
- INSTAGRAM: / universonarrado
- FACEBOOK: / universonarrado
- TWITTER: / universonarrado

Пікірлер: 190

  • @UniversoNarrado
    @UniversoNarrado2 ай бұрын

    🚨Estamos nos últimos ingressos do lote especial para a imersão PITSTOP 👉🏻 Garanta sua vaga AGORA: universonarrado.com/combo/vd-combo/pit-stop-4-em-2-universo-narrado/👈🏻 A imersão será em dois dias inteiros, ao vivo: 👉🏻 Revisando os conceitos mais importantes de física e matemática que você já deveria saber até aqui 👉🏻 Resolvendo juntos as questões mais importantes de matemática e física que você PRECISA saber fazer 👉🏻 Desenvolvendo maneiras de resolver essas questões com mais agilidade 🚨 ÚLTIMOS INGRESSOS DO LOTE 01 🚨 👉🏻 Garanta sua vaga AGORA: universonarrado.com/combo/vd-combo/pit-stop-4-em-2-universo-narrado/👈🏻

  • @m01steer

    @m01steer

    Ай бұрын

    O não-resultado é 1, mas depende. Toda conta tem um RESULTADO FINAL de um fator QUANTIDADE. Agora, essa conta (soma) é de RESULTADO INDETERMINADO de um fator TEMPO. Essa conta representa, vida, mecanismo, trabalho,.. Pra mim, tudo tem um fim, e o Tempo é subjetivo. Então, o resultado é 0.

  • @nerdfundao
    @nerdfundao2 ай бұрын

    Esse negócio de explicar em 3 níveis diferentes eleva demais o conhecimento

  • @BakyXtyle
    @BakyXtyle2 ай бұрын

    Man... Essa ideia de níveis de raciocínio enquanto discutimos alguma coisa é muito boa... Agradeço pelo vídeo!!

  • @marconesenajr
    @marconesenajr2 ай бұрын

    É cometido acima vários sofismas matemáticos. A série 1 - 1 + 1 - 1 + 1 - .... não é convergente. Quando diz-se que 1 - 1 + 1 - 1 + ... = s, está assumindo que essa série convirja para um número. Quando é obtido o resultado por meio da série geométrica na forma de uma série alternada, vê-se que x=1 está fora do raio de convergência de acordo com os critérios de convergência que não é respeitado quando n tende ao infinito, |x^n| deve tender a zero, que vai a zero somente quando |x|

  • @Marcelo-kd9wk

    @Marcelo-kd9wk

    Ай бұрын

    Além disso como a série não converge absolutamente, não se pode comutar seus termos, como nas demonstrações 1 e 2.

  • @lcy6728

    @lcy6728

    Ай бұрын

    Perfeito

  • @renatomarinsferreira566
    @renatomarinsferreira5662 ай бұрын

    Boa tarde caro colega. Me chamo Renato. Sou biólogo e professor de Ciências e Biologia formado pela UNI-Rio. Além disso fiz o Mestrado e o Doutorado em Bioquímica na UFRJ. Porém mesmo com toda formação acadêmica nesta área, sou apaixonado por matemática, ainda mais quando são abordadas questões como essa do vídeo. Logo no início do vídeo, mas antes do inicio de sua resolução, já enxerguei de cara uma PG, porém o desfecho que você deu foi brilhante, pois comparação com o polinômio e com a soma de ABEL foram fundamentais para chegar a um resultado de forma científica, sem maiores blá-blá-blás ou elocubrações. Satisfação imensa lhe escrever. Grande abraço e até mais ver.

  • @karensouza5922

    @karensouza5922

    Ай бұрын

    ele era como vc nerd e formado em mts coisas fez um curso e deu aula de mat fis bio qui fil e mts outras

  • @renatomarinsferreira566

    @renatomarinsferreira566

    Ай бұрын

    @@karensouza5922 quem é você ?

  • @CafeBoloco
    @CafeBoloco2 ай бұрын

    Essa é uma soma divergente(no máximo seria condicionalmente convergente). Os 2 primeiros níveis de pensamento pecam ao tentar atribuir um valor a uma soma que diverge(uma proposição falsa implica em qualquer coisa). O 3° nível de pensamento peca em dizer que limite existe faz com que exista o p(x) definido; o que não necessariamente é verdadeiro. O fato é que essa soma é mais complicada que parece

  • @GabrielLira267

    @GabrielLira267

    2 ай бұрын

    Se n me engano o termo corretamente correto é não-convergente, que é diferente de divergente, basicamente é uma série alternada que não converge pra lugar nenhum (faz tempo que paguei cálculo, se tiver errado desculpa)

  • @CafeBoloco

    @CafeBoloco

    2 ай бұрын

    @@GabrielLira267 Sim, acho que o termo correto seria esse mesmo. Perdão pelo erro.

  • @GabrielLira267

    @GabrielLira267

    2 ай бұрын

    @@CafeBoloco rlx, desse uma aula kkkkkkk. Estamos todos aqui para aprender

  • @Jubileu__

    @Jubileu__

    Ай бұрын

    divergente tem atores legais mas não é um filme muito bom

  • @matheuspecanha7703

    @matheuspecanha7703

    Ай бұрын

    ​@@GabrielLira267 acho q é isso msm... ela divergiria se fosse pro infinito né... nesse caso ela só não converge... tipo a função seno ou cosseno

  • @hebertysouza5671
    @hebertysouza56712 ай бұрын

    Da pra agrupar os +1-1 como números maiores, +1-1+1-1 = +2-2 (e isso pode ser feito com qualquer quantidade de números, então essa soma pode dar qualquer valor inteiro positivo, ou ainda qualquer valor inteiro positivo dividido por 2 (basta usar a lógica s = n-s, sendo n a quantidade q for agrupada em cada parte) resumindo, a resposta é 42.

  • @diogowalter2229
    @diogowalter22292 ай бұрын

    Esse tipo de vídeo mostra o porquê de a matemática poder ter fim em si mesma, o objetivo é o CAMINHO e não necessariamente um fim. Obrigado por abrir meus olhos para isso e ser uma referência de esforço na modernidade líquida que vivemos.

  • @vitorfigueiredomarques2004
    @vitorfigueiredomarques20042 ай бұрын

    Essas propriedades de soma infinita só vale se o limite existe. Usando a definição formal de limite de soma infinita, é facil perceber que o limite(L) não existe, é só você escolher uma distância menor que 1 e perceber que nunca vai existir n0 tal que todo n>n0 possuo o termo an com distância menor de L que a distância escolhida. O segundo raciocínio é fácil encontrar o erro. Dizendo que X=1-1+1... => X=1-X Você está assumindo que X converge. O primeiro raciocínio também assume isso. Qualquer alteração na ordem de uma soma infinita produz uma soma diferente, a questão é que, se a original converge, a segunda, por ser um reordenamento da primeira vai convergir para o mesmo valor. A questão é que o fato da segunda convergir não faz a primeira convergir também.

  • @Marcelo-kd9wk

    @Marcelo-kd9wk

    Ай бұрын

    Mais do que isso, só pode comutar os termos da série se ela for absolutamente convergente.

  • @AshariXD
    @AshariXD2 ай бұрын

    Guisoli, faz um vídeo sobre 1 + 2 + 3 + ... = -1/12. Dá pra usar essa soma (a série de Grandi) como forma de "demonstrar".

  • @UniversoNarrado

    @UniversoNarrado

    2 ай бұрын

    Tá na lista!!!

  • @gilbertojunqueira314

    @gilbertojunqueira314

    2 ай бұрын

    Se pegarmos os valores possíveis da soma 0 e 1 , sem agrupar, e calcularmos a média aritmética dará 1/2 . kkkkkkkkkkkk Só estou zoando.

  • @falkez1514

    @falkez1514

    Ай бұрын

    o -1/12 é equivocado, existem infinitas formas de provar isso.

  • @jeffersonnorte8682

    @jeffersonnorte8682

    Ай бұрын

    ​@@UniversoNarrado, uns 3 caras, anteriormente, comentaram que a série não converge, e você passou pelos comentários deles. Estão, por acaso, enganados??? Os comentários deles foram totalmente respeitosos. Faltou o seu! E aí??

  • @Marcelo-kd9wk

    @Marcelo-kd9wk

    Ай бұрын

    ​@@jeffersonnorte8682 eles estão parcialmente corretos, não muito precisos, mas corretos.

  • @gilbertogarbi4479
    @gilbertogarbi4479Ай бұрын

    Essa série não é convergente então ela não tem um limite.

  • @araobarros2611
    @araobarros2611Ай бұрын

    A matemática é o mais alto nível da compreensão incalculável.

  • @ricardolichtler3195
    @ricardolichtler31952 ай бұрын

    A solução apresentada no segundo nível dá o valor médio. Sempre é bom ter cuidado com essas substituições algébricas quando se trabalha com infinito. Já caí em várias armadilhas. Na solução do terceiro nível, não sei se é correto aplicar aquele limite, pois aquela fórmula da soma é para PGs decrescentes e a PG apresentada é oscilante.

  • @alexandre9051
    @alexandre90512 ай бұрын

    Me trouxe Boas recordações das minhas aulas de cálculo... Se é que alguém pode ter boas recordações das aulas de cálculo hahaha

  • @eduardodionisiobenedetti8846
    @eduardodionisiobenedetti8846Ай бұрын

    Consigo entender o raciocínio, mas aceitar que uma soma de números inteiros dá um número que não pertence aos números inteiros causa demasiada angústia.

  • @vampariz9016
    @vampariz9016Ай бұрын

    "o resultado e o que o cliente quer", frase de programadores.

  • @Jubileu__
    @Jubileu__Ай бұрын

    Só mais uma segunda-feira no mundo da matemática

  • @luccaff2023
    @luccaff2023Ай бұрын

    Qual APP você usa pra escrever?

  • @matematicagoiania9341
    @matematicagoiania93412 ай бұрын

    Resulta na função eta de Dirichlet avaliada em x = 0.

  • @2p634
    @2p6342 ай бұрын

    Pô acho que o cara ficou indeciso e optou pelo meio, nem lá nem cá, em cima do muro. A decisão do indeciso

  • @mayconmaluquinho9162
    @mayconmaluquinho9162Ай бұрын

    Para quem acha que isso não dá zero, é o mesmo que afirmar que existem infinitos maiores que outros

  • @Jeffsobrinho
    @Jeffsobrinho2 ай бұрын

    Muito bom o vídeo. Só queria um final para a questão kkk caso exista

  • @despertos_em_cristo
    @despertos_em_cristoАй бұрын

    A resposta certa é: MAIS ZOOM ou MENOS ZOOM, dependendo do tamanho que você quer ver a cena! 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂

  • @joaopedroduarte1696
    @joaopedroduarte16962 ай бұрын

    Esse vídeo me fez fazer pra mim mesmo a pergunta mais inacreditável da minha vida: o infinito é ímpar ou é par?

  • @Marcelo-kd9wk

    @Marcelo-kd9wk

    Ай бұрын

    Infinito não é um número.

  • @scycry

    @scycry

    Ай бұрын

    pô, se tu se fez essa pergunta, é pq algo está muito errado, partindo da ideia de que o infinito é um conceito, e não um número. Infinito é algo que não acaba, portanto, pode ser que transcenda até os numeros. Pode ser que o infinito de algo não tenha a possibilidade de ser reduzida a números, nem mesmo numeros extremamente gigantescos. Infinito não é um número, portanto, não pode ser nem impar e nem par, apesar de existirem equações com infinito, elas são muito mais teóricas e não resultam em um número, sempre resulta em infinito. (talvez nem sempre, meu conhecimento não é nível acadêmico hard)

  • @marcioroberto1459
    @marcioroberto1459Ай бұрын

    Essa sequência de números não é convergente, então poderia ser calculado para infinito?

  • @MarcusVinicius-ho2li
    @MarcusVinicius-ho2liАй бұрын

    Só não entendi como chega em 2, que agrupamento daria 2 como resultado?

  • @valeud812
    @valeud8122 ай бұрын

    Eu pensei em ja que a oxilação desta respostas começa de 1 à 0 acredito que seria justo uma media destes dois valores como resposta, que daria 1/2, mas eu sei que meus pensamentos de estudante de ensino medio vai irritar alguns.

  • @crazyteacher9537
    @crazyteacher95372 ай бұрын

    A matemática inevitavelmente deve ir pro campo filosófico se quiser de fato achar suas respostas mais intrínsecas.

  • @hillhokan4378

    @hillhokan4378

    2 ай бұрын

    O erro da ciência moderna foi se afastar da filosofia e da metafísica especialmente

  • @manteiga9498

    @manteiga9498

    2 ай бұрын

    ​@@hillhokan4378 Mas ela não se afasta quanto mais o tempo passa mais a filosofia aparece. É só você ver os números complexos

  • @crazyteacher9537

    @crazyteacher9537

    2 ай бұрын

    @@manteiga9498 a matemática não se afasta, mas o homem sim.

  • @Darquim

    @Darquim

    Ай бұрын

    @@hillhokan4378 Se afastar da metafísica kkkkkkkkkkk, ciência e metafísica não se misturam

  • @refroesbr
    @refroesbr2 ай бұрын

    Mas se os limites laterais de quando x tende 1 divergem, o limite não deveria existir, né? Então não pode falar que é meio

  • @josedearimateadantas5930
    @josedearimateadantas5930Ай бұрын

    Matematicamente, se o último número par, dará 1, se fot impar, dará menos. São apenas adições e subtrações. quantidade total de números.

  • @pedroabelardoportella4099
    @pedroabelardoportella40992 ай бұрын

    mas isso é tipo dizer q 0/0 = 1 pois o limite de x/x tendendo a 0 é igual a 1. Vc n quer o limite de P(x), vc quer o valor da soma 1 - 1 + 1 + 1 ...

  • @pedrojoa139

    @pedrojoa139

    2 ай бұрын

    Não concordo. Só é possível calcular o limite de x/x quando x tende a zero removendo a indeterminação (nesse caso é impossível), pois, a propriedade do quociente relacionada a operação com limites, não vale quando o denominador é zero, O limite de P(x) quando o x = 1 é uma das formas válidas de calcular essa soma. Sabendo que P(x) é uma soma em função de x, então faz sentido sim calcular o valor dessa soma, quando suas parcelas tendem qualquer número (nesse caso, x -> 1). Apesar de sim, essa soma ser indefinida tal qual 0/0.

  • @jaxth366
    @jaxth3662 ай бұрын

    como chegaria a 2 como resultado

  • @hugoibanez6204
    @hugoibanez6204Ай бұрын

    Essa é uma série divergente. Se supor que essa série convirja, teríamos que ter lim(-1)^n=0, mas sabemos que isso não ocorre já que a sequência (-1)^n, não converge. Um caso interessante é quando a série é condicionalmente convergente, acontece algo parecido com essa série divergente, pelo Teorema de Riemann podemos reordenar a série pra obter qualquer valor possível.

  • @andreluizferreira8676
    @andreluizferreira8676Ай бұрын

    Em uma PG Infinita, a razão tem que ser um número entre 0 e 1, o qual não ocorre nessa questão.

  • @andreluizferreira8676

    @andreluizferreira8676

    Ай бұрын

    Razão entre - 1 e 1.

  • @luizgamerpocketeditionpro7014
    @luizgamerpocketeditionpro70142 ай бұрын

    Acho que podemos dizer que do mesmo jeito que equações do 2 grau tem duas raízes, podemos dizer que todas as respostas são aceitáveis

  • @cesaraugustoleonelsantanna9570
    @cesaraugustoleonelsantanna9570Ай бұрын

    No meu raciocínio esta serie poderia ter como resultado 0 ou 1, mas nunca 1/2 pois não há divisão, somente adição e subtração de um número inteiro.

  • @__grimmkind__
    @__grimmkind__Ай бұрын

    Explicar por níveis foi muito interessante! Sou novo aqui, mas de qualquer forma eu prefiro ir pelo nível 1, pra mim 0 é uma resposta satisfatória! kkkkkk

  • @user-mf3fq6wf6u
    @user-mf3fq6wf6u2 ай бұрын

    Dá igual a ½

  • @lucascarvalho5881
    @lucascarvalho5881Ай бұрын

    Faz sentido, é como se fosse, de um todo você ta tirando a contraparte dele, ai sobra só a metade do todo original. Se fosse reescrever seria assim: 1+1+1+... ...-1-1-1=1/2 (Pensando bem não tem sentido mesmo)

  • @pedromanoel356
    @pedromanoel3562 ай бұрын

    -1/12. Também é um resultado possível 😉

  • @AshariXD

    @AshariXD

    2 ай бұрын

    Não é pra soma dos naturais: 1 + 2 + 3 + ...?

  • @pedromanoel356

    @pedromanoel356

    2 ай бұрын

    Você tem razão, me equivoquei. Obrigado por me lembrar!

  • @janailtongoncalvesdesouza4160
    @janailtongoncalvesdesouza41602 ай бұрын

    Ótimo vídeo. Que lousa integrada é esse que usa jovem?

  • @carlosfernando40

    @carlosfernando40

    2 ай бұрын

    Ele usa o Tablet da SAMSUNG LITE S6 Mas tem um Superior Priorize suas necessidades e seu Bolso Pesquise e faça sua escolha Janailton 👍 Espero ter ajudado .

  • @janailtongoncalvesdesouza4160

    @janailtongoncalvesdesouza4160

    2 ай бұрын

    @@carlosfernando40 obrigado. 👍

  • @epistemologiaateistaativis71
    @epistemologiaateistaativis712 ай бұрын

    No nível 2 você percebe que -S é igual a S, agora eu te pergunto qual número é igual a seu simétrico que resolve a equação: x=-x x=0 mas o "paradoxo" não termina aí, pois dá para usar aquilo: S=1-S mas aqui é só um ponto a mais de argumentação.

  • @davi_sin
    @davi_sinАй бұрын

    Eu sei(acho) que é soma de P.G. (progressão geométrica) infinita, pq aprendi isso esse ano, e a razão seria "menos 1"(-1), mas não lembro como resolver 😅

  • @pedrojoa139
    @pedrojoa1392 ай бұрын

    Particularmente, achei estranho o argumento dos agrupamentos resultar em algo diferente de zero. 1 - 1 + 1 - 1.... É verdade que se começarmos agrupando pela segunda parcela, nos resta acreditar que a soma daria 1. Porém, sendo infinitas parcelas de 1 e -1, significa que para cada 1 é possível associar um -1, o que logo resultaria a soma em zero. Apesar disso, considerando o argumento acima (que para cada 1 existe um -1), poderíamos organizar duas grandes somas, de um lado, reunindo todo os 1 e subtraindo com todos os -1. (1+1+1+1+....)+(-1-1-1-1-....) e como essas duas somas se estendem ao infinito, poderíamos dizer que teríamos algo como: ∞ - ∞ Bem, eu pessoalmente não sei como remover essa indeterminação. Mas de qualquer jeito, só consigo imaginar (levando em conta a paridade de 1 e -1) essas duas possibilidades, ou zero ou indeterminação pela subtração de infinitos. Excelente vídeo. Muito interessante como as indeterminações geram resultados malucos como o P(x) = 1/2.

  • @jps9782
    @jps9782Ай бұрын

    Essa soma está entre 1 - 0, pois se é infinito, então não tem como não haver uma relação de tempo (bem, pelo menos isto é uma tese que aparenta fazer bastante sentido). Se uma roda gira sem parar, não tem como dizer quantas vezes ela girou, pois ela ainda continua no processo. Mas, a partir do momento que ela para, vc já consegue trabalhar com um número finito (mesmo que gigantesco) considerando que ouve uma pausa nesse processo quantitativo. Se essa progressão começa com o valor 1 e vai reduzindo ao máx. até zero - já que depois disso o valor só pode caminhar crescentemente até o 1 - então o valor dessa soma é referente ao tempo - que necessita ser estipulado ("necessita", pois senão será igual trabalhar com uma incógnita que nunca deixa de ser uma, vc estará criando algo mais parecido com um método do que de fato resolucionando o problema).

  • @karensouza5922

    @karensouza5922

    Ай бұрын

    o tempo n é infinito mano nós q somos mt pequenos askkas

  • @jacksonjunges5491
    @jacksonjunges54912 ай бұрын

    Usando a diferença dos cubos cheguei em que x1 = 1, x2 = 1+√-3/2, x3 = 1-√-3/2, ainda não descobri como essa bagaça da 2

  • @joaovictorpereirasantos5949

    @joaovictorpereirasantos5949

    2 ай бұрын

    1-1+1-1+1-1+1... = 2 + 1 - 1 + 1 - 1 + 1.... = 2 não sei se é a lógica correta (aliás, dizer que existe lógica correta pra esse problema parece loucura), mas se vc agrupar os "uns" de maneira conveniente, vc pode chegar ao resultado que quiser. Por exemplo, se eu quiser dizer que isso dá 1000, eu agrupo mil "uns" e digo que o restante (1-1+1-1+1....) dá zero.

  • @observadorlife
    @observadorlifeАй бұрын

    Eu penso que essa soma não pode ser diferente de 0. Muitos artifícios foram empregados, mas a Matemática segue uma lógica e acredito que essas manipulações de algo tão abstrato como o infinito leva a erro, pois permite fazer infinitos rearranjos, levando a muitos resultados. Mas o óbvio é que 1 - 1 = 0. Podemos repetir essa soma quantas vezes quisermos e sempre será igual a 0.

  • @lukasmarco1035
    @lukasmarco10352 ай бұрын

    Tem como usar a fórmula da soma dos infinitos termos de uma PG, considerando como primeiro termo o 1 e a razão como -1

  • @Umpoucodematematica

    @Umpoucodematematica

    2 ай бұрын

    Não dá pois ela só vale para quando a série converge, ou seja a razão q deve ser maior que 0 e menor que 1: 0

  • @150zyo
    @150zyo2 ай бұрын

    Take your time...

  • @eggsbennedit6373
    @eggsbennedit63732 ай бұрын

    Meio q assim... se vc fosse somando 1-1+1-1+1..., se o número de termos fosse par, terminaria em -1, ou seja, o resultado zera Se fosse ímpar, terminaria em 1, ou seja, sobra um Mas a gente tem q lembrar q... o infinito nem conhece isso aí de "final"

  • @AshariXD
    @AshariXD2 ай бұрын

    Uma coisa que me veio à mente que, por mais que não seja o correto, me intrigou: se essa soma acabasse, o fim seria -1 ou 1 e portanto saberíamos o resultado final (se acabar em 1, teríamos 1 e se acabar em -1, teríamos 0). Mas como a soma é infinita, nós não sabemos, e meio que não acaba nem em 1 nem em -1. Tipo, 1/2 é justamente a metade do caminho entre 0 e 1, e a chance de ser 1 ou -1. É como se o fim, por mais que este não exista, fosse a metade dos outros fins possíveis. Espero ter passado isso corretamente. E realmente, brincar com o infinito é perigoso...

  • @Trombinha_jooj
    @Trombinha_jooj2 ай бұрын

    depende se for par ou ímpar

  • @eletricrbr

    @eletricrbr

    Ай бұрын

    É infinito, não dá pra definir se é par ou impar

  • @TheZetaleo
    @TheZetaleo2 ай бұрын

    Acho que um belo dia vão provar que o infinito não exite e acabar com essas gambiarras.

  • @leaolion3270
    @leaolion32702 ай бұрын

    Como pode dar 0,5 e 2 pois tipo essa conta aí só pode dar 0 e 1,não?

  • @Marcelo-kd9wk

    @Marcelo-kd9wk

    Ай бұрын

    Sim.

  • @zubertium
    @zubertiumАй бұрын

    Mano eu tenho uma dúvida: S = 4-4+4-4+4- *4* -S = -4+4-4+4-4+4 S = 4 *-4+4-4+4*-4 Pegando números finitos acho que dá pra entender, se pode ver que se eu fazer a mesma coisa com finitas repetiçoes não vai, porque sobra o último -4 (tá em negrito). Tipo em negrito tá a parte que valeria -S, soq -S tem par valores (porque e uma conta de 2 valores) e 4 e impar (tipo só tem um 4, um valor), e par mais impar da impar, e nós sabemos que a conta 1-1+1-1+1-1... tem par valores por sao infinitas contas de 2 valores, e portanto, não são iguais. Ent tem um valor no final pá deixar a equação par dnv, soq n pode ter esse valor dps do infinito, ent a conta tá errada Na vdd leva em consideração só a parte do par e impar, que isso que me encomoda. Pq tipo os conceitos de finito não necessariamente aplica se ao infinito, mas o bagui de par e impar n achei o problema

  • @felipemenezessilva2214
    @felipemenezessilva22142 ай бұрын

    No meu raciocínio eu acho que teria que fazer as regras de sianis primeiro.

  • @Heisenberg-ho5qr
    @Heisenberg-ho5qrАй бұрын

    Todos os resultados 1 sobre 2 , 1 , 0, 2 estão certos

  • @diannek13
    @diannek13Ай бұрын

    Rapaz, eu consegui chegar a 3, a 4… e por aí vai kkk Seguindo o mesmo raciocínio do nível 1. Afinal! O que diabos é esse número?! Amei ❤😂 Edit: pelos comentários, aprendi que essa é uma soma não-convergente, ou seja, não leva a lugar algum e as coisas que não levam a nada são de grande importância… Estão livres para me corrigir, caso tenha entendido errado. Desde já agradeço!!

  • @illuminat3360
    @illuminat3360Ай бұрын

    So nao entendi o porquê de o 0 está fora do intervalo, sendo que se vc colocar x = 0 vai resultar em 1

  • @gabrieltlgne3198
    @gabrieltlgne31982 ай бұрын

    impossivel a resposta ser 1/2, pois a soma de numeros inteiros só pode dar numeros inteiros

  • @sneagles4974

    @sneagles4974

    2 ай бұрын

    Agora Voce tem um ponto

  • @danielsoaresdealmeida9477

    @danielsoaresdealmeida9477

    2 ай бұрын

    Jura gênio? Conte-me algo novo agora

  • @user-gd1ye6cx7m

    @user-gd1ye6cx7m

    2 ай бұрын

    Alem de ter o + e -s, anulando o 1/2

  • @luishartmann5164

    @luishartmann5164

    2 ай бұрын

    ​@@danielsoaresdealmeida9477 acredite em mim, na faculdade as coisas óbvias são muito mais difíceis de se perceber. Vai haver momentos em que você terá que provar propriedades de objetos matemáticos e terá que usar essa lógica "óbvia" para mostrar que esses objetos atendem ou não a determinadas características. Resumindo: shhhhh, ele tá certo kkkkkkkk

  • @user-gd1ye6cx7m

    @user-gd1ye6cx7m

    2 ай бұрын

    ​@@luishartmann5164 mais eu to concordando, so to apresentando um contraste com o 1 ponto apresentado do video

  • @ualifer1
    @ualifer12 ай бұрын

    Confio no limite kkkk Da 1/2

  • @CORS1NHACROMADO-ix5yh
    @CORS1NHACROMADO-ix5yh2 ай бұрын

    nos estudos de Séries Numéricas em Cálculo II, essa soma ela diverge, então ela não possui um valor fixo, portanto não podemos atribuir nenhum valor a essa somatória infinita!!!

  • @marcosviniciuscardoso9483
    @marcosviniciuscardoso94832 ай бұрын

    A resposta não podem ser todos esses valores? 😁😁

  • @nenemtiaof5016
    @nenemtiaof50162 ай бұрын

    Zero eterno... ✈️ 😂

  • @Mephisto707
    @Mephisto7072 ай бұрын

    A soma não converge, portanto não tem resultado.

  • @firewolfer

    @firewolfer

    2 ай бұрын

    qual a prova de que essa soma não converge?

  • @Mephisto707

    @Mephisto707

    2 ай бұрын

    @@firewolfer o limite das somas parciais não existe, portanto a série não converge.

  • @adfuur4711
    @adfuur47112 ай бұрын

    Minha matemática é bem básica. Mas eu acho que isso não tem como dar meio; se temos 1, e tiramos 1 dá zero, se somamos 1 ao zero, dá 1 de novo, e tirando 1 da zero novamente… Isso seria como somar 0+0 infinitamente, o que deve dar zero Em que ponto deixamos de subtrair 1 para dar meio? Isso para mim e algo quebrado. Conclusão, eu não tenho propriedade nenhuma para dissertar sobre isso com vcs matemáticos, com certeza vocês devem saber bem mais do que eu sobre isso kk

  • @triangulolegal6189
    @triangulolegal6189Ай бұрын

    O 2 raciocínio é menos rigoroso, tipo os que Newton e Euler faziam, enquanto o 3 é mais rigoroso

  • @tomazmarc
    @tomazmarcАй бұрын

    ONDE NA VIDA ISSO SERIA USADO ?

  • @rogeralbineli
    @rogeralbineli2 ай бұрын

    Em uma Progressão Geométrica, quando queremos determinar a soma de seus infintos termos, a razão "q" necessita estar entre -1 e 1 , ou seja: -1 Perceba que em nenhum momento q = -1 ou q = 1 . Se isso ocorre, a aplicação da fórmula não fará sentido, o que acontece nessa questão. A única resposta coerente é: R: Indefinido.

  • @tonywanderley3903
    @tonywanderley39032 ай бұрын

    Não é definido. Não converge pra nenhum valor.

  • @fpskkkk

    @fpskkkk

    2 ай бұрын

    Converge pra diferentes valores sobre diferentes óticas

  • @CafeBoloco

    @CafeBoloco

    2 ай бұрын

    Não. A soma oscilar sobre os valores dependendo da ordem dos fatores não implica o limite da sequência estar entre esses valores; na verdade, o limite em uma oscilação não é definido​@@fpskkkk

  • @fpskkkk

    @fpskkkk

    2 ай бұрын

    ​@@CafeBoloco Creio que oq eu quis dizer nn foi bem elaborado. Apesar de que nessa séria a soma parcial diverge (que é a definição formal da soma de uma série, então esse é o resultado """real"""), existem diferentes formas de se calcular isso que podem ser uteis em outros contextos, e que, as vezes, pode acabar atribuindo valores a somas divergentes. Chamamos isso de método da soma, é bastante usada na física (pesquise sobre "summation method physics divergent series"). Utilizando a soma de Césare (muito usada em estatística, por exemplo) na "série de Grandi" (nome dessa sequencia, 1-1+1-1...), o valor é 1/2.

  • @CafeBoloco

    @CafeBoloco

    2 ай бұрын

    @@fpskkkk Sim, agora está mais claro, mas a soma de Cesàro não é "essencialmente" e "estritamente" a soma da sequência é quase que uma "continuação analítica.". É quase como uma função descontinua num ponto extendida para a função contínua que contém seu limite no ponto como valor. É inegável as aplicações do método, mas dizer que são iguais é um pouco não rigoroso

  • @RenatoGuthdePaiva
    @RenatoGuthdePaivaАй бұрын

    Está soma é uma série divergente, logo ela não tem um resultado definido. Ela oscila entre 1 e 0, sem convergir nunca para um valor. Se aplicar a soma de Cesàro será obtido o valor de 1/2 mas, definitivamente, este não é o resultado desta série pois isto violaria a propriedade dos números inteiros conhecida como fechamento sob soma de inteiros na qual se tem que a soma de números inteiros será sempre um número inteiro.

  • @nicholasnick6499
    @nicholasnick64992 ай бұрын

    Diverge

  • @Lucas_Szs
    @Lucas_Szs2 ай бұрын

    Bizarro mesmo kkkkk

  • @joaovitor-kh4wn
    @joaovitor-kh4wn2 ай бұрын

    Essa soma só me lembra outra ,onde usando esses raciocínio,chega-se em uma resposta que a soma de todos os naturais e meno 1 sobre 12

  • @user-zg2th7fo9q

    @user-zg2th7fo9q

    2 ай бұрын

    É uma confusão com a função zeta, o resultado não é -1/12

  • @anabezerra6710

    @anabezerra6710

    2 ай бұрын

    ​@@user-zg2th7fo9q é sim,esse resultado de -1/12 e usada na teoria das cordas,na física como não usa-se resultados infinitos ele usam esse resultado

  • @rafaelvictor7251
    @rafaelvictor7251Ай бұрын

    Mas enfim, qual seria sentido de dar 0,5? Sem ser o sentindo matemático (com cálculos) mas sim real, apesar de infinito ser um conceito né 😅

  • @claudiojrmiranda648
    @claudiojrmiranda648Ай бұрын

    Pra mim isso tende a Infinito

  • @GabrielGomesOficiall
    @GabrielGomesOficiall2 ай бұрын

    Não seria indefinido, assim como, dividir 0/0?

  • @efra8360

    @efra8360

    2 ай бұрын

    Isso

  • @UniversoNarrado

    @UniversoNarrado

    2 ай бұрын

    Isso!! 👏

  • @ESTALAGMITEBR

    @ESTALAGMITEBR

    2 ай бұрын

    0/0 não é indefinido

  • @GabrielGomesOficiall

    @GabrielGomesOficiall

    2 ай бұрын

    @@ESTALAGMITEBR Indeterminado no caso.

  • @linecker94
    @linecker942 ай бұрын

    A resposta simples é que a série é divergente. Portanto não está bem definida essa soma aí. O limite das somas parciais não existe e como uma soma infinita é definida como o limite das somas parciais, conclui-se que essa soma não converge pra valor algum. Assim, na definição básica de soma de séries infinitas, como visto no livro Curso de Análise vol 1 do Elon Lages Lima, a soma não converge pra um valor. Pra trabalhar com somas infinitas n deve-se usar as propriedades convencionais. Estas foram provadas em casos finitos. Somas infinitas tem uma teoria própria. Sugiro o livro de análise 1 do Elon.

  • @SidneiMV
    @SidneiMV2 ай бұрын

    1/2 e (1 - 2 + 3 - 4 + 5 - 6 + 7 .....) = 1/4

  • @marcoantoniocunhadasilva5297
    @marcoantoniocunhadasilva5297Ай бұрын

    O limite da soma que vai de 0 até o infinito é 1, pois 0! é igual a 1. Tenho como provar? NÃO! Em tese...

  • @ligadosno220eletrica
    @ligadosno220eletrica2 ай бұрын

    kkkkk o resultado depende da interpretação de cada um

  • @JoaoCarlos-cf5bn
    @JoaoCarlos-cf5bn2 ай бұрын

    Meus caros, não tem soma, justamente por ser infinito! Assim, se não for colocado imposições ou limites ou tendências, nunca (por ser infinito) acontecerá a soma (que é uma "coisa" finita, um resultado finito). Abs!

  • @fagnerdafonsecamarcelino951
    @fagnerdafonsecamarcelino951Ай бұрын

    Dá 1

  • @EhpskerCdentes
    @EhpskerCdentes2 ай бұрын

    da infinito

  • @hugolopes1374
    @hugolopes13742 ай бұрын

    BÃO

  • @gamer_0_456
    @gamer_0_4562 ай бұрын

    Acho que 1 - 1 + 1 - 1... deve dar 1 - 1 + 1 - 1...

  • @edyconha2690
    @edyconha26902 ай бұрын

    2

  • @LucasM.S.-tr6ck
    @LucasM.S.-tr6ck2 ай бұрын

    Essa soma é ilógica. O valor fica transitando infinitamente entre dois pontos, ele não assume caráter nem matemático.

  • @bolacheia1
    @bolacheia12 ай бұрын

    Não da nada. O limite só vale por que você se aproxima para 1 pela esquerda. Se se aproximar pela direita não tem limite e aí pela definição o limite como um todo não existe.

  • @marciomoisessantanadacosta5493
    @marciomoisessantanadacosta5493Ай бұрын

    Namastê! Só 'CANTOR ' que saberia responder!

  • @aeternumoeconomiae
    @aeternumoeconomiaeАй бұрын

    0 ou 1

  • @henriqueraposo6194
    @henriqueraposo61942 ай бұрын

    Quase 10 minutos de vídeo e não deu a resposta kkkkk

  • @IzauroNeto
    @IzauroNeto2 күн бұрын

    ♾️

  • @canalpapodoporco1535
    @canalpapodoporco15352 ай бұрын

    Já que a soma nao converge, pelo menos o valor médio da soma ao longo do tempo vale meio. Abs.

  • @firewolfer

    @firewolfer

    2 ай бұрын

    Qual a prova de que essa soma não converge?

  • @canalpapodoporco1535

    @canalpapodoporco1535

    2 ай бұрын

    @@firewolfer ela oscila eternamente entre os valores 0 e 1

  • @linecker94

    @linecker94

    2 ай бұрын

    @@firewolfer A resposta simples é que a série é divergente. Portanto não está bem definida essa soma aí. O limite das somas parciais não existe e como uma soma infinita é definida como o limite das somas parciais, conclui-se que essa soma não converge pra valor algum. Assim, na definição básica de soma de séries infinitas, como visto no livro Curso de Análise vol 1 do Elon Lages Lima, a soma não converge pra um valor. Pra trabalhar com somas infinitas n deve-se usar as propriedades convencionais. Estas foram provadas em casos finitos. Somas infinitas tem uma teoria própria. Sugiro o livro de análise 1 do Elon.

  • @firewolfer

    @firewolfer

    2 ай бұрын

    @@linecker94 @canalpapodoporco1535 muito obrigado, já esclareceu

  • @usterkek7166
    @usterkek71662 ай бұрын

    1 ou 0

  • @luishartmann5164
    @luishartmann51642 ай бұрын

    Pros curiosos aí, pesquisem sobre SÉRIES, que sao SOMAS INFINITAS. De acordo com uma regra simples e trivial de séries, quando o limite de uma sequência não existe ( a sequência seria ((-1)^(n-1))), então não tem como acharmos qualquer número real que corresponda à soma dos integrantes dessa sequência. Sequência: 1,-1,1,-1. Soma dos integrantes da sequencia: +1-1+1-1+1-1... Até o infinito. Como a sequência (1,-1,1,-1...(-1^n)) não tende a nenhum número, tem um limite indefinido, então não tem como definir a soma desses infinitos integrantes: 1-1+1-1+1-1... . Essa soma não pode ser representada por um número real (por consequência, nem inteiro).

  • @diovanialves4038
    @diovanialves4038Ай бұрын

    Meii

  • @kleberpatry4800
    @kleberpatry4800Ай бұрын

    em relação aos dois últimos níveis o infinito beira, melhor tende, à metade entre 0 e1. Essa metade "meio" antes 0, meio depois 1, compatível ao nível 1. Bem! Definindo um "quase finito" nesse infinito. 😂😂😂😂 Esse 1 é poderoso e fraquíssimo ao mesmo tempo, daí fica ao meio em cima do "muro". "1" schrödinger! ?? 😱😱 🤣🤣🤣🤣

  • @William.miguel10
    @William.miguel108 күн бұрын

    0

  • @renangoncalves2633
    @renangoncalves2633Ай бұрын

    nossa kkkk não fez sentido algum. se começar em 1, sempre que a quantidade de 1's for par o resultado da soma vai ser 0, sempre que for impar vai ser 1. se começar em -1, sempre que a quantidade de 1's for par o resultado vai ser 0, e sempre que for impar vai ser -1. onde vc conseguiu chegar em 2 ???, e meio então mds, nunca que isso aconteceria pode somar infinitamente. Só se o calculo chegou em algum resultado do tipo "quando começa em 1, metade das vezes o resultado será 0 e outra metade o resultado será um, logo a media dos resultados vai ser 1/2"