Como corrigir o fator de potência em instalações com energia solar fotovoltaica

Ғылым және технология

Para adquirir os controladores da Brasiltec: brasiltec.ind.br/buscar?q=fator%20de%20potencia&
Para acessar a playlist sobre correção de fator de potência: kzread.info/dash/bejne/e4KuxdKekqWcd6w.html
Para acessar o curso sobre correção de fator de potência: universidade.brasiltec.ind.br/buscar/detalhes/7501e5d4da87ac39d782741cd794002d

Пікірлер: 39

  • @brenocampos500
    @brenocampos500Ай бұрын

    lindo ❤ hehe

  • @ananeves7527
    @ananeves7527 Жыл бұрын

    👏👏👏👏

  • @marciofonseca2936
    @marciofonseca2936 Жыл бұрын

    Vídeo com conteúdo relevante e objetivo. Tão bom que já assisti 3 vezes rsrs. Parabéns, mais um vídeo de excelência.

  • @Brasiltec

    @Brasiltec

    Жыл бұрын

    Valeu, Marcio! Muito obrigado pelo apoio!

  • @Fabiochef1000
    @Fabiochef1000 Жыл бұрын

    Informações valiosas..grato

  • @Brasiltec

    @Brasiltec

    Жыл бұрын

    Valeu, Fabio!

  • @sergiooliva6841
    @sergiooliva6841 Жыл бұрын

    Exelente vídeo...se possível faz um conteúdo com fotovoltaica e gerador,tenho uma planta com está configuração com contrato hora sazonal verde . Abraço

  • @Brasiltec

    @Brasiltec

    Жыл бұрын

    Obrigado pela sugestão, Sergio! Abraço!

  • @fabiorlocatelli
    @fabiorlocatelli24 күн бұрын

    Para o caso da sequência Concessionária > TC do controlador de FP > ENERGIA SOLAR > Banco de capacitores > Carga quando a geração estiver injetando energia na rede (geração maior que o consumo instantâneo) não irá ocasionar fluxo invertido no TC? Como o controlador se comportará neste caso?

  • @valdivinobatista9497
    @valdivinobatista9497 Жыл бұрын

    ,👍👏

  • @fhgprofeta
    @fhgprofeta3 ай бұрын

    Tenho algumas dúvidas: Como o inversor, na configuração de preset, consegue entregar o cos(Φ)~=1? Tem alguma espécie de sensor que compensa, em tempo real, a demanda da rede consumidora local de modo que só é entregue o W? O porque de o inversor não entrega VA ao invés de só W?

  • @lucassoares2817
    @lucassoares28177 ай бұрын

    No manual de cada controlador vem especificado que tipo de leitura ele faz? Se sim qual é mais preciso para a leitura do FP, por defasagem ou pelo reativo excedente?

  • @valmirsabino1358
    @valmirsabino13589 ай бұрын

    Muito boa aula , mais precisava desenha auguns diagrama no guadro , em ganto faz as explicaçoes idaticas, ficara mais facil o aprendizado, bom dia e meus parabens pelas aulas.

  • @Brasiltec

    @Brasiltec

    9 ай бұрын

    Valeu pela sugestão, Valmir! Abraço!

  • @fabiorlocatelli
    @fabiorlocatelli24 күн бұрын

    Olá! O que vai mudar se alterar a sequência das conexões aqui apresentadas: Concessionária > TC do controlador de FP > ENERGIA SOLAR > Banco de capacitores > Carga e a opção Concessionária > ENERGIA SOLAR > TC do controlador de FP > Banco de capacitores > Carga

  • @Brasiltec

    @Brasiltec

    23 күн бұрын

    A correção não vai acontecer da maneira correta, porque os TCs do banco de capacitores e da concessionária irão ler um FP diferente. Vamos imaginar o momento em que a carga está sendo alimentada pelas placas solares: o TC da concessionária vai ler uma corrente de pura carga indutiva, enquanto que o TC do banco vai ler potência ativa também. Penso que até seja possível trabalhar da maneira sugerida, mas aí o FP configurado no controlador precisará ser de 1, para ele sempre buscar eliminar todo o consumo reativo indutivo.

  • @giglioaguiar
    @giglioaguiar7 ай бұрын

    Parabéns pelo vídeo, já vi vários mas ainda preciso muito de uma ajuda... Estou com um super mistério relacionado a este assunto que preciso muito de uma opinião de vcs. Tenho duas usinas solares em um terreno rural, ambas as instalações são atendidas pela mesma rede elétrica, acontece que após as 11:00hrs da manhã nos dias mais ensolarados quando chega no horário de pico de geração o inversor entra em um estado de erro chamado, “GRID INTERFERENCE”, é um erro relacionado a distúrbios na rede elétrica, interferência na rede, parece que o próprio inversor solar quando injeta determinada potência de energia na rede da concessionária causa essa interferência. Pra funcionar sem erros eu preciso desligar do inversor um determinado número de painéis solares, reduzindo assim a potência de geração. Alguém teria alguma opinião sobre isso? Será harmônica? Fator de potência? A solução seria um banco de capacitores? Qual a forma de eu testar o nível de qualidade da rede elétrica? Testar essas interferências? Não sei nem por onde começar, o banco de capacitor seria uma solução? Agradeço muito a ajuda.

  • @ademirvideomaker
    @ademirvideomaker6 ай бұрын

    Quase pareceu o Pinkman 😂😂

  • @rennanguimaraes8902
    @rennanguimaraes89024 ай бұрын

    Faz sentido diminuir o fator de potência do inversor solar pra diminuir reativa ? Ou isso tem que ser feito no banco de capacitores ?

  • @Brasiltec

    @Brasiltec

    4 ай бұрын

    Se o inversor tiver que fornecer energia reativa, vai fornecer menos potência ativa. Então o ideal é deixar o banco fazer esse papel, e aí você configura o fator de potência desejado no controlador de fator de potência. Abraço!

  • @fabiorlocatelli
    @fabiorlocatelli24 күн бұрын

    Nossa dúvida é quanto ao ponto de conexão do sistema de energia solar quando utilizado banco de capacitores, se pré TC (solar junto com a concessionária) ou pós banco (solar junto com as cargas). Existe estes 2 vídeos que assistimos que deixam este ponto em dúvida. kzread.info/dash/bejne/gIKj0axvlpS2l9I.html e kzread.info/dash/bejne/gJmLy8eNlNGecsY.htmlsi=05kBH0yUMgnI-SHb Qual a condição ideal para o caso de uma serraria onde os motores trabalham variando a carga em função do corte das toras de madeira e ora em vazio.

  • @Brasiltec

    @Brasiltec

    23 күн бұрын

    Em relação ao ponto de conexão, sugiro que conecte o TC logo na entrada da alimentação em baixa tensão, para que leia praticamente o mesmo FP do medidor da concessionária, com exceção do reativo do transformador. O sistema de geração solar deve ser conectado logo após, enquanto que o banco pode ficar mais próximo da carga. Com relação à oscilação do FP por conta da variação da carga, não vai influenciar no banco desde que o tempo de atraso para ligar e desligar as células seja um pouquinho maior. O consumo reativo do motor muda muito pouco com ou sem carga. O que varia mesmo é a potência ativa, e como consequência o FP. Abraço, Fábio!

  • @MrMafurmann
    @MrMafurmann Жыл бұрын

    Nao entendi, se fizer a seguinte ordem, medidor concessionaria, transformador, fotovoltaico, TC do banco, banco de capacitor e depois cargas, qual sera o problema? Pra mim faz mais sentido fazer essa ordem pois elimina esse problema de leitura de corrente zero no TC que voce comentou. Se utilizar a ordem que voce falou, como o banco vai reagir quando o TC ler uma corrente de injecao total do fotovoltaico, nos periodos onde a geracao é maior que a carga?

  • @Brasiltec

    @Brasiltec

    Жыл бұрын

    Bom dia, Marco! Na ordem que você sugeriu, o TC do banco não iria ler a mesma quantidade de potência ativa que o medidor da concessionária, e isso acabaria causando multa em alguns momentos. Pense na hipótese de a carga estar recebendo potência ativa da concessionária e do sistema de geração fotovoltaico ao mesmo tempo, o fator de potência seria muito mais baixo no medidor da concessionária, porque a potência reativa estaria vindo toda dali. Quanto ao controlador automático em momentos de injeção de energia não há problemas, porque a defasagem entre tensão e corrente permanecerão iguais. Abraço!

  • @MrMafurmann

    @MrMafurmann

    Жыл бұрын

    @@BrasiltecAinda nao entendi. Pro banco nao importa se a energia ativa vem da concessionaria ou do gerador, ele vai estar ajustando o fator de potencia pois esta junto as cargas, no caso antes. Qual o problema de o medidor da concessionaria estar lendo quantidade de potencia ativa diferente do TC do banco?

  • @Brasiltec

    @Brasiltec

    Жыл бұрын

    @@MrMafurmann O fator de potência é igual à potência ativa dividida pela potência aparente (fp=P/S). Portanto ao ler uma potência ativa menor, já que parte dela vai ser fornecida pelo sistema fotovoltaico, o favor de potência fica pior. A potência reativa continua vindo toda da concessionária, portanto o fator de potência acaba ficando extremamente baixo em algumas circunstâncias.

  • @Brasiltec

    @Brasiltec

    Жыл бұрын

    ​@@MrMafurmann Levando em consideração a topologia sugerida por você, do ponto de vista do TC do banco, o FP estará ok depois de acionar alguns capacitores. Mas do ponto de vista do medidor da concessionária, que estará lendo uma potência ativa baixa e uma potência reativa alta, o fator de potência estará terrível.

  • @MrMafurmann

    @MrMafurmann

    Жыл бұрын

    @@BrasiltecO fator de potencia estará corrigido pelo banco, nao entendo porque o medidor estara medindo uma potencia reativa alta. Qual sera a fonte de reativos, sendo que o banco fornecera toda energia capacitiva para equilibrar o fator de potencia das cargas que estao logo após ele?

  • @afonsomanuel1585
    @afonsomanuel1585 Жыл бұрын

    Percas??? Perdas.

  • @luddieg

    @luddieg

    Жыл бұрын

    “ IN JO A DO” Você meu camarada! O cara tá fornecendo conteúdo gratuito e de qualidade e você se sente afetado por um mísero erro a ponto de ter que vir comentar

  • @marcelomasb3448

    @marcelomasb3448

    10 ай бұрын

    NAO PERCA A RAZAO....SERIA UMA PERDA IRREPARAVEL..KKKK@@luddieg